Machismo, racismo e SURTOS em uma SEITA de Neoxamanismo | Daniel Gontijo entrevista Natasha Mirra

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 4. 11. 2021
  • O Neoxamanismo tem se organizado em comunidades alternativas que podem ser vistas como seitas? O movimento New Age (Nova Era) tem propagado uma espiritualidade tóxica? Há machismo, racismo, uso arriscado de ayahuasca e fraudes financeiras acontecendo aí? Conversei sobre isso com a Natasha Mirra, que teve uma vivência complicada em uma seita neoxamânica.
    Natasha é graduada em Nutrição e mestranda em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Lisboa. Seu Instagram e CZcams: ‪@CirculoMistico‬
    SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 4) Participar da nossa LIVE privada mensal; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
    Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: czcams.com/users/danielgontijojoin
    Quer apoiar meu trabalho por aqui me enviando qualquer valor via PIX? Minha chave é: contato.danielgontijo@gmail.com
    MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
    LIVROS SUGERIDOS:
    - A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP
    - História da bruxaria: Feiticeiras, hereges e pagãs (Russell & Alexander): amzn.to/3kKPXwV
    - O reino: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal (Gilberto Nascimento): amzn.to/3fFCeY9
    - Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ
    - Para conhecer a psicologia da religião (Antonio Ávila): amzn.to/2M3ELP
    - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
    - O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt
    - Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO
    - Ciência na alma: Escritos de um racionalista fervoroso (Richard Dawkins): amzn.to/35nivYp
    - Pura picaretagem (Bezerra & Orsi): amzn.to/3hhMyGr
    - Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5
    - Ciência e pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar (Ronaldo Pilati): amzn.to/3hWo1ps
    - O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
    - Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT
    CURSO “RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADE E SAÚDE MENTAL”:
    www.sympla.com.br/event__1336040
    CAMISETAS E CANECAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer produto por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui):
    www.useciencia.com.br/?parcei...
    MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
    MEUS EQUIPAMENTOS:
    Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
    Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN

Komentáře • 394

  • @DanielGontijo
    @DanielGontijo  Před 2 lety +20

    LIVROS SUGERIDOS:

  • @helenavicentini8383
    @helenavicentini8383 Před 2 lety +30

    Não consigo entender o que as pessoas “buscam”. Não busque nada. Apenas viva.

  • @luzsol213
    @luzsol213 Před 2 lety +90

    Quando vim para este mundo antes de descer, alguém disse : observe de longe e , fique fora, não pertença a nada ... Tenho uma vontade de ler , estudar , mas sempre ao largo . Por observação , percebi que tudo que se torna instituição , tende a apodrecer.... , não importa o nome : católica, espírita, umbanda e por aí vai . Dante na Divina Comédia, na arquitetura do inferno colocou essa galera no primeiro inferno , por que será??

  • @Mira-oceana
    @Mira-oceana Před 2 lety +122

    Natasha, mulher incrível! Conheci uma seita e a vontade de pertencet à família mexeu muito comigo. Abandonei meu antidepressivo, tive piora séria do meu transtorno de ansiedade, mas graças ã deusa me dei conta do que tava acontecendo antes de ficar pior. Percebi tudo quando abordei uma questão racista que percebi e passaram a me tratar como uma invasora malvada.

  • @lucasvidal9702
    @lucasvidal9702 Před 2 lety +21

    Infelizmente fui obrigado a fazer parte de uma igreja evangélica. Pra mim parecia ser mais uma seita pela forma como eu e minha família éramos tratados .

  • @fernandaborges6836
    @fernandaborges6836 Před 2 lety +49

    Racismo, classista, machista, etc... Como o Daniel falou, com a falácia de ser humanista. Saberes indígenas capturados. Tudo muito errado. Eu fico indignada com o egoísmo dessa galera.

  • @krammesrafael7865
    @krammesrafael7865 Před 2 lety +81

    Se tiver vontade/coragem/oportunidade faça sobre as fazendas de recuperação cristas que sao a moda no Brasil. Não usei drogas nem alcool mas passei 4 anos numa. Tive amigos que se suicidaram depois de passar anos tentando parar de beber nesses lugares, de tao boa que é a "terapia". Posso até testemunhar apesr de achar perigoso pois sou conhecido la e sao muito ricos.

  • @robertamourim
    @robertamourim Před rokem +10

    A ayahuasca mudou minha vida pra melhor. Respeito muito a medicina. Mas fazer parte de grupo, eu tô muito fora. Vou como visitante ou em rituais conduzidos por indígenas. Passei perrengues relativos à controle em grupo deste tipo. Pontos positivos, tiveram muitos. Mas eu nunca deveria ter dado confiança ou aberto a minha intimidade. É uma porta aberta pra vc ser atingida em sua fragilidade.

