REOCUPE (Revista do Observatório de Cultura de Pernambuco) Entrevista o Prof. Marcos Galindo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • O Observatório de Cultura Pernambuco
    Atende ao objeto de convênio entre o Ministério da Cultura (MinC), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Convênio tem por objeto a instalação e funcionamento do “Pernambuco Criativo” e “Observatório de Economia Criativa” (Convênio de Cooperação nº 761926/2011, de 31 de dezembro de 2014).
    Assim, o Observatório de Cultura Pernambuco é uma plataforma de interesse mútuo no desenvolvimento de um ambiente de pesquisa científica e de extensão que permite a ampliação do conhecimento sobre cultura, com ênfase nos seguimentos criativos da economia no Estado de Pernambuco.
    O ambiente de desenvolvimento do Observatório é o Laboratório Liber, com expertise em Curadoria Digital e formalmente reconhecido como unidade de pesquisa da UFPE pela Portaria nº 022.2015-CAC, de 17 de dezembro de 2015. No espaço dessa unidade de pesquisa científica e tecnológica são desenvolvidas investigações, programas e projetos de mediação em gestão da informação, interculturalidade, protagonismo sociocultural, uso criativo e apropriação de equipamentos culturais, sistemas midiáticos e de fabricação digital, apropriação do espaço urbano, bem como economia criativa e inovação.
    Portanto, o Observatório de Cultura Pernambuco pretende contribuir com a disseminação, acesso e apropriação de informações e conhecimento crítico, especialmente sobre a economia da cultura, observando a dinâmica do setor no âmbito cultural, social e econômico do país e dos estados, por meio da formação de redes híbridas compostas de pesquisadores, especialistas e os protagonistas culturais.
    O desenvolvimento do Observatório conta ainda com a expertise do Lócus de Investigação em Economia Criativa e Departamento de Administração da UFPE que desenvolvem pesquisa-ação em formação e capacitação no PE Criativo.

Komentáře •