CONTRA OS RICOS! A história do Gavião Negro que a DC ignorou!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 22. 06. 2022
  • RACISMO? ELITISMO? ANTI-IMPERIALISMO? GAVIÃO NEGRO (Hawkman) é um super-herói do secundo escalão da DC Comics. Porém, apesar de ser pouco trabalhado, é um dos mais interessantes. Ele possui muitas versões e a mais interessante é a de HAWKWORLD (Mundo Gavião). De Timothy Truman, MUNDO GAVIÃO é um comentário sobre a elite de rapina, o racismo e a exploração dos mais pobres. Comento no vídeo essa história que a DC Comics esqueceu e explico sua filosofia a partir da dialética do Senhor e do Escravo de Hegel.
    Edição: Cauby Monteiro
    Thumb: Thais Campos
    APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me/quadrinhosnasa...
    Twitter: / linck_alexandre
    Instagram: / qnsarjeta
    Tiktok: / qnsarjeta
    Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academia.edu/Alexandre...
    #GaviãoNegro #Dialética #DCComics #AdãoNegro
  • Zábava

Komentáře • 543

  • @QuadrinhosNaSarjeta
    @QuadrinhosNaSarjeta  Před 2 lety +158

    Pessoal, esse último vídeo o CZcams me prejudicou. Deu algum bug e na estreia ficou uma tela preta para uma galera. Muita gente ficou sem acesso. Peço ajuda, caso possam, pra curtir e compartilhar
    APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
    www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta

    • @emalauragalassibarbosa3827
      @emalauragalassibarbosa3827 Před 2 lety +2

      Lembrei do Red Ring e dos Mutantes de Incal na hora! Acho que essa turma viajou no futuro, veio parar no Brasil, tentou transcrever, mas não adiantou muito...

    • @andersonclayton.2928
      @andersonclayton.2928 Před 2 lety +2

      Compartilhei aqui pelo WhatsApp, achei foda demais,sucesso sacana caraca gente boa,mil anos de vida pra ti,bom trabalho.

    • @lendoanona4688
      @lendoanona4688 Před 2 lety +3

      Até que demorou alguma coisa acontecer.

    • @irmaosrodrigues1289
      @irmaosrodrigues1289 Před 2 lety

      Comente sobre CHAINSAW MAN, do Tatsuki Fujimoto, que inclusive disse que estava até disposto que seu personagem participasse do universo de quadrinhos marvel. Quem sabe alguem faca parceria né? Basicamente um deadpool, mas sendo moleque de 16 anos e... que entra numa organizacao de caca à demonios... muito gore, acao... muito humor negro...plot twists, e um entorno com critica social pra origem miseravel do personagem, pobre, sem mae, e que herdou divida do pai que se matou.
      E esse "heroi" tem uma aspiracao diferente dos heroes de hoje em dia que querem salvar o mundo ou criar a paz mundial: ele quer ter um teto seguro, quer provar pasta de morango, quer comer hamburguer que nao esteja apodrecendo como as do lixo, quer tocar em tetas (perdao a expressao, mas está no mangá).
      Diz a lenda que se voce gosta muito do mangá, voce se convertira em parte da matilha da Makima, uma personagem que divide os fas de chainsaw man.
      AAUUUUUUUUU!

    • @marcustmachado
      @marcustmachado Před 2 lety +3

      Quadrinho clássico da minha infância, levando um super-herói bem estúpido a um outro patamar de relevância e de profundidade. O leitor vai acordando da sua alienação junto com o personagem. Realmente brilhante e muito divertido, numa pegada sci-fi de quadrinho quase adulto.

  • @lucassaba9121
    @lucassaba9121 Před 2 lety +197

    É interessante que a história do fundador de Tanagar seja a de um ex-escravo que viveu a trocentos de milhares de anos e que deu a volta a por cima, criando uma narrativa que os outros só são oprimidos por que não se esforçam o bastante para se libertarem.
    Mais uma coisa que também só existe na ficção, ainda bem.

    • @icaro1992able
      @icaro1992able Před 2 lety +24

      Meritocracia alienígena haha.

    • @isacaraujo5506
      @isacaraujo5506 Před rokem +7

      Representa também de certa forma uma hipocrisia por parte do povo de Tangar, já que a pessoa que pra eles representa o maior exemplo de valor e moral era um párea para sociedade, foi acorrentado e subjugado, condenado e tem mais haver com o povo que eles oprimem e diminuem do que com eles mesmos, é quase como se eles adorassem tudo aquilo que eles não podem ser, e jamais buscam se assemelhar em questões materiais mesmo, a ausência de posse, propriedade e poder que a figura de Jes...
      Do "Fundador", representava em aspectos naturais, pra eles do Fundador vai ser sempre sobre o paralelo de poder, o Fundador é "dono do ouro e da prata", e ter "vencido o mundo" pra eles se transforma em uma mensagem de acúmulo de poder e posse e não de simplificar as relações políticas e econômicas a ponto de buscar um estado de paz e qualidade de vida para os seres viventes terceiros...
      Mas ainda bem que é só ficção né?

