O genocídio 'esquecido' da Alemanha na Namíbia, reconhecido após mais de um século

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 26. 10. 2021
  • Entre 1904 e 1908, a região onde hoje fica a Namíbia, no Sudoeste da África, foi palco de um genocídio. O então Império Alemão exterminou os povos Herero e Nama naquele local.
    Motivados por uma ideologia racial, os alemães chegaram a utilizar campos de concentração - uma tecnologia de extermínio que ficaria famosa década depois, durante o Holocausto.
    Em maio de 2021, após mais de 100 anos, a Alemanha reconheceu finalmente as atrocidades que cometeu na ocupação colonial da Namíbia.
    Mas será que isso é suficiente?
    Entenda, neste vídeo, o extermínio que ocorreu na Namíbia no início do século 20 e por que ele pode ser considerado uma semente do Holocausto.
    Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese
    #BBCNewsBrasil #Namíbia #Alemanha

Komentáře • 1,7K

  • @pixelan2239
    @pixelan2239 Před 2 lety +900

    Eu descobri sobre esse genocídio a uns anos atrás, devia ter meus 15 anos se não me engano, e fiquei chocado. Na época, eu jogava um jogo de navegador chamado "supremancy 1914" onde todos os países e territórios coloniais da época da grande guerra eram jogáveis, e certa vez escolhi a namíbia e fiquei curioso sobre a ocupação alemã do território. No início eu estava fascinado, até aquele ponto eu era muito idiota e acreditava que a colonização não devia ser tão ruim (como eu disse, muito idiota), mas ao descobrir sobre o genocídio eu fiquei enojado, fiquei ainda mais chocado por nunca ter ouvido falar de algo tão trágico na minha escola ou na mídia popular. Já sabia sobre o holocausto, já sabia sobre os povos da américa, mas pouco sobre os meus pares africanos. Ao perguntar sobre o caso a minha professora de história, ela ficou tão chocado quanto eu. O sofrimento dos povos africanos, é irrelevante ao mundo, você nunca vai ver isso na tv, filmes ou series, preferem achar que não aconteceu.

    • @pedromendesrbd
      @pedromendesrbd Před 2 lety +41

      na verdade, tem sim um filme muito famoso sobre o genocídio de ruanda, e a mídia ocidental fala bastante do assunto (não a brasileira que eu saiba). inclusive sempre dá o maior bafafá porque a frança é acusada de ter financiado os houtus, tendo o macron reconhecido isso há pouco tempo.

    • @pixelan2239
      @pixelan2239 Před 2 lety +100

      @@pedromendesrbd Ruanda reve uma repercussão maior por que existem muitos interesses na região, mas você não vê o caso aparecendo ma mídia na mesma proporção so holocausto por exemplo.
      O Congo de leopoldo
      A Namíbia alemã
      A africa como um todo, tudo que se vê sobre as atrocidades cometidas é raso, só pra dizer que não falaram.

    • @marliribeirowiechersserrao3380
      @marliribeirowiechersserrao3380 Před 2 lety +18

      @@pedromendesrbd De vez em quando eu ouvia, ou lia, apenas isto: o genocídio de Ruanda. Era tratado “en passant”. E como eu não ia me aprofundar acreditava tratar-se de algo “recente”, em meio às turbulências que aconteciam no Continente Africano.

    • @marliribeirowiechersserrao3380
      @marliribeirowiechersserrao3380 Před 2 lety +31

      @@pixelan2239 Considero que há visibilidade sobre o holocausto - e nem cabe “maior visibilidade - porque os judeus do mundo todo se uniram. Muito do que acontece precisa de financiamento para ser divulgado. E aqui eu conto algo curioso. No meu tempo de estudante tive um professor - uma figura empertigada, que usava gravata borboleta que muitos não devem saber do que se trata - que no primeiro dia de aula mandou que abríssemos o livro de Geografia no final porque ele ia começar pela África. Disse que nunca dava para ver todo o livro, a matéria, e saíam todos das escolas só conhecendo sobre os continentes americano e europeu. Detalhe: não era professor negro, ao contrário do que se possa pensar. Mas livro de Geografia não aborda questão de extermínio dos povos. Com muita sorte, os de História. Mas obrigada assim mesmo, professor Geraldo!

    • @t.almeida681
      @t.almeida681 Před 2 lety +11

      Não ouviu sobre imperialismo? É isso!

  • @alaissantos1880
    @alaissantos1880 Před 2 lety +765

    Achei a frase do historiador muito forte... " o que nazismo fez foi levar para a Europa o que se praticava há muito tempo na África. ".

  • @Santiago88S2
    @Santiago88S2 Před 2 lety +715

    Eu não fazia ideia de que isso tinha acontecido. Que horrível.

  • @stefanusbernardes3294
    @stefanusbernardes3294 Před 2 lety +302

    O povo alemão demorou demais a reconhecer o genocídio da Namíbia. Como se isso também fizesse alguma diferença. Excelente documentário.

    • @joaocarlosc.barros621
      @joaocarlosc.barros621 Před 2 lety +12

      pior seria se n fizesse. Durante a ocupação japonesa na coréia, muitas mulheres foram feitas de escravas sexuais, as chamadas "mulheres de conforto", e muitas dessas mulheres se recusam a aceitar dinheiro como forma de compensar a monstruosidade q elas sofreram e apenas buscam um pedido sincero de desculpas do governo japonês e q reconheçam oq aconteceu. Qualquer coisa menor q seja, mas q dê algum conforto no coração dessas pessoas deve ser feito.

    • @pedromendesrbd
      @pedromendesrbd Před 2 lety +13

      agora pode fazer toda a diferença se o dinheiro da reparação que eles tão destinando for bem empregado

    • @makeudance8974
      @makeudance8974 Před 2 lety +2

      @@joaocarlosc.barros621 Não, de acordo com alguns sites, foi o tribunal sul-coreano que condenou o Japão a indenizar as 12 vitimas.

    • @budi5917
      @budi5917 Před 2 lety +2

      O POVO? Irmão, algum presidente da República da espada pode ter enviado tropas pra matar centenas de pessoas no nordeste/norte em 1900 e pouco e certamente nunca saberemos

    • @jhonnyd3505
      @jhonnyd3505 Před 2 lety +7

      @@budi5917 AS ditaduras no Brasil, não foram tão brutais como as guerras e colonialismo dos Europeus...

  • @sigma7180
    @sigma7180 Před 2 lety +121

    Toda desgraça começa quando um ser humano se acha superior ao outro. Só vem as diferenças, mas não vêem o igual valor e dignidade que todos temos

    • @tpituca1027
      @tpituca1027 Před 2 lety +4

      Sempre tem alguma conquista envolvida e a necessidade de mão de obra gratuita. Ideologia é só um instrumento (e q depois vira uma espécie de vdd que mata o espírito humano)

    • @Armand358
      @Armand358 Před 2 lety +1

      Somos animais, na natureza, o mais forte se impõe ao mais fraco.

    • @alineesmero6646
      @alineesmero6646 Před 2 lety +6

      É por isso que Deus não aprova o soberbo e ao arrogante. Essas pessoas vão se lascar por ser acharem melhores ao seus semelhantes. Ninguém é melhor do que ninguém.

    • @antonioluiz9409
      @antonioluiz9409 Před 2 lety +2

      @@tpituca1027 as ideologia só são fachadas o que manda são os interesses econômicos.

    • @desguisedtoast5656
      @desguisedtoast5656 Před 2 lety +2

      Entre os humanos existem reis e plebeus. Os rei usa os plebeus para fazer o que ele deseja, seja por meio de ética, moral, ou qualquer outro tipo de coisa que limite o pensamento de um humano. Apenas os que se desprenderam dessas amarras se tornam aptos para governar.

  • @BlindCenter
    @BlindCenter Před 2 lety +202

    Tenho deficiência visual total, e consigo comentar nos vídeos com auxílio da tecnologia. Fico muito feliz com o crescimento do seu canal, resultado do excelente conteúdo postado, ele é importante para mim e para muitas outras pessoas. Parabéns pelo excelente trabalho e dedicação. Motivado pelo gosto pela área da informática, eu criei com os meus amigos um canal com o objetivo de mostrar como os cegos utilizam o You tube e outras plataformas digitais.

