A METAMORFOSE, de Franz Kafka - Resenha

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 01. 2020
  • Confira a resenha de A Metamorfose, de Franz Kafka, um dos clássicos mais importantes da literatura. 🔷 Livro na Amazon: amzn.to/30YnmLz
    Compre através dos links e ajude o canal:
    🔷 A METAMORFOSE: amzn.to/30YnmLz
    🔷 OUTROS LIVROS DE FRANZ KAFKA: amzn.to/2O3pTyO
    🔷 OUTROS LIVROS DA EDITORA ANTOFÁGICA: amzn.to/38H6Xhd
    🔷 LITERATURA E FICÇÃO: amzn.to/2Eu0OGd
    🔷 LIVROS EM OFERTA: amzn.to/2hNSYOv
    🔷 LANÇAMENTOS: amzn.to/2iC82i4
    🔷 MAIS VENDIDOS: amzn.to/2yEzdn1
    -//-
    🔸 APOIE O CANAL NO APOIA.SE → apoia.se/canalleiaparaviver
    Colaboradores do projeto Leia Para Viver:
    Angelo Martins, Cristina Franca, Celia Oliveira, Flavio Pereira, Georgeton Leal, Lena Annes, Letícia Alves, Luiz Villela, Marcia Epstein, Maria Bertrand, Marilia Arnaud, Sulamita Abreu, Valéria Ota.
    -//-
    🔸 Visite o blog Leia Para Viver: leiaparaviver.com.br/
    -//-
    🔸 Quer enviar algo?
    Rodrigo Villela
    Caixa Postal 91753
    Rua Dezesseis de Março, 322 (AGF Cidade Imperial)
    Centro
    Petrópolis - RJ
    CEP: 25620972
    Observações importantes:
    • O envio de livros / outros produtos não garante a divulgação ou resenha no canal, blog e outras redes sociais.
    • Os livros e demais itens recebidos poderão aparecer em dois espaços: stories do Instagram e/ou vídeo "Livros Recebidos na Caixa Postal".
    • Se deseja entrar em contato para assuntos comerciais, utilize o e-mail contatoleiaparaviver@gmail.com
    -//-
    🔸 Siga o Leia Para Viver nas Redes Sociais:
    • Facebook: goo.gl/UMKdza
    • Instagram: goo.gl/vvCmDP
    • Skoob: goo.gl/6iWeHT
    • Twitter: goo.gl/D2tOCU
    • Google+: goo.gl/PUhbCT
    -//-
    Trilha da vinheta principal do vídeo "A METAMORFOSE, de Franz Kafka - Resenha":
    • Bleeker Street Blues (Chris Haugen)

Komentáře • 170

  • @MG-ce7gt
    @MG-ce7gt Před 3 lety +611

    Engraçado que ngm podia trabalhar quando o Gregor tava bem, o pai era velho, a mãe tinha asma e a irmã era muito nova. Mas foi só acontecer tudo aquilo que arrumaram um emprego rapidinho. Senti muita pena do Gregor...

  • @souza8555
    @souza8555 Před 3 lety +293

    Resumindo metamorfose: Você é o que você tem ou produz. Se não é nada e não produz nada, cada dia mais se torna um inseto repugnante e sem importância. Essa é nossa sociedade movida pelo dinheiro, capitalista até o tutano que oprime no quarto escuro e sujo quem não tem nada oferecer, obrigando-o a se alimentar dos restos dessa mesma sociedade, assim como uma barata. Mas lembre-se todos nós seremos baratas mais cedo ou mais tarde, todos nós ficaremos doentes, velhos e improdutivos. Essa verdade é inquestionável, então é melhor começar a não fazer aos outros o que não gostará que façam a você no futuro.

  • @alexandrelopes4804
    @alexandrelopes4804 Před 4 lety +289

    Realmente o livro nos leva a pensar sobre o valor q temos. Se as pessoas q nos cercam gostam realmente da gente, ou gostam daquilo q podemos proporcionar de bom pra elas. E quando isso for tirado delas? Será q teremos o mesmo valor?

