Por que não colonizaram a ÁFRICA antes da AMÉRICA?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 23. 12. 2023
  • 📖 ⚔️ Seja membro e faça parte da nossa comunidade para benefícios exclusivos! Acesse: / @historiaiberica
    🌟VISITE NOSSA LOJA: umapenca.com/historiaiberica/
    ⚜️Siga-nos em nosso instagram: @historia.iberica
    👊🏼Nosso telegram: t.me/historiaiberica
    No vídeo de hoje dissertamos um pouco sobre uma pergunta pouco feita na historiografia: por que a África foi repartida com o neocolonialismo do século 19 e não no colonialismo do século 16?
    Descubra neste vídeo a fascinante razão por trás da aparente disparidade na colonização entre a África e a América. Neste mergulho profundo na história, exploramos as complexidades geopolíticas, culturais e econômicas que moldaram o curso da colonização em diferentes regiões do mundo.
    🌍 Entenda os fatores-chave que influenciaram a colonização tardia da África.
    🤔 Descubra por que as potências coloniais preferiram focar inicialmente nas Américas.
    💡 Aprenda como as condições geográficas, sociais e tecnológicas desempenharam papéis cruciais nesse processo histórico.
    Junte-se a nós enquanto desvendamos os mistérios por trás da expansão colonial europeia e descobrimos por que a África permaneceu fora do radar por tanto tempo. Se você é um entusiasta da história ou simplesmente busca compreender melhor os eventos que moldaram nosso mundo, este vídeo é para você!
    Canto: O Cativo de Argel: • O cativo de Argel - LE...
    Algumas fontes utilizadas na nossa pesquisa:
    www.thoughtco.com/what-caused...
    unchartedterritories.tomaspue...
    www.rug.nl/ggdc/ (web.archive.org/web/202102121...)
    Agradecimentos aos nossos membros que tornaram esse vídeo possível:
    ⚔️Vinicius Menetti
    🗡 Márcio Araújo
    🗡Daniel Sepulvida
    🗡A Campos
    🗡Vinicius Almeida
    🗡Isidorio Rocha

Komentáře • 1,1K

  • @hegbertomarques9612
    @hegbertomarques9612 Před 5 měsíci +1413

    Muito intrigante que quase não falam das conquistas islâmicas na África, não falam sobre a escravidão que os Árabes faziam tanto com africanos e com europeus, sempre colocam os Europeus como único malvado da história, a verdade que não existe santo pois todos buscavam riquezas e poder e busca do desconhecido.

    • @GesseGoncalves34
      @GesseGoncalves34 Před 5 měsíci

      sim, Mulçumanos escravizavam seculos antes dos Europeus.

    • @satipy
      @satipy Před 5 měsíci

      A razão porque existe uma demonizacao dos europeus, é porque isso faz parte da demoníaca agenda política, de destruição do ocidente. Isso inclui também a tentativa feroz de destruir o cristianismo, uma vez que essa gente doutrinada pelo projeto político ideológico, considera o cristianismo a fonte de todos os males. (esquecem o islamismo e esquecem muito mais coisas). Ou seja, têm uma visão da História global, intelectualmente desonesta e distorcida.
      Outra prova, em como existe uma agenda demoníaca de destruição do ocidente, é por exemplo, ser aceite e aplaudido que qualquer povo do mundo, tenha a preocupação de preservar suas raízes, línguas, história e cultura. Mas esse critério é completamente invertido quando o assunto é a Europa/ civilização ocidental. Neste caso, preservar a cultura e o território, é ser fascista. Preservar a unidade nacional e etnologica é ser racista. Preservar a História (mesmo não tendo orgulho da escravatura) é ser imperialista. Resumo: a agenda político ideológica, espera que o europeu, tenha 0di0 da sua cultura (raízes). Tenha 0di0 da sua civilização(raízes). Tenha 0di0 da sua História (raízes). Tenha 0di0 do seu fenótipo.
      É devido a isso principalmente, que estão surgindo na Europa cada vez mais, movimentos de direita e extrema direita. Essa é a reação!!! Na minha perspectiva, os movimentos de direita são essenciais, porque eles "não comem" a própria civilização, mas preservam-na e valorizam-na. Já os movimentos de extrema direita, vão ser benéficos no início, mas a médio e longo prazo, serão prejudiciais para os próprios ocidentais e implacáveis para os que procuram destruir o ocidente. O resultado final, não é bom para ninguém porque o final de tudo isso significará guerras. Incluindo guerras civis.

    • @WillianPSouza-vy4if
      @WillianPSouza-vy4if Před 5 měsíci +162

      A questão está no interesse de quem narra os fatos históricos.
      Preferem propagandear hipóteses que lhes interessam mesmo que não existam bases de dados, do que ir as bases onde existem dados e anotações de sobra, pois não corroboram com as narrativas vigentes.

    • @gessegoncalves6493
      @gessegoncalves6493 Před 5 měsíci +136

      meu comentário falando sobre os muçulmanos foi bloqueado , que coincidência em :)

    • @satipy
      @satipy Před 5 měsíci +35

      @@gessegoncalves6493 não sei qual foi o seu comentário, mas talvez a explicação porque ele foi bloqueado, esteja no meu longo comentário acima.

  • @kurtdussander9438
    @kurtdussander9438 Před 5 měsíci +116

    Eu tive uma ideia semelhante durante a disciplina História da África na universidade e fui elogiado pela orientadora.
    Mas não desenvolvi tão bem como você fez.

  • @eduardoconsolodossantos2182
    @eduardoconsolodossantos2182 Před 5 měsíci +185

    Resumindo a ópera, os europeus não colonizaram o interior africano antes do século XIX por uma questão de custo-benefício. Tanto que a única colônia europeia na África com alguma penetração para o interior anterior a 1800 era a colônia do Cabo na atual África do Sul. Que é uma área com um clima mais parecido com o da Europa inclusive.

    • @KlausProvenzano
      @KlausProvenzano Před 5 měsíci +19

      E era um exemplo de colonia de povoamento, um povo quase holandes ( boers, africanders) foi para lá criar um novo lar, e mais motivado em substituir o nativo que miscigenar com ele. Meio como os puritanos ingleses perseguidos na Inglaterra fundaram a Nova Inglaterra, com a mesma ótica.

    • @daniloroque1375
      @daniloroque1375 Před 5 měsíci +3

      ​@@KlausProvenzano mas felizmente os Zulu impediram esse plano macabro.

    • @luisfelipedossantoslopes-9516
      @luisfelipedossantoslopes-9516 Před 5 měsíci +9

      @@daniloroque1375 não impediram , até porque eles fundaram aquelas duas repúblicas e realizavam sequestros de crianças da Suazilândia e Lesoto. Quem impediu foram os ingleses em 1899 a 1902

    • @irinaiturri
      @irinaiturri Před 5 měsíci +6

      e os nativos dessa região eram bem vulneráveis contra as doenças europeias (e tencologicamente menos desenvolvidos que os grandes reinos e impérios do resto da Africa) enquanto os colonizadores não tinham que lidar com doenças tropicais nessa área

    • @KlausProvenzano
      @KlausProvenzano Před 5 měsíci

      @@daniloroque1375 nao impediram mesmo. Infelizmente. Os boers estavam na colonia do Cabo desde sec XVII qdo Portugal e Holanda se chocaram. Forsm deslocados pelos ingleses no seculo XIX, ocasionando uma migraçao dos boers mais Afriva adentro. So apos fundacao de novas colonias boers na Africa do Sul, o imperio Zulu nasce. A descoberta de diamentes acirra o choque entre os 3 poderes: Boers, ingleses e zulus. Com tres guerras entre eles: guerra anglozulu, boer-zulu e angloboer. Os zulu nao conseguem impedir a fixacao dos boers. Os ingleses ralam muito , mas acabam vencendo ambos. O Imperio zulu é extinto pelos ingleses. Os ingleses vencem boers , mas sao obrigados a tolerar os boers como principal etnia civil pagante de imposto no imenso país. Ingleses fecharam os olhos às praticas ultra- racistas dos boers com os zulus e outros bantus e com os khoisan; a pratica que o mundo todo conheceria como apartheid.

  • @luizfernandolessa1889
    @luizfernandolessa1889 Před 5 měsíci +304

    Um livro com base científica, que corrobora em quase tudo isso é: armas, germes e aço - o destino das sociedades humanas. Excelente para quem quer entender melhor o porquê de cada povo estar onde e como está. Feliz ano novo a todos.👍🏽

  • @angelamariavieira2060
    @angelamariavieira2060 Před 5 měsíci +71

    Entender a colonização da África no século XIX é preciso citar as necessidades de matéria prima e mercado consumidor na 2° Revolução Industrial.

    • @Eng_Simoes
      @Eng_Simoes Před 5 měsíci +2

      Desculpe, qual matéria prima?

    • @guilhermea2346
      @guilhermea2346 Před 3 měsíci

      ​@@Eng_SimoesÓleo de palma é um bom exemplo. Este óleo que vem do dendezeiro era produzido desde a antiguidade pelos diferentes povos da África Ocidenta,l era usado para higiene, medicina e "combustível" para iluminarias de ferro tradicionais em toda a África Ocidental e iluminação pública entre as cidades Yorubás.
      Entre os Europeus eram importantes para a produção de sabonetes e lubrificantes industriais, sendo que através da colonização da África Ocidental, plantações de dendezeiros se espalharam para além da África Ocidental para a produção industrial em massa.

    • @yves9986
      @yves9986 Před 3 měsíci +1

      que?

    • @jcromagnon
      @jcromagnon Před 3 měsíci +4

      Ela ta falando sobre busca de matérias primas para atender os crescentes mercados consumidores

    • @pooshpoosh9232
      @pooshpoosh9232 Před měsícem +4

      É preciso também citar, que a necessidade de mercado consumidor e mão de obra qualificada, foi a principal força politica na abolição da escravidão

  • @brunoleal6323
    @brunoleal6323 Před 5 měsíci +40

    Portugal já tinha pequenos territórios na angola, moçambique, guiné-bissau e as ilhas de são tomé principe e Cavo Verde desde o século XVI E XVII.