    • @Liliane-ie2jf
      @Liliane-ie2jf Před 10 měsíci

      Que interessante! Parabéns pela iniciativa.

  • @raccoon2505
    @raccoon2505 Před 2 lety +349

    O problema que até hoje a Europa ainda financia golpes em várias partes da África, principalmente a França com sua Françafrique... Vibe o que aconteceu na Líbia, uma África unida e estável, seria o terror da estabilidade da rica e prospera Europa.
    E eu gostaria de um documentário sobre a Libéria, quando os negros libertos dos Estados Unidos voltaram ao continente e entraram em conflito com os indígenas da Libéria. E acabaram por seguir os mesmos moldes coloniais que os Europeus.

    • @ajaxmaiordomundo7955
      @ajaxmaiordomundo7955 Před 2 lety +16

      Sempre gostei da história da Libéria, realmente seria bem interessante um documentário sobre

    • @kabideligames
      @kabideligames Před 2 lety +15

      E vc financia trabalho escravo e nem liga pra isso, ou você vai deixar de usar seu celular? Kkkk hipocrisia

    • @juniordasilva910
      @juniordasilva910 Před 2 lety +13

      So falam mal dos nazistas kk , a inglaterra sempre escravizou a africa , estados unidos ,

    • @SpartacusJusticanaoexistenesse
      @SpartacusJusticanaoexistenesse Před 2 lety +17

      @@kabideligames hipócrisia é bandido defender governos que cometem crimes contra bilhões de pessoas, hipócrita canalha

    • @sempreotario6100
      @sempreotario6100 Před 2 lety +27

      @@kabideligames se se refere a China, o salário mínimo chinês é de 500 dólares e as condições de trabalho estão melhores que a brasileira. Basta pesquisar um pouco.

  • @programadorraro
    @programadorraro Před 2 lety +20

    Se sentir superior já te torna inferior.

  • @antonionunes6005
    @antonionunes6005 Před 2 lety +75

    A Conferência de Berlim de 1884/5 e a partilha de África por potências europeias foi dos acontecimentos mais funestos da história.
    Não esquecer o caso da Bélgica e do rei criminoso Leopoldo ll.

  • @silvaneyrubens4273
    @silvaneyrubens4273 Před 2 lety +241

    Um tapa na cara para quem olha pra Europa e seu desenvolvimento como um processo de mérito civilizatorio e não uma ação deliberada de espoliação e genocídio de outros povos!!

    • @martinsnuno7632
      @martinsnuno7632 Před 2 lety +13

      Sem os europeus VC falaria em que língua? ( Sem os europeus VC nem teria electricidade para carregar a bateria do seu celular, aliás nem teria celular) VC acabou de levar..."um tapa na cara"...

    • @giovannamaria5389
      @giovannamaria5389 Před 2 lety +36

      @@martinsnuno7632 pelo amor de deus só pq os europeus trouxeram sua industrialização para a américa não significa que devo bajulá-los e fechar os olhos para suas atrocidades

    • @Fernando-fk3vz
      @Fernando-fk3vz Před 2 lety +8

      Quando os portugueses chegaram ao brasil os teus antepassados tinham 20000 anos de atrazo.

    • @ronilsonalmeida6509
      @ronilsonalmeida6509 Před 2 lety +11

      @@Fernando-fk3vz
      mais no México a história é outra o ouro e a prata roubado dos maias , é equivalente a 50 anos de produção europeia !!!
      e o atraso e devido a geografia o clima , a maioria dos índios do Brasil morreram devido a falta de sal e vítima D 🤔

    • @martinsnuno7632
      @martinsnuno7632 Před 2 lety +5

      @@ronilsonalmeida6509 qual é a população( POVO/ETNIA) que NUNCA roubou nada a outra? Com o meu conhecimento a história humana é feita( INFELIZMENTE) através de conflitos entre povos diferentes e a paz ( relativa) só é alcansada quando um domina o outro...

  • @feralanna
    @feralanna Před 2 lety +171

    Sou professora de História e sempre faço a exibição dos vídeos da BBC. Excelentes!

    • @eduardoajala5675
      @eduardoajala5675 Před 2 lety +2

      Eu também!

    • @alessandroribeiro1102
      @alessandroribeiro1102 Před 2 lety +5

      Já mostrou sobre o genocídio cometido pelos comunistas?

    • @eduardoajala5675
      @eduardoajala5675 Před 2 lety +4

      @@alessandroribeiro1102Esse genocídio do vídeo mostra que o capitalismo e o imperialismo mataram muito mais pessoas culturas e modos de vidas, concorda?

    • @moluscodenovetentaculos1480
      @moluscodenovetentaculos1480 Před 2 lety +2

      Se um dia o arrependimento bater a sua porta, você poderá morrer de desgosto ao saber que teus alunos se tornarão potenciais militantes por causa disso.

    • @alessandroribeiro1102
      @alessandroribeiro1102 Před 2 lety +1

      @@eduardoajala5675 Não. Pelo jeito não te atingiu, não é mesmo?

  • @renan.csmaia
    @renan.csmaia Před 2 lety +80

    Massacre com 1000 mortos na África = notinha de jornal
    Atentado com 5 mortos em Paris = jornal inteiro

    • @antonioluiz9409
      @antonioluiz9409 Před 2 lety +1

      Né como ser um europeu e um americano valesse mais que um africano rapaz isso mim dá nojo

    • @anderson5440
      @anderson5440 Před 2 lety +2

      Afeganistão não teve notinha kkkkkk

    • @luisclaudiofontenelle5513
      @luisclaudiofontenelle5513 Před 2 lety +1

      @renatobhcity Estão acontecendo genocídios na A´frica (e na China, e....) no nosso tempo também. E a MÚDIA, digo, MÍDIA, continua *muda, mudinha*

    • @luisclaudiofontenelle5513
      @luisclaudiofontenelle5513 Před 2 lety

      @renatobhcity o que é índio kkk?

    • @helio3906
      @helio3906 Před 4 měsíci

      E o massacre de 47 mil brasileiros por homicídio por ano também não dá notícia nem aqui nem no exterior.

  • @MatterOfFactItsAllDark
    @MatterOfFactItsAllDark Před 2 lety +22

    Imaginar que muitos desses genocídios na África, ocorriam muito antes do século XIX e XX, é só ler a respeito das colonizações europeias na América, só de pensar, me causa um sentimento de ódio, de saber que nossa sociedade só se construiu graças à esse horror

  • @renatodacunhanunes7196
    @renatodacunhanunes7196 Před 2 lety +10

    Que matérias como essa sirvam de exemplo para uma reflexão por aqueles que repetem. 'se o Brasil fosse colonizado pela França; Pela Holanda; pela Inglaterra ou pela Alemanha seria bem melhor'.
    Escutei essa frase tantas vezes durante a minha vida que perdi ás contas.

  • @matizfineartsbureau
    @matizfineartsbureau Před 2 lety +83

    É crime hediondo e precisa ser urgentemente reparado! E com sanções priorizadas pelas próprias comunidades!

    • @ilovehistorasdeguerras4547
      @ilovehistorasdeguerras4547 Před 2 lety

      foi isso que fez a ideologia nazism... ir ao seu auge e pódio.

    • @calendariocalendula7158
      @calendariocalendula7158 Před 2 lety +6

      Durante a Era Merkel teve uma "política de reconciliação". Atualmente, eles vão pagar 1,1 bilhão de euros (em torno de 7 bilhões de reais). Esse dinheiro de indenização não foi dado por obrigação e sim como um dinheiro para visar a reconciliação, fazendo parte da política que eu falei acima, depois de um período grande de negociações. O dinheiro vai ser usado, principalmente, na infeaestrutura, reforma agrária, treinamento profissional e provisão de água. Também incluíram alguns programas estudantis de intercâmbio.
      Fora isso, o gov. alemão passou a chamar esse evento de genocídio, o que mostrou um reconhecimento (muito tardio) dos danos que a alemanha causou. E a Alemanha também evitou chamar isso de indenização para que outros países africanos que foram afetados por ela não venham pedir tais reparações. De qualquer forma, eu acho que é melhor que nada, visto que até hoje a Bélgica não toca na ferida do Congo.

