Video není dostupné.
Omlouváme se.

A USP, o câncer, e a "cura" (

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 10. 2015
  • Será que a USP conseguiu encontrar a cura do câncer e está escondendo de todo mundo? Explicando a polêmica sobre a fosfoetanolamina.
    Meu Twitter: @Pirulla25
    Minha fanpage: / canaldopirula
    Meu vídeo respondendo aos principais comentários:
    • 13 respostas sobre a F...
    SciCast (podcast de ciência muito bom):
    www.scicast.com...
    scicastshop.nuv...
    A famosa reportagem do G1:
    g1.globo.com/ci...
    Reportagem da Época, de 2 dias atrás:
    epoca.globo.com...
    Artigos científicos testando a fosfoetanolamina:
    Pra controle de leucemia (testado em camundongos):
    www.nature.com/...
    Pra controle de tumor renal (testado em cultura) e de pulmão (testado em camundongos):
    journals.plos.o...
    Pra controle de melanoma:
    www.sciencedire...
    www.omicsonline...
    Pra controle de câncer de mama Erlich (que acomete apenas ratos/camundongos):
    www.scielo.br/s...
    Currículo do Adilson Kleber Ferreira:
    buscatextual.cn...
    Currículo do Gilberto Chierice:
    buscatextual.cn...
    Artigo do e-farsas:
    www.e-farsas.co...
    Artigo e vídeo do André do Ceticismo.net:
    ceticismo.net/2...
    • Fosfoetanolamina e o a...
    Vídeo do Yuri (EuCiência) sobre o assunto:
    • Video
    Dráuzio matando a pau:
    g1.globo.com/fa...
    Explicação do médico oncologista Felipe Ades sobre o caso:
    drfelipeades.co...
    Comunicado da reitoria da USP:
    www5.usp.br/994...
    Comunicado do Instituto de Química da USP São Carlos:
    www5.iqsc.usp.b...
    Meu vídeo explicando a mitocôndria:
    • In Memoriam - Lynn Mar...
    Meu vídeo explicando cultura de células:
    • Pepsi, fetos e adoçant...
    Meus vídeos explicando testes em animais (incluso humanos):
    • Testes em animais - um...
    • O resgate dos beagles ...
    • Experimentos em animai...
    Música de abertura:
    Composição: Pirulla
    Gravação, produção e mixagem: Bruno Cesar Bastos
    Contato: www.brucebastos.com

Komentáře • 4,2K

  • @sylviafrida819
    @sylviafrida819 Před 8 lety +202

    Oi Pirula! Eu sou aluna do IQSC, onde tá dando todo esse pau. Quero esclarecer algumas coisas. Nós recebemos um e-mail da USP dizendo que a fosfoetanolamina já é, inclusive, utilizada em vários medicamentos disponibilizados no mercado. O que também nos foi passado é que este composto foi dado às pessoas e que houve uma taxa de cura de quase 100% em diferentes tipos de câncer. É algo bem promissor, de fato, mas eu concordo 100% com o que você falou.
    O IQSC não é um instituto de médicos, somos todos químicos, e nem temos condição de produzir este composto em níveis industriais. É um perigo, em um país como o Brasil, no qual as pessoas usam remédios indiscriminadamente sem acompanhamento médico, dar um composto sem os testes necessários. Não dá só jogar nas costas do IQSC, que não é uma indústria farmacêutica. Outro ponto importante: parece que houveram pessoas que aprenderam a sintetizar isso e eles estavam dando indiscriminadamente. Como aprenderam, não sei, mas sabemos que foi fornecido para algumas pessoas por fontes externas também.
    Outra coisa: o professor Gilberto é uma pessoa muito responsável e um excelente pesquisador. Não acho que ele tenha dado indiscriminadamente. Isso é absolutamente contra a índole dele, e ele não tem nenhuma aspiração a ser médico. Isso precisa ser visto mais a fundo, mas o que estão fazendo com a imagem dele é muito complicado tendo em vista a competência dele como químico, e todos os alunos os adoram exatamente por ser uma pessoa responsável e criteriosa.

    • @sylviafrida819
      @sylviafrida819 Před 8 lety +7

      Eu não sei se fui clara no que quis dizer, mas basicamente, para resumir, quero dizer que acho bem improvável que ele tenha dito essas coisas de fato, que tenha sugerido a interrupção da quimioterapia. Acredito sim, que ele ache que seja milagroso, mas a chegar a esse ponto, acho muito, muito improvável.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +74

      +Sylvia Frida Olha, eu me baseei nas reportagens que li, que tecnicamente o entrevistaram. Ele inclusive, na reportagem da Época, mostrou consciência até de que podia ser preso. Mas na boa, esse remédio foi parar no hospital em Jaú de alguma forma, e 15 mil cápsulas por dia é uma absurdo. O grau de irresponsabilidade é grande demais pra isentar o seu professor, por mais gente boa que ele seja. É um nível de loucura a que chegou isso que dá muita, muita vergonha.

    • @olaciencia
      @olaciencia Před 8 lety

      +P.A. Entre no grupo do facebook e verá dois dos pesquisadores que normalmente publicam lá. Renato Meneguelo, oncologista, e esse Adilson Kleber Ferreira. Ambos são a favor da pesquisa clínica da fosfo, mas não sei como eles querem deixar pra lá os outros testes toxicologicos e fazer a pesquisa clinica...

    • @MarinaGRachid
      @MarinaGRachid Před 8 lety +23

      +Sylvia Frida Oi Sylvia, td bom? Essa taxa de 100% de cura, onde você viu? Nem a aspirina tem uma eficácia dessa! Sou ex-aluna do IQSC tbm, e concordo com vc que o Gilberto é um professor mutio querido, mas não é por isso que algumas atitudes dele deixem de ser irresponsáveis,....na época em que estudei no IQSC (2008-2011), escutei muito sobre o "remédio" dele e sobre as pessoas que o procuravam pra obter a substância, isso sempre aconteceu e todo omundo sempre soube!
      Outra coisa que concordo com vc é em perguntar ao Pirula por mais fontes sobre o que o Gilberto realmente falou, pq a única entrevista que eu vi ele e o Salvador falando foi tão rápida que eu não sei o que são palavras do Gilberto e o que são palavras/interpretação dos veículos de informação.... A primeira vista também me soa muito estranho essa coisa de ele ter orientado pessoas a parar com a quimio! Não parece coisa que uma pessoa como ele diria....

    • @sylviafrida819
      @sylviafrida819 Před 8 lety +11

      Eu concordo totalmente, gente, é um absurdo que isso tenha acontecido e eu sou totalmente contra a disponibilização desse composto. Sou a favor de mais testes, já que ele talvez tenha esse efeito todo, mas o que está acontecendo é uma irresponsabilidade. Principalmente, como o ***** citou, quantas cápsulas sairam de lá. É ridículo, é um descontrole enorme e não poderia ter acontecido. Medidas tem que ser tomadas, sim. Mas, como a MarinaGRachid citou, eu estou achando muito estranho essas coisas que falaram sobre ele. Pode ter sido irresponsabilidade e ele precisa sofrer as medidas legais? Sim, concordo. Mas falar pra galera largar a quimio? DUVIDO MUITO! Mas assim, muito mesmo. Não tem nada a ver com ele. E Marina, eu não posso confirmar pra você. Foi algo que está sendo muito falado dentro de institutos e eu ouvi no Q1 a conversa de alguns funcionários.

  • @Pirulla25
    @Pirulla25  Před 8 lety +171

    Mas e o clube de compra Dallas? Mas como você usa G1 como fonte? Mas e o lobby da indústria farmacêutica?
    A resposta a essas muitas outras críticas aqui: czcams.com/video/F7H0b7vMR4c/video.html

    • @emonemonerbos5046
      @emonemonerbos5046 Před 8 lety +1

      .

    • @leandrofonseca5678
      @leandrofonseca5678 Před 8 lety +12

      +Canal do Pirula Pq alguém faria tratamento placebo em ratos?

    • @liamanton1571
      @liamanton1571 Před 8 lety +8

      +Leandro Fonseca O placebo citado eh usado como grupo controle do experimento. O grupo controle serve de base para saber se o grupo teste esta fazendo alguma diferenca. Se tiver alguma duvida, existem varias publicacoes sobre isso e metodologia cientifica na internet e no +Canal do Pirula : )

    • @leandrofonseca5678
      @leandrofonseca5678 Před 8 lety +13

      ***** O que eu não entendi é o motivo de dar placebo para ratos, afinal eles não sabem que estão sendo medicados, assim o efeito placebo perde seu propósito.

    • @danieldebritosousa9505
      @danieldebritosousa9505 Před 8 lety

      +Canal do Pirula Qual o nome do autor do artigo que você citou no 0:46 ?
      Não deu pra entender!

  • @rafaelluz6535
    @rafaelluz6535 Před 8 lety +88

    Use sua influência de youtuber para o bem, e, não para criticar algo que tende a ser proveitoso. Os resultados estão amostra, são muitos testemunhos e estes chegaram até aqui nos comentários, o rito científico foi correto? Não, mas não se descarta o resultado pelo simples égo. Pq não criticar tamanha demora na expansão dos estudos (Acho que os cientistas "fodões" viraram youtubers e pararam de trabalhar ou então existe interesses contra a comprovação do composto) Isso já deveria estar sendo estudado em nível Internacional, mas, não, vamos criticar o empirismo do mestre químico, que pode ter dado sozinho ou não o primeiro passo ao descobrimento do século, grande cretino ele né? Vou lá no canal dele dar deslike.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +40

      +Rafael Luz Veja que eu não descartei o resultado. Discordei apenas da FORMA como foi feito.

    • @mudarkbrasil
      @mudarkbrasil Před 8 lety +7

      +Canal do Pirula Então como ele é químico tudo que ele fizer será considerado "porcaria" para a saúde, aifnal, ele não é médico, é só um químico com quase 1 século de estudo. E assim caminha a humanindade...

    • @fodasefodase6582
      @fodasefodase6582 Před 8 lety +14

      +Canal do Pirula VC é uma vergonha cara ...

    • @thiagoedrica1552
      @thiagoedrica1552 Před 8 lety +11

      +Anselmo Junior, já que você não entendeu o que o Pirula quis dizer... eu te pergunto: você confiaria em "um químico com quase um século de estudo" os diagnósticos de doença da sua família, ou preferiria a opinião profissional de quem estudou Medicina?

    • @batcave809
      @batcave809 Před 8 lety +9

      +Fodase Fodase PIRULA LIXO VENDIDO

  • @medmustafa
    @medmustafa Před 8 lety +7

    Acho injusto vc ter muitos comentários negativos enquanto que os poucos que o entendem não se manifestam. ESTOU DO SEU LADO. ATÉ AGORA VC SE MANTEVE EMBASADO NA CIÊNCIA E SE MANTENHA ASSIM. OBRIGADO POR SEUS VÍDEOS.

    • @rogermdr
      @rogermdr Před 7 lety

      A matéria do G1 embasou-se em quê, na turma da Mônica?

