ESSA VOCÊ NÃO SABIA - ROBOCOP ATRÁS DAS CÂMERAS - ESPECIAL SEGREDOS DE BASTIDORES

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Você sabia que Arnold Schwarzenegger foi a primeira escolha do diretor Paul Verhoeven pra interpretar o policial Alex Murphy, o Robocop? Mas ao ver que o robô ficaria enorme, a procura passou a ser por um ATOR mais magro e o papel acabou com Peter Weller, que levava quase 10 horas para vestir, pela primeira vez, a armadura (feita por Rob Bottin) e de mal conseguir se mover com ela, quase desistiu de fazer o filme. Felizmente, o ator foi convencido a retrabalhar a sua postura e movimentos com o mímico Moni Yakin.
    Durante três dias, com as filmagens paralisadas, Weller, Yakin e o diretor Paul Verhoeven concordaram com o estilo mais lento e robótico que se tornou assinatura do personagem. Seguindo com as filmagens, Peter Weller quase foi demitido por reclamar demais sobre o calor (o ator perdia quase 1,5 KG por dia devido ao suor, NAS GRAVAÇÕES) e até mesmo o ator Lance Henriksen chegou a ser entrevistado, pra substituí-lo. Pra resolver o problema, foi instalado um sistema de ventilação na armadura do RoboCop.
    Na sequência das filmagens, Peter Weller não conseguia entrar no carro devido ao traje enorme do Robô, o que fez com que a equipe tivesse a ideia de filmar a cena só com a parte de cima do traje. Então em toda cena em que o policial de Detroit está no carro, na verdade, Weller estava usando algo como uma cueca samba canção, que aliás além de não poder entrar no carro com todo o traje, subir e descer escadas também era impossível de fazer, devido ao peso, e por isso o ROBOCOP deu sua própria festa de dança sem a parte de baixo na cena em que desce as escadas para a boate. O que acabou abrindo a imaginação e fantasia de muitos pela internet nos dias de hoje. É cada uma né..
    O cenário de RoboCop era uma versão distópica e futurista de Detroit, mas praticamente nenhuma das filmagens aconteceu lá. A cena de abertura mostra uma vista aérea de Detroit, porém é apenas uma filmagem. Os cineastas fizeram a maior parte do filme em Dallas, no Texas. A sequência climática de ação foi filmada em uma siderúrgica da Pensilvânia. A localidade do Texas era ideal porque era bem isolada, assim, toda a equipe podia filmar até mesmo de madrugada, dar tiros e fazer explosões sem se preocupar em incomodar o sono de ninguém…
    Rob Bottin, o maquiador de efeitos especiais, não se dava bem com o diretor Paul Verhoeven, que se juntou à produção após Bottin já ter desenhado algumas versões mais aerodinâmicas do policial Robô. Ele desenhou várias esculturas em tamanho real feitas de argila pra Robocop e uma delas chegou até parecer com o Juiz Dredd.
    Quando Verhoeven entrou no projeto, ele solicitou inúmeras mudanças desses designs já feitos pela equipe do Bottin, acréscimos à armadura que mais pareciam uma máquina do que um homem. Bottin disse que nunca tinha feito tantos desenhos conceituais para um diretor em toda a sua vida, tendo que mudar o design a toda hora.
    E por isso, os dois supostamente gritavam um com o outro regularmente nos bastidores; Uma das discussões ficou tão acalorada que eles estavam prestes a entrar em vias de fato mesmo, mas no final, depois de muitas discussões, o projeto foi entregue e finalmente finalizado. O detalhe é que Rob Bottin tava tão bravo que chegou afirmar que nunca mais trabalharia com Verhoeven em sua vida, mas assim que viu o produto final, notou que todo o trabalho e até mesmo o incômodo valeu a pena e mudou de opinião trabalhando logo em seguida com Verhoeven em outro filmaço: O VINGADOR DO FUTURO.
    Já na cena em que Robocop pega as chaves do carro ou pelo menos tenta pegar, a chave batia nas luvas de borracha e caia antes que o ator pudesse pegá-las, e isso fez com que uma cena de 10 segundos de tela levasse cerca de 50 tomadas antes que o ator pudesse, enfim, pegar as chaves. O que parece engraçado, mas provavelmente deixou a maior parte do elenco em fúria naquele momento, já que levaram uma boa parte do dia só pra fazer essa cena. Dá pra acreditar?
    Sem dúvidas, Rob Bottin projetou e criou um dos robôs mais interessantes e espetaculares do cinema. Na parte em que a gangue praticamente desintegra o policial Murphy, foi ele quem criou também toda a prótese de animatrônico, algo como uma cópia exata da parte superior do corpo de Peter Weller, que em uma jogada de câmera dá pra ver a cena parecer bem realista, o que traumatizou muita gente, na época hein…
    Mas houve um pequeno problema aqui, devido às cenas serem, digamos, muito fortes e de também influenciar na classificação do longa, o orçamento do filme já havia terminado e não seria possível adicionar essa cena, mas Verhoeven e o produtor Jon Davidson entraram em contato com o estúdio, conversando sobre a importância da cena e convencendo o estúdio a conseguir mais dinheiro pra fazê-la.
    ASSISTA PARA SABER MAIS • ESSA VOCÊ NÃO SABIA - ...
    QUER AJUDAR O CANAL?
    PIX: bastidoresdocinema230@gmail.com
    ****inscreva-se no canal****
    #robocop #peterwellerrobocop #bastidoresrobocop #robocop1987

Komentáře • 3