Autismo Adulto - 10 Habilidades Sociais Para a Sua Vida

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 07. 2024
  • As pessoas autistas tendem a ter muita dificuldade para captar pistas sutis e se proteger de armadilhas sociais. Outras inabilidades sociais também podem evitar que autistas cultivem amizades e sejam bem compreendidos em suas interações. Por isso, neste vídeo, vamos conversar sobre 10 habilidade sociais importantes para a nossa vida e também sobre como a falta delas pode ser prejudicial.
    O critério A descrito pelo DSM-5-TR fala sobre 3 dificuldades imprescindíveis para o diagnóstico de autismo: a falta de reciprocidade socioemocional, comportamento não verbal atípico e dificuldade de iniciar, compreender e cultivar relacionamentos. Ou seja, se você é autista, as habilidades sociais já são um grande desafio.
    #autismonível1 #autismoadulto #autismofeminino
    ___________
    🔔 Ative o sininho para receber notificações sempre que publicarmos um novo vídeo.
    ♾️ Instagram Lygia: / lygiapereira.psi
    🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
    lygiapereira.com.br/links/
    🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo ou do Espectro Feminino, basta clicar no link abaixo:
    📚 Reservar o meu exemplar: bit.ly/4cfMsZQ

Komentáře • 60

  • @albavaleriagomesdecarvalho1633

    Quando finjo para parecer típica parece que sou convincente, mas além de sofrer com isso, percebo que as pessoas não entendem e até menosprezam as dificuldades.

    • @user-gh9tb1gy7y
      @user-gh9tb1gy7y Před 23 dny +1

      Muito

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 23 dny +7

      Pois é, @albavaleriagomesdecarvalho1633! Os estudos mostram que isso não acontece apenas com você...😢

  • @acrisfm
    @acrisfm Před 22 dny +8

    Lygia, meu diagnóstico hipertardio em fevereiro de 2022 causou inúmeros problemas. Penso que aprendi muitas estratégias, mas continuo descobrindo dificuldades que nem desconfiava. Aprendi cumprimentos, sorrir, olhar no olho por um tempinho etc. Peço desculpas e agradeço o tempo todo, às vezes até se faco algo pra alguém sou eu quem agradece. Aniversários e datas especiais são totalmente sem sentido pra mim, uma vez só percebi que era aniversário do meu marido ( ex) quando um técnico foi lá em casa e deu os parabéns pra ele. 50 anos de autismo sem saber trouxe muitos problemas mesmo, incluino abusos bem graves. Percebo que eu usei todo meu esforço e energia para dar certo profissionalmente, e, de fato, cheguei ao topo da carreira, mas do ponto de vista pessoal, não cresci. Deu certo ser mãe porque sendo tão infantil, entendo as crianças , gosto de diversas brincadeiras, mas meus filhos sofreram muito junto comigo. Eles tem a vida toda pela frente, mas eu perdi uns vinte anos do que poderia viver. E continuo no mesmo ponto da adolescência, infantil e ainda muito inadequada, depressiva, com muitas crises. Precisava de uma TO, mas não achei nenhuma em BH que trabalhe com adultos. Tudo bem, aos poucos vou aprendendo. Obrigada pelos vídeos, sempre muito esclarecedores.

  • @Brat_PawelMaria
    @Brat_PawelMaria Před 23 dny +28

    Cada autista é um universo à parte, mas eu consigo apresentar padrões bem singulares. Fui diagnosticado há quase um ano com autismo grau um de suporte e AH/SD, numa consulta com neuropsicóloga (ansiedade, depressão e TDAH foram testados também).
    Formei-me em tradução, falo cinco idiomas e leio em sete. Acho que já estudei uns 14 na vida, a lista segue aumentando, alemão e polonês estão perto de entrarem na lista dos que eu leio.
    Graças a Deus tive a oportunidade de rever muitas deficiências do autismo. Um amigo meu até se impressionou com o diagnóstico. Disse ele uma vez que me pareço com um diplomata. Sou capaz de tratar de temais muito difíceis com pessoas que possuem toda uma outra cosmovisão.
    Mas aí é que entra o pulo-do-gato, para quem tem olhar clínico, tenho várias deficiências ainda. Modéstia à parte, só não sou diplomata mesmo por causa do autismo. Tenho dificuldades, por exemplo, de manter amizades. Amigo ou é para me ensinar ou para aprender comigo, não consigo ser amigo por ser. Quando a pessoa sofre e precisa resolver problema, posso gastar até horas ouvindo e depois dando um conselho, mas se não for para melhorar em algo, não consigo falar com a pessoa.
    De qualquer modo, fica o testemunho de que podemos melhorar, aliás, acho que eu nasci com grau 2 de suporte, eu só passei a falar depois dos três anos de idade. Antes de estudar idiomas, eu tinha dificuldades sociais ainda mais graves.
    Contudo, honestamente não pretendo mudar isso, acho que Deus me moldou desse jeito para minha missão. Desejo me tornar sacerdote (aliás, descobri o autismo no processo de ingresso em um convento). Damos a ajuda e vamos embora, eis a nossa missão. O nome do perfil é fantasia, diga-se de passagem, minha intenção era só poder me abrir, não quero aparecer.

