Pasta Bordalesa para Feridas em Troncos e Plantas com Sergio Semerdjian

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 07. 2020
  • Siga e se inscreva no canal Oficial do Sergio Semerdjian
    / @brfanaticosporparreir...
    São Paulo é uma cidade reconhecida por sua multiplicidade étnica e cultural. Japoneses, portugueses, italianos e descendentes de diversos outros países, principalmente da Europa e da Ásia, ajudaram a construir a identidade da maior cidade do Brasil. Por vezes, vemos essas histórias contadas em livros, filmes e exposições. No entanto, a comunidade armênia é uma das que não ganham esse destaque.
    Registrar memória do povo armênio e narrar a vinda desses imigrantes ao Brasil foi o que levou a historiadora Sonia Maria de Freitas a mergulhar em um longo trabalho de pesquisa e produzir a obra ‘Presença Armênia em São Paulo: imigração, negócios, identidade, religião e interação social’, 11º livro publicado pela autora.
    Ao longo de 236 páginas da publicação, o leitor encontrará depoimentos de descendentes armênios, centenas de fotos e documentos que relatam a chegada dos primeiros grupos de imigrantes em São Paulo, no início do século XX, na esperança de encontrar no Brasil uma oportunidade para recomeçar a vida. Nessa época, muitos armênios deixaram o país após o genocídio que matou mais de 1,5 milhão de pessoas entre 1915 e 1923.
    A autora destaca este fato como um dos motivos que despertaram sua atenção para o povo armênio. “No ano 2000, no Museu da Imigração de São Paulo, tive contato com alguns sobreviventes do genocídio e a oportunidade de perceber essa força do povo armênio, que tem uma trajetória admirável de muita luta, trabalho e fé”, destaca a escritora.
    O livro foi escrito a partir de vasta pesquisa em arquivos públicos e privados, entrevistas com armênios que vieram refugiados ao Brasil e também com seus descendentes, que mantiveram viva a cultura do país, incluindo as tradições religiosas, a língua, os costumes familiares e a culinária armênia.
    Outro ponto de destaque da obra é o registro da trajetória que esse povo percorreu no último século, como a importância do bairro Presidente Altino, em Osasco, para a instalação da comunidade armênia na região e a sua participação no setor de calçados, que foi uma das principais fontes de renda de grande parte dos imigrantes, que chegaram ao país sem recursos financeiros.
    “A pesquisa está muito bem documentada, inclusive com informações inéditas e com uma importante participação das famílias armênias, que foram personagens principais desta linda história que merece ser contada”, finaliza a autora.
    Famílias armênias ajudaram na realização deste projeto
    Desde o início da pesquisa até a publicação do livro passaram-se quase duas décadas. Sonia Freitas relata que durante esse tempo teve muito apoio de algumas famílias armênias, e não apenas nas entrevistas orais e por abrirem a porta de suas casas e compartilharem fotos, documentos e histórias, mas também financeiramente para cobrir os custos que envolvem a produção de um livro como este.
    O empresário Sérgio Semerdjian, que é filho de armênios, foi o responsável pelo convite para que Sonia reunisse suas pesquisas e transformasse o que inicialmente era uma tese de doutorado em livro. Entusiasta de sua cultura, o descendente patrocinou a curadoria do livro e outros custos que oportunizaram sua publicação.
    Além da família de Sérgio, outras famílias armênias também colaboraram com a autora na coleta de dados e nos depoimentos, entre elas as famílias: Manissadjian, Rizkallah, kurdjian, Markossian, Burbulhan, Pamboukian, Kahvegian, Cumrian e Dichtchekenian.
    Lançamento e vendas
    A obra já tem dia e hora para ser lançada e contará com uma celebração especial. No dia 2 de novembro, das 15 às 19h00, será realizado o lançamento do livro no Clube Armênio, Rua Professor Ascendino Reis, 1450, Vila Clementino, em São Paulo.
    O livro estará à venda no próprio Clube e em outras entidades da comunidade Armênia em São Paulo, além de ser comercializado pela internet.
    Sonia Maria de Freitas é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atuou como pesquisadora e curadora no Museu da Imagem e do Som e no Museu da Imigração, em São Paulo. Há 25 anos, dedica-se ao tema dos imigrantes que se instalaram em São Paulo, sobretudo os portugueses.
    Ao longo de sua carreira, publicou onze livros, muitos deles com a temática da imigração na cidade de São Paulo, entre eles a obra Presença portuguesa em São Paulo (Imprensa Oficial, 2006). Graças ao seu empenho em estudar e retratar a história de emigração dessas pessoas, foi agraciada com diversos prêmios e homenagens, entre eles homenagens da Câmara Municipal de São Paulo pela realização da exposição Memórias da imigração espanhola (1998) e pelos relevantes serviços prestados à comunidade portuguesa (2010), além do 30º Prêmio Clio de História, da Academia Paulistana de História, pela obra Presença Portuguesa em São Paulo (2007) e Prêmio Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil pela obra O café e a imigração (2004).

