ARTIGO É PUBLICADO EM REVISTA COM FRASE GERADA PELO ChatGPT

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Um artigo científico é publicado numa revista com uma frase gerada pelo ChatGPT logo no início da introdução, fazendo esse artigo ficar viral! O que vocês acham de um caso desse?
    PARA ASSISTIR A SEGUIR:
    ○ CHATGPT NA PESQUISA CIENTÍFICA (impressões iniciais) - • CHATGPT NA PESQUISA CI...
    ○ O QUE É REVISÃO POR PARES? Quais são os tipos? O que acontece ao submeter seu artigo na revista! - • O QUE É REVISÃO POR PA...
    ○ É GOLPE! O que são as REVISTAS PREDATÓRIAS e cuidados na hora de escolher a Revista! - • É GOLPE! O que são as ...
    CURSO "A Revisão Integrativa”: hotmart.com/pt...
    EBOOK: Como transformar qualquer vivência em relato de experiência:
    hotm.art/Ssr9ot
    VENHA ME DAR UM OI:
    Instagram: / camilamen.des
    SOBRE MEU CANAL:
    Olá, me chamo Camila, sou enfermeira, especialista em saúde coletiva, doutoranda (direto) da EEUSP, e meu objetivo é tornar a sua jornada acadêmica mais leve! Para isso, produzo conteúdos com uma linguagem fácil e acessível, assim como o passo a passo de preenchimento do currículo lattes, busca de artigos na literatura, produção de resumos para eventos, projetos de pesquisa, entre outros. Então, se você é graduando da saúde, mestrando, doutorando ou residente, seja muito bem vindo e se inscreva para não perder nenhum conteúdo relacionado à pesquisa científica, desenvolvimento acadêmico e rotina de uma pós-graduanda da USP!

Komentáře • 11

  • @bentocosta5352
    @bentocosta5352 Před 23 dny

    Oi Camila, muito bom o seu vídeo. Parabéns! Infelizmente, neste momento, ainda não é possível identificar com precisão situações de uso antiético da IA em pesquisa. Mas vale lembrar que as técnicas de identificação estão em desenvolvimento e esperamos que logo mais isso seja possível. Chama a atenção o caso da ministra da educação da Alemanha, Annete Schavan, que defendeu sua tese em 1980, quando os meios para identificar plágio eram bem incipientes. Trinta e três anos depois, em 2013, a Universidade de Dusseldorf cancelou o doutorado de Annette por plágio, e ela renunciou ao cargo de ministra da educação. Aqueles que pretendem utilizar a IA de forma antiética deveriam ler sobre este e outros casos semelhantes.

  • @placidomendes
    @placidomendes Před 5 měsíci +5

    Sendo bem "otimista", imagino que a pessoa enviou o texto que ela redigiu e pediu para o ChatGPT fazer o resumo... Sendo BEM otimista. Enfim, fica aí esse vexame para o autor e, principalmente a todos da revista. Mas veremos muito mais desse tipo daqui pra frente.

  • @ritaveloso3059
    @ritaveloso3059 Před 5 měsíci +1

    Taí Camila, um bom tema para um possível próximo vídeo: como utilizar e fazer referência dessa ferramenta.
    Obrigada pelos ensinamentos!!

  • @adrielbezerra7887
    @adrielbezerra7887 Před 2 měsíci

    ~NOTICE ME, SENPAI~
    Que discussão massa!
    Camila, eu tava falando com uma colega do doutorado sobre isso. Tem uma IA que temos visto ser usada por pesquisadores, a Jenni AI.
    A própria IA se vende como algo ético e antiplágio (e também antipreguiçoso kkkk), mas obviamente tem formas de burlar isso pra que ela escreva tudo pelo pesquisador.
    Se possível, seria interessante um vídeo com essa discussão, o que as pessoas com quem vc trabalha pensam, o que as pessoas que te acompanham pensam e como está essa discussão na universidade/departamento de cada um.
    Pessoalmente, acho que uma IA que dê ou uma ideia de início pra não ficarmos encarando o branco assustador do word ou um roteiro/modelo ajuda bastante. Especialmente se ela consegue sugerir fontes bibliográficas e dialogar com o próprio pesquisador, como a Jenni AI faz.
    Mas tem pessoas que acham que IA seria apenas para atividades meio, como fichamentos, resumos, busca bibliográfica, etc. E outras, ainda, acham que IA nenhuma deveria fazer parte do processo.
    Enfim, só uma ideia de discussão. Abraços =)

  • @BassAtoZ
    @BassAtoZ Před 5 měsíci +3

    @lá Camila!!!
    Wow! Que granada você lançou .... kkkkk
    Não me aguentei e baixei o arquivo para ler o resumo e a introdução.
    Minha impressão (é achismo ... nunca escrevi um artigo utilizando a AI), é que ele usou para a escrita do texto (talvez todo ou parcial). Acabou adaptando o texto, quantos porcento, não faço ideia, mas ele ajeitou, basta ver as referências, estão citadas de forma correta e existem. Não acredito que qualquer tipo de AI (ChatGPT-4.0 ou 4.5; Gemini-1.5 Ultra; Claude 3 ou Copilot) consiga tanto protagonismo e autonomia para esta tarefa de trabalho científico. Teve a mão dos autores, mas cometeram a gafe de se passarem bem no começo do começo!!!
    Olhando as diretrizes da Revista, está lá sinalizado, uso de AI tem que ser indicado a forma de uso. A revista é predatória, para publicar e deixar o artigo como acesso livre (eu consegui baixar sem precisar estar logado pela minha instituição), precisa desembolsar cerca U$ 2360,00 doletas!!! Nem se escrevesse um artigo para Nature não desenbolsava um valor destes ... tenho outras prioridades na frente!!!
    Fazer o quê ... pagaram um Mico do tamanho do King Kong. Não sei se a revista vai deixar barato!

    • @CamilaMendess
      @CamilaMendess  Před 5 měsíci +2

      Que interessante que você foi a fundo e viu todo o material por si só!! Sabe uma teoria interessante que eu vi? É que os autores usaram o ChatGPT para a TRADUÇÃO do artigo! Faz total sentido, considerando que são autores chineses. Para a tradução, talvez fazer uma retrotradução só pra garantir que o ChatGPT traduziu certinho no outro idioma seja uma boa. Mas os revisores da revista não verem isso ainda não desce pra mim

    • @BassAtoZ
      @BassAtoZ Před 5 měsíci

      ​@@CamilaMendess
      Tentei deixar um novo comentário, foram três tentativas, mas o YT deletou todas.
      No texto, coloquei links externos de aplicativos ... mas não qual o motivo, não fica!!!
      Desisti de deixar sugestões.
      Abs.

  • @marceloweich
    @marceloweich Před 4 měsíci

    Parabéns pelo trabalho.

  • @__psicomed
    @__psicomed Před 3 měsíci

    Ótimo vídeo.

  • @lilianamariafernandesleal7818

    Como ahydsr o aluno da graduação não usar o ChatGPT?