A TRADIÇÃO MÓRBIDA DOS TROTES NAS UNIVERSIDADES

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 07. 2024
  • Vinte estudantes sofreram queimaduras em um trote na UFPR, que afastou os envolvidos no episódio. É a nossa chance de compreender de onde veio a tradição dos trotes e o quanto ela é problemática.
    --
    Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar: goo.gl/koguaJ
    --
    E tem a nossa caixa postal 17905 CEP 80410-981
    --
    O Meteoro já caiu no facebook, no twitter e no instagram:
    / meteorobr
    / meteoro_br
    / meteorobrasil
    --
    Trilha sonora:
    Space Trip II
    • SPACE TRIP II [ Chillw...
    Persona 3 FES - Maya
  • Zábava

Komentáře • 832

  • @MeteoroBrasil
    @MeteoroBrasil  Před 2 lety +47

    Você pode nos ajudar a continuar existindo, mas só se você quiser:
    Chave Pix:
    pixmeteoro@gmail.com

    • @marinhomarinho4197
      @marinhomarinho4197 Před 2 lety +4

      Esses pilantras sabem com quem wles mexem. Meu filho quando entrar na facu eu vpu junto com ele e vou deixar bem claro, que o menino é pacífico mas o pai é sangue nos olhos se passar dos limites eu vou passar dos limites

    • @user-hi7xm9iy9v
      @user-hi7xm9iy9v Před 2 lety

      @@marinhomarinho4197 qv

  • @lucianosampaioduquesilva
    @lucianosampaioduquesilva Před 2 lety +170

    Enquanto o trote universitário não for tratado como ele é - agressão, assédio sexual, tortura e homicídio - pela justiça, essas barbaridades vão continuar acontecendo

  • @tatianaluz9583
    @tatianaluz9583 Před 2 lety +106

    Esse caso de afogamento do calouro de medicina foi um absurdo. Imagina ver um filho estudando pra ser médico e morrer por causa de trote. Absurdo pensar que esses alunos se tornaram médicos :(

    • @marcelacavalheiro2412
      @marcelacavalheiro2412 Před 2 lety +21

      por isso q todo mundo odeia estudante de medicina kkkkk (mesmo generalIzando)

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Před 2 lety +9

      @@marcelacavalheiro2412 Pode generalizar a vontade, a maioria dos trotes que acabam em mortes é em medicina, seja humana ou veterinária
      Algumas vezes em direito ou economia

    • @JoaoVictor-tb1mg
      @JoaoVictor-tb1mg Před 5 měsíci

      ​​@@sthepcorms6747estou para começar a estudar economia amanhã em uma universidade estadual, já mandaram o cronograma da semana no grupo, o trote será na sexta, já sei o que fazer, faltar, pronto, não serei submisso a essas besteiras.

  • @SaKarajan
    @SaKarajan Před 2 lety +65

    Fui a universidade e NUNCA me permiti a participar dessa barbárie! "Ah mas vc n vai falar comigo então", eu digo GRAÇAS A DEUS! Quanto menos gente tóxica na minha vida, melhor!

    • @marcelacavalheiro2412
      @marcelacavalheiro2412 Před 2 lety +15

      é, mas muito adolescente e jovem adulto já é ostracizado socialmente ou não tem amigos e essa autoconfiança toda. trote tinha que ser proibido, ninguém deve ser humilhado ou segregado por recusar humilhação.

    • @luziamonteiro2904
      @luziamonteiro2904 Před 2 lety +1

      Cara, o fato de você não ter passado por isto, não significa, necessariamente que foi simplesmente por escolha sua. O mesmo acontece com muitos estudantes. Atente para o fato de que não é uma questão de escolha.

    • @SaKarajan
      @SaKarajan Před 2 lety +3

      @@luziamonteiro2904 Pessoal entendam que não estou dizendo que quem faz isso é idiota ou coisa assim, apenas mostrando que não há necessidade disso. Entendo que o adolescente é carente socialmente, mas as pessoas tendem que se amar mais e se livrar dessa dependência.
      Claro que o trote não é culpa da vítima e sim do agressor! E super concordo que deveria ser proibido

    • @SaKarajan
      @SaKarajan Před 2 lety +1

      @@marcelacavalheiro2412 Entendo, Marcela. Concordo também que ninguém deveria passar por isso! Eu acho um absurdo o que fazem com as pessoas e justamente por isso eu não participei na época

    • @pedrofonseca3060
      @pedrofonseca3060 Před 2 lety +3

      @@luziamonteiro2904 É claro que a culpa é do agressor, mas, se eu sei que esse tipo de coisa acontece de maneira recorrente, prefiro simplesmente não ir do que esperar que ocorra tudo às mil maravilhas por algum milagre. Não participei de nenhum trote da UnB quando entrei para Arquitetura, e isso não me tornou um renegado de nenhuma turma, ou algo do tipo... Falta um pouco de autoconfiança nas pessoas também, o que deveria ser trabalhado no ensino médio inclusive.

  • @b.g.6778
    @b.g.6778 Před 2 lety +418

    Dez mil de fiança, e só um acusado não conseguiu pagar. Dá para saber quem são esses anjos.

    • @diegomendes1049
      @diegomendes1049 Před 2 lety +2

      são os filhos de "cidadão de bem", cristão favorável a arma, eleitor de Bolsonaro que apoia tortura

    • @jhessicacomjh
      @jhessicacomjh Před 2 lety +44

      Pois é. Enquanto para alguns alunos 10 mil é mal o que eles têm para se manter durante um ano na faculdade

    • @b.g.6778
      @b.g.6778 Před 2 lety +27

      @@jhessicacomjh não sei quem tem dez mil. 80% das famílias brasileiras vivem com até 3 salários mínimos. Se um filho for a universidade, mal dá para as passagens.

    • @b.g.6778
      @b.g.6778 Před 2 lety +16

      @Josué Nuñez sou a favor de trabalho voluntário para as pessoas que vem de famílias com renda superior.

    • @marciafosco7104
      @marciafosco7104 Před 2 lety +16

      Exato! “ a elite do atraso.

  • @elymiguel1216
    @elymiguel1216 Před 2 lety +122

    O meu trote na UNESPAR no curso de Letras foi doação de sangue. Do meu filho, observei. Quando pediram que ele tirasse uma foto segurando um cartaz aonde depressiava a sua existência aqui, acabou. Sentei com meu filho e expliquei que nem de brincadeira deve se humilhar a ninguém. As afirmações enterram na carne que podem se tornar verdade. Ninguém é insignificante e não se baixa a cabeça assim por e para ninguém. Olho no olho e gente arrogante é que gosta de humilhar. Aqui não!

  • @IraniVilela
    @IraniVilela Před 2 lety +153

    No início de 1983 fui com muito medo fazer a pré-matrícula no curso de engenharia civil na UFPE, eu sofria de várias fobias. Uma delas era a fobia ao mela-mela do carnaval, comum naquele tempo. Eu tinha pavor dos produtos, graxa de sapato, tintas que se usavam no carnaval, anos antes fui atropelada ao fugir de uma situação que eu imaginei ser de mela-mela. Ao chegar próximo ao prédio da pré-matrícula logo vieram "veteranos" com tintas, eu via outros estudantes já sujos e sendo obrigados a pedir dinheiro para os aplicadores do trote. Ao se aproximarem eu surtei, como era comum para mim em situações como aquelas. Eles se assustaram e saíram correndo me chamando de maluca. Graças a uma menina que depois se tornou minha companheira de estudos, consegui me recompor para fazer a pré-matrícula e ela gentilmente sem me conhecer me levou para casa depois. Imagine o impacto disso na mente de uma garota de 17 anos que passou a se atormentar com o mico que pagou, aterrorizada com a ideia de encontrar alguém que tivesse visto a cena além da garota que se tornou amiga naquele dia. Eu odeio trotes, ou qualquer ação cuja único objetivo é o escárnio e humilhação pública de outra pessoa.

