APAGÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 08. 2024
  • Olá mentes brilhantes,
    Tudo bem com vocês? Eu espero que sim.
    Nesse vídeo eu falo sobre o apagão de professores que está ocorrendo no Brasil. Já estamos vivenciando defasagem de professores de diversas áreas e os alunos estão saindo do ensino médio sem ter aula específicas de matérias como sociologia ou física. O que podemos esperar para os próximos anos?
    Links:
    agencia.fapesp...
    revistapesquis...
    revistapesquis...
    Um beijo e até o próximo o vídeo.

Komentáře • 278

  • @caomunigato
    @caomunigato Před 3 měsíci +164

    4:58 Discordo. O desinteresse não é por ser um curso que demanda muito estudo. Muitas profissões também o estudo é constante. A questão é o estresse em sala de aula. Alunos mau educados, pais que passam a mão na cabeça do filho e vem infernizar a vida do professor.

    • @leni8807
      @leni8807 Před 3 měsíci +10

      Exatamente!

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před 3 měsíci +6

      Triste!

    • @manualdomundodigitalteresina
      @manualdomundodigitalteresina Před 3 měsíci +4

      Verdade Demais!

    • @manualdomundodigitalteresina
      @manualdomundodigitalteresina Před 3 měsíci +12

      Pensei que Mestrado e Doutorado fosse para formar pesquisadores para atuar na Graduação, Pós-Graduação! Eu não faria Mestrado e nem muito menos Doutorado pra ministrar aulas no Ensino Básico, pra mim isso é total desnecessário, se o objetivo for visando o salário maior mesmo assim não o faria, principalmente para atuar no setor privado, não compensa, focaria mesmo num Concurso pra uma Universidade ou Instituto Federal, aí sim!

    • @caomunigato
      @caomunigato Před 3 měsíci +35

      Outro problema também: Professor levar o trabalho para casa porque na escola não dá tempo de fazer tudo. Outras profissões, acabou o turno, chegou em casa, acabou o trabalho. Já o professor não tem tempo para fazer tudo no trabalho e tem que passar final de semana, tarde da noite, planejando aula, corrigindo provas, preenchendo relatórios.

  • @keilarjorgeassato1372
    @keilarjorgeassato1372 Před 3 měsíci +58

    Eu sou professora concursada e trabalhei em escola particular. Após mais de 10 anos na profissão, estou entre aqueles que não desejam continuar. Além da desvalorização salarial, há um projeto político visando o desmonte da educação. Além disso, temos que lidar diariamente com a indisciplina em sala de aula, que dificulta ainda mais o nosso trabalho. Recentemente, vimos pessoas famosas nas redes sociais debochando dos professores. Uma delas tratou a professora como "moça", sem demonstrar interesse algum pela vida escolar do filho. Outra criticou o método da professora, que, ao incentivar o filho a participar de uma apresentação para os pais, teria, segundo ela, reprimido a criança. Alegou que a professora não era formada no método Montessori e, por isso, não sabia fazer seu trabalho com respeito, afirmando que os professores não respeitam os alunos.
    Para quem está começando agora, eu sugiro que procure uma carreira que ofereça melhores condições financeiras, pois, além de ganhar pouco, é preciso enfrentar desafios diários, como a falta de valorização e a indisciplina dos alunos e a falta de respeito das famílias e sociedade.

  • @medeiros589
    @medeiros589 Před 3 měsíci +46

    Só continuo na Educação porque estou com 61 anos. Ou seja, em 4 anos estarei aposentado. Senão, cairia fora, mesmo que fosse vender picolé na rua. Um recado. A única coisa que temos nesta vida é viver, o minimamente possível. A sala de aula destrói a vida psíquica do professor. Isto vai acarretar doenças sérias quando chegar a idade. Sim. Nos últimos anos recebi 5 estagiários na minha sala. Destes, todos foram unânimes, em não seguir a profissão. Inclusive, uma delas abandonou o curso. Trabalho no fundamental I. Eles gritam, batem em carteira, empurram e esbofeteiam uns aos outros. Outros resistem em não abrirem os cadernos. A gente fala, tenta conquistar pelo afeto, inventa brincadeiras, mas mesmo assim a coisa não funciona. Pelo contrário, parece que quando a gente leva uma dinâmica, a coisa piora. Há dois anos, trabalhei com os maiores. Numa sala de 50 alunos matriculados, menos de 20 frequentavam a aula. NO último horário, eles pulavam o muro da escola e ia embora. Quando chegava o dia de dá o resultado do bimestre, eles só faltavam bater em mim. No final, uma aluna me agrediu, porque queria uma nota boa. Como não cedi aos seus caprichos, ela foi direção da escola dizer que tinha sido grosso com ela. A direção me chamou, esclareci, mas o diretor pediu que tivesse calma, porque ela era uma menina problemática. Ao terminar o ano, pedi transferência da escola.

    • @conversaspragostardepoesia4324
      @conversaspragostardepoesia4324 Před 2 měsíci +4

      Depois ainda criticam os professores afastados em licença de saúde. Jogaram a bomba no colo do professor, fizeram o filho, postaram na escola, e saíram correndo. Com direito a confrontar o professor. Quem aguenta uma zoeira dessas?

    • @eloisavilarinho4265
      @eloisavilarinho4265 Před 2 měsíci +3

      Sou estagiário, ha um mês, realmente é um absurdo, ja tranquei o curso e procurando outra area pra cursar. Triste queria fazer arte visual mas a educação é sufocante. Tenho contrato de uma ano mas nao sei se vou aguentar ir ate o fim

  • @aldencavalcante3756
    @aldencavalcante3756 Před 3 měsíci +83

    Bom dia.trabalhei 34 anos nas escolas públicas e privadas no estado do Pará, mas não vejo um bom futuro para os professores no Brasil. Finalizei minha carreira em dezembro de 2023. Sou muito grato por ter conseguido, mas passei muito perrengue durante esse período. Fato.

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před 3 měsíci +3

      É uma profissão com muitos desafios.

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw Před 3 měsíci

      ​@@thaiany.dalvechio😮😮

    • @manualdomundodigitalteresina
      @manualdomundodigitalteresina Před 3 měsíci +11

      Sou professor na área de exatas no Ensino Básico, mas estou iniciando um processo de Transição de Carreira, e em breve (no máximo 2 anos) quero dar adeus em definitivo à sala de aula principalmente no ensino básico, e até no ensino superior a coisa também não tá lá essas coisas!!!

    • @JRAz-tw4cf
      @JRAz-tw4cf Před 3 měsíci +4

      Eu gosto muito de sala de sala, mas o salário é realmente só para comprar comida e olhe lá.

    • @medeiros589
      @medeiros589 Před 3 měsíci +5

      Aproveite os últimos anos de tua vida para viver bem, depois de tanto anos de sofrimento.

  • @ADRIANOACPEREIRA
    @ADRIANOACPEREIRA Před měsícem +13

    Fui Professor de Química, com Especialização numa Universidade Federal, por 10 anos. Só perdi meu tempo, nunca me valorizaram, vivi doente e tive muita depressão. Hoje trabalho na Saúde, ganho melhor e sou concursado.

  • @ROGERIOCARDOSO-tf3ui
    @ROGERIOCARDOSO-tf3ui Před 3 měsíci +30

    Um dos fatires que causam a falta de estímulo para ser professor, é o mal comportamento dos alunos.