    • @mariana.b.
      @mariana.b. Před 14 dny

      por que não fez o concurso de diplomata que teve recentemente? ainda mais pra quem tem AH SD junto com autismo, concurso é a melhor opção, não entendi no que impede...

    • @Brat_PawelMaria
      @Brat_PawelMaria Před 13 dny

      @@mariana.b. , não é um impeditivo em sentido absoluto, é no sentido de uma grande dificuldade que torna inconveniente. Ademais, não tenho tanto interesse nisso.

    • @mariana.b.
      @mariana.b. Před 13 dny

      @@Brat_PawelMaria ah tá. é que tu disse "SÓ não sou diplomata MESMO por causa do autismo. " pareceu que o autismo era SÓ o que te impedia de ser. Dá pra listar uma série de coisas que eu tb não tenho a menor vontade de tentar sabendo da minha deficiencia de socialização, ainda mais no brasil que isso é valorizado acima de outras habilidades.

    • @Brat_PawelMaria
      @Brat_PawelMaria Před 13 dny

      @@mariana.b. , é complicado dizer, acho que o autismo tem um impacto profundo nisso, mas se fosse o sonho da minha vida, talvez eu pudesse dar a volta por cima nisso também.
      Seja como for, um dos meus propósitos era dizer que consegui melhorar em muitos pontos, mas ainda tenho algumas pequenas dificuldades. Por exemplo, geralmente fico bem drenado e envergonhado depois de falar com as pessoas. Tenho lerdeza em propor as minhas ideias, eu fico analisando a pessoa bastante antes de dizer algo. Entre outras coisas. São dificuldades que tornam diplomacia e comércio (outro exemplo) pouco recomendados no meu caso, mas tem razão, talvez não fosse impossível vencer isso também.

  • @user-gh9tb1gy7y
    @user-gh9tb1gy7y Před 23 dny +18

    Eu comunico melhor minhas coisas através da escrita

    • @Giobunnie
      @Giobunnie Před 23 dny +2

      Também. E também acho difícil me expressar escrevendo, usar emoji, gif e até meme me ajudam muito nessa parte

  • @albavaleriagomesdecarvalho1633

    Gosto das pessoas, mas não sinto falta delas. Necessidade alguma de encontros sociais, ao contrário, quando não consigo fugir, em meia hora já estou desesperada pra ir embora, porque fico me perguntando qual o sentido de estar ali😢

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 23 dny +4

      O seu segredo está guardado conosco, @albavaleriagomesdecarvalho1633! 💜

    • @albavaleriagomesdecarvalho1633
      @albavaleriagomesdecarvalho1633 Před 23 dny +7

      @@lygia.pereira não é por querer, sei que aqui me entendem. Mas, de fato, é algo na mente que não permite que exista essa necessidade de socialização.

    • @llymacedo
      @llymacedo Před 23 dny +3

      ​@@albavaleriagomesdecarvalho1633você não está sozinha, fica tranquila.

    • @hfmb7
      @hfmb7 Před 20 dny +2

      @@albavaleriagomesdecarvalho1633 e está tudo bem, vários de nós entendemos o que você sente, eu sempre me arrependo de ter saído e estar no meio das pessoas, ficar em casa me traz uma paz e conforto

    • @regis-9408
      @regis-9408 Před dnem

      Eu também me sinto assim bem do jeito que vc descreveu...

  • @regis-9408
    @regis-9408 Před dnem +1

    Eu vou numa loja e odeio vendedor me perturbando pra me convencer de comprar algo. Então eu acho ótimo ter a possibilidade de comprar online, mesmo sabendo que isso é muito ruim para o profissional da área de vendas...

  • @Hambrammi
    @Hambrammi Před 13 dny +3

    O meu maior problema atualmente é não saber dizer não as pessoas e coisas que não gosto/quero fazer, sempre me forço a fazer algo mesmo minha mente dizendo não pois me sinto horrivel e como "malvada" quando recuso algo ou alguem 😢

  • @giulialima2472
    @giulialima2472 Před 22 dny +5

    Eu percebo que minha comunicação era péssima até casar e fazer faculdade
    Eu treinei muito as minhas falas pra dar aula e isso melhorou
    Mas em relação as minhas amizades, sou pessima. Sempre digo que respondo em 3 dias úteis kkk
    No trabalho estou sempre com medo da chefe, não consigo nem passar perto dela. Travo na hora de falar.