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      @brunoleal6323
      "o cronista Gabriel Soares de Sousa (português que foi para o Brasil nos primeiros tempos), em sua "Notícia do Brasil" (1587),
      registra a importância de Cabo Verde para o processo de colonização do Brasil, no tocante à aclimatação e introdução de diversas espécies de animais e plantas, essenciais à história económica deste último, a saber:
      "...as primeiras vacas que foram à Bahia levaram-nas de Cabo Verde e depois de Pernambuco, as quais se dão de feição, que parem cada ano e não deixam nunca de parir por velhas",
      "As éguas foram à Bahia de Cabo Verde, das quais se inçou a terra", "As ovelhas e cabras foram de Portugal e de Cabo Verde, as quais se dão muito bem", E comecemos nas canas-de-açúcar, cuja planta levaram à capitania dos Ilhéus das ilhas da Madeira e de Cabo Verde",
      "As palmeiras que dão os cocos, se dão na Bahia melhor que na Índia...", "...foram os primeiros cocos à Bahia de Cabo Verde, donde se encheu a terra...", o arroz "é tão grado e formoso como o de Valência",
      "Levaram a semente do arroz ao Brasil de Cabo Verde",
      e ainda "Da ilha de Cabo Verde e de S. Tomé foram à Bahia inhames que se plantaram na terra logo, onde se deram de maneira que pasmam os negros da Guiné, que são os que usam mais deles".
      Foi Tomé de Souza quem introduziu as primeiras cabeças de gado no Brasil, em 1534 trazidas das Ilhas de Cabo Verde. Elas serviam como meio de transporte, forca motriz nos engenhos de açúcar, além da carne, leite e... o couro.... etc.
      os portugueses transportavam as espécies animais e vegetais entre continentes onde tinham territórios e feitorias, e aclimatavam nos novos territórios.. assim tentaram as oliveiras que não deram certo no Brasil e levaram da África as palmeiras do óleo de dendém que passou a substituir o azeite na culinária, levaram as bananeiras e o arroz,
      e os animais que passariam a fazer parte dos grandes ciclos de produção animal que o Brasil possui

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci +8

      @brunoleal6323
      Portugal tinha também cidades costeiras sob sua administração no norte de África que serviam de base
      - para controlar as investidas de piratas que atacavam as costas portuguesas
      - para obter escravos no comércio que se fazia por lá
      - para obter produtos de África, como trigo, marfim, ouro, e outras mercadorias que inclusive chegavam do oriente
      Assim os portugueses ocuparam várias cidades costeiras, que ainda possuem bastante património da arquitetura portuguesa:
      Ceuta em 1415
      Safim
      A posse de Mazagão /atual El Jadida) e a conquista de Azamor vinham juntar-se às de Ceuta. (1415)
      Alcácer Ceguer em 1458
      Tânger em 1471 (após tragédias anteriores de conquistas falhadas)
      Arzila em 1471

    • @edneydenis7856
      @edneydenis7856 Před 3 měsíci +7

      Mas o vídeo deixa claro isso, que Portugal se estabeleceu em varios pontos do litoral africano. A questão é eles nunca terem penetrado rumo ao Interior como fizeram no Brasil, só o fizeram depois da divisão da África na Conferência de Berlim.

    • @augustosoares2662
      @augustosoares2662 Před 2 měsíci +2

      @@edneydenis7856 A África equatorial era quase impenetrável. Muita floresta, muita humidades, muitas doenças tropicais, muitos animais perigosos e tribos aguerridas. Além disso o sistema imunitários das populações africanas era muito mais resistente do que o dos índios americanos. Por isso os europeus no início mantiveram-se apenas junto à costa, onde fundaram postos comerciais. Apenas na África do Sul, com um clima mais parecido com o europeu é que foi possível iniciar uma colonização mais para o interior.

  • @rodineivanderdeoliveira7513
    @rodineivanderdeoliveira7513 Před 5 měsíci +27

    Há outros motivos como o uso do ferro e fato de que os africanos terem armas bem desenvolvidas. Além do mais os africanos frequentemente são apresentados como pobres não desenvolvidos o que está longe da realidade uma vez que o continente teve reinos poderosos e não só tribos como muitos imaginam.

    • @flowrepins6663
      @flowrepins6663 Před 3 měsíci

      Na verdade eles omitem essa informaçao para nao descobrirem algo que é meio obvio, varios reinos enriqueciam com a venda e comercio de escrvos. Os mansa musa sozinho tinha acho que 60 mil. E eles tmb tinham armas e produtos europeus que trocavam por escrav0s. Tinha escrav0s banc0s tmb todos foram acho que em todas as civilizaçoes. Inclusive ainda existe muito mas vai contra uma certo plano politico saber disso por isso nao contam

  • @gaucho69gaucho71
    @gaucho69gaucho71 Před 5 měsíci +79

    O que possibilitou a colonização da África foi a produção de quinino cuja planta foi cultivada em larga escala a partir de meados do século XlX. Eram toneladas de quinino utilizadas pelos colonizadores e também na guerra civil americana principalmente pelo exército da União.

    • @marclinech
      @marclinech Před 5 měsíci +2

      pra que serve esse trem?

    • @gaucho69gaucho71
      @gaucho69gaucho71 Před 5 měsíci +28

      @@marclinech
      Foi o primeiro tratamento contra a malária.
      Quinino , depois cloroquina e agora a artemisina.

    • @ocavaleiroteutonico
      @ocavaleiroteutonico Před 5 měsíci +4

      VIC2 e VIC3 be like

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      @@gaucho69gaucho71 costa da região era conhecida dos portugueses uma vez que Diogo Cão descobre a foz do Rio Congo 1485, quase um século antes
      Um pouco mais a sul, existia
      o reino do Ndongo, cujo rei tinha o título de “Ngola”, e foi este o nome que os portugueses adotaram para a região e consequentemente para a colónia "Angola"
      esse reino foi receptivo ao comércio com os portugueses e a receber os missionários
      Assim m 1575os reis portugueses decidiram estabelecer a ocupação nos moldes europeus
      conforme tinha acontecido no Brasil
      Num "magnífico porto natural, situado numa baía aberta ao mar mas protegida por uma ilha"
      a atual Luanda foi fundada em 1576, sob o nome de São Paulo da Assunção de Luanda
      pelo capitão Paulo Dias de Novais, primeiro governador de Angola, fidalgo da Casa Real, que era neto de Bartolomeu Dias, segundo informação de algumas publicações
      O capitão "lançou a primeira pedra para a edificação da igreja dedicada a São Sebastião, onde se encontra hoje o Museu das Forças Armadas...
      Em 1618 foi construída a Fortaleza de São Pedro da Barra...
      Em 1634 foi construída a Fortaleza de São Miguel de Luanda..
      Em 1889, o governador Brito Capelo inaugurou um aqueduto que forneceu a cidade de água potável,.."
      os padres carmelitas chegaram a Luanda 1659 O convento de Nossa Senhora do Carmo de Luanda (complexo monumental) foi construído entre 1660 e 1689
      No século XVII
      "ergueram-se, na parte alta da cidade, até hoje conhecida como Cidade Alta, várias igrejas, o palácio do governador e outros edifícios públicos.. Luanda tornou-se, a partir de 1627, o centro administrativo da região....
      "
      "Com Paulo Dias de Novais
      EM 1576 desembarcam quatro missionários: Padre Francisco de Gouveia, Padre Agostinho de Lacerda, Irmão António Mendes, e Irmão Manuel Pinto, todos jesuítas, que se "dedicaram-se a instrução das populações, montam sessões de catequese, exploram o interior ..
      Em 1584 iniciam diligências para a construção de uma igreja e de um colégio, que estavam prontos, ou quase prontos, em 1623, na praça que então se chamava “da Feira”, hoje Largo do Palácio. Foram os primeiros a manter escolas de primeiras letras e talvez até outras de estudos mais adiantados..."
      Em 1605 chegaram a esta cidade os religiosos Franciscanos da Terceira Ordem da Penitência que construíram o convento de S. José...mais tarde será demolido para ceder espaço ao primeiro grande hospital da cidade, o Maria Pia .(A construção realizou-se entre 1865 e 1883), numa zona arejada dos então arredores de Luanda colonial, hoje tem o nome de Hospital Josina Machel

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci +9

      @@gaucho69gaucho71 Na África, sim a colonização aconteceu mais no sentido de protetorado e acordos com os reinos locais, uma vez que era muito difícil para os europeus resistirem às doenças do território subsaariano,
      as febres rapidamente matavam muito gente, até que nos séculos XIX e XX chegaram alguns medicamentos que permitiram
      as explorações

  • @user-eg5lo3kz1z
    @user-eg5lo3kz1z Před měsícem +3

    A África sempre foi muito importante para o desenvolvimento da humanidade além das populações de raças negras o norte era dominado pelos árabes que colonizaram a Península Ibérica iniciaram os ibéricos nas artes náuticas que permitiram o descobrimento das Américas

  • @juravei
    @juravei Před 5 měsíci +21

    Ótimo vídeo, muito bom ver material discutindo história com base em estudo histórico de fato e não meramente discussão política e ideológica. Parabéns

  • @washingtoncostasilva625
    @washingtoncostasilva625 Před 5 měsíci +35

    Antes de assistir ao vídeo imagino o seguinte: os europeus só conheciam bem o norte da África, havendo uma barreira natural que impedia enxergar além: deserto do Saara. Sendo assim, era incipiente trilhar um caminho do norte ao sul do continente africano. Já o sul africano era digamos assim mais colonizável, mas o acesso era só por navegações que era muito perigoso. E se fosse para navegar, era melhor ir até às Índias que trariam especiarias que valiam mais que ouro. Já nas Américas acharam logo muita prata, criaram engenhos de açúcar, depois acharam ouro e não acharam resistência dos nativos no sentido de terem armas e as doenças que dizimaram os ameríndios. E a única coisa que a África dispunha aos europeus era o comércio de escravos. Só depois que as colônias na América proclamaram independência é que as potências europeias se lançaram ao resto do mundo em busca de colônias, explorando-as e assim manter a opulência das metrópoles. Assim se lançaram até a Ásia como a Índia, Paquistão e China por exemplo tendo como base a rota da seda. Acredito que a África só foi se tornar atrativa quando já não havia mais o que colonizar no mundo, e aí começou a corrida para sua partilha. Talvez após acharem minas de diamantes e outras coisas de valor.