  • @AVidaAbsurdaEst
    @AVidaAbsurdaEst Před 2 lety +120

    "Outro mundo de gaviões!", diz Katar Hol sobre nosso mundo.
    Chapa, eu li isso quando tinha 13 anos. Nunca esqueço a sensação de desconcerto, de empolgação e de que estava lendo algo que me fugia à compreensão só que, ao mesmo tempo, eu sabia que era algo grandioso, que faria com que minha infância "acabasse".
    "Nunca se perguntou para onde ia seu esgoto, alferes?", pergunta Bolsonar... digo, Byth, ao jovem Katar na sua primeira descida ao mundo inferior. Espetacular!
    Maravilhosa sua observação sobre a expressividade das criaturas. Que trabalho grandioso do Truman.
    As histórias de linha saíram aqui na DC 2000, da Abril. O Truman fez as primeiras e o John Ostrander continuou. Ali aprendi bastante sobre política partidária, sobre essa "prática de gaviões". Vale muito a pena correr atrás destas revistas também. Felizmente, tenho tudo isso aí. Hehe!
    Infelizmente, a DC resolveu sumir com esta versão do personagem, trazendo de volta a versão do Gardner Fox, ou seja, a do arqueólogo. Bem "ok". Creio que será essa a do filme.

  • @okok-jf2qw
    @okok-jf2qw Před 2 lety +142

    Eu sempre falo da representatividade peluda. Hoje, todo mundo é depilado. Até o Hércules da Marvel, historicamente peludo, hoje é raspado. Me sinto um ser de outra era sendo peludo. Foda, paizão.

  • @ricodebarros
    @ricodebarros Před 2 lety +168

    Essa série é uma das jóias raras da minha coleção. Comprei na época que foi lançada pela Abril e explodiu minha cabeça. Perfeita junção entre texto e arte. Realmente deveria ser republicada. Ótima análise.

    • @joaomarceloguimaraesdias8662
      @joaomarceloguimaraesdias8662 Před rokem +3

      Também li na época, 1994, eu acho. Lembro-me de ter gostado da arte e a história funcionava muito bem como uma aventura convencional.

  • @Fábio344rewe
    @Fábio344rewe Před 2 lety +93

    Isso aí é ouro. Eu tinha e li a muito tempo atrás. E recentemente eu consegui adquirir de novo os três volumes. É um quadrinho que tem a cara da década de 80, inclusive tem um quadro com uma espécie de videocassete ou uma máquina muito parecida.

  • @mariliadebarroslardafiguei4929

    Esse sim é um título que NÃO PODE FALTAR NA SUA COLEÇÃO!!!

  • @nelsoneduardonelsonelo2114
    @nelsoneduardonelsonelo2114 Před 2 lety +29

    Sempre ouvi falar bem desse quadrinho, pena que nunca tive a oportunidade de adquiri-lo.
    Ô, Dona Panini, abre o olho aí!

  • @kauanhenriquequeirozfranco539

    O trecho da policial lembra isso aqui -> Too Blue to Be Black, Too Black to Be Blue. É um documentário de 2015 discutindo onde os policiais norte americanos que são negros se encaixam na sociedade de lá, onde os colegas de trabalho olham eles com desconfiança por causa do racismo enquanto a comunidade negra vê eles como traidores ou algo do tipo.

  • @glauciomagnusson6087
    @glauciomagnusson6087 Před 2 lety +2

    Esse quadrinho me marcou demais. Mal podia esperar 1 mês para ler o próximo volume…

  • @franciscocesar5182
    @franciscocesar5182 Před 2 lety +8

    Eu li essa hq quando foi lançada, se não me engano pela editora Abril. Realmente é sensacional um soco no estômago. Pena não ser valorizada como merece

  • @renatus2006
    @renatus2006 Před 2 lety +10

    Encontrei os três volumes conservadíssimos da edição gringa num sebo aqui em São Paulo no ano passado. Realmente, uma história de hominho bem acima da média. Um tesourinho da coleção. Ótima análise!

  •  Před 2 lety +23

    O bom de ser velho é que já vi muita coisa boa (por óbvio, o ruim é ter visto muita porcaria). Para mim, essa sempre foi e será a versão definitiva do Gavião Negro, e que se dane a cronologia, faço a minha própria... hehehe. Nunca mais li nada tão bom com o personagem, e me surpreendi muito de você ter resgatado essa minissérie. Parei de ler com regularidade quadrinhos de super-heróis nos fatídicos anos 90, mas de vez em quando leio minisséries e arcos fechados mais recentes. Talvez por não ser mais adolescente, não sei, mas nunca mais tive o mesmo encanto, mesmo lendo obras como Grandes Astros: Superman (Grant Morrison) e Senhor Milagre (Tom King), que eu tinha lendo a DC entre 1985 e 1989. Estou a soar saudosista e rabugento, sei, mas a sensação que tenho, sempre que tento retomar a leitura de quadrinhos desse gênero, é que estou lendo novamente as mesmas histórias, só que escritas com uma qualidade inferior. Mas talvez seja apenas eu que estou a escolher mal as histórias, não sei dizer. Enfim, primeira vez que escrevo aqui, fã recente do canal, escrevi um testamento, me empolguei. Parabéns pelo excelente trabalho!

