COMO SABER SE UMA EDITORA É CONFIÁVEL?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 07. 2024
  • Não caia em editora furada!!! Tem edital aberto, mas você nunca ouviu falar dessa editora e nem ninguém que você conhece? Publicou por uma editora, não assinou contrato, ninguém te pagou nada e seu livro não vendeu? Aqui tem nove aspectos para você analisar antes de publicar qualquer coisa por uma editora.
    Vídeo relacionado:
    Não pague para publicar (editora vs prestadora de serviço):
    Recomendações mencionadas:
    Guia Aberto de Publicação: docs.google.com/spreadsheets/...
    Revista Ignoto: www.editoracorvus.com.br/post...
    Revista Mafagafo: mafagaforevista.com.br/anunci...
    capítulos:
    00:00 - 00:49 - introdução
    00:49 - 01:05 - publicação paga
    01:05 - 01:17 - cnpj
    01:17 - 02:00 - site
    02:00 - 02:49 - design
    02:49 - 05:09 - um adendo
    05:09 - 07:31 - catálogo
    07:31 - 07:44 - capas
    07:44 - 09:12 - edição
    09:12 - 10:01 - pagamento
    10:01 - 10:43 - contrato
    10:43 - 10:58 - antologias pagas
    10:58 - 11:57 - eu caí em golpe
    11:57 - 12:33 - sobre rejeição
    12:33 - 13:30 - eu caí em golpe pt. 2
    13:30 - 13:36 - conclusão
    13:36 - 14:42 - recomendações
    14:42 - 15:04 - agradecimentos
    15:04 - 15:22 - um aviso
    15:22 - 15:33 - olivia vs puberdade
    Oi, meu nome é Olivia -- prazer :)
    Eu sou escritora, graduanda em Letras, e trabalho no mercado editorial. Criei esse canal para compartilhar dicas de escrita criativa e minha jornada como escritora.
    Existem vários tipos de escrita, e as regras e ferramentas variam de acordo com o tipo de literatura. Por isso, nesse canal, eu pretendo falar de escrita criativa, focando em literatura jovem e de gênero (que é o que escrevo e consumo). Seja muito bem-vinde!
    Redes sociais:
    Twitter: / olivialober
    Goodreads: / olivia-lober
    Contato: olivialobercontato@gmail.com
    Serviços editoriais: www.olivialober.com/services-1
    Quer ler alguma coisa que eu escrevi? Meu portfólio: olivialober.com

Komentáře • 20

  • @Kalytek
    @Kalytek Před 2 lety +2

    Achei muito bom e super válido! Alguns autores antes de fechar comigo fizeram vários questionamentos, o que achei ótimo. A Nivea Raquel Lima mesmo, que é advogada, leu o contrato várias vezes e negociou alguns pontos. E deu tudo certo. Mas já tive alguns que se eu não explico tudo ia do jeito que fosse. (Analisei os 9 pontos pensando: espero que minha editora passe em todos kkkkk. E passamos 😉 ). Passei a te seguir. Parabéns!

    • @olivialober
      @olivialober  Před 2 lety +1

      Nossa nunca pensei que o video poderia ser útil para editoras também! fico feliz hahaha que bom que gostou! XD

  • @oLe_oLeo_ola
    @oLe_oLeo_ola Před 2 lety +1

    Que bom melhorou :) bem-vinda de volta, e valeu pelas dicas ^-^

  • @walterjscoutinho
    @walterjscoutinho Před 2 lety +1

    Adorei o vídeo! Já recebi propostas de "editoras" que queriam que eu pagasse para publicar meu livro direto. Que bom que não caí nessa.
    Ganhou um inscrito! 😁👍

    • @olivialober
      @olivialober  Před 2 lety +1

      Que bom que gostou! XD (e que bom que não caiu nas furadas hahahah)

  • @laurasoareslima3112
    @laurasoareslima3112 Před 2 lety +1

    amiga, sua amiga do direito tá tão orgulhosa vendo você falando da importância do contrato hahahaha arrasando como sempre, amo seus vídeos.

  • @GersonNunes574
    @GersonNunes574 Před 2 lety +1

    De todas as editoras que fui atrás, eram prestadoras de serviço, eu até me desanimei, já que não achei uma que não seja a famosa tradicional (aquelas editoras grandes que demoram para publicar quem é desconhecido) gostaria muito de publicar minha obra, mas até agora nada. Existe alguma editora que publique originais sem cobrar?