    • @matizfineartsbureau
      @matizfineartsbureau Před 2 lety +1

      @@calendariocalendula7158 Se colocarmos na balança tudo que a Europa inteira, com seu extrativismo vegetal, mineral, animal e humano realizou de destruição "e ainda é impune"; podemos sempre considerar que é quase nada o que está sendo feito. Todos os países gastam muitos bilhões de euros para preservar as suas fronteiras e muitos bilhões ainda punindo quem ultrapassa essas mesmas medidas. É disto que estamos a considerar. Essa é a verdadeira abordagem que precisa largamente, levantada, questionada e criticada. As fronteiras politicas são ideológicas e mantidas com muitos recursos desperdiçados.
      Esse modelo foi aplicado em extermínio de minorias e o pior, aniquilou mais que 60% de uma etnia em seu território nativo. Quanto vale uma vida? Para se fazer contas, pensem nas proporções do que já é irreversível. Pedir desculpas é nada além do que obrigação. Nessa conta 1 bilhão não é suficiente. Não é absolutamente nada. A Europa faz do mundo não europeu uma verdadeira latrina de sua produção de lixo? 1 bilhão serve para que? Da nada é revertido do que ainda está errado. Os interesses são eurocentrados até para as políticas de recuperação. Não importa nacionalidade aqui. A comunidade europeia destruiu um continente e continua impune com políticas tímidas de recuperação. 1 bilhão para infraestrutura é pífio. Ridículo! Uma vergonha! econômica e social pelos impactos negativos gerados pelas suas políticas coloniais?????

    • @vitor8784
      @vitor8784 Před 2 lety +5

      Como você vai punir os responsáveis pelos crimes, se ele já estão mortos a muito tempo, não faz sentido puni os seus descendentes.

    • @matizfineartsbureau
      @matizfineartsbureau Před 2 lety

      @@vitor8784 Eu não sei se sua pergunta é fruto de uma pura ingenuidade (que apenas crianças possuem, a meu ver) ou uma sonsice cavalar. Daqui a menos de 50 anos não teremos comida para todos, inclusive para os seus descendentes. Se você não tiver o espólio das guerras acometidos pelos seus ancestrais ou, se não for um bilionário que vive de manter plataformas digitais que escravizam o mundo considerado subdesenvolvido e assim, poder decolar para outro planeta com seus bilhões abstratos em valor sem lastro, morrerá da mesma maneira que todos que sofreram ao ser vitimados pelas atrocidades da ideologia do poder e da visão eurocentrista. Eu não disse punir. Isso seria ilógico, apesar que os descendentes com uma visão extremista valorada pela ideologia ultraliberal está ainda produzindo pessoas muito bem servidas de sua zona de conforto requintada de sofisticação, exclusividade, requinte, temperadas de uma deficiência cognitiva complementar a todo esse privilégio. Eu disse apenas que com uma matemática muito simples, todos os problemas construídos historicamente pela comunidade européia e o que ainda é realizado de reversão com politicas de integração (indenização) não são proporcionalmente equivalente ao que já foi destruído e devastado. Se for inteligente saberá que uma revitalização do continente africano só deverá ser feito atualmente pelos países que historicamente devastaram, pois inacreditavelmente são os mais ricos. Incrível, não?. Por uma questão ecológica e ambiental, recuperar nações e continentes totalmente destruídos, além de ser o mais adequado, o mais justo é também o mais econômico no uso dos recursos. Além de ser uma iniciativa que protege com segurança a todos. Pois os recursos naturais são esgotáveis, mas os recursos humanos, enquanto houver pessoas preocupadas com qualquer significante de alteridades, potencialmente não! Conscientizar um povo sedentário de sua própria inconsciência é sempre muito mais caro e nada eficiente.

  • @ElijaneAlbuquerque
    @ElijaneAlbuquerque Před 2 lety +39

    Ainda tem tantas atrocidades que desconhecemos!

    • @sergiovieira9797
      @sergiovieira9797 Před 2 lety

      😥😥😔😔

    • @helio3906
      @helio3906 Před 4 měsíci

      Pesquise sobre o *Relatório Figueiredo* o tabu que o Brasil não quer saber que venha a tona.

  • @netho1001
    @netho1001 Před 2 lety +151

    É incrível como algums acontecimentos envolvendo a história de povos africanos é simplesmente esquecida, empurrada para debaixo do tapete dessas nações colonialistas. Essas histórias mostram como os povos brancos europeus, não muito surpreendentemente, estão sempre atrelados à essas práticas violenta de dominação. Mas fico feliz que, finalmente, o povo alemão tome conhecimento e assuma sua responsabilidade na parte que lhe cabe.

    • @MochileiroRabugento
      @MochileiroRabugento Před 2 lety +9

      simplesmente ou criminosamente esquecida né

    • @SuperCacazinho
      @SuperCacazinho Před 2 lety +27

      @Newwever Vemos aqui um indivíduo desprovido de respeito e capacidade cognitiva. Para você, superioridade é sair exterminando os povos por aí a troco de uns dinheiros derivados de colônias ? Então, de acordo com seu ponto de vista, eu prefiro ser mil vezes ser inferior, sem infernizar a vida de ninguém.

    • @ClerRose
      @ClerRose Před 2 lety +6

      @Newwever eh,,o mal vence sempre neh??????????

    • @juelvanhaekruder8274
      @juelvanhaekruder8274 Před 2 lety +11

      @Newwever, batuca faz parte da nossa cultura Africana e não foi feita para resolver problemas dos Europeus, amigos.
      Abraços a partir de Angola, provincia do Namibe.

    • @juelvanhaekruder8274
      @juelvanhaekruder8274 Před 2 lety +5

      @Newwever, sim, sou eu mesmo !
      Deves ter ficado por curiosdade pelo meu tom de pele.
      Sou Angolano, mas a minha mãe é Namibiana de ascendência Alemã e Holandesa(Boer).
      Sou mestiço.

  • @victorsydriao9695
    @victorsydriao9695 Před 2 lety +20

    Infelizmente esse tipo de coisa na humanidade aconteceu muitas vez, teve genocídio .
    A África foi extremamente sacrificada.
    Campos de concentração existiu em todos os lugares do mundo, até mesmo aqui no Brasil, no Ceará, onde retirantes das secas eram postos em chamados currais Governamentais.
    Importante conhecer a história para não permitir que atrocidades como essas continue, ainda que hoje isso choca a maioria, mas antigamente e nem um passado distante esse tipo de absurdo era comum.

  • @argemiroleite5633
    @argemiroleite5633 Před 2 lety +10

    Parabéns a toda equipe d BBC News Brazil por disseminar essas informações tão importante e esquecidas. 👏👏👏

  • @jhessicacomjh
    @jhessicacomjh Před 2 lety +6

    Eu estudei sobre o genocídio na Namíbia anos atrás na faculdade, quando ainda não havia sido como genocídio. Mais uma vez, conteúdo histórico e antropológico produzido pela BBC se mostra de grande importância e relevância. Obrigada!

  • @geraldopereira5005
    @geraldopereira5005 Před 2 lety +16

    Não há indenização que cobre este sofrimento...

  • @jesielsantosmus1c4
    @jesielsantosmus1c4 Před 2 lety +218

    Vcs são excelentes nessas matérias, mas não tenham receio em alongar mais os vídeos quando acharem necessário.
    Talvez fosse o caso de gravar uma versão podcast com os entrevistados para ter algo mais detalhado e que acrescente ao conteúdo do vídeo.
    Sei que muita gente não tem paciência para vídeos que passam de dez minutos, mas acreditem que também existem outros que gostam de algo com mais tempo.
    Continuem com esse belo trabalho!