Komentáře • 70

  • @marcioniciaki3437
    @marcioniciaki3437 Před 4 lety +3

    Eu também já estou fazendo isso já uns 3 anos depois que comecei a passar a pasta bordalesa parou de dar doenças nos meus citrus.

  • @joserobertosantos9424
    @joserobertosantos9424 Před 4 lety +1

    Muito bom sempre aprendendo mais com o Sr Sérgio.

  •  Před 4 lety +1

    É muita informação pra um vídeo só 👏👏👏👏👏

  • @antoniocarlosdosreis5502

    Parabéns

  • @lorenzorougier9606
    @lorenzorougier9606 Před 3 lety

    muy interesantes los videos de sergio aprendi mucho gracias sergio un saludo desde Argentina

  • @antonioromacildogdebitenco8460

    Tu tem sido meu professor.Sr Sérgio parabéns.mr .em Caçapava do sul Rs.

  • @mariahelenasoaresbassan5414

    Parabéns pelas aulas, o seu conhecimento está me ajudando. Comecei em julho as podas radicais e quero terminar até agosto. Antes usava facão, agora só com Serra e depois pincele com tinta látex, por coincidência é azul. E estou adubando conforme as explicações, muito obrigada. 🙏🏻

  • @antonioromacildogdebitenco8460

    Des de junho de 2019 sou apaixonado por frutíferas.a 54 anos atrás meu pai cultivava mil pés de parreira eu puxava os baraços.com uns 10 anos de idade.abraço. amigo.me responde este comentário.

  • @vivianalima1497
    @vivianalima1497 Před 2 lety +1

    Ola, estou confusa ,minha dúvida e quanto as proporções para fazer a pasta bordalesa, pra pincelar troncos, neste vídeo o Sérgio receitou 100g cobre 100 de cal e 2lts d'água. Em outro vídeo ele receitou 20 g cal 60g de cobre e 3 lts d'água . As medidas devem ser igual para as duas substâncias ou sempre mais cobre do que de cal??

  • @claudiomar203
    @claudiomar203 Před 3 lety

    Excelente vídeo como sempre ,Carlos vc sabe me informar qual o nome desse arbusto verde com flores ou frutos vermelhos que aparece atrás do Sérgio no vídeo?

  • @juscelinopompeu3148
    @juscelinopompeu3148 Před 2 lety

    Boa noite Sr. Sérgio excelente aula, gostaria de saber se posso usar a calda e a pasta em mudas novinhas com um mês de plantada de árvore frutíferas, um abraço e q Deus continue te abençoando.

  • @juscelinopompeu3148
    @juscelinopompeu3148 Před 2 lety

    Gostaria de saber se é preciso medir o p h da pasta bordalesa. Um abraço a todos do canal.

  • @claudiarangel6625
    @claudiarangel6625 Před 4 lety +1

    por favor, pode fazer a calda bordalesa com calcário ao invés do cal?

  • @edsoncandidodemoura393

    Ola Boa tarde amigo eu queria saber se posso usar o funjisida recope no lugar do sufato de cobre ou nao ass edson moura de ALVORADA DO Oeste Rondônia

  • @msj6946
    @msj6946 Před 3 lety

    Oi! Essa medida não precisa testar o ph?

  • @joaoagnaldo6141
    @joaoagnaldo6141 Před rokem

    Ola, pode ser tinta de parede, tinta acrilica?

  • @madalenaalbuquerque6920

    Posso armazenar essa pasta bordalesa por quanto tempo?

  • @rosangelaalmeida9701
    @rosangelaalmeida9701 Před 3 lety

    Eu posso usa calda bordalesa na rosa do deserto

  • @luciene8372
    @luciene8372 Před 4 lety +2

    Eu quero sabes está na hora de podar a Parreira em Minas Gerais?

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety +1

      É região serrana?

    • @luciene8372
      @luciene8372 Před 4 lety

      Eder Souza ,não. Triângulo mineiro. Alto Paranaiba.

    • @luciene8372
      @luciene8372 Před 4 lety

      Eder Souza , É Isabel. Não perdeu as folhas até hoje. Aqui faz frio mais a tardinha e a noite . O sol é quente.

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Me responda alguns questionamentos: na sua região ocorre geadas? Quando as uvas produzem normalmente na sua região? Agora é período de seca nessa região? Nos outros anos a tua parreira ficou com folhas nessa época ou havia caído? Tu fez tratamentos com calda bordalesa nos meses anteriores na tua parreira? ESSAS PERGUNTAS VÃO TRAZER CLAREZA PRA PODER TE ORIENTAR. FICO NO AGUARDO.

