Portimão (Drone)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 5. 09. 2024
  • PORTIMÃO - ALGARVE - PORTUGAL
    💖💝
    "Primeiro, o mar azul, de ondas macias. Depois, o ouro em pó de areais enquadrados por falésias e rochedos. A atmosfera cosmopolita dos centros turísticos. Este é o Algarve das férias, do sol e da praia. Portimão e o seu concelho têm mais para oferecer. História vivida em monumentos.
    A beleza eterna da natureza na Ria de Alvor. O encanto dos campos cultivados, das colinas cobertas de pinheiros e flores silvestres trepando serra acima, dando, assim, uma nova dimensão aos dias vividos no Algarve.
    HISTÓRIA DO CONCELHO DE PORTIMÃO
    A presença humana desde o Neolítico está comprovada pelas importantes necrópoles de Alcalar e de Monte Canelas e por outros vestígios arqueológicos espalhados pelo concelho. A recente descoberta, na Vila Velha de Alvor, de um provável povoado do séc. III/II a.C., assim como o espólio arqueológico e marítimo recuperado do fundo do rio Arade e das zonas costeiras do município, lançam nova luz sobre a importância do litoral no período de desenvolvimento do comércio atlântico, a partir do Mediterrâneo e Norte de África, após a presença de feitorias fenícias, gregas e cartaginesas. Se é controversa a identificação de Portimão com “Portus Hannibalis”, “Portus Magnus” ou “Porcimunt”, é certa, porém, a existência romana na cidade e no espaço do concelho. Ânforas, moedas, tanques de salga de peixe, artefactos de bronze, cisternas, materiais de construção diversos, restos de antigos edifícios no Vale da Arrancada, Montemar, Baralha e, sobretudo, a importante “Villa” da Abicada são disso testemunha.
    A presença árabe é denunciada por achados fortuitos (cerâmica e moedas) e pela sua influência nas chaminés, noras, construções em taipa, morabitos, na agricultura e em alguns tipos de vegetação do concelho. A moderna Portimão nasce no reinado de D. Afonso V (1463), com a concessão
    de privilégios a uma povoação que acabaria por receber o nome de Vila Nova de Portimão e por ser cercada por muralhas. Inserida no período dos Descobrimentos portugueses, Portimão cresce com o comércio internacional, dinamizado pela navegação na costa africana. O terramoto de 1755 provoca grandes destruições, seguidas de uma redução da atividade económica que só viria a recuperar novo vigor nos finais do séc. XIX e que se prolongaria pelo séc. XX, com o desenvolvimento do comércio, da exportação de frutos secos, da moagem, da pesca e da indústria de conserva de peixe. Portimão é promovida a cidade em 1924 pelo então Presidente da República, o escritor portimonense Manuel Teixeira Gomes. Nas últimas três décadas, o turismo tem sido o motor de desenvolvimento de Portimão, que hoje se orgulha de ser a segunda cidade mais populosa do Algarve.
    VISITAR PORTIMÃO
    O perfil branco de uma igreja no alto de uma colina. As ruas estreitas do antigo bairro de pescadores e comerciantes. Aspetos de Portimão que definem o seu caráter de cidade secular, a que se junta a presença do mar e do areal extenso da praia da Rocha."
    Retirado do Folheto Concelhio de Portimão

Komentáře • 5