    • @aoristo
      @aoristo Před 2 lety +3

      Eu considero as minisséries fora de cronologia de hoje melhores que a média da época. Claro que as que lembramos bem são as que mais gostamos, aí fica muito dificil de achar outras à áltura.

    •  Před 2 lety +2

      @@aoristo Se não for abusar da boa vontade, indique algumas dessas minisséries que eu corro atrás. Como disse, estou desatualizado com quadrinhos de super-heróis, posso não ter escolhido as melhores obras (as duas que citei foram as únicas que lembro de ter gostado dos anos 2000 para cá, mas sei que não li muito DC neste período).

  • @davidalmeida797
    @davidalmeida797 Před 2 lety +3

    Boa lembrança. Ela fazia parte da reformulação advinda da Crise nas Infinitas Terras onde todos os principais heróis foram reescrita: Batman do Miller, SuperHomem do Byrne e Mulher Maravilha do George Perez, que Deus o tenha ao seu lado. Li essa revista 13 anos e ela me virou a cabeça. De início não percebia as sutilezas do texto, pois estava ligado na trama. Mas li e reli. Revista obrigatória.

  • @thiagoflores01
    @thiagoflores01 Před 2 lety +8

    Poxa Alexandre ai sim! Este é um dos melhores arcos de historias do Gavião Negro, continuou este arco na antiga revista DC 2000, me fez fã deste personagem, aliás a DC 2000 foi uma das melhores revistas em formatinho da época, traga mais disso pra nós. Grande abraço e sucesso sempre!

  • @DIO_662
    @DIO_662 Před 2 lety +8

    Sensacional essa HQ, lá vai eu correr atrás dos sebos a procura dela

  • @rafaelsduarte8688
    @rafaelsduarte8688 Před 2 lety +3

    Tive duas vezes, na época em que saiu e depois de uns anos. Acabei sem... mas lembro da impressão de ser uma história que estava anos-luz à frente dos seus pares na época. E a arte final do Alcatena deixa tudo mais carregado e mais sujo e mais lindo. Lembro de ter ficado chateado quando essa visão classista de Thanagar foi descartada. Grande quadrinho e provavelmente um dos poucos de super-heróis que eu compraria hoje em dia.

  • @hudsonricardo9917
    @hudsonricardo9917 Před 2 lety +5

    eu sempre achei foda essas artes de capas, lembro delas nas propagandas de outras revistinhas, mas nunca achei essas edições... raridade demais, até para o bum dos sebos dos anos "00's-10's" e Gavião Negro sempre exerceu um carisma, apesar de saber que nessa história não era o primor do heroísmo, mas a truculência, onde isso foi herdado no personagem durante os anos e que nos novos 52 quiseram dar um pouco dessas características a ele novamente ..
    Ótimo vídeo.
    pow Henry Cavil peludo em 2013 quando vi isso no cinema em Man of Steel caiu uma lágrima e me veio um sorriso, é essa inclusão que precisava ... heróis de peito peludo... e me remetia ao Gavião Negro hahahah.

  • @isacaraujo5506
    @isacaraujo5506 Před rokem +1

    Krl mano, que lindo velho, jamais esperava que um quadrinho representaria tão bem a realidade assim

  • @ANomadeCosmica
    @ANomadeCosmica Před 2 lety +13

    E já diriam Talarico, Perêra e cia: comê os rico tudo (entenda isso como quiser).
    Em tempo: minha inscrita número 1 é fãzaça de Mulher Gavião e Aerosmith ^^ ♡♡♡

  • @giovanimendes1550
    @giovanimendes1550 Před 2 lety +6

    Hq Maravilhosa. Foi a 1a que li, (junto com Odisseia Cosmica).
    Foi uma das poucas hqs que sobreviveram da minha antiga coleção.
    Perfeita.
    E obrigado por falar do Gaviao Negro ❤

  • @eobordoni71
    @eobordoni71 Před 2 lety +4

    Eu li na época e tenho as edições até hoje. Confesso que em 1989 minha percepção da profundidade social da HQ não foi tão intensa, mas tb não foi fraca. Eu gostei muito e vi uma evidente similaridade na questão da desigualdade social com o Brasil. Preciso reler com a cabeça (e infelizmente com nosso momento atual político-social em primeiro plano) que tenho hoje, adulto e mais consciente sobre a realidade. Excelente vc ter resgatado essa HQ, Alexandre! Bacana mesmo!

