Conheça um pouco mais sobre o primo do Marchador, o Mangalarga Paulista

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 09. 2024
  • Conseguiu ver as diferenças nos cavalos do vídeo? Conta aí quais você identificou!
    Visite nosso site www.mundomarch...
    -----------------------------------------------------
    Quer aprender a conversar com seu cavalo? Acesse agora - bit.ly/convers...
    -----------------------------------------------------
    Quer aprender como melhorar o manejo com seu cavalo? Acesse agora - bit.ly/melhora...
    -----------------------------------------------------
    Aprenda a doma racional de cavalos - bit.ly/doma_ca...
    -----------------------------------------------------
    Aprenda a falar inglês com ênfase no mundo Agro - bit.ly/Ingles_...
    -----------------------------------------------------

Komentáře • 65

  • @elemesmowilllaaneszv5683
    @elemesmowilllaaneszv5683 Před 2 lety +12

    Orgulho do meu Paulista

  • @aprendiz3886
    @aprendiz3886 Před 2 lety +7

    Caro comentarista, mais uma vez ótimo vídeo e até certo ponto muito esclarecedor, mas para mim o mangalarga paulista (questão de gosto) supera o mineiro principalmente quando se trata de cavalos para lida e até beleza, pois eu tive a oportunidade de conhecer e montar muitos filhos e netos do Turbante JO. Outra coisa, paixão a parte, mas a maior associação de cavalos do Brasil e da América Latina é a ABQM (Associação Brasileira do Quarto de Milha), o maior evento também é dessa raça e quanto ao cavalo mais popular, aqui para sermos coerentes, temos que no mínimo regionalizar, pois temos crioulos no sul, o próprio mangalarga em minas, como também o quarto de milha amplamente difundido no Brasil. Como disse, vamos deixar a paixão de lado.

  • @alessandrofreitas9566
    @alessandrofreitas9566 Před 2 lety +1

    Eu acho éssa rassa fenomenal quéro adiquirir uma tropa Deca raça, o mangalarga paulista é o melhor

  • @gabrielaquinocarvalho2923

    Se for olhar no marchador hoje, o que mais tem e cavalo na raça consagrado de sangue paulista. Para mim o Paulista que entrou na raça para trazer temperamento e beleza foi o " Palhaço de Ituverava" sem ele não teríamos, Galante do expoente, elô kafé, Tigrão kafé, única Kafé, Lúcido da Figueira, Vettel do Yuri, e vários outros, sem falar no haras Santa Esmeralda que sua base foi feita em filhos do Palhaço.

    • @josevitormagalhaes6242
      @josevitormagalhaes6242 Před 2 lety +2

      Interessante seu ponto. Mas você não acha que todos esses garanhões que você citou destoam, e muito, do padrão da raça? Por exemplo, Lúcido e Vettel são animais "grandes" demais, seus potros se parecem mais com filhos de Paulista do que com filho do Mangalarga marchador. Todos nascem finos e " descanelados ". A padronização da morfologia fica de lado, todos eles possuem a cabeça totalmente contrária a uma forma triangular, e por aí vai... Respeito seu comentário e gosto pessoal, só estou buscando uma opinião diversa da minha pra ponderar. Se hoje eu fosse montar um criatório iria buscar beber em uma fonte genética mais pura, pois em uma exposição atual o que tem de descendentes desses garanhões que parecem Paulistas puros é brincadeira. Abraços¹

    • @pancadanasuperficiedaiviso6589
      @pancadanasuperficiedaiviso6589 Před 2 lety

      @@josevitormagalhaes6242 E quais são os animais que estão ganhando nas pistas.Os com sangue tradicional ou estes com sangue paulista?

    • @josevitormagalhaes6242
      @josevitormagalhaes6242 Před 2 lety +2

      @@pancadanasuperficiedaiviso6589 Ganhando pista, são os cavalos com sangue de Paulista. Muitos filhos do Galante por exemplo. No ultimo CBM o que teve de "alazão" ganhando foi sacanagem kkk. Mas cavalo não é somente pista, e esse pensamento de apenas selecionar pra competição que é foda. Tem criador que se precisar fazer cruzamento com Paulista, Campolina, só pra ganhar pista ele faz. Mas depois de escrever meu comentário notei que tem muito cavalo puro levando as competições também, filhos do Fator (Favacho fechado) e do Trilho da Zizica. Só que está ficando cada vez mais raro.