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci +2

      Verdade. Lecionei até o ano 2000. Poucos alunos tinham interesse em estudar. A maioria não levava o estudo a sério. 😢

  • @pilari3785
    @pilari3785 Před 3 měsíci +16

    Foi-se o tempo em que professor era sinônimo de status. Hoje em dia é apenas cobrança. Todas as áreas evoluem mas a Educação sempre anda a passos de tartaruga. Há muitos anos que a FGV já falava sobre esse apagão de professores. O resultado foi aumentar o tempo de serviço para que grande parte não conseguisse se aposentar. Muitos têm tempo de serviço mas não tem idade e isso não é só questão de previdência, é um jogo político. Para o futuro ( não tenho bola de cristal ) mas vou dizer o que vai ocorrer: virão com uma solução mirabolante para a Educação que eles mesmo desmontaram. Empresas privadas vão dizer que a solução está na palma das mãos, o ensino será remoto e aí, a população se tornará cada vez mais ignorante e dependendo de uma classe política que nunca teve interesse em melhorar a Educação no país. Muitos professores desistem porque acham um emprego melhor financeiramente e menos desgastante. Até faxina hoje em dia paga mais, uma vez que grande parte dos municípios e estados não pagam sequer o piso. Olha a vergonha que está o Estado de São Paulo. NÃO AO DESMONTE DA EDUCAÇÃO!

  • @nicollecrys
    @nicollecrys Před 2 měsíci +7

    Tenho licenciatura, saí da escola. Me demitiram porque reprovei alunos e o nível da aula era "muito alto". Sou das artes e realmente não sou valorizada. Me sentia uma empregada de alunos. Mães vinham gritar comigo e a direção valorizava elas. Os alunos faziam o que queriam porque sabiam que iriam passar. A escola era sucateada e as turmas superlotadas. Queria fazer o mestrado, mas não me sinto motivadx. Além de não me ver na sala de aula, não vejo incentivo na carreira. Não tem bolsa pra pesquisa na área. Você tem que bancar tudo pra ter esse tipo de resultado. Também estou em processo de transição de carreira há um ano e meio. Tenho me sentido mais ativx, embora saiba que os desafios em um país machista e preconceituoso sejam muitos.

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před měsícem +1

      Que triste, mas isso é a realidade de muitas escolas, infelizmente!

  • @almeidajunior7916
    @almeidajunior7916 Před 3 měsíci +13

    Eu acho que o primeiro passo era mudar o estatuto da criança e do adolescente, eles desde cedo já sabem que são intocáveis e hiper protegidos pela lei, eu sou professor e certa vez repreendi um adolescente que tinha agredido o colega, chamei os pais para conversar sobre aquele mau comportamento, os pais me acusaram dizendo que eu era um verme pois o filho deles eram um anjo em casa, até que um belo dia esse anjinho quase matou por asfixia um aluno muito tranquilo e querido que tinha sindrome de Down, além disso ele ainda agrediu a cuidadora desse aluno com laudo, então eu fiquei muito nervoso e segurei o anjinho com muita força, ele alegou que havia o machucado, dias depois do ocorrido o anjinho promenteu que um dia voltaria na escola e me daria um tiro na cabeça e mataria também os outros professores.

  • @ligianecampos7100
    @ligianecampos7100 Před 3 měsíci +27

    São muitos desafios pra seguir na profissão. Minha turma de geografia formou no final de 2023, e a maioria esta desempregado porque não abre concurso público e quando abre sao poucas vagas. Parece até contraditório falar que falta professor pra dar aula, quando se tem muitos professores desempregados. O sucateamento da profissão é um projeto dos governos.

    • @MoschiniAdriano
      @MoschiniAdriano Před 2 měsíci +2

      Não haverá concurso na ed básica e raras ocasiões q tiver não vão chamar a quantidade suficiente. Os dispositivos legais e econômicos fazem com que não se tenha professores concursados

  • @alessandrosilva4231
    @alessandrosilva4231 Před 3 měsíci +32

    Eu tenho formação em Letras, desanimei no estágio quando presenciei um aluno de 17 anos que quebrou o lavatório e ficou com aquele ar de deboche e encarando o diretor e nada aconteceu com o rapaz.Trabalho no ambiente público da área administrativa da saúde. Sem pretensão nenhuma de encarar uma sala de aula.

    • @DuransWatanabe
      @DuransWatanabe Před 2 měsíci

      Você é formado em letra e cometeu um dos erros mais bobos da língua portuguesa( o mesmo)

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      ​@@DuransWatanabe😂😂 O mesmo, mesmo assim, mesmo, mesmo.... Mesmice boba. Mesmice existe? 😂

    • @DuransWatanabe
      @DuransWatanabe Před 2 měsíci

      @@marcosoliveira1649 o memo não é pronome
      O motivo do erro é simples. Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. A frase colocada deveria ser corrigida, e a palavra "mesmo" substituída por "ele"

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      ​@@DuransWatanabe Você tem razão. Muitas vezes não fui bem em Português. Sempre detestei a gramática. Recentemente fiz um concurso e não consegui acertar 60% da prova (banca Cesgranrio). Difícil demais para minha mente. Há muitos anos num concurso realizado pelo IBGE eu consegui gabaritar a prova de Português e percebi que a maioria não conseguiu. Uma prova relativamente fácil mas a maioria não gosta de estudar. Recentemente aconteceu um concurso da SEE-MG e poucos candidatos foram aprovados. A prova da FGV é muito difícil para quem tem dificuldade de interpretação de conceitos, mensagens, parábolas, textos, etc. Difícil demais. Muitas pessoas têm dificuldade de compreender os sinais < e > nas expressões matemáticas. Rsrsrs

    • @DuransWatanabe
      @DuransWatanabe Před 2 měsíci

      @@marcosoliveira1649 a boca do jacaré sempre aponta para o maior
      33

  • @LenicioNeto
    @LenicioNeto Před 3 měsíci +12

    Não acho que seja por ter que estudar constantemente na carreira.
    Mas sim,pelo estresse em sala de aula,horas extras de trabalho em casa sem remuneração,falta de respeito de alunos e pais e um país que valoriza mais a bestialização do que a educação.
    Infelizmente,eu não vejo melhoras.Já que nossos representantes em Brasília não estão nem ai pra educação no país.

  • @jasonrodrigues7022
    @jasonrodrigues7022 Před 3 měsíci +18

    Não terá apagão, o que acontece, e se intensificará e que será uma carreira de transição. Da minha turma na faculdade só uns 8 estão em escola o resto foram para outros concursos e áreas privadas diversas.

    • @mariahelena9986
      @mariahelena9986 Před 3 měsíci +4

      Concordo.Agora o cargo de profissão é apenas transição.

  • @mariahelena9986
    @mariahelena9986 Před 3 měsíci +10

    Muitos desafios, principalmente a falta de educação dos alunos.

  • @cortexcarvalho9423
    @cortexcarvalho9423 Před 3 měsíci +19

    Ser professor virou esporte radical!

  • @sandramarabittencourt9782
    @sandramarabittencourt9782 Před 3 měsíci +12

    Hoje em dia, está difícil ser professor. Não há respaldo, não há valorização, não há respeito. O professor trabalha feito um burro de carga. Gasta do seu dinheiro para ter os materiais para dar suas aulas. Os alunos indisciplinados. Não querem nada com nada. Mas o principal de todo esse desânimo: esse desgoverno nunca ajudou, não ajuda e nunca ajudará pois não deseja alunos com críticos e com conhecimentos.

  • @olavosenna6900
    @olavosenna6900 Před měsícem +2

    A desvalorização da educação está caminhando para um caso irreversível. Se a sociedade e os governantes não acordarem, essa classe trabalhadora vai sofrer déficit altíssimo.