  • @brenobarra58
    @brenobarra58 Před rokem +2

    Essa história precisa ser divulgada, principalmente em tempo de Bols... digo, Byth, é bom pro pessoal que com palavras você não consegue fazer com que ela entenda que é explorada, e precisa, literalmente, de um desenho pra entender, que seja esse desenho então um personagem da DC

  • @alexssandroduarte7823
    @alexssandroduarte7823 Před 2 lety +1

    A sequência em que o personagem descobre que estava caçando .uma espécie com consciência similar a ele é daquelas que quem viu nunca vai esquecer. Um primor narrativo .

  • @brennocarvalho3149
    @brennocarvalho3149 Před 2 lety +2

    Eu vi o anuncio dela uma vez nas revistas velhas dos Titãs do meu velho, queria muito ter lido ela mas nunca achei nem em sebo. Essa arte me arrepiava quando mais novo, ótimo video

  • @raphaelpavan
    @raphaelpavan Před rokem +1

    Eu comprei a minissérie após ver esse vídeo.
    Mesmo já sabendo de tudo o que acontece, a experiência de ler o "como" sem tentar desvendar o "o quê" foi fantástica.
    O Timothy Truman constrói uma narrativa profunda e envolvente em poucas páginas. Quem se interessar, ainda é possível encontrar no Mercado Livre. Recomendo demais!

  • @malange33
    @malange33 Před 2 lety +2

    Eu lembro e ainda tenho meus exemplares. E crei que na DC 2000tem o segundo arco (tenho que verificar). Realmente é umahistória fantastica em vários aspectos. Se a DC tivesse continuado nessa pegada com seus quadrinhos talvez o cenário hoje seria mais promissor.

  • @romulojornal8869
    @romulojornal8869 Před 2 lety +9

    O canal acertou em cheio com esse vídeo! Parabéns! Aliás, não entendi porque o Geoff Johns ignorou essa versão pós-Crise, quando reformulou o Gavião Negro, bem antes de Os Novos 52. Até hoje, guardo essa minissérie com carinho, bem como a sequência dela, nas páginas de DC 2000!

    • @EvandroACruz
      @EvandroACruz Před 2 lety +2

      Por quê depois do Zero Hora o Katar se fundiu com o Carter Hall e uma entidade Thanagariana foi ficando mais violento e descontrolado ao ponto de ter sido exilado num limbo temporal aonde nunca mais voltou somente o Carter.DC maltrata demais o Katar, mesmo a versão dos N52 morreu e trouxeram o Carter de volta.

  • @davikyuss
    @davikyuss Před rokem +1

    Muito bom. Quem diria, Gavião negro ...nemmm passava por minha mente, imaginar ter uma historia tão boa e atual com a nossa realidade. Chega ser assustador a quantidade de obras que nos alertavam sobre o que estava ou, esta por vir.

  • @ricardocosantos
    @ricardocosantos Před 2 lety +3

    Encontrei os 2 primeiros capítulos dessa fantástica história num sebo aqui em Brasília lá por volta de 1992. Consegui o terceiro número uns 2 anos depois. Meu tornei admirador do Gavião Negro por causa dela.

  • @PitadasdoSal
    @PitadasdoSal Před 2 lety +1

    Muito bom! Eu sou um dos três que possuem as revistas originais então! rsrsrsrs
    Adoro essa história e depois desse vídeo irei reler. Faz quase 20 anos que li pela última vez!

  • @marcoserra668
    @marcoserra668 Před rokem

    Militarismo puro esse Gibi. Perfeita analogia, principalmente seu comentário sobre incompetência de alguns que não fazem nada e só existem pq outros trabalham. Perfeito!

  • @TheKnight-zf5eb
    @TheKnight-zf5eb Před 2 lety +2

    Tinha uma edição na infância. Não lia ainda, mas aquelas imagens violentas e em cores me fascinavam, bem diferente das outras HQs.

  • @RicardoReis_1981
    @RicardoReis_1981 Před 2 lety +4

    Vi a história completa no canal do GicoHQ
    Uma pérola de fato e dificilmente veríamos algo assim hoje.

  • @WalkerTomaz
    @WalkerTomaz Před 2 lety +2

    Poh meu irmão tem esses quadrinhos! Eles tão na minha prateleira a anos mas nunca bateu a menor vontade de sequer folhear. Agora que sei oq estive perdendo esse tempo todo, pegarei pra ler ele imediatamente kk

  • @juniorBigBoss745
    @juniorBigBoss745 Před 20 dny +1

    Foi um dos primeiros videos que vi do canal e ainda acho um dos melhores.

  • @iincrivelguri3018
    @iincrivelguri3018 Před 2 lety +2

    Eu não tive essa visão dessa história pois a vinte anos atrás eu só procurava super heróis e desenhos do Jim Lee . E essa foi o primeiro encontro com o Gavião Negro .
    Obrigado pelo seu trabalho

  • @caioribeirosampaio
    @caioribeirosampaio Před 2 lety +2

    Eu reli essa mini-serie e a serie regular que ela gerou posteriormente, e simplesmente amo essa fase, queria muito que isso fosse republicado no Brasil

  • @CHMC32
    @CHMC32 Před 2 lety +1

    É uma das melhores minisséries da DC que eu já li. Comprei na época que saiu no Brasil, pela Abril e nunca mais me esqueci. Sensacional! A melhor versão do Gavião Negro.