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 Před 2 lety

      Pra nós que somos homens tem que rolar ameaça de agressão e se necessário partir pra violência mesmo pra cima desses merdas,tem que meter medo mesmo

    • @J.JR12
      @J.JR12 Před 2 lety +1

      Seu comentário foi uma viagem no tempo kk

    • @IraniVilela
      @IraniVilela Před 2 lety +1

      @@J.JR12 bota viagem. Eu nem lembrava mais do ocorrido só o vídeo me fez lembrar. O Chato mesmo foi aguentar o bullying do meu pai por muitos anos dizendo para todo mundo que eu era tão maluca que nem trote quiseram me impor.

    • @drewpoops
      @drewpoops Před 2 lety +1

      muito interessante, e ao mesmo tempo triste a sua história. o que seria mela-mela?

    • @IraniVilela
      @IraniVilela Před 2 lety +1

      @@drewpoops no passado as pessoas saiam as ruas no carnaval com graxa batom água urina e sujavam os transeuntes mesmo que não tivesse brincando. Era chamado de mela-mela do verbo melar, sujar. Daí vem o termo bloco de sujos, estavam todos melados. Agora que vi como essa palavra (verbo) melado é engraçada, não significa cheio de mel.

  • @ramonsobreira8061
    @ramonsobreira8061 Před 2 lety +111

    Minha dissertação de Mestrado em Criminologia, defendida em 2002, era sobre o trote estudantil. Nela, eu já criticava a infeliz expressão "trote solidário", tão antagônica quanto "tortura cidadã".

    • @gabriellucena1128
      @gabriellucena1128 Před 2 lety +1

      O que você cursava? Sociologia?

    • @ramonsobreira8061
      @ramonsobreira8061 Před 2 lety +1

      @@gabriellucena1128 A graduação foi em Direito. O Mestrado em Criminologia. Depois ainda fiz Doutorado e pós-doc. Há alguns anos, eta possível achar o trabalho sobre o trote estudantil publicado numa base de dados de dissertações etc.

    • @CasperTimor
      @CasperTimor Před 2 lety +1

      Você ainda tem o arquivo ou um local onde se possa achar a dissertação? Me interesso pelo assunto (tanto do trote quanto de criminologia) e gostaria de ler

    • @ramonsobreira8061
      @ramonsobreira8061 Před 2 lety

      @@CasperTimor vou procurar e posto aqui. Estava no banco de teses da Ucam (Universidade Cândido Mendes-RJ), há alguns anos.

  • @explayer7947
    @explayer7947 Před 2 lety +175

    quando fui calouro nao quis me envolver com essa pratica do trote, pra mim é só uma maneira dos veteranos imporem uma superioridade.
    Eles quiseram me obrigar a ir, me ameaçando, e quando viram q eu nao fui, tentaram me pegar de surpresa diversas vezes ao decorrer do ano. Só pararam de insistir quanso infelizmente eu reagi com agressão. ate o final do curso fui praticamente ignorado pelos colegas de turma, que se achavam humanitarios ainda por cima

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 Před 2 lety +45

      Qualquer dia desses um playboy desses vai acabar sofrendo retaliação pesada de alguma vítima revoltada

    • @triconex4816
      @triconex4816 Před 2 lety +54

      Vc não perdeu nada por ser ignorado por eles. 2,3 anos depois de formado, 90% dos colegas de faculdade nem tem mais contato em si. É um oi na rede social e olhe lá.

    • @marinhomarinho4197
      @marinhomarinho4197 Před 2 lety +9

      @@laenderalvesbatista6924 ou de algum pai

    • @garczinha
      @garczinha Před 2 lety +6

      @@triconex4816 nem isso

    • @soramirai5632
      @soramirai5632 Před 2 lety +6

      Infelizmente? Viol3ncia sempre é a resposta

  • @thallessteampunk6480
    @thallessteampunk6480 Před 2 lety +444

    Aqui no Brasil, esses trotes violentos parece ocorrer mais nos cursos elitista... É sempre área da saúde e direito.

    • @thiagobezerra1361
      @thiagobezerra1361 Před 2 lety +47

      Depende da universidade que voce fala. O da UNB, quando entrei pra quimica o trote foi muito desumano. Até para o pessoal que passou em filosofia na epoca. Isso é geral. Mas sempre ha Grupo por tras disso tudo.

    • @paulotaques
      @paulotaques Před 2 lety +28

      Os trotes de engenharias, agronomia e veterinária são muito piores.

    • @marciafosco7104
      @marciafosco7104 Před 2 lety

      Sim, a elite do atraso 🥵 entre todos os que foram presos, só um deles não dispunha de dez mil reais para pagar a fiança. Filhinhos de papai de merda!

    • @ers87
      @ers87 Před 2 lety +5

      Engano seu...

    • @gabrielsilva-qo3zy
      @gabrielsilva-qo3zy Před 2 lety +18

      Os da veterinária tem tesão por usar ácidos

  • @papnpdprpep
    @papnpdprpep Před 2 lety +60

    Na minha faculdade o trote não foi violento. Foi uma aula fake, que um aluno se passando por professor falou um monte de groselha e na bibliografia tinha até livro de receitas da Ana Maria Braga.

    • @gustavogazireflecha5288
      @gustavogazireflecha5288 Před 2 lety +19

      trote de qualidade ! kkkkkk

    • @anaelisadenadal3939
      @anaelisadenadal3939 Před 2 lety +2

      Heheheheh

    • @antonioluiz9409
      @antonioluiz9409 Před 2 lety +5

      Cara o problema não a cultura disso em si e quando isso envolve agressão física e psicológica, ser for só uma brincadeira o como foi na sua ai tá de boa.

  • @cariolca
    @cariolca Před 2 lety +56

    Meu deus, o trote de Biblio na UNIRIO era gincana com brincadeira de criança e mesmo assim eu não fui e não sofri represálias...
    É cada coisa absurda que a gente vê.

  • @alcimarpedro2443
    @alcimarpedro2443 Před 2 lety +27

    Meteóro . Fala sobre os jovens que incendiaram um indio em brasília . Hoje são todos funcionários públicos , inclusive de forças policiais.

  •  Před 2 lety +96

    Meu pai tem 59 anos, ele é um homem MT inteligente, passou para duas universidades e cursou as duas ao meio tempo aqui no Rio. Direito na UERJ e Jornalismo na UFRJ. Ele sempre falou MT mal de trote, mas ele nunca especificou o motivo, desconfio q ele tenha passado por algum trote q o tenha traumatizado de alguma forma.

    • @pedrofonseca3060
      @pedrofonseca3060 Před 2 lety

      Ué, uma pessoa pode ocupar vaga em duas universidades públicas ao mesmo tempo?

    • @cristianosikorski7720
      @cristianosikorski7720 Před 2 lety +5

      @@pedrofonseca3060 antigamente podia, inclusive podia fazer 2 cursos diferentes na mesma universidade. Salvo engano, a lei que proibiu isso é de 2010.

