Abuso Sexual: Por que as vítimas não revelam?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Olá!
    Neste vídeo, apresento explicações para o fato das vítimas, muitas vezes, revelarem tardiamente o abuso sofrido na infância e/ou na adolescência.
    Também apresento o Guia Escolar, ferramenta importante para empoderar nossas crianças e adolescentes: portaldoprofess...
    Aproveite e me acompanhe nas redes sociais:
    Canal: / mary neide figueiró
    Facebook: www.facebook.c...
    Site: www.maryneidefi...
    -

Komentáře • 178

  • @lieci.cerqueira
    @lieci.cerqueira Před 4 lety +51

    Infelizmente, na maioria das vezes esses assuntos na família são tratados de forma contrária e as meninas são ensinadas que elas tem que se prevenir para que nenhum homem as toque, então quando isso acontece a menina não vai pensar que ela não queria que ninguém lhe tocasse, mais que de alguma forma ela fez algo para despertar esse desejo. A sociedade brasileira ainda trata a sexualidade como um bicho de 7 cabeças acreditando que está protegendo as crianças e adolescentes quando na verdade isso só encoraja cada vez mais os assediadores por saberem que não há represália ou "seriedade" no combate para esses atos de abuso.

    •  Před 4 lety +3

      Obrigada por sua participação querida! Vc tem razão em tudo que fala. Um abraço!

  • @filhamada7637
    @filhamada7637 Před 3 lety +43

    Eu me senti muito mal com os abusos. Cheguei mesmo a tentar esquecer. Me perseguiram as lembranças a vida toda. Me faz muito mal reviver... tenho ódio.

    •  Před 3 lety +8

      OH querida! queria poder abraçá-la! Muito bom que vc fale sobre seus sentimentos. É natural que tenha ódio. Precisaria buscar ajuda terapêutica. Vc já buscou? É muito importante que vc não se sinta culpada pelos abusos que lhe aconteceu. SEMPRE o culpado é o abusador. É essencial uma terapia para superar seu estado, suas lembranças. um afetuoso abraço amigo! podemos conversar.

    • @businessme-qe3nl
      @businessme-qe3nl Před rokem +1

      Eu sou adulta e acabei de passar por uma experiencia que fiquei sem reação . Foi horrível .

    • @KauaOliveira-md1ly
      @KauaOliveira-md1ly Před rokem +1

      ​oi quer conversar?

    • @normagomes9820
      @normagomes9820 Před 2 měsíci

      Difícil

  • @silmarasantos9063
    @silmarasantos9063 Před 2 lety +20

    Eu já fui abusada por uma mulher parente de alguém da minha família, hoje eu estou com 34 anos sou casada mãe de 2 filhos e cheguei a contar pro meu esposo mais não contei esses detalhes que são vergonhosos muito menos pra minha família tudo o que a senhora falou é o que nós vítimas sentimos vergonha, nojo, culpa.

    •  Před 2 lety +2

      OH querida! Sinta-se abraçada. São muitas as pessas, as crianças, jovens e adolescentes (e até adultos como vc) que sofrem o que vc sofreu e ainda vem carregando muita mágoa e vergonha. O que não podemos é deixar o sentimento de culpa tomar conta. A culpa é sempre e só da pessoa que comete a violência. Isso vc precisa trabalhaar com vc. Não alimente a culpa. Ame-se e esforce-se para não permitir que uma experiência ruim, lá da passado destrua o seu presente e defina quem vc é e como viverá. Um abraço querida! se puder fazer terapia, vale a pena.Um grande abraço carinhoso.

  • @habibguedes2495
    @habibguedes2495 Před 4 lety +21

    Olá!
    Sou estudante do curso de psicologia e faço análise há 2 anos, fui abusada na infância e pré adolescência, acredito que tenha "superado", mas seus vídeos me trouxeram um alívio enquanto vítima e uma aula maravilhosa.
    Parabéns.

    •  Před 4 lety +2

      Habib querido! Gratidão! Gratidão por suas palavras! Fortalecedoras, incentivadoras do meu trabalho! Fico feliz por saber que assistir aos meus videos sobre o tema tiveram um bom efeito somado aos resultados de sua análise! Que na profissão, a Psicologia possa ser um caminho para vc, se desejar, trabalhar a prevenção ao abuso sexual, junto a nossas crianças e adolescentes. Se um dia optar por esse caminho, que é o caminho da Educação Sexual, como eu segui, espero que me contate para eu saber de você! um forte abraço!

    •  Před 4 lety +1

      Habib querido! Gratidão! Gratidão por suas palavras! Fortalecedoras, incentivadoras do meu trabalho! Fico feliz por saber que assistir aos meus videos sobre o tema tiveram um bom efeito somado aos resultados de sua análise! Que na profissão, a Psicologia possa ser um caminho para vc, se desejar, trabalhar a prevenção ao abuso sexual, junto a nossas crianças e adolescentes. Se um dia optar por esse caminho, que é o caminho da Educação Sexual, como eu segui, espero que me contate para eu saber de você! um forte abraço!

    • @habibguedes2495
      @habibguedes2495 Před 4 lety +1

      Grata! 💓

  • @mirianferreira4516
    @mirianferreira4516 Před rokem +5

    Tem certos acontecimentos na infância que não nos recordamos, porém, elas ficam guardadas no nosso subconsciente. Talvez o trauma foi tão grande,ou a vergonha,ou o medo,( ou a pessoa que cometeu o abuso era uma pessoa que você nunca imaginou e te chocou) que... como uma forma de proteção, o seu cérebro armazenou as informações no sub consciente. Um fato ocorrido que ficou no subconsciente ele é refletido em nossas vidas através do nosso comportamento, pensamento ou forma de viver e ver avida. Por exemplo: tem pessoas que possuem muitos problemas na vida sexual (aversão a sexo,falta de líbido,vergonha de ficar nua com o parceiro, medo de sentir dor,nojo do parceiro após a relação, nojo de sêmen etc,etc) esses comportamentos podem estar ligados a algum tipo de abuso sexual na infância mais que ficou guardado no subconsciente. A orientação é buscar ajuda. Se você desconfia que aconteceu,ou tem dúvidas se foi fantasia ou realidade precisa buscar ajuda.

    • @silviamorais3936
      @silviamorais3936 Před rokem +3

      Vivo com meu esposo 12 anos amo beijar, mas nós dois nunca se acertamos no beijo isso me dava raiva. Agora estamos tendo que lidar com a situação que nosso filho de 11 anos foi abusado por um conhecido que nós não imaginávamos, num momento de choro meu esposo me contou que com 4 ou 5 anos um jovem colocou o p&n!s na boca dele e ele lembra que era um gosto horrível. Depois que me contou beijei ele e ele me perguntou se eu não estava com nojo da boca dele.
      Mas eu também fui abusada na infância, mas estou bem e por causa deste acontecimento comigo sempre fui amiga dos meus filhos assim ele sentiu confiança de me contar e o monstro que fez isso com ele foi preso.
      Sempre falo, se tem medo de ir a uma delegacia denunciar... LIGUE 100

  • @kalineb.barboza1171
    @kalineb.barboza1171 Před 4 lety +16

    Muito obrigada, dra! Isso ajuda muito os sobreviventes...

    •  Před 4 lety +4

      OH minha querida! Que feedback mais ... eu nem sei dizer.... nem sei qualificar seu feedback, pois fiquei emudecida ao ler as suas palavras! Gratidão! Gratidão! Muito bom saber que minha fala pode ajudar, pode amenizar a dor de quem sofreu a mais cruel das violências! sinta-se abraçada!