    • @marliribeirowiechersserrao3380
      @marliribeirowiechersserrao3380 Před 2 lety +4

      Que acha de se aprofundar sobre os temas abordados pela BBC em mecanismos de busca, publicações escritas, dentro do seu interesse? Para mim, ouvir o que ouvi já foi ótimo. Um excelente resumo do fato. O resto é com cada um. Como vc mesmo diz, muitos não gostam de vídeos longos. Talvez não seja porque “não gostam” mas entendem que o papel da mídia na era tecnológica seja este mesmo. Não é para esgotar o assunto. E não difere dos outros tipos tradicionais.

    • @jesielsantosmus1c4
      @jesielsantosmus1c4 Před 2 lety +9

      @@marliribeirowiechersserrao3380 Não sei o que no meu comentário levou vc a pensar que eu não pesquiso em outras fontes, até pq eu disse que o vídeo poderia ser maior "quando acharem necessário".
      A minha sugestão de algo complementar (como um podcast com o especialista entrevistado) é, como o próprio nome já diz, apenas uma sugestão.

    • @mariaribeiro8931
      @mariaribeiro8931 Před 2 lety +2

      * Eu já havía lido um documentário na Faculd. !! É uma excelente idéia, falar mais sobre esse horror que explica muito " o hoje" !! Países da Àfrica nunca conseguem ter Paz...! Ter governo que pense nas pessoas, estão sempre em conflitos com guerrilhas Q maltratam o povo...deixam- nas às ruas com as " fraturas emocionais e extrurais expostas"!! A falta de Alimento, é a pior de todas as questões...incluindo a àgua e doenças sem controle Sanitário...as moradias são desumanas !! E está em curso AGORA,...UMA SEGREGAÇÃO DAS VACINAS RELACIONANDO À ÀFRICA ! UM APARTHEID ....!!😔 VAMO ACORDAR GENTE...E TENTAR ENVIAR algum tipo AJUDA HUMANITÁRIA, E JOGAR LUZ NESSE ASSUNTO NAS REDES SOCIAIS PARA TER VISIBILIDADE E ALCANSE...PARA MELHORAR A VIDA DE TODOS POR LÁ...!! Misericórdia...

    • @nathaliadmsilva
      @nathaliadmsilva Před 2 lety +2

      Essa é uma excelente sugestão, Jesiel!

    • @marliribeirowiechersserrao3380
      @marliribeirowiechersserrao3380 Před 2 lety

      @@jesielsantosmus1c4 Vc deu sugestão e eu expliquei que pra muitos, e para mim, está ótimo. Passou mesmo a ideia que queria tudo sem esforço. Como a maioria quer. Sim, quando o assunto interessa, pesquisa-se. A pesquisa levou-me à uma Árvore Genealógica de quase 3 mil pessoas! Até o ano 1300 de Portugal! Foi fascinante.

  • @Santiago88S2
    @Santiago88S2 Před 2 lety +65

    Tem vídeo sobre a "fome de 1843 em Bengala"? Se não tiver, por favor façam!

  • @claudecinolaureano3151
    @claudecinolaureano3151 Před 2 lety +73

    Espero que o genocídio dos indígenas no Brasil e Américas, também mereçam divulgação, já que a historiografia ocidental, foi produzida por genocidas europeus.

    • @analena6588
      @analena6588 Před 2 lety +8

      E pelos seus descendentes brancos que habita as Americas até hoje.

    • @samuelchristo2558
      @samuelchristo2558 Před 2 lety +7

      Nunca houve genocídio indígena Brasil, então pare banalizar essa palavra. Nos EUA e Canadá houve políticas de extermínio de indígenas, mas não na América Latina.

    • @andrericardos6554
      @andrericardos6554 Před 2 lety +1

      Isso ainda esta marcado em nossas histórias, sou de Belém do Pará e conheço mais as historias dos Portugueses que vieram e prosperaram aqui do que qual eram as etnias indígenas que viviam nessa area que hoje é Belém. Consegui ver algo no museu do Forte do Castelo(local onde muitos indioa foram mortos e ate ajudaram forçados a construir). Por isso, sou descendente desses povos que hj foram totalmente eliminadas, ou vivem em.pequenos povos na mata fechada de nossa Amazônia

    • @joggerkaminsky4642
      @joggerkaminsky4642 Před 4 měsíci

      Notei alguns comentários e até debates ideológicos desnecessários. A grande questão é que INFELIZMENTE, TODA a história da HUMANIDADE foi feita com usurpação, violência, sangue, aniquilação, conquista, dominação e possessão. Isso em milênios, e mais evidentemente em todos os últimos séculos. Inclusive entre tribos, povos e pequenos vilarejos, antes da chegada de alguma outra civilização ou povo mais preparado e mais violento em todos os cantos do globo terrestre a qualquer tempo. E hoje estamos aqui assistindo esse material fantástico e comentando em bom português, porque pelo bem e pelo mal somos frutos dessa grande história. No mais, FATOS assim devem ser esclarecidos e RECONHECIDOS OFICIALMENTE, e cabe a todos conhecer e reconhecer a história de fato, sem olhos ideológicos, sem "passar pano" e também sem demagogia ou vitimismo, pois SÓ A HISTÓRIA é capaz de ensinar e fazer com que as novas gerações de líderes e seus povos NÃO COMETAM e NÃO REPITAM desgraças e horrores do passado. Até porque, até agora.... ainda continuamos vendo atrocidades sendo cometidas sob justificativas absurdas e irreais. Como humanidade temos muito a conhecer e a aprender com a nossa própria história. Para quem sabe um dia, mesmo que utópico, a humanidade consiga se enxergar como uma unidade.

  • @Lucas-fs9kc
    @Lucas-fs9kc Před 2 lety +33

    Obrigado por lembrarem desse episódio tão esquecido na história. Uma sugestão pra um próximo vídeo: Colonização belga no Congo e o que Leopoldo II fez...

    • @geraldopereira5005
      @geraldopereira5005 Před 2 lety +5

      E lembrar que há menos de 100 anos a Índia, Paquistão e outros países eram colônias inglesas. O Haiti teve que pagar a França pela sua independência sob ameaça do povo ser exterminado.

    • @tpituca1027
      @tpituca1027 Před 2 lety +2

      Haiti tem uma história mto interessante .... mas muito controversa

  • @adrianomuendane1727
    @adrianomuendane1727 Před 2 lety +16

    Excelente matéria. Parabéns à equipa que torna possível a produção destas super aulas de história.

  • @geografesfluente6000
    @geografesfluente6000 Před 2 lety +5

    Os vídeos da BBC têm sido recurso didático inestimável nas minhas aulas do ensino básico! Obrigado e parabéns pelo excelente conteúdo 👏👏👏

  • @marcossouza2451
    @marcossouza2451 Před 2 lety +83

    Superioridade racial.......
    Se começar aparecer em você, esse sentimento.....você está deixando de ser humano, e se transformando em alguma outra coisa

    • @hepatus1
      @hepatus1 Před 2 lety +7

      Tipo a dos Tutsis sobre os Hutus em Ruanda? Supremacia racial não é a única causa, temo em dizer que boa parte dos massacres mundiais não foi motivada por motivos raciais, mas políticos e econômicos.

    • @italocezar
      @italocezar Před 2 lety +9

      @@hepatus1 Você está certo em uma coisa. A necessidade econômica de subjugar os africanos para enriquecer a Europa acabou, séculos depois, gerando teorias raciais para justificar o controle branco sobre os negros africanos... Lembre-se daquelas baboseiras de "filhos banidos de Cam" dos colonos portugueses para justificar a escravidão. É tudo muito triste!

    • @evalinacesarcassule5097
      @evalinacesarcassule5097 Před 2 lety +6

      @@italocezar "a necessidade econômica de subjugar os africanos para enriquecer a Europa acabou"... Das duas uma: ou és branco alienado ou és só alienado mesmo(para não te chamar de outra coisa...)🙄

    • @italocezar
      @italocezar Před 2 lety +2

      @@evalinacesarcassule5097 Não sei se sua discordância se dá pelo uso precipitado que fiz do termo "necessidade". Se for este o caso, peço retração. Do contrário, sinceramente não entendi seu comentário...