  • @edsonhenrique6706
    @edsonhenrique6706 Před 2 lety

    Esta pasta bordalesa também precisa medir o PH?

  • @gladislocatelli8783
    @gladislocatelli8783 Před rokem

    Não entendi direito. Ele falou que dá banho todo mês nos troncos. É com essa pasta ?

  • @wanderleys.9448
    @wanderleys.9448 Před 4 lety +1

    Boa noite!
    Envia a receita deste produto.
    Aqui no meu terreno tem um pomar e horta.
    Agradeço desde já.
    👍

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Veja no Canal Viticultura Sérgio Semerdjian na playlist calda bordalesa. Lá tem todos os vídeos de como fazer.

    • @prasempre2805
      @prasempre2805 Před 4 lety +2

      Olá.
      PASTA BORDALESA: 50gr de Sulfato de Cobre e 50gr de Cal para 1 Litro de água. (Não fica tão consistente, mas caso queira mais pastoso aumenta a quantidade de sulfato de cobre e de cal, mas mantendo a mesma quantidade de água. O importante é passar. Depois vc vai verificando a consistência que vc acha melhor).
      Lembrando que isso se passa SOMENTE no tronco e nos galhos.

    • @grasielafrare6497
      @grasielafrare6497 Před 3 lety

      @@prasempre2805 Boa noite, se uma raiz foi cortada com a serra, não poderia passar calda bordalesa?

    • @prasempre2805
      @prasempre2805 Před 3 lety

      @@grasielafrare6497 , boa noite. Pode também.

  • @zecolmeiadaresenha
    @zecolmeiadaresenha Před 4 lety

    Edevaldo apicultor ✌️✌️👍👍👍

  • @gladislocatelli8783
    @gladislocatelli8783 Před rokem

    Lava o tronco com essa pasta bordalesa?

  • @niltoncesardacruzmoraes4988

    A minha ficou mais consistente tem problema?????

  • @monikaschnabel589
    @monikaschnabel589 Před 4 lety +1

    Sergio SOCORROOO
    Moro em Candói PR, meu pessegueiro nascido de semente , ano passado pela primeira vez, carregou super de pêssego alaranjado, mas depois de um tempo... acabou tudo...em uma semana pretejou todos os frutos e as pontas dos galhos e folhas, enrrugou e ficou negro, praticamente da noite pro dia . Como curar Meu pessegueiro doente?? Uso essa calda?

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety +1

      Usa a calda bordalesa. Veja no Canal Viticultura Sérgio Semerdjian tem a playlist de CALDA BORDALESA. Assista como fazer ou se não tiver a prática compre calda bordalesa Dimmi. Ela ajuda também... mas é melhor tu preparar a própria calda como ensina lá.

  • @rocanossaamadaterra7746

    Ola Sr Sergio,o sulfato de cobre fica velho??

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Ele separado no pacote no máximo fica empedrado. Mas pode usar tranquilamente. Mas quando mistura com calma virgem tem que aplicar no dia com pulverizador senão ela se torna ácida com o passar das horas e tu pode queimar as folhas e brotos das tuas frutíferas. Veja no Canal Viticultura Sérgio Semerdjian na playlist calda bordalesa que tem vários vídeos explicando como fazer e tirando dúvidas.

  • @andreluis537
    @andreluis537 Před 4 lety

    na 1a poda do limoeiro, a de formação, foi feito a 1 metro, já sau 3 brotos, Quero reiniciar mais baixo a arvore, posso cortar novamente ?

  • @bethbeth477
    @bethbeth477 Před 4 lety

    No caso de pasta bordalesa para passar nos troncos há a necessidade do pH ficar em torno de 7 também?

    • @prasempre2805
      @prasempre2805 Před 4 lety +2

      Olá. Não precisa medir ph, pois não se passa nas folhas...

  • @sirleiveiga6329
    @sirleiveiga6329 Před 4 lety

    O pé de pêssego está com flores....não posso podar...estamos em julho sou de Cascavel pr

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety +1

      Pode podar sim. Como os pessegueiros estão florindo mais cedo por causa do clima vais ter que podar com a floração aberta. O mesmo aconteceu comigo aqui no Rio Grande do Sul.

  • @solangeromanini2023
    @solangeromanini2023 Před 4 lety +1

    O que fazer para acabar com percevejos

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Experimenta óleo de neem. É um repelente natural. Aplique conforme orientação na embalagem.

    • @solangeromanini2023
      @solangeromanini2023 Před 4 lety

      @@edersouza3714 muito obrigada

  • @churrascofacil2227
    @churrascofacil2227 Před 4 lety +1

    Ele disse que passa a pasta por 2 ou três dias,
    Ele usa a mesma pasta ou faz outra?

