BENDITO PORTO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Santos e seu Bendito Porto -
    Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos mais uma vez pedalar pela história de Santos e conhecer o recém inaugurado “Novo Valongo”. Bora lá vê?
    Nossa pedalada começa aqui na Praça da República em Santos. Não por acaso, bem aqui onde estamos passando, existia a antiga igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, construída entre 1742 e 1746, já com 162 anos foi demolida por falta de conservação, dando lugar à Praça da República e ao Prédio da Alfandega de 1934. A nova igreja matriz foi inaugurada em 1924 lá atrás, a quatro quadras daqui.
    Para evitar a multidão contornamos o prédio da Alfandega e alcançamos a nova passarela de acesso ao Valongo. Foi permitido que usássemos o elevador com as bicicletas, e logo alcançamos o topo da passarela. Notem as aberturas em forma de escotilhas, permite ampla visão e da leveza à estrutura. É impossível não notar o grande braço do guindaste flutuante ancorado aqui no Valongo.
    A Mara não arriscou descer as escadas empurrando a bicicleta, mas a rampa deu a segurança necessária e tudo correu bem.
    A primeira atração aqui é a Cábrea Flutuante Pará com capacidade de 250 toneladas. Fabricada na Alemanha em 1977. Para se manter em operação é revisada a cada 6 anos como determina a Marinha do Brasil.
    Na sequência temos o navio W. Besnard. Esta embarcação manteve-se em operação por 40 anos, e possibilitou a primeira expedição oficial brasileira à Antártica entre 1982 e 1983. Arraigou grandemente o conhecimento cientifico brasileiro tornando-se um ícone da oceanografia, mas no ano de 2008, um incêndio pôs fim ao seu sistema de navegação e a USP doou a embarcação para a prefeitura de Ilha Bela, que tinha intenção de afunda-la a fim de criar um recife artificial.
    O Novo Valongo ganhou estrutura de recreação gratuita para as crianças e uma atração paga que é a Roda Gigante com a identificação: A Gigante de Santos. É interessante lembrar que este nome também se referia ao velho “Gigante de Santos”, o Cábrea Sansão, um guindaste flutuante de alta capacidade de carga que operou no cais do porto entre 1951 e 1994, único da sua categoria na américa do sul, movimentava locomotivas como peças de brinquedo.
    Toda esta estrutura que estão vendo aqui foi erguida pela empresa Gaffrée Guinle & Cia, vencedora entre 6 empresas, de licitação proposta pelo império em 1888. Em 1890 esta concessão foi estendida para mais 90 anos e o grupo recebeu o nome de Cia Docas de Santos, logo em 1892 já estavam prontos os primeiros 260 metros de cais que estamos vendo por aqui.
    Tal licitação foi aberta porque o fluxo de mercadorias e pessoas pela estrada de ferro São Paulo Railway inaugurada em 1867 tornou os trapiches usados para embarque e desembarque obsoletos e causadores de atrasos e acidentes.
    Na mesma época, nossos antecedentes sofreram ao passarem por aqui, pois no final do século XIX muitos morriam com o avanço da varíola, febre amarela e peste bubônica e o porto recebeu a alcunha de “O PORTO MALDITO”.
    Os cientistas não sabiam ainda como estas doenças se propagavam, até que em 1903, mesmo debaixo da chacota da mídia, o médico e cientista Oswaldo Cruz, como Diretor Geral da Saúde Pública iniciou o combate aos mosquitos e o saneamento de Santos teve início com Saturnino de Brito, o pai dos canais de Santos.
    Notável e bastante diferente das demais estruturas, é a Casa de Pedras do Valongo. Notem lá atrás a torre da bolsa do café de 1922.
    A Casa de pedras foi construída em 1897 e recebeu o nome “Casa de Máquinas n°1”, pois aqui ficava abrigada a máquina a vapor destinada a gerar energia elétrica para iluminação do cais do porto, visto que, todas as demais máquinas eram manuais ou movimentadas a vapor.
    Este filme do acervo da Cia Docas dos anos 20 mostra o Monte Serrat já com o funicular inaugurado em 1923.
    É possível ver também a imponente torre da Bolsa do Café inaugurada em 1922.
    E finalmente a primeira casa de pedras do valongo, ainda com a chaminé da caldeira intacta.
    Eclesiastes 1: 9 - “Os nossos olhos não se cansam de ver, nem os nossos ouvidos, de ouvir. O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo”.
    Que o conforto do nosso senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês.
    Agradeço sua atenção até aqui. Coloque nos comentários o que pode ser melhorado para que eu mereça a sua inscrição no canal. Deus abençoe!!!... E até o próximo vídeo!!! Uhu!!! Fui!!!
    Referência Docas anos 20:
    • Vídeo Institucional Co...
    Cábrea Sansão:
    memoriasantist...
    Artigo UM “PORTO MALDITO”: EPIDEMIAS, COTIDIANO E MEDO - SANTOS (1880 - 1900) www.revistas.u...
    Musica:
    Dobro Mash de Audionautix é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Artista: audionautix.com/

Komentáře • 11

  • @DionisioPereiraGrangeiro
    @DionisioPereiraGrangeiro Před měsícem

    Excelente.

  • @nuriacalles2067
    @nuriacalles2067 Před měsícem +1

    Que interessante, maravilhoso esse local e história... Vou querer conhecer... Parabéns meu irmão pelo maravilhoso trabalho. ☝🏼👋🏼👋🏼👋🏼🫶🏼 Que assim seja a todos nós 🙌🏼

    • @addsol897
      @addsol897  Před měsícem

      Sim, é verdade. É como eu sempre digo: Santos transpira história. Já tenho novos assuntos, inscreva-se no canal e aguarde... Obrigado por você aqui! ❤

  • @glorettribeiro1629
    @glorettribeiro1629 Před měsícem

    Tudo em Santos é bom demais

  • @lentesquevoam
    @lentesquevoam Před 29 dny

    Muito bom! Aumentando meus conhecimentos.

    • @lentesquevoam
      @lentesquevoam Před 21 dnem

      Pode dar uma força e seguir Lentes Que Voam? Se gostar dos vídeos é claro.

  • @Voando_Por_Ai_Sem_Medo_de_Cair

    Vídeo top 😎
    Aquele like garantido do canal
    Voando por ai 👍

  • @user-yf6hl2fn3q
    @user-yf6hl2fn3q Před měsícem

    Santos ... mais do que uma cidade praiana!!

  • @76ricbatista
    @76ricbatista Před měsícem

    Predio da Alfândega tem uma estrutura linda, porém deteriorada, há anos em reforma, reforma que nunca termina.