  • @lucianaoliveira6322
    @lucianaoliveira6322 Před 23 dny +10

    Quando entro numa loja costumo dizer para o (a) atendente: Me dê seu cartão e me deixe quieta que quando terminar lhe chamo. Pode parecer grosseiro, mas não me sinto bem e nem compro nada com alguém a me seguir pela loja e a tagarelar promoção aqui e alí. Já sair de uma loja sem comprar nada por causa da tagarelice do vendedor.

    • @jonathan_henriques
      @jonathan_henriques Před 23 dny

      Como você se sentiria se te tratassem de forma semelhante no seu trabalho?

    • @lucianaoliveira6322
      @lucianaoliveira6322 Před 23 dny +4

      @@jonathan_henriques Falo de forma educada e ainda explico que já fiz toda pesquisa sobre aquele produto e o preço e só preciso de um tempo pra tomar minha decisão. Não saio cortando ninguém. Depois vou a pessoa, digo muito obrigada , faço o pagamento e levo o produto. Desculpa se não expliquei no começo.

    • @regis-9408
      @regis-9408 Před dnem

      Entenda que aqui muitas pessoas se sentem como ela se expressou, inclusive eu, que fiz um comentário +- similar ao dela, minutos antes de ler o dela.

    • @regis-9408
      @regis-9408 Před dnem

      Oi Luciana, eu sou um tanto parecido com vc nesses aspectos.

  • @monize9599
    @monize9599 Před 22 dny +2

    Uma dificuldade gigantesca!!!!!! Muito muito difícil eu não sei o que falar. Não sei pra onde olhar e a entonação da minha voz fica mudando 😅😅😅😅 desistindo de falar presencialmente com as pessoas

  • @albavaleriagomesdecarvalho1633

    Eu percebo, especialmente nas redes sociais as pessoas começam dando bom dia, e eu já vou direto ao assunto. Muitas vezes, só depois de muito tempo é que percebo que poderia ter dado.

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 23 dny +6

      Aí, damos o nosso "bom dia" depois de 2h de conversa! 😇

    • @albavaleriagomesdecarvalho1633
      @albavaleriagomesdecarvalho1633 Před 23 dny +1

      @@lygia.pereira exatamente, achava que eu era sem noção.

    • @jessicacristina4228
      @jessicacristina4228 Před 23 dny +1

      Bom saber que não estou sozinha

    • @jessicacristina4228
      @jessicacristina4228 Před 23 dny +3

      Nas conversas no WhatsApp, eu agora escrevo o que eu preciso e volto no início e escrevo o bom dia 😅

    • @mariana.b.
      @mariana.b. Před 14 dny +1

      @@jessicacristina4228 kkkkk eu tb, sempre tenho que me vigiar, pois eu escrevia tudo direto e a pessoa me respondia de forma passivo agressivo BOM DIA. Sempre tenho q voltar ao inicio e inserir olá (detesto a expressão bom dia e não consigo dizer)

  • @tiagomacai001
    @tiagomacai001 Před 23 dny +2

    excelentes: o conteúdo e sua apresentação!

  • @Guarlaon
    @Guarlaon Před 23 dny +1

    Adorei esse vídeo. É muito boa as explicações sobre cada ponto. Alguns refletem muito nas coisas que estou vivendo atualmente

  • @FabioOliveiraCantor
    @FabioOliveiraCantor Před 19 dny

    Tenho várias dessas dificuldades. Vou até comprar o livro pra ler e entender melhor.

  • @LuizFernandesdosSantos-em6wk

    É,não andam muito bem não.
    Mais tô tentando.
    Acho que tenho que parar de tentar e conseguir.
    Obrigado pelo vídeo Dra!

  • @livia_lamblet
    @livia_lamblet Před 14 dny

    Já sofri tanto com isso, que hoje em dia compartilho quase nada.

  • @sofiaevangelista1296
    @sofiaevangelista1296 Před 14 dny

    💖

  • @marciaiguaba
    @marciaiguaba Před 23 dny +1

  • @arlindasouza9934
    @arlindasouza9934 Před 13 dny +1

    Eu doei um carro mais novo e fiquei com o velho 😂😂😂

  • @magnobraga4619
    @magnobraga4619 Před 22 dny

    Em culturas mais formais seria mais gavil a vida de um autista pelos rituais mais claros, previsíveis e com dicas visuais. Na nossa cultura ela é muito informal e com pistas poucos claras para quem tem o GPS social descalibrado. Uma coisa que não vejo falarem é sobre a diferença de tratamento entre classes sociais, ambientes formais e informais. E sibre a mentira e falsidade. Você pode estar treinando a pessoa autista para regras wye nao correspondem a realidade social.