    •  Před 2 lety

      Ele fez sim duas públicas ao msm tempo,aos isso lá nos anos 80

  • @yutzzo
    @yutzzo Před 2 lety +38

    Eu sempre pensei que era uma coisa absurda, mas eu não imaginava que o buraco é tão embaixo. Eu agradeço por nunca ter estado ou assistido esses "eventos"

  • @balzacogarage5635
    @balzacogarage5635 Před 2 lety +122

    Na minha época resolvi isso facilmente, fui com um bastão dê basebol e deixei claro sem trotes e todos mantém a cabeça no lugar.
    Resultado, sem trote.

    • @gianniarruda
      @gianniarruda Před 2 lety +31

      Apoio a ameaça do uso de violência caso viessem com violência e humilhação pra cima de você.
      Eu faria o mesmo, caso fosse pra uma universidade assim.

    • @gianniarruda
      @gianniarruda Před 2 lety +16

      Foi sem trote com você ou com todos os outros? Não nego que se fosse da sua sala, dava um jeito de fazer grupo com você na primeira hora pra fugir do trote. Kkkkk
      Teve quem se escondeu atrás de você?

    • @KhajiitKharjo
      @KhajiitKharjo Před 2 lety +4

      👏👏

    • @dudanese581
      @dudanese581 Před 2 lety +4

      Penso da mesma forma eu acho que eu ia até com faca

    • @dudanese581
      @dudanese581 Před 2 lety +16

      Não apoio a violência mas se riquinho tirão que pode me pegar a força tentasse algo eu já fazia sushi

  • @Wco663
    @Wco663 Před 2 lety +179

    Na UEFS, onde fui docente até me aposentar, desde os anos 90 (pelo menos) foi instituído o "trote cidadão" q depois teve o nome substituído por "calourada universitária". Uma semana de cursos palestras e festas cujo momento de maior exposição se resumia a uma charanga e um cordão (como bloco de carnaval) no qual os VOLUNTÁRIOS eram conduzidos ao posto de saúde para doar sangue... Afastar o nome "trote" do evento foi um amadurecimento necessário e, de fato, cidadão. Mas isso é "coisa de nordestino" diriam os da desRepublica do Paraná...

    • @ni-237k7
      @ni-237k7 Před 2 lety +19

      Nossa, que ótima a iniciativa!

    • @gianniarruda
      @gianniarruda Před 2 lety +11

      Quis dizer UFES? Se for, que orgulho do povo capixaba! Na minha instituição em guarapari também tem palestras, comida, e pintura corporal (pintura corporal, não banho de tinta!)
      Orgulho de meus pais ter escolhido o Espírito Santo como meu novo lar 😍

    • @julials75
      @julials75 Před 2 lety +16

      @@gianniarruda acredito que ele quis dizer UEFS mesmo, que é a Universidade Estadual de Feira de Santana, já que ele fala que é "coisa de nordestino"

    • @mpoltosi
      @mpoltosi Před 2 lety

      Que todos trotes sejam solidários ou culturais, mas ser humano é coisa da esquerdalha, como vc disse.

    • @gianniarruda
      @gianniarruda Před 2 lety +2

      @@julials75 agora entendi

  • @porrageo
    @porrageo Před 2 lety +38

    A geologia tinha um dia trotes mais violentos da USP nos 00's. Os veteranos justificavam como 'tradição'. Como dizem, "tradição é a personalidade dos imbecis"...

    • @jfspiresbeta
      @jfspiresbeta Před 2 lety +1

      Eu lembro eu de tinta guache sem cabelo cortado e os caras todo zoados, com sujeira em todo lado no mesmo ponto de ônibus.

    • @moongirl434
      @moongirl434 Před 2 lety

      amei essa frase "tradição é a personalidade dos imbecis". Faz sentido, já que todos que usam essa carta de "tradição" sempre é um fdp imbecil

  • @elymiguel1216
    @elymiguel1216 Před 2 lety +50

    Para começar o nome "trote' deve ser substituído por acolhimento. Ao invés de humilhar o calouro, a comissão deve dar parabéns e exaltar a chegada dos novos companheiros. Tapete vermelho e não humilhação. São vendedores!

    • @marcelacavalheiro2412
      @marcelacavalheiro2412 Před 2 lety +3

      tb n precisa bajular assim, mas acolher e tratar com respeito está bom. todos iguais.

    • @MarcosAndre-de2fu
      @MarcosAndre-de2fu Před 2 lety +4

      Exatamente, a humilhação as disciplinas já dão kkk

  • @christinabansemer3491
    @christinabansemer3491 Před 2 lety +63

    Incrível que todos citados são cursos de medicina, veterinária e direito. Cursos de riquinho. Coincidência? Esses aí são nossos médicos e advogados.

    • @user-xq1uj4cu1c
      @user-xq1uj4cu1c Před 2 lety +3

      Acho que estão em todos os cursos, sinceramente. Acho que o problema é o próprio ser humano

    • @Guilherme5988
      @Guilherme5988 Před 2 lety +9

      É por serem cursos mais tradicionais, de faculdades que existem há muito tempo (algumas do tempo do império).
      Como a passagem geracional na sociedade é uns 10-15 anos e o ciclo de permanência de um professor na universidade entre contratação e aposentadoria é de uns 30 anos e há essa tendência de escolher profissionais com valores similares (através de etapas de seleção subjetivas), então demora mais para haver a aceitação das mudanças em universidades muito antigas. E são os professores que decidem nas universidades públicas.
      Os cursos mais tradicionais também acabam sendo mais valorizados e, consequentemente, recebem remuneração maior.

    • @Jose-bp7fu
      @Jose-bp7fu Před 2 lety +4

      Médico brasileiro em sua maioria é uma lástima

    • @a.e.neuman4702
      @a.e.neuman4702 Před 2 lety

      😐 sadismo fidalgo...

  • @atreyu.x
    @atreyu.x Před 2 lety +128

    Nossa,tá aí um tema que sempre quis que vcs abordassem,valeu meteoro

  • @Pedro.h.felipe
    @Pedro.h.felipe Před 2 lety +64

    Se nas universidades já são terríveis, imaginem nos quartéis com os recrutas.

    • @soramirai5632
      @soramirai5632 Před 2 lety +4

      A diferença é que universitário na sua maiora são sed3ntários, g0rdoss que não decidem sua carreira, então você pode brig4r e não aceitar suas imposições, mas no quartel....

    • @SerenaFlorindoblog
      @SerenaFlorindoblog Před 2 lety +13

      No quartel é menos pior porque existe uma coisa chamada Hierarquia militar. Mesmo que um grupo mais antigo de militares quiser fazer isso, se um grupo superior quiser punir severamente os autores do trote, não há como os autores recorrerem.

    • @SerenaFlorindoblog
      @SerenaFlorindoblog Před 2 lety

      Já na esfera civil existem vários recursos para a impunidade, e não só isso: existe também o peso social. Se os autores do trote forem playboys e filhos de membros da elite, existem brechas que facilitam a impunidade.