  • @cesarnunes3366
    @cesarnunes3366 Před rokem

    Já pensou em ser professor? Foi a melhor didática com melhor exemplo prático do pensamento hegueliano que já vi!! Meu primeiro vídeo e já virei fã!!

  • @ronaldopereiradelima7837
    @ronaldopereiradelima7837 Před 2 lety +1

    Li na época em que foi lançada. Era jovem e não tinha maturidade p perceber as analogias e críticas mas mesmo assim gostei bastante. Ao ver este vídeo e relembrar a história, percebi a profundidade do conteúdo e me emocionei.

  • @guernica5413
    @guernica5413 Před 3 měsíci

    Um honra revisitar o vídeo que me apresentou ao canal

  • @kaioassis7962
    @kaioassis7962 Před 2 lety +2

    Sempre fui apaixonado por essa mini série, vou até reler pra prestar mais atenção em mais detalhes, na maior parte do tempo ficava babando na arte kkk

  • @dennisrodrigo9823
    @dennisrodrigo9823 Před 2 lety +2

    Li em 1995, aos 14 anos, então, não tive maturidade pra apreender boa parte desses conceitos... Fiquei na superfície, na caça ao Byrd. Felizmente, ainda tenho e vou reler agora, aos 41.

  • @juliocesarmafra7564
    @juliocesarmafra7564 Před 2 lety +4

    Li quando saiu no Brasil , um dos melhores quadrinhos que li sem dúvida , caramba que aula . Vlw 😃

  • @pierpaolopizzolato
    @pierpaolopizzolato Před 2 lety +5

    Eu li na época e sempre me questionei porque não adotaram esta estória de gênese como canônica, pois é muito mais rica e complexa do que a concepção de que mistura magia no meio.

  • @alcebiadesdiniz
    @alcebiadesdiniz Před 2 lety +2

    Essa HQ é excelente, de fato. Foi lançada como minissérie pela Abril nos anos 1990, creio eu.

  • @Arcanjo_caido
    @Arcanjo_caido Před rokem +1

    Eu amo muito o seu canal, discordo de muitas coisas ksksks mas faz parte né, é pra isso que estamos aí

  • @p1nheirotube
    @p1nheirotube Před 2 lety

    Um dos melhores vídeos do canal! Parabéns!!!

  • @i.p.p.5594
    @i.p.p.5594 Před 7 měsíci

    Muito bom obrigado pela caridade de compartilhar essa pérola conosco

  • @vempronordeste2841
    @vempronordeste2841 Před 2 lety +2

    Os dez anos exilado na ilha ,me lembrou os dez anos de exilio do profeta Maomé. Gosto muito desse mundo dos quadrinhos .Um abraço

  • @sergiosantos432
    @sergiosantos432 Před 2 lety +2

    Que coincidência!! Comprei esta mini série a uma semana em um sebo!

  • @Romfreire
    @Romfreire Před 2 lety +1

    Tenho e é sensacional! Já perdi as contas de quantas vezes reli. Exemplo perfeito de sinergia entre texto e arte!

  • @aoristo
    @aoristo Před 2 lety +1

    Eu li na época do lançamento, mas me desfiz há ums 18, 20 anos e não releio desde então. Lembrava de algumas cenas muito bem, em especial do primeiro número. Quando ele deixa o crucifixo na estátua, do momento em que ele mata o ser alado e o enquadramento mostrando as asas e quando ele sai da ilha, com Katar observando a decadência.
    Nas releituras eu me pegava pensando como essa conversa de uma era de ouro anterior é muito presente e é usada para iludir e mobilizar pessoas em prol de várias asneiras.
    A série mensal posterior foi um equívoco da DC, que colocou um personagem clássico e que já circulava em outra versão como um novato contemporâneo do momento atual (na época). Saiu um pouco em DC2000.

  • @marcosvarsano6262
    @marcosvarsano6262 Před 2 lety +1

    Excelente vídeo! A continuação desse quadrinho foi publicada por aqui pela editora Abril em Super almanaque DC nº 3 e na revista mensal DC 2000. ;)

  • @rafaelmalafaia7499
    @rafaelmalafaia7499 Před 2 lety +3

    minha história favorita do Gavião Negro, pra dizer o mínimo. vou até comentar no meu blog!

  • @fabiocampeloteixeira3317
    @fabiocampeloteixeira3317 Před 2 lety +2

    Essa Série é SENSACIONAL! tenho a minha até hj. Eu li a série mensal, saia na DC 2000 da Abril nos anos 90, mas ela era bem inferior a minisérie original. Foi Hawkworld uma das hqs que me fez gostar de quadrinhos e ela é MUITO superior a todas as demais reformulações dos personagens da DC que aconteceram na época (O Superman do Byrne, Batman anos 1, Mulher Maravilha do Perez, etc). Ótimo vídeo para um excelente quadrinho!