    • @joberto90005
      @joberto90005 Před 2 lety +2

      @@italocezar você acha isso bonito esses brancos azedos fazerem isso com os negros e aonde estava a Deus que não viu isso eu quando vejo branco discriminar negro fico mais com ódio de branco Na minha opinião se todos fosse de uma cor só não existiria o preconceito racial qual a palavra Oh Deus predestinador do universo

  • @marcosflavio
    @marcosflavio Před 2 lety +164

    nunca tinha ouvido falar dessa história antes, mas é como dizem, enquanto quem estiver morrendo é preto é demorado reconhecer erros, e... reparações então? basicamente não existe.

    • @Anonimous279
      @Anonimous279 Před 2 lety +14

      Ninguém se importa

    • @HernestoValente
      @HernestoValente Před 2 lety +7

      Até parece, olha o caso da Armênia e da Grécia nas mãos dos turcos.

    • @marcosflavio
      @marcosflavio Před 2 lety +6

      @@Anonimous279 Até se importam entretanto, fazem nada (na época), pra evitar.
      Hoje apressaram o reconhecimento, e destinam a "reparação" a um governo resultado da intervenção sangrenta a anos ignorada pela maioria dos livros.

    • @funcionariojudeudoyoutube7579
      @funcionariojudeudoyoutube7579 Před 2 lety +2

      Até hj ngm sabia que os brancos Do Japão Foram Escravos de português nas décadas de 1500+, pode ter certeza que o branco é o menos citado nisso.

    • @enzosantiagodasilvasantiag274
      @enzosantiagodasilvasantiag274 Před 2 lety +2

      Não existe reparações pra um genocídio .

  • @gfacademico
    @gfacademico Před 2 lety +7

    Esse é, sem dúvida, um dos melhores canais do CZcams. Muito útil e necessário. Parabéns pelo trabalho

  • @SecretarioEscolar
    @SecretarioEscolar Před 2 lety +12

    Certa vez, eu perguntei para um namibiano sobre esse incidente "primeiro campo de concentração no mundo". Ele disse que não aconteceu, talvez não tinha conhecimento da própria história.
    Agora, está existindo uma perseguição contra o povo bosquimano no deserto do Kalahari (Namíbia), perseguição entre africanos.

    • @cesarcesar1961
      @cesarcesar1961 Před 2 lety +3

      O pensamento tribal ainda é mt forte por lá. Irão se matar por muitas décadas ainda.

  • @franciscocarlos3179
    @franciscocarlos3179 Před 2 lety +110

    Passado da Alemanha é muito cruel e obscuro

    • @ronaldorodrigues1900
      @ronaldorodrigues1900 Před 2 lety +15

      @querocomercudeflamenguista
      Basicamente a humanidade toda tem.

    • @filipe2343
      @filipe2343 Před 2 lety +15

      @querocomercudeflamenguista Estudos científicos com crânios dos "inimigos", incluindo, talvez, mulheres e crianças? Muito peculiar...
      É lógico que os nazistas e os opressores mencionados na matéria não representam os alemães como um todo, mas é impossível ver o presente vídeo e não relacioná-lo com o que ocorreu no passado.

    • @hepatus1
      @hepatus1 Před 2 lety +4

      O passado de boa parte das nações modernas e povos antigos tem exemplos semelhantes , não só os alemães. Ruanda (Tutsis e Hutus), Uganda com Idi Amin Dada, Kmer Vermelho no Camboja.

    • @filipe2343
      @filipe2343 Před 2 lety +2

      @@hepatus1 Esses povos também fizeram ESTUDOS CIENTÍFICOS usando os "inimigos", talvez incluindo mulheres e crianças??? 👀

    • @zleo1211
      @zleo1211 Před 2 lety +5

      @@filipe2343 cara tem coisa muito pior q isso...
      china, Russia ( incluindo uniao sovietica ) mataram muito mais
      só pra tu ter noção teve uma revolta na china q matou a mesma quantidade de gente q a 2 guerra mundial

  • @mardenheraclio1744
    @mardenheraclio1744 Před 2 lety +5

    Muito obrigado pela partilha dessa história não conhecida e que nos faz refletir e se indignar com toda sorte de pobreza impingida a povos e nações.

  • @francielemaziero9650
    @francielemaziero9650 Před 2 lety +29

    A questão da terra não é um problema unicamente brasileiro. Todos os países subdesenvolvidos e pobres sofrem com isso. Triste história da humanidade.

    • @analena6588
      @analena6588 Před 2 lety

      Países ricos tambem. As pessoas nao conseguem mais pagar aluguel.

    • @AnaLucia-ri8pl
      @AnaLucia-ri8pl Před 10 měsíci

      Está enganado ó Brasil não tem istoria de terror como os africanos Aqui quem mandar É os brasileiros Aqui não é terra de ninguém isso é só me África

  • @ruiv2449
    @ruiv2449 Před 2 lety +18

    Período muito cruel!!!! 😨

  • @lu5999
    @lu5999 Před 2 lety +3

    Esse canal é extremamente NESCESSARIO!!!

    • @moluscodenovetentaculos1480
      @moluscodenovetentaculos1480 Před 2 lety

      ...Pra isso a BBC de Londres tá aí... pra espargir todo tipo de militância simpáticas
      ás ideias ditas ''progressistas''.

  • @gilbertobyrro6584
    @gilbertobyrro6584 Před 2 lety +13

    É bom retornar ao passado para reconhecer os erros. Espero em breve ver reportagens semelhantes sobre o Império Britânico.

  • @antoniojsmartins6604
    @antoniojsmartins6604 Před 2 lety +7

    Um verdadeiro terror!
    Como puderam cometer tamanhas atrocidades?
    Dinheiro nunca pagará o prejuízo e dor.
    😠😠

  • @alemajor1992
    @alemajor1992 Před rokem +2

    Essa repórter é a minha preferida, muito competente.

  • @alexsandroalexandrino5086

    Camilla Veras com certeza é uma das melhores repoteres da lingua portuguesa ♥

  • @miriambatista9194
    @miriambatista9194 Před 2 lety +6

    Camila, você é um espetáculo! Parabéns.

  • @matheussergio9496
    @matheussergio9496 Před 2 lety +8

    a colocação de Aimé Césaire é impactante e bem verdadeira. É estarrecedor o que muitas das nações colonialistas fizeram na África e esse fato da Namíbia mais especificamente foi de fato um holocausto. De fato não sei dos discursos e argumentos utilizados para a prática desses atos na Namíbia, mas a prática realmente foi de um genocídio, organização para o extermínio de uma raça. O que os judeus sofreram no holocausto foi deveras uma atrocidade imensa e injustificável, mas, ao que parece, o que muitos povos africanos sofreram nas mãos de algumas nações europeias é igualmente atroz e injustificável. A diferença é que estes, os africanos, continuam injustiçados e sem reparação histórica para o que sofreram.

  • @enilvafarah7443
    @enilvafarah7443 Před 2 lety +9

    Que triste! Qto esses povos africanos sofreram!

  • @marceloho1984
    @marceloho1984 Před 2 lety +12

    É... esse bilhão de euros em 30 anos é uma esmola perto do estrago feito.

  • @luizcarloswolfchemale6313
    @luizcarloswolfchemale6313 Před 2 lety +36

    Alguém que tira a vida de outro única e exclusivamente por diferenças culturais ou por diferença de cor da pele é muito cruel. Somos todos iguais, todos, inevitavelmente iremos para o mesmo lugar.

    • @charlesandrade5962
      @charlesandrade5962 Před 2 lety +7

      É perigoso dizer que somos todos iguais. Somos todos diferentes e está tudo bem ser diferente. Não precisamos apagar a diferença, a particularidade do outro, para valorizar a vida do outro. Precisamos enxergar que o outro pensa diferente, tem religião diferente, língua diferente, e está tudo bem. Não precisamos ser iguais para ter respeito mútuo.