    • @felipeROCKZ
      @felipeROCKZ Před 2 lety

      Tem o clássico meme das Capivarinhas

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Před 2 lety +4

      @@SerenaFlorindoblog Mas isso só no assunto de trote, quando se diz respeito ao todo, militarismo é mil vezes pior, quantos casos você não vê de tenentes e generais abusando dos recrutas de todas as formas possíveis, agressões físicas, psicológicas, sexuais, entre mil e outras coisas, que na maioria das vezes, você literalmente não pode recorrer por não ter provas

  • @marcosgalvao7963
    @marcosgalvao7963 Před 2 lety +149

    Corajoso demais o Meteoro falar de Trote. É muito difícil falar sobre isso. Qualquer coisa que a gente fala aparece 200 pessoas defendendo com unhas e dentes.

    • @victoriavenus27
      @victoriavenus27 Před 2 lety +4

      Pois é.

    • @alter5160
      @alter5160 Před 2 lety +17

      Receber calouro deve ser com brincadeira, no máximo algo com tinta e um lance leve. A galera quer fazer humilhação pública, agressão, etc.

    • @Guerrero1266
      @Guerrero1266 Před 2 lety +6

      Quem defender tem que apanhar até perder a consciência, ponto final.

    • @Leozekss
      @Leozekss Před 2 lety +2

      Se liga po. Trote n é nada cultural não, muito menos regido pela lei. Se qualquer pessoa te difama, calunía ou te agride verbal/físicamente a pessoa ta comentendo um crime. Isso é simples, é base, agora, se jovem imbecil se submete a trote, tu pode simplesmente não ir, aí é problema deles pô. Não é mistério pra ninguem que tu vai num trote pros outro te humilhar. Fé ué, seja submisso quem queira.

    • @mdsilva752
      @mdsilva752 Před 2 lety +6

      Quem defenderia uma coisa ridícula dessas?

  • @victoriavenus27
    @victoriavenus27 Před 2 lety +70

    Se a pessoa consegue pagar 10 mil reais, dá pra saber que tipo de pessoas são.
    Na época da faculdade eu procurei evitar entrar nas primeiras semanas, muito medo dessas coisas poderem acontecer comigo ou com amigos meus.
    8:24 Muito melhor e mais saudável. As Universidades precisam pagar por essas ações de seus alunos, aí quero ver se vão ficar quietinhas ou fingindo que estão fazendo algo.

    • @MarcosAndre-de2fu
      @MarcosAndre-de2fu Před 2 lety +3

      Não sei pq não abolem essas coisas

    • @paulimriss
      @paulimriss Před 2 lety +2

      O ideal seria ter o consentimento de cada calouro, e um trote que não fosse justamente tortura fantasiada de trote, no meu ano tivemos gincana, quiz, karaokê, aulas/listas/provas fakes, grito de guerra, etc. Perguntavam quem queria ou não participar e até se poderia pintar com tinta guache. Fora que na universidade tem o disc trote pra qualquer um que se sentir ameaçado, humilhado, abusado, etc.
      Mas esses trotes solidários levantaram minha atenção também, deve ser bacana.

    • @gabrielrocha5673
      @gabrielrocha5673 Před 2 lety +1

      @@MarcosAndre-de2fu vou te dizer que não adianta tanto não. UFMG aboliu, mas rola gente pintada ainda, fora os trotes extra universidade.

  • @prsclax
    @prsclax Před 2 lety +8

    O trote também é violento pra quem não participa dele. Quando entrei na universidade não quis participar e fizeram da minha vida um inferno por um semestre inteiro. Ganhei vários apelidos, inventaram mentiras sobre mim, falavam do meu jeito de andar, de falar, do meu cabelo, me tratavam com grosseria muitas vezes e desincentivavam os outros colegas a manterem uma relação comigo. Fiquei isolada e perdida num ambiente que deveria me acolher. Foi brutal. Eu era a mais pobre da turma, a única vinda do interior (era recém chegada na capital), a única que trabalhava, vinda de escola pública e que não tinha feito cursinho. Acredito que minha inocência e paciência na época acabaram me protegendo de muita coisa e me ajudaram a lidar com a situação. Muita gente resolve participar do trote pra não sofrer o que eu sofri. Não devemos julgar as vitimas jamais.

  • @alexandrefreitas2040
    @alexandrefreitas2040 Před 2 lety +40

    Não é tão simples quanto "é só você escolher não participar". Existe uma enorme pressão social para que você participe, por isso muitas pessoas vão participar mesmo não querendo e muitas pessoas que não participam podem sofrer represálias sociais depois (mesmo que leves, como não ser chamado para determinados eventos). A solução do problema teria que ser institucional mesmo, como sugeriram no vídeo.

    • @henriquenunesalmeida8388
      @henriquenunesalmeida8388 Před 2 lety +4

      É utilizado inclusive de força física para obrigar pessoas a participarem.

    • @FernandaSouza-mi6cd
      @FernandaSouza-mi6cd Před 2 lety

      Mando essa gente tomar no ku!!!!

    • @FernandaSouza-mi6cd
      @FernandaSouza-mi6cd Před 2 lety +2

      @@henriquenunesalmeida8388 só ligar pra polícia

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Před 2 lety +6

      Finalmente alguém falou disso
      Você tem a falsa sensação de que pode recusar, mas caos o faça, literalmente NINGUÉM vai ser seu amigo lá.
      Não vão fazer grupos com você (sendo que alguns trabalhos precisam obrigatoriamente serem em grupos)
      Não vão te chamar para eventos e festas
      Não vão anotar nada pra você, não vão te dar xerox, nem tirar uma dívida simples de "onde é o banheiro"
      Basicamente vão fazer pressão psicóloga para você desistir do curso

    • @Paradox108
      @Paradox108 Před 2 lety +4

      Ainda bem que eu não me importo, tenho certeza de muitos também não querem esse tipo de gente por perto.
      Uma tia minha ameaçou com estilete os veteranos caso eles tentassem algo com ela. Hoje ela está bem plena exercendo sua função e nunca foi carente a ponto de se deixar humilhar por pessoas tão baixas.

  • @petroniomagalhaesfernandes627

    Só escapei do trote porque ameacei reagir com violência. Era uma prática corrente na minha época de universidade, mas foi ficando menos violento e mudando o formato. Quando chegou a vez da minha filha já não era mais tão escroto. O que me surpreendia era ver os calouros aceitarem passivamente. Já vi calouro se submetendo a banho de mangueira com roupa e tudo durante o inverno para 'cavar' uma vaga numa dessas repúblicas de estudantes.

  • @HvS1
    @HvS1 Před 2 lety +13

    Quando entrei na universidade, entrei para estudar, aprender, ignorei todas essas loucuras e fui para sala de aula...

    • @marcelacavalheiro2412
      @marcelacavalheiro2412 Před 2 lety +2

      q bom pra ti, q n é vulnerável. mas a maioria das pessoas são. trote tem q ser proibido

  • @danilomancini
    @danilomancini Před 2 lety +27

    A EACH (Usp Leste) já abandonou os trotes violentos tem uns anos. Espero que as demais faculdade sigam isso, porque é uma estupidez manter esse tipo de violência hoje em dia.

  • @samuelmaia8501
    @samuelmaia8501 Před 2 lety +24

    O ser humano tem esse instinto violento reprimido, e trotes agressivos criam a oportunidade perfeita pra que esse instinto se manifeste.
    No trote, os veteranos se sentem numa sociedade paralela, onde Diretos Humanos mínimos são temporariamente abolidos, para o deleite destes.
    É lamentável, lembro na minha infância, quando vi o caso do afogamento na USP. Triste constatar que em 23 anos pouco mudou.

  • @andrebortolon6918
    @andrebortolon6918 Před 2 lety +42

    Os estudantes e a sociedade civil deveria responsabilizar e acionar as universidades na justiça!

