Pontilhismo: Entendendo o pontilhismo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 08. 2024
  • Essa técnica de pintura é bastante diferenciada porque os pintores fazem suas artes não com largas pinceladas, mas com pequenos pontos de cores lado a lado, muitos próximos, sem mesclar as cores.
    Pode-se ainda definir o pontilhismo como uma arte de pintar em pontos coloridos justapostos, a ponto que não se perceba os espaços em brancos, e bem organizados se constrói todo o conjunto.
    E dessa maneira, os pintores franceses criam e recriam um “efeito óptico” nos olhos dos espectadores. Esse efeito é produzido justamente pela proximidade dos pontos coloridos construindo a imagem.
    Esse toque diferencial no modo de pintar dos artistas pontilhistas era ainda conhecido por outros termos. E eram eles: divisionismo, cromoluminismo, punctilhismo, neo-impressionismo e pintura de pontos.
    De modo geral, pode-se estabelecer características da técnica pontilhista. E são elas:
    • Preferência pela uso das tintas a óleo, porque tinham melhor espessura e não escorriam com facilidade;
    • O trabalho ao ar livre a fim de captar a luminosidade;
    • Movimento artístico que se fundamenta em estudos científicos das cores;
    • A técnica da justaposição dos pontos coloridos entre cores primárias e cores secundárias propicia efeito óptico;
    • Pinturas que valorizam a natureza. O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).
    Esta técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.
    A técnica de utilização de pontos coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.
    Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX. A denominação do movimento como Pontilhismo só foi designada ao estilo na década de 1880 a fim de ridicularizar e rebaixar o trabalho desses artistas. Outros movimentos também usaram técnicas parecidas como o Neo-Impressionismo, mas com pinceladas mais largas.
    O Pontilhismo é uma técnica análoga as 4 cores usadas em algumas impressões (cyan - azul, magenta - vermelho, yellow - amarelo, e key - preto), assim os tons pontilhistas, geralmente, parecem mais claros do que quando se misturam as cores. Isto pode ser explicado por manterem espaços brancos entre os pontos coloridos. Normalmente, essas obras são feitas de tinta a óleo por conta da expessura e a não tendência de escorrer pela tela.
    Devemos ressaltar que o pontilhismo foi uma técnica desenvolvida a partir do movimento impressionista, sobretudo no que tange a aversão desses pela linha como delimitação.
    A decomposição das cores e da luminosidade enquanto forma de criar dimensão e profundidade, bem como a preferência por realizar as pinturas ao ar livre a fim de captar a luz e cor, também são tributárias aquele movimento.
    Contudo, o pontilhismo está mais focado no recorte geométrico ou na pesquisa científica da cor. O objetivo é de se obter tons mais luminosos que transmitam luz e calor.
    Nas técnicas clássica de pintura, a delimitação das formas é obtida pelas linhas e as cores pela mistura das tintas.
    Já no pontilhismo, a justaposição das cores primárias separadas por espaços brancos muito reduzidos acaba misturando imagens e cores.
    Dessa maneira, é produzida uma terceira cor que vista à distância, permite que uma imagem pontilhada torne-se contínua ao se misturar nos olhos do observador que terá a impressão de um todo.
    Portanto, o tom é decomposto a partir das cores primárias, as quais fazem surgir cores secundárias que constituem (delimitam) a forma dos objetos representados. Isso porque a alteração prismática da cor realça as impressões e tons.
    O pontilhismo é um movimento artístico que está fundamentado nos estudos científicos do químico francês Michel Eugène Chevreul (1786-1889).
    Aproximadamente em meado do século XIX, em 1839, Eugène Chevreul publicou o livro “De la Loi du Contrast Simultané des Couleurs”. E entre os assuntos abordados estava a lei das cores complementares.
    Esses assuntos serviram como verdadeiros para a técnica pontilhista. Entre os princípios dos estudos que os pintores passaram a seguir, foi relacionado ao brilho e as justaposições corretas. Pois, para causar uma qualidade melhor no brilho das cores era preciso duas ações precisas dos pintores - escolher os tons correto das cores adjacentes e os pontos exatos do conjunto.
    E as justaposições também são precisas. Assim, a combinação dos pontos coloridos qualificam os resultados artísticos.

Komentáře • 17

  • @marciacozzilopespontes3156

    Adoro! É técnica, ciência, e, arte pura!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @arteparavoce
      @arteparavoce  Před 2 lety

      Muitíssimo obrigado. Sem duvida, é um movimento que une técnica, ciencia e arte como poucos.

  • @LKS-Idk
    @LKS-Idk Před 3 měsíci +2

    Obrigada! Muito interessante, você e uma técnica incrível!!!
    Você explica detalhe por detalhe, sério, amei ! ❤️
    Irei ate me inscrever para ficar atenta as notificações 👀

  • @GlacieleGonzalez-wk7np
    @GlacieleGonzalez-wk7np Před 4 měsíci +3

    Gostei muito ❤❤❤

  • @vaniacozzi3363
    @vaniacozzi3363 Před 2 lety +2

    Adorei ,concordo com você ,muito interessante . Que técnica fantástica!

    • @arteparavoce
      @arteparavoce  Před 2 lety

      Que bom que gostou, é maravilhosa mesmo.

  • @GlacieleGonzalez-wk7np
    @GlacieleGonzalez-wk7np Před 4 měsíci +3

    ❤❤❤❤

  • @EstherLima-to2eu
    @EstherLima-to2eu Před 2 měsíci

    😮😢😂😢😂😢😂😢😮❤😮❤😅❤😊❤😊😂😮😂😮😮🎉😮🎉🎉😮😮🎉 "amei"

  • @andreabeck
    @andreabeck Před 2 lety +2

    Que legal, adorei!

  • @EstherLima-to2eu
    @EstherLima-to2eu Před 2 měsíci +1

    4:38 ela falou porr@?

  • @Soy._.L0h
    @Soy._.L0h Před měsícem

    É normal não entender nada? 🤡