  • @ricardogvdeoliveira
    @ricardogvdeoliveira Před 8 lety +36

    Pirula, sou bacharel em Direito, Mestrando na USP de Ribeirão Preto pelo programa de Psicologia e minha área de pesquisa é em direitos humanos em saúde.
    Pelas pesquisas superficiais que fiz, muitas dessas propagações falsas, inclusive nas redes sociais, estão sendo patrocinadas por bancas e escritórios de advocacia, os quais estão se dispondo a entrar com esses "processos judiciais". Analise, essas informações que estão sendo compartilhadas na internet, sempre há um campo com o telefone ou endereço de um advogado que ingressou com um determinado Mandado de Segurança contra a USP e garantiu o acesso a sustância.
    Infelizmente como há máfia da industria farmacêutica, também há dos escritórios de advocacia, já que a pessoa pagaria qualquer coisa para ter uma chance. É muito comum dendo da judicialização da saúde que a próprio escritório entre em contato com a pessoa que tem determinada doença e oferecendo os seus serviços para pedirem judicialmente que o governo pague determinado tratamento que ainda esta em fase de teste.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +4

      +Ricardo Oliveira HUMMMMM, interessante

    • @marcosspinola2773
      @marcosspinola2773 Před 8 lety +1

      +Ricardo Oliveira Valeu pela informação! E... por me deixar com menos esperanças na humanidade.... :(

    • @Anderwilso
      @Anderwilso Před 8 lety

      sempre tem gente querendo lucrar.

    • @leokzw
      @leokzw Před 8 lety +2

      Não aguento mais quimioterapia :'(

    • @ricardogvdeoliveira
      @ricardogvdeoliveira Před 8 lety

      +Canal do Pirula Sobre a decisão judicial pode ser acessado pelo link que vou colocar, só clicar em "decisão monocrática" www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=5828&classe=Pet-MC&codigoClasse=0&origem=JUR&recurso=0&tipoJulgamento=M

  • @olaciencia
    @olaciencia Před 8 lety +29

    Olá Pirula, acompanho há um tempo seu canal. Falei sobre esse tema e a galera me detonou, é realmente difícil discutir com pessoas que só atacam e não ouvem evidências científicas. Existe um deputado que está apoiando as pessoas (não sabemos se com segundas intenções ou não) e esse cara já foi preso por prática ilegal da medicina! Tá foda.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +13

      +Olá Ciência! é foda!!!

  • @LeandroPereira-rq3gc
    @LeandroPereira-rq3gc Před 7 lety +7

    Parabéns pelo trabalho que desenvolve na internet divulgando informação, precisamos de mais pessoas assim...

  • @emersonfds2491
    @emersonfds2491 Před 8 lety +28

    esse povo negativando, o vídeo, a impressão que da e que não prestaram atenção no vídeo se quer entenderam o vídeo.

    • @emersonfds2491
      @emersonfds2491 Před 8 lety

      +souza perez com certeza não posso afirmar que a alguém que por discordar do vídeo não entendeu ou não prestou atenção, pode ser por outros motivos. não ter uma base sobre pesquisa cientifica pode ser outro motivo.

    • @erikamaria4205
      @erikamaria4205 Před 8 lety

      +Emerson FDS ... Serio..?.. Vc fala com tanta certeza..Kkkkk..

  • @thaispsico
    @thaispsico Před 8 lety +231

    Fui defender os métodos científicos e explicar que isso não é burocracia e estou sendo bombardeada por mensagens contrárias. É muito difícil explicar para as pessoas! Mas vc mandou muito bem, Pirula!

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +16

      +Thais Soares Mantenha-se firme, Thais.

    • @ortegasilva312
      @ortegasilva312 Před 8 lety +13

      +Thais Soares então você acha que se uma pessoa com cancêr não pode tentar uma pespectiva diferente de tratamento so por que o governo e os grandes laboratórios querem que o pesquisador abra mão da patente do suposto remédio e é isso que eles querem, pois com a patente eles faturam milhões , deixar essas pessoas sem esperança e condenadas a morte. se eu tiver cancêr prefiro essa substancia a quimio e dando certo o tratamento , dou meu testemunho como muitos estão fazendo. Objetivo de todos deveria ser salvar vidas e não lucrar com a vida .

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +21

      Ricardo Ortega Cara, que coisa chata essa história de ficar usando teorias conspiratórias para sustentar suas ideias. Que história é essa que receber um diagnóstico de câncer é ser "condenado à morte"? Deixe de agourar as pessoas! 80% dos casos de câncer são curáveis se descobertos no estágio inicial. O tratamento é pesado porque a doença é terrível, mas se ela abandonar um tratamento que é indicado para o caso dela pra usar uma substância que ninguém tem certeza que funciona ela vai morrer.

    • @ortegasilva312
      @ortegasilva312 Před 8 lety +5

      André Pessoa espero que voce nunca tenha cancer não sabe oque esta dizendo

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +30

      Ricardo Ortega É você que não sabe, porque se soubesse não faria apelos tão despropositados à emoção numa discussão que é eminentemente científica.

  • @PrimataFalante
    @PrimataFalante Před 8 lety +89

    Você foi bem mais corajoso e enérgico. Parabéns, ótimo vídeo.
    (agora eu entendi o "processinho" no Twitter)

  •  Před 8 lety +9

    É engraçado como tem gente que assiste o vídeo e não o interpreta, apenas desse a letra no CZcamsr, utilizando poucos argumentos. Na minha opinião o pirula pesquisou o assunto, o explicou e deu sua opinião. Cada um interpreta de sua maneira, mas calma galera, não precisa ser mal educado!
    De qualquer forma adorei o vídeo! Não concordo com tudo, mas achei todo argumento seu bem fundamentado! Tem uma nova inscrita

    • @Manotruta13
      @Manotruta13 Před 8 lety +1

      +Angélica Camargo
      Pesquisou o assunto? kkkkkkkkkkk
      Você não ouviu ele dizendo que se baseou em uma matéria do G1? o "grande Dr. pirulla fez seu pobre comentário baseado no G1.
      Sabe de Nada inocente
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @bigmontains
      @bigmontains Před 8 lety

      +Kelson Mendes tens razão, esse cara é simplesmente ridículo.

    • @caiobarbosa4070
      @caiobarbosa4070 Před 8 lety +2

      Quero ver vocês fazerem um video melhor que esse apenas baseando-se no G1

  • @AlissonSiri
    @AlissonSiri Před 7 lety +4

    18:05 "Anvisa, libera nitroglicerina pro pessoal tomar também, libera cianureto" não aguentei, eu tive que pausar e cair no chão de tanto rir xD caralho, primeiro vídeo que estou vendo do canal, e esse Pirula é genial. PQP virei fã!!!!

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 7 lety

      Alias, descobri depois que nitroglicerina é um composto presente em um medicamento pro coração

    • @AlissonSiri
      @AlissonSiri Před 7 lety

      Por essa eu não esperava. Eu vi uma galera compartilhando sobre esse tal remédio no facebook (homem descobre cura do câncer e é preso), mas achei isso MUITO estranho, então resolvi dar mais uma pesquisada e acabei aqui. As pessoas deveriam se questionar mais e formar uma opinião própria sobre as coisas. Parabéns pelo canal!!!

  • @OsorioThomaz1
    @OsorioThomaz1 Před 8 lety +61

    Faz tempo que eu tenho concordado em tudo com você. Já estava ficando até chato ver seus vídeos, devido a falta de polêmica ou ao seu bom senso. Finalmente você fez um vídeo com muitas coisas para se discordar, então vejamos:
    Primeiro e menos importante:
    Você distinguiu a USP do Governo. A USP é governo sim. Pertence a secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Neste sentido, se como você disse, o Governo resolver comprar fosfoetanolamina e decidir que a USP deve fazer a distribuição. Tem autoridade para isso. Esperemos que o Governo não se utilize deste tipo de ingerência, mas sempre é bom lembrar: A USP é do Governo Estadual de São Paulo.
    Segundo e muito mais importante:
    Você fez um belo discurso sobre a pesquisa científica, mas esqueceu-se do principal. O desenvolvimento de medicamentos é uma função da pesquisa tecnológica e não da pesquisa científica. Estas duas formas de pesquisa estão intimamente relacionadas, mas também possuem muitas diferenças metodológicas e etimológicas.
    Por exemplo: O segredo não cabe na pesquisa científica, pois se os desenvolvimentos fossem secretos, não seriam falseáveis. Na pesquisa tecnológica, entretanto, o sigilo (ou segredo) é parte fundamental do processo, pois se toda tecnologia fosse publicada em revistas públicas, não haveria retorno do investimento para o financiador da pesquisa, ou ainda. Certas tecnologias (como é o presente caso) poderiam resultar em expectativa antecipada de demanda criando uma economia de especulação (como também é o caso).
    Existem muitas outras diferenças entre a pesquisa tecnológica e a científica, mas todas elas parecem ter um núcleo comum: A tecnologia é o estudo do “fazer” e não do “saber”. Isso implica que não depende apenas de si própria, ou seja: quando fazemos uma descoberta científica o produto é um novo “saber” e este já é bom por si mesmo, mas um novo “fazer” (uma tecnologia) não se basta por si mesmo. Este novo “fazer” só se torna importante se for praticado (ou aplicado).
    Nesta aplicação (ou utilização, ou prática) encontra-se uma confluência entre o ser humano e a natureza. A tecnológica é uma forma de manipular a natureza, mas de nada adianta se as pessoas não se dispuserem a utilizá-la (isso quer dizer comprá-la ou exercê-la, ou aceita-la como prática). Preste atenção. PESSOAS devem praticar ou usar novas tecnologias. Se gastássemos fortunas pesquisando uma forma de desenvolver, hoje, naves intergalácticas estaríamos apenas jogando dinheiro fora, pois esta não é uma prioridade da economia humana. Nós, como seres políticos decidimos quais as coisas que queremos no futuro imediato e desta forma, governos e representantes das populações mundiais ou empresas financiadoras devem sempre perguntar qual é a aplicabilidade das tecnologias que serão desenvolvidas com os recursos disponibilizados. Observe que aplicabilidade não é a mesma coisa que objetivo. Toda pesquisa deve ter objetivo, mas as pesquisas tecnológicas devem ter aplicabilidade e objetivo.
    Esta ênfase nas pessoas introduz o aspecto subjetivo na pesquisa tecnológica.

