FLUMINENSE 0X1 FLAMENGO | PÊNALTI INJUSTO; DERROTA MERECIDA | ANÁLISE

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 06. 2024
  • Amigos, neste vídeo, resolvi analisar um aspecto específico da estratégia utilizada pelo Flamengo para enfrentar o Fluminense no último domingo.
    Fugi da obviedade e escolhi não mostrar os erros em nossa saída de bola - muitos deles protagonizados pelo volante Gabriel Pires. Como foram erros simples e claros, acredito que trazê-los para esse vídeo não traria nenhuma novidade para o debate.
    _________________________________________________
    Seja bem-vindo ao Canal do Laranja!
    Se você gosta de analisar futebol com profundidade, aqui é o seu lugar.
    Deixe o seu like e não esqueça de se inscrever no canal.
    ST!
    _________________________________________________
    👉 Siga -me no IG :
    / olaranja_oficial
    👉 Siga-me no X:
    / olaranjaoficial
  • Sport

Komentáře • 44

  • @diegofreitas2201
    @diegofreitas2201 Před 8 dny +2

    Boa análise Renan!
    Diniz já deveria ter caído antes do clássico. Infelizmente uma partida
    Para se esquecer. Só provou que o time estava pressionado e sem confiança.
    Marcão tem um trabalho importante pela frente.
    Reestruturação do sistema defensivo, readquirir a confiança dos jogadores, e conseguir criar um padrão ofensivo. Tudo isso com jogo na quinta feira.
    Oremos.

    • @olaranjaoficial
      @olaranjaoficial  Před 8 dny +1

      Muito obrigado, Diego! Concordo plenamente com você. Vamos ficar na torcida!

  • @antoniodepaduabarbosa921

    Diniz foi vítima do dinizismo. Ele passou dois anos convencendo os jogadores de que eles eram capazes de serem cada vez melhores. Ele os incentivou a não terem medo de executar jogadas arriscadas que, mesmo dando errado, eles não seriam cobrados por isso. Hoje eles exageram nessas jogadas arriscadas gerando falhas bisonhas que ocasionam gols dos adversários. Como agora Diniz vai dizer pra eles não mais arriscarem, para jogarem o feijão com arroz? Não tem como. Por isso ficou inviável sua continuação no comando do time.

  • @PitacoTricolor
    @PitacoTricolor Před 8 dny +2

    Aula

  • @hiltonbarbosa8003
    @hiltonbarbosa8003 Před 8 dny +1

    Se eu sou o Diniz mandaria o time tumultuar a cobrança de pênalti marcado totalmente errado e não deixar o flamengo cobrar, o juiz iria tentar intimidar o time com alguns cartões e possíveis expulsões aí então iria manchar sua carreira de árbitro por uma penalidade totalmente irregular.

  • @phfarias90
    @phfarias90 Před 8 dny +1

    Curtido antes de visto. Nunca perca o pique! ST

  • @taisefernandes3001
    @taisefernandes3001 Před 8 dny +1

    Sensacional, aprendo muito com você! 🇮🇹🇮🇹🇮🇹

  • @SouFluminense-eu4db
    @SouFluminense-eu4db Před 8 dny +1

    Você é brabo, soube do seu canal agora na live do Pitaco. Vim me inscrever. ST

  • @cjtyf
    @cjtyf Před 8 dny

    Pra mim quem deveria ter marcado o Airton era o Alkssander, a marcação não é zona? Nossos volantes marcam muito mal, há muiiiiito tempo

  • @eldersoaress
    @eldersoaress Před 8 dny

    O no ultimo lance o Calegarri erra a linha de novo, deixando o BH puxar ele e ainda dava condição para o pedro ficar atrás dos zagueiros.

  • @andrefarias2197
    @andrefarias2197 Před 8 dny +1

    Análise foi show!! Deu aula!!!

  • @eliasjuniorfluresenha
    @eliasjuniorfluresenha Před 8 dny +1

    Super aula máxima!
    Parabéns pela análise.

  • @rapahelcarvalho1580
    @rapahelcarvalho1580 Před 8 dny +1

    Mais um conteúdo sensacional.

  • @nelsoncidloureironeto
    @nelsoncidloureironeto Před 8 dny +1

    Sensacional as análises.

  • @rafaeloliveira674
    @rafaeloliveira674 Před 8 dny +1

    Deu aula!! Excelente análise..