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety +1

      Faz outra. Aquela quantia que ele falou não rende tanto pra quantia de árvores que ele possui no sitio

  • @Alexandre_Stupp
    @Alexandre_Stupp Před 4 lety

    Eu posso usar esmalte sintético de secagem rápida? Para cobrir as feridas da poda?

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety +1

      Desde que seja a base de água. Com esmalte a base de solvente tu vais causar estrago na planta. Mas não precisa gastar com tinta esmalte que é mais caro. Faça com acrílica ou a pasta bordalesa quebtem o mesmo efeito... A não ser que tu tenhas sobra de esmalte que seja a base de água e nunca de solvente ou aguarras

    • @prasempre2805
      @prasempre2805 Před 4 lety +1

      Olá. Com o tempo vc perceberá que aplicar a pasta bordalesa contribui também pra evitar doenças (algo que a tinta não combate...)

    • @Alexandre_Stupp
      @Alexandre_Stupp Před 4 lety

      @@prasempre2805 Olá. Sim eu sei disso mas minha cidade e pequena e não estou encontrando o sulfato de cobre.

    • @prasempre2805
      @prasempre2805 Před 4 lety

      @@Alexandre_Stupp outra opção de tinta:
      czcams.com/video/Xh_Qf_aXvS8/video.html

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Compre pela Internet. No mercado livre você acha isso tudo sem problemas. Claro que vai ter o custo de frete, mas se pegar uma encomenda de certo valor às vezes o frete fica grátis.

  • @ricieriotoni1898
    @ricieriotoni1898 Před 4 lety +1

    Seu Sérgio maçã a 80 metros de altitude pode produzir?

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety +2

      Depende a variedade. Gala e Fujo nem pensar. Essas somente pra mais de mil metros de altitude. Tenta a Eva ou Julieta que são de altitudes mais baixas. E também tem que ver a região do país que tu mora pois a maçã é de clima subtropical... apesar de experimentos no Nordeste em fase de testes.

    • @mariaauxiliadora7234
      @mariaauxiliadora7234 Před 4 lety

      Vejo alguns vídeos sobre parreiras
      Pra mim que não sei nada sobre
      Tenho um quintal grande como devo cultivar um pé de uva
      Vejo vídeo que tem que ficar coberto muita dúvidas

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      @@mariaauxiliadora7234 veja no Canal Viticultura Sérgio Semerdjian na playlist videiras. Ali tem uma infinidade de vídeos sobre parreiras. Vai ser de muita valia pra você.

  • @solmma
    @solmma Před 4 lety

    Ensina a fazer a calda de enxofre?

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Tem um video dele mostrando como fazer o enxofre. Mas é bem simples. Compre um pacote de enxofre que pode ser o Dimmi mais fácil de achar ou kumulus. Para cada 01litro de água você dilui 03 GRAMAS de enxofre. O pacote de Dimmi vem 30 gramas que você dilui em 10 litros de água. Dependendo da quantidade de frutíferas que tu tens já é o suficiente. Mas se tens muitos pés e eles são de grande volume talvez precise de mais de um pacote de Dimmi ou de maior porção de enxofre...

    • @mariahelenasoaresbassan5414
      @mariahelenasoaresbassan5414 Před 3 lety

      @@edersouza3714 qual a função do enxofre?

  • @jojopretinha1597
    @jojopretinha1597 Před 4 lety

    Aonde eu compra calda BORDALESA?

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Pronta da Dimmi em casas agropecuárias. Se quiser fazer a calda com sulfato de cobre e cal virgem você encontra ali também. Mas antes de fazer veja os vídeos no canal dele Viticultura Sérgio Semerdjian. Lá tem a playlist Calda Bordalesa com todos os vídeos explicando e mostrando como fazer. Boa sorte.

  • @rafaelsantuches3598
    @rafaelsantuches3598 Před 4 lety

    Com essa medida não precisa ver pH?

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Pra pasta bordalesa não. Tu vai aplicar no tronco que é mais resistente do que uma folha. E um pouco de acidez se torna um antisseptico contra fungos e doenças.

  • @rosangelaalmeida9701
    @rosangelaalmeida9701 Před 3 lety

    Quero pulverizar rosa do deserto.

  • @niltoncesardacruzmoraes4988

    A minha ficou mais consistente tem problema?????

    • @prasempre2805
      @prasempre2805 Před 4 lety

      Olá. Nao tem problema. Mas nao passe nas folhas.

    • @edersouza3714
      @edersouza3714 Před 4 lety

      Não. Pode aplicar tranquilamente.

    • @angelicasuguiyama6388
      @angelicasuguiyama6388 Před 4 lety

      @@edersouza3714 Olá sou de Londrina no PR, comecei a plantar meu pomar agora com mudas de citros, pessego, manga e goiaba como devo começar a podar e ja posso passar a calda ou oleo de neem?