    • @kalineb.barboza1171
      @kalineb.barboza1171 Před 4 lety +2

      @ Magina, dra. Eu que fico sem saber o que dizer. Seu conteúdo é excelente, a senhora é uma fofa em abordar algo tão tenebroso. Ainda mais que a senhora luta pela educação como forma de prevenção. Muita gratidão! ♡

    •  Před 4 lety +2

      Um abraço forte e amigo!!!! Gratidão!

  •  Před 2 lety +8

    Muito boa as explicações ,fui vítima de abuso hoje com 48 anos estou começando a tomar rédea da minha vida ,mas passei todos esses anos em depressão

    •  Před 2 lety

      OI Lùcia! fico feliz que agora esteja tomando as rédeas de sua vida. É muito importante que a pessoa possa fazer terapia, pra trabalhar as lembranças, as emoções envolvidas, os sentimentos. Algumas vezes, sentimento até de culpa,de sentir-se culpada pelo que aconteceu, pode surgir. E a terapia é muito importante. Vc pode fazer? Tudo precisa ser feito para a pessoa que vivenciou a experiência consiga não deixar que sua vida seja resumida ao fato do abuso. Bom poder falar sobre o ocorrido, não guardar para si o "segredo" difícil de ficar só pra si. Um gradnea braço!!!

  • @Lulu-uw1rl
    @Lulu-uw1rl Před 2 lety +12

    Isso é horrível, fui abusada quando tinha 7 anos por uma mulher, e aos 11 o marido da minha mãe me assediava, eu não consegui falar nada pra ninguém, então, pra poder me distanciar dessas pessoas, eu fui morar com a minha vó.
    Hoje com 18 anos tenho traumas, não gosto de abraços, sou muito insegura e tenho pavor de relacionamentos, odeio meu corpo e me sinto um lixo quando lembro do q passei.

    •  Před 2 lety +1

      OI Lu!! Querida, que bom que pode falar aqui! É importate poder dividir o que sente, ainda mais que sua dor e seus sentimentos de trauma advém de violência sexual. Vc jáprocurou terapia? O que se passa com vc,se passa com milhares e milhares de outros adolescentes ou jovens. Sinta-se abraçada, querida! quero saber se já fez terapia, se tem condições financeiras de fazer. Aguardo seu retorno! um doce abraço!

    • @Lulu-uw1rl
      @Lulu-uw1rl Před 2 lety +1

      @ olá dra, vou começar a cuidar da minha saúde mental, já marquei consulta com psico, quero aprender a lidar com os meus traumas.. Obrigada pelo carinho dra!

    •  Před 2 lety

      Desculpe minha demora, Lu, em lhe responder. às vezes me perco entre tantas mensagens pra ler e responder. Isso mesmo querida, cuide de sua saúde mental. Li recentemente um livro: Estupro - de Sohalyla Addulali. Ela foi vítima de estupro coletivo aos 17 anos e conseguiu dar a volta por cima, casar, ter uma filha e um bom marido. ela diz que não se pode deixar que um estupro defina quem se é, e como vai viver a vida. Pra isso, precisa encarar de frente o problema. E opasso importante, no seu caso e buscar ajuda terapeutiva. Deus a abenço! Supere e será feliz! grande abraço!

    • @BRUNOGAMES1991
      @BRUNOGAMES1991 Před 4 měsíci

      EU TBM COM 7 ANOS , ELE ME ATRAIU COM BRINQUEDOS E QUANDO FICAMOS SOZINHOS ELE TIROU MINHAS ROUPAS E FEZ .... UMAS 3 VEZES , EU FIQUEI TRANCAADO EM CASA E FIQUEI AGRESSIVO , NINGUEM DA FAMILIA SABE DISSO , TIVE NAMOROS ATE FUI CASADO ,MAS NUNCA ESQUECI , E NAO QUERO QUE NENHUMA CRIANÇA PASSE POR ISSO NUNCA

  • @alusicrazy1001
    @alusicrazy1001 Před 3 lety +13

    Guardar isso sempre foi um fardo muito pesado pra mim, sempre tive medo de contar,e medo da reação da minha família, tanto comigo quanto com ele,ja que é da família tbm.

    •  Před 3 lety +4

      Olá. Guardar segredo sobre uma experiência assim tão sofrida é muito pesado. Gasta-se uma imensidão de energia pessoal para guardar segredo desse tipo. Que bom que vc encontrou um espaço aqui, para partilhar sua dor, seu segredo, para colocar um pouco para fora. Repense. Não sei a quanto tempo isso foi....... Não sei sua idade, mas se já for crescida, só cabe a você a decisão sobre falar pra família e denunciar a pessoa. OU se tem condições, procure por uma terapia. sinta-se abraçada.

    • @alusicrazy1001
      @alusicrazy1001 Před 3 lety +2

      @ eu tenho 15 anos,e isso ja faz uns 5 anos,eu não sei se é normal mas no início eu não me lembrava disso, aconteceu quando eu tinha 10 anos mas só lembrei com 12, e quando eu lembrei sabe eu queria mto ter tido coragem para contar a minha mãe,mas eu senti mto medo de não acreditarem em mim ou me por como culpada e na vdd eu ainda tenho medo só que como ja tem tempo eu sinto q só vou complicar as coisas se contar,mas sinceramente é mto difícil conviver com ele no msm ambiente como se nd tivesse acontecido,as vezes parece que não foi ele....eu queria mto ter com quem conversar sobre isso na vida real,eu nunca cheguei a verbalizar sobre,mas eu sinto q deveria por que isso ja me trouxe mtos problemas,hj estou melhorando mas eu não precisava ter passado por td aquilo eu era só uma criança,eu n me sentia segura dentro da minha própria casa e em lugar nenhum,passei a ter ansiedade e ficar em pânico em qualquer lugar que estivesse pessoas,td que eu quero é ficar bem eu me sinto muito exausta disso td.

    •  Před 3 lety +1

      OI querida! primeiro, desculpe minha demora em responder. Outras mensagens foram entrando na tela e não vi a sua que acabou descendo muito embaixo. Desculpe. Querida, vejo que vc tem necessidade de ser ouvida por alguém, de ser compreendida. A UNICEF, em parceria com outras instituições, lançou um programa chamado PODE FALAR. É destinado a jovens de 13 a 24 anos. O projeto pretende ouvir e dar apoio a quem foi abusado. Entre o no site: www.podefalar.org.br Vc obterá ajuda. Sinta-se abraçada por mim. E, se puder, dê notícias sobre se conseguiu como foi, como você vai estar.

    • @giseledias7246
      @giseledias7246 Před 2 lety

      @ doutora tenho muito sugoxamento na alma pq eu queria contar para meu pai
      mas ele é muito nervoso tem depressão
      tenho medo de matar ele com isso
      ele fala mal de mumheres que foram abusadas tipo roupa...
      mas eu tô sufocada é já passou 14 anos o último abuso
      não consigo me relacionar bem mais sou sozinha gostaria de fazer família sabe
      isso me atormenta pq tenho esse sonho, mas não consigo uma pessoa que não me abandone
      tenho depressão profunda e ansiedade generalizada desde o dia dos abusos
      estou careca e obesa nunca mais dormir sem remédios

    • @Julia-ni6fx
      @Julia-ni6fx Před rokem

      ​@@alusicrazy1001P/vc se sentir melhor, conte tudo que aconteceu à sua mãe. Não guarde esse segredo que te consome! Diga à todos o que houve, não se cale!!!