    • @OsorioThomaz1
      @OsorioThomaz1 Před 8 lety +14

      +Osório Thomaz
      Ao contrário de vocês, pesquisadores científicos, nós
      pesquisadores tecnológicos não podemos escolher nossas metas sozinhos, temos que nos submeter as demandas tecnológicas reais da sociedade (das PESSOAS). Para usar palavrões, podemos resumir que a pesquisa científica é deontológica enquanto a pesquisa tecnológica é teleológica (não vou explicar o significado dessas palavras, mas elas estão em qualquer dicionário).
      Medicina, assim como a engenharia, são áreas predominantemente tecnológicas enquanto as ciências básicas (física, química, biologia, etc.) são predominantemente científicas (observe que eu disse PREDOMINANTEMENTE).
      Voltando agora ao caso em questão:
      O desenvolvimento da fosfoetanolomina sintética foi um típico trabalho científico na área de química, ou seja, foi um “saber” adquirido e é algo bom por si mesmo.
      Quando se buscou uma aplicação para essa substância sintética, entrou-se na pesquisa tecnológica, ou seja: tentou-se encontrar alguma coisa para “fazer” com a substância.
      Essa coisa deveria atender a alguma demanda da sociedade e não é preciso fazer pesquisa de mercado para saber que potenciais remédios para o tratamento do câncer encontram larga aceitação social como tecnologias demandadas.
      Faltou neste caso, uma compreensão de algo chamado “demanda
      reprimida”, ou seja, há mais pessoas interessadas neste produto do que a
      capacidade de fornecimento e agora, a USP paga o preço por ter distribuído um
      produto excessivamente demandado sem ter a capacidade de produzi-lo.
      Outro erro foi exatamente o que você comentou, mas eu o colocaria em outras palavras. Diria que o produto tecnológico produzido está aquém da qualidade demandada, ou seja: trata-se de um composto químico, oferecido como se fosse um remédio.
      Até aí, não haveria uma grande discordância entre eu e você, mas o problema surge quando a realidade se interpõe entre a pratica e a idealidade científica.
      Para tentar mostrar o que eu quero dizer, começo mostrando a missão da Faculdade de Medicina da USP, divulgada em seu próprio site:
      A Missão da FMUSP prende-se ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e à cultura e extensão de serviços à comunidade, relacionadas à medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, dentro dos mais elevados preceitos ÉTICOS E MORAIS.
      Aí é que entra o problema, ética é a palavra chave:
      a) O fato está consumado: Uma substância química, que pode ser, mas ainda não é um remédio veio ao conhecimento público (não importa se isso aconteceu por erro - o fato é que já aconteceu). Além disso, surgiu também o fato de que esta substância foi distribuída para algumas pessoas que parecem ter obtido resultados positivos em alguns casos (pode não ser uma verdade científica, mas isto não implica que seja uma mentira - quem teria a coragem de dizer que não é possível ter havido ganho para alguns pacientes?).

    • @OsorioThomaz1
      @OsorioThomaz1 Před 8 lety +9

      +Osório Thomaz
      b) A missão da FMUSP, como não poderia deixar de ser, não restringe os seus serviços a comunidade, somente a ética científica, mas ao mais amplo padrão ético possível (toda tecnologia está sujeita a isso, já que lhes cabe uma interface subjetiva) e observe que incluem-se também os padrões morais.
      Que tipo de éticas estão envolvidas neste problema?
      Posso enumerar alguns, mas devem haver outros:
      a) Ética médica I: É vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte.
      b) Ética medica II: é vedado ao médico deixar de obter aprovação de protocolo para a realização de pesquisa em seres humanos, de acordo com a legislação vigente.
      c) Ética jurisprudencial: É garantida a toda pessoa o direito a autodeterminação e escolha de seus tratamentos, desde que tenha sido corretamente alertada das conseqüências de sua escolha.
      Poderíamos evocar aqui todo o comentário feito pelo Pirulla em defesa da ética científica, mas esta fica subentendida no item “b”. Ou seja, se houvesse ocorrido a aprovação de protocolo conforme a resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996 do Ministério da Saúde, nada disso teria ocorrido.
      Neste sentido, é inegável que os responsáveis pela distribuição da substância estão em desacordo com a legislação.
      Não teria eu, o intuito de defender o químico acusado, não fosse o fato de que, ele pode ter realmente descoberto algo importante. Neste caso, seus pecados metodológicos serão perdoados pela histórica, enquanto seusdetratores serão condenados. Lembremos de Galileu, que infringiu leis e códigos morais de seu tempo e hoje o vilão é o Cardeal Belarmino, que defendia a lei de seu tempo.
      Leis e regras são mutáveis, já as descobertas cientificas e tecnológicas, ainda que modificáveis pelo futuro, são sempre mais úteis que as leis.
      Neste caso, eu espero os resultados das pesquisas sobre a substância, antes de condenar o pesquisador.

    • @OsorioThomaz1
      @OsorioThomaz1 Před 8 lety +10

      +Osório Thomaz
      Mas independentemente da condenação do pesquisador, temos
      diante de nós o seguinte dilema ético:
      E as pessoas que estão atualmente desenganadas pelo câncer?
      Devem morrer sem tentar esta substância?
      E as pessoas que estão com câncer, ainda que não estejam desenganadas? Devem ser proibidas de tentar o uso dessa substância?
      Os pacientes que optarem por tentar o tratamento com a fosfoetanolamina devem receber assistência médica durante o tratamento?
      A resposta sobre proibir o uso está negada pela prática.
      O laboratório Sigma Aldrich produz e vende essa substância em embalagens que variam de 10 mg (U$ 74,00) a 500 g (U$ 4.914,00). Sendoassim, o suposto “remédio” está ao alcance da população. E pessoas desesperadas podem evidentemente, compra-lo no mercado. Eu poderia não divulgar essa informação para não incorrer no mesmo erro do químico que fez a distribuição, mas agora é tarde. A própria direção da USP já informou que esta substância está no mercado. Tudo que eu fiz, foi pesquisar no google e encontrei um anuncio de venda em menos de um minuto de pesquisa.
      Sendo assim, não nos cabe decidir se as pessoas devem ser proibidas de usar a substancia, mas se quiséssemos discutir, concluiríamos que
      não se pode impedir uma pessoa de se auto medicar, ainda que esta seja uma prática condenada pelo bom senso, este é um direito das pessoas. Inclusive existem formas não cientificas de medicina que recebem autorização de pratica do CFM (homeopatia, medicina ortomolecular, fitoterapia, etc.). Isto se baseia na liberdade de escolha das PESSOAS.
      A pergunta fundamental é:
      Os pacientes que optarem por tentar o tratamento com a fosfoetanolamina devem receber assistência médica durante o tratamento?
      Essa é a verdadeira questão espinhosa.
      Essa substância, evidentemente não é um remédio, mas tem o
      potencial de vir a ser.
      Os oncologistas não a conhecem e, portanto não são capazes
      de administrá-la. Não conhecem a dosagem, seus mecanismos de produção de efeitos colaterais, suas vias de absorção e excreção. Em suma, não sabem como administra-la pois a quantidade de artigos publicados sobre ela é insuficiente para resultar em tratamento.
      Mas o que devemos responder aos doentes que certamente
      morrerão de câncer nos próximos meses?
      Vão pra casa e morram em paz.
      Essa já não é uma resposta possível. Hoje, há milhares de pessoas que tem a expectativa de sobreviver mais tempo devido a SUPOSTA droga,
      e quem consegue afirmar que essa seja uma possibilidade nula.
      Isso vai além da ciência e invade pesadamente o terreno da
      ética. Do direito a tentar permanecer vivo.

    • @OsorioThomaz1
      @OsorioThomaz1 Před 8 lety +14

      +Osório Thomaz
      Coloco-me no lugar do ministro Edson Fachin, que foi instado por uma paciente terminal, que queria ter acesso ao remédio. Ela sabia que suas
      chances eram reduzidas e sabia também que a substância ainda não havia sido testada em seres humanos, mas a única opção alternativa seria a morte.
      Sem qualquer sensacionalismo emocional, analisando apenas friamente a constituição brasileira, caberia ao juiz decidir o que fazer.
      Neste caso, deveria o juiz se preocupar mais com que?
      De um lado, havia a ética científica que seria transgredida
      se ele se decidisse por liberar o remédio.
      Por outro lado, havia a ética médica, jurisprudencial e humana (alem da constituição) que davam a esta paciente o direito de escolher seu caminho de cura, desde que ele estivesse disponível.
      O juiz não poderia decidir diferente do que decidiu. Esta não foi uma decisão insensata. Pelo contrário, foi a única decisão possível para aquele caso.
      Não cabia ao Juiz conhecer o modus operandi da ciência. Cabia ao juiz decidir apenas o que era mais importante: a vida humana ou a ética científica.
      Ele decidiu pela vida humana.
      A ética científica pode ser resguardada de outras formas, talvez no processo contra os cientistas que a burlaram. Mas o juiz sabia que otratamento pleiteado pela doente estaria disponível se ele assim decidisse, então ele estaria violando o direito a vida a auto determinação da paciente, se negasse o acesso a substância.
      Eu, ainda que tenha perdido pai e mãe para essa doença e atualmente tenha outros parentes e amigos queridos sofrendo do mesmo mal,estaria disposto a concordar que todo o procedimento ético-científico de
      desenvolvimento desta tecnologia deveria ser resguardado, e quando mais tarde, se porventura acontecesse de se descobrir que esta substancia realmente pudesse fazer algum efeito, eu lamentaria o azar da descoberta não ter ocorrido antes.
      Mas diante do quadro atual (este é o único quadro real - não adianta dizer que deveria ter sido diferente), já se sabe que esta pode ser umaesperança de vida (ainda que pequena - não é a mesma coisa que chá de boldo ou mandinga. Todos nós sabemos que uma parte da pesquisa já foi feita). Tendo a pensar que:
      a) O uso da substância deve ser autorizado a pacientes TERMINAIS, se estes forem informados de tudo aquilo que já se sabe sobre a substância e do maior número de riscos que se que a equipe científica já conheça, que podem ser decorrentes de se arriscar um tratamento com esta substância desconhecida (pior que a morte é difícil).
      b) Esses pacientes devem receber acompanhamento médico e os médicos devem ser imediatamente orientados pela equipe de pesquisas sobre tudo o que for útil no tratamento dos doentes, ainda que se saiba pouco.
      c) Todos os pacientes devem ser aconselhados a manter seus tratamentos tradicionais em paralelo (para pacientes terminais são normalmente tratamentos paliativos).
      d) Cabe ao INSS, através da FURP, ordenar a fabricação da substância em caráter provisório. Isto pode ser feito rapidamente porque a substância está disponível no mercado a baixo custo
      e) As pesquisas devem continuar em ritmo acelerado, não apenas para tentar encontrar um novo remédio para o câncer (isso já é muito importante), mas também para falsear rapidamente a substância, se este for o caso.

    • @OsorioThomaz1
      @OsorioThomaz1 Před 8 lety +5

      +Osório Thomaz
      A ética básica neste caso, implica em encontrar qual é a melhor coisa que se pode fazer diante da realidade atual. Se o mal está feito, não basta fingir que ele não aconteceu. É preciso ser ético para não expor os doentes a um novo desengano. Isso é mais cruel do que pode ser permitido a uma sociedade esclarecida.
      Paralelamente, devem-se punir nas formas da lei, todos aqueles que contribuíram para a quebra de ética cientifica nessa pesquisa. Claro que, se o remédio cumprir tudo aquilo que se espera dele, os pesquisadores terão que ser liberados da cadeia para ir a Estocolmo daqui a alguns anos.
      Existe ainda uma terceira questão pouco importante.
      Eu também li os artigos e sou químico.
      Há uma lógica plausível de atuação do remédio que não apareceu em nenhum dos artigos que eu li e nem você citou, mas vá lá. Isto é praticamente um tiro no escuro, mas você já pensou sobre a possibilidade de ação da substância por meio do principio de Le Chatelier?