  • @pedrocoroa
    @pedrocoroa Před 8 dny +1

    sensacional

  • @gugasabinoflu
    @gugasabinoflu Před 8 dny +2

    Laranja , para esse tipo de pressão precisamos de jogadores mais velozes no time titular correto???

    • @olaranjaoficial
      @olaranjaoficial  Před 8 dny +1

      Se quisermos pressionar em bloco alto, com certeza, irmão! Se a ideia for jogar em bloco alto, com a linha defensiva próxima ao meio de campo, precisamos de jogadores com intensidade para '' cobrir'' a bola na frente e jogadores com velocidade para recuperar a profundidade caso o lançamento seja feito nas costas da defesa.
      Mas em alguns lances contra o Flamengo, faltou disposição mesmo, principalmente por conta do JK. Pegando o primeiro lance como exemplo. Estávamos marcando em bloco baixo, com os jogadores do Flamengo iniciando a construção na altura do meio de campo e o nosso atacante marcou com os olhos. Se ele tivesse pressionado, as chances de sair o lançamento seriam menores.
      No segundo lance, a situação é ainda mais grave, pois estávamos em bloco alto, situação em que a pressão na bola precisa ser ainda mais intensa. Nós vimos que, mais uma vez, o JK não pressionou o David Luiz, e o lançamento saiu nas costas do Samuel Xavier. Ou seja, é claro que precisamos de uma linha defensiva rápida pra jogar em bloco alto, mas, se os jogadores de ataque não pressionarem lá na frente, a linha defensiva ficará exposta, mesmo que tenha muita velocidade.

    • @almircardosoalves7850
      @almircardosoalves7850 Před 8 dny

      Mais velozes, com mais fôlego, com menos cachaça, com menos noitada... Precisa correr de um lado pra outro pressionando e avançando em bloco com atenção pra não colocar o adversário entre as linhas...

  • @matheusquirico1
    @matheusquirico1 Před 8 dny +1

    Fluminense esse ano, praticamente não pressionou o homem da bola. Chega a ser absurdo...

    • @olaranjaoficial
      @olaranjaoficial  Před 8 dny

      Verdade, irmão!

    • @cjtyf
      @cjtyf Před 8 dny

      Flu sempre q perde a bola não pressiona e sai correndo pra trás pra fechar a linha ...linha baixa por sinal. Linha baixa que praticamente inviabiliza contra ataques

  • @felipevieira2965
    @felipevieira2965 Před 8 dny +1

    Marcão será o mais novo do elenco?

  • @eldersoaress
    @eldersoaress Před 8 dny

    Na primeira análise sobre os lancamentos, foi estratégia não precionar os zagueiros porque o Flamengo começa a jogada com muitos jogares, sendo assim teria que subir as linhas para pressionar todos os jogadores, assim fazendo a linha do Fluminense ficar alta e usar a velocidade dos pontas. Tite adora jogar assim, e isso foi pensado e bem executado, ja que o Flamengo na2o conseguia conectar os passes e não levou perido para o flumiense construindo jogadas, levou perigo por erro do fluminense quando era pressionado. Nessa discordo de você Renan.

    • @olaranjaoficial
      @olaranjaoficial  Před 8 dny +1

      Fala, Elder! Obrigado pelo comentário, irmão. Quanto à discordância, faz parte! Também discordo do amigo e vou explicar o meu ponto de vista. Seja em bloco baixo, médio ou alto, é importante que os atacantes não deixem confortáveis os jogadores que estão construindo. Pressionar o zagueiro não implica em subir o bloco, principalmente quando estamos falando de saltos curtos. É algo normal e necessário. No primeiro lance do vídeo, o Flamengo constrói a 3 com o Flu em bloco baixo. Naquele contexto, é preciso que os primeiros atletas do bloco, combatam a construção do adversário, caso contrário, eles terão liberdade para efetuar passes por dentro do bloco ou lançamentos, como foi o caso. Não faz parte da estratégia de um time ficar olhando o adversário construir na altura do meio de campo, ou, pelo menos, não deveria ser. Na minha opinião, JK dormiu no lance.
      A segunda jogada é ainda pior. O Flu estava em bloco alto, o que significa que a bola precisa ser '' coberta'' a todo custo, já que o espaço às costas da defesa fica completamente desprotegido. JK ficou olhando o David Luiz, não ''cobriu a bola'' . Logo depois, saiu o lançamento nas costas do Samuel Xavier.
      Na minha opinião, JK foi mal nessas jogadas. Essa é a minha visão, irmão. Tamo junto e pra cima deles amanhã!