    • @gabrielaquinocarvalho2923
      @gabrielaquinocarvalho2923 Před 2 lety

      @@josevitormagalhaes6242 concordo com vc em alguns aspectos, um criatório não deve focar só em pista para uma boa criação. Em relação a sangue mais puro como vc disse mencionando o Fator que e um garanhão que eu também gosto muito. No seu ponto de vista, vc acha que o Fator e bom em passar caracterização racial aos seus descendentes?

    • @josevitormagalhaes6242
      @josevitormagalhaes6242 Před 2 lety

      @@gabrielaquinocarvalho2923 Gabriel, eu acho que o Fator da Cavarú-Retã é bom em passar andamento dissociado a quase todos os seus descendentes, andamento e pelagem alazã amarilha. Falando mais sobre beleza e padronização, aquele cavalo que você olha e vê um Mangalarga Marchador na sua morfologia, acredito que o Trilho da Zizica e Estanho de Alcatéia fazem produtos mais belos e puros. Depois pesquise sobre Athos do Conforto, por exemplo. Cavalo é muito do gosto pessoal, eu pretendo iniciar minha criação em breve (tenho apenas indivíduos atualmente), e irei utilizar coberturas do trilho e seus descendentes. Reconheço o sucesso do Fator, gosto da linhagem Favacho, mas não é uma morfologia que me agrada. Como quero criar pra ter um sufixo próprio, vou escolher de beleza a andamento, vou de Trilho da Zizica por gostar demais dos produtos e de Estanho de Alcateia pela produção espetacular e ser mais atual.

  • @marcospereiraraffainifilho8121

    O mangalarga Paulista, contribui muito no cruzamento com o marchador passando mais temperamento de sela e mais articulação dos posteriores.

    • @josebraga8645
      @josebraga8645 Před 2 lety +4

      O problema é que para se obter essas "contribuições", a marcha batida tríplice apoiada, que caracteriza o MM, praticamente desapareceu. Hoje, a maior articulação dos posteriores se tornou um problema na raça. Muitos animais, atualmente, flexionam o jarrete excessivamente, mas com pouco avanço, ou seja, o andamento é muito ineficiente. A melhoria de uma raça deve advir de seleção genética dentro da própria raça e não pela infusão de sangue exótico.

    • @pancadanasuperficiedaiviso6589
      @pancadanasuperficiedaiviso6589 Před 2 lety +1

      @@josebraga8645 já vi muito paulista ganhando pista de mangalarga marchador.

    • @josebraga8645
      @josebraga8645 Před 2 lety +1

      @@pancadanasuperficiedaiviso6589 Sinal de que a pista do MM já errou muito...

    • @pancadanasuperficiedaiviso6589
      @pancadanasuperficiedaiviso6589 Před 2 lety +2

      @@josebraga8645 a culpa de tudo não está nos cruzamentos.Esta na abccmm que orienta os árbitros.O cruzamento com paulista só cresceu na raça por a arbitragem aceitar e premiar cavalos com andamento fora do padrão.

    • @pancadanasuperficiedaiviso6589
      @pancadanasuperficiedaiviso6589 Před 2 lety +1

      @@josebraga8645 já vi muito árbitro de pista justificar a colocação dizendo que tal cavalo tem melhor rendimento,busca mais terreno.Qyando na verdade o critério de desempate sempre tem que ser o animal mais marchado.

  • @evandrobernardosilva7089
    @evandrobernardosilva7089 Před 2 lety +2

    Reportagem top... ambos são bons, mas o mangalarga é muito mais resistente e forte por isso sou mais ele

  • @josevitormagalhaes6242
    @josevitormagalhaes6242 Před 2 lety +12

    Muito bom o vídeo. Infelizmente o livro aberto no Mangalarga Marchador fez com que muitos cruzamentos com Mangalarga Paulista fossem feitos e, atualmente, a grande maioria dos Marchadores possuem um sangue "mestiço". Fora as falsificações em documentos e casos conhecidos de livro aberto, como Trilho do Porto azul, que é um campeão de categoria no Mangalarga Marchador com mãe registrada na associação do Cavalo Mangalarga Paulista. Outro ponto é o "desaparecimento" da pelagem tordilha e castanha em detrimento dos animais de pelagem alazã nas exposições do Mangalarga Marchador - pra mim esse é outro indício da grande quantidade de animais com sangue mestiço registrados na ABCCMM.