    • @petroniolerchevieira4630
      @petroniolerchevieira4630 Před 4 měsíci +4

      Você aponta uma correlação de tempo entre a independência das antigas colônias européias nas Américas e o seu início da colonização européia na África. Seria como um processo de "substituição" colonial.

    • @galo6722
      @galo6722 Před 4 měsíci +1

      Você imaginou o que se passou no vídeo

    • @miguelbailote-ix8pu
      @miguelbailote-ix8pu Před 2 měsíci +1

      Não havia cana de açúcar no Brasil , a cana originária de África foi levada pelos portugueses para o Brasil.

    • @galo6722
      @galo6722 Před 2 měsíci

      O Paquistão era da índia

    • @franciscogoncalves5808
      @franciscogoncalves5808 Před 2 měsíci

      @@miguelbailote-ix8pu nem acucar , cafe e muitas outras coisas foram os portugueses que levaram para o brasil

  • @dunas81
    @dunas81 Před 5 měsíci +13

    Um dia num ataque de sinceridade o cinema europeu pode revelar quão terrível foram esse exércitos de mosquitos que anulavam fragatas enormes ainda na costa. Sem chance.

  • @genteboa0545
    @genteboa0545 Před 5 měsíci +106

    seria até legal você fazer um vídeo sobre a escravidão de brancos no norte da África que durou até o século 19 e no mar negro que durou até o século 20, apesar que o ultimo não tem muito haver com história ibérica kkk

    • @genteboa0545
      @genteboa0545 Před 5 měsíci

      o "legal" dessa escravidão é que tinha diferenças nas funções dependendo de onde o escravo vinha,
      no império otomano os eunucos eram de origem do povo nilótico,
      as mulheres também tinham diferenças, as escravas brancas da Circássia eram usadas para escravidão sexual, elas que compunham os haréns da Pérsia e do Império Otomano, tem até figuras que eram famosas e que ganharam poder como a Roxelana, que foi capturada como escrava na Ucrânia,
      já as mulheres que vinham da Etiópia e da África Subsaariana eram usadas como escravas para trabalhar

    • @historiaiberica
      @historiaiberica  Před 5 měsíci +16

      Ótima sugestão!

    • @semideiaspranome
      @semideiaspranome Před 5 měsíci

      Pouca gente sabe, mas mais de 1 milhão de europeus foram escravizados no Mediterrâneo. Eles eram italianos, espanhóis, franceses, ingleses, holandeses e até mesmo islandeses. O principal responsavel por isso eram africanos do norte da África financiados pelo Império Otomano. Muitos eslavos foram escravizados ao longo da história. Europeus (principamente vikings, bizantinos e povos altaicos (ávares, pechenegues, mongóis e tártaros)) constantemente sequestravam eslavos e vendiam eles em rotas comerciais muito extensas. A cidade de Praga era um grande centro de venda de escravos eslavos, e de lá, eles eram levados para o Mundo Islâmico, onde eram castrados e feitos de escravos eunucos, principalmente em Al-Andalus). Em outras ocasiões eslavos foram feitos de escravos, como quando os tártaros do Canato da Criméia e do Canato de Cazã invadiram a Rússia e fizeram milhares de russos como escravos. Os vikings escravizaram muitos povos, como por exemplo os eslavos, mas também muitos celtas e ingleses

    • @---ce7gq
      @---ce7gq Před 5 měsíci

      E escravidão entre europeus, vide escravo ≈ eslavo, slave ≈ slavs.

    • @kauafelipy77
      @kauafelipy77 Před 5 měsíci +1

      Não é nem meia noite e já quer falar de branco levando chicote... é fetiche?

  • @robertoravazi9918
    @robertoravazi9918 Před 5 měsíci +83

    Excelente trabalho. Parabéns a toda a equipe que produziu este documentário.

    • @historiaiberica
      @historiaiberica  Před 5 měsíci +16

      Equipe de uma pessoa só 😄
      Muito obrigado pela gentileza!

    • @sonic-Edd-pt
      @sonic-Edd-pt Před 5 měsíci +2

      ​@@historiaiberica4:14
      Ya já ouvi fala, no uncharted 1.

    • @tempest7341
      @tempest7341 Před 4 měsíci

      ​@@historiaibericaTú te 💩 de medo dos terroristas MUÇULMANOS pois os MUÇULMANOS escravizaram mais que o DOBRO de cidadãos AFRICANOS e só tem coragem de falar mal dos europeus cristãos igual as feministas é o homossexuais 🏳️‍🌈 esquerdistas que só atacam a religião judaica cristã

  • @mateusdeslima
    @mateusdeslima Před 5 měsíci +10

    Parabéns pelo canal! Continue fazendo este trabalho tão honesto e necessário para nossa história e identidade! Gosto mt deste canal! ❤❤

  • @bereniceviveirosfusco434
    @bereniceviveirosfusco434 Před 5 měsíci +6

    Parabéns, um vídeo inteligente gera perguntas e respostas no mesmo nível

  • @tempest7341
    @tempest7341 Před 5 měsíci +24

    "Porque será" que nós 📚 escolares não falam nada sobre religião muçulmana ter o domínio do comércio escravagista no cont.africano

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln Před 5 měsíci

      Porque a esquerda domina a educação

    • @isaqueteixeiraobregon
      @isaqueteixeiraobregon Před 5 měsíci

      Quem trouxe para o Novo Mundo e os torturam aqui foram os europeus, inclusive, a escravidão era praticada no Mundo todo, porém so na colonização da América que foi em grande escala, nenhum outro povo fez uma escravidão tão grande e intensa quanto os europeus do período colonial da América. Milhões e milhões de pessoas foram traficadas para cá.

    • @isaqueteixeiraobregon
      @isaqueteixeiraobregon Před 5 měsíci +4

      Vale ressaltar que naquela época que começou a escravidão, o mundo ainda aceitava a escravidão, tanto que teve apoio até da Igreja Católica Cristã. Isso so mudou séculos depois, com o desenvolvimento do iluminismo e vários movimentos intelectuais que buscavam lutar contra a influência da religião no Estado, em prol do humanismo. Esse pensamento foi ideologia marcante do Império Britânico, e dos próprios Estados Unidos que ate lutou uma guerra civil para dá por fim a isso.

    • @tempest7341
      @tempest7341 Před 5 měsíci

      @@isaqueteixeiraobregon Vale ressaltar que ainda a escravidão nó continente africano principalmente nos países cuja a população é dê MAIORIA islâmica

    • @---ce7gq
      @---ce7gq Před 5 měsíci

      Simples: Qual propósito?
      Toda a escravidão que fez parte da nossa história foi baseada sob uma perspectiva sócio-econômico europeia, o papo sequer é sobre religião x ou y.

  • @pedroppdantas9490
    @pedroppdantas9490 Před 5 měsíci +26

    👏👏👏
    Que em 2024 este canal prospere tanto quanto em 2023, espero ansioso por novos videos, parabéns.

  • @karolsantana1859
    @karolsantana1859 Před 3 měsíci +2

    Interessante. Nunca tinha me surgido essa dúvida, mas quando li o título fiquei extremamente curiosa. Obrigada!

  • @matheusleite7944
    @matheusleite7944 Před 5 měsíci +143

    Imagine que estado gigantesco teríamos se Moçambique e Angola pudessem ter sido unidos.

    • @killerd3844
      @killerd3844 Před 5 měsíci +17

      Brasil africano

    • @andersonnkw
      @andersonnkw Před 5 měsíci +37

      A amizade com a Grã Bretanha não deixou. Na época se iriam rasgar o Tratado de Aliança caso Portugal o fizesse. Portugal é submisso a Grã Bretanha desde sempre e pra todo o sempre. Aliás na época de Napoleão foram os ingleses que ajudaram a libertar Portugal

    • @Segregacionista
      @Segregacionista Před 5 měsíci +2

      Quase conseguimos com a Revolta da Confederação Brasílica, mas Dom Pedro I não queria o fazer pelo o que fizeram com o seu primogênito

    • @lusitanus.
      @lusitanus. Před 5 měsíci +7

      @@SegregacionistaQuase conseguimos? Apenas algumas cidades em Angola se revoltaram, mas não conseguiram se manter independentes, nem se uniram ao Brasil. O Brasil, na época, não tinha condições financeiras e sociais para controlar a África. Se não perdesse por falta de ordem pública, perderia o território para outras nações europeias.

    • @cachorroninja5210
      @cachorroninja5210 Před 5 měsíci +8

      infelizmente a Inglaterra nao deixou isso acontecer

  • @flaviaisabella9086
    @flaviaisabella9086 Před 4 měsíci +3

    Muito obrigada. Recentemente estou aprendendo mais profundamente sobre a história da Africa. O que aprendemos na escola faz parecer que foi bem tranquila a escravidão e que por lá não tinha uma história.

  • @pur881
    @pur881 Před 5 měsíci +18

    Vivendo e aprendendo 😊

  • @gilbertomascarin9402
    @gilbertomascarin9402 Před 3 dny

    Seus vídeos são ótimos e estimulam comentários muito interessantes. Parabéns!🎉🎉🎉🎉🎉

  • @marcellodantedealmeidanune9445
    @marcellodantedealmeidanune9445 Před 5 měsíci +9

    Bastante esclarecedores os comentários. Parabéns.