  • @fernandoroselino4527
    @fernandoroselino4527 Před 2 měsíci

    A melhor versão do gavião. Baita história! Tem elementos muito legais, baita desenho. A mudança das asas de plumas da elite, e as asas pesadas da polícia é genial. A fase da ilha tb é fundamental

  • @makotoyanx
    @makotoyanx Před 2 lety +1

    Tenho e leio! Tenho desde pequeno, sempre gostei mas nunca soube direito o porquê. O visual meio sujo, a seriedade do quadrinho, me lembrava Juiz Dredd. Ficou guardado por muito tempo mas hora ou outra me pego lembrando desse quadrinho, nunca mais li depois de adulto e mais estudado, depois desse vídeo desbloqueou uma ótima percepção, era isso que mexia comigo, vou reler hoje mesmo!

  • @rafaelvallew3
    @rafaelvallew3 Před 2 lety +4

    Me interessei demais por essa história. Quero achar pra adquirir. Grato pela dica!

  • @kalilrockb
    @kalilrockb Před 5 měsíci

    Mais um vídeo excelente de análise de HQ!!! Feliz por esse canal existir

  • @naoencheseuchato
    @naoencheseuchato Před 2 lety

    Professor Alexandre, suas aulas são sempre incríveis. Excelente conteúdo, como sempre. Obrigado.

  • @Heder1981
    @Heder1981 Před 2 lety +3

    Li essa série em scans na época atual, mas lembro de ter lido pelo menos uma das 32 edições da série posterior quando saiu aqui, como parte do mix da DC2000 da Abril na fase em que ela já tinha diminuido de tamanho... A mini original em alguns momentos você até esquece que está no contexto de gibi de super-heróis.

  • @ninjamotosserra3700
    @ninjamotosserra3700 Před 3 měsíci +1

    No primeiro arco da mensal Hawkworld (Superalmanaque DC #03), do também genial John Ostrander, tem uma cena onde Katar e Shayera estão lendo a declaração de direitos humanos e Shayera fica horrorizada ao ver que as pessoas aqui possuem (em tese, pelo menos) "direitos inalienáveis"... e que não poderia simplesmente atirar e matar um criminoso.

  • @gamavelion
    @gamavelion Před 2 lety

    Eu li quando saiu pela Abril, junto com Odisseia Cósmica. Na verdade não tínhamos grana para comprar quando saiu, li emprestado, depois comprei o número um e o dois em um sebo. Vários anos depois comprei completo no Mercado Livre. O número dois, que comprei no sebo, está com a capa rasgadas e com o preço escrito na capa, com caneta esferográfica. Era uma época que não nos preocupávamos com o estado da revista, a história era o que importava, ainda tenho um monte de revistas sem capa na minha coleção. Isso fez com que eu tivesse duas leituras, uma leitura quando era mais novo e outra quando já estava mais velho, então a percepção é bem diferente nas duas leituras. Passou um tempo e procurei o perfil do Timothy Truman no facebook, comecei a seguir, mandei uma mensagem e ele retornou com uma mensagem de "Benvindo". Mas falando da história, que história... Era a época que os personagens da DC estavam tendo suas origens recontadas na sequência da Crise, e pelo que sei o Gavião Negro foi um dos últimos a receber sua atualização. A parte que foi mais marcante para mim é Katar descobrindo que o alienígena que ele havia matado era alado... Lembro que as sequências saíram em 1992 pela Abril em Super almanaque DC 3 e depois em DC 2000. As histórias destacavam o espanto de Katar com os valores dos EUA, as questões dos direitos civis, etc Na terceira parte, após "incinerarem uma caça", os dois são obrigados a ler a Declaração da Independência, a Constituição e os Direitos civis, e após a leitura Katar diz: "Seu povo faz ideia do que está escrito aqui? De como esse documento é perigoso?".

  • @galileubraga9597
    @galileubraga9597 Před 2 lety

    Opa, essa eu tenho, esperava ansiosamente cada edição.

  • @HelderMN
    @HelderMN Před 2 lety

    Ainda tenho essas edições. Fazia muito tempo que tinha lido e me animou a ler novamente.

  • @RamonMSilva-fs8qe
    @RamonMSilva-fs8qe Před 2 lety

    Até que enfim uma análise sobre esta HQ !! Difícil de ver aqui no YT. Reflexão fantástica !! Adquiri a pouco tempo esta minissérie lançada pela Abril lá em 1990 e sua história parece muito atual !! Obra prima mesmo !!! De fato os personagens do "escalão B" tem excelentes histórias. Merecia uma republicação.