  • @rodriguinho1051
    @rodriguinho1051 Před 3 měsíci +17

    Eu me formei em licenciatura por falta de opção... na minha cidade o curso de licenciatura era noturno e o bacharelado diurno. Eu jamais teria feito licenciatura... Não é por preconceito não, é só porque é exatamente como vc falou, muitas disciplinas pra encher linguiça, que eu não lembro nem os nomes... enquanto isso, suprimem discplinas de interesse do próprio curso. Por exemplo, me formei em licenciatura em química. Na modalidade "licenciatura" suprimiram disciplinas como: estatística, química industrial, pra enfiar outras besteiras que não me acrescentaram nada!!! revoltado aqui... Revoltado mesmo... no meu primeiro dia em sala de aula, um aluno me pergunta "como era produzido o álcool gel". Eu fiquei com cara de sabão de soda, porque na química industrial, e nos processos industriais se aprende isso... e a curiosidade dos alunos é sempre na área industrial mesmo...

    • @vivianeramos8837
      @vivianeramos8837 Před 3 měsíci

      Por isso que colocou expansão e eletiva no ensino básico ao material o que rola por aî, bolo caseiro etc .

    • @MoschiniAdriano
      @MoschiniAdriano Před 2 měsíci

      Como descongelar o combustível de um caminhão que parou por causa do frio sem ter q desmontar ou ficar esperando que o tempo faça essa tarefa sozinho? Como aumentar o rendimento da moto, fazendo andar mais rápida sem aumentar a injeção de combustível? As perguntas práticas vão além de uma disciplina específica e um conhecimento limitado, decorado, q ensinam nas universidades e como pensam os pedagogos e todo o pessoal da educação.

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      Verdade. Não vejo graça nenhuma em decorar tendência pedagógica. Quando vou aplicar isso na prática? O mais importante é realmente estudar práticas essenciais ao curso. Tenho um amigo que é mecânico, excelente profissional e não concluiu o ensino fundamental mas ele sabe várias teorias da mecânica. Meu pai era craque na matemática e não concluiu o ensino fundamental. Infelizmente estudar teoria intensamente não favorece a educação do aluno.

    • @rodriguinho1051
      @rodriguinho1051 Před 2 měsíci

      @@marcosoliveira1649 pois é, eu estudei didática, psicologia da educação, organização do sistema educacional, história da educação, etc... e eu nem queria ser professor.. só queria aprender química... mas quem precisa trabalhar durante o dia e estudar a noite, não tem essa opção. A grande ironia do destino é que quem fez bacharelado (durante o dia) estão todos dando aula... Curioso né... e eles conseguem responder aos alunos a curiosidade do dia a dia porque eles tem "quimica industrial", "processos industriais", etc...

    • @rodriguinho1051
      @rodriguinho1051 Před 2 měsíci

      @@MoschiniAdriano verdade... o que interessa mesmo a gente vê muito pouco

  • @geogyannaaraujo1112
    @geogyannaaraujo1112 Před 25 dny +3

    Coragem e garra para estudar nunca nos faltou! Estudamos e muito, até depois da graduação. O problema não é este. As questões são a desvalorização dos professores, a falta de respeito escancarada, a falta de recursos e os alunos que só a misericórdia de Jesus! A educação nesse país está de ladeira abaixo... Sou recém licenciada e digo: vou buscar outros caminhos. Sugiro que os futuros estudantes ou professores adoecidos façam o mesmo. Que Deus nos ilumine e nos dê forças 🙏🏼

  • @MTurismologo
    @MTurismologo Před 3 měsíci +12

    Quem quer ser professor, ganhando uma merreca, sofrendo ameaças de alunos (👹) e seus pais, não podendo mais ter o direito de cátedra em sala de aula, passar 4, 5 ou 6 anos se graduando e nem o direito de aposentadoria dos professores são respeitados.

  • @josedivinodossantos1634
    @josedivinodossantos1634 Před 2 měsíci +5

    Escolas se transformaram em creches e centros de convivência....😮😮😮
    Conhecimento ficou secundário, terciário, quartenário ou mesmo INÚTIL infelizmente 😢😢😢

  • @maicycristina2408
    @maicycristina2408 Před 7 dny +1

    O que falta é reconhecimento.
    Hoje dentro da sala de aula, vejo muitos professores desestabilizado, coordenação perseguindo professores, como se eles nunca tivessem passado pela mesma situação.

  • @AttilioG
    @AttilioG Před 3 měsíci +6

    O "ser professor " é um dom da pessoa. O trabalho é feito com gosto.
    Mas estamos no Brasil cuja realidade de empregos é voltada a tarefas praticamente sem necessidade de muito estudo.
    Estamos fora de um circuito comercial mundial e propenso a ser um fazendão de onde os maquinários substituem perfeitamente o trabalho humano.
    Não há incentivo à ciência e tecnologias por questões políticas.
    E outras coisitas más ...

  • @ramonprates5648
    @ramonprates5648 Před 2 měsíci +2

    Tem uma pesquisa do BID muito interessante sobre professores no BR.

  • @paulocostoliyt
    @paulocostoliyt Před 23 dny +2

    No estado de São Paulo já começa com a política do desestímulo!

  • @josedivinodossantos1634
    @josedivinodossantos1634 Před 2 měsíci +4

    Todo mundo passa sem saber nada!!!😢😢😢

  • @walterzugspitze1373
    @walterzugspitze1373 Před 3 měsíci +6

    Adorei o video Profa. Um fraterno abraço de Santa Catarina.

  • @ener891
    @ener891 Před 3 měsíci +8

    Vejam a pirâmide das necessidades humanas e as teorias da motivão para saber porque estamos desistindo da carreira. Cheguei ao doutorado e agora estou iniciando outra graduação fora do executivo.

  • @leotmen
    @leotmen Před měsícem +3

    Tem apagão de professores e o MEC está recrudescendo a concessão de diplomas de licenciatura EAD

  • @moiseslima1320
    @moiseslima1320 Před 11 dny

    Psicopedagogia tem que ter para os dias atuais, entender o lado social de nossos clientes, brasileiros fadados ao fracasso. Continuamos na luta, nem que tenha que morrer por isso. ❤😊

  • @thiagodumont4089
    @thiagodumont4089 Před 3 měsíci +18

    Apagão? Em 20 anos metade das esolas estarão fechadas por falta de alunos . Ja deu uma olhada no censo do mec ? Taxa de natalidade?

    • @riquelmearagao9565
      @riquelmearagao9565 Před 3 měsíci +1

      thiago me explica por favor

    • @arthurgomes9433
      @arthurgomes9433 Před 3 měsíci

      O melhor é a extinção da humanidade mesmo

    • @antonioivan5719
      @antonioivan5719 Před 3 měsíci +5

      ​@@riquelmearagao9565
      A taxa de natalidade vem caindo e vai piorar. O Thiago está certo. O Brasil está virando um país de velhos, entendeu ? Minha mãe teve 7 filhos e sabe quantos netos esses 7 filhos geraram ? 5 NETOS! Minha mãe sozinha gerou mais seres humanos do que os 7 filhos dela juntos. Tinha muita criança quando eu tinha 10 anos. Eu estudei numa escola que misturavam terceira e quarta série numa sala só porque era criança demais! Sabe o pior ? Essa escola fechou por falta de alunos 12 anos depois! A reforma da previdência foi por causa da falta de novos jovens entrando no mercado de trabalho, sabia disso ? Pouca gente trabalhando , muita gente recebendo aposentadorias, pensões, BPC's e etc. Parece que em 2051 vai ter mais gente aposentada do que em idade produtiva devido à falta de interesse por filhos dos casais

    • @ProfessoraNatali
      @ProfessoraNatali Před 3 měsíci

      Onde trabalho só aumenta as crianças.Toda criança tem ao menos 2 irmãos, é escadinha😂.