  • @user-pk1wo1zn3n
    @user-pk1wo1zn3n Před rokem +5

    Eu fui molestada pelo meu padrasto quando ele tava bêbado a dois anos, eu tinha 14 anos , eu fiquei com muita vergonha e medo de ser julgada por todo mundo, e ninguém ficar do meu lado... até não contei, pq acho que passou do tempo de falar, mas parece que aquela situação cada vez mais fica na minha cabeça

    •  Před rokem +1

      Oh querida! primeiro, procure ajuda. Alguém que a ouça e para quem possa falar sobre o que aconteceu e como se sente, suas emoçoes, medo, vergonha; procure alguem com que possa falar. Em sua cidade tem CREAS, ou CRAS? Aí geralmente tem psicóloga/o. Não sei que idade tem agora....... Ter passado tempo não é motivo para não tratar do assunto; pode ligar no disque 100 e pedir orientação. Dou meu telefone. caso precise: 43- 9.8809.0297. Um beijo. Desculpe minha demora em responder.

  • @marialuiza-sm5lk
    @marialuiza-sm5lk Před rokem +3

    Que Deus possa proteger vocês e as nossas crianças das amarras do maldito

  • @vaniasilva6356
    @vaniasilva6356 Před rokem +2

    Que linda essa professora da UEL. Sou assistente social formada também pela UEL e fiz um curso de conselheira tutelar. Assitir seu vídeo é muito importante para eu entender sobre proteção integral à criança e adolescente e como profissional preciso lidar com isso no cotidiano das crianças. Parabéns professora linda. Amei seu vídeo!

    •  Před rokem +1

      OI VAnia querida!! Fiquei muito feliz com suas palavras!! Gratidão! E fico feliz por saber de uma profissional formada pela UEL, que está engajada na proteção a crianças e adolescentes!! O mundo esta precisando de gente bem preparada e quer fazer a diferença na vida das pessoas!! Um forte abraço!!

    • @vaniasilva6356
      @vaniasilva6356 Před rokem

      @ obrigada

    •  Před rokem

      OH querida! foi ium prazer o contato!

  • @selected7267
    @selected7267 Před rokem +2

    Eu daria de tudo para q ninguém mais passasse por isso, nn desejo isso a ninguém, sinto nojo de mim até hj💔😖

  • @dri_nascimento
    @dri_nascimento Před 5 lety +13

    Como saber se foi real e, principalmente, se não foi minha imaginação? Tenho a sensação que foi coisa da minha imaginação. 😢

    •  Před 5 lety +5

      OI Dri, querida!!! Gostaria demais de ter uma resposta clara e certeira para você; mas não é possível. Uma terapia poderia ajudá-la a encontrar a resposta, com uma relativa margem de segurança. . Você lembra de algum dado do entorno do fato, como o lugar, por exemplo? Já conversou, ou ja se abriu com alguém? Haveria alguém próximo que poderia lhe ajudar a pensar se pode ser real ou não?

    •  Před 5 lety +3

      OI DRI!!! passo meu e-mail para nos falarmos mais particularmente, se vocE desejar. contato@maryneidefigueiro.com.br um abraço!

    • @thaismiranda9727
      @thaismiranda9727 Před 4 lety +2

      @ Oi posso falar com você por e-mail, presiso desabar sobre.

    • @kemellynreis4032
      @kemellynreis4032 Před 3 lety +2

      Eu também pensei que fosse minha imaginação demorou 8 anos pra mim ter certeza

    • @brunosantanacezario9829
      @brunosantanacezario9829 Před 2 lety

      @ posso te. Chama

  • @fabiolamadonna5277
    @fabiolamadonna5277 Před 3 lety +4

    REVELAMOS OU SÃO REVELADOS OU OMITIDOS PELA FAMÍLIA DO ABUSADOR OU ABUSADORES,O ABUSO NÃO PRECISA SER PELO TOQUE. O PIOR DA SOCIEDADE É OUVIR QUE VOCÊ NÃO PODE TER PROTEÇÃO DO QUE VOCÊ GOSTA. GOSTAR NÃO SIGNIFICA TRANSAR COM UM HOMEM 25 ANOS MAIS VELHO DO QUE VOCÊ OU DE QUALQUER UM… UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL É AQUELE QUE AS DUAS PARTES SE COMPLETAM E TEM CONSENTIMENTO MÚTUO.

  • @andrezamarquesdecastroleao3442

    Muito importante este conteúdo! Parabéns por este trabalho tão relevante e que trata com tanta propriedade e sensibilidade este tema.

    •  Před 3 lety +1

      Gratidão querida Andreza, professora e companheira de luta na proteção à violência sexual! Um abraço forte!

  • @sirleilimaromao1341
    @sirleilimaromao1341 Před 3 lety +11

    Dra eu fui vítima de abusos,eu queria entender porque não aprendemos a fugir de abusos ?? Digo isso porque é muito comum passarmos por diferentes abusadores.

    •  Před 3 lety +5

      OI Sirlei! Que bom ter seu contato pra podermos conversar a respeito de sua pergunta super interessante e oportuna para um Canal como o meu. Quando falamos em abuso sexual, nós estudiosos/as e/ou pesquisadores/as da temática falamos, geralmente, pensando numa pessoa tendo sido abusada por um abusador específico, um tio, um vizinho , o padrasto etc e não nos atentamos para o que você aponta: a possibilidade de várias situações de abuso, pela qual passa uma mesma pessoa, envolvendo mais de um abusador. Vou preparar uma resposta bem elaborada para você e envio ainda hoje. Me aguarde. Quero rever meu vídeo: "Por que as vítimas não revelam?", para fazer com que minha análise parta do que refleti nele. Um forte abraço!! Gratidão por ter se colocado.

    •  Před 3 lety +2

      OI Sirlei! Vamos agora pensar sobre a sua pergunta. Toda criança que passa por uma situação de abuso sexual fica fragilizada, ou até se pode dizer, fica psicologicamente doente e, se ela não se abre, não conta para ninguém, não irá receber ajuda para lidar com o ocorrido, para tratar suas emoções, para tratar a sua ferida. Nessa situação a criança sente-se sozinha, alimentando o seu medo, a sua vergonha, e talvez até, sua culpa -- atenção: a criança nunca é culpada; nunca; é sempre o adulto o culpado, o criminoso; porém é comum, como eu disse no vídeo, que a criança sinta uma certa dose de culpa --. Então, veja só: uma criança uma vez abusada por uma pessoa fica emocionalmente doente, fica mais fraca/fragilizada do que normalmente é uma criança e assim, ela fica mais vulnerável para ser vítima de outros. E aí, os sentimentos que acompanham a triste e sofrida experiência de ser vítima só vão se intensificando e ela cada vez mais fraca. Todos os 5 fatores que eu descrevi no vídeo: "Por que as vítimas não revelam" ajudam, também, a responder à sua pergunta feita aqui. E a criança silencia porque não recebeu dos adultos, quando ainda pequenininha, as explicações que constituem-se na prevenção ao abuso sexual (como esclarecido nos outros vídeos meus).
      Querida, Sirlei. Me diga o que achou de minha explicações. Se vc desejar, faça aqui seus complementos. Muito agradecida por ter estado aqui comigo. Terapia sempre é muito bem indicada nessas situações. Continuo à disposição. Um abraço! Aguardo sua resposta.