    • @pancadanasuperficiedaiviso6589
      @pancadanasuperficiedaiviso6589 Před 2 lety +3

      Para mim o paulista veio a melhorar a raça mangalarga marchador.Tendo em vista o temperamento de cela.Todos sabemos que a muitas linhagens do marchador que falta temperamento de cela.

    • @josevitormagalhaes6242
      @josevitormagalhaes6242 Před 2 lety +4

      @@pancadanasuperficiedaiviso6589 Eu não gosto amigo. Acho que o produto fica fora do padrão demais. Mas respeito seu gosto. Depois me diga alguns criatórios que fizeram a utilização do Paulista na tropa. Eu vou estudar mais sobre. Um abraço!

    • @josebraga8645
      @josebraga8645 Před 2 lety +5

      @@pancadanasuperficiedaiviso6589 então se eu achar que o quarto de milha agrega ao MM uma garupa musculosa o cruzamento dessas duas raças será justificável? Independente das preferências pessoais, o padrão racial tem que ser respeitado. E este, no MM, proíbe o registro de animais de marcha trotada. Portanto, um paulista jamais poderia ser registrado como MM.

    • @vladimirputout2461
      @vladimirputout2461 Před 2 lety

      Você come uma pizza 🍕🍕 o capim do vizinho não sei se vou conseguir ir no CIRETRAN a gente não é a mesma coisa em branco e eu acho que não vai ter um certain a gente não entende nada de vc no atual e uma perna de manhã e ficaríamos só vai ser na Catedral

    • @elenmoraes2367
      @elenmoraes2367 Před 2 lety

      Tive a mesma percepção sobre o marchador , está bem diferente do q era

  • @florianoperesjunior4550
    @florianoperesjunior4550 Před 6 měsíci +1

    Bem esclarecido, realmente o marchador é um cavalo mais popular, eu uso o mangalarga para a lida do dia a dia e para longas e pequenas cavalgadas...

  • @jacksonmonteiro2347
    @jacksonmonteiro2347 Před 2 lety +5

    Explicação top e rápida,vc é o cara

  • @16tupp
    @16tupp Před 2 lety +1

    Com a infusão de sangue paulista, o marchador deu salto quântico em qualidade morfológica e andamento. Não é atoa que se tornou uma paixão nacional! Toda linhagem quando muito consanguinea acaba por se tornar ultrapassada o principal exemplo é o da extinta linhagem passatempo.

  • @th-om9zh
    @th-om9zh Před měsícem

    Mp tem meu coração

  • @quebreasregraseuropa
    @quebreasregraseuropa Před 2 lety +3

    Tenho um e esse cavalo é Fantastico

  • @rick32ism
    @rick32ism Před 2 lety +2

    Melhor explicação que já vi
    Parabéns amigo 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @JoaoLucas-lp1md
    @JoaoLucas-lp1md Před 2 lety +3

    Melhor canal 🙌🏻

  • @brunao7279
    @brunao7279 Před 2 lety +4

    Ficaria bom tambem como " o Pai do Mangalarga Marchador"

  • @jhonatan9232
    @jhonatan9232 Před 25 dny

    Irmão isso sim

  • @paulomoreno2816
    @paulomoreno2816 Před 2 lety +2

    Parabéns pela explicação.

  • @thierrymarinho651
    @thierrymarinho651 Před 2 lety +1

    Muito bom essa explicação

  • @victorcomitre4765
    @victorcomitre4765 Před 2 lety

    Gosto de suas as duas raças , a fim de absorver as qualidades das duas raças , assim realizando o sonho de montar num cavalo que me dê segurança ,equilíbrio no temperamento , conforto e agilidade , obs : as duas raças com muitas qualidades para os criadores brincarem de produzir cavalos bons de sela !