  • @jeffersonfreda2761
    @jeffersonfreda2761 Před 5 měsíci +4

    Excellente análise!! Muito bom video ! Parabéns!!

  • @arnaldob.avolio1493
    @arnaldob.avolio1493 Před 5 měsíci +6

    Grato, professor. Boas festas. 🤗

  • @williamsricardo
    @williamsricardo Před 10 dny

    Parabéns pelo excelente vídeo!

  • @luizrsimoes
    @luizrsimoes Před 5 měsíci +14

    Invasão e Colonização diferem em pequenos detalhes, mas a agressão é a mesma. Uns são mais brutos do que outros mas a arrogância é a marca, aliás, o ser humano ( na sua maioria) é arrogante

    • @nunosoares8500
      @nunosoares8500 Před 5 měsíci +4

      Até na morte se sofria mais! Nesse tempo não havia tempo para amar nem se pensava muito em paz!

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      ​@@nunosoares8500 os séculos passados eram cruéis para todos e que as pessoas viviam em constante proximidade com a dor e com a morte! No Brasil, a primeira anestesia foi realizada pelo Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, em um estudante da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Francisco d'Assis Paes Leme, com intenção apenas experimental, em 20 de maio de 1847 (1 ou 2 anos depois de ter sido inventada)
      Assim não havia anestesias,
      curavam-se as feridas com ferros em brasa,
      amputavam-se membros com um pouco de álcool,
      infeções levavam á morte ou á loucura,
      epidemias devastavam populações,
      jovens eram levados para as guerras e despedaçados por balas de canhão ou por baionetas, queimavam-se viúvas na Índia, enterravam-se pessoas vivas em cerimónias de África ,
      os horrores não se limitavam à África,
      Veja-se no entanto o que se passava nos outros continentes, ainda mais recentemente, guerras de religião, invasões de todo o tipo ao longo dos séculos, guerras dos exércitos de Napoleão, calcula-se em 5 milhões de mortos, primeira guerra mundial 11 milhões de mortos, segunda guerra mundial cinquenta milhões de mortos, ..
      sem falar das guerras na Ásia, e na África, com milhões de mortos, com muita devastação e sofrimento,

    • @mariadelourdesdevasconcelo6062
      @mariadelourdesdevasconcelo6062 Před 5 měsíci

      A humildade é muito importante e ainda isto é ser inteligente.

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      ​@@nunosoares8500 s séculos passados eram cruéis para todos e que as pessoas viviam em constante proximidade com a dor e com a morte, fossem eles livres ou escravos, brancos, negros ou mestiços!
      No Brasil, a primeira anestesia foi realizada pelo Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, em um estudante da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Francisco d'Assis Paes Leme, com intenção apenas experimental, em 20 de maio de 1847 (1 ou 2 anos depois de ter sido inventada)
      Assim não havia anestesias,
      curavam-se as feridas com ferros em brasa,
      amputavam-se membros com um pouco de álcool,
      infeções levavam á morte ou á loucura,
      epidemias devastavam populações,
      jovens eram levados para as guerras e despedaçados por balas de canhão ou por baionetas, queimavam-se viúvas na Índia, enterravam-se pessoas vivas em cerimónias de África ,
      os horrores não se limitavam à África,
      Veja-se no entanto o que se passava nos outros continentes, ainda mais recentemente, guerras de religião, invasões de todo o tipo ao longo dos séculos, guerras dos exércitos de Napoleão, calcula-se em 5 milhões de mortos, primeira guerra mundial 11 milhões de mortos, segunda guerra mundial cinquenta milhões de mortos, .. sem falar das guerras na Ásia, e na África, com milhões de mortos, com muita devastação e sofrimento,

    • @dri2726
      @dri2726 Před 2 měsíci

      Aquele que tinha mais poder, dominava.

  • @usinabezerra2120
    @usinabezerra2120 Před 5 měsíci +9

    Como sempre,
    um ótimo vídeo.

  • @marcioramosfoto
    @marcioramosfoto Před 4 měsíci +4

    Muito bom amigo. Conheci hoje seu canal e vou compartilhar. Precisamos muito de bons historiadores, o que se tem hoje, incluive nas faculdades e uma coisa bizarra devido ao identitarismo imperialista.

  • @hjs8092
    @hjs8092 Před 5 měsíci +11

    Muitos parabéns pelo fantástico trabalho. Um seguidor fiel e atento. Obrigado 🙏

  • @galenocambeba
    @galenocambeba Před 3 měsíci +1

    Parabéns pela matéria jornalística e de esclarecimento à população, este tema não é ensinado nas escolas.

  • @macwilliambasilio4128
    @macwilliambasilio4128 Před 5 měsíci +3

    Excelente análise. Obrigado.

  • @decodeco222
    @decodeco222 Před 5 měsíci +3

    Excelente exposição. Parabéns, irmão!

  • @Pedrosantos-fs5of
    @Pedrosantos-fs5of Před 5 měsíci +40

    Muito interessante. Eu gostaria de saber porque o nordeste do Brasil, sendo uma parte dele colonizado por Holandeses, não carrega quase nenhum traço cultural da Holanda, como palavras por exemplo. Parece que o que predominou foi mesmo a cultura portuguesa.

    • @historiaiberica
      @historiaiberica  Před 5 měsíci +21

      Vamos tratar sobre isso muito em breve no canal!

    • @vitorsousa7787
      @vitorsousa7787 Před 5 měsíci +46

      Na verdade não foi colonizado e sim invadido e por pouco tempo. De qualquer forma existe em algumas localidades traços físicos, tais como pessoas com mistura e alguns com olhos claros

    • @amonlopes1675
      @amonlopes1675 Před 5 měsíci +5

      Guerra dos guararapes por exemplo

    • @georgelucas5300
      @georgelucas5300 Před 5 měsíci +18

      vc tá enganado. Em Recife por exemplo ainda tem lugares com a arquitetura holandesa. Como Recife é uma cidade muito baixa existem inúmeras pontes que foram feitas por holandeses. Se não fosse a poha dos portugueses Mauricio de Nassau teria feito muito mais. Ele tinha em mente de realmente fazer de recife uma extensão da holanda, assim como os ingleses fizeram com os EUA

    • @vitorsousa7787
      @vitorsousa7787 Před 5 měsíci +11

      @@georgelucas5300 ok amigo, respeito sua visão, se tem conhecimento e estudou sobre o que diz... Só diria. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Se as características de uma cidade permite ser parecido a outro país é uma coisa. Além do que na altura da invasão não se fazia pontes. O objetivo era mais de explorar, aventureiros........
      .

  • @hermanndeoliveira7986
    @hermanndeoliveira7986 Před 5 měsíci +9

    Excelente trabalho! Essa edição deve ter custado dias e mais dias de pesquisa e dedicação às técnicas áudio-visuais!
    Apenas uma dúvida: no início do sétimo minuto há uma referência ao suposto fato da sífilis ser originária da América. É isso, mesmo?

    • @historiaiberica
      @historiaiberica  Před 5 měsíci +10

      Sim. Uma das teorias mais correntes é de que ela foi trazida por Colombo e seus marinheiros ao velho mundo.
      Tanto que ela começou a se manifestar justamente nas regiões portuárias ibéricas e napolitanas no início do século 16

    • @hermanndeoliveira7986
      @hermanndeoliveira7986 Před 5 měsíci +3

      @@historiaiberica Obrigado pelo retorno! Na verdade, então, os portugueses foram atingidos por uma sífilis reflexa...
      É que na forma como ficou no vídeo deu a impressão de que a doença era endêmica da América.
      Belo trabalho!

  • @GesseGoncalves34
    @GesseGoncalves34 Před 5 měsíci +25

    Na africa havia diversos reinos bem formados que fariam resistencia

    • @lusitanus.
      @lusitanus. Před 5 měsíci +14

      Na verdade, não é bem assim. Países europeus, principalmente Portugal e Espanha, tinham muitas relações comerciais com os reinos africanos. Muitos reis desses reinos, inclusive, foram convertidos ao cristianismo a partir dessas relações, como foi o caso do rei do Congo.

    • @tempest7341
      @tempest7341 Před 5 měsíci

      Pouco lucro e as doenças como a malária 🦟 e que os impediram pois se houvesse BASTANTE LUCRO teriam colonizado sem dó algum o interior do continente africano pois se houvesse BASTANTE RIQUEZAS como JÓIAS e OURO os europeus não iriam se importar quantos morressem de doenças e dás batalhas

    • @---ce7gq
      @---ce7gq Před 5 měsíci +3

      ​@@lusitanus.
      "Convertidos" o que realmente estava em jogo era uma relação de dominância econômica, e vale dizer que, elite econômica e povo são coisas bem distintas.

    • @---ce7gq
      @---ce7gq Před 5 měsíci +1

      ​@@lusitanus.
      Até porque na hora que parou de chegar escravos com preços bons, as bíblias em mãos negras já não valiam mais de nada.

    • @gessegoncalves6493
      @gessegoncalves6493 Před 5 měsíci

      @@lusitanus. sim concordo com você , mas veja vem, o que eu falei não entra em conflito com o que você falou.
      e claro que havia comercio entre portugueses e africanos, mas isso mudaria apartir do momento que um tentasse se aproveitar do outro.

  • @user-hx9bk1hf1u
    @user-hx9bk1hf1u Před 5 měsíci +4

    Aula!!! Muito interessante!!!

  • @flaviosilveira198
    @flaviosilveira198 Před 5 měsíci +2

    Muito boa matéria, parabéns.