    • @sirleilimaromao1341
      @sirleilimaromao1341 Před 3 lety +1

      @ oi entendi sua colocação perfeito.muito obrigada.ja tenho 58 anos e aos 40 anos eu pirei , enfrentei uma depressão por 6 anos, melhorei com terapia e finalmente estou curada.hoje percebo um abusador de longe.

    • @sirleilimaromao1341
      @sirleilimaromao1341 Před 3 lety +3

      @ quem mais me abusou foi meu pai , ele faleceu há 8 meses fiz questão de pagar seu velório,aliás fui elogiada por dar uma boa acolhida aos familiares,penso que fiz celebrar minha liberdade.

    •  Před 3 lety

      OH querida!! que bom que minha colocação fez sentido para vc e, mais ainda, que bom que vc pode fazer terapia. É uma experiência muito difícil e sofrida mas é possível cura sim! Fico feliz por você!! Que Deus lhe abençoe e que vc possa ajudar outras pessoas. Fiquei feliz por encontrar sua resposta ao que escrevi, ainda hoje. Um grande abraço!!

  • @lucilenerocha8920
    @lucilenerocha8920 Před 4 lety +12

    A minha amiguinha foi estuprada pelo irmão.No mesmo dia ela contou pra mãe dela,que simplesmente a mandou dormir.(Por que era já noite quando a mãe chegou do trabalho)A mãe dela nem ao menos falou com o o abusador.

    •  Před 4 lety

      OH querida Lucilene! O que uma criança necessita ao relatar uma situação de abuso e encontrar alguém com sensibilidade à sua dor, à sua angústia, que demonstre compreensão pelos sentimentos de sofrimento por ter sido violentada. Enfim, a pessoa abusada precisa encontrar empatia, solidariedade amor e apoio. Ela precisa ser ouvida, seu desabafo precisa encontrar eco. E algo precisa ser feito para que ela seja protegida e defendida. Vc não informou a idade dos envolvidos e a forma do abuso, ou seja, se houve penetração do pênis na vagina.... ou se foi outra forma (ou outras formas) de abuso. Podemos continuar a dialogar, se desejar. Veja o que acontece quando mães não têm conhecimento e preparo para educar protegendo e ajudando seus filhos na prevenção ao abuso sexual. Um abraço! gratidão por participar.

    • @lucilenerocha8920
      @lucilenerocha8920 Před 4 lety +5

      Mary Neide Figueiró Ela tinha 7 anos na época ,ele era adulto já, inclusive ele já era até pai.Sim, houve penetração ela foi forçada realmente.Foi estupro mesmo.

    • @meiryaquino1927
      @meiryaquino1927 Před 3 lety

      @@lucilenerocha8920 misericórdia...

    • @telapreta1907
      @telapreta1907 Před rokem

      ​@@lucilenerocha8920 meu deus que horror...
      😢😢
      A mãe é louca ou oque??

  • @mariadasilva7286
    @mariadasilva7286 Před 3 lety +3

    Muita clareza nos fatos !!!

    •  Před 3 lety

      Gratidão!!!

  • @MariaHelena-hb7gt
    @MariaHelena-hb7gt Před 2 lety +3

    Eu comecei a fazer o acompanhamento de terapia , sinto muita vergonha de se espor ,medo de que todos descubra .😭😭

    •  Před 2 lety +1

      Oi Maria Helena! que bom que vcestá fazendo terapia! É muito importante! é natural ter medo de se expor, e é umdireito seu contar apenas para quem se sente bem em contar. E saiba que sentir vergonha e medo com vc, isso se dá com quase todas as pessoas que passaram pela experiência ruim como vc passou. Continue com a teapia, pois ela pode lhe ajudar a reconhecer que aquela experiência não pode definar quem vc é e quem vc será na vida. Que bom que encontrou aqui um pequeno espaço de fala/escuta. Um doce abraço! Deculpe minha demora em lhe responder; estive viajando para cuidado da saúde do meu marido.

  • @mariadasilva7286
    @mariadasilva7286 Před 3 lety +4

    Faz muito sentido !!!!! Exatamente

    •  Před 3 lety +1

      Que bom que você entende como fazendo sentido meus apontamentos. Gratidão pelo retorno! Um abraço Maria!

  • @Ana_likes_cats.
    @Ana_likes_cats. Před 3 lety +2

    Muito obrigada pelo video, tambem gostei muito do seu canal, um abraço pra vc ❤

    •  Před 3 lety

      Ana, querida! gratidão por seu feedback. Um doce abraço!!

  • @bloxsfruitsbloxgaming5289

    Essa foto ai nao e minha,mais nao quero me expor,sou mulher e tenho 47 anos agora,fui abusada por um primo por volta dos 7 anos,nao me lembro se ouve penetração,mais sej que houve carícias e algo mais,guardei isso comigo ate 18 anos,quando nao suportei mais e contei para minha mae e para meu namorado(que hoje e meu marido),minha mae quase morreu!Ninguem mais sabe disso alem dos dois,meu pai nem sonha,pedi para nao cintar para ele;mais sofri muito!Tive vida detonada,minha estima e baixa e hoje em dia ta me dando vontade de
    Contar e para todo mundo e vontade de arrebentar ele tb.Ainda,tive e tenho que conviver com ele a vida toda.Calada!!!

    •  Před rokem +1

      Querida!! uma dor dividida tende a dimniuir. Que bomque partilhou com sua mãe e seu namorado/marido. Bom que esteja partilhando aqui comigo tamb´me. Me diga uma coisa: que idade seu primio tinha quando aconteceu o fato que narra? É muito importante saber a idade dele. A depender da idade, faz muita diferença....... Me diga para continuarmos a conversar. Desculpe minha demora em lhe falar aqui; fim de semana, casa cheia com netos e filhos...... eu nem chego perto do computador. Lhe aguardo. Um doce abraço!

    • @bloxsfruitsbloxgaming5289
      @bloxsfruitsbloxgaming5289 Před rokem

      @ ele tem oito anos na minha frente,entao acho que deveria ter
      15 anos.

    • @KauaOliveira-md1ly
      @KauaOliveira-md1ly Před rokem

      Oi o primo deles tinha quantos anos

  • @robertosilviotobias4275
    @robertosilviotobias4275 Před 3 lety +3

    ótima palestra

    •  Před 3 lety

      Grata por seu feedback Roberto!

  • @adnavazvaz7669
    @adnavazvaz7669 Před rokem

    Parabéns Dra. Aí menor sinal devemos sair e levar embora a criança, não vale a pena esperar o pior acontecer, deixe que briguem na justiça pela guardar compartilhada, um fato que deveria ser rever, uma mãe deixar o Filho com esse monstro

    •  Před rokem

      Grata por expressar a sua onião!!!

  • @DAVIZINHOYST
    @DAVIZINHOYST Před 2 lety +2

    Vc fala com amor

    •  Před 2 lety

      Oh querida Adiana, é muito bom receber feedacks. Gratidão pela sensibilidade e por expressar o que sentiu ao me ouvir. Um beijo!