  • @audreyfalavignaosorio7574
    @audreyfalavignaosorio7574 Před 4 lety +270

    Acabei de ler A Metamorfose agora há pouco. De fato, é extremamente triste e muito revoltante. Eu detesto personagens como a mãe, que não tomam a iniciativa para o mal, mas que não movem um dedo para que ele seja evitado, porque, no fundo, o seu desejo é que o mal se concretize.

  • @jefftarantino9471
    @jefftarantino9471 Před 3 lety +201

    Terminei de ler o livro hoje. Li o livro praticamente quase todo pensando em como aa pessoas doentes mentais eram tratadas na época. Isoladas da família, vistas como um estorvo, motivo de desgosto para as famílias. Principalmente no último capítulo quando a irmã dele diz que ao pai, que aquele não era mais o Gregor e que não podia mais viver em meio aos humanos. Na hora o pai dele concorda com ela, isso é triste, por que vemos isso acontecer com pessoas neste estado, simplesmente deixam de ser humanos à vista de seus familiares, passam a ser apenas parasitas.

  • @mattkai4636
    @mattkai4636 Před 3 lety +125

    terminei de ler o livro e fui assistir uma resenha, e achei seu vídeo muito bom. De início eu não me senti triste ou mesmo impactado com o livro, eu estava tratando tudo como descaso ou como uma situação engraçada, talvez igual ao Gregor, que não tinha noção do que estava acontecendo, assim como eu. Conforme o livro foi progredindo, fui sentindo cada vez mais pena e um sentimento de injustiça, porque Gregor virou simplesmente um fardo para a família, um peso morto, um inseto, literalmente. Ele quebrando uma das pernas, lutando contra o pai e não podendo mais andar nas paredes e passando fome até definhar e morrer. Eu achei que tudo iria acabar de um jeito melhor quando a irmã dele tocou o violino e ele quis escutar, como se fosse uma demonstração da humanidade que ainda tinha naquela barata gigante. Mas ao invés disso, a irmã que há pouco cuidava dele todos os dias diz que ele tem que morrer. É muito triste.

  • @suzanaleao4795
    @suzanaleao4795 Před 2 lety +5

    Por que a metamorfose é tão especial ??? Eu peguei esse livro na biblioteca achando que ia ser uma leitura incrível. Não achei nada de mais. Aliás achei bem sem graça. Só não abandonei o livro porque é um livro curto, mas foi um saco concluir a leitura.

  • @raphaelapalermo7242
    @raphaelapalermo7242 Před 2 lety +58

    Que dor as partes finais, não quiseram nem saber do corpo dele🥺😭

  • @marac9087
    @marac9087 Před 3 lety +12

    Acabei de ler a metamorfose. Triste como a família é oportunista, como o filho servia enquanto os sustentava, mas aparentemente, o pai afinal não era assim tão endividado, juntava dinheiro enquanto viviam do dinheiro do Gregor, , a mãe era submissa e nada fazia em prol dos filhos, a irmã que era super próxima dele, começa a trata-lo com indiferença, e no fim, ele deixou de ser filho e irmão, e deixou de ser útil. Que triste, mas é a realidade de muitos nós.

  • @tatibonini12
    @tatibonini12 Před 4 lety +79

    A Metamorfose é maravilhoso. Li 3x, na primeira não entendi nada e odiei hahaha mas hoje em dia acho incrível como o livro começa já no clímax da história e já entrega todo o plot na primeira frase. Tem que ter muito domínio da narrativa pra fazer isso, porque não existe a oportunidade de surpreender o leitor criando uma reviravolta mirabolante, ou seja, a história tem que ser bem escrita e desenvolvida.