  • @twiceonnce6757
    @twiceonnce6757 Před 2 měsíci +2

    oi, eu estudo na usp em ciências sociais, e na prova da fuvest q fiz para entrar, na segunda fase tinha uma questão sobre a imagem do min 3:09, foi exatamente isso que eu coloquei, e como hoje estudo lá, deu certo ksksks Ótimo conteúdp

  • @edineysantos7298
    @edineysantos7298 Před 5 měsíci +16

    Ótimo vídeo aula, é uma pena que não ensinam isso em nossas escolas. Infelizmente o sistema de dominação sócio- econômica escolhem narrativas que usam as meias verdades e omite fatos importantes que possam atrapalhar seus interesses ocultos. Parabéns pelo excelente conteúdo.

  • @odescobrimentodeportugal
    @odescobrimentodeportugal Před 5 měsíci +3

    Mais um excelente vídeo. Parabéns!!!

  • @Marciovieira1000
    @Marciovieira1000 Před 3 měsíci

    Parabéns muito bom o documentário. Esse visão crítica traz importantes elementos históricos para entender a história da África e do colonialismo.

  • @tharleycursos5215
    @tharleycursos5215 Před 5 měsíci +2

    EXCELENTE CANAL!!!

  • @caetanon5756
    @caetanon5756 Před 5 měsíci +4

    Excelente vídeo

  • @samuelbarros8321
    @samuelbarros8321 Před 5 měsíci +6

    Excelente vídeo!

  • @emersontomasini9495
    @emersontomasini9495 Před 3 měsíci

    Excelente video, eu nunca parei para pensar sobre isso. 😊

  • @eusouopaidanathalia
    @eusouopaidanathalia Před 5 měsíci +1

    Excelente! Muito obrigado!

  • @grandeestadocatolicodavini3712
    @grandeestadocatolicodavini3712 Před 5 měsíci +3

    Muito bom vídeo.

  • @TimSerras
    @TimSerras Před 4 měsíci +3

    Parabéns pela franca exposição. Como africano de Moçambique estou totalmente de acordo consigo. Os portugueses tentaram invadir o reino do Monomotapa no século 16 ( hoje Zimbabwe) com uma expedição com mais de mil homens, armas de fogo e cavalos, liderada por António Fernandes. Apesar da vitória militar, os portugueses tiveram que abandonar a aventura devido à alta mortalidade de homens e todos os cavalos morreram devido à mosca tsé tsé. A razão de dita invasão? O convencimento da parte lusitana que o Monomotapa era rico em ouro. Quando verificaram que tal ouro era escasso, abandonaram a ideia da conquista, e limitaram-se a estabelecer feitorias ao longo do rio Zambeze. Tete foi uma delas e a minha família é luso africana, oriunda daí.

    • @historiaiberica
      @historiaiberica  Před 4 měsíci +1

      Muito interessante! Obrigado por compartilhar o relato conosco!

  • @eliezerbrasilian3881
    @eliezerbrasilian3881 Před 2 měsíci +1

    Em fesumo a África era foda na época com nações formadas, enquanto que na América, era muito mais fácil, só avançar sem dó

  • @rafaelmello5256
    @rafaelmello5256 Před 5 měsíci +4

    Muito bom!

  • @osvaldosantos4140
    @osvaldosantos4140 Před 5 měsíci +16

    CZcams ensinando mais que as escolas!!!!

  • @MucivaldeJesusMucivalJes-ei9fj

    Vídeo muito informativo!
    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @rumoaummundomelhor7308
    @rumoaummundomelhor7308 Před 3 měsíci

    Muito interessante. Nunca tinha pensado nisso

  • @mauricioaraujo9862
    @mauricioaraujo9862 Před 5 měsíci +3

    Dentre os fatores elencados, a densidade populacional me parece o 1o, sendo o nível cultural/tecnológico o 2o fator a modular a colonização.

  • @kildarebeco2988
    @kildarebeco2988 Před 5 měsíci +3

    Maravilhosa a abordagem

  • @nadianaja113
    @nadianaja113 Před měsícem

    Parabéns pelo vídeo

  • @Katuasvic1
    @Katuasvic1 Před 3 měsíci +1

    Excelente video aliás como sempre. Só faltou esclarecer relativamente aos portugueses, não só a pequena densidade populacional de Portugal na altura, mas também e principalmente a Fé que os movia e também alterar a rota da Europa para o oriente, com objetivo principal o comércio das especiarias, dominado que estava no mediterrâneo pelos árabes e genoveses. Por isso tão importante foi passar o Cabo da Boa Esperança. Foi esse comércio que tornou Lisboa na cidade mais rica da Europa e ao mesmo tempo a mais invejada.
    África era uma opção mais tardia, pois logo a seguir as atenções iriam prioritariamente para o Brasil, como extensão do território (Reino do Brasil, Portugal e dos Algarves). O que veio a suceder já tardiamente com muitos portugueses incluindo os hoje, (brasileiros) a irem para Angola. Infelizmente o curso da História já havia sido alterado pelos reis "Filipes" da União Ibérica, antes das Invasões Francesas. Esses senhores destruíram ingloriamente a Armada Portuguesa até então a melhor da Europa, juntamente com a Castelhana, numa má delineada e infantilmente comandada, invasão a Inglaterra.
    No que diz respeito ao Brasil, o rei D. João VI, conseguiu ainda assim, mais tarde esse feito, mas Portugal já estava no seu declínio. Esse trio castelhano impediu de certa forma o sonho Lusitano. Obrigaram os portugueses a fazer contratos com os ingleses e holandeses, cedendo-lhes domínios que eram por si controlados e de maneira direta e indiretamente, a convertê-los em potências marítimas que o não eram até então, mudando assim por completo o rumo da História, tanto Portuguesa como Castelhana. Hoje somos o que somos.

  • @user-yj3lv1nn6q
    @user-yj3lv1nn6q Před 5 měsíci +3

    Com certeza todas as razões mencionadas são a causa dessa demora, outra razão talvez , foi porque por um bom tempo ,Espanha e Portugal dominaram os mares, ( do ano 1.300 até 1600), ingleses , franceses , olandeses, foram empatando as forças só depois de 1600, portanto não tinham como competir com os ibericos, para tentar estabelecer bases na África.

  • @perolazambrana6864
    @perolazambrana6864 Před 5 měsíci +5

    Parabéns pelo vídeo! A gente pensa que a escola nos ensina história, quando na realidade nos ensinam a história que interessa. Não aprendi nada da história da Africa nem dos negros e sua luta, assim como me ensinaram que os nossos indígenas haviam sido totalmente dizimados ou desaparecido com a miscigenação. Hoje sei que temos mais de 300 etnias diferentes, falando mais de 276 idiomas diferentes espalhados pelo Brasil e organizados politicamente para pressionar por seus direitos de cidadãos brasileiros de acordo com a Constituição. E lutando ao lado dos afrodescendentes por reconhecimento à cidadania plena sem discriminação. Eu pensava que sabia muito, hoje sei que não sei quase nada.

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci +2

      @perolazambrana6864
      comentaristas brasileiros deveriam
      conhecer a existência de mulheres nativas de outrora dos primórdios da fundação e da colonização do Brasil, como os exemplos que seguem de deram vida a grande número de novos portugueses,
      - Paraguaçu / Catarina do Brasil filha do morubixaba Taparica, da nação Tupinambá da Bahia. Casou-se com o português Diogo Álvares Correia Na Bahia, Diogo Álvares, também conhecido como Caramuru, viveu entre os tupinambás, teve muitas mulheres indígenas e tornou-se o chefe de extensa linhagem de mamelucos. Filha do morubixaba Taparica, da nação Tupinambá da Bahia. Paraguaçu adotou o nome cristão de Catarina do Brasil.. a igreja mais antiga de Salvador, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, .O local é conhecido por ter os restos mortais da índia Catarina Paraguaçu, O local foi doado por Catarina Paraguaçu aos monges da Ordem de São Bento Juan Pablo..
      - Madalena era filha do português Diogo Álvares Correia com a índia tupinambá Paraguaçu, acima que adotou o nome cristão de Catarina do Brasil. A família morava no povoado de Salvador, na Bahia. Em 1534, Madalena se casou com o português Alfonso Rodrigues, que foi quem a alfabetizou. O casamento teria ocorrido na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Salvador.
      - Isabel Guedes de Brito (Bahia, 1753) ou Isabel Maria Guedes de Brito foi uma personagem da história do Brasil colónia, entre o fim do século XVII e o início do século XVIII. Senhora de terras na Bahia, de origem indígena, herdeira de grande riqueza acumulada pelo pai,..
      " Sua filha Joana da Silva Caldeira Pimentel Guedes de Brito herdou sua grande fortuna (das duas maiores da Bahia, pois só tinha rival na fortuna da Casa da Torre) e foi consequentemente procurada para se casar com um fidalgo, D. João Mascarenhas, filho do conde de Coculim, por volta de 1717.
      - Bartira ("flor de árvore", em tupi) / Isabel Dias - Terebê, renomeada Maria da Graça, Beatriz Dias João Ramalho Maldonado (Vouzela, 1493 - São Paulo, 1580) foi um aventureiro e explorador português. Viveu boa parte de sua vida entre índios tupiniquins, após chegar no Brasil em 1515. Foi, inclusive, chefe de uma aldeia, após se tornar amigo próximo do cacique Tibiriçá, importante líder indígena tupiniquim na época dos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil....
      Após sua aproximação, casou-se com uma das filhas do cacique, a Bartira ("flor de árvore", em tupi), que posteriormente seria batizada sob o nome cristão de Isabel Dias. Porém, como era de costume entre os índios da tribo, possuiu outras mulheres, inclusive algumas irmãs de Bartira.. Bartira depois batizada Isabel Dias, contraiu matrimônio com João Ramalho;
      Terebê, renomeada Maria da Graça, casou-se com Pedro Dias; e outra filha que adotou o nome de Beatriz casou-se com Lopo Dias - Muira-Ubi, depois batizada Maria do Espírito Santo Arco verde
      Em Pernambuco, o cunhado de Duarte Coelho, Jerônimo de Albuquerque ((Lisboa, ca. 1510 - Olinda, 25 de dezembro de 1584), que se havia estabelecido na região, uniu-se com a princesa tabajara Muira-Ubi, depois batizada Maria do Espírito Santo Arcoverde uma das filhas do grande chefe potiguar Arcoverd.
      Jerônimo de Albuquerque foi ferido, prisioneiro e condenado à morte, foi salvo pela intervenção da filha do cacique de Uirá Ubi (Arco Verde), da tribo Tabira (ou Tindarena), chamada Muyrã Ubi, que se apaixonou por ele e o quis como marido. O casamento selou a paz entre os tabajaras e os portugueses
      - A família Pinto Bandeira é originária do Valongo, no Porto, em Portugal. Chegou ao Brasil com José Pinto Bandeira, que se estabeleceu em Laguna, fundada em 1684, dedicando-se à criação de gado. Ali desposou Catarina de Brito, neta de Domingos de Brito Peixoto, com quem teve cinco filhos: Bernardo, nascido em 1700; Francisco, nascido em 1701, que seria pai de Rafael Pinto Bandeira; Manuel; Salvador; e José.
      De sua segunda esposa, Inocência Ramires, indígena Carijó natural de Paranaguá, nasceriam ainda: Raimundo Pinto Bandeira; Maximiano Pinto Bandeira; e José Pinto Ramires.
      - Francisco de Brito Peixoto (São Vicente, 1650 - Laguna, 25 ou 31 de outubro de 1735) foi um bandeirante paulista, fundador, juntamente com seu pai Domingos de Brito Peixoto, da vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna em 1684, e mais tarde, entre 1715 e 1718, explorador e descobridor, à custa de seus cabedais, dos campos do Rio Grande de São Pedro do Sul. Também fez a ligação por terra de Laguna a Rio Grande, a Maldonado, à Colônia do Sacramento e a Montevidéu. Foi casado, com Índia Carijó de nome Sevirina Dias, Morreu solteiro deixando uma filha natural, Ana de Brito Peixoto, nascida em Laguna, que foi casada com seu genro, João de Magalhães. José Pinto Bandeira casou-se com Catarina de Brito, filha de capitão-mor Francisco de Brito Peixoto e índia carijó.
      Susana Dias é considerada, junto com seu filho capitão André Fernandes a fundadora da cidade de Santana de Parnaíba.[1]
      Mameluca nascida por volta de 1553, filha de índia e pai português, era neta do cacique Tibiriçá.
      Susana fundou uma fazenda em 1580, à beira do rio Anhembi, atual Tietê, erguendo uma capela dedicada à Sant'Ana, de quem era devota.
      e ainda outras mulheres como a portuguesa Beatriz de Albuquerque (Portugal, 1517 - Pernambuco, 1584) , por vezes Brites, na grafia da época, senhora nobre, esposa do primeiro capitão-donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, chegou a Pernambuco em 1535. Por ter assumido o governo da Capitania após a morte do marido, é reconhecida como a primeira governante das Américas..