  • @jovanycruz5442
    @jovanycruz5442 Před 2 lety

    Otimo video muito bom mesmo

  • @fabiocassio9632
    @fabiocassio9632 Před rokem

    Cavalo independentemente da raça são animais incríveis

  • @daniloaugustorodriguescard8065

    Sou do pontal do triângulo Mineiro mas prefiro o mangalarga paulista é melhor para lidar com o gado é mais habilidoso mais firme mais corpulento

  • @tudoemaisumpouco5401
    @tudoemaisumpouco5401 Před rokem

    Tenho uma egua mangalarga Paulista e no andamento tem um diferencial pois ela tá bem macia e apoia tríplice no chão tudo é treino

  • @rbg01
    @rbg01 Před 2 lety +5

    A diferença do Mangalarga paulista pro Marchador de batida atual é só na morfologia mesmo. Mangalarga paulista é mais bonito, tem mais estrutura.

  • @josebraga8645
    @josebraga8645 Před 2 lety +8

    Infelizmente a marcha batida e a marcha trotada, nos últimos 30 anos, se tornaram andamentos praticamente iguais, diferenciando-se apenas no estilo. A marcha batida de tríplices apoios foi descaracterizada. Creio não ter sido por acaso que, no vídeo, ao falar dos tríplices apoios, foi mostrado um cavalo de marcha picada (elfo do porto azul).

    • @gabrielbitaraes9583
      @gabrielbitaraes9583 Před 2 lety +3

      Na minha opinião isso mudou bastante nós últimos 5 anos. O foco agora é a marcha genuína, com dissociação e consequente tríplice apoio. Recomendo assistir o vídeo do campeonato da zambia MZZ ou do favorito da morada nova, ambos campeões dos campeões brasileiros de marcha, em câmera lenta, pausando exatamente na troca de apoio. Sempre existe tríplice, em marcha curta até em dois momentos, completando os desejados 8 tempos de apoio

    • @josebraga8645
      @josebraga8645 Před 2 lety

      @@gabrielbitaraes9583 eu concordo que houve alguma melhora nos últimos anos, mas na minha opinião os animais premiados precisam de mais dissociação para se adequarem ao padrão racial. Os 8 tempos devem ocorrer a média velocidade e não apenas na marcha curta. Já vi vídeos do Favorito. Mas ele ainda está aquém do nível de dissociação de animais como Herdade Jupiá e Invicto de Santa Lúcia, que apresentavam a marcha batida autêntica.

    • @gabrielbitaraes9583
      @gabrielbitaraes9583 Před 2 lety

      Um dos maiores diferenciais da marcha batida é o rendimento, a tropa antiga teve seu grande papel padreador e reprodutivo, como todo cavalo de marcha de centro, mas a marcha de hoje é muito mais completa, animais marcham com corpo parado, rompem mais e contribuem para um gesto de marcha superior. A dissociação da tropa antiga é tamanha que é quase uma marcha picada, mas como diz Newton Sturzeneker, titular do haras porto azul, celeiro de grandes campeões de batida e picada: o criador de marcha batida que eventualmente não for surpreendido com animais de picada na seleção deve se preocupar. Não sei se ele está certo, mas o que deve prevalecer é a boa marcha, valorizando os genuínos e entendendo que o gesto é a junção do diagrama e da movimentação

    • @josebraga8645
      @josebraga8645 Před 2 lety +1

      @@gabrielbitaraes9583 essa questão do rendimento é interessante, pq os animais antigos davam sobre pegada ou até ultrapegada. Os atuais não. Além disso, os animais de hoje tem apresentado excesso de frequência nas trocas de apoios. Portanto, o rendimento é inferior ao dos animais antigos. O parâmetro para dizer se uma marcha é completa ou não é o padrão racial, que deve ser respeitado independentemente de preferências pessoais. Pelo padrão racial, a marcha é o andamento a 4 tempos, que alterna apoios laterais e diagonais, intercalados por tríplices apoios. A tropa de hoje, no geral, não apresenta apoios laterais. Ademais, o número de tríplices apoios, quando apresentados pelo animal, é inferior aos 4 exigidos para que a marcha tenha o ciclo completo. Outro ponto: eu só posso analisar rendimento, comodidade, etc, após reconhecer no animal o diagrama descrito no padrão racial. Portanto, o rendimento deve ser analisado pela comparação de animais que tenham o diagrama descrito no padrão racial. Se o animal não tem esse diagrama, pouco importa o rendimento. E outra coisa: o pessoal antigo selecionou a marcha que vc chamou de centro. Curiosamente, era o pessoal antigo que usava o cavalo como meio de transporte e como companheiro de trabalho. Por isso, tenha certeza, o pessoal antigo conhecia muito mais de marcha do que a turma de hoje. Se selecionaram um andamento mais dissociado, com certeza, foi porque era um andamento melhor.

