Leandro Karnal desafia o ChatGPT

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 8. 03. 2023
  • Como o ChatGPT responde às mesmas perguntas feitas para Gilberto Gil, Vik Muniz e Scarlett Marton?
    Neste vídeo, o professor Leandro Karnal lançou algumas provocações à Gen AI (inteligência artificial generativa). São perguntas que fez ao entrevistar esses grandes pensadores contemporâneos. Quem responde melhor?
    Karnal analisa o conteúdo entregue pelas tecnologias revolucionárias e discute o impacto delas na construção do conhecimento. Devemos ter medo da evolução tecnológica? Ela vai acabar com o pensamento e a produção de conteúdo humanos? Ela vai substituir os professores? Ela vai nos deixar mais limitados em termos de raciocínio e literacia?
    A ideia é justamente oposta. Na contramão do que pregam neoludistas, Leandro Karnal nos convida a pensar como a tecnologia - por ora, um tanto assustadora - pode contribuir para direcionar a Humanidade a ampliar a inteligência e a capacidade criativa.
    O que você pensa sobre o assunto? Comente!

Komentáře • 2,7K

  • @biroujuice
    @biroujuice Před rokem +3

    Já uso ChatGPT faz um tempo, uso em inglês. Uma dica é: para respostas mais rebuscadas você precisa fazer a pergunta de forma mais articulada, porque na prática você não está perguntando a um oráculo ou enciclopédia, na prática você está criando um "prompt de comando" quanto mais específico o prompt melhor elaborado será o resultado.

  • @bx1u
    @bx1u Před rokem +14

    Muito interessante ver Leandro Karnal conversar com o Chatgpt. No entanto, consigo perceber que Leandro tem pouco conhecimento sobre Prompt, o que faz com que ele cometa alguns equívocos ao usar o Chatgpt, não obtendo todo o potencial da ferramenta. Por exemplo, ao mudar os assuntos o mais correto seria abrir um novo chat para cada assunto. Um outro equívoco é fazer perguntas pouco específicas. O Chatgpt responde melhor quando se refina as perguntas.

  • @batista332
    @batista332 Před rokem +445

    Na era da informação via inteligência artificial, saber perguntar é mais importante que saber a resposta. Criatividade e curiosidade são características importantes

  • @historiaamiga
    @historiaamiga Před rokem

    Chat gpt me assusta no ponto que ela não faz um poema sobre o bolsonaro mas faz poema sobre Lula e Dilma

  • @DOUGLASKALLADIM
    @DOUGLASKALLADIM Před rokem +324

    Há uns 10 anos, na minha época de escola, nós simplesmente copiávamos uma página na Wikipedia e colávamos ela na área de trabalho do Word. Depois, bastava levar em uma lan-house, mandar imprimir e entregar à professora: 10 pontos garantidos! Assim concluí o ensino médio, com boas notas, mesmo sem dominar a tabuada, o básico de português ou o tão repetido 'verb to be'. Agora, depois de velho, estou tentando correr atrás do prejuízo.

  • @josemoita4556
    @josemoita4556 Před rokem +76

    NÃO DUVIDO QUE O KARNAL SEJA CAPAZ DE CONFUNDIR O CHATGPT, TAMANHA É SUA CAPACIDADE INTELECTUAL.

  • @medicosincero8276
    @medicosincero8276 Před rokem

    O chatgpt supera a inteligência de 99 % dos brasileiros.

  • @mvrtg7120
    @mvrtg7120 Před rokem

    Vai ficar sem emprego kkkk jornalistas e escritores estão lascados.

  • @guicapazzetti
    @guicapazzetti Před rokem +1

    Karnal não percebeu que o GPT respondeu à pergunta "A política é arte?" em forma de soneto como se fosse Olavo Bilac kkkk

  • @rpreviato
    @rpreviato Před rokem +139

    Sou um programador de software experiente e uso, eventualmente, o ChatGPT para me ajudar na produção de algumas ideais, encurtar algumas tarefas que me levariam mais tempo.

  • @rafaelcampobrandao2291
    @rafaelcampobrandao2291 Před rokem +64

    Sou professor de línguas estrangeiras há 20 anos, também sou professor de filosofia há alguns outros, faço minha segunda pós e... queria eu ter esta ferramenta durante minhas graduações. Uso hoje o ChatGPT como um colega para debates. Proponho questionamentos e me posiciono também, de modo a ter um contraponto. Isso enriquece meus estudos. É conversar com "alguém que tem uma resposta", independente da qualidade. O mesmo acontece quando eu tenho um debate com um aluno com menos experiência que eu ou com um doutor em minha área de conhecimento, obviamente, com muito mais experiência. O recurso discutido aqui pode ser, sim, excelente no processo de aprendizagem, mas para que ele se torne um recurso útil, é necessário que, primeiro, nós entendamos o potencial ofertado e, depois, estimulemos o uso da ferramenta de maneira a ter benefícios.

  • @wasan0475
    @wasan0475 Před rokem +480

    Professor Leandro Karnal não é um homem a frente do seu tempo, mas um homem de todas as eras, que pessoa de mente fantástica, muito grato por tudo que tenho aprendido.

  • @solangedeoliveira775
    @solangedeoliveira775 Před rokem +176

    É TÃO BOM PASSAR ALGUNS MINUTOS COM PESSOA INTELIGENTE E CARISMÁTICA COMO VOCÊ, LEANDRO KARNAL. 🥰

  • @jeffsilva
    @jeffsilva Před rokem +248

    parabéns, uma das melhores análises que já assisti. Sou programador , trabalho com tecnologia quase 30 anos e a fala de Karnal foi certeira. muita gente falando bobagem, mas Karnal provou e demonstrou a diferença entre a máquina e o homem. A capacidade humana não será superada, a máquina é uma ferramenta. Grande professor brasileiro. parabéns

  • @gabrielschossler6072
    @gabrielschossler6072 Před rokem +85

    A dica mais importante é SEMPRE PERGUNTE EM INGLÊS! O modelo vai responder tão bem quanto o conhecimento da linguagem na qual ele foi treinado. A eficiencia dele em inglês é muito, mas muito superior

  • @epossan
    @epossan Před rokem +368

    Professor Karnal que vídeo em boa hora! Ontem (09/03/23) ministrei minha primeira aula do ano para uma turma de Engenharia Civil da Unila - e "apresentei" a eles o ChatGPT - (dos 28 estudantes, 5 já fazem uso, uns 8 ou 10 já tinham escutado sobre e os demais não faziam ideia do que era). Tentei fazer uma abordagem crítica, mas não tão brilhante quanto a sua!

  • @tayannepimentel3959
    @tayannepimentel3959 Před rokem +125

    Eu fiz um teste fazendo perguntas voltadas ao que compus na minha monografia, quando não estava satisfeita com a resposta, eu "forçava" a inteligência artificial a elaborar algo mais profundo e foi absolutamente brilhante! Creio que essas mesmas perguntas sendo conduzidas, de acordo com a proposta de um chat, um diálogo, ela pode dar respostas tão boas quanto as dos seus entrevistados. A grande sacada dela está nas perguntas, dessa forma, tenho a impressão de que ela pode se tornar uma grande ferramenta na educação se for utilizada com sabedoria, se as pessoas não se conformarem com a primeira resposta e praticarem a "troca de ideias" com a máquina.

  • @anadiniz5009
    @anadiniz5009 Před rokem +18

    Como sempre, Brilhante!

  • @Fendon1543
    @Fendon1543 Před rokem +6

    Que delícia è voltar ouvir o professor karnal a voltar com estas características de pensamentos que no fazem a pensar.