    • @daniel.amorim
      @daniel.amorim Před 5 měsíci

      Cara se fosse assim teria que ter um monte de livros, no ensino médio atual já dão um monte de livros para terminar em um bimestre, de todas as matérias, tem que revisar só o principal de história mesmo, pra não ser burro e não saber nem a história do Brasil e o das revoluções europeias q influenciaram aqui

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci +1

      @@daniel.amorim o saber não ocupa lugar e um livro pode facilmente ser lido em dois ou três dias
      depende da vontade de estudar

  • @pauloroquedemeira4130
    @pauloroquedemeira4130 Před 4 měsíci +2

    Vivendo e conhecendo !

  • @felipemelo090
    @felipemelo090 Před 5 měsíci +2

    O Egito não foi dominado pelo Alexandre, o Grande?
    Sobre a população, a capital asteca, tinha uma população com mais de 200 mil habitantes.

  • @felipethiago1418
    @felipethiago1418 Před 5 měsíci +3

    Bem interessante 👍🤝

  • @elatafalando
    @elatafalando Před 5 měsíci +21

    Para pessoas dos comentários: Na história, precisamos nos afastar das ideias de "bonzinhos", "malvados", "inteligentes", "burrinhos". As dinâmicas históricas têm como base diversos fatores (por muitos violentos) para a construção da realidade que conhecemos hoje.
    "Ah, o africano não é um coitado pq eles ja tinham escravos tambem", em nada contribui, por exemplo, para discussões de politicas de reparação historica no Brasil. O sistema adotado de escravidão colonial era do tipo doméstico exercido na África? A escravidão na África influenciou em qual medida as disparidades raciais no Brasil atual? É na mesma proporção que a a escravidão colonial controlada por Europeus? Faça mais perguntas e menos respostas na hora de entender a História e trazer esses pontos para politicas publicas (ou narrativas) atuais.

  • @luizaschettinifigueiredo6274
    @luizaschettinifigueiredo6274 Před 5 měsíci +2

    Excelente.
    Uma diferença também entre África e Américas é a organização política das populações africanas. Nas Américas poucos grupos tinham direção centralizada, exércitos e a compleição física. Os africanos resistiam bem as doenças do europeus e as populações americanas sucumbiram em grandes efetivos às doenças europeias. Certo isso??

  • @marcotcr2002
    @marcotcr2002 Před měsícem

    Excelente aula

  • @david2golias1
    @david2golias1 Před 5 měsíci +4

    Observações corretas. Convém lembrar a presença portuguesa no Norte de África superior a três séculos. Mazagão.

  • @pablohabibefigueiredo7142
    @pablohabibefigueiredo7142 Před 5 měsíci +3

    A maioria das razões apresentadas não parecem responder à pergunta...

  • @plispinatto
    @plispinatto Před 3 měsíci

    Muito bom argumento. Valeu!

  • @carlosc3768
    @carlosc3768 Před 15 dny

    Obrigado, um video muito interesante

  • @adamoestmoller9969
    @adamoestmoller9969 Před 5 měsíci +3

    Resumidamente, foi só por conta da superioridade militar mesmo. Antes de 1800, as armas de fogo não representavam uma vantagem tão grande assim. O suprimento de alimento também entra na parte militar, com o desenvolvimento dos enlatados.
    Antes disso, não teria como manter uma linha de suprimentos kilometros adentro sem a autorização e proteção de um rei local.

    • @pooshpoosh9232
      @pooshpoosh9232 Před měsícem

      Faz sentido tirando a parte de reis locais, ja que os colonizadores tinham relaçoes de interesse com reis locais

  • @-MONTEZUMA
    @-MONTEZUMA Před 5 měsíci +5

    O continente Africano, por ser basicamente interligado com o continente Europeu, já possuía uma base imunológica forte o suficiente para não perecer para a então guerra biológica invisível (para todos da época do ponto de vista imunológico, histológico, etc) por conta dos quase dois milênios de contato entre os povos. Já o continente Americano, bom, não preciso dizer nada, fora alguns possíveis contatos de povos Andinos com alguns povos Asiáticos, eram basicamente isolados de toda a pestilência que o europeu já tinha desenvolvido até então. Espero ter ajudado.

    • @Ex-AllanNeoGreyWolf
      @Ex-AllanNeoGreyWolf Před 5 měsíci +2

      Estima-se que somente pelo contato dos europeus com a população indígena, só pelo contato(sem contar as guerras) morreu pelo menos metade de toda a população indígena, só pelo contato

    • @-MONTEZUMA
      @-MONTEZUMA Před 5 měsíci

      O maior crime já cometido contra a humanidade, o holocausto vermelho. Ninguém fala sobre, é mais fácil fingir que nada aconteceu e tratar índio feito animal...@@Ex-AllanNeoGreyWolf

    • @pooshpoosh9232
      @pooshpoosh9232 Před měsícem

      Os escandinavos também fizeram incursões na america!!!

  • @teopeters3029
    @teopeters3029 Před 5 měsíci +1

    qual e o nome da musica de fundo do minuto 4?

  • @soeumesmo8410
    @soeumesmo8410 Před 5 měsíci +8

    As doenças, certamente, foram o pior motivo. Mas a presença islâmica; a população concentrada, e bem maior q a americana(coisa q eu não sabia), e o fato da América ser bem mais atraente para os europeus, por causa do clima e lendas de paraíso na Terra, foram outros grandes motivos. Tanto é q, no final do século XIX, a tecnologia na infraestrutura, bélica e medicinal... eram muito melhores q as dos séculos XVI, XVII e XVIII.
    Mas uma coisa, q eu pensei q poderia ter atrapalhado a aventura européia, nos primeiros séculos, seria a fauna de animais gigantes e muito perigosos que tem na África kkk. Vejo que não foi motivo.

    • @elatafalando
      @elatafalando Před 5 měsíci

      Também teve doença na América (sífilis é daqui) e isso não foi impeditivo.

    • @soeumesmo8410
      @soeumesmo8410 Před 5 měsíci +3

      @@elatafalando sim, ele disse no vídeo, mas parece q vc não prestou atenção. É sabido que muitos índios daqui morreram por causa das doenças dos europeus, coisa q não aconteceu ao contrário com a msm proporção, muito pelo contrário.
      Já na África, como mostra também neste vídeo, foi o contrário. Os europeus morriam aos montes. E esse foi, provavelmente, o principal motivos deles não se interessarem em civilizar o interior.
      Mas com o tempo, mesmo sem as vacinas, os europeus deveriam se adaptar. Pq muitas doenças que mataram milhões de europeus vieram da Ásia. A peste bulbônica é o melhor exemplo.