  • @Anderwilso
    @Anderwilso Před 8 lety +81

    o pirulla deu upload de 2 vídeos grandes no mesmo dia , é amigos é o fim dos tempos

    • @Lucasp110
      @Lucasp110 Před 8 lety +1

      Porra, essa internet dele hein

    • @anandadaquino3604
      @anandadaquino3604 Před 8 lety

      +Lucasp110 NÉ???

    • @LucasLima-nz1zo
      @LucasLima-nz1zo Před 8 lety

      +Anderson Silva Provavelmente o vídeo adendo foi programado alguns dias atrás, isso explica

    • @LucasLima-nz1zo
      @LucasLima-nz1zo Před 8 lety

      Porque tu faz o upload mas não necessariamente posta, deixa programado e pode postar outro dia

    • @dinamosflams
      @dinamosflams Před 8 lety

      +Anderson Silva eo começo de uma nova era

  • @edunmarques10
    @edunmarques10 Před 8 lety +55

    Pirula, muito interessante seu vídeo. Eu realmente gostei e achei muito didática sua explanação sobre o tema. Em seguida, resolvi olhar os comentários sobre o vídeo e é de chorar, infelizmente. Ninguém faz um comentário propondo debate: "Poxa, Pirula, eu acho que você está errado quando fala isso por causa disso e daquilo, olha esse artigo que saiu no New England." As pessoas simplesmente xingam enlouquecidamente porque você não disse o que elas querem ouvir. A Medicina sofre muito com isso, pela pura ignorância da nossa população. Me parece que todos procuram uma cura milagrosa de alguma forma super inovadora e fecham os olhos para a realidade. Fora isso, quando provam a ineficácia do milagre os argumentos se somam: a indústria é comprada, culpa da nova ordem mundial, a fosfo foi adulterada, os médicos são burros e etc. Espero que apesar das críticas você continue com seus vídeos que são muito bons! Meus parabéns!

    • @diogonoronha100
      @diogonoronha100 Před 6 lety +2

      Eduardo Marques realmente, esses comentários são de sangrar os olhos.

  • @estelasilveira
    @estelasilveira Před 8 lety +2

    "Não adianta explicar quando o outro está decidido a não entender." Só espero que pessoas que pensam assim não tenham câncer futuramente...

  • @duanedamaceno
    @duanedamaceno Před 8 lety +29

    Olá, Pirula. Meu comentário ficará meio longo, mas acredito que serve para algumas confirmações e adições ao que você falou. Separarei por tópicos para facilitar.
    - Meu pai teve câncer.
    Em Junho de 2013 meu pai foi diagnosticado, no Hospital do Câncer de Barretos com metástase (pulmão, estômago e intestino). Os médicos disseram que não havia cura e que, em tese, ele viveria por mais 6 meses.
    - Meu pai detestava agulhas.
    Levá-lo para tirar sangue era sempre uma tarefa engraçada. Ele passava mal e eu vivia tirando sarro dele! No entanto, este seu medo levou a não querer fazer quimioterapia. Tivemos um caso anterior onde nosso amigo ficou MUITO debilitado e meu pai não queria ficar desta forma! Portanto, optou por não fazer quimioterapia (tratamento que, segundo os médicos, não teria efeito no caso dele).
    - Meu pai tive informações sobre esta substância.
    Não direito como e com quem ele teve informações sobre esta substância. Na época eu cursava física no campus de São Carlos e por ser o único que seguia carreira científica na família, conversei seriamente com meu pai. Na verdade, foi a conversa mais difícil que tive na minha vida! Todos estes artigos que você citou eu sei quase de trás para frente (de tantas vezes que li). Li diversas vezes estes artigos pois havia uma guerra dentro de mim! O "eu físico" e o "eu filho". Ao mesmo tempo em que via e pensava o que você falou neste vídeo, lia os artigos novamente com uma angústia de achar algo no que me apoiar emocionalmente! Lembro-me até hoje das palavras que disse para ele em uma sexta-feira ensolarada do dia 7 de junho de 2013: "Pai, eu não concordo com isso! Não concordo, mas se é o que você quer fazer eu vou te respeitar!". Por mais que eu discordasse 100% do que ele queria fazer, eu tive que respeitá-lo! Eu falei tudo o que pensava e tudo que li! Mas não podia enfiar tudo aquilo na cabeça dele!
    - Meu pai fez uso desta substância.
    Após a conversa mais difícil da minha vida, veio o "não" mais difícil da minha vida. Me recusei a ir com meu pai para São Carlos buscar este remédio. Não podia levá-lo! Não concordava com aquilo. Era como se eu estivesse dando o atestado de cobaia para meu pai!
    Ainda temos o áudio da conversa que ele teve com este professor. Nesta conversa há uma informação MUITO importante. O professor não incentivou meu pai a não fazer ou parar de fazer quimioterapia. Ele disse que a quimioterapia e este "tratamento" eram incompatíveis! Caso ele já estivesse fazendo quimioterapia ele NÃO DEVERIA PARAR! Mas não poderia tomar a substância. Portanto, pelo menos para meu pai, ele não disse que era para parar de fazer quimioterapia!
    - Meu pai tomava duas pílulas por dia.
    A dose que meu pai tomava era de duas pílulas por dia e ele tomou dois saquinhos (cada um durou por volta de três meses.
    - Meu pai morreu.
    Como os médicos previram, meu pai morreu seis meses depois do diagnóstico. No dia 26 de dezembro de 2013 perdi meu herói.
    Escrevi todo este texto para mostrar esta angústia que você demonstrou no vídeo. Sei que, na época em que estamos, meu pai não tinha chances! Infelizmente o poder de luta do câncer era de mais de 8000!!!
    Este tema me perturba desde então! São reportagens, rodinhas de conversa, mensagens, etc. Todo mundo fala desta substância como algo decretado!
    A coisa que eu mais queria na minha vida é que esta substância fosse realmente a cura para o câncer! Adoraria ter meu pai aqui comigo! E tenho um desejo profundo de que, se não esta, outra substância seja demonstrada como a cura do câncer ou de um câncer!
    MAS AINDA NÃO É O CASO!
    O quanto já ouvi de gente me falando que sou manipulado, que sou insensível, etc. por não defender a divulgação e distribuição desta substância! Alguns desavisados ainda usam aquele argumento: "se você tivesse um parente com câncer, duvido que você não apoiaria". Aí tenho que dar a triste notícia para o "mr. argumentador".
    Enfim, Pirula. Realmente todo este "furdúncio" só serve para mostrar como a ciência NÃO É COMPREENDIDA em nosso país! Máfia farmacêutica, mafia evolucionista, mafia disso, mafia daquilo (não que a indústria farmacêutica não seja podre em muitas coisas, mas...).
    Cabe a nós, cientistas, mudarmos isto! É nosso dever!
    P.S.: Não acha que o professor seja um bandido. Acredito sim que ele tenha uma boa intenção com tudo isso (até porque ele não cobrou pelas pílulas). Mas acredito que ele seja um irresponsável! Se ele descobriu este composto há 20 anos e sabia de seus possíveis benefícios, foi um irresponsável de não iniciar, IMEDIATAMENTE, uma pesquisa séria! CASO esta substância for realmente algo benéfico no tratamento com o câncer, ele atrasou a ciência em 20 anos!

    • @mauribortolanza
      @mauribortolanza Před 8 lety

      +Commander Shepard eh pq se 100 tomam e desses 100 80 morrem e 20 acabam curados as pessoas apenas vao prestar atençao nesses 20 e ignorar o resto, afinal alguem morrer de cancer eh algo comum,n tem muito motivo pra ficar divulgando q fulano tentou tratamento X e morreu pouco tempo dps, ateh pq vao dizer q o cancer ja estava avançado e n tinha o q fazer, ou qualquer outra desculpa qualquer, sobrando assim apenas relatos desses 20 q por uma questao estatistica iriam se curar, eh o msm caso da homeopatia, e eu n vejo 1 forma de fazer as pessoas mudarem esse tipo de pensamento, n num percentual relevante da populaçao

    • @FelipeMassuia
      @FelipeMassuia Před 8 lety

      Obrigado pelo comentário.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +2

      +duane damaceno Belo relato o seu, obrigado por compartilhar. Concordo que o professor seja bem intencionado, mas a atitude dele é sim criminosa. Nem só de más intenções vive um criminoso.

  • @joaomarcossoares4151
    @joaomarcossoares4151 Před 8 lety +338

    Só espero o dia que o Pirula irá trocar aquela TV ali do fundo haha,abçs

    • @Gzuis
      @Gzuis Před 8 lety +41

      +João Marcos Soares Se ele trocar vai estragar o cenário. kkkkkkkkk

    • @joaomarcossoares4151
      @joaomarcossoares4151 Před 8 lety +6

      +Jesus Jesus approves

    • @henrique_pmm
      @henrique_pmm Před 8 lety +11

      +João Marcos Soares Outro dia ele tava perguntando (acho que no Twitter) se faria alguma diferença no "cenário do vídeo kkkkk

    • @joaomarcossoares4151
      @joaomarcossoares4151 Před 8 lety

      Henrique Pereira Pena que eu perdi essa

    • @friday6567
      @friday6567 Před 8 lety +1

      Eu tenho essa tv ahahha

  • @judsonrodrigues216
    @judsonrodrigues216 Před 8 lety +11

    O Gilberto não é médico e ele nunca disse que era, além do mais ele nunca disse que era uma cura e sim que a cura depende do sistema imunológico do portador do câncer.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +3

      +Judson Rodrigues "quem mata não é o bandido, é a bala". Ele vendeu como cura sim. Espero que esteja certo, só não temos dados pra afirmar isso

    • @estevamsp9672
      @estevamsp9672 Před 8 lety +5

      +Canal do Pirula Não, ele não "Vendeu como cura". Pra começar porque ele não vendia nada, distribuía gratuitamente e pagava o custo de produção do seu próprio bolso. E, em segundo lugar, ele jamais disse que tinha descoberto a cura do câncer. Você fica repetindo que ele "disse isso" como se uma afirmação sua fosse prova de alguma coisa. Mostre o link dele fazendo essa afirmação.

    • @maxsiqueira666
      @maxsiqueira666 Před 4 lety

      @@estevamsp9672 vendeu sim. para de passar pano

    • @jorgemoreira3562
      @jorgemoreira3562 Před 4 lety

      O filme O Óleo de Lorenzo mostra bem o quanto o interesse das pessoas que sofrem com a doença pode ser mais eficaz na busca da cura do que o de quem apenas fatura com o sofrimento do doente.

  • @astronildacantarera2463
    @astronildacantarera2463 Před 8 lety +14

    farmacêutico e bioquímico pode desenvolver medicamento não precisa ser médico

    • @roughlygalaxy
      @roughlygalaxy Před 4 lety +1

      Mas prova da eficácia, não, né...