    • @cesarricco5928
      @cesarricco5928 Před 2 lety +1

      Nao somos e jamais seremos iguais , as diferencas devem ser respeitadas e nunca utilizadas como maquina de opressao , como os brancos fazem com todos os povos nao brancos pelo mundo !

    • @danielpereiradossantos798
      @danielpereiradossantos798 Před 4 měsíci +1

      Mentira! Não somos iguais e nunca seremos.

  • @ingles.profteacher4985
    @ingles.profteacher4985 Před 2 lety +40

    O MEC é responsável pela educação no Brasil e como é um ministério que foi criado para manter a supremacia europeia no Brasil , sempre baniu este tipo de conhecimento.

    • @lu5999
      @lu5999 Před 2 lety +4

      Infelizmente, hoje tenho 20 anos e desde mais nova procurava pesquisar em outras fontes sobre algum assunto aleatório que me chamasse atenção, aprendi muito mais assim do que nos livros distribuídos pelo MEC. Inclusive peguei muitos conteúdos de diversos países e sempre traduzia.

    • @conobrevalencio8041
      @conobrevalencio8041 Před 2 lety +2

      pois é meu caro, uma pessoa que pensa, seja negro ou branco, gosta da forma como vem se desenvolvendo os ensinos do Brasil. não se trata de " manter a supremacia europeia no Brasil" se trata de formar uma geração que não pensa pra transformar o pais em um lugar comunista ou socialista.
      o que vc tem que entender é que o MEC serve pra criar burros mesmo, e queria eu que assuntos como esses, mas não somente como esses, onde tem a tendencia a levantar animos, contra brancos.
      A violencia só gera violencia. espero ter sido justo em meus comentários.

    • @marceloparaguai883
      @marceloparaguai883 Před 2 lety +2

      É exatamente isso aí cara, comentei isso acima e 1 cara achou estranho, mas porque ele só estudou nós livros escolares aq no Brasil,que são manipulados pra manter o povo ignorante,valeu pelo apoio👍👍👍👍🤙🤙🤙🤙✌️✌️✌️✌️✌️👌👌👌👌

    • @conobrevalencio8041
      @conobrevalencio8041 Před 2 lety

      @@marceloparaguai883 nada parça.

    • @bibiusantos7850
      @bibiusantos7850 Před 2 lety

      @@conobrevalencio8041 provavelmente e um minion mas talvez nao seja, seja so um babaca estupido que nem sabe o que e socialismo.

  • @felipefaustino6407
    @felipefaustino6407 Před 2 lety +1

    Como sempre a BBC fazendo videos de qualidade, parabéns a toda equipe

  • @eduardocajias5626
    @eduardocajias5626 Před 2 lety +1

    Já tinha visto videos sobre esse assunto. Alguns até bem mais compridos e abordando as diferenças raciais econômicas hoje em dia na Namíbia...
    Este vídeo de vocês... É ESPETACULAR!

  • @juelvanhaekruder8274
    @juelvanhaekruder8274 Před 2 lety +55

    Como Angolano/Namibiano confirmo esta história.
    Passado cruel, mas hoje em dia Brancos Namibianos, negros e mestiços Namibianos vivem em paz.

    • @tpituca1027
      @tpituca1027 Před 2 lety +4

      Vc tem fé na humanidade. Viu o q está acontecendo em Moçambique? Todos precisam fugir e já tem bastante campos de refugiados.

    • @ClerRose
      @ClerRose Před 2 lety +3

      @@tpituca1027 Terra eh o inferno de Dante,,lugar asqueroso,detestavel,,escuridao e sombras aqui

    • @tpituca1027
      @tpituca1027 Před 2 lety +2

      @@ClerRose só q eu moro na Terra! Pelo jeito, vc tbm. Podemos melhorar isso? Se n tiver amor, q seja por interesse mesmo, mas eu gostaria mto de melhorar a vida por aqui...

    • @sanfran1906
      @sanfran1906 Před 2 lety +6

      Os brancos ainda colhem os frutos dos crimes cometidos no passado. É só olhar quem é pobre e quem é rico na Namibia e Africa do Sul (e também no Brasil e América Latina em geral)

    • @juelvanhaekruder8274
      @juelvanhaekruder8274 Před 2 lety +6

      @@sanfran1906, sem querer defender os meus ancestrais por parte materna, mas cá em Angola maioria dos ricos são negros.
      Sobre o Brasil, evitarei dar qualquer opinião porque não conheço a realidade do vosso país.
      Abraços, amigo.

  • @BrendonBarbosa.TradingForex

    Essa ideia de superioridade é bem longa e antiga. Parabéns pelo vídeo!!!!

  • @marialuisamello6009
    @marialuisamello6009 Před 2 lety

    Parabéns Camila! Excelente exposição! Informações históricas q precisam ser comentadas e q tanto elucidam sobre genocídio. Obrigada.

  • @user-gi3pt2hp3n
    @user-gi3pt2hp3n Před 4 měsíci +1

    Sou de Angola, mas estudei na Namíbia, essa história é muito triste e revoltante.

  • @DrHugoPaivaTeixeiraJr
    @DrHugoPaivaTeixeiraJr Před 2 lety +3

    Parabéns!! Muito bom trabalho! Obrigado por todas as reportagens e informações que você trás para nós! Parabéns á BBC News pela iníciativa e reportagens. Realmente muito esclarecedor e importante!

  • @beybladepaulobastos
    @beybladepaulobastos Před 2 lety +4

    No seu romance mais conhecido, O Arco-Íris da Gravidade, Thomas Pynchon fala sobre os Herero e sobre esse genocídio. Vale a pena a leitura, livro maravilhoso.

  • @donizeticarvalho6576
    @donizeticarvalho6576 Před 2 lety +1

    Parabéns, BBC e como sempre, parabéns Camila.

  • @carlacristina1598
    @carlacristina1598 Před 2 lety +1

    Obrigada pelas informações.

  • @Betterissoon
    @Betterissoon Před 2 lety +18

    Que raiva!!! Deus dê aos meus ancestrais muita tranquilidade onde quer que estejam nesse momento.

  • @jeffmesquita8237
    @jeffmesquita8237 Před 2 lety +139

    E ainda tem gente que acha um absurdo que os descendentes de alemão e holandeses tenham "suas" terras desapropriadas. No Brasil o governo nunca facilitou o acesso dos EX escravos a terras, mas deu a imigrantes da Itália e da alemanha porções gigantescas, nem sempre basta querer, às vezes tem que ser pra ter.

    • @rubendario8119
      @rubendario8119 Před 2 lety +5

      👏👏👏👏👏👏

    • @alanlizardo4936
      @alanlizardo4936 Před 2 lety +17

      @Ricardo Cardoso Martins Pois é. É reparar uma injustiça cometendo outra. Retirar os que já estão nas terras ( descedentes) para colocar os antigos donos. Agora imagina ter que devolver toda a America,Oceania..... aos indigenas, por reparação histórica, por exemplo. O reconhecimento é bom para que isso não se torbe a repetir.

    • @galoso8984
      @galoso8984 Před 2 lety +5

      Meu Deus...🤦🏼‍♂️

    • @jeffmesquita8237
      @jeffmesquita8237 Před 2 lety +22

      @Ricardo Cardoso Martins É bobagem ou é a sua desinformação sobre a realidade social do país no final do século 19 até o meio do século 20? A história só pode ser escrita por quem sabe escrever, por isso, muito da nossa história só é contada quase que só por um lado, mas temos que olhar o passado para enxergar o futuro.

    • @wallacegabriel4610
      @wallacegabriel4610 Před 2 lety +4

      @Ricardo Cardoso Martins O que a África deve a Israel?

  • @MarcoVMBarbosa
    @MarcoVMBarbosa Před rokem

    Parabéns ao canal por levar conhecimento histórico em profundidade para todos.

  • @JandiraF
    @JandiraF Před rokem

    Conteúdo de alta qualidade. Obrigada.

