Porque as LÂMPADAS QUEIMAM muito? 😧🤔

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 08. 2024
  • E-BOOK PROJETOS ELÉTRICOS: • Video
    ---------------------------
    ⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ eletr.co/aula?MP5...
    --------------------------
    📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
    Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉 ➽ eletr.co/fala-eng
    --------------------------
    Gostou desse vídeo? 😍
    ✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
    ✔️ Siga nossas redes
    ➽ eletr.co/links?MP...
    --------------------------
    👉 Curso NR10 com 20% de desconto
    ➽ eletr.co/nr10?MP5...
    --------------------------
    Porque as lâmpadas queimam muito? 😧🤔
    Quem nunca passou por isso:
    Ao chegar em casa e ligar o interruptor a lâmpada simplesmente não liga.
    Você então, troca a lâmpada e poucos dias depois, a bendita volta a queimar de novo.
    Aposto que todo mundo já passou por essa situação um dia na vida né rsrs
    Mas qual a explicação técnica e principalmente prática sobre isso?
    No vídeo de hoje eu vou mostrar para vocês algumas das razões para que essa queima constante de lâmpadas aconteça e o que você pode fazer para corrigir.
    Diferente do que você possa imaginar, raramente uma lâmpada irá queimar devido ao uso cotidiano. A maioria das lâmpadas LED duram aproximadamente 25 mil horas em condições normais.
    Sendo assim, meu querido, existem algumas razões para que uma lâmpada LED queime.
    Uma das razões pode ser uma sobretensão na rede.
    Se a lâmpada receber uma tensão maior do que ela suporta, ela vai queimar.
    Se reparar na embalagem de uma lâmpada, existe uma informação técnica sobre a tensão máxima e a tensão mínima de segurança. Geralmente estas tensões no LED bivolt variam entre 100V e 240V. Sendo assim, uma tensão maior do que 240V poderá danificar a lâmpada.
    Um dos fatores que pode gerar uma sobretensão na rede elétrica são as manobras das concessionárias ou as avarias que podem acontecer devido a queda de árvores ou ventos muito fortes, assim como aconteceu recentemente em São Paulo.
    E para evitar este tipo de problema, é recomendado a instalação do DPS. Recomendado não, é obrigatório segundo a NBR 5410. Além de proteger suas lâmpadas, ele protegerá todos os seus equipamentos eletrônicos, inclusive aquela sua geladeira top e a sua TV 4k de R$5.000,00, então não tem desculpa para não instalar!
    Outro motivo para a queima constante das lâmpadas é a questão da temperatura local.
    Novamente, se formos nas informações técnicas da lâmpada, veremos que elas possuem temperaturas máximas e mínimas de trabalho, geralmente variando entre -10ºC e 40ºC.
    Sendo assim, a vida útil da lâmpada pode cair drasticamente em caso de temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Como vivemos em um país tropical, raramente temos temperaturas abaixo de 0º. Mas se for pensar em 40º, ultimamente em vários cantos do país tá batendo recorde né, então é bom saber isso.
    Para evitar que as lâmpadas queimem constantemente, instale as lâmpadas em locais bem ventilados e em luminárias que dissipem bem o calor. Assim, você garante a longevidade de suas lâmpadas.
    E por falar em locais bem ventilados, um outro fator que causa a queima prematura das lâmpadas é a questão da umidade. A maioria das lâmpadas não possuem proteção IP, por isso são mais indicadas para serem usadas internamente nas residências. Caso precise colocar uma lâmpada em área externa, utilize luminárias que possuam proteção IP65. Desta forma, sua lâmpada irá durar bem mais.
    Outros motivos para a queima constante de lâmpadas podem ser o mau contato tanto no interruptor quanto no bocal da lâmpada, seja pelo afrouxamento dos parafusos devido ao esquenta-esfria que acontece normalmente durante o uso, seja pela carbonização dos contatos ou até mesmo na fiação antiga ou então mal conservada.
    Qualquer que seja o problema, isso pode ser facilmente evitado chamando um eletricista profissional para fazer manutenções periódicas em sua residência. O ideal é que essa manutenção seja feita a cada 1 ano, ele basicamente irá avaliar as conexões, reapertar e fazer testes onde é necessário, isso garante segurança e economia de energia ao longo do tempo.
    E por fim, tem um detalhe que você precisa ficar atento, que é referente à qualidade da lâmpada usada. Lâmpadas com baixa qualidade terão componentes menos duráveis, que farão com que a durabilidade da lâmpada seja breve. Sendo assim, não escolha suas lâmpadas apenas pelo preço, escolha lâmpadas de marcas confiáveis e conhecidas e que você sabe que irão te oferecer produtos de qualidade.
    Observe também se o fabricante oferece garantia, e compare principalmente o fluxo luminoso delas, tem algumas que prometem tudo e não entregam nada, fique atento!

Komentáře • 335