    • @edcarlos2231
      @edcarlos2231 Před 3 lety

      Muito bem lembrado

    • @edcarlos2231
      @edcarlos2231 Před 3 lety

      Que quer prova , pergunta p milhares de pessoas que se recuperaram

  • @KalopsiaDelk
    @KalopsiaDelk Před 8 lety +138

    O melhor é ver nego que não entende nada de Fisiologia, Química, como o medicamento funciona e age no corpo humano, seus efeitos, benéficos e colaterais, dando palpites sobre o caso!
    O famoso "chá da vovó", faz bem, mas ninguém sabe como funciona!

    • @gustavobenevides1107
      @gustavobenevides1107 Před 8 lety

      +Delk Kalopsia E quem disse que não?

    • @KalopsiaDelk
      @KalopsiaDelk Před 8 lety +4

      Prove, eu posso te provar que entendo!

    • @gustavobenevides1107
      @gustavobenevides1107 Před 8 lety +3

      "Chá da vovó" não é poção mágica. E eu duvido que nenhum cientista tenha tido a curiosidade de saber como ele funciona.

    • @KalopsiaDelk
      @KalopsiaDelk Před 8 lety +3

      Leia novamente comentário, é disso que estou exemplificando!

    • @tsnt92
      @tsnt92 Před 8 lety +14

      +Delk Kalopsia Você acha que alguém `a beira da morte vai ligar pros seus conhecimentos de fisiologia, química e o caralho a quatro? Acima disso tudo existem direitos fundamentais que nada se comparam a isso. Todos têm direito a vida. Isso é constitucional.

  • @vitorvxc
    @vitorvxc Před 8 lety +185

    Meu deus!! Dois videos do pirula no mesmo dia!

    • @Gzuis
      @Gzuis Před 8 lety +53

      +Vitorvxc Gomes Isso é a prova de q meu pai existe.

    • @vitorvxc
      @vitorvxc Před 8 lety +2

      Marcos Freitas Todo mundo sabe

    • @HomeroGamerXD
      @HomeroGamerXD Před 8 lety +3

      E tem video do Yuri tb

    • @TheCEMF
      @TheCEMF Před 8 lety +1

      +Jesus O Mr. Catra ? Sim ele existe.

    • @CHERNOBILGAMER
      @CHERNOBILGAMER Před 7 lety

      ( ͡° ͜ʖ ͡°) kkkkkkkkkkkkkkk

  • @Kyo393
    @Kyo393 Před 8 lety +70

    Como é impressionante a quantidade de pessoas que assistem e não entendem o que foi dito... Pérolas aos porcos...

    • @marcoribeiro3658
      @marcoribeiro3658 Před 4 lety

      Não, filho! um porco não é capaz de dar pérolas a ninguém! Se é que você me entende, não?

  • @papita75
    @papita75 Před 8 lety +8

    Eu assisto sempre que posso sseus videos te acho com uma capacidade muito grande de entendimento e trasmissão de conhecimento, em relação a este tema gostaria que vc assistisse as audiencias publicas que estao sendo feitas no congresso e as falas e colocações dos especialistas em questão.

  • @larissacoitino1915
    @larissacoitino1915 Před 8 lety +6

    Amei o canal! Comecei por esse vídeo, minha mãe tem câncer e mês passado um amigo meu de 22 anos morreu de câncer e tá um babafá na família por causa desse composto. Eu desde sempre fiquei com o pé atrás, agora estou mostrando pra todos eles esse vídeo pra ver se eles entendem ;)

  • @MsBelleFlanders
    @MsBelleFlanders Před 8 lety +21

    Na minha opinião esse caso é muito maior do que está sendo mostrado. Se esse professor estava sintetizando esse composto, a produção só poderia estar sendo custeada com verba publica, logo a faculdade tinha completa ciência do que estava acontecendo (e principalmente sobre a distribuição indiscriminada). Se havia um convênio da faculdade com o hospital de Jaú, o problema é ainda pior pois envolveu aprovação de diversas lideranças de ambas as instituições. A irresponsabilidade não foi só desse professor mais de uma cadeia de pessoas. Muito me admira o ministério publico não ter aberto um inquérito para investigar esse caso.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +6

      +MsBelleFlanders Mensagem perfeita. Foi uma cadeia de irresponsabilidades.

    • @israelsantana5056
      @israelsantana5056 Před 8 lety +3

      Concordo. O problema pode ser ainda maior e mais vergonhoso.

    • @maddisonmad2710
      @maddisonmad2710 Před 8 lety +2

      +MsBelleFlanders Falou tudo. Olha o nível dos nossos "médicos" e "cientistas". Tudo isso envolvendo a melhor universidade do Brasil. Um constrangimento nacional.

  • @raphaelcardoso1194
    @raphaelcardoso1194 Před 8 lety +1

    Só queria aqui elogiar a qualidade surpreendente da imagem. Porra Pirula, tu é MITO.

  • @AnaCaroline-qd9cg
    @AnaCaroline-qd9cg Před 8 lety +1

    Pirula, vc poderia fazer um vídeo falando sobre sua vida acadêmica e sua carreira? Onde fez faculdade etc... Estou agora no terceiro ano e queria seguir na área das ciências mas estou bem indecisa e acredito que mais pessoas que assistem seus vídeos tbm estão... Acho que vc falar sobre a escolha da sua profissão ajudaria, obrigada.

  • @Levycb
    @Levycb Před 8 lety +25

    Pirula, pelo o que eu li a respeito da concessão do Ministro Fachin, foi para uma paciente em específico, em estado terminal e que diante da ineficácia de todos os tratamentos convencionais, havia inclusive sugestão médica para que ela tomasse essas pílulas com o intuito de amenizar os efeitos adversos do câncer. Nesse caso, não concordo com você que o Ministro foi irresponsável, afinal, não haverá nenhuma perturbação de ordem pública e os métodos convencionais de tratamento foram esgotados para aquela paciente especificamente em estado terminal.
    Grande Abraço, sou seu fã.
    Aqui o link da PET: cdn2.jota.info/wp-content/uploads/2015/10/texto_307894475-2.pdf

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +1

      +Levy cb Foi irresponsável sim. Ou você não está vendo a campanha #liberaanvisa, que só apareceu depois da liminar desse idiota? O pleno do Supremo vai decidir essa questão nas próximas semanas, e eu tenho convicção que vão cassar essa liminar absurda e todas as outras, mas se houver vários votos a favor da liberação desse "remédio", mostrará que o nosso futuro é sombrio. E se a liminar for mantida pra todos, o sistema de vigilância sanitária no Brasil acaba.

    • @lRafaM7l
      @lRafaM7l Před 8 lety +6

      +André Pessoa Ele nao tem nada a ver com essa campanha cara, ele apenas liberou para uma paciente em caso terminal onde havia sugestao médica para o uso do composto.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety

      lRafaM7l Meu caro, ele é ministro do Supremo. Ele devia saber que qualquer sussurro que ele dê vira um trovão no país inteiro. Eu tenho uma pequeníssima esperança que ele aceite o pedido de reconsideração da USP. Mas se isso não acontecer, vou continuar dizendo que ele é um irresponsável e um idiota.

    • @Levycb
      @Levycb Před 8 lety +10

      André Pessoa O Fachin não pode ser responsável por interpretações além da decisão proferida por ele. Se as pessoas resolverem levantar a bandeira de #liberaanvisa por que ele decidiu em UM caso particular, a culpa não pode ser imputada a ele nesse sentido. Ele foi claro em afirmar que APENAS para aquela paciente em estado terminal e esgotados os tratamentos convencionais que o "remédio" seria permitido.
      Uma autoridade não pode se privar de fazer o certo por que haverá pessoas de má fé querendo distorcer ou ampliar o significado daquele ato.
      Eu sou a favor e achei muito coerente da parte do ministro saber diferenciar quando se deve ou não utilizar compostos químicos não registrados pela ANVISA.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +1

      Levy cb Continuo discordando, mas nossa divergência não é importante.

  • @GGusto
    @GGusto Před 8 lety +54

    No mesmo tempo que o Yuri Grecco

    • @Anderwilso
      @Anderwilso Před 8 lety +2

      +Ricardo Rocha cheirando rola também avisou !!!11!1

  • @IvanMeloRibeiro
    @IvanMeloRibeiro Před 8 lety +1

    Ótima explicação, obrigado.
    É muito importante ter uma visão geral do assunto antes de comentar sobre ele

  • @MYSTERIUMTV
    @MYSTERIUMTV Před 8 lety +3

    auto hemoterapia faz um vídeo sobre

  • @wellingtonalcantara1443
    @wellingtonalcantara1443 Před 8 lety +50

    Não sei que curva errada na vida eu tomei que não conhecia seu canal até hoje, Pirula! Teu conhecimento e sensatez são invejáveis, ainda mais num país com tão pouca difusão do processo científico, que é terra fértil para "curandeirismos" nos moldes do que vem acontecendo com a fosfoetanolamina. Ganhou mais um inscrito!

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +1

      +Wellington Alcantara \o/

    • @InovacaoSustentavel
      @InovacaoSustentavel Před 8 lety +5

      +André Pessoa sensatez??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @fharleytavares
      @fharleytavares Před 8 lety +11

      +Selton Cwb extrema sensatez, ao contrario de simplesmente rir e não dizer o porque da suposta insensatez

    • @ErickSantosNatalense
      @ErickSantosNatalense Před 8 lety +5

      +Fharley Tavares O cara passa vergonha sem notar.

    • @InovacaoSustentavel
      @InovacaoSustentavel Před 8 lety +4

      +Fharley Tavares Dá uma olhada nos vídeos dos links que postei. O governo estadual do RS fez uma homenagem oficial aos pesquisadores e não envidou esforços para fazer os testes que faltam e tornar a fosfo um medicamento legalizado e que será distribuído GRATUITAMENTE para quem precisar!!! Você acha que se isso fosse brincadeira o governador colocaria seu nome nisso? Falasério!!! Há diversas vídeos no youtube com reportagens realmente sérias sobre o assunto, e não tendenciosas, e muito menos mal educadas e irresponsáveis como este vídeo do pilula!!! Para quem quer informação séria, está na internet. Para quem quer apenas entretenimento assista os vídeos do pílula kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @tiagovieira5036
    @tiagovieira5036 Před 8 lety +18

    Vá em configurações -> Velocidade e põe em 0.5
    pula para 12:30
    Pronto, vc tem um Pirula muito doido!
    kkkkkkk
    melhor que os programas de humor de domingo!

    • @ailtonlucenafilho5183
      @ailtonlucenafilho5183 Před 8 lety +1

      +Tiago Vieira Rapaz, colocar em 12:00 é mais legal, inclusive quando ele fala sobre cientistas comendo bola. Todo mundo geral pode comer bola.