  • @denisemara9364
    @denisemara9364 Před rokem +1

    Eu e minha irmã fomos abusadas pelo nosso próprio pai que era pastor na época e ele nos ameaçava de morte e nossa mãe estava grávida na epoca isso a 43 anos atrás sofremos tudo wue a dr falou hoje sou uma pessoa insegura tenho panico depressão e faço terapia a anos e tomo tarjas preta, parece que revivo as censa todos os dias na adolecencia achava que não gostava de meninos eu fujia deles eu era muito cobiçada na epoca loira de cabelos compridos mais eu tinha medo que algum menino se aproximasse de mim digo, enfim cresci me casei não gostava de ser tocada pelo meu marido contei tudo a ele dai ele compreendeu minha refeição por sexo ele teve muita paciência comigo tivemos dois um casal de filhos mais hoje penso como eu seria se nada disso tivesse acontecido sinto que pulei a adolecencia porque eu evitava de conversar brincar certas brincadeiras e tal... msis nunca saiu da minha mente vivo a base de remedios tentei parar mais foi pior quase cometi suicidio tres vezes (meu pai) ainda é vivo tem 77 anos eu tenho nojo dele, minha irma faleceu de cancer de mama e era esquisofrenica minha mãe soube de tudo e não separou dele, minha mãe hoje tbm é falecida enfim carego rssa faca no meu peito a anos e digo quem passa por abusos na infancia jamais vai ser uma pessoa normal esse fantasma vai te acompanhar pra vida toda, desculpa pelo texto Grande é um desabafo, abraço

    •  Před rokem +1

      OH querida Denise Mara! Que bom que este espaço deu margem para um desabafo seu. E desabafar é muito importante. Poder por pra fora esse "dragão" dentro de vc, que é a lembrança que não lhe larga. OH querida!! gostaria muito de poder abraçá-la, de estar perto de vc. Que bom que faz terapia. Não desista de superar o mal que ele lhe fez. Não desista. Vc é forte e sempre é tempo para superação, mesmo que a lembrança não se apague totalmente. BVc não pode deixar que sua vida se aresuma nesta violência. Já pensou em chegar para seu pai, que ainda está vivo, e gritar toda a dor que carrega no peito, fazendo-o ouvir sobre o resultado do que ele, pastor do mal, fez a vc e à sua irmã?? Discuta isso com sua terapeuta e, se decidir fazer, corra enquanto ele ainda é vivo. Sinta-se abraçada! Carinhosamente, Mary Neide.

  • @cristianapaulo9364
    @cristianapaulo9364 Před rokem +1

    Demorou mais encontrei.
    completas explicações?

  • @andresantos2537
    @andresantos2537 Před 2 lety +2

    Olá boa tarde doutora aqui quem está falando é uma tia preocupada eu tenho uma sobrinha que está com 17 anos está com muito ódio e nojo do pai e que até tirar o nome dele do registro porém a minha prima ainda não Conseguiu ver dessa forma e eu resolvi buscar ajuda para ter noção de como ajudar essa jovem e dizer para a mãe dela Como ela tem que prosseguir Boa tarde doutora senhora poderia nos ajudar obrigada

    •  Před 2 lety

      OLá! Vejoque vc está preocupada mesmo com a sobrinha. Esse sentimento muito raivoso em relação ao pai deve ter algum motivo bastante sério. Não sei se a garota conseguiu se abrir com vocês e esclarecer o real motivo. Teria ela sido violentada pelo pai? Ou é em razão de alguma briga e/ou discordância sobre alguma questão? OU o pai violenta fisica ou psicologicamente a filha, com surras, chingamentos.......? Seria importante compreender, num diálogo com a garota, o motivo de tanta raiva e que a leva a desejar tirar o sobrenome do pai de seu registro. Caso ela tenha sido violentada pelo pai, a primeira coisa a fazer é buscar apoio psicológico e de equipe treinada para orientar a garota e sua mãe, sobre dar início á denuncia. Veja se tem CRAS em sua cidade, ou algum outro órgão que atue nesta área de proteção à pessoas violentadas. Caso a garota não queira abrir-se sobre o motivo de sua raiva, com a mãe ou com você, é proeciso respeitar e encaminhá-la para ser ouvida e atendida por uma psicóloga. em qualqer dos casos, a busca por uma equipe de apoio é fundamental. E se houve violência, a denúncia tem que ser feita. Voltamos a nos falar. Um grande abraço!

  • @telapreta1907
    @telapreta1907 Před rokem +1

    Mas a questão é... se é mesmo um trauma nao era pra elas se relacionar com homens ..
    Mas muitas parecem que não foram tão atingidas assim🧐

    •  Před rokem +1

      OI querida! Desculpe pela demora em lhe responder. Nem todo abuso sexual faz com que a pessoa mude sua orientação sexual, deixando de ser, por exemplo, heterossexual e passando a ser homossexual. Em muitos casos, não há este efeito; há uma certa relação, as pesquisas mostram, mas não é via de regra. Mesmo sendo trauma, algumas características continuam vivas como por exemplo: a atração física por outra pessoa. Até porque, mesmo em casos muito traumáticos, se não houve violência, principalmente, pode haver uma certa dose de sensação fisiológica relativamente positiva [uma "certa" dose de prazer, se é que pode dizer isto em um abuso (em se tratando de uma criança) ou em estupro - quando se trata de uma pessoa com mais de 16 anos].

  • @Ribeirocvanessa
    @Ribeirocvanessa Před rokem +1

    Essa musica no fundo para esse tema nao faz sentido nenhum gente!

    •  Před 10 měsíci +1

      OI querida! obrigada por sua opinião. Pena que não posso mudar. Um abraço!

  • @silmarasousasantossousasan4156

    Doutora sofri um abuso aos 8 anos pelo meu irmão aos 18 foi onde eu levei tudo aquilo a sério tive uma depressão muito forte,se tudo isso não tivesse acontecido hj séria outra pessoa mais feliz,me ajude

    •  Před 2 lety

      OI Silmara! Desculpe minh a demora! Triste a sua situação, o que vc viveu e as lembranças ruins. Vc já fez terapia pra trabalhar isso? É preciso buscar ajuda, querida, pra trabalhar esses sentimetnos que lhe pertubam. Ajuda é fundamental. Já buscou terapia? Vc o encontra hj em dia? vocês se conversam?sua família sabe? Ele sabe sobre como vc tem passado? Se puder me fornecer mais dados, como esses que lhe pedi, terei elementos para tentar lhe dar forças. qual sua idade hj? É casada ou solteira? Lhe aguardo. Um beijo!

    •  Před 2 lety

      OI Silmara! Estou lhe aguardando.....

    • @silmarasousasantossousasan4156
      @silmarasousasantossousasan4156 Před 2 lety

      @ Bom dia Doutora! Sim em 2008 oi onde as lembranças ruim veio me afetar a tristeza angústia foi onde falei p minha mãe e o minhas irmãs , minha mãe chegou até perguntar alguma de minhas irmãs se meu irmão tinha chegado a fazer algo com elas falaram que não,o dia eu tava de cama minha mãe chamou ele e falou que tava ruim por causa dessas lembranças ele falou que não lembrava mais de tivesse feito algo comigo eu a perdoasse,tenho 2 filhos um 15 anos o outro tem 4 anos.meu primeiro marido não me ajudou muito hj sou casada pela segunda vez,tenho 32 anos.

    • @silmarasousasantossousasan4156
      @silmarasousasantossousasan4156 Před 2 lety

      @ eu e ele se falamos mais não sou tão aberta com ele como sou com meus outros 2 irmãos no tempo ele bebia muito brigava muito com meu pai,faz 14 anos que parou de beber,hj ele é outra pessoa,sei que hj ele não é capaz de fazer esse mal, mas essas lembranças me dói muito

    •  Před 2 lety +1

      OI Silmara! Mil desculpas, pos sua resposta eu acabei não vendo. Querdia, uma terapia pra vc é muito importante! é esencial para que se livre desse peso e possa prossegguir a sua vida livre dessas lembranças, ou se não livre de todo, que pelo menos vc consiga fazer com que ela não defina quem vc é e como via vizer. Sei que a dor de cada um é de cada um e não se compara com a dor de nenhuma outra pessoa. Contudo, lembre que milhares e milhares de pessoas de ambos os gêneros passam por siatuações de abuso. Temos que encontrar forças para que o vivido não defina quem vc é. Busque uma terapia e procure, paralelo a ela, se desejar, desenvolver algum trabalho que a leve a judar outras pessoas a amenizarem o sofrimento humano,mesmo que seja um sofrimento de uma outra ordem. Grande abraço!