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      @@soeumesmo8410 os séculos passados eram cruéis para todos e que as pessoas viviam em constante proximidade com a dor e com a morte!
      No Brasil, a primeira anestesia foi realizada pelo Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, em um estudante da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Francisco d'Assis Paes Leme, com intenção apenas experimental, em 20 de maio de 1847 (1 ou 2 anos depois de ter sido inventada)
      Assim não havia anestesias, curavam-se as feridas com ferros em brasa, amputavam-se membros com um pouco de álcool, infeções levavam á morte ou á loucura, epidemias devastavam populações,
      jovens eram levados para as guerras e despedaçados por balas de canhão ou por baionetas,
      queimavam-se viúvas na Índia,
      enterravam-se pessoas vivas em cerimónias de Africa ,
      os horrores não se limitavam à África, Veja-se no entanto o que se passava nos outros continentes, ainda mais recentemente, guerras de religião, invasões de todo o tipo ao longo dos séculos, guerras dos exércitos de Napoleão, calcula-se em 5 milhões de mortos, primeira guerra mundial 11 milhões de mortos, segunda guerra mundial cinquenta milhões de mortos, .. sem falar das guerras na Ásia, e na África, com milhões de mortos, com muita devastação e sofrimento,

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      @@soeumesmo8410 veja a caminhada da portuguesa Maria Tomásia Cardiga em terras do Brasil colónia
      se deslocando pela costa da capitania, como relatado na época
      …] mandou marchar cinco filhos diante, dos quaes o mais velho não passava de dezoito annos, logo os soldados, e detraz elle e sua mulher, todos a pé.
      Logo nesta primeira jornada começaram a sentir o trabalho, porque, tanto que a calma começou a cahir, não havia quem pudesse pôr o pé na areia de quente, começava já o choro das crianças, os gemidos da mulher e lastima dos soldados […] com muito trabalho e risco de tapuyas inimigos, que por alli andam e lhes viam os fumos, mas o peior inimigo era a fome e sede, com que começaram a morrer os soldados […]
      se poz D. Thomazia, mulher do capitão, a dizer tantas lástimas que parece se lhe desfazia o coração, vendo que tinha todos seus filhos ao redor de si, e pegando della do menor até o maior diziam que até alli bastava de caminhar, que também queriam morrer com aquelle homem, porque já não podiam soffrer tanta sede. […]
      Mas caminhando avante da salina, morreu o filho mais velho ao capitão...."

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      @@soeumesmo8410 a costa da região era conhecida dos portugueses uma vez que Diogo Cão descobre a foz do Rio Congo 1485, quase um século antes
      Um pouco mais a sul, existia
      o reino do Ndongo, cujo rei tinha o título de “Ngola”, e foi este o nome que os portugueses adotaram para a região e consequentemente para a colónia "Angola"
      esse reino foi receptivo ao comércio com os portugueses e a receber os missionários
      Assim m 1575os reis portugueses decidiram estabelecer a ocupação nos moldes europeus
      conforme tinha acontecido no Brasil
      Num "magnífico porto natural, situado numa baía aberta ao mar mas protegida por uma ilha"
      a atual Luanda foi fundada em 1576, sob o nome de São Paulo da Assunção de Luanda
      pelo capitão Paulo Dias de Novais, primeiro governador de Angola, fidalgo da Casa Real, que era neto de Bartolomeu Dias, segundo informação de algumas publicações
      O capitão "lançou a primeira pedra para a edificação da igreja dedicada a São Sebastião, onde se encontra hoje o Museu das Forças Armadas...
      Em 1618 foi construída a Fortaleza de São Pedro da Barra...
      Em 1634 foi construída a Fortaleza de São Miguel de Luanda..
      Em 1889, o governador Brito Capelo inaugurou um aqueduto que forneceu a cidade de água potável,.."
      os padres carmelitas chegaram a Luanda 1659 O convento de Nossa Senhora do Carmo de Luanda (complexo monumental) foi construído entre 1660 e 1689
      No século XVII
      "ergueram-se, na parte alta da cidade, até hoje conhecida como Cidade Alta, várias igrejas, o palácio do governador e outros edifícios públicos..Luanda tornou-se, a partir de 1627, o centro administrativo da região....
      "
      "Com Paulo Dias de Novais
      EM 1576 desembarcam quatro missionários: Padre Francisco de Gouveia, Padre Agostinho de Lacerda, Irmão António Mendes, e Irmão Manuel Pinto, todos jesuítas, que se "dedicaram-se a instrução das populações, montam sessões de catequese, exploram o interior ..
      Em 1584 iniciam diligências para a construção de uma igreja e de um colégio, que estavam prontos, ou quase prontos, em 1623, na praça que então se chamava “da Feira”, hoje Largo do Palácio. Foram os primeiros a manter escolas de primeiras letras e talvez até outras de estudos mais adiantados..."
      Em 1605 chegaram a esta cidade os religiosos Franciscanos da Terceira Ordem da Penitência que construíram o convento de S. José...mais tarde será demolido para ceder espaço ao primeiro grande hospital da cidade, o Maria Pia .(A construção realizou-se entre 1865 e 1883), numa zona arejada dos então arredores de Luanda colonial, hoje tem o nome de Hospital Josina Machel

  • @heitorfontenele2041
    @heitorfontenele2041 Před 5 měsíci +6

    Eu ainda quero um vídeo só falando sobre os reinos em italianos que uma hora exist e também da Península Ibérica

    • @VictorPMarcos
      @VictorPMarcos Před 5 měsíci +4

      reinos italianos? Onde? Você tem uma mente muito fértil...

    • @Segregacionista
      @Segregacionista Před 5 měsíci +2

      @@VictorPMarcos o Reino da Itália e Duas Cicilias, bruh

    • @VictorPMarcos
      @VictorPMarcos Před 5 měsíci +5

      @@Segregacionista Cicilias? Nunca ouvi falar! Será Duas Sicílias (Regno delle Due Sicilie), é isso? Quer saber como os aragoneses dominaram esses territórios que já não existem, é isso?

    • @MrClassicfever
      @MrClassicfever Před 5 měsíci +2

      @@VictorPMarcos a itália unificada é um pais relativamente recente, em tempos houve o reino da lombardia, da toscana, da sardenha, etc (eram 8 reinos/feudos)

    • @VictorPMarcos
      @VictorPMarcos Před 5 měsíci +1

      @@MrClassicfever Não meu caro, a maioria eram ducados, condados e principados. Dezenas de línguas como albanês, aragonês ou catalão, sardo, friulano, veneziano, alemão....e mais e mais.

  • @regX02
    @regX02 Před 3 měsíci

    Parabéns pelo excelente trabalho!
    👏👏👏🤜🏿🤛🏿👍

  • @pardal241
    @pardal241 Před 5 měsíci +5

    Foi preciso chegar à quinta razão para ser referida a principal: a malária.

    • @franciscogoncalves5808
      @franciscogoncalves5808 Před 3 měsíci +1

      a africa foi primeiro que as américas ,os portugueses já tinham chegado a angola , moçambiquee cabo verde e outras

    • @pardal241
      @pardal241 Před 3 měsíci +1

      @@franciscogoncalves5808 acho que a principal razão para que os nossos antepassados tenham colonizado o Brasil antes de África foi a insalubridade da África a Sul do Sahara, nomeadamente a malária. Repare que Cabo Verde fica na região do Sahel, a Norte do Sahara.

  • @tarcizioalvares2065
    @tarcizioalvares2065 Před 5 měsíci +4

    Eu acho q tudo era difícil é como não tinha ouro ...

    • @Mn-fk4he
      @Mn-fk4he Před 5 měsíci +1

      Não tinha ouro? Tá doido, sabe quem foi Rei Mansa Musa?

    • @edneydenis7856
      @edneydenis7856 Před 3 měsíci +1

      ​@@Mn-fk4heQuando os portugueses chegaram na África este ouro ja havia se esgotado, assim como o ouro do Sudão que enriqueceu o Egito na antiguidade, devido a mineração excessiva. Já o ouro das Américas boa parte ainda estava no solo quando chegaram os europeus.

  • @SrPossolopes
    @SrPossolopes Před 5 měsíci

    muito bom o vídeo.

  • @setha1911
    @setha1911 Před 5 měsíci +2

    muito obrigada pelo vídeo, me ajudou demais porque eu dizia isso pros analfabetos e eles não creditavam em mim...

  • @schrodingerskatze2162
    @schrodingerskatze2162 Před 5 měsíci +5

    Africa, Europa e Asia estao sempre em contato... bem antes do Imperio Romano.

    • @F.Picknaipa
      @F.Picknaipa Před 5 měsíci +1

      Geograficamente a Europa é uma península asiática

    • @franciscogoncalves5808
      @franciscogoncalves5808 Před 2 měsíci

      @@F.Picknaipa europa é continente e a asia é outro não confunda

    • @F.Picknaipa
      @F.Picknaipa Před 2 měsíci

      @@franciscogoncalves5808 o conceito de continente é arbitrario.
      Geologicamente falando a Europa é uma península asiática

    • @LucasRodrigues-nj8sj
      @LucasRodrigues-nj8sj Před 12 dny

      ​@@F.Picknaipa por qual motivo?

  • @me_and_me_
    @me_and_me_ Před 5 měsíci +3

    África foi o berço do Egito, Etiópia, Cartago, e na mitologia grega, até mesmo da mitológica Atlântida, se foi verdade que o fato ocorreu de VDD, a 11.000 ou 12.000 anos atrás, todo o conhecimento acumulado no crescente fértil já tinha passado para o norte do continente, e num passado mais remoto, quando o Saara era verdejante, quem sabe vice-versa.

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      Não se deve confundir o norte de África que "recebeu" enorme conhecimento de diversas invasões de civilizações e povos mais avançados de vários pontos de vista
      (árabes, judeus, otomanos, romanos...etc)
      com a África subsaariana que se encontrava isolada pelo deserto e sofria investidas dos traficantes de escravos que embarcavam os mesmos para o norte e para o oriente

    • @me_and_me_
      @me_and_me_ Před 5 měsíci

      @@marie3587 Já que é assim vamo descer o nível então, a explicação é simples:
      A África foi o Berço primordial da Atlântida antes dos Açores.