  • @tania4991
    @tania4991 Před 2 lety +2

    Ótima abordagem. Mas poderiam abordar, também, o genocídio não reconhecido dos povos indígenas no Brasil e no mundo.

  • @Diego2609
    @Diego2609 Před 2 lety +20

    Antes tarde do que nunca, mas não há reparação que pague. Esperando a Bélgica assumir o genocídio no Congo.

    • @leonhardheiliger2605
      @leonhardheiliger2605 Před 2 lety +5

      No fim o Congo que vai ter que pagar a Bélgica, Namibia vai pagar para Alemanha, ex colonias da america latina e africa pagarão para seus colonizadores, para ter créditos de carbono, estrategia econômica e de poder(com a desculpa de evitar o aquecimento global) que os países desenvolvidos vão impor aos países subdesenvolvidos, para dificultar ainda mais a ascensão econômica destes países, garantindo assim, a perpetua soberania dos países desenvolvidos.

    • @Ghost-yk4zy
      @Ghost-yk4zy Před 2 lety +2

      Se a reperação é impagável, então não há sentido em dar um tostão aos lesados. Algo só pode ser pago se pode ser contabilizado

    • @Diego2609
      @Diego2609 Před 2 lety

      @@Ghost-yk4zy Sim, entendi o seu ponto de vista, mas vc não entendeu o meu, vc levou o verbo "pagar" ao pé da letra, quando não foi apenas isso que quis dizer. As colonizações causaram mortes, órfãos, traumas, misérias que perduram até hoje, deixaram as colônias às minguas, não dá pra usar um comentário de uma plataforma pra tecer tantos absurdos, mas aqui mesmo no CZcams têm ótimos vídeos sobre tais acontecimentos para se inteirar mais detalhadamente.

    • @Diego2609
      @Diego2609 Před 2 lety

      @@leonhardheiliger2605 Infelizmente é uma grande possibilidade. O mundo é injusto pra car41ho.

    • @jhonnyd3505
      @jhonnyd3505 Před 2 lety

      @@leonhardheiliger2605 A Europa tem que cair mesmo, já deu o que tiha que dar essa gente metida a importante....

  • @damfilho4232
    @damfilho4232 Před 11 měsíci

    Muito bom! Parabéns pelo trabalho.

  • @pedroaugustoaraujo
    @pedroaugustoaraujo Před rokem

    Parabéns pelo vídeo!! ❤ eu não sabia de nada disso!!

  • @phoque121
    @phoque121 Před 2 lety +25

    Isso me lembra a entrevista do Bolsonaro no Roda Viva, quando ele disse que "os portugueses nunca pisaram na África". Imagina o que seria o currículo de História Mundial nas escolas se isso dependesse só dele 🤷

    • @julianocamargo6674
      @julianocamargo6674 Před 2 lety +8

      O comércio de escravos era feito em parceria com os grandes impérios da África ocidental, Dahomey, Ashanti. Infelizmente a maior parte das pessoas não conhece absolutamente nada sobre a história africana e pensa que eles não tem história própria antes da colonização.

    • @MaosCriativasRc
      @MaosCriativasRc Před 2 lety +10

      Hahahahahahaha se dependesse dele, nem escolas teríamos

    • @Lucas-fs9kc
      @Lucas-fs9kc Před 2 lety

      @@julianocamargo6674 Parceria = Colabora ou eu te extermino (Aliás sejam exterminados mesmo colaborando basta ver o fim dos impérios que vc citou).

    • @pepeka1772
      @pepeka1772 Před 2 lety +3

      @@julianocamargo6674
      Sob o contexto de negros serem donos de outros negros, tal fato acontecia porque muitas guerras *TRIBAIS* aconteciam na África e os negros das tribos vencidas, eram feitos de escravos, da mesma forma que americanos capturados em combate no Vietnã, foram feitos de escravos e prestavam trabalhos forçados nos campos vietnamitas. Outro exemplo é o Estado Islâmico, que também fez muitos escravos, os quais eram combatentes ( nem todos ) vencidos nos fronts de batalha, assim como muitas mulheres também foram feitas de escravas sexuais. Quem iniciou o "conceito" de escravidão por etnia ( por dizerem que a etnia negra era inferior ) foram os europeus. Até a igreja católica fazia pouco caso da escravidão negra, dizendo que "tudo bem" os negros serem escravos, porque eles "não tinham alma".

    • @julianocamargo6674
      @julianocamargo6674 Před 2 lety +4

      @@Lucas-fs9kc Eles não foram coagidos a exportar escravos. Era essa a atividade econômica principal desses reinos. Ouro, escravos, marfim. Esse comércio é milenar na região e continua em escala menor até hoje. Escravos nigerianos na Líbia, empregadas etíopes e da Eritréia sendo vendidas nos classificados em países árabes.

  • @jujuvisnadi
    @jujuvisnadi Před 2 lety +4

    Namibia é um país muito legal de visitar. O safari em Etosha e acampar no deserto vermelho são incríveis. E é muito triste a história da exploração e massacre alemã!

  • @bibibibi6786
    @bibibibi6786 Před 2 lety

    BBC SEMPRE IMPECÁVEL!!

  • @tanisadan
    @tanisadan Před 2 lety

    Excelente o vídeo!!!

  • @aylanamaximo6996
    @aylanamaximo6996 Před 2 lety +6

    (Maranhão) Boa noite á todos!!!!

  • @daniloroque1375
    @daniloroque1375 Před 2 lety +14

    Até quando mãe África você vai sofrer?? Já passou da hora de acordar!

    • @laisf.fernandes9890
      @laisf.fernandes9890 Před 2 lety +3

      É eterna colonia. Igual ao Bozoquistão, toda Latino América e boa parte da Ásia.

    • @daniloroque1375
      @daniloroque1375 Před 2 lety +1

      Para quem não sabe ou fingi não saber, a África é a mãe da civilização e da humanidade, antes de existir Egito ( kemet ) que fica na África já havia civilização mais antiga que ela, acordem pra vida e estudem, deixa de ignorância e preconceito, a África é o coração do mundo e sempre foi, em todas as épocas ela foi o destaque, ela só não foi capaz de fazer a mesma barbaridade que a europa fez pelo globo, porquê isso os europeus faz como ninguém, atrocidades e muitas barbaridade!

    • @felipequadros6473
      @felipequadros6473 Před 6 měsíci

      Já acordaram,mas hoje sofrem na mão dos próprios africano,os políticos e ditadores se aproveitam da população assim como aqui no Brasil.Temos um problema em comum infelizmente

  • @pedropescadinha4487
    @pedropescadinha4487 Před 2 lety

    Parabéns pela matéria, é com trabalhos como esses que percebemos o quanto neglicentemente pouco aprendemos sobre os países africanos.

  • @jucelhamaria7001
    @jucelhamaria7001 Před 2 lety

    Nunca tinha ouvido falar disso. Parabéns! Obrigada!

  • @micaelb.s.s.8734
    @micaelb.s.s.8734 Před 2 lety +8

    E assim o continente Africano continua sofrendo 😢

  • @rafaelvilas4230
    @rafaelvilas4230 Před 2 lety +11

    A idéia de superioridade da cultura europeia em relação as outras permanece intacta e já está dentro do inconscinete de muitos povos, principalmente os que foram explorados por seculos por eles.

  • @PauloSousapc30570
    @PauloSousapc30570 Před 2 lety

    Adoro todos os repórteres da BBC Brasil, mas a minha preferida é a Camila. BBC, tem que ter mais vídeos com ela! :D

  • @beatrizcascelli
    @beatrizcascelli Před 2 lety +1

    Reportagem incrível!

  • @Birutagemmaster
    @Birutagemmaster Před 2 lety +5

    Adolf H uma vez falou dos Campos de concentração "foram os inglês que inventaram os campos. Nós apenas lemos sobre isso nas enciclopédias e aplicamos de forma maior."

  •  Před 2 lety +14

    Os europeus foram muito cruéis.