  • @pedrosouza9270
    @pedrosouza9270 Před 3 lety +3

    Dr. minha prima sofreu abuso dos 4 aos 7 anos.Ela tem dificuldade de aprendizado e crê que é consequência dos abusos.Ela passou por uma psicóloga com 7 anos para saber o pq da dificuldade,mas a psicóloga não identificou abuso sexual como uma causa.A senhora poderia me explicar o pq?

    •  Před 3 lety +1

      Respondido acima.

    • @pedrosouza9270
      @pedrosouza9270 Před 3 lety

      @ kkkkkk ta vendo eu tinha postado.

    •  Před 3 lety +1

      Sem problema querido. rrrsss

  • @arq7626
    @arq7626 Před 8 měsíci

    Olá doutora.
    Tenho uma amiga de infância que tem feito uso de ayahuasca e hj tem alegado que essa substância revelou a ela 3 abusos sexuais, sendo 2 na infância e um recentemente mas que ela não se lembrava de nenhum desses abusos porque pela psicologia acredita que foi uma forma da mente dela de a prevenir, então ela meio que sofreu uma "amnésia" em relação a eles e que passou a vida toda sem saber, porém durante o uso de ayahuasca ela alega que a bebida revelou os abusos.
    Saberia me responder se isso é possível ou pode ser alucinações da bebida? Tendo em vista que o último abuso ela esqueceu em menos de 1 ano do acontecido?
    (Foram abusos de 3 pessoas diferentes).
    Ela tem feito acusações um pouco graves baseadas apenas numa substância alucinógena.

  • @rebecadenadayhornhardt6718

    muito obrigada pelo vídeo!

    •  Před 4 lety +1

      Oh querida! Lindas palavras! Um abraço!

  • @oziasjose6680
    @oziasjose6680 Před 2 lety +3

    Dra. é possível que o abusador desperte desejo sexual em uma menina e ela comece a gostar dos abusos mesmo ela tendo somente 7/8 anos??

    •  Před 2 lety +8

      OI Ozias! Interessante a sua pergunta! É possível uma menina de 7 ou 8 anos gostar dos contatos/carinhos/toques na sua região genital sim. Até um bebê e uma criança menor que sete anos podem gostar de ser acariciada na região genital (se não envolve violência, ou algum gesto que gere medo ou dor). Isto é fisológico; sentir o estímulo como algo agradável é fisiológico e gostar de ser estimulada é fisiológico também. E é possível, porque nosso corpo tem zonas erógenas que se tocadas (sem violência) dão pazer. O prazer é algo ligado às sensações do corpo e que é esperado de todo ser humano e até dos animais. Agora, uma menina de 7 ou 8 anos ter seu desejo sexual despertado pela presença de determinada pessoa, algo está errado. Ou ela etá sendo eroticamente estimulada, ou ela já viveu a experiência de ser abusada, de ser tocada em suas partes íntimas, ou ela já viu ou tem visto casais fazendo sexo. Mas ela nunca poderá ser culpada pelo envolvimento sexual, porque ela é uma criança; até os 14 anos, mesmo que a criança ou menina ou menino de até 14 anos mostre-se estimulado/a sexualmente, ter com ela ou ele alguma interação sexual (mesmo que seja só tocar as partes íntimas, acariciar com as mãos, por exemplo) caracteriza-se como crime. Se a criança já foi vítima de abuso sexual, ou por outro motivo mostrar-se excitada, cabe ao adulto "controlar-se" e evitar aproveitar-se dela, da sua condição de vulnerabilidade. Nunca ela é culpada. é sempre vítima. Se é de alguem específico que vc conehce, precisa fazer denúncia e a criança precisa de acompanhamento psicológico, pois senão ela terá muitos problemas emocionais e dificuldade em seu desenvolvimento psicológico. Ela precisa de ajuda. e jamais ser recriminada por sua atitude. Obrigada por participar. Espero que minha resposta lhe seja esclarecedora. Um abraço!

    • @oziasjose6680
      @oziasjose6680 Před 2 lety +1

      @ Não Dra. Eu não conheço, A razão da minha pergunta foi um comentário que eu vi, uma moça comentou que era abusada pelo padrasto quando tinha 8 anos, ela não sabe como mais ela gostava

    • @JoselmaZelma-o1k
      @JoselmaZelma-o1k Před 10 měsíci

      É mas os traumas vem na fase adulta, quando entende qui era erado, se não entender vai achar normal e bom,

  • @valdemira24
    @valdemira24 Před 3 lety +2

    Parabéns pelo conteúdo

    •  Před 3 lety +1

      OH Valdemira! Gratidão pelo seu feedback. Continue comigo! um abraço doce.

  • @thaisdossantoscosta2162

    Me indetifico com esse vídeo 😢😢

  • @leticiayoongina9358
    @leticiayoongina9358 Před 4 lety +1

    Olá,o namorado da minha irmã(quer dizia ser tio da minha filha)passava a mão na minha filha de 13 anos e agora que ela foi passar uns dia com a tia dela por parte de pai,falou pra priminha dela o que ele fazia com ela,a minha filha é uma menina fechada não gosta de ficar no meio do povo,fica em um quarto o dia todo,tinha problema pra dormir não tinha diálogo com ninguém,saia um pouco do quarto,quando algo chamava atenção dela de bom sorria e tudo mais de repente se feicha,era depressiva ja não sabia mais o que fazer conversava com ela mais ela não mim falava nada,ai resolvi manda ela ir pra casa da tia nessa pandemia se destrair com a prima É a prima contou pra tia,foi ai que ela contou tudo e claro que eu acreditei nela pq nao é a primeira vez que tenta molesta a minha filha,é agora está a minhas irmãs contra a minha filha e todo a que acredita,minha filha está comedo de volta pra casa quer morar na casa da tia que é em outra cidade pq ninguém sabe onde é ,esta comedo de ir a escola pois ele trabalha em ônibus e estão prescionando a minha filha, mais não queria meter polícia no meio(onde eu moro não pode)vc pode mim orientar?o que vc mim aconselha

    •  Před 4 lety +1

      OI Leticia! De que cidade vc é? Se não quiser falar, fale pelo menos de que Estado. Sempre é preciso denunciar. A pessoa que violenta sexualmente uma criança ou adolescente deve ser denunciada e pagar pelo crime, do contrário, fará outras vítimas. Do que vc tem medo se denunciar? Por que onde vc mora não pode? Aguardo. Um abraço!!