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci

      @@me_and_me_ não digo que não!
      "Atlântida
      Ilha lendária que terá existido no Oceano Atlântico, a oeste do Estreito de Gibraltar…."
      Talvez tenha sido alguma das ilhas do Algarve?!

  • @conansilva426
    @conansilva426 Před 4 měsíci +1

    Excelente 👏👏

  • @paris-comedordecasadas
    @paris-comedordecasadas Před 5 měsíci

    Muito massa Parabéns

  • @josedebarros915
    @josedebarros915 Před 5 měsíci +5

    💚🇧🇷 parabéns 😎

  • @hegbertomarques9612
    @hegbertomarques9612 Před 5 měsíci +9

    🇵🇹🇧🇷❤❤❤❤❤❤❤

  • @edsonalmeida1789
    @edsonalmeida1789 Před 5 měsíci +1

    Vídeo incrível

  • @GEOMUNDI.
    @GEOMUNDI. Před 5 měsíci

    parabéns pelo video

  • @ricardolopes286
    @ricardolopes286 Před 5 měsíci +4

    A verdade vindo à tona.

    • @elatafalando
      @elatafalando Před 5 měsíci

      🙄🙄🙄🙄🙄🙄🙄😴😴😴😴😴

    • @elatafalando
      @elatafalando Před 5 měsíci

      Essa "verdade" já é estudada há mais de um século no Brasil. Pare de ser otario.

    • @kauafelipy77
      @kauafelipy77 Před 5 měsíci +1

      E desde quando ela foi escondida? kkkkk Sou descendente de Yorubá, e haviam famílias no sudoeste nigeriano que tinham escravos brancos até 1967 descendentes dos fracassos europeus em batalha

  • @vejaveja2078
    @vejaveja2078 Před 5 měsíci +5

    A América era muito mais desconhecida que a África! Os argumentos aqui apresentados não são suficientes para explicar algo tão grandioso quando ao lançar-se ao mar, ao desconhecido, ao "fim" do mundo!

    • @edneydenis7856
      @edneydenis7856 Před 3 měsíci +2

      As Américas quase não tinha doenças antes da chegada dos europeus, os nativos apesar de alguns serem hostis, não se comparava aos africanos que tinham armas melhores e eram mais numerosos e organizados. O continente americano tinha vastas terras boas pra cultivo, bem menos desertos e logo cedo descobriram ouro e prata praticamente inexploradas ali. Some-se a isso a fauna perigosa da África, tudo isso somado era motivo suficiente para os europeus ficarem longe de seu interior.

  • @heitorfontenele2041
    @heitorfontenele2041 Před 5 měsíci +1

    Tenha um bom tema para vídeo para o canal fala sobre todos os reinos africanas que os europeus tiveram contato mas especificamente Portugal e Espanha

  • @alissonadriano416
    @alissonadriano416 Před 2 měsíci

    muito bom o video

  • @Antonino332
    @Antonino332 Před 5 měsíci +9

    O motivo mais óbvio foi: O desenvolvimento de armas mais letais como o rifle de repetição, a metralhadora e o canhão ou alguém acha que os europeus eram super homens que venciam exércitos maiores portando capa e espada? A vantagem tecnológica sempre foi a causa da dominação de um povo por outro mais desenvolvido, desde os tempos da Babilônia. O resto foram apenas agravantes ou atenuantes.

    • @historiaiberica
      @historiaiberica  Před 5 měsíci +3

      Creio que a descoberta da Quinina tenha sido mais relevante.
      Afinal, você pode ter o melhor rifle, de nada ia adiantar se 70% da sua guarnição morresse no primeiro ano vítima de malária. Mas, é um ótimo tema pra discussão!

    • @ocavaleiroteutonico
      @ocavaleiroteutonico Před 5 měsíci +1

      ​@@historiaibericaQuinina me lembra o Victoria 2 e 3

    • @---ce7gq
      @---ce7gq Před 5 měsíci

      Eu diria que a relação é muito mais econômica do que "tecnológica".
      Toda guerra é, exclusivamente, pra atender os interesses da elite econômica vigente, se fosse por questão tecnológica, a China e os califados tinham passado o rodo na Idade Média.

  • @isaqueteixeiraobregon
    @isaqueteixeiraobregon Před 5 měsíci +14

    É por isso que eu falo, o pessoal nao entende que o Brasil se tornou varios países igual à America Espanhola, foi justamente pq Portugal nao tinha o mesmo poderio para criar varias entidades administrativas autônomas como a Espanha fazia, o Brasil foi sempre um, diferente da America Espanhola que era dividida em vários vicerreinos.

    • @ricardogome158
      @ricardogome158 Před 5 měsíci +7

      errado, pois naquela época Portugal ainda era uma potência europeia e poderia criar entidade mas o porém Portugal prefiro centralizar o brasil.

    • @luanpires3008
      @luanpires3008 Před 5 měsíci +3

      Na verdade teve divisão sim, teve o estado do Grão-Pará e Maranhão que era um território a parte do Brasil

    • @isaqueteixeiraobregon
      @isaqueteixeiraobregon Před 5 měsíci +2

      @@luanpires3008 não se comparam em nada com os Vicerreinos e capitanias gerais espanholas, nada.

    • @n.m.m5460
      @n.m.m5460 Před 5 měsíci

      de que adiante centralizar se brasileiro odeia brasileiro? sudestino odeia nordestino, Pensemos

    • @marie3587
      @marie3587 Před 5 měsíci +1

      ​@@ricardogome158 exato , o Brasil foi construído como uma extensão de Portugal que tinha a centralização na pessoa do seu rei
      e para lá foram transferidos os sistemas de capitanias que tinham sido implementadas nas ilhas do Atlântico, com a consequente distribuição de sesmarias para agricultura e povoamento, construção de aldeias e cidades, integração dos nativos que foram tornados súbditos dos reis e rainhas de Portugal,
      aclimatação de plantas e animais de outros continentes,
      construção de mais de 300 fortalezas ao longo das imensas fronteiras
      como acontecia em todos os territórios sob administração portuguesa,
      instalação das ordens religiosas para o ensino, apoio a doentes, a orfãos, registo civil, cerimónias, etc.

  • @acqueirozf2889
    @acqueirozf2889 Před 2 měsíci

    A escravização no Brasil diferenciou-se pelo fato de ser direcionada para uma base predominantemente produtiva de escala na lavoura numa primeira fase e, num segundo momento, para a exploração das minas. Embora no trabalho escravo assentasse todo o trabalho exigido para as inúmeras outras tarefas no cotidiano urbano, ele estava destinado, predominantemente, a servir de motor em escala de produção e exportação na agricultura com a cana de açúcar e na exploração mineral do ouro e dos diamantes, aspecto do escravagismo inédito, pois, atendia a uma escala de produção industrial, fase recente da história econômica mundial.

  • @cristianoalves2820
    @cristianoalves2820 Před 5 měsíci +1

    As vezes me engrandeço no meu próprio ego; mas quem sou eu perto da história!

  • @heitorfontenele2041
    @heitorfontenele2041 Před 5 měsíci +2

    A minha opinião é a mesma que a tua realmente antes não existia muitos motivos para economizar no mínimo interior africano Eu só acho que o vídeo poesia tratar mais sobre o comércio interno da África a troca de recursos entre os reinos africanos porque se for um tema que tu não abordou então é rivalidades históricas dos reinos africanos

    • @elatafalando
      @elatafalando Před 5 měsíci

      Tem um ótimo livro que cita o comércio entre povos: A Manilha e o Libambo, de Alberto Costa e Silva.

    • @heitorfontenele2041
      @heitorfontenele2041 Před 5 měsíci

      @@elatafalando já ouvi falar sobre esse livro valberto Costa e Silva é um autor muito citado números meios acadêmicos vou parar para ler esse livro ainda no próximo ano esse ano decidi que vou tirar férias totais mais próximo ano eu vou ler esse livro

  • @MarciaCampos-fp7dk
    @MarciaCampos-fp7dk Před 5 měsíci +8

    A Africa smpre teve vários impérios fprtes do qual já escravisavam seu próprio povo. Assim sendo seus imperadores comercializavam não somente agricultura e minérios mas tbm seu povo. A escravidão deu início alí mesmo para o resto do mundo. Os escravos não eram capturados e sim vendidos por seus próprios imperadores africanos. O que é pior!

    • @gangomane840
      @gangomane840 Před 5 měsíci

      Qual é o nome do império africano que comercializava escravos? No centro e sul de África viviam povos nomades que viviam da caça e recoleçao de frutos silvestres, somente as zonas costeiras dominadas por àrabes foi verificada a escravidão. Cuidado com as mentiras dos europeus

    • @lionelson7098
      @lionelson7098 Před 5 měsíci

      Recomendo o livro "O Genocídio Ocultado" de Tidiane N'Diaye

    • @elatafalando
      @elatafalando Před 5 měsíci

      Escravidão doméstica =\= escravidão colonial

    • @kauafelipy77
      @kauafelipy77 Před 5 měsíci

      @@lionelson7098 kkkkkkkkkkkkk

    • @kauafelipy77
      @kauafelipy77 Před 5 měsíci +1

      Isso não é novidade, não sei qual é a fita, europa sempre viveu em guerra entre seus povos e se escravisando entre sí ao longo dos séculos, até mulçumano tinha escravo brancos

  • @paulovianna9833
    @paulovianna9833 Před 3 měsíci +1

    Como será que os europeus conheceram a África antes da América? Seria porque de Gilbraltar eles podiam ver a África? Ou porque navegavam pelo mediterrâneo? Ou porque comerciavam com o Egito, Líbia, Marrocos? Precisa olhar um mapa antigo para saber que eles já conheciam a África?

    • @natalialinharesaguiar2983
      @natalialinharesaguiar2983 Před 2 měsíci

      Eu acho que eles conheciam uma parte do continente africano, mas provavelmente o sul do continente era ainda desconhecido.