  • @lethy511
    @lethy511 Před 2 lety +74

    Um ponto que chamou muito minha atenção no livro é o tanto que Gregor se doava pela família antes da metamorfose, vejo muito isso no dia a dia, pessoas perdem a saúde para agradar oportunistas e estes, na primeira oportunidade, dão lhes as costas.

  • @adrianoaraujo0743
    @adrianoaraujo0743 Před 2 lety +26

    Faltou falar que depois que Gregor morre foi como um suspiro,uma sensação de alívio por parte da família,sem remorso algum.Gregor,de provedor passou a ser um problema,algo abjeto pra família.

  • @nebu9786
    @nebu9786 Před 2 lety +38

    O livro me ensinou a me valorizar ainda mais, meu deu uma nova visão de vida e futuro! Infelizmente as vezes nos sacrificamos por pessoas ou situações...

  • @mafaldasantana3242
    @mafaldasantana3242 Před 3 lety +43

    Muito bom! Segundo a minha leitura, acredito que inicialmente a irmã de Gregor era a única que sentia que deveria ajudar o irmão, dá para perceber que ambos tinham uma boa relação afetiva. No entanto, face aos problemas e inconvenientes causados pelo estado do irmão, ela passa a ficar igual ou pior que o pai. No fim dá a sensação de que agora serão felizes pois se livraram do "fardo", nem quiseram saber do corpo do filho quando a empregada refere o assunto. Eu senti uma pena enorme do Gregor e é possível fazer uma analogia da sua situação como a situação de uma pessoa com uma doença mental. Muito triste, muito injusto, ele não teve culpa.

  • @josevitorpatricioneto9546
    @josevitorpatricioneto9546 Před 4 lety +46

    Esta é uma das melhores resenha que eu já vi a respeito do livro a metamorfose.

  • @juquinhabadboy
    @juquinhabadboy Před 2 lety +14

    Acabei de ler neste instantes. Realmente a máxima desse livro é verdadeira, mais ainda hoje em dia. Tive várias reflexões ao decorrer da leitura: Um idoso, um avó (ou algum outro membro da família) doente negligenciado. Pensei nos mendigos também, o alívio que a gente sente ao vê-los se afastando de nós, e quando estão longe tendemos a menospreza-los e compara-los a insetos . E por fim, mas não menos importante: você só é visto, lembrado, notado e bem visto quando tem algo a oferecer. Vovó sempre diz, e meu velho também, a gente só vale o que tem. Livro acabou comigo kkkk

  • @pedroaraujo8000
    @pedroaraujo8000 Před 4 lety +39

    Livro clássico. Kafka talvez seja o autor cujas frases iniciais dos livros são as mais marcantes da literatura.O início de "O Processo" também é bem significativo. Esse livro me deixou bastante tocado. Já conheci uma pessoa que também se viu "metamorfoseada num inseto monstruoso" e foi esquecida e deixada de lado pelos outros, como o Gregor, em razão de um acidente. No mais, vale destacar, nesta edição, a ilustração de Mutarelli, que sabe traduzir coisas bizarras em desenhos. Fica a dica também de leitura de "O cheiro do ralo" do próprio Mutarelli, que vale um video no canal.

  • @Mariaconceicao-hm7nq
    @Mariaconceicao-hm7nq Před 3 lety +8

    Ele se sentia sem forças,sem ajuda... uma história triste se sentia em capaz, nós faz questionar sobre qual o nosso papel na sociedade

  • @robsomaurelio4528
    @robsomaurelio4528 Před 3 lety +30

    Esse livro é mto foda e o início me lembra bastante uma época em que eu trabalhava numa loja de calçados no qual era bastante explorado em troca de um salário mínimo. A necessidade da renda e a lavagem cerebral nesse ambiente me faziam não faltar mesmo estando doente, quando eu me preocupava antes com o comprimento às expectativas dos meus "superiores" do que com minha própria cura. Loucura isso

  • @Eusoufrancy

    Que livro! Uma leitura que nos faz refletir sobre a vida e as pessoas que estão à nossa volta!