    • @renimoura6177
      @renimoura6177 Před 7 měsíci

      Você tem que denunciar sim e ajudar sua filha só assim ela vai se sentir melhor caso Contrário ele vai continuar fazendo com outras meninas proteja e ame sua filha

  • @keycilima3914
    @keycilima3914 Před 4 měsíci

    Eu me sinto culpada por não conseguir contar

    •  Před 3 měsíci

      OI querida!! Há muitos fatores que nos levam a não revelar, não contar para os outros o acontecido. Nao sinta-se culpada por isso. Só para dar um exemplo de um dos fatores: como não se fala de sexo em casa, com mãe e/ou com pai ou alguma pessoa responsável por cuidar, como não se fala na escola.... enfim como não se tem Educação Sexual intencional, a gente aprende, desde pequena, que este é um assunto d qual não se fala. ´E uma atitude que fica arraigada em nós e em nosso sub consciente. a grande maioria tem dificuldade de contar. Um beijo. Se quiser falar comigo: 43 9.8809-0297 Whats

  • @VitoriaMaria-es9ie
    @VitoriaMaria-es9ie Před 2 lety +1

    É normal uma criança achar normal o abuso que está sofrendo? Por exemplo: se uma criança esta sendo abusada pelo pai, ela aceita sem falar não achando que é normal e que pode ser uma brincadeira entre o pai e ela?

    •  Před 2 lety +2

      OI querida Vitória. Eu elaborei uma resposta pra vc a vários dias. Não sei o que fiz de errado que a resposta não está aqui. Vamos agora, então: OLha, sim é possível que a criança considere normal. E mais: é muito provável que ela se sinta culpada pelo que está vivenciando, porque é o que acontece com a maioria das pessoas violentadas sexualmente. Sim ela pode pensar que é o normal, ela pode até achar que é o q ue acontece com todas as crianças. Nunca lhe disseram que é errado outra pessoa maior do que ela tocar em suas partes íntimas, ou pedir para tocar na parte íntima de alguém. Nunca lhe foi ensinado, então, não tem como ela adivinhar. Sugiro que assista: czcams.com/video/V6CX4zhTxVE/video.html é um vídeo de 12 min. Aqui vc ouve 3 depoimentos que vão lhe responder muito bem à sua pergunta. É preciso dizer à criança, desde pequena que não ode acontecer, que sexo é coisa de gente grande, e que se algo acontecer, ela deve contar pra alguém de sua confiança. Um grande abraço e desculpe pela minha demora.

  • @karineandrade9821
    @karineandrade9821 Před 2 lety

    Eu gostaria tanto de esquecer....tanto....gostaria de voltar ao passado e esquecer o que me fizeram. Me faz muito mal reviver...sinto ate ansia de vomito...

    •  Před 2 lety

      OH querida, gostaria que servisse de consolo, saber que milhões de garotas e garotos, mulheres e jovens, pessoas adultas, que foram vítimas do abuso, também vivem essa agonia que vc diz viver. Tente superar, vc pode conseguir. Procure por terapia. Não deixe que um evento deste defina tudo o que vc é e o que pode viver. Sei de uma excelente psicólgoa em Londrina, que até faz atendimento on line. Ela é expert em teapia desta ordem . sinta-se abraçada!! carinhosamente, Mary Neide

  • @irineiacostalopes1118

    Foi na minha infancia era adolescente de 15 anos era virgens ainda cara ele era conhecido fez a merda comigo mexeu comigo nunca contei pra ninguen contei pro meu primo anos depois ele sabe

  • @Gaivotta
    @Gaivotta Před 3 měsíci

    Desejo ajuda 🆘

    •  Před 3 měsíci

      Olá! Meu celular é : 43 - 9.8809. 0297 Pode enviar mensagem. sinta-se abraçado/a.

  • @giuliaribeiro34
    @giuliaribeiro34 Před 3 lety +1

    Amei seu canal❤

    •  Před 3 lety +1

      Gratidão Giulia por expressar sua opinião de forma afetuosa!! ! Um forte abraço!!

  • @larissaferreira5288
    @larissaferreira5288 Před 2 lety +1

    Eu não consigo

    •  Před 2 lety

      OI Larissa!! Se quiser conversar mais particularmente pode enviar um e-mail: contato@maryneidefigueiro.com.br um fortea braço!!

  • @DAVIZINHOYST
    @DAVIZINHOYST Před 2 lety +2

    Vc é linda de deus

    •  Před 2 lety

      Um abraço querida!!!

  • @kassiacapela7108
    @kassiacapela7108 Před 2 lety

    Qual a idade ideal para começar a orientar as crianças?

    •  Před 2 lety

      OI Kassia!! Aproxiamdamente, próximo dos 4 aninhos, já dá para tocar neste assunto. Pode-se aproveitar um momento em que se está dando banho na criança, ao lavar seu órgão genital, por exemplo, fica fácil de puxar o assunto. E lembre-se: tem que repetir a explicação de quando em quando. Falar com calma, sem amedrontar. Que bom que demonstrou interesse. Um grande abraço!

  • @giseledias7246
    @giseledias7246 Před 2 lety

    Dra falar com os pais ajuda agente se curar??

    •  Před 2 lety

      OI Gisele! bom dia! Olha, falar sobre ocorrido pode ajudar na superação do trauma. Com um/a psicólogo/a, em sessões de terapia, sei que pode ser muuito útil "pra por pra fora" os sentimetnos e os pensamentos negativos que são continuamente alimentados. Falar com outra pessoa de cnfiança também pode ajudar, de uma outra forma diferente da terapia,, mas ajuda. Cada pessoa deve avaliar se conta pra quem, além do/a psicólogo/a. Pra algumas pessoas, falar para os pais pode trazer muuito alívio. Pra outra, às vezes não. Cada pessoa é que vai saber avaliar isso, levando em consideração como é o seu relacionameto com mãe e/ou co o pai. Sempre que um pensamento ou sentimento nos atordoa é bom dividí-lo com alguém. Melhor ainda se esse alguém é um/a psicólogo/a competente e sensível. "Dividir a alegria faz com que ela aumente; dividir a tristeza, faz com que ela diminua". O importante, nos dois caso,s é saber com quem dividir.

    • @rubiaramello345
      @rubiaramello345 Před 2 lety

      @ Oi eu tenho uma coisa pra fala

  • @joaolucasviana4157
    @joaolucasviana4157 Před 3 lety

    Olá doutora,minha prima sofreu abuso aos 7 anos e só contou atualmente(com 15 anos)ela disse q por ser pequena n conseguiu identificar que aquilo era um abuso,ela sempre foi avisada do que era abuso,mas meus familiares falavam apenas de abuso por parte de pessoas maiores de 18 anos.Ela disse q tinha esquecido do abuso e só lembrou agora.Diante disso eu lhe pergunto:é possível a criança ou adolescente esquecer que foi abusado (a)?

    •  Před 3 lety +5

      Oi Joao Lucas! Sim a possibilidade de esquecer (temporariamente) existe, até como um mecanismo de defesa inconsciente. É mais fácil esquecer quando aconteceu na infância e se não houve violência, ou mesmo quando o ato é praticado de forma a confundir com carinhos..... Porém, é muito provável que haverá situações ou pequenos dados, que podem desencadear a lembrança. Acredito que se o fato acontece na adolescência já é mais difícil esquecer. Resta saber se a outra pessoa usou força física, se havia diferença significativa de tamanho e compleição física entre as duas pessoas. De qualquer maneira, a diferença de 5 anos idade entre as duas pessoas já se caracteriza, por si só, violência sexual. Mas se a diferença for, por exemplo, de 1 a 4 anos e a pessoa que forçou ao ato é maior e tem mais força, já se caracteriza como violência. Estou à disposição para continuar a conversar, se necessário. Obrigada por participar. Um abraço!!

    • @joaolucasviana4157
      @joaolucasviana4157 Před 3 lety

      @ Obrigado pela.resposta Dr. . O ato partiu de um primo dela,que na época tinha diferença de exatos 5 anos de idade,dessa forma também caracteriza violência? Ela também diz que ela esqueceu devagar ,e qus não contou prq ninguém na infância pq n caracterizou aquilo como abuso pof conta da diferença de idade entre ela e o autor do ato,isso também é possível(a vítima não classificar aquilo como abuso)?