    • @olivialober
      @olivialober  Před 2 lety +1

      Existe!!! é bem difícil ser autor iniciante e publicar nas editoras grandes (companhia, rocco, record, intrínseca, etc etc), pq elas não abrem submissão. mas existem editoras pequenas que abrem submissão ou que aceitam envio de originais. vou te recomendar essa planilha aqui, que tem várias, e já vem escrito a linha editorial de cada uma: docs.google.com/spreadsheets/d/1P11M7Q1CPpETf5y-rRLcuIub44MPfg1fOTKSx-DmP-Q/edit#gid=1737528205
      (fica na aba EDITORAS)
      Se você escreve fantasia, por exemplo, recomendo ficar de olho na editora Dame Blanche, porque eles abrem submissão todo ano (ou a cada dois anos, algo assim)

    • @GersonNunes574
      @GersonNunes574 Před 2 lety +1

      @@olivialober obrigado, vou dá uma olhada.

    • @olivialober
      @olivialober  Před 2 lety

      de naada! XD

  • @homeniano.oficial
    @homeniano.oficial Před 2 lety +1

    Parabens pelos videos. Uma duvida: mesmo com contrato de pagamento. vamos supor que a editora tenha vendido 1 mil livros meus. e tanha ganhado dinheiro. mas como eu saberei que esses 1 mil livro sforam vendidos? a editora podera dizer que nao teve vendas e nao pagar. como eu acompaanho, sem que exista miguelagem por parte da editora?

    • @olivialober
      @olivialober  Před 2 lety

      então, o jeito ideal é você ter um agente, mas um agente é difícil de conseguir. Mas eu recomendo que você tente ao máximo se comunicar com a editora. Se você tem um contrato, você já tá protegido, mas se você perceber que tem alguma coisa estranha acontecendo, que eles não estão te pagando como deveriam, aí você terá que falar com um advogado. Mas antes disso, acho que o melhor é tentar conversar com o seu editor e pedir transparência e não ter receio de perguntar as coisas (como tão indo as vendas, como funciona, se já vendeu alguma coisa, etc). Mas se você publicou por uma editora pequena, posso te dizer que as vendas normalmente são poucas mesmo. é bem raro autores iniciantes conseguirem vender mil livros. normalmente um autor iniciante numa editora pequena vende 100-200 livros, por aí. e cada editora tem um método diferente de pagamento (por mês, a cada trimestre, a cada seis meses, etc), aí você terá que ver como está no seu contrato

  • @euaomaximo5821
    @euaomaximo5821 Před 2 lety +1

    mano como esse canal não tem 1.000.000 de inscritos

  • @barbaradomingos9103
    @barbaradomingos9103 Před 2 lety +1

    Muito boa sua explicação, Olívia! Eu estou com um livro pronto e gostaria de publicá-lo. Você poderia dar exemplos de editoras confiáveis?

    • @olivialober
      @olivialober  Před 2 lety +1

      Oi barbára! Que bom que gostou :3 então, depende muito do gênero que você escreve, porque cada editora tem um nicho. Não consigo pensar em nenhuma que esteja com submissões abertas agora (com certeza tem, eu só não lembro), mas vou te recomendar essa planilha aqui, que tem esses detalhes sobre várias editoras (o que publica e se tá aceitando manuscrito agora): docs.google.com/spreadsheets/d/1P11M7Q1CPpETf5y-rRLcuIub44MPfg1fOTKSx-DmP-Q/edit#gid=0
      Mas ainda assim recomendo que você pesquise cada uma direitinho por conta própria pra se certificar que não é prestadora de serviço.
      As primeiras editoras que me vem a cabeça que abrem submissão com certa frequência são a Editora Dame Blanche, a Avec Editora, e a Corvus Editora, mas todas essas são de ficção especulativa e não sei se é isso que você escreve

    • @olivialober
      @olivialober  Před 2 lety +1

      esqueci de falar, mas essas informações ficam na aba "editoras"! (essa planilha tem várias abas)

    • @barbaradomingos9103
      @barbaradomingos9103 Před 2 lety

      Olívia, muitíssimo obrigada pelas informações e pelo acesso à planilha. Me ajudou demais! Você é incrível!