    • @thiagodumont4089
      @thiagodumont4089 Před 3 měsíci

      @@ProfessoraNatali Não é a realidade do país

  • @felipelourenco9368
    @felipelourenco9368 Před 2 měsíci +3

    Salário baixo para o que fezem, alunos mal educados e pais mais ainda...
    Professores deveriam ser muito mais valorizados e respeitados!

  • @MarcosVinicius-ze4ek
    @MarcosVinicius-ze4ek Před 3 měsíci +2

    Ingressando hoje no seu canal. Olha, muito bom!! Trabalho nota 10. Parabéns!! Muito bom estar aqui.

  • @julioalbuquerque9596
    @julioalbuquerque9596 Před 2 měsíci +2

    Fui professor por vinte anos. Muita Humilhação Profissional. Vulnerabilidade. Desvalorização. Sou Pós Graduado. Especialista em Educação Básica e Ambiental. Licenciatura Plena

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      😂 Aqui em Minas Gerais tenho um amigo que é professor e ele está satisfeito com o salário. Ele me disse que ganha 12 mil reais. E ele disse: veja no portal de transparência os valores dos salários que recebi. Rsrsrs. Ele disse que não tem do que reclamar e disse que ganha mais do que seu irmão que é dentista.

  • @claudiosantos5520
    @claudiosantos5520 Před 2 měsíci +3

    Sou pedagogo, tenho segunda licenciatura em matemática. Lecionei na educação infantil, no fundamental 1 e 2 , e trabalhei feito escravo para ganhar uma merreca que não compensava tanto esforço.

  • @bismarckmenezes1805
    @bismarckmenezes1805 Před 4 měsíci +10

    Eu acredito que o sistema de ensino precisa se atualizar, plano de carreira para os professores, gestão escolar e acompanhamento dos alunos, envolver tecnologia em sala. O aluni hoje se ver obrigado a ir pra escola, então ja começa errado.

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před 4 měsíci +2

      Com ctz!

    • @angelicasilva1903
      @angelicasilva1903 Před 3 měsíci +5

      Isso, só do governo transferir dinheiro para o aluno ir a escola já é um sinal de que algo está errado.

    • @joelmaalmeidadesouza6937
      @joelmaalmeidadesouza6937 Před 3 měsíci +3

      Acho que o aluno deve ser motivado a estudar e não achar que é obrigação.

    • @joelmaalmeidadesouza6937
      @joelmaalmeidadesouza6937 Před 3 měsíci +3

      Foi isso que fiz com minhas filhas e não tenho problema com elas nos estudos.

  • @marizavisuarte7842
    @marizavisuarte7842 Před 2 měsíci +4

    Não é apagão de professores! O certo seria "Estão apagando os professores" ...

  • @Samoel_Garcia
    @Samoel_Garcia Před 4 měsíci +25

    Acredito que nos próximos anos, a vida do professor vai melhorar. Pois com a falta de profissionais da área, será preciso um maior incentivo para a formação de mais professores. Como salários mais altos (mínimo de 8 mil por mês) menos aulas e menos trabalhos para corrigir em casa (correção de trabalhos e elaboração de aulas atualmente não são pagos).
    Por esse motivo quero fazer Licenciatura em Matemática, vai melhorar no futuro :)

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před 4 měsíci +1

      Obrigada pelo comentário

    • @paulinhoamafemboy
      @paulinhoamafemboy Před 4 měsíci +15

      A faculdade de matemática é extremamente difícil e, infelizmente, não ganha o correspondente ao esforço necessário. Eu diria que, na verdade, o problema não é nem o salário, mas sim o trabalho invisível (preparar aulas, construir provas, corrigir trabalhos...). Agora, reflita comigo, estudamos até cálculo 4 na faculdade de matemática para, no fim, dar aulas de soma de fração para o ensino médio destruído.

    • @ogalobranco
      @ogalobranco Před 3 měsíci +16

      Acho que não vai melhorar, não. Os governantes vão dar um jeito de precarizar ainda mais o ensino, retirando conteúdos e até séries inteiras para "cobrir" esse déficit de professores e ainda vão chamar isso de modernização.

    • @manualdomundodigitalteresina
      @manualdomundodigitalteresina Před 3 měsíci +5

      Será mesmo, penso totalmente diferente amigo, acho melhor você acordar pra realidade!

    • @ogalobranco
      @ogalobranco Před 3 měsíci +7

      @@manualdomundodigitalteresina Já acordei faz tempo. Político caga e anda para a educação, para eles quanto pior, melhor. Fingem que se importam - é demagogia pura.

  • @Satirus000
    @Satirus000 Před 3 měsíci +3

    A tendência é essa área migrar pra IA aqui. Especialmente, nesse sistema de ensino paia de notas e não conhecimento será fácil substituir.

  • @alineantunes6603
    @alineantunes6603 Před 2 měsíci +1

    Estou há 10 anos na rede pública, eu adoro dar aula, mas minha saúde mental está cada dia pior. Turmas enormes, muitos pne na mesma sala, indisciplina, muitas cobranças e pouco retorno, levando trabalho pra casa… só sinto pressão e não recebo pra tanta coisa! 😢

  • @deryjonesdelima7508
    @deryjonesdelima7508 Před 3 měsíci +6

    Esse barco furou e está afundando. Já pulei fora.

  • @user-xw6nz7lm6h
    @user-xw6nz7lm6h Před 3 měsíci +3

    Eu sou professor do Estado de São Paulo, de física em PEB II, os alunos é um ponto, mas isto se deve as políticas DESASTROSAS em São Paulo, não sei a realidade em outros estados. Mas em São Paulo tanto em salários, quanto em condições de trabalho são péssimos. Tirando é claro as pequenas ilhas de excelência. Ser professor não compensa.

  • @josedivinodossantos1634
    @josedivinodossantos1634 Před 2 měsíci +1

    As redes sociais tá tomando conta de TUDO!!!😮😮😮

  • @moiseslima1320
    @moiseslima1320 Před 11 dny

    Estou formado em Magistério, História e Pós em História das Religiões. Amo dar aulas independente dos problemas continuo sangrando mas vou dar aulas até o fim. Minha missão.

  • @leonardobmpassos9733
    @leonardobmpassos9733 Před 3 měsíci +10

    Boa tarde. concordo com quase tudo. Os cursos de física, matemática e química de fato tem ter um aprofundamento. O professor tem que saber muito mais do que está previsto na grade do ensino médio. Nos curso de física tem muitas matérias de humanas, as vezes até mais do que as próprias disciplinas de física e matemática. Isso está errado.

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      Recentemente aconteceu um concurso da SEE-MG e poucos candidatos na área de Química e Física foram aprovados. 😂. Em Montes Claros das 34 vagas pra professor de Química somente um conseguiu ser aprovado. Eu fui reprovado. Realmente sou péssimo profissional. 16 questões de Química acertei 8 e fui reprovado. 😂. Oh vergonha. Tenho vergonha de dizer que tenho diploma de licenciatura em Química. Vergonha. 😂😢

  • @ROGERIOCARDOSO-tf3ui
    @ROGERIOCARDOSO-tf3ui Před 3 měsíci +6

    Um outro fator, é o baixo salário. Vc imagina, passar quatro anos na faculdade, para depois não ser respeitado pelos alunos, além disso ter um baixo salário.