    • @anandadaquino3604
      @anandadaquino3604 Před 8 lety +2

      +Tiago Vieira UAHUAHUHAUHAU QUE DESOCUPADOS NÓS

    • @tiagovieira5036
      @tiagovieira5036 Před 8 lety +2

      +Ailton Lucena Filho 16:06 também rsrs

    • @kaumsune
      @kaumsune Před 8 lety

      +Tiago Vieira kkkkkkkkkkkkkkk'

    • @karakarumba
      @karakarumba Před 8 lety

      +Tiago Vieira Vc comeu bola ?, blá blá blá blá blá

  • @Rafael_Reali
    @Rafael_Reali Před 8 lety

    De todos esse caras que saem por ai criando seus canais no CZcams para expressar seus pensamentos e suas visões de mundo, nesse vídeo, eu acho que nesse vídeo tem um dos melhores CZcamsr's em comparação dos que existem por ai. E mais: Ele é do meio (cientista ou da área da saúde) é interessado e portanto sabe do que está falando. Parabéns!

  • @lordnoiado
    @lordnoiado Před 8 lety +5

    Por que não dar poder de escolha para a população de usar ou não a substância?

  • @Bartolomundo
    @Bartolomundo Před 8 lety +12

    As vezes eu não entendo a disposição do Pirula em certos vídeos. Bicho, um negócio desse poderia ser uma das maiores descobertas da humanidade e ao que parece as pessoas envolvidas esbarraram 1- na estrutura acadêmica/centifica inadequada para estudos com essa importância. 2- a burrocracia que emperra ações eficazes. 3- os Zeca Urubus que estão em todas as esferas atuando de forma oficiosa e corrupta.
    Em outro país, o professor estaria rico, laureado... Estariam bajulando-o, dotando o grupo que o acompanha de recursos.
    E sobre a atitude heterodoxa do professor, talvez seja uma reação à toda essa fuleragem que impede que as coisas sejam feitas da maneira correta!

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +4

      +Bartolomundo Pelo contrário. Se o Gilberto Chierice e o Renato Meneguelo tivessem feito nos Estados Unidos o que eles fizeram no Brasil, ou seja, distribuir sem controle remédios que não têm registro e nunca foram testados em humanos, eles já estariam na cadeia.
      Discordo totalmente que a estrutura científica e tecnológica no Brasil não seja adequada para esse tipo de estudo. O problema é que os dois inventores são dois tontos que não tinham a menor noção de como lançar um novo remédio, o Chierice porque não tinha experiência na área da saúde e o Meneguelo porque é um pesquisador medíocre (veja o Currículo Lattes dele e comprove isso). Se eles soubessem que o que eles precisavam é de um pesquisador top de linha para fazer os testes, talvez já tivessem até conseguido o registro do remédio.
      Eles têm isso agora, pois o Adilson Kleber Ferreira é um pesquisador excepcional e está à frente dos trabalhos. Mas veja o tempo que eles perderam: eles distribuem esse composto pelo menos desde 2005 (alguns dizem que o Chierice o distribui há ainda mais tempo), mas o primeiro artigo publicado pelo Adilson sobre ele foi em 2012, ou seja, no mínimo com 7 ANOS de atraso. Quem os fez atrasar o registro do remédio em 7 anos? A burocracia da Anvisa? Não, porque eles nunca submeterem nada pra ele. O culpado foi a própria ignorância dos dois.
      A Anvisa jamais iria bloquear um pedido de registro de um remédio que se mostrasse eficiente nos estudos. Por vários motivos, mas o que mata a sua desconfiança é que todo o processo é público, então se ela negasse um registro de um remédio comprovadamente bom, ela sofreria tantas críticas da comunidade científica que era capaz de caírem os conselheiros dela.
      Tenha cautela em acreditar em milagreiros. Eles adoram defender teorias conspiratórias e posar de heróis do povo contra os tubarões da indústria. Eu acredito MUITO que essa substância pode se tornar daqui a alguns anos um bom remédio contra o câncer, mas eu só acredito nisso por causa da presença do duplamente pós-doutor Adilson Kleber Ferreira dirigindo a equipe, e não por causa desses dois panacas aí.

    • @Bartolomundo
      @Bartolomundo Před 8 lety +2

      Eu não precisei me aprofundar no caso concreto, mas percebo que há um Professor com um trunfo gigantesco nas mãos e desejoso de não ser posto pra escanteio e que de uma forma ou de outra nao poderá ser suprimido dos créditos caso seu composto vire um remédio eficaz. Um professor aposentado que em breve será apenas cinzas.
      Agora, se a USP manteve um professor que merece a pecha de "tonto" e "ignorante", isso pra mim é um indício de que nosso arranjo educacional/científico é deveras inadequado sim...
      Fora isso, ao que me parece, não há entraves quanto a patente, já que o composto pode ser facilmente sintetizado... Por que ainda estão defenestrando o professor que parece ser bem intencionado (na verdade, me parece que quer por seu nome na história e juro que se ninguém o fizer eu escreverei o livro)? Por que não estão promovendo o processo de validação dos resultados?!
      Se parece bonito o discurso que nega a existência de interesses escusos da indústria farmacêutica, para mim não.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +2

      Bartolomundo Ele jamais vai ser colocado para escanteio nesse caso. Ele é o dono da patente e o sintetizador da substância. Se essa substância virar um remédio, ele tem chance de ficar rico se quiser ou então vendê-la barato e virar uma celebridade humanitária.
      Ele é um tonto só nas questões médicas envolvidas com essa substância. Como químico ele é um pesquisador excelente, e o próprio Pirula faz essa ressalva no vídeo.
      O fato do composto ser facilmente sintetizado não atrapalha a questão da exclusividade de fabricação que ele terá se ele virar um remédio. Aliás, a patente serve exatamente pra isso: explicar como se fabrica aquilo, para que qualquer um possa fabricá-lo depois da expiração dela.

    • @Bartolomundo
      @Bartolomundo Před 8 lety +4

      Ele parece disposto a ver as pessoas se beneficiando. Sendo assim, espero que o espírito da coletividade se sobreponha.

  • @UMotivo
    @UMotivo Před 8 lety +36

    Aquele famoso like antes de assistir...

    • @jogossearchx
      @jogossearchx Před 8 lety +2

      olha quem ta aqui, acompanho o seu canal kra, tamo jnt.

  • @mizaelhp
    @mizaelhp Před 8 lety +1

    Demasiado vigor ao defender a irresponsabilidade do químico e pouco ânimo ao citar que ele, não apenas sintetizou o composto, mas de alguma forma associou, sozinho ou em parceria, a utilização do mesmo em tratamento do câncer. Digo, pelo mínimo indício de cura ou melhora do câncer, e levando em consideração a seriedade e magnitude dessa doença, o professor deveria ser mais reconhecido do que responsabilizado com tanta fúria, como você fez questão de demonstrar. Tudo isso pra dizer que acredito que há muito mais mérito do que irresponsabilidade nessa história. Abraço Pirulla.

  • @henriquegutierrezduarte4083

    Nossa! quanta grosseria. Acho que você deveria dar um pouco mais de crédito a uma pessoa que apenas quer o bem ao próximo. A resina de mamona que você mencionou serve para próteses das mais diversas, e plenamente aceitas pelo organismo e ainda com o benefício de ser 70% mais baratas que as convencionais, de silicone.

  • @audreygp77
    @audreygp77 Před 8 lety +9

    "Nitroglicerina" é liberada pela ANVISA. Usamos bastante no hospital. ; )

    • @robertvonbach
      @robertvonbach Před 8 lety +1

      +Audrey Pchibilski Sim, meu pai usa para o coração.

    • @Markinsization
      @Markinsization Před 8 lety +1

      +Audrey Pchibilski , ela tem atividade farmacologica e efeitos adversos bem descritos. A fosforiletanolamina, não.

    • @skyartur
      @skyartur Před 8 lety

      +Audrey Pchibilski Vaso dilatador do caralho, odeio aquelas bombas dos pós cirúrgicos da cardio, é de deixa louco Sobre a nitro baixa a dopa kkkkk

  • @reidoflow2802
    @reidoflow2802 Před 8 lety +5

    Pirula tendo frequência de videos de canal gamer? Postando dois videos em um dia?
    O apocalipse pode estar chegando.
    Pirulla sabe que pode ser arrebatado a qualquer momento.
    Sou Agnóstico, tudo isso está pra mim além da capacidade humana, mas não nego que possa existir, quem sabe..

  •  Před 8 lety

    Os pacientes oncológicos racionais, apreciam sua fala! Muito bom seu vídeo! Estamos cansados de gente querendo colar a "cura" garganta a baixo!!! Vamos divulgar seu vídeo na nossa página para divulgar seu ponto de vista. Obrigada mesmo!!!

  • @carlossousass281
    @carlossousass281 Před 7 lety +2

    como é impressionante a quantidade de pessoas que vêem este vídeo é não entendem a ideia proposta. não é uma crítica ao composto mas sim a forma a que a mesma estava sendo usada e distribuida.

  • @gustavovieira7
    @gustavovieira7 Před 8 lety +3

    A cada vídeo desse Pirula que eu vejo reforço a conclusão de que ele é um bobo alegre. Como pode um sujeito que pretende se colocar ao lado do método científico fazer tantos acochambramentos? Muitas de suas afirmações podem ser chamadas no máximo (sendo muuuito bonzinho) de conjecturas. Se ele ao menos admitisse que, ao contrário do senso comum pensa, a ciência não pode ser imparcial (segundo mostrou o professor Milton Santos), ainda daria uma amenizada pra ele. Mas, ainda assim, a maioria dos seus acochambramentos não passaria nem por este crivo. Como posso dar crédito a um biólogo youtuber que chama um professor doutor aposentado pela USP de lunático? Não tenho como afirmar que o Chierice não é um lunático, mas posso afirmar que o Pirula não tem aporte moral pra concluir isso. Até porque, acesso a reportagens, artigos e lattes não mostram nada da pessoa. O Pirula não sabe, por exemplo, que os testes com FosfoEtanolAmina já têm mais de 25 anos. O Pirula parece não saber que o professor Chierice não passou sua vida acadêmica isolado de cientistas de outras áreas, como medicina e bioengenharia. O Pirula chupa a pica das agências reguladoras, como se elas fossem produtoras de verdades, mas não são (é mais provável que seja o contrário). Se fosse pra ser científico mesmo, seria interessante dizer que também não há dados no sentido de que a fosfo não foi a responsável pelos casos de melhoria de quadro associados a ela.

  • @astronildacantarera2463
    @astronildacantarera2463 Před 8 lety +3

    vc quer comparar a dedicação dele de bioquimica(70 e tantos anos de idade) com os seus 5 anos de canal?

    • @maxsiqueira666
      @maxsiqueira666 Před 4 lety +3

      e o cara de 5 anos de canal que desmascarou o de 70 anos

  • @ronaldothomejunior3702
    @ronaldothomejunior3702 Před 6 lety +2

    Os comentários neste vídeo só me provaram uma coisa: o brasileiro se prende tanto a soluções fáceis e milagrosas que, infelizmente, perde todo o senso crítico quando passa por certas situações. É claro que eu tentaria de tudo se estivesse com câncer ou alguma da minha família. Mas a questão não é essa... Você precisa saber que há chances de não funcionar. A partir daí a escolha é sua. O que você precisa é entender que tudo que é novo tem um risco. Para cada substância que se comprova uma cura, há inúmeras outras que ficam para trás. Enfim... De lá para cá a coisa não parece ter melhorado.
    P. S.: Pirula merece um crédito extra por ter dito há anos quem era Edson Fachin!!!!!!!!!
    #pirulavisionario...