    •  Před 3 lety +1

      OI querido! Eu penso que é possível sim. Quando ela comenta que não considerou aquilo como abuso, parece mesmo que foi uma experiência chamada de "jogos sexuais infantis", semelhante às tradicionais brincadeiras de médico, típicas da infância..... que não têm malícia, mas serve para as crianças se tocarem... se descobrirem.... conhecer as sensações prazerosas (não orgasmo, propriamente) que o corpo pode oferecer. Parece que na situação que ela vivenciou com o primo não houve imposição (com força física) por parte dele, mas algo que ela tenha se envolvido, a partir das sensações que possivelmente foram positivas (e isso pode até ajudar na descoberta positiva da sexualidade, dos desejos.....) Diferença de cinco anos (no máximo) é um tempo que até permite não considerar o fato um abuso (violência) sexual, mas como vivências de descobertas da sensualidade. Mostre esta explicação para ela e veja se ela concorda. compreendeu minhas explicações? Um abraço, João Lucas! Um abraço a sua prima!

    • @joaolucasviana4157
      @joaolucasviana4157 Před 3 lety

      @ mostrei e ela concordou doutora. Obrigado,consegui compreender.

    •  Před 3 lety

      Um abraço a vocês dois! Vc é um primo legal! rrsss

  • @dirlenepontes6202
    @dirlenepontes6202 Před rokem

    boa noite 😴

    •  Před rokem

      OLá Dirlene! Boa noite! Deseja falar comoigo? Trocar alguma ideia? Dividir preocupação? Estou a postos. um abraço!

  • @leticiayoongina9358
    @leticiayoongina9358 Před 4 lety

    Ele se fez de super namorado, super genro,super cunhado(das outras irmãs)pq ele foi sempre bonzinho ninguém acredita,mais quando foi os outros ..... elas queria colocar nas delegacia,manda líxa etc...sempre é os bonzinho 🤬

    •  Před 4 lety

      OI Leticia! Estou em dúvida se lhe deixei sem resposta. Me parecia que eu havia respondido, num outro contato. Algo ainda a perguntar, ou a esclarecer. Um abraço!

  • @brunosantanacezario9829
    @brunosantanacezario9829 Před 2 lety +1

    Doutora pode me ajudar

    •  Před 2 lety

      OI Bruno! Se quiser falar mais particularmente, pode ser por e-mail: contato@maryneidefigueiro.com.br

    • @brunosantanacezario9829
      @brunosantanacezario9829 Před 2 lety

      @ há ok

    •  Před 2 lety

      OI Bruno! Desistiu ou não conseguiu enviar e-mail?

    • @brunosantanacezario9829
      @brunosantanacezario9829 Před 2 lety

      @ eu enviei acho q foi errado

    •  Před 2 lety

      OI Bruno! Tenta de novo. Confira o e-mail. contato@maryneidefigueiro.com.br OU....... Te passo o meu Wats. se desejar: 43 - 9.8809.0297 uM ABRAÇO!

  • @rubiaramello345
    @rubiaramello345 Před 2 lety

    Medo decepção tristeza eu já passei por isto en 2009

    • @rubiaramello345
      @rubiaramello345 Před 2 lety

      A psicóloga que eu tinha en 2009 passou a mão nas minhas partes de baixo

    •  Před 2 lety

      Oh querida Rubiara!! Isso que vc diz é triste. Saber que uma psicóloga teve uma atitude dessas é revoltante, pra nós psicólogas. Vc não disse quantos anos você tinha na ocasião. Imagino que era criança. De qualquer forma, ela fez muito errado, independente de sua idade. Vc poderia denunciá-la mesmo agora, tendo passado tempo. É crime o que ela fez. Aguardo seu rretorno. Desculpe minha demora em l he responder. sua mensagem passou sem eu ver. Desculpe, de coração. Um abraço Aguardo seu retorno.

    • @rubiaramello345
      @rubiaramello345 Před rokem

      @ foi bem triste mesmo

    • @rubiaramello345
      @rubiaramello345 Před rokem

      @ as vezes eu lembro e choro muito

  • @elianemagalhaesnovais9747

    Pode me ajudar?

    •  Před 2 lety

      OI Eliane! Que problema lhe preocupa e a leva a pedir minha ajuda? Se quiser falar por e-mail, ou por whats, pode ser melhor pra vc. contato@maryneidefigueiro.com.br 43 - 9.8809.0297 Um grande abraço! Feliz Ano Novo!

  • @solsparka
    @solsparka Před rokem

    😢😓😢😢😢😢😢😢😓😓😢💔

    •  Před rokem

      OI! Creio que tem muito o que falar sobre o assunto. UM abraço ! MaryN eide

  • @MariaVitoria-ob9sg
    @MariaVitoria-ob9sg Před 2 lety

    Sofri muito pôr isso

    •  Před 2 lety

      Olá! Gostei da forma como vc se apresenta. Gostei também de ver que vc colocou o verbo no passado. É vitorioso quem consegue impedir que um evento ruim/negativo como o abuso sexual influencie na vida toda. Bom poder falar sobre o que aconteceu, com alguém! E... se pode fazer terapia é importante. Um abraço! Grata por falar um pouco aqui. Um abraço!

    • @MariaVitoria-ob9sg
      @MariaVitoria-ob9sg Před 2 lety

      @ dnd da faço tratamento com a pisclocologa e ja falei pra minha mãe ela acreditou e cuida de mim

    •  Před 2 lety

      Que bom que vc tem o apoio da mãe e ele pode ser mesmo uma força grande pra vc. Isso só aproxima mãe e filha. Um abraço querida.... ou querido..... não sei.

    • @MariaVitoria-ob9sg
      @MariaVitoria-ob9sg Před 2 lety

      @ abraço pra vc também

    • @MariaVitoria-ob9sg
      @MariaVitoria-ob9sg Před 2 lety

      @ verdade ne

  • @daianearaujo1271
    @daianearaujo1271 Před 3 lety

    Rapaz e estranho quando se mora em uma casa onde VC começa a ter problemas cedo, ser uma criança e um problema vixe e assim eu tenho uma criança que passa por coisas muito estranhas para uma criança entedir que até audio , som eles que são homem botam para marcatnas crianças para pedofilia , para o espaçamento se não e problema dos pais por fazem isso,estranho e saber que fazem isso e esta solto, vivos, DOI ver a cara de um, por isso algum responde por homicio. Chata ne esse e o mundo que vivemos.

    •  Před 3 lety

      OI Daiane! Está difícil entender a sua escrita. Me desculpe. Mas se está falando que conhece uma criança que vive sendo abusada sexualmente, é preciso denunciar. Use o disque 100 ou entre também no Portal RECRIA e faça a sua denúncia. Tem que denunciar. é obrigação, Vc consegue denunciar e não ser identificada. Faço isso, querida! Faça e terá feito algo essencial para a proteção de uma criança. Dê notícias. Um abraço! .

  • @bibimycat1
    @bibimycat1 Před 10 měsíci

    Se faz de coitadinho pra pode comover! E assim ficar confusa!

    •  Před 10 měsíci

      Olá! A pessoa que passa pela triste experiência de violência sexual, se se faz de coitadinha, é porque se sente precisando de cuidados. E cuidados especiais. É sofrimento real. Obrigada por sua particiação.