    • @eldersoaress
      @eldersoaress Před 8 dny

      ​@@olaranjaoficial Opa, claro, discordar faz parte.
      Mas nesse caso se os atacantes pressionassem, iria desgrudar a ajuda no meio que os atacantes podem dar e o flamengo teria superioridade numerica com os zagueiros e fariam bobinho com os atacantes, como canso de ver em times que jogam em 4-4-2 sem pressionar em bloco, isso é basico, se for pressionar tem que ser em bloco porque todo mundo começa jogando com pelo menos 3 defensores.
      Sendo assim toda hora teria um livre, não faz muito sentido ao meu ver, JK iria gastar uma puta energia para o David luiz tocar de lado e se o JK pressionasse o Gerson iria tocar a bola de lado para o David de novo cansando-o.

    • @olaranjaoficial
      @olaranjaoficial  Před 8 dny +1

      @@eldersoaress Mas aí é que está: Como você combate uma saída de 3 marcando no 4-4-2? Colocando em prática um dos princípios estruturais da organização ofensiva: o direcionamento.
      Você direciona o portador da bola para uma região menos vantajosa ou, ainda, manipula o portador para que ele acione o jogador menos qualificado para fazer a saída.
      Como eu disse, JK deveria correr em diagonal. Dessa maneira, fecharia a linha de passe por dentro e, caso David Luiz tentasse o lançamento, o faria pressionado, aumentando as chances de erro.
      A outra opção de David Luiz seria voltar e acionar Fabrício Bruno, o que seria mais vantajoso para o Flu. Apesar de ser um bom zagueiro, ele não tem a qualidade no passe, nem na bola longa, que o David Luiz possui.
      A partir daí, o bloco se ajusta, e o Fabrício Bruno tem que tomar a decisão.
      Nesse lance específico, as coisas deram certo. David Luiz errou o lançamento e a jogada morreu. Tudo bem. Mas quis trazer à tona essa questão da passividade no primeiro combate. O JK não defendeu o passe por dentro (se David Luiz quisesse acionar Leo Ortiz, fatalmente teria conseguido) e nem pressionou o zagueiro rubro-negro.

    • @eldersoaress
      @eldersoaress Před 8 dny

      @@olaranjaoficial Cara, acho que você esquecei que a primeira linha do fluminense tava baixa.
      Iria virar um bobinho sem procedentes kkk
      Talvez não consiga me entender, porque se você tem 2 jogadores contra 3, com a primeira linha que da combate depois do globo central, onde e como você vai conseguir levar o jogador para um lado e para o outro, e o JK e Cano iriam se desgastar absurdamente para ficar de bobinho.
      Sendo que todos os times e o Fluminense deixam os dois da frente marcando menos como fazemos duas linhas de 4.
      Enfim, curti sua analise não, achei que faltou pensar no contexto do jogo e só pegou lances que não deram em nada e isolados ( não foi um problema recorrente no jogo) e fez uma analise.
      Abraços

  • @eldersoaress
    @eldersoaress Před 8 dny

    No segundo lance, na verdade o flamengo mudou a trinca de inicio de jogo, em vez do Gerson ajudar na saida, Alan foi para o meio dos zagueiros e o Leo pereira cai para iniciar as jogadas para a Esquerda, o Flamengo sempre começa a jogada com 3 jogadores na primeira linha de defesa atacando, o Keno acompanha corretamente, o foda foi o Caleggari sendo lateral não fazer a linha de defesa e dando campo para o BH subir, erro tecnico abusrdo, que se fosse o marquinhos fazendo isso geral cairia no DINIZ, mas como ele é lateral ninguem fala nada...

    • @olaranjaoficial
      @olaranjaoficial  Před 8 dny +1

      Fala, Elder! Sim, o comportamento do Keno foi condicionado pela inteligente movimentação do Ayrton Lucas. Não considero uma escolha errada. Ele fez o que podia fazer no lance. A questão de ''dar campo'' ao Bruno Henrique não é tão simples assim. Calegari sabe que é praticamente impossível acompanhar o BH na velocidade e escolhe proteger as costas. BH está muito acostumado com esse tipo de jogada, poderia acompanhar o movimento do Calegari e depois atacar um espaço muito maior. Como eu disse, não é tão simples assim...
      Pra mim, o maior erro ali, foi ter deixado o Bruno Henrique tomar a frente na sequência da jogada. Isso não pode acontecer. ST!