  • @claudinei130173
    @claudinei130173 Před 2 lety +2

    HQ fodástica, eu tinha essa hq, e sempre sonhei com uma mini-série live action dessa hq! Realmente muito boa, e prefiro essa origem dele do que a essa de deus egipio!
    Recomendo a todos que não leram, parece um filme o bagulho!

  • @waltertierno
    @waltertierno Před 11 měsíci

    Mais um aqui que leu. Eu adorava. Se não me engano, faz parte do reboot geral da DC pós Crise nas infinitas Terras. Por algum motivo, vendi meus exemplares. E realmente é um crime não republicarem essa fase toda. Foi a melhor do personagem, até hoje.

  • @antoniocunha3912
    @antoniocunha3912 Před 2 lety +4

    Lembrei-me daquele personagem de Twin Peaks: "Compelling!"

  • @andrerocha9579
    @andrerocha9579 Před 2 lety

    Essa eu tenho guardada.
    Não sabia que havia uma continuação.
    Fiquei salivando.

  • @k1n6mob
    @k1n6mob Před 2 lety +1

    Maravilha de hq!Li na época e fiquei impactado mesmo nao percebendo todas as camadas.

  • @euantiheroi
    @euantiheroi Před 2 lety +1

    Eu gostaria de explorar mais esses personagens da Marvel e da DC que são "menos imperfeitos", que não são uma espécie de Super-Homem da vida (modelos de perfeição) e mais um anti-herói cheio de defeitos como o Deadpool. Eu vejo que mesmo os personagens que foram criados para serem mais humanizados como o Homem-Aranha se tornaram, principalmente com a onda de adaptações de super-heróis no cinema, muito idealizados. Precisamos de mais Gaviões Negros

  • @rafaelosouza
    @rafaelosouza Před 8 měsíci

    Eu li essa história na época que foi publicada aqui no BR. Eu devia ter uns 9 ou 10 anos. Não entendi nada na época e acabei perdendo. Mas achava linda a arte e algumas cenas foram muito marcantes. A parte da mulher humilhando o garsom, o desprezo dos policiais para com a população, o medo no olhar da família humanóide na caverna... acho que carregarei esses traumas para sempre. Obrigado por me contar como era essa história até o final pq eu só tive acesso ao 1° número. Valeu Linck.

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 Před 8 měsíci

    obrigada pelo trabalho Linck.

  • @AsaTrevor
    @AsaTrevor Před 2 lety +3

    Faz algum video sobre Vinland Saga... Só consegui pensar nisso quando tu começou a falar de Hegel

  • @rosangelaleal5607
    @rosangelaleal5607 Před 2 lety

    Parabens pela abordagem!!

  • @65Lucena
    @65Lucena Před 2 lety +1

    Esse quadrinho é uma obra-prima! Eu o li na época do seu lançamento e lembro bem de como o episódio em que o Gavião mata aquele ser na ilha para roubar as asas me marcou. Essa série é uma das preciosidades da minha coleção. Ah, se todo o quadrinho de super-herói tivesse essa profundidade de argumento!

  • @BrontopsBaruq
    @BrontopsBaruq Před 2 lety +14

    Gostava bastante dessa hq... O autor (esqueci o nome) também fazia Grim Jack que chegou a ser publicado no Brasil (era um personagem com uma pegada detetive numa cidade encruzilhada de vários universos). Realmente lembrava um pouco as histórias da Metal Hurlant.
    Lembro de ter lido algumas de outras histórias do Gavião no planeta Terra. Não achei muito especial. Mas essa pegada meio fascista de Thanagar se disseminou pelo universo da DC. Lembro de um thanagariano malvado numa hq do Monstro do Pântano e mesmo no desenho da Liga.
    Esse Hawkman do Adão Negro talvez tenha mais a ver com a versão "mística" do personagem... que eu nunca entendi direito.

    • @Gao_INP
      @Gao_INP Před 2 lety +2

      O Gavião Negro em Adão Negro é o Carter Hall

    • @isauraluizamachadodossanto548
      @isauraluizamachadodossanto548 Před 2 lety +2

      O Timothy Truman, além desta mini do Gavião Negro e Grimjack, fez algo em Conan. E é dele um quadrinho da Eclipse, Scout, que o personagem é um nativo americano com rifle num rua pós apocalíptico ou algo assim

    • @HenriqueSilva-xn1ew
      @HenriqueSilva-xn1ew Před 2 lety

      Na época foi surreal ler essa hq. A pegada era muitos diferente dos gibis dos Titãs, Superman e Liga. Baita hq que, enquanto Ano Um do Batman é publicado a revelia, essa é totalmente ignorada.

  • @jerffeleysilva2116
    @jerffeleysilva2116 Před rokem

    Gunn, por favor, olhe para essa HQ. Isso merece um filme.

  • @mmassula
    @mmassula Před 2 lety

    Eu ainda lembro, e se bobear, ainda tenho as minhas edições guardadas em algum lugar. Foi uma baita leitura!