    • @Lemos153
      @Lemos153 Před 2 měsíci

      Depende . Sou professor de educação física na rede pública e ganho 6k mensais

    • @DuransWatanabe
      @DuransWatanabe Před 2 měsíci

      Qual seu estado?​@@Lemos153

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      ​@@Lemos153😂 depende. Você pode achar que é um bom salário, né? Meu sobrinho médico já está ganhando 35 mil reais. 😂😂. Outro sobrinho formou em advocacia e passou num concurso com salário inicial de 12 mil reais. 😂.

  • @tiagodias5466
    @tiagodias5466 Před 28 dny

    Apesar do apagão, existe muitos formados em licenciatura, ainda temos pelo menos 50 anos de professores no estoque. Na última seleção para temporário no interior que participei tinha uma concorrência de 15 candidatos para uma vaga, isso para trabalhar 20 horas e em uma escola quase periférica. Estou desempregado e sem perspectiva de trabalho tão cedo

  • @aluisiofernandes4755
    @aluisiofernandes4755 Před 3 měsíci +1

    É uma bela carreira, porém não é valorizada, mal remunerada e péssimas condições de trabalho, os alunos sabem muito bem das dificuldades que os professores passam em sala de aula, por isso, nem eles mesmo estão dispostos a seguir tal profissão.

  • @elecmanuau7957
    @elecmanuau7957 Před 3 měsíci +6

    vc falou q artes, filosofia e sociologia não são valorizadas dentro da própria escola. Eu acredito que seja pq não há emprego nisso, as pessoas se formam nisso e não conseguem emprego próximo do seu bairro, paga pouco comparado com o esforço necessário, pois há outras profissões que pagam proporcionalmente mais e tem outras vantagens.
    Além de que o trabalho de ensinar é legal no começo mais depois fica chato de ficar repetindo a mesma rotina, cansa.
    Sobre os cursos de física, matemática e química, não são cursos densos, são chatos mesmo. As pessoas querem construir ou fazer algo que vc nota que deu um resultado visível. Por exemplo, o médico pega alguém que tá doente e faz ele ficar bom. O eng. civil constrói um prédio, casa, ponte, etc.
    Na prática, o ensino não é atrativo para um jovem, vc faz uma tarefa que não proporciona um resultado tangível.
    Sobre as muitas disciplinas pesada num curso e que se usam no ensino, vc não pode pensar num curso que só tenha como objetivo preprarar para uma atividade específica. Os cursos são planejados para ter certa generalidade, pois vc precisa desenvolver competências que podem servir para outras atividades no mundo do trabalho, oq é importante, pois vc não sabe se vai ter emprego, por exemplo, de professor para todo mundo. Se não tiver vc tem que atuar em outra atividade, usando competências adquiridas para não morrer de fome.
    Sua visão é idealizada. Procure dados destas áreas que citou fora do país, física, matemática e química, a maioria não trabalha em ensino. E lá fora o pessoal reveza entre ensinar, ou hora trabalhar com tecnologias relacionadas a sua formação, ou trabalhos que são desafios e usam conhecimentos, mesmo que pouco, do curso que fizeram.
    Não é só questão de valorização, tem a questão de vocação. Uma pergunta, considere toda a população, o ato de ensinar é algo que boa parte da população quer fazer? ainda mais com o rigor e as várias exigências pedidas hoje?

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před 3 měsíci

      Boa reflexão

    • @MoschiniAdriano
      @MoschiniAdriano Před 2 měsíci

      Quem não sabe analise considera a matemática chata. As questões mais triviais são difíceis de ser provar. O pessoal da não matemática discute tudo, mais na hora de quantificar é outra história. Um exemplo é o desastre no RS em que o Melo só fala em desocupar mais desconhece a topografia do local onde é prefeito e foi vereador. A resistência de materiais, o clima, enchentes, os modelos computacionais, etc. Como se existisse ciência sem matemática e a linguagem

  • @brunomedeiros5875
    @brunomedeiros5875 Před 3 měsíci +9

    Faz concurso que todas as vagas são preenchidas, acho esse tipo de conteúdo não é verdadeiro. Os professores estão escorraçados, cada dia menos concurso e mais contratos. Tem tando professor que o educador não tem poder de barganha nenhum, demite hoje amanhã tem 100 para substituir.
    Em São Paulo os professores não conseguem aula e ficam desempregados, no último processo seletivo simplificado os professores foram humilhados e imploraram por emprego.

    • @thiagodumont4089
      @thiagodumont4089 Před 3 měsíci +6

      Exatamente. Não existe falta de professor. Existe falta de vontade para contratar.

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 Před 3 měsíci +2

      Eu fui enganado desde o ensino médio q professor não ficava desempregado e desse apagão. Bem mais tarde descobri essa baita mentira. Mercado de trabalho público e privado completamente peneirado, principalmente o privado, contrato de curral eleitoral, concurso relutando em chamar aprovados e muitos reprovados por nota de corte do edital. Eu só tive duas ofertas de emprego por watsap só no mercado público por sorte e não pude assumir, nem o da minha cidade nem o da distante. Fiquei vários meses sem emprego até o concurso conseguir chamar.

    • @rosangelab.barros9866
      @rosangelab.barros9866 Před 3 měsíci +2

      É verdade. O que mais tem é professor desempregado, doido para conseguir uma vaga.

    • @alessandradyokota2455
      @alessandradyokota2455 Před 3 měsíci +2

      Infelizmente foram os professores que votaram no atual governador, mesmo sabendo da proposta de privatização e contrato que ele disse em campanha que faria . Agora virou esse caos. Melhor seria todos votaram nulo que eleger alguém que não zela pela educação de qualidade.

  • @bovinogadoso7136
    @bovinogadoso7136 Před 3 dny

    Uma medida simples para melhorar o ambiente em sala de aula (para alunos e professores) é acabar com a obrigatoriedade da escola. Que vá estudar só quem quer.

  • @yannesilveira3047
    @yannesilveira3047 Před 5 dny

    O maior problema nao é a faculdade que é difícil, não é o salário que é pouco. O maior problema que me fez abandonar as salas de aula foi o desrespeito dos alunos e o medo de ser morta ou agredida pelos próprios alunos ou pelos pais desses alunos. Pq trabalhar pra ganhar pouco a gente trabalha sim, em qualquer lugar, agora estar sujeita à violência, isso é algo impossível de aceitar.

  • @conversaspragostardepoesia4324
    @conversaspragostardepoesia4324 Před 3 měsíci +1

    Essa carreira é muito sofrida. Saí bem adoecida do magistério. Eu entendo esse apagão. De fato haverá ainda muita rejeição por essa profissão, infelizmente. O jeito como o professor é tratado, na nossa realidade, leva para isso.

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      No último concurso da SEE-MG, poucos professores foram aprovados. A FGV exigiu aprovação de 60%. 😂. Há muitos professores na área de Química e Física que não conseguiram o mínimo pra aprovação. Por exemplo, 34 vagas pra professor de Química e só um conseguiu. Na verdade não são bons profissionais. 😂. Uma vergonha fracassar na prova. Na designação a concorrência é acirrada. Muitos querem dar aulas mas não há vagas. 😂. Eu confesso que só sei o básico e consegui aprovação de concurso de prefeitura no cargo de auxiliar administrativo. 😂. 2 mil reais o salário.