    • @eldersoaress
      @eldersoaress Před 8 dny

      @@olaranjaoficial A do Keno não acho errada tbm não, foi fechar a primeira linha.
      Agora a do Calegarri não da, ele nao pode abandonar a linha, Samuel é mais lento que o Calegarri, e nao abandonou a linha da defesa em momento algum, e isso é erro tecnico tbm, porque ele em vez de segurar o BH na linha ou se adiantar na hora do passe para o deixar impedido, deixa ele ganhar velocidade antes da bola ser lançada, e ainda perde apoio dos zagueiros ja que ele fica afastado quando quebra a linha.
      Nessa dai acho que não da para defender ele nao, aqui na Europa se ele errar um posicionamento tatico desse basico, ele nem no banco ficaria mais, ainda mais um jogador em baixa.
      O BH toma frente por conta de um mal posicionamento tatico e deixando o BH em vontade por conta do medo do BH.

    • @olaranjaoficial
      @olaranjaoficial  Před 8 dny +1

      @@eldersoaress Sim, Samuel Xavier não afundou e ficou a ver navios após aquele lançamento do David Luiz . Nós temos a tendência de ver algumas situações no futebol de maneira maniqueísta. E não estou falando de você; estou falando de todos nós. É claro que existe o certo e o errado, o vantajoso e o desvantajoso. Entretanto, é importante observar que existe também aquilo que funciona num lance específico, mesmo que não seja o considerado como correto na teoria. E vamos combinar que, em todos os grandes campeonatos da Europa, vemos falhas grotescas, inclusive nos grandes clubes. Não existe essa de '' se errar posicionamento básico, não senta no banco.'' Hhahaha! O que já vimos de erros ridículos do Walker, Alexander-Arnold e cia não está no gibi, como diria meu avô.
      Como eu disse, é uma escolha. O atleta sabe que pode levar bola nas costas e desgarra da linha para se proteger. BH manipula muito bem os laterais e faz como poucos esse ataque à profundidade. Calegari negou o espaço nas costas e deu o espaço na frente. Ele não perde a jogada por conta dessa decisão. Aliás, ao negar o espaço às costas, ele enfrenta o BH numa perspectiva menos desvantajosa. O problema foi a falha que ele cometeu no decorrer da jogada.
      Seria muito pior se ele, de fato, levasse a bola nas costas como aconteceu com o Samuel Xavier. Neste cenário, ele não teria, sequer, a oportunidade de disputar a bola depois.
      É preciso analisar o contexto das jogadas e os jogadores envolvidos...

    • @eldersoaress
      @eldersoaress Před 8 dny

      @@olaranjaoficial Lamento muito, mas perdao com o que vou falar agora,mas ai na minha opinião, você já esta sendo bem parcial e oportunista. O Calegari errando coisas grotescas você aliviou, o Samuel Xavier em UM LANCE você fala em ver navios, sendo que se tem um dos jogadores mais qualificados do BR disputando a bola, e o Samuel não cedeu penal ou coisas assim.
      E acho que não entendeu o que falei direito sobre o jogador errar na Europa, tanto que você citou o Walker, eu falei que um jogador em baixa como o Cale, errando uma coisa grotesca dessa JAMAIS voltaria a campo, e isso é um fato. O walker é um jogador que e1 o melhor da posição da liga, ele tem creditos para errar, mas jamais errou posicionamento, e muito menos assim. Linha de impedimento, movimentação do corpo, você ao meu ponto de ver foi vem infeliz nessa, mas ok...
      Acho que nesse ponto você pegou o unico lance do flamengo criado no primeiro tempo e caiu em cima dele...
      Sendo que foi o que segurou o flamengo o jogo todo não tendo uma chance clara de gol por criação dos seus jogadores...
      Ao meu ponto de ver, a analise deveria ser nos ataques que não funcionaram, na lenta armação do time e nos varios erros no ultimos passes.
      Mas ai é opinião ne, uns aceitam outros não.
      E segue o jogo.