  • @user-gh9tb1gy7y
    @user-gh9tb1gy7y Před 23 dny

    Muitas habilidades preciso cultivar

  • @wagnerferreiradacosta9446

    Por que não aparece mais a descrição? Ao divulgar o seu trabalho, colaboro com a doutora e os autistas. Ou não?

  • @leilanelindinha
    @leilanelindinha Před 17 dny +1

    Eu fui diagnosticada com TDAH, mas vejo pelos vídeos muita coisa igual ao autismo que eu tenho.

    • @regis-9408
      @regis-9408 Před dnem

      Não sou profissional da área mas já li relatos de que existem casos de aspectos comuns entre ambos os diagnósticos e também que certas pessoas recebem os dois diagnósticos, inclusive em uma mesma avaliação clínica por um
      mesmo profissional/especialista.

  • @JRS-r7y
    @JRS-r7y Před 23 dny +1

    Eu sou terrivel em feedbacks. Ja ouvi que sou muito critica e entao decido camuflar, mas aí vem a sensacao de insegurança. 😐

    • @jessica.deraco
      @jessica.deraco Před 22 dny

      Eu "descobri" nos feedbacks que antigos chefes fizeram de mim que eu era muito reativa (melhorei nessa parte hehe)
      e outras pessoas falam que sou muito sincera e não sabem o que tô pensando, essa segunda parte ainda não defini se é bom ou ruim 😂

  • @rjs7906
    @rjs7906 Před 23 dny

    é assim, eu sou vegano e amo os animais de maneira geral mas TODO lugar que eu moro tem sempre um vizinho com gatos que vem derrubar as telhas do telhado onde moro! agora eu tenho aqui um vizinho felino que além de derrubar as telhas faz barulhos nessas telhas e no telhado em qualquer hora do dia, há meses, seja de manhã, de tarde, de noite e de madrugada. a casa não é minha, eu moro de aluguel e tem dias que eu luto contra mim mesmo para não ter um ataque de fúria mas às vezes é difícil eu me conter. então eu vou lá e dou umas pancadas no telhado pra ver se o bicho para de me amolar, já que ele faz barulho mexendo nas telhas 24 horas por dia, fica parecendo que tem ladrão invadindo a minha casa, e os diabos dos vizinhos humanos supostos tutores dos felinos não dão jeito na situação! e olha, além de tudo, ainda tem diversos pássaros enjaulados que eu duvido que tenham registro do IBAMA e tenho certeza de que são traficados (quando 99% dos traficados morrem e esses sobreviventes, depois de terríveis maus-tratos, são 1% ou menos...)
    daí, faz uns dias, eu botei um recado na casa dos vizinhos pedindo pra eles fazerem a gentileza de tirarem esse felino do meu telhado porque eu não aguento mais e não gostaria de ter que chamar a imobiliária ou procurar outros meios legais para resolver. e é óbvio que eu jamais faria alguma coisa contra o bichinho mas ninguém tem que gostar de ser perturbado por terceiros, nem por pessoas, nem por animais.
    não resolveu de fato, vez ou outra a vizinha idosa sobe DE NOVO no muro e fica olhando dentro da minha casa, que ódio, pra chamar o bicho pra voltar pro lado da casa dela.
    se fosse num país menos avacalhado que o Brasil, animal doméstico JAMAIS seria admitido perambulando pela rua e pelos telhados dos vizinhos, como se fosse animal abandonado e sem dono. tem lugares que dá multa e até detenção pro tutor relapso.
    fecho aqui o meu relato de um vegano neurodivergente e neurado com vizinhos relapsos e exploradores de animais.

  • @renata.araujo
    @renata.araujo Před 16 dny

    😭

  • @arlindasouza9934
    @arlindasouza9934 Před 13 dny

    Eu acho que sou autista

  • @arlindasouza9934
    @arlindasouza9934 Před 13 dny

    Além de autista sou lésbica

  • @alinefigueiredo1916
    @alinefigueiredo1916 Před 23 dny +1

    Qual o nome do livro??

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  Před 23 dny +1

      Competência Social e Habilidades Sociais - Manual teórico-prático (Almir e Zilda Del Prette).

  • @Liz3000
    @Liz3000 Před 20 dny

    Lygia, poderia comentar sobre os vídeos do miau, miau triste... grata.

  • @MiO.G.-il6kq
    @MiO.G.-il6kq Před 22 dny

    Saco essas rotulações o pessoal faz questão de inventar doenças Deus me free.