  • @moiseslima1320
    @moiseslima1320 Před 11 dny

    Eu fiz meu juramento em honrar a profissão de professor como uma missão impossível e na dor de ver um Estado defasado eu vejo uma guerra, tem professores que me chacotam, falam que quero ser o salvador de delinquentes juvenis, mas não baixo a guarda, já fui ameaçado por alunos e depois esses mesmos delinquentes juvenis depois que me conhecem me dão um abraço. ❤

  • @gustavovitorino2481
    @gustavovitorino2481 Před 3 měsíci +3

    Um dos grandes problemas problema está já na formação.
    Só para citar um exemplo, e estuda muito pouco sobre análise do comportamento.
    Que é simplesmente o corpo de conhecimento cujo objeto de estudo é justamente
    o comportamento humano e como modificá-lo.
    E pior: trabalho como acompanhante terapêutico dentro de escolas com crianças com autismo e é sofrível ver professoras ensinando coisas efetivamente erradas do ponto de vista conceitual em matemática, português e ciências.
    Claramente a professora desconhece o assunto e não incentiva a curiosidade dos alunos com conhecimentos gerais.
    Outro grande problema é com o nosso sistema de produção capitalista: Se sucateia o ensino público para se gastar com escolas particulares caras.

  • @tomazjunior918
    @tomazjunior918 Před měsícem

    O ser humano se adapta e se reorganiza quando alguma coisa nap vai bem, por isso esse é meu ultimo ano em escola, ja inicio em outubro ou novembro no meu novo emprego em que eu sou meu proprio patrão. Sei que ha doficuldades e desafios para superar. Melhor do que ficar em sala de aula na mao de alunos, gestão e de nos mesmos.

  • @jacqueline5985
    @jacqueline5985 Před 27 dny

    Olha aqui na minha região(metropolitana) do interior de São Paulo está ao contrário, no último processo houve 10 mil inscrições ,aqui é muito candidatos para poucas vagas, cidades pequenas oferecendo 1 vaga, tem em média 3 mil inscritos, e no dia da prova falta pouquíssimos, muita gente vai para outros estados pois aqui a concorrência é grande.

  • @arieleketelyoficial2215
    @arieleketelyoficial2215 Před 2 měsíci

    Complicado também é que os cursos de licenciatura são diurno em federais e aí povo acaba optando por cursos noturnos.Precisam trabalhar.

  • @helberteles6329
    @helberteles6329 Před 2 měsíci +1

    Lei da oferta e procura, sempre reclamam dos salários, falta de estrutura e apoio, se não tem profissional logo os que tem vão ganhar mais.

  • @moiseslima1320
    @moiseslima1320 Před 11 dny +1

    Eu carrego minha Cruz e não é dinheiro, o meu sacrifício é com a juventude, o lado sombrio da nossa história, colônia, império e república fomos tomados de assalto pelo governo.❤

  • @leandrosoaresrodrigues7562
    @leandrosoaresrodrigues7562 Před 2 měsíci +1

    Acho que os estudos deviam seguir o estilo dum dr aqui no yt , dr rafael rodrigues do tips revalida , que é focado no que precisa , direto ao ponto sem enrolação

  • @moiseslima1320
    @moiseslima1320 Před 11 dny

    Tenho 45 anos e minha missão vou cumprir, é meu juramento quando recebi minha farda. Hoje é tudo mimimi, esses jovens de hoje de 2000 pra cá, é um bando de emocionado querendo ser professor, é uma guerra psíquica antes de ser física. ❤

  • @lincon123
    @lincon123 Před 3 měsíci +4

    Os concursos em SP são bem concorridos

  • @shirleyparreiras9664
    @shirleyparreiras9664 Před 3 měsíci +3

    Eu sou professora, amo o que faço, porém sei da falta de valorização. Porém não concordo com esse apagão de professores, devido a uma quantidade expressiva de formandos em licenciaturas, principalmente das Universidades a distância. Eu acho que esta atingindo niveis altíssimos de pessoas na área.

    • @gokublue3059
      @gokublue3059 Před 3 měsíci

      Vc não assistiu o vídeo todo.
      Muitas dessas pessoas que fazem licenciatura não querem atuar no Ensino.
      Querem ter um diploma pra fazer concurso por exemplo, e outros fazem licenciatura pq não conseguiram o curso preferido como por exemplo quem faz Biologia mas quer Medicina, ou Matemática e Física mas quer engenharia.
      E esses que se formam a distância a maioria desistem e sem falar na má qualidade do Ensino a distância.

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      Pelo menos aqui em Montes Claros não há vagas pra professores. Há muitos professores incompetentes. Rsrsrs. No último concurso da SEE-MG poucos professores foram aprovados nas áreas de Química e Física. 😂. Por exemplo, 34 vagas pra professor de Química e somente um conseguiu ser aprovado. Na área de auxiliar de secretaria 180 vagas, e 112 conseguiram a aprovação. A banca FGV exigiu aprovação de 60%. Realmente poucos foram aprovados. Uma vergonha. 😢😂😂

  • @arieleketelyoficial2215
    @arieleketelyoficial2215 Před 2 měsíci

    Música é algo visto como não importante pois preferem focar em disciplinas mais utilizadas como Português, matemática... pra preparar para o vestibular.

  • @ramonprates5648
    @ramonprates5648 Před 2 měsíci +1

    Atualmente sou acadêmico do curso de física, da minha turma até agora apenas um aluno se formou, e dos que entraram só restam eu e mais 4, sendo que desses 2 não querem ser professores.

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      Meu irmão estudou na UFV e vi o álbum de formatura. Vi a foto dos formandos em Física. Dois alunos, na década de 90. Ele disse que o curso é extremamente difícil. Somente os "superdotados" conseguem avançar no curso. Realmente não é fácil concluir o curso.

  • @atariqat
    @atariqat Před 3 měsíci +1

    Exatamente isso. Eu, que sou formada em bio, não consigo emprego

  • @fabriciaferraz5209
    @fabriciaferraz5209 Před měsícem +1

    As queixas da educação foram criadas pelos membros da docência que disseminam por anos, efusivamente, as metodologias de uma educação voltada para o aluno e suas necessidades. O centro não é aprender / ensinar, mas sim o discente.

  • @rafaelaugusto6170
    @rafaelaugusto6170 Před 3 měsíci +1

    Depois de 5 anos como professor de escola pública no estado de São Paulo, abandonei a carreira. O maior problema é a desvalorização do profissional. Muitas cobranças, muitas metas, pouca remuneração, sem benefícios!

  • @elissandraazevedo7607
    @elissandraazevedo7607 Před 2 měsíci +2

    O professor tem que fazer terapias, pois esses alunos de hoje estão descontrolados, rebeldes,etc . Escola é um hospício.

  • @gabrielasouzaborges5796
    @gabrielasouzaborges5796 Před 3 měsíci +2

    Na minha região tem excesso de professor, falta vagas, vários professores tem q trabalhar em outros lugares.

  • @ibsfabis
    @ibsfabis Před 2 měsíci +1

    Trabalho na área da educação como mediador de tecnologia para estudantes e professores numa esfola privada. Caí de paraquedas nessa área há 13 anos e a coisa do pioram. Felizmente me aposento ano que vem se ainda estiver vivo, porque a pressão e o estresse são companheiros diários em meu trabalho. Nunca seria professor e, na minha idade percebo uma desconexão completa com essa juventude desrespeitosa. A propaganda contra a educação e contra os professores é projeto de pais sem qualquer perspectiva de mudança. Já estou fazendo hora extra nesse mundo sem perspectivas.

  • @moiseslima1320
    @moiseslima1320 Před 11 dny

    Eu acredito nos jovens, eles tem traumas de infância, hora do recreio ouvi muito essas crianças e jovens e tento salvar eles, pais embriagados e conheço os pais, muitos já cheguei ir na casa dos meus alunos e ganhar amizade dos pais, usuário de drogas álcool, eu sou o Logan com o professor Xavier dos X-Men.❤

  • @SuperMateus25
    @SuperMateus25 Před 3 měsíci +4

    Infelizmente a situação não vai mudar, pois a categoria também é PNC, assim, como o governo.