  • @DrummerGhisi
    @DrummerGhisi Před 2 lety +18

    Em 2013 eu entrei na faculdade de química na UFSC, eu me recusei a participar do trote, apesar de "proibido em espaço da universidade" o trote sempre acontece em uma praça bem do lado da universidade sem problemas. No trote da minha turma, que foi no pico do verão em SC, os veteranos fizeram os calouros tirarem as camisas e passaram oleo de cozinha nas costas deles, horas de baixo do sol sem camisa e com oleo causaram queimaduras de segundo grau em alguns dos calouros, teve também uma "brincadeira" envolvendo tinta e um dos calouros apesar de tentar se retirar alegando ter alergia a maioria das tintas, foi forçado a participar e sofre com irritações e feridas na pele. Ninfuem foi responsabilizado.

    • @antonioluiz9409
      @antonioluiz9409 Před 2 lety +2

      Cara isso só vai acaba no dia que entra um novato com um 38 na mão vai da merda Isso vai.

  • @ovoinholoko
    @ovoinholoko Před 2 lety +14

    Aqui na federal de Viçosa foi instituído o trote solidário, onde arrecadamos doações para instituições de proteção à criança e aos animais. Fazemos uma semana de acolhimento onde mostramos os prédios da faculdade e mostramos os projetos de extensão. Pintamos e tiramos fotos em molduras de papelão como forma de lembrança. É um modelo que vale muito a pena colocar em prática 😉

  • @oseiasfagundes7540
    @oseiasfagundes7540 Před 2 lety +19

    "treino krav maga e se alguém vier com essa palhaçada doentia para meu lado vai aprender a respeitar as pessoas... não gosto de violência, mas não podemos ser indefesos."

    • @maxpolastri7021
      @maxpolastri7021 Před 2 lety +12

      Nada mais prazeroso na vida do que meter a porrada em playboy.

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 Před 2 lety

      O dia que eu entrar na faculdade e um playboy vier com essa conversa eu vou inventar que tenho amigos no mundo crime ,o fato de eu ser preto vai fazer ainda mais medo neles,vou usar os medos e preconceitos dessa classe média tosca contra eles mesmos,igual o Batman faz com os bandidos, playboy tirado a besta vai tremer na base kkkkkkkkkk

  • @canhotoz364
    @canhotoz364 Před 2 lety +67

    Na minha turma tentaram fazer comigo, mas o pessoal recuou quando quebrei o nariz do primeiro.

    • @viniciusvilela6054
      @viniciusvilela6054 Před 2 lety +2

      Tu é brabo hein? 🤣🤣

    • @canhotoz364
      @canhotoz364 Před 2 lety +35

      @@viniciusvilela6054 Um pouco. Os caras de 1.60 querendo pintar meu cabelo tá de sacanagem só pode. Quando eu dei o soco a professora levantou me repreendendo, mas eu perguntei onde ela estava quando eles estavam tentando brigar cmg. Ela disse que era só uma brincadeira e eu respondi que também estava só brincando ficou elas por elas.

    • @viniciusvilela6054
      @viniciusvilela6054 Před 2 lety +7

      @@canhotoz364 é... vc estava na sua razão mesmo...

    • @pedroff_1
      @pedroff_1 Před 2 lety +6

      Felizmente não passei por trotes quando entre na universidade, mas imagino que muito facilmente passaria por uma situação do tipo de tivesse e tentassem me forçar a algo

    • @Guerrero1266
      @Guerrero1266 Před 2 lety +2

      Tu é um exemplo a ser seguido 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @b.g.6778
    @b.g.6778 Před 2 lety +70

    No tema educação, esperando o vídeo sobre os horrores que aconteceram no colégio interno católico.

  • @jimmylabragotto5975
    @jimmylabragotto5975 Před 2 lety +9

    Eu recusei participar do trote da minha faculdade. Não via nada além de abuso e humilhação. Aliás, sempre via como uma forma dos veteranos, normalmente alunos medianos ou abaixo da media, botarem pra fora suas frustrações e descontarem nos calouros. E finalizo dizendo: nunca vi um aluno excelente se interessando por organizar trote.

  • @doutorgamer6747
    @doutorgamer6747 Před 2 lety +7

    *_Quando passei na minha Universidade fui morrendo de medo do trote, vinha do interior então não conhecia nada. Felizmente os meus Veteranos são um amor de pessoas, não só me acolheram como me apresentaram vários locais, o trote se resumia em pedir dinheiro para caridade e ir na festa de recepção para se apresentar..._*

    • @Malu_Moon
      @Malu_Moon Před rokem

      Qual sua universidade e curso?

  • @yaakovelbrujo1731
    @yaakovelbrujo1731 Před 2 lety +54

    Em meu trote tentaram cortar meu cabelo q era enorme na epoca. Qurbrei um cabe de rodo e desci a porrada em 3 deles q me infernizaram pelo resto da graduação. Inclusive um deles me roubou a primeira ideia do meu TCC. No fim. Ele desenvolveu problemas mentais graves e ta num hospício hoje. Pq sera?

    • @dudanese581
      @dudanese581 Před 2 lety +2

      Karma rsrs

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 Před 2 lety +11

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se eu fosse vc iria visitar ele no hospício só pra humilhar ele

    • @hebertsouzadacruz3622
      @hebertsouzadacruz3622 Před 2 lety +1

      @@laenderalvesbatista6924 Ia fazer o mesmo sksksk

    • @marcelacavalheiro2412
      @marcelacavalheiro2412 Před 2 lety +1

      @@laenderalvesbatista6924 tu e o outro "vingador" são iguaizinhos aos q fazem trote.

    • @K4wnt
      @K4wnt Před 2 lety

      @@laenderalvesbatista6924 Ou seja, tu ia ser tão babaca quanto o muleque que roubou a ideia do TCC.

  • @leoalpereira666
    @leoalpereira666 Před 2 lety +26

    Parabéns e Obrigado Meteoro, vcs são ótimo!
    Queria levantar outro ponto, para além Cultura de Violência, da falta de empatia e da relação íntima com o escravagismo (raiz do Brasil, negada ao mesmo tempo exaltada), temos a questão da Classe Social.
    A uma profunda questão de impunidade com os ricos e poderosos no Brasil é, a Universidade ainda é, infelizmente, muito elitista. A maioria destes casos envolve autores de boa família, bem nascidos, cidadãos de bem, as faculdades e universidades não querem se prejudicar por causa de alguns João-ninguéns que se ferem ou morrem, a policia e a

    • @leoalpereira666
      @leoalpereira666 Před 2 lety +7

      ... A polícia e a justiça muito menos.
      - ficou faltando, desculpem.

  • @fernandoscherer9034
    @fernandoscherer9034 Před 2 lety +102

    Olha minha antiga cidade aí. Os trotes absurdos nessa UFPR não são novidade, sempre tiveram um gosto por chamar humilhação de integração. Nunca acontecia nada porque tem muito filho de fazendeiro e empresário estudando lá, mas pelo menos com isso os abusos foram reconhecidos (apesar de não terem sido devidamente punidos)

  • @RapiereGridoro
    @RapiereGridoro Před 2 lety +12

    Eu me formei na Fatec São Caetano do Sul, lá não teve trote nenhum dos anos que estive por lá, alguns alunos até ficaram surpresos por não terem sofrido trote

    • @henriquenunesalmeida8388
      @henriquenunesalmeida8388 Před 2 lety +2

      Também sou de São Caetano e felizmente aqui o máximo que vão fazer é pintar o rosto de tinta e depois ir para a festa, na época chamada cervejada junto com a Atlética que tbm é de boas.