  • @gilbertoapv
    @gilbertoapv Před 8 lety

    Perfeito, ainda mais que os erros você corrige, sabe que não é o dono da razão e tem humildade para tal. Parabéns.

  • @diogoasenjo
    @diogoasenjo Před 8 lety +4

    Eai Pirula beleza, não sei se já te deram essa ideia ou se seria complicado demais pra você fazer, mas não custa dar a dica. Eu acredito que não seja só eu que costumo deixar os seus vídeos rolando e fico fazendo outra coisa, como se fosse um podcast. Seria interessante você disponibilizar o audio para download em algum lugar, pra pode baixar e ouvir enquanto vou pro trabalho ou faço alguma coisa outra, valeu, abraço.

    • @johnnyflp25
      @johnnyflp25 Před 8 lety

      Seria perfeito !

    • @diogoasenjo
      @diogoasenjo Před 8 lety

      +Edio Aquio Eu sei, mas geralmente é mó trampo e o download é super lente geralmentel, se ele fizer isso direto é só pegar a faixa de audio e upar no soundcloud, muito mais fácil e rápido

  • @luifernandes6645
    @luifernandes6645 Před 8 lety +5

    meu amigo criticar e facil cader solucao!! por nao ser medico

  • @valfrid
    @valfrid Před 8 lety

    Cara, eu vejo alguns dos meus argumentos com amigos que estão defendendo e divulgando isso como se fosse a salvação mas ninguém olha todo o resto que ainda não foi feito. É muito complicado!!
    Parabéns pelo vídeo.

  • @RodrigoSouza-oe8zn
    @RodrigoSouza-oe8zn Před 8 lety +1

    Faltou pesquisa ai em ,quem assumiu publicamente a responsabilidade pelo desenvolvimento do medicamento foi um tal de Dr. Renato Meneguelo.Fui ouvir o outro lado da história, parece que as dificuldades que a equipe estava enfrentando são as mesmas que qualquer pesquisador encontra no Brasil, como você disse no vídio fizeram os testes em animais e queriam dar um passo adiante, testar em pessoas terminais, mas para isso precisavam dos recursos,dos pacientes e do hospital, isso foi o que a equipe não conseguiu.Como na Europa e nos estados unidos esse produto já é consumido a mais de 50 anos ,começaram a sintetizar na USP e distribuir de graça(provavelmente já prevendo a confusão que ia virar), considerando que os pesquisadores não são picaretas , ou seja, os resultados em laboratório são verdadeiros, eu faria a mesma coisa nessa situação.Vou deixar um link que fala sobre o histórico dessa substancia,em parte é só reafirmação do que o Pirula falou.m.facebook.com/story.php?story_fbid=1085668321452323&substory_index=0&id=565566203462540

  • @eliasorc137
    @eliasorc137 Před 8 lety +10

    Código Penal
    Art. 284 - Exercer o curandeirismo:
    I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância;
    II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;
    III - fazendo diagnósticos:
    Pena - detenção, de seis meses a dois anos.
    Parágrafo único - Se o crime é praticado mediante remuneração, o agente fica também sujeito à multa.

    • @edirorato3383
      @edirorato3383 Před 8 lety

      +Elias Orc Minha interpretação deste caso: o prof. não prescreve, não ministra nem aplica, ele OFERECE, não faz diagnósticos nem usa gestos palavras para tal ato. Não sou advogado, mas não me parece que você esteja correto. Caso você considere isso curanderismo, tem que reavaliar todos os acupunturistas do Brasil, também todos os farmacêuticos e donos de farmácia que vendem homeopatia entre vários outros.

    • @eliasorc137
      @eliasorc137 Před 8 lety

      Bom amigo, ministrar significa fornecer ou colocar ao alcance... O professor colocava ao alcance e sim, ele oferecia, na reportagem do fantástico é falado isso, o Pirula falou aue há boatos de que o professor oferecia e inclusive pedia para interromper o tratamento de quimioterapia mas, como dito, são boatos de que ele pedia tal coisa... tbm não sou advogado, no entanto, sua interpretação do artigo, ao meu ver, foi errônea, mas estamos aqui para falar sobre nossos pontos de vista, obrigado pela contribuição :3

    • @edirorato3383
      @edirorato3383 Před 8 lety +2

      Elias Orc Certamente, vou tentar contribuir mais um pouco. Primeiramente, pelo que entendi, esta não é uma substância proibida. Segundo, o prof não vende como remédio, mas sim oferece como um composto químico auxiliar ao tratamento do câncer por ser um marcador (a verificar). Portanto, você julgá-lo por curanderismo é o mesmo que julgar a sua vó quando ela lhe oferece um chá de boldo quando estás mal do estômago. Chá de boldo não é um remédio (fármaco), e sua vó não é médica, essa substância isolada pelo prof não é um fármaco e pelo que entendi não é vendida como tal. Sobre pedir para interromper o tratamento de quimioterapia, duvido muito que o próprio prof. fizesse isso, mas considero que ele possa ter falado que caso o tratamento quimioterápico estivesse em curso o marcador não funcionaria. O que tecnicamente (dentro de seus conhecimentos químicos) parece ser verdade. Sobre boatos, são boatos, então não cabe julgar antes de conhecer os fatos, mas considerando estes como verdade, mantenho minha opinião, mesmo considerando que possa ser considerado o ato de oferecer como ministrar, o que na minha opinião é um pouco diferente de fornecer.

    • @eliasorc137
      @eliasorc137 Před 8 lety

      Bom, o art não fala sobre substâncias proibidas e, curandeirismo não se resume ao tiozinho que vende produtos medicinais na feira... substância não é medicamento, como é afirmado no vídeo e ela não passou pela aprovação da avisa, o que piora a situação... E não sei quanto a vc, mas o chá de boldo sempre funcionou comigo kkk, ele tem propriedades medicinais comprovadas, assim como a a acupuntura mencionado da acima, vc não está errado, minha vó sim se enquadraria no curandeirismo, a questão é que nos sabemos os efeitos do chá de boldo e somos carentes de informação sobre a fosfoetonolamina... Não quero ser grosso, mas procure uma interpretação do art. 284, vc irá entender melhor sobre o assunto... o que pode derrubar meu comentário é o fato de o professor ter usado métodos científicos, mas isso eu precisarei pesquisar para saber informar... Obrigado pelo seu comentário meu amigo ^^

    • @edirorato3383
      @edirorato3383 Před 8 lety +3

      Elias Orc Veja bem, pelo que eu entendi, o prof. escolheu os caminhos obscuros (não formais) devido ao processo burocrático que tomaria passar por um pedido de aprovação da ANVISA. Como já foi dito e repetido várias vezes ele não é médico (não tem capacidade para fazer julgamentos mais adequados sobre o efeito da substância) entretanto a tal substância foi produzida e disponibilizada em larga escala com relatos de sucesso (boatos). Não sou contra a crítica ao prof por ele ter adotado métodos não formais, sou contra julgá-lo sem bases jurídicas (comprovações). Existem diferenças entre crítica e acusação. Ao acusar eu tenho o dever de provar (caso do Pirula que acusou o médico de charlatão e bandido) criticar é discordar dos métodos utilizados e argumentar contra os fatos apresentados. Posso criticar o prof por não ter adotados as metodologias mais adequadas ou os meios formais para comprovar cientificamente o caráter de seu composto, mas daí acusá-lo de curanderismo e charlatanismo, sai da critica e entra a acusação, este é o ponto. Juridicamente eu não palpito, deixo para os competentes, na minha opinião a acusação do Pirula é contra-produtiva. Ao acusador cabe o ônus da prova.

  • @adalbertomenezes271
    @adalbertomenezes271 Před 8 lety +5

    Engraçado que para a ciência médica, ciência química etc e etc...faz-se necessário todo tipo de cuidados mencionados no vídeo. Entretanto, questiona-se os fundamentos da liminar sem ler (sem nenhum embasamento técnico-jurídico), bem como pede-se a prisão do químico, sem nenhum conhecimento sobre ciência jurídica. Ou seja, para essa área qualquer um pode opinar ? É isso ? Não é necessário um pouco de conhecimento técnico para poder fundamentar a decisão, bem como para entendê-la ? Ou será que você seria uma espécie de sabe tudo ? "Charlatão"?

    • @edirorato3383
      @edirorato3383 Před 8 lety +3

      +Adalberto Menezes Finalmente alguém percebeu essa pequena monstruosa ambiguidade do Pirulla que julga o prof., o chama de criminoso, bandido, etc etc etc apenas por discordar de suas metodologias. Isso não configura difamação? Veja bem, discordar do método e criticar é algo aceitável, acusar de crime é outro, deve-se provar no entender da justiça considerando as leis vigentes. Na minha opinião o Pirulla está equivocado.

    • @netoludo
      @netoludo Před 8 lety

      +Ricardo Sturion Mas isso não é considerado um medicamento ainda, não estaria mais para um suplemento já que temos essa substância no organismo?

    • @IpUsor
      @IpUsor Před 8 lety

      Neto Carvalho Suplementos também são testados. O fato de termos essa substância não muda a sua origem sintética
      (monoetanolamina e ácido fosfórico) por isso temos que saber o método de produção, a dosagem correta e se existe contra indicação.

  • @kamyllateixeirasantos1110

    cara... c é muito foda... matou a pau nessa opinião!!! tô pesquisando sobre a substância pra um trabalho da faculdade e foi a M E L H O R crítica/discussão/alerta até agora! Parabéns!!!

  • @girando-o-porco5899
    @girando-o-porco5899 Před 8 lety

    Faça um video falando sobre a Fototerapia dinâmica (ou PDT), que está sendo desenvolvida pelo Instituto de Física de São Carlos (USP) em conjunto com outras universidades. É um tratamento não invasivo, o qual já tem testes clínicos em conjunto com a USP de Ribeirão Preto, e o hospital de Jau. Acho que seria legal, que esse tratamento se tornasse conhecido.

  • @lucasalexandre2043
    @lucasalexandre2043 Před 8 lety +12

    Amanhã vou acordar cansado pra ir pra aula e ponho a culpa no Pirula, por fazer vídeos que me fazem ir dormir tarde. É por pessoas como o Pirula que o Brasil não vai pra frente!

    • @rogeriasouza5976
      @rogeriasouza5976 Před 6 lety +2

      lucas alexandre , é por causa de pessoas como você que o Brasil não vai pra frente.

  • @MTd2
    @MTd2 Před 8 lety +6

    Nitroglicerina é usada há 150 anos como vasodilatador! :D Teve até nobel!

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety

      +Daniel Rocha Ele já corrigiu esse erro num comentário que colocou em cima do vídeo (mas que só pode ser visto no computador e não no celular).

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +9

      nightmarecontinues666tv Xingamento ignorado. Próximo.