  • @rafaelguerra6986
    @rafaelguerra6986 Před 2 lety +36

    Eu sou budista. E fico muito tranquilo quando vejo essas seitas ou religiões e comparo com a minha filosofia. É óbvio que existem escolas budistas e varios "mestres". Mas a qual frequento existe uma liberdade e um estímulo enorme ao estudo, a desenvolver seu próprio senso crítico, questionar Buda, os mestres. Sidarta quando ensinava, até dizia pra que a pessoa testasse. Se não lhes trouxesse benefício, deixassem. Não há essa noção cristã de pecado. É muito libertador. Inclusive, pra quem não sabe, o budismo é não teísta. Já ouvi um mestre nós falando sobre observar até por anos um mestre não qual desejamos que seja o nosso mentor. Observar como se porta, como fala, como trata as pessoas ao seu redor. Pq existem sim mestres que cometem abusos e devemos ter muita cautela.

  • @cybellearaujoo
    @cybellearaujoo Před 2 lety +6

    esse povo goodvibes que se veste igual só me lembra o filme Midsommar kkkkk

  • @YasodharaGautama

    Minha última decepção foi com um local que justamente se autodenominava universalista

  • @air_norteno3479
    @air_norteno3479 Před 2 lety +22

    Tomei durante 5 anos e posso te dizer que existem 2 coisas estranhas. 1 vc não pode criticar porque vc é o problema e o "mestre" , os dirigentes estão certo. A doutrina nunca está errada pra eles. 2 vc será visto exatamente como foi dito no vídeo "um inimigo" invejoso e que tem um ego enorme. Padre Quevedo dizia bem sobre isso e eu concordo. Ele dizia que conheceu uma comunidade e que quanto tocava o mínimo possível em suas crenças eles ficavam desconfiados e podiam até ficarem violentos. 5 anos que eu saí de lá e sabbe quantas pessoas vieram me procurar pra saber o que estava acontecendo? 00000000,0000000 de pessoas. MAS ESTÁ LÁ NAS IGREJAS PALAVRAS COMO "AMOR, LEBERDADE, HARMONIA E RESPEITO".

  • @silfidevioleta8731
    @silfidevioleta8731 Před 2 lety +60

    Conheci seu canal há pouco, em um momento de grande ceticismo e revisão de conceitos relacionados à religião, existência de deus(es) e pós-morte. Quero parabenizá-lo pelo conteúdo de alta qualidade e pela elegância e senso crítico com que conduz temas tão delicados. Tive uma experiência em um grupo neoxamânico que coincide, em muitos pontos, com o que a Natasha apontou. Essa entrevista foi importante por alertar sobre alguns perigos camuflados nesses espaços, que se vendem universalistas e libertadores, quando, na verdade, servem uma salada apelativa de conteúdos de diversos credos, bem ao estilo neopentecostal e, muitas vezes, podem ser tão manipuladores e aprisionadores quanto as religiões tradicionais, reforçando machismo, racismo, alienação política e isolando seus participantes do convívio com outros indivíduos. Quero acrescentar que as medicinas da floresta - ayahuasca, rapé, sananga, entre outras - possuem um valor cultural inestimável. Caso experienciadas em contextos espiritualistas mais responsáveis, podem proporcionar estados de consciência de fato interessantes para o autoconhecimento, porém não acredito que todos estejam preparados psicologicamente. Um grande abraço!

  • @ClaytOnline

    eu frequento o xamanismo faz 18 anos e sou totalmente livre o lugar é lindo e maravilhoso e todos saem sempre melhor do que chegaram ❤❤

  • @marleneberaldo7332
    @marleneberaldo7332 Před 2 lety +34

    Nesse conceito de seita... Tenho uma parente que é da assembléia e não faz nada se os "anciões" da igreja não autorizarem. Não pode ir por exemplo numa festa católica, num casamento, não comem comida desse casamento. Se ela tiver em um velório e forem fazer uma oração... Na hora da ave Maria e do credo ela levanta e sai do recinto. A filha dela e ela não dirigem automóvel, a filha não trabalha fora, e um dia ela disse que o homem é o cabeça da casa. A filha tem depressão e não pode ir a psicólogos.....

  • @ericasouza2519
    @ericasouza2519 Před 2 lety +20

    Existem pessoas mais suscetíveis a frequentar estas seitas, porém é muito absurdo o que eles (seitas) fazem com as pessoas.

  • @brenoharantes
    @brenoharantes Před 2 lety +13

    Muito importante conhecer essas realidades para ficarmos vigilantes. Eu sou bastante religioso e estudante de diferentes correntes espirituais e tenho tido muitos beneficios. Minha régua é o quanto esses conhecimentos e práticas têm me tornado mais empático, compassivo e acolhedor

  • @ritadecassiamiranda5109
    @ritadecassiamiranda5109 Před 2 lety +19

    Sou cristã evangélica e acompanho seu canal com muita admiração e tenho conquistado grande aprendizado e complemento até mesmo para meu curso teológico.

  • @MarianaBconhecimento
    @MarianaBconhecimento Před 2 lety +14

    Daniel, uma pessoa para ser entrevistada é a ex jovem mística Ana Roxo do podcast "Calma, gente horrível". Ela contou em um dos podcast sobre a experiência dela e é muito bom.

  • @tuannepenha550
    @tuannepenha550 Před 2 lety +11

    Eu me descobri cética, nesse canal haha, mas gosto muito de discutir sobre religiões, é bem legal ter outra perspectivas.