  • @leonardosimoes
    @leonardosimoes Před 2 lety +19

    Até a hora que chegar um calouro armado no campus e decidir pôr um fim nesse ciclo através da violência. Trote sempre foi uma bestialidade. Essa violência não agrega em nada, não integra os novos alunos na cultura da instituição de ensino, e o pior, gera na vítima o sentimento de revanche quando esse se tornar um veterano. O ciclo acaba se repetindo, e a vítima de outrora vira o agressor.

    • @IngeUrsa
      @IngeUrsa Před 2 lety +2

      Eu realmente não entendo esse sentimento de revanche contra os próximos calouros. Na minha cabeça um trote desses só geraria desejo de vingança contra os veteranos, não contra os próximos calouros.

  • @kitosiqueira4815
    @kitosiqueira4815 Před 2 lety +12

    Enquanto houver impunidade haverá barbárie. Universidades e veteranos deveriam responder criminalmente.
    Bela matéria. Obrigado

  • @victordomingues2302
    @victordomingues2302 Před 2 lety +62

    Coisa de seres primitivos e não de quem está em uma Universidade, estudando pra ter uma profissão e se tornar um ser humano melhor.
    Lamentável, uma atitude doentia!

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 Před 2 lety +18

      Vai ver esse pessoal que faz os trotes todos se tornaram os "cidadões de bem" que vemos todos os dia no noticiário fazendo merda

    • @danieller.2067
      @danieller.2067 Před 2 lety +9

      Acho que nem no Ensino Fundamental eu vi esses comportamentos. Que pessoal sem o que fazer!

    • @andreluisguimaraesdias457
      @andreluisguimaraesdias457 Před 2 lety +2

      Isso parece coisa de gente reacionaria

    • @flamah10n
      @flamah10n Před 2 lety +1

      é natural numa sociedade de bárbaros

    • @gabrielrocha5673
      @gabrielrocha5673 Před 2 lety +3

      Olha, conhecimento por si só não torna ninguém melhor não. E falo com razoável segurança que a media do universitário não quer se tornar um ser humano melhor não kkk.

  • @vacajogador14
    @vacajogador14 Před 2 lety +24

    Participei de torcida organizada por mais de 10 anos
    Então quando entrei na universidade, vieram com essas ideias erradas aí...
    Chamei galera do meu bairro pra colar lá na universidade que colava cmg na torcida, que tinha uma galera me ameaçando...
    Só dava filho de papai correndo, quebramos carro, roubamos os caras, cheguei a pisar na cabeça de um...
    Nunca mais mexeram comigo...
    Vermes do caralho.
    E teve gente da minha turma que não tinha como se defender que me agradeceu.
    Me senti um herói esse dia.

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 Před 2 lety

      Fez muito bem, pra mim que sou preto eu vou usar os medos e preconceitos deles contra eles mesmos,eu vou inventar que sou de favela,vou falar igual a um ex presidiário com gíria e tudo e ainda vou inventar que tenho amigos que já mataram gente que estão Prestes a sair da cadeia kkkkkkkk claro que será tudo mentira mas eles não tem como saber mesmo kkkkkkkk

    • @matheuskondo1808
      @matheuskondo1808 Před 2 lety +8

      Boa ideia mano, vou iniciar meu curso na metade do ano e vou com minha camisa da mancha verde kkkkkkkk

    • @lucaseduardo_cas
      @lucaseduardo_cas Před 2 lety +5

      Eu detesto violência, mas infelizmente em alguns casos, o melhor remédio para violência é a própria violência, só que maior. Lembro bem do meu período de escola, um valentão que vivia me bullynando, dava soco no meu estômago do nada na covardia comigo distraído, já roubou dinheiro do meu bolso... Um dia decidi partir pra cima dele, ele duvidando que eu não iria fazer nada, soltei uma sequência na cara dele, deixei esse moleque no chão. Nunca mais esse garoto mexeu comigo. Foi uma das coisas mais satisfatórias da minha vida

    • @duckswim
      @duckswim Před 2 lety

      oloco herói kkkk pena que não vou ter essa sorte

  • @alessandroflorencio9579
    @alessandroflorencio9579 Před 2 lety +17

    Excelente reportagem!!Esse assunto é importantíssimo para o debate público 👍🏻

  • @danielnunes3130
    @danielnunes3130 Před 2 lety +17

    Era o caso de expulsar do curso, sinceramente.

    • @user-xq1uj4cu1c
      @user-xq1uj4cu1c Před 2 lety +4

      No mínimo. Esse tipo de trote deveria resultar em cadeia. Tem lesão corporal e até homicídio

    • @danielnunes3130
      @danielnunes3130 Před 2 lety +2

      @@user-xq1uj4cu1c aí é com o judiciário mas acho que a faculdade poderia começar por expulsar os veteranos que fizerem essas coisas. Já era mais um motivo pra desencorajar.

  • @manuc.1315
    @manuc.1315 Před 2 lety +5

    Olha eu acho tudo isso um absurdo, minha faculdade a campus Salles na Lapa SP teve um trote solidário onde em vez de festa os alunos cada um doou 2 kilos de alimentos não perecíveis. Queria que todas as faculdades fizessem isso.

  • @xCoiotex
    @xCoiotex Před 2 lety +14

    na minha faculdade de jogos digitais teve um trote bem escroto tambem, que envolvia riscar a tela do celular/notebook se fulano não passa-se de uma fase de kaizo mario, muitas vezes a pessoa nunca nem jogou isso e só tinha 2 vidas. Só que em muitas vezes pegavam o celular da pessoa para riscar e entravam na galeria da fotos procurando coisas la para compartilhar entre os veteranos, lembro até hoje que pegaram o celular de uma moça e tinha nude, e espalharam para os veteranos, 3 dias depois tinha fotos impressas do nude espalhados e colados pela faculdade em lugares bem altos de dificil acesso

    • @Guilherme5988
      @Guilherme5988 Před 2 lety +12

      tinha que denunciar eles por crime. Fazer BO

    • @andrebarbosa6717
      @andrebarbosa6717 Před 2 lety

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fic

    • @Paradox108
      @Paradox108 Před 2 lety

      @@andrebarbosa6717 Se fosse verdade, aposto que teria uma reportagem disso. Existe faculdade de jogos digitais? Que especifica 🤨💅🏽

    • @Luis-de5jw
      @Luis-de5jw Před 2 lety +1

      @@Paradox108 Sim, existe, mas não é toda faculdade que tem o curso.

  • @MegaSlash1987
    @MegaSlash1987 Před 2 lety +8

    Algo em comum nesses trotes recentes é que todos eles acorreram no Sul/Sudeste do país. Aqui no Nordeste faz muito tempo que eu não vejo a existência desses trotes.

    • @antonioluiz9409
      @antonioluiz9409 Před 2 lety +1

      E pq a população de lá tem uma cultura mais tradicionalista. principalmente europeia de onde veio a merda dos trotes

    • @StarSparkleofficial
      @StarSparkleofficial Před 2 lety

      Mtas universidades do nordeste já proibiram os trotes.

  • @spiralechannel9894
    @spiralechannel9894 Před 2 lety +7

    Os psicopatas são 1% da nossa população. Isso é terrível.