    • @gabrielbitaraes9583
      @gabrielbitaraes9583 Před 2 lety

      José Braga, vc entrou em um ponto extremamente importante, o criador de antigamente também era usuário, o cavalo realmente era testado ao seu modo mais natural, muito diferente dos dias de hoje, onde a pista é o único parâmetro. Quanto a questão da frequência, retropegada e falta de padrão no diagrama, acho um pouco de saudosismo falar que antigamente tinha uma coisa e hoje não tem mais. É bom lembrar que até 1999 o corpo técnico da abccmm era extremamente deficitário e o juiz não tinha nem obrigação de julgar marcha, era avaliado apenas o animal visto por baixo, agora pensa no tamanho da evolução nos últimos 20 anos... para se ter uma ideia, na última exposição nacional, o presidente da ENA (escola nacional de árbitros), colocou a prova o diagrama em quatro tempos e a dissociação da nossa tropa com um aparelho de alta frequência durante o campeonato dos campeões dos campeões. A maioria dos animais apresentou dissociação e um diagrama quaternário em mais de 95% do tempo (detalhe, a marcha batida foi superior a picada nesse quesito). Portanto, creio que mais do que apontar o dedo nos equívocos que a nossa raça teve durante o caminho (praticamente inevitáveis tendo em vista a expansão do mangalarga), devemos valorizar a evolução e focar no futuro. Experimentar a tropa atual é muito importante para tirar qualquer conclusão também, está dando gosto de montar a cavalo

  • @canarilcantoeencanto7303

    Mangalarga paulista talvez precise de provas de função tipo endurance pra enaltecer seu valor !

  • @sandersonfleury3511
    @sandersonfleury3511 Před rokem

    Prefiro o paulista em tudo !

  • @josedesousacastro3535
    @josedesousacastro3535 Před 2 lety

    Para mim o melhor cavalo é o mangalarga marchador e eu sou apaixonado pela marcha mineira aqui em Roraima a gente diz marcha picada

  • @rbrb5694
    @rbrb5694 Před 2 lety +3

    Já vi Paulista mais macio que marchador, é raro mas tem

    • @carlosabatista8061
      @carlosabatista8061 Před 2 lety

      Tenho 2 paulista e são muito macio e são filhos de gurila m

  • @brunoarves3690
    @brunoarves3690 Před 3 měsíci

    preciso comprar uma égua paulista na bahia

  • @aasferr1
    @aasferr1 Před 2 lety +1

    Porque está música triste de fundo?
    Nada haver.

    • @rbg01
      @rbg01 Před 2 lety

      kkkk achei que combinou

  • @leodalmodiasdossantos6286

    ei me enforma se o Paulista pode correr vaquejada

  • @danielmendes5274
    @danielmendes5274 Před 2 lety

    Primeiro q o mangalarga machador e o paulista eram o mesmo cavalo antigamente eles eram o mangalarga

  • @jefersonjardim7438
    @jefersonjardim7438 Před 2 lety +1

    Único problema é que os animais mangalarga paulista que você colocou como ilustração não corresponde com o estágio atual da raça como um todo. Coloca nossos últimos 5 grandes campeões nacionais de marcha, pode ser cavalo ou égua e aí sim você tem ponto comparativo. Colocar o melhor do mineiro para comparar com o pior do paulista não é justo!
    Colocar os últimos grandes nacionais de marcha das duas raças e aí sim pode comparar.

  • @harasaltaprecisao9150
    @harasaltaprecisao9150 Před 2 lety

    Tu e doido os cara fizeram um testo atrás do outro e o pior é que eu li tudo kkkkkkk

  • @pauloricardo307
    @pauloricardo307 Před 2 měsíci

    Balela o Paulista é o original

  • @domaracionalctJJ
    @domaracionalctJJ Před 2 lety

    Bem explicado
    parabéns