  • @anafedalto
    @anafedalto Před 2 měsíci +1

    Agora imagine que bizarro...se mal tem professor para meio periodo como as escoals estao se tornando integeais? Deposito de crianças

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před 2 měsíci

      Muitas escolas colocam estagiários ou auxiliares pra dar conta da demanda. Muitos professores fazem dois turnos.

  • @nilthonbritchu5558
    @nilthonbritchu5558 Před 2 měsíci +1

    Estou cursando licenciatura em letras inglês porque amo,mas já estou ciente de tudo que vou enfrentar é tudo muito desafiador,sem falar na carência de formados ou graduando em letras inglês aqui na minha cidade,a procura desse profissional é muito grande todos os anos, além de faltar também os graduados em matemática, sociologia, filosofia, educação física e artes, as pessoas por aqui o que mais procuram é pedagogia e mesmo assim todos os anos falta Pedagogos para escolas e creches, não sei como será o futuro já que as pessoas estão perdendo o interesse por licenciaturas independente da área,mas o motivo dessa desmotivação está mais do que claro para todos.
    Em fim só Jesus na causa desse cenário triste.

  • @josedivinodossantos1634
    @josedivinodossantos1634 Před 2 měsíci +1

    Home school com inteligência artificial é questão de tempo 😮😮😮

  • @marcosoliveira1649
    @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

    Recentemente aconteceu um concurso da SEE-MG e poucos candidatos na área de Química e Física foram aprovados. Em Montes Claros das 34 vagas pra professor de Química somente um conseguiu ser aprovado. Eu fui reprovado. Realmente sou péssimo profissional. 16 questões de Química acertei 8 e ful reprovado.. Oh vergonha. Tenho vergonha de dizer que tenho diploma de licenciatura em Química. Vergonha.😂😢

  • @hellenlins
    @hellenlins Před 3 měsíci

    concordo, em partes, não é a dificuldade em si, mas o fato de serem disciplinas muito teoricas e que não sem foco na docência, licenciaturas que tem cara de bacharelado

  • @pensamento518
    @pensamento518 Před 2 měsíci +1

    Está péssimo e piorando o aprendizado público no Brasil, ou teremos uma grande revolução ou é melhor fechar. Como pode um pai perder anos de vida acordando cedo levando a criança na escola e no final de anos nada é absorvido ou aplicado aqui....

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před 2 měsíci +1

      Sim... muitas coisas erradas, pouco investimento...

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      😂😂 Não adianta. Eu tenho 57 anos e na minha família todos os outros irmãos não concluíram o ensino médio. Eles trabalham como vendedores, e ganham bem mas não gostam de ler livros, e não sabem educar seus filhos. O meu irmão, por exemplo, que é empresário, com três filhos que não estão estudando mais. Muitos sobrinhos estão querendo apenas curtir baladas e odeiam estudar. 😢.

  • @josedivinodossantos1634
    @josedivinodossantos1634 Před 2 měsíci +1

    A menina tá vivendo um mundo da fantasia 😢😢😢

  • @moiseslima1320
    @moiseslima1320 Před 11 dny

    Com meus alunos sempre me ajudam.

  • @vladimirrosa125
    @vladimirrosa125 Před 3 měsíci +8

    Salário ruim e condições de trabalho desfavoráveis. Pior: políticos só querem roubar nossos impostos e não têm compromisso com eficiência, assim um aluno em escola publica custa mais do que o da escola privada que precisa ser eficiente e de boa qualidade para não falir. Se o Brasil fizesse PPP e entregasse as escolas publicas nas mãos de escolas privadas certamente economizaria muito dinheiro publico. O Estado é ineficiente e não há como consertar isso, veja as enchentes no sul, onde o cidadão comum fez o socorro das vitimas, enquanto os Estado e as FFAAs foram ineficientes como num programa dos trapalhões Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

  • @anatarssa.art1
    @anatarssa.art1 Před 3 měsíci +2

    Mas tenho uma pergunta: Se os professores conseguem estudar muitas matérias por terem excelente memória, porque eles não procuram outras carreiras que agreguem melhor? Tipo, fazer um Enem de novo e visar um curso melhor tipo Direito, Arquitetura, Medicina, etc? Eles sempre falam aos alunos para procurar as profissões boas, porque os professores não fazem o mesmo? Não é crítica, é dúvida mesmo. Com um cérebro perfeito, já poderiam ser embaixadores.

    • @delmachaves7043
      @delmachaves7043 Před 3 měsíci +1

      Cérebro perfeito? kkkkk quem disse? Na vdd, o professor é bom na área em que estudou, entendeu? Mas tem outras áreas em que ele não é tão bem assim. Mas os melhores professores já estão abandonando a carreira ou se aposentando e quem fica daqui há vinte anos é justamente aquele que nem queria ser professor, então, a qualidade vai cair.

    • @anatarssa.art1
      @anatarssa.art1 Před 3 měsíci

      @@delmachaves7043 Rsrsrs mas é tipo isso q tamo falando... Mas acho certo abandonarem a carreira visto que os alunos hoje não se respeitam, então deixa q os alunos se lasquem no Enem. E adivinha? Os alunos vão contratar os professores particulares, e sim, os professores particulares DEVEM COBRAR MAIS, tipo 80 reais por aula e pronto!

  • @Nada_antepor_a_Cristo
    @Nada_antepor_a_Cristo Před 13 dny

    Faço licenciatura dupla matemática e física ao mesmo tempo, como se fosse um único curso.
    Nao gosto da estrutura das licenciaturas aqui no Brasil. O grande problema das licenciaturas aqui no Brasil é que, geralmente, elas dão muito foco e peso as disciplinas de formação pedagógica e as disciplinas específicas do curso propriamente dito ficam em segundo plano.
    Vai do 8 ao 80 e deste ao 8. Disciplina de formação pedagógica junto com disciplina da matemática propriamente dita. Um exemplo, tô estudando a disciplina de matemática junto com uma disciplina pedagógica, mais voltada a área de humanas e que não tem nada a ver com cálculo, isso quebra todo o meu ritmo mental.
    É a estrutura da grade. Se estudasse primeiro só as disciplinas do curso propriamente dito e somente depois as disciplinas de formação pedagógica, seria um modelo de grade mais adequado, assim, os alunos poderiam se dedicar, num primeiro momento, somente as disciplinas do curso propriamente dito e, num segundo momento, as disciplinas de formação pedagógica. Assim, os alunos poderiam ter uma dedicação mais contundente nas disciplinas específicas do curso mesmo, propriamente, dito.
    As licenciaturas aqui no Brasil pecam gravemente, ao darem maior e demasiada ênfase e peso as disciplinas de formação pedagógica em total detrimento das disciplinas de formação específica do curso, propriamente, dito. As licenciaturas aqui no Brasil tem esse defeito. Tá formando o matemático com habilidades em ensino ou tá formando o educador com um e outro conhecimento em matemática?
    Na Europa, em específico em Portugal, é diferente, enquanto aqui a preocupação é em formar o educador, lá a preocupação é em formar o matemático. O que se vai fazer após se formar com o conhecimento adquirido é uma questão pessoal da pessoa, se ela vai dar aulas ou se vai pra pesquisa ou se vai fazer qualquer outra coisa. Independente do que o formando vai ser na vida, as disciplinas de formação profissional têm que ter a primazia e não as de cunho pedagógico, obviamente, porque o que se espera de um curso de Matemática é que forme matemáticos e não pedagogos com um e outro conhecimento em matemática.