    • @dion5804
      @dion5804 Před 2 lety

      É gente pra caramba se vc pensar...

  • @rafaelmalkav3530
    @rafaelmalkav3530 Před 2 lety +7

    Não há quem me obrigue à fazer parte de trote. Ngm é obrigado à passar por isso!!

  • @arthurmedeiros7522
    @arthurmedeiros7522 Před 2 lety +6

    já vejo isso como tortura e deveria ser tipificado da mesma forma. onde já se viu pagar 10 mil de fiança depois de submeter pessoas em uma situação, não só de humilhação psicológica que por si só já pode gerar sequelas, mas em agressões físicas utilizando de meios para prolongar a dor do agredido.
    imagine a dor e agonia da pessoa, imagine o quanto insano é quem prática algo do tipo, o quanto insano é ficar olhando pra alguém sofrer e apenas rir.

  • @uriastar5244
    @uriastar5244 Před 2 lety +8

    É inadmissível essa prática agressiva ainda existir até hj, trote pra mim era jogar fato há, pintar a cara, pó de café hj isso se tornou uma barbárie

  • @TheKerson25
    @TheKerson25 Před 2 lety +2

    Parabéns Meteoro Brasil, bastante didático e informativo o vídeo. Trabalho em uma escola pública em que esse prática infelizmente acontece. Há muito tempo tentamos fazer um trabalho preventivo que amenizou muito, mas todo início do ano tem as ameaças dos veteranos e aviso aos calouros pra que fiquem atentos. Esse vídeo, com certeza, fará parte de nossas ações contra mais essa violência.

  • @abigailgoncalves5831
    @abigailgoncalves5831 Před 2 lety +7

    Essas pessoas que criam e praticam essas torturas disfarçadas de trotes deveriam ser punidas criminalmente com pena de reclusão, sem essa de pagar fiança. São simplesmente covarde sádicos, psicopatas.

  • @VirgilioSolano
    @VirgilioSolano Před 2 lety +10

    A responsabilidade é da reitoria, professores e sociedade civil ao redor do campus que mantem essa cultura impregnada. É triste ver que a cada ano a historia se repete e nada é feito para acabar.
    Professores e Reitores ficam com a sua vaidade falando balela, enquanto a juventude se Mata e se perde nos escombros da universidade, isso é crime que comeca dentro das Salas de aula.

  • @afropower6903
    @afropower6903 Před 2 lety +14

    Bem, o meu curso de Administração é EAD, sendo que, quando fiz o tecnólogo em Logística, foi junto com homens já adultos, acima dos 30 e que não tinham essa mentalidade "jovem" sem noção de ficar fazendo trote, minha turma era tipo o pessoal que cursa SENAI.
    Mas mesmo assim, nunca vi sentido nessas atitudes. Nem quando servi o exército durante um pouco mais de 1 ano, eles recepcionavam os recrutas dessa forma.

    • @antonioluiz9409
      @antonioluiz9409 Před 2 lety

      depende muito do lugar tem trote, que de boa no máximo e só pinta sua cara, depois ter chama para tomar uma cerveja.

    • @afropower6903
      @afropower6903 Před 2 lety +2

      @@antonioluiz9409 , trote só se for com consenso. Se a pessoa não quiser, não tem que ter e acabou. Não é não.
      Não existe "trote de boa" se obrigam ou forçam alguém a participar.

  • @blackdog3568
    @blackdog3568 Před 2 lety +4

    Tema importante! Valeu, Meteoro!

  • @teamgrian4539
    @teamgrian4539 Před 2 lety +6

    Nossa, tenho 18 anos acabei de participar da primeira semana da minha universidade (FURG) e não fazia a MENOR ideia que isso ainda existia! Aqui os trotes foram proibidos há mais de 10 anos e foram substituidos pela "acolhida cidadã", que são uma série de palestras que tem nessa primeira semana e, no meu curso (Eng. Da Comp) , duas aulas de iniciação à programação dadas pelos veteranos.

  • @whesleya.7497
    @whesleya.7497 Před 2 lety +2

    Que saúdes quê eu tinha destes finais de vídeo tão serenos quê transmitem uma paz.

  • @nathanssantos
    @nathanssantos Před 2 lety +5

    Solução fácil: Leva um cabo de enxada nas primeiras semanas e "convida" alguém a tentar te forçar a participar dessa babaquice. O primeiro que se atravessar toma uma rajada de pancadas e volta trotando pra casa. RESOLVIDO.

  • @Lianebee2721
    @Lianebee2721 Před 2 lety +2

    O meu trote foi catar resíduos de uma praça próxima. Trote ambiental do curso de gestão ambiental. Na turma seguinte, o trote foi distribuir plantas no sinal

  • @Lary06ful
    @Lary06ful Před 2 lety +2

    Muito importante vocês falarem sobre isso
    Sempre me assustou

  • @BeatrizLevischi
    @BeatrizLevischi Před 2 lety +2

    Que coisa mais pavorosa! Quando passei no colégio técnico, 200 anos atrás, o trote era uma estratégia de socialização. Os bichos pediam dinheiro no farol pintados e ia todo mundo beber junto depois. Meu irmão tinha cabelo comprido e ninguém encostou nele - só cortavam de quem entrava na brincadeira.

  • @matheusalmeida9527
    @matheusalmeida9527 Před 2 lety +4

    Conheci o trote de 3 faculdades públicas e todos foram voluntários, ainda bem.

  • @marciafosco7104
    @marciafosco7104 Před 2 lety +10

    Quando entrei na universidade, faltei a primeira semana de aula. Nem sei se houve trote! Fica a dica

  • @marcelopaixao5842
    @marcelopaixao5842 Před 2 lety +1

    Que lição!!! O amor é a resposta para o mundo melhor! Parabéns Meteoro e cia!

  • @sergiogusmao7615
    @sergiogusmao7615 Před 2 lety +26

    Estes trotes precisam ser proibidos. Extintos. São coisas medievais, assim como aquelas roupas usadas nas formaturas. São coisas do passado, e muito, muito ridículas.

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 Před 2 lety +1

      As roupas não tem nada demais e já virou cultura ocidental já

    • @MariaLuiza-cu2pp
      @MariaLuiza-cu2pp Před 2 lety +1

      @@laenderalvesbatista6924 mas não deixa de ser feio kskdkdkdkdjdjd

  • @gerivandessantos3433
    @gerivandessantos3433 Před 2 lety +1

    Parabéns pelo trabalho, Meteoro! 👏👏👏

  • @talitagabriela3325
    @talitagabriela3325 Před 2 lety +1

    Excelente vídeo, Meteoro! Assunto muito relevante.

  • @wagnercadeudeoliveira8984

    Muito boa essa matéria. Parabéns Meteóro.

  • @pessoacomum4618
    @pessoacomum4618 Před 2 lety +1

    Em pleno século XXI esse é um dos temas que comprova que homem "civilizado" é o verdadeiro "bárbaro" na evolução humana.

  • @silvioqueiroz4045
    @silvioqueiroz4045 Před 2 lety +2

    Uma abordagem primorosa do tema!!! Infelizmente, várias das piores práticas da humanidade chegam ao Brasil e são adotadas como diversão. O Brasil deveria filtrar o lixo do mundo e não adotá-lo como hábito entre nós.