    • @marwahussein666
      @marwahussein666 Před 2 lety

      Japoneses e árabes tbm

    • @ronilsonalmeida6509
      @ronilsonalmeida6509 Před 2 lety

      Sim eles ti deram carros, eletricista , roupas calçados e internet ferramentas , agricultura moderna , variedades de alimentos eles são maus ksksksksks 🤦‍♂️✍️

  • @klibsonvital
    @klibsonvital Před 2 lety

    Excelente aula!

  • @clecioclecio3789
    @clecioclecio3789 Před 2 lety +2

    Como não gosta de uma História dessa bem documentada. Todo esse tempo se passou pra reconhecer, só por serem negros e da África isso é o que revolta. Quanto esse povo sofreu é sofre até hoje.

  • @brenomaciel6903
    @brenomaciel6903 Před 2 lety +74

    "O nazismo nada mais foi que o pensamento colonial europeu aplicado aos povos da própria Europa" DOMENICO LOUSURDO.

    • @lcrperfect
      @lcrperfect Před 2 lety +1

      Bela frase, e consegue expressar bem a realidade.

    • @marcospauloribeiromoraes6581
      @marcospauloribeiromoraes6581 Před 2 lety

      Mais os judeus não são um povo da Europa

    • @brenomaciel6903
      @brenomaciel6903 Před 2 lety +2

      @@marcospauloribeiromoraes6581 Os judeus perseguidos estavam na Europa e eram cidadãos de países europeus, ademais que não foram apenas judeus os perseguidos pelos nazistas.

    • @brenomaciel6903
      @brenomaciel6903 Před 2 lety +1

      @@marcospauloribeiromoraes6581 nenhum povo europeu tem origem na Europa. Todos os povos europeus, exceto as catalões, tem origem na Ásia Central dentro de um grupo chamado de Indo-europeus, que além dos povos da atual Europa também compreende os povos turcos, persas e indo-arianos (Índia, Bangladesh e Paquistão). Em resumo, nenhum povo se originou na Europa, mas migraram para lá a assumiram a condição e identidade de europeu.

    • @marcospauloribeiromoraes6581
      @marcospauloribeiromoraes6581 Před 2 lety

      @@brenomaciel6903 🤯

  • @jl7796
    @jl7796 Před 2 lety +4

    Depois perguntam pq a Europa é mais rica que os outros continentes

  • @langenobrega9750
    @langenobrega9750 Před 2 lety

    Não sabia, muito boa a reportagem!

  • @izabelcristinaoliveiradoss9046

    Parabéns a BBC por este trabalho trazendo a historia dos países

  • @EmiItadori
    @EmiItadori Před 2 lety +5

    Vocês podiam fazer um vídeo sobre as atrocidades que aconteceram no Hospital psiquiátrico em Barbacena, Mina Gerais.

    • @edilsonmartins6653
      @edilsonmartins6653 Před 2 lety +1

      Apoiado!

    • @tpituca1027
      @tpituca1027 Před 2 lety +1

      Acho q já existiu uma reportagem sobre...só n lembro que fez..

    • @EmiItadori
      @EmiItadori Před 2 lety +1

      @@tpituca1027 Teve uma reportagem na Record anos atrás, tbm tem um documentário. Mas seria bom um canal conhecido como a BBC falar sobre pra que mais pessoas conheçam :)

  • @maxgomez5569
    @maxgomez5569 Před 2 lety +15

    O que a Europa fez com a África no período da colonização é imperdoável, muitas dessas ações prejudicam os países até hoje!

    • @albertomarcos812
      @albertomarcos812 Před 2 lety

      Pois...

    • @mongastro2061
      @mongastro2061 Před 2 lety +1

      Aqui no Brasil tb. Aliás, em toda colonização europeia

    • @leoguita1656
      @leoguita1656 Před 2 lety

      @@mongastro2061 quando a Europa for colonizada e seu povo forem escravizados e tratados como bicho, a Europa vai sentir um pouco do que causou no mundo por séculos

    • @jaqueavelino3841
      @jaqueavelino3841 Před 2 lety

      @@leoguita1656 Mas eles ja foram deu idiotaaa,o fato é que nenhuma otra raça chega aos pés da Europea branca, eu agradecida de conviver com alemães sua cultura,Ciencias, Musica,filosofía, industria, creatividades etc.

    • @jaqueavelino3841
      @jaqueavelino3841 Před 2 lety

      @@leoguita1656 Britania,Hispania todos ja foram escravos e conquistados a seculos por Romanos e por Otomanos...mas não vejo eles reclamando af

  • @flawyerlawyertv7454
    @flawyerlawyertv7454 Před rokem

    Obrigado pela explicação. 🙂

  • @elciocoutinho3549
    @elciocoutinho3549 Před 2 lety +1

    Parabéns, Camila. Finalmente algo sendo dito por uma mídia outlet renomada, sobre os inúmeros casos de abuso e destruição do continente africano. Matérias como essa são de extrema importância para o esclarecimento, entre outras coisas, da brutal defasagem socioeconômica entre a Africa e o 1° mundo.
    Mais um documento jornalístico revelando a brutalidade do “mundo civilizado” contra aquilo que até hoje se acredita serem povos selvagens.
    Muito obrigado

  • @albertopachaly1241
    @albertopachaly1241 Před 2 lety +6

    Podiam fazer um documentário sobre todos impérios e grupos que devastaram a Africa ao longo da história (Ásia, Islâmicos, Europeus e Africanos), colocando o número estimado de quantas pessoas foram escravizadas/mortas por cada grupo.

    • @tpituca1027
      @tpituca1027 Před 2 lety

      Gostaria de ouvir descendentes...

    • @leonardobd6472
      @leonardobd6472 Před rokem

      Se um império mata 1 milhão, não libera outro a matar 500 mil. Eu sei que você não disse isso, mas vai que alguém pensa assim…

    • @LeonardoFirmino-sl2yn
      @LeonardoFirmino-sl2yn Před 8 měsíci

      Não tem nem com contar

  • @altivosilverio3793
    @altivosilverio3793 Před 2 lety +3

    O que da arrepio é saber que o ser humano estão dispostos a fazer qualquer coisa pra dizer que é melhor, é não mudou nada !!!

    • @hugo6560
      @hugo6560 Před 2 lety +1

      Humanos não, o certo seria monstros

  • @marizangelafuckner9056

    Adorei ! Meus parabéns.

  • @marcelorosado2260
    @marcelorosado2260 Před 2 lety +1

    Excelente conteúdo! Gostaria de ver também algum vídeo sobre concentração fundiária no Brasil. Fica a sugestão.

  • @mycaelordones9817
    @mycaelordones9817 Před 2 lety +6

    Eu não sabia desse holocausto na Namíbia. BBC News sempre com ótimos temas. Parabéns!

  • @monicawiffler
    @monicawiffler Před 2 lety +5

    Quem sabe, um dia, teremos um mundo mais justo...🤲🤲🤲

    • @laisf.fernandes9890
      @laisf.fernandes9890 Před 2 lety +5

      Acabe com religião e militarismo.

    • @osakkk
      @osakkk Před 2 lety +1

      infelizmente nunca vai existir um mundo com paz e justiça, a vida é assim

  • @carloshenriquepropagandas1537

    Gostei muito!
    Parabéns...!!!

  • @beatrizmonteiro4145
    @beatrizmonteiro4145 Před 2 lety

    Muito boa a reportagem

  • @RenatoSilva-ef2uj
    @RenatoSilva-ef2uj Před 2 lety +9

    Conta pra gente o que os britânicos fizeram com o reino Zulu.

  • @robervanferreira730
    @robervanferreira730 Před 2 lety +4

    A cada dia que vivo, me surpreendo ainda mais com a maldade do ser humano...

    • @hugo6560
      @hugo6560 Před 2 lety

      Ser humano o Caraí, são animais

  • @RomeroGrinerdam
    @RomeroGrinerdam Před 2 lety +1

    Reportagem excelente.

  • @ameliahau5927
    @ameliahau5927 Před 2 lety

    Gratidão e feliz dia.