  • @deisenavarro8560
    @deisenavarro8560 Před 3 měsíci +1

    Estou acompanhando apagão das aulas .

  • @leandrosoaresrodrigues7562
    @leandrosoaresrodrigues7562 Před 2 měsíci +1

    Aqui as gangues tomaram de conta , inviável pros professores ,

  • @Diogodigo26
    @Diogodigo26 Před 3 měsíci

    Sempre faltaram professores. Aqui em BH não tive química, história no primeiro ano, sociologia e filosofia nunca tive. Isso em 2001,

    • @marcosoliveira1649
      @marcosoliveira1649 Před 2 měsíci

      Quê? Química? Ensino médio? É uma disciplina difícil para maioria. Recentemente aconteceu um concurso da SEE-MG com 34 vagas pra professor de Química na região de Montes Claros. Dos 114 candidatos somente um conseguiu a aprovação. 😂. Vergonha. Fiz a prova. 16 questões específicas de Química acertei 8 e fui reprovado. Vergonha. 😂. Na verdade não quero ser professor, já estou quase me aposentando do meu emprego. Fiz o concurso para testar meus conhecimentos. Estudei para a prova, mas as questões elaboradas pela FGV estavam difíceis na minha opinião. De qualquer forma tenho vergonha de dizer que tenho um diploma de licenciatura em Química. 😂.

  • @nathangiovanni_Vegano
    @nathangiovanni_Vegano Před 3 měsíci

    Sou Doutor em física bacharelado, trabalhei bastante com divulgação científica e trabalho com inovação tecnologica. Gosto muito de dar aula para ensino fundamental, graduação e pós graduação. Ainda não terminei meu curso de licenciatura. Por causa disso, não posso dar aula mesmo tendo gosto pela licenciatura e tendo uma base interessante em ciência e tecnologia.

  • @sucessoemvendas9563
    @sucessoemvendas9563 Před 2 měsíci +1

    Papo furado, em Mg FORAM 335 MIL INSCRITOS para 19 mil vagas!

  • @thiagodumont4089
    @thiagodumont4089 Před 3 měsíci +5

    Ninguém contrata quem tem licenciatura. Sou formado em matemática e banco nenhum considera licenciatura. Pelo contrário, empresa pensa que o professor não suportaria o ritmo, pois a carga horária é bem maior. Sem falar que é melhor trabalhar em escola. 4 h por dia para ganhar 4k por mês.

    • @elecmanuau7957
      @elecmanuau7957 Před 3 měsíci

      Não acho q seja o caso, tem licenciados empregados por aí. Além disso, há bacharéis desempregados e poderiam dar aula, mas não são contratados por não ter licenciatura. Vai do empregador.

    • @rosangelab.barros9866
      @rosangelab.barros9866 Před 3 měsíci

      Tenho uma conhecida que tem licenciatura em Matemática, que passou em concurso de banco e hoje é gerente. Isso em São Paulo.

  • @MoschiniAdriano
    @MoschiniAdriano Před 2 měsíci

    Fui professor de matemática durante 11 anos e abandonei a carreira em 2022.
    Não existe professores em algumas áreas e não em todas.

  • @thiagodumont4089
    @thiagodumont4089 Před 3 měsíci +4

    O Brasil forma 4x o necessário. Não há nenhum apagão.

    • @RIcardo-sx4jw
      @RIcardo-sx4jw Před 3 měsíci +7

      Último concurso para professor no CE teve mais de 55 mil inscritos . Não entendo essa história de "apagão docente "😢

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 Před 3 měsíci

      @@RIcardo-sx4jw parece inteção capitalista pra criar desemprego e baixo salário proposital

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 Před 3 měsíci

      @@simas4411 mas não é um mercado aberto, a prioridade é pra quem é curral eleitoral, e tem experiência, onde não tem contratação só ingressa no mercado trabalho com concurso, e as vagas na rede pública e privada demoram a aparecer

    • @patriciaprofessoramelo9359
      @patriciaprofessoramelo9359 Před 3 měsíci +3

      Eu Tb acho que não tem não. Na região noroeste de SP, tem professor sobrando

    • @Davi3038849844
      @Davi3038849844 Před 3 měsíci

      Além disso, muitos professores permanecem na profissão ou acumulam mais um cargo, até agora não descobri praticamente ninguém largando a profissão, muito difícil, eu só soube de 1 uma pessoa q preferiu ser funcionário dos correios.

  • @MoschiniAdriano
    @MoschiniAdriano Před 2 měsíci

    Já tive ano de ter 12 turmas e quase 500 alunos. Matemática não existe trabalhinho, prova com questão de múltiplas escolhas e tem todas as resoluções na internet. Tem q elaborar as proprias questões ns listas de exercícios e provas e não pode repetir, além disso, corrigir uma prova de matemática não igual provas de humanas, sociais ou ed física. Aulas atividades é tomado para resolver burocracias da escolas. Currículo imposto pelas equipe pedagógica que pouco agregam a formação, ex: números complexos no EM. É dificil formar medalhistas na OBMEP. Se a direção é da pedagogia o professor de matemática passa apuros e tem seu tempo roubado pelo demais professores q atrasam na troca de aulas. Interferência de pedagogas q não sabem funções e querem q os professores ensinem coisas práticas, ex: o valor da moeda no tempo, fuidos e seu estado dentro de sistema como "pq um caminhão parou as 4:00hrs no inverno e como descongelar o combustível". As universidades públicas nos ultimos 10anos vem mudando currículo de licenciatura e piorado e seleção da pós mais exigente.
    Matemática, física, quimica e biologia são areas que faltam prof e vão piorar, em especial, as duas primeiras.
    No integral, lecionava várias disciplinas as quais sem eu ter interesse, ex; práticas laboratoriais sem nenhum custo do colégio
    Lecionar em um colégio é diferente do outros, turmas e colégios são singulares e pedagogod fazem um inferno na vida de prof

    • @thaiany.dalvechio
      @thaiany.dalvechio  Před 2 měsíci

      Essa área exige muito organização e yma boa gestão, né?! Fica difícil quando não temos isso...

  • @josedivinodossantos1634
    @josedivinodossantos1634 Před 2 měsíci +1

    Os burocratas da EDUCAÇÃO tomaram conta... A destruição era certa😮😮😮

  • @emexduzentos
    @emexduzentos Před 2 měsíci +1

    Se a fórmula do bolo estiver errada vai batumar! Repetir os erros do passado não resolve os problemas do presente.

  • @clodoaldooliveira_FISICO
    @clodoaldooliveira_FISICO Před 2 měsíci

    ...Entrei na minha primeira graduação em licenciatura em 2.000, naquela época pra cada vaga nos cursos de licenciaturas haviam em média 6 concorrentes...Hoje em dia mesmo com um monte de faculdades/universidades não exigirem vestibular, ainda assim pra cada interessado tem várias vagas sobrando nos cursos de licenciaturas...Inclusive, cada vez mais cursos de licenciaturas estão sendo fechados por falta de interessados na profissão de professor no Brasil e com toda razão, pois infelizmente não é qualquer pessoa que aguenta carregar nas costas a profissão de professor no Brasil...
    👁️👁️🧀☕

  • @formigueiro7191
    @formigueiro7191 Před 2 měsíci +1

    Pedagogos estão melhores?! Fala sério! São os piores.

  • @ericafranca944
    @ericafranca944 Před 2 měsíci +1

    Eu sou estagiária em pedagogia,queria saber se tem alguma lei que defende o professor?

  • @alessandrasoaresdossantosf6112
    @alessandrasoaresdossantosf6112 Před 3 měsíci +2

    Paga mal e não é reconhecido.