  • @lulacarneiro
    @lulacarneiro Před rokem

    Esse foi um dos primeiros gibis de herói que eu li. Tenho as revistas da Abril até hoje e sempre que o Gavião Negro aparece numa história, eu penso: "Katar Hol, o parricida". A história me marcou muito na época, mas eu não lembrava muita coisa.

  • @bremmercruz4311
    @bremmercruz4311 Před 2 lety

    Cara muito bom, um dos melhores vídeos. Muito obrigado, pela elucidação.

  • @brunofernandes3298
    @brunofernandes3298 Před 2 lety +2

    Cara, que conceito fantástico. Nunca tinha ouvido falar nessa HQ, fiquei curioso. Confesso conhecer/gostar mais da Shayera, por causa da animação da Liga da Justiça, do que do Gavião Negro em si kk

  • @sabbathBartholo
    @sabbathBartholo Před 2 lety +1

    Li essa HQ há muito tempo.... Um amigo meu tinha. Infelizmente não tenho na coleção.
    Ótimo vídeo!

  • @murilocorrea9360
    @murilocorrea9360 Před 2 lety +1

    Recentemente ganhei do meu sogro uma coleção de quadrinhos na sua publicação original no Brasil, no meio dela estava essa mini-série, fiquei surpreso demais com a qualidade e fiquei confuso do pq nunca tinha ouvido falar dessa história. Ótimo vídeo, que mais pessoas leiam essa história incrível e atual!

  • @Dancerriodejaneiro
    @Dancerriodejaneiro Před rokem

    Show! Eu li essa minissérie há anos, acho até que ainda tenho guardada em algum lugar. Lembro que me emocionei quando li mas na época não soube dizer exatamente porque. Sua análise é excelente, me trouxe clareza para o impacto que essa hq me causou. Obrigado

  • @kronsjdr
    @kronsjdr Před 2 lety +1

    Eu li há muito tempo emprestado e tem alguns meses que consegui comprar novamente já que eu tinha incompleta. Realmente é uma das melhores hqs da DC sem sombra de dúvida.

  • @PauloPeres77
    @PauloPeres77 Před rokem

    Eu também li na época e foi bastante impactante, tanto que lembro até hoje.
    Li emprestado de um amigo que tinha numa coleção formidável na época.

  • @CalangoDoidodoCerrado
    @CalangoDoidodoCerrado Před 2 lety +1

    Rapaz! Tem décadas que li. Bem ali no final do 2º grau, entrando para a universidade. Então, vindo de uma classe social menos favorecida, pense como esse quadrinho me impactou.
    Cheguei ao seu vídeo pela indicação de uma amiga 10 anos mais nova que nunca tinha lido e veio me perguntar se eu já tinha lido. Falei a ela o que acabei de escutar na sua conclusão. Essa HQ é um tesouro perdido. Merecia realmente um compilado (precisa capa dura não, viu, Panini! Tem que ser acessível).
    Não conhecia teu canal. Gostei do vídeo e já me inscrevi.

  • @josemarcelobotamedi175
    @josemarcelobotamedi175 Před 10 měsíci

    Essa hq mudou minha forma de ver o mundo. Eu tinha pouco mais de quinze anos qdo li, já trabalhava desde os 13 em uma grande instituição financeira no interior de São Paulo como aprendiz. Foi um divisor de águas pra mim. Hoje com 49 anos fico extremamente feliz em ver esse vídeo, fazendo jus a perspectiva "fora da caixa" que valorizo. Aquela sensação de "putz, não tô sozinho,"" mais alguém leu essa obra prima atemporal . Muito obrigado.

  • @cesarpitt
    @cesarpitt Před 2 lety +1

    Essa série é demais mesmo. Parabéns pelo canal, o melhor.

  • @jorgenina5890
    @jorgenina5890 Před 2 lety

    Caramba, esse background é maneiro demais!!

  • @angelofernado9577
    @angelofernado9577 Před 2 lety

    Excelente vídeo Alexandre

  • @viniciusoda740
    @viniciusoda740 Před 2 lety

    um dos melhores vídeos do canal

  • @Aliors99
    @Aliors99 Před 2 lety +1

    Tenho esse quadrinho, é muito bom, nunca sairá da minha coleção e realmente é triste ver que não deram continuidade a essa versão do Gavião

  • @danielornellas5266
    @danielornellas5266 Před rokem

    Eu li essa minissérie do Gavião Negro na época em que saiu. Gostei muito, é uma estória que foge dos padrões das HQs. Muito interessante ler esses personagens considerados de 2o nível mas com um roteiro e desenho nota 10. Deixou saudade, a DC deveria investir em mais estórias como essa.

  • @rosangelaleal5607
    @rosangelaleal5607 Před 2 lety

    Os desenho s sao lindos. E a abordagem...UAU! Muito feliz pela sua abordagem. Uma das minhaa favoritas de todos os tempos!!

  • @stiago177
    @stiago177 Před 2 lety

    Mais uma análise foda. Parabéns!