  • @vagnervarg
    @vagnervarg Před 2 lety +6

    O aluno que se sentir lesado, deve procurar um advogado.... E pagar um processo contra uma instituição federal com qual dinheiro? Durante quantos anos? Nesse meio tempo, esse aluno que sofreu a violência, seguirá sendo hostilizado pelos professores, perseguido e reprovado até desistir do curso?

  • @daniellyrodrigues2090
    @daniellyrodrigues2090 Před 2 lety +2

    No meu trote (Biologia IFTM) o máximo que fizemos foi abraçar uma árvore kkkkkk Enquanto os veteranos dos outros cursos rasparam os cabelos e sobrancelhas dos calouros, jogaram tinta e fizeram o maior caos, estávamos nós lá na maior paz e amor aprendendo com os veteranos onde ficava cada instalação da escola e fazendo um juramento de não destruir o meio ambiente.
    Trotes acontecem muito em cursos onde os indivíduos querem muito ser melhores que os outros (Medicina, Direito, Engenharias, Agronomia, etc). Cursos onde as pessoas, geralmente, são mais humanas, não acontece com tanta frequência (Biologia, Serviço Social, Psicologia, etc).

  • @crislima2862
    @crislima2862 Před 2 lety +2

    Muito bom o vídeo e extremamente pertinente. Parabéns 👏

  • @celsonascimento5259
    @celsonascimento5259 Před 2 lety +2

    Parabéns! Bela matéria👏👏👏👏👏

  • @EDUARDOALVESGOMES20
    @EDUARDOALVESGOMES20 Před 2 lety +55

    Trote é desculpa pra alguns manifestarem seus demônios interiores sem punição!!

    • @dion5804
      @dion5804 Před 2 lety +3

      Toda violência e abuso nasce daí.

  • @lisiaadrienfer7381
    @lisiaadrienfer7381 Před 2 lety +1

    Quando passei na Federal de São Carlos , no dia da matrícula, eu e mais alguns estudantes, tivemos que nos esconder dentro do prédio e pedir ajuda a funcionários para não levarmos trote.
    Inclusive achei bem bacana a citação ao professor Zuin, tive aulas com ele.

  • @lucianojunior3061
    @lucianojunior3061 Před 2 lety +2

    Se não aprendemos a amar até hoje, acho difícil que isso mude em algum momento. A humanidade infelizmente é uma causa perdida. Mas é importante a existência de canais como o Meteoro pra dar esses socos no estômago.

  • @dudymacedo2
    @dudymacedo2 Před 2 lety +12

    Se fosse comigo ou alguém que considero importante não ia sair impune. Só de ver isso me dá vontade de matar quem fez. Humilhação é uma das maiores das desvirtuações da humanidade.

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 Před 2 lety

      5:12 eu acho que a família do japonês devia ter mandado matar esse desgraçado que ainda debochou falando "eu matei o japonês,eu matei o japonês que se afogou"

  • @1endok
    @1endok Před 2 lety +2

    No meu curso de História, na Universidade Federal Fluminense, existe o "trote"... A vezes doação de sangue, as vezes recolher lixo na praia, as vezes limpar as paredes, ou mesmo desenhar e escrever nessas paredes... E, obviamente, facultativo.

  • @lucimarabrazolin866
    @lucimarabrazolin866 Před 2 lety +1

    necessária essa apresentação já compartilhei para que mais pessoas façam a reflexão . vlw

  • @socialistbonner
    @socialistbonner Před 2 lety +3

    Como eu sempre pensei: Esse negócio de trote, cortar o cabelo, pintar a cara... quando passa na faculdade é de uma imbecilidade tão grande que eu não tenho adjetivos pejorativos pra isso.

  • @Catlove666
    @Catlove666 Před 2 lety +4

    Parabéns pela temática apresentada!!!

  • @antoniorobertosantiago9561

    Incontestável ,seus vídeos meteoro parabéns.

  • @rodasraiadas
    @rodasraiadas Před 2 lety +1

    sou prosessor na Universidade Estadual de Londrina ha 26 anos...
    aqui haviam trotes, porem, a UEL aboliu essa pratica, fez campanhas de conscientizacao e, felizmente, deu certo...
    hj os cursos da UEL promovem o que chamamos de acolhimento dos calouros, e evita-se a palavra trote!

  • @karalhoa4967
    @karalhoa4967 Před 2 lety +1

    A mensagem do final deu aquela aliviada depois da tensão td kkk mto fofo

  • @mateuscustodio9007
    @mateuscustodio9007 Před 2 lety +1

    Muito bom, parabéns!

  • @leticiaserrano.art3
    @leticiaserrano.art3 Před 2 lety +2

    Esse vídeo deveria estar em alta!

  • @ediszid
    @ediszid Před 2 lety +2

    Parabéns pela matéria...

  • @BrunaOliveira-qt3wg
    @BrunaOliveira-qt3wg Před 2 lety +4

    Excelente trabalho!!! Bizarro isso ser normalizado ainda nos dias atuais

  • @AndersonSNeves-yk2vu
    @AndersonSNeves-yk2vu Před 2 lety +2

    Parabéns, excelente trabalho. Agradeço pelas indicações de livros (3min. 07s). Forte abraço.

  • @Thamirys1988
    @Thamirys1988 Před 2 lety

    Obrigada por mais um vídeo maravilhoso

  • @Julia-xc2dw
    @Julia-xc2dw Před 2 lety +1

    Isso é tão bizarro, tão inaceitável por isso tem que ficar longe mesmo, e quem colabora é um verdadeiro monstro

  • @lucasm.oliveira8754
    @lucasm.oliveira8754 Před 2 lety +20

    Lesão corporal, injúria, ameaça, constrangimento ilegal (humilhação)... Todos esses crimes não são trotes... São deturpações de veteranos com alguma patologia psicossocial oculta... Os ditos trotes solidários e sociais são bons exemplos, e assim como todo bom exemplo é mais raro de se ver do que trevo de quatro folhas... Afirmo aqui com toda certeza e veemência que os ritos de passagens de calouros são uma forma de socialização do jovem com um novo mundo universitário. Muitas vezes distantes de casa, o calouro precisa romper várias barreiras pessoais de medo e timidez. E a ajuda de veteranos com uma conduta correta de "trotes" que não humilhem mas que ajudem na socialização desse jovem, podem contribuir para uma formação humana e pessoal para além da profissional.

    • @marcelacavalheiro2412
      @marcelacavalheiro2412 Před 2 lety +3

      acolhimento sim, trote não.

    • @gustavorandom5707
      @gustavorandom5707 Před 2 lety +1

      Pra mim não importa. Se vierem com a palavra trote pra cima de mim eu não vou. Não importa a palavra que coloquem em seguida.

  • @gabrieljuca4358
    @gabrieljuca4358 Před 2 lety +1

    Sou do Diretório Acadêmico de Agronomia da UNILAB. Em toda entrada realizamos uma recepção aos calouros, sendo um momento de conversa, para apresentar o campus, as entidades representativas e o dia-a-dia da universidade. Acreditamos que é muito importante ter esse contato com os calouros, já que é tudo muito novo e estranho, principalmente pra alguém que chegue recém-saído do ensino médio. Trotes violentos não tem justificativa nenhuma. Se a administração não consegue nem impedir uma ação dessas, imagine gerir uma universidade.

  • @andersoncoutinhoalmeida4083

    Só um adendo: o trote NORMALMENTE é passado para o animal de forma violenta. Porém a prática consciente está crescendo mt e possui um resultado mt superior ao uso da violência.