    • @rosauranunes
      @rosauranunes Před 8 lety +5

      +André Pessoa - Realmente, é um comentário a se ignorar. Vc observou o codnome do cara? "nightmare"...

  • @QuadrinhistaBrasileiroregis

    Sinceramente, fazer uma acusação séria chamando o Gilberto de Charlatão baseado em uma matéria de uma revista tendenciosa da globo como a Época, perdeu meu respeito.

  • @ReefandDive
    @ReefandDive Před 8 lety

    Prezado Xará,
    Sou neurocirurgião atuante em Minas Gerais e acompanho vários pacientes em tratamento oncológico. Gostaria de parabenizá-lo imensamente pelo vídeo, que expressa de maneira muito clara o pensamento dos médicos que atuam com seriedade e rigor científico. Não há lugar para Pajelança, e quando ela permeia o campo jurídico ficamos verdadeiramente abismados. Os pacientes e familiares que tem defendido fervorosamenteo uso dessa substância não sabem os riscos que correm. Defendo como você a pesquisa científica séria e é claro que, após passar pelo rigor dos testes clínicos e demonstração clara de eficácia sem danos ao paciente, estamos sempre abertos aos novos medicamentos no combate aos diversos tipos de câncer.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +1

      +Paulo Mallard Scaldaferri Obrigado!

    • @estevamsp9672
      @estevamsp9672 Před 8 lety

      +Paulo Mallard Scaldaferri "Os pacientes e familiares que tem defendido fervorosamenteo uso dessa substância não sabem os riscos que correm" --- Eu tenho certeza que tanto os pacientes quanto os familiares conhecem não apenas a eficácia OU INEFICÁCIA dos tratamentos convencionais e alternativos melhor do que vocês. É no corpo deles que entra químio ou fosfo, não no de vocês.

    • @ReefandDive
      @ReefandDive Před 8 lety

      +EstevamSP Caro estevam, não tenho a intenção de criar um fórum de discussão com o público leigo com este posicionamento. Os argumentos necessários para respondê-lo já estão devidamente contidos neste mesmo vídeo.

    • @estevamsp9672
      @estevamsp9672 Před 8 lety

      "O público leigo", disse o neurocirurgião que não deve saber citar quatro elementos de uma tabela periódica. O assunto é composto químico, filhão, você é tão leigo quanto todo mundo aqui, incluindo o biólogo que fez o vídeo. Pode descer do pedestalzinho imaginário e parar de fingir que sabe do que tá falando.

  • @ykadimus2
    @ykadimus2 Před 8 lety +3

    Muito bom. Mas, para pacientes desenganados pelos médicos, esperar montarem um experimento controlado é talvez inviável, com termos de responsabilidade e etc. Ele não vai esperar. Vai fazer o que puder. Mesmo que não seja o correto. Afinal, se ele morrer e ficar comprovado depois que o composto funcionava, o gosto de amargo de "deveríamos ter tentado" dos familiares e cuidadores seria enorme.
    Só não concordo que as pessoas deixem o tratamento tradicional para tentarem a substância, se não forem terminais.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +2

      +Roberto Fonseca Mas isso não leva tempo!! Inclusive, esse é o procedimento padrão. O que precisa é de boa vontade e organização. Isso não teve.

  • @rafaeleitecarvalho6035
    @rafaeleitecarvalho6035 Před 8 lety +3

    E como os remédios homeopáticos podem ser vendidos como remédio?!
    Parabéns pelo trabalho, Pirula

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +1

      +Rafaeleite Carvalho é um mistério! O yuri falou disso

    • @STESS0
      @STESS0 Před 8 lety

      Rafael, meu amigo, aqui nessa terra tudo que nos é permitido soa como lícito. Eu fui dar uma aula de inglês falando de homeopatia. Os alunos estavam dando isso pro seu filho. Eles ficaram chateados e começaram a falar em português. Ficou um clima chato. Não dou mais aula a eles!

  • @PhilippeLobo
    @PhilippeLobo Před 8 lety +1

    Cara, depois de ver seus dois vídeos sobre o assunto e pesquisar outras fontes, posso te dar uma opinião, o que parece ser algo que vc estimula.
    A sua postura é razoável enquanto representante da ciência dos títulos e protocolos formais, dos concursos públicos e da concorrência. Você fala em defesa desta dita ciência representada pela acadêmia e suas instituições, mas a confunde com o que pretendem que seja "a verdade" reduzida a uma validação formal e institucional. Mas a vida é mais que isso Pirula, as verdades podem ser mais que julga toda esta vã filosofia. Você se arrisca em sentenças jurídicas sem ter o menor gabarito para isto, se arrisca em prognósticos médicos sem ter o menor gabarito para isto. Sua qualificação enquanto biólogo de gabinete é algo muito distante da prática médica real. Poderia ter feito um vídeo mais humilde e se limitado a apontar ressalvas metodológicas que faltam para a coisa progredir neste caso, mas preferiu se exaltar e difamar, criminalizar, odiar.
    Gosto de seus vídeos, mas tem sido mais recorrente este erro de falar em nome da academia para defender um certo status quo. Sua própria opinião não se difere disto. O mundo, a vida as pessoas estão la fora, adoecendo e morrendo na lama enquanto são defrontadas com pessoas que se justificam com papeis, títulos e autoridade. Todo mundo tem rasão cara e todo mundo erra. Mas há algo mais importante do que quem tem mais rasão do que os outros.

  • @EduardoSilva-nd4zq
    @EduardoSilva-nd4zq Před 8 lety +5

    cara a sua palavbra não vale nada e sim a dos pascientesx e não venha me falar de efeito placebo , inclusive pra crianças pois não funciona questionar o passado do cara sobre o que ele fazia não faz sentido algum e sim os depoimentos dos pascientes esse sim deve ser levado em considerações

    • @neto-cq2kv
      @neto-cq2kv Před 8 lety

      é obvio que imediatamente haverá uma melhora nos pacientes com câncer, pois a esmagadora maioria ao adquirir tal composto(fosfoetanolamina), para com os tratamentos quimioterápicos, que fazem com que a pessoa se sinta mal enquanto tenta destruir o tumor, causando enjoo, dores constantes e diversos outros, é sim um placebo dizer que os pacientes melhoram sem passar por testes clínicos, pois sem a quimioterapia, os colaterais da mesma não aparecerão, as dores e mals-estares apenas voltaram quando for tarde de mais para que o cancer seja reversível.

    • @rodrigoleonaldo6178
      @rodrigoleonaldo6178 Před 8 lety

      mais alguns pacientes fizeram outros exames e apresentarão melhoras

    • @lorenabarreto2915
      @lorenabarreto2915 Před 8 lety +1

      PaScientes?

    • @mariadelourdesruthes1608
      @mariadelourdesruthes1608 Před 7 lety

      Eduardo Silva não necessariamente já ouviu falar de viés de confirmação? e vc n qr q fale de placebo pq? eh vdd a pílula não bate os 30 % de cura de um placebo

  • @Rico-db7nu
    @Rico-db7nu Před 7 lety +3

    Pirula, peça ao Criador, se é que você crê nele, para que nunca venha a ter câncer, só assim você irá se desvenciliar desses seus conceitos equivocados e perceber que a esperança é maior do que o ego.

    • @Rorther
      @Rorther Před 7 lety

      Se fosse simples assim seria mole ein! Será que os religiosos tem incidencia menor de cancêr do que não crentes? Acredito que não, então orar por isso ou não, não me parece fazer muita diferença.

    • @mariadelourdesruthes1608
      @mariadelourdesruthes1608 Před 7 lety

      Luis Ricardo cara pirula eh ateu e mais mente aberta q mt cristão
      ele não está errado em questionar
      hj já eh provado q n funciona

    •  Před 7 lety

      A Fosfo não funciona. Mas era óbvio que não iria funcionar, mas o grande publico é ignorante e conspiracionista.

  • @rafaeladoniak6796
    @rafaeladoniak6796 Před 8 lety +21

    As pessoas nem tem culpa como você mesmo disse, elas estão sendo movidas pelo desespero, o grande erro é esses mercenários querendo ganhar dinheiro em cima dessas pessoas colocando-as em risco, muito triste isso, lamentável!!

    • @RenataSanctis
      @RenataSanctis Před 7 lety +4

      como pode falar tamanha bobeira sem pesquisar antes. é só você ver que 99% das pessoas que conseguiram a pilula judicialmente hoje estão curadas. (isso não é placebo) fácil de conferir esta no sistema judiciário para qualquer um ter acesso.

    • @samuelmedeiros8704
      @samuelmedeiros8704 Před 4 lety

      Interessante o professor distribuía gratuitamente a pílula.

  • @ecazorv
    @ecazorv Před 8 lety +2

    JÁ, PAROU PRA PENSAR QUE VC PODE ESTAR CRITICANDO, DE MANEIRA DEPRIMENTE, E COM UMA DESNECESSÁRIA FALTA DE RESPEITO, UMAS DAS DESCOBERTAS MAIS IMPORTANTES DOS ULTIMOS TEMPOS?? ESSAS PALAVRAS AMARGAS ECOARÃO PARA SEMPRE. NÃO JULGUE A ATITUDE DO PESQUISADOR SEM ESTAR NA PELE DELE, JA PAROU PRA PENSAR, QUE SEUS FILHOS OU NETOS, APRENDERÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ANOS FUTUROS, SOBRE UM GRUPO DE OUSADOS PESQUISADORES, QUE TENDO DIFICULDADES EM ROMPER BARREIRAS BUROCRÁTICAS QUE IMPERAVAM NO COTIDIANO DA ÉPOCA, SALVARAM INÚMERAS VIDAS, MUITO ANTES QUE FOSSE RECONHECIDO O VALOR DO QUE HAVIAM DESCOBERTO?. AI VC EXPLICA, QUE ALGUMAS PESSOAS DA ÉPOCA, QUISERAM CONDENAR VEEMENTEMENTE AOS HOMENS QUE TROUXERAM A MARAVILHOSA NOVIDADES, SEM ANTES SABER SE A TAL NOVIDADE SERIA OU NÃO, UMA DÁDIVA PRA HUMANIDADE; TALVEZ A CRIANÇA, COM UMA INGENUA SABEDORIA LHE PERGUNTE- "ISSO JA NÃO TINHA ACONTECIDO ANTES?? COM UM SENHOR CHAMADO JESUS CRISTO????". É ETERNA LUTA DO BEM COM O MAL, ENTÃO, ESSES PESQUISADORES, REPRESENTAM O BEM? OU O MAL?E VC REPRESENTA O QUE??? PENSE.....

  • @pablohenrique6457
    @pablohenrique6457 Před 8 lety

    Não tenho palavras pra te agradecer, esse não é o primeiro vídeo que eu vejo seu. continua assim, obrigada me ajudou muito.

  •  Před 8 lety +2

    Concordo contigo, só temos que tomar cuidado com as fontes das informações, especialmente o G1 e a revista Época.

    •  Před 8 lety +1

      +Robson França Falando em mais fontes:
      www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=301441
      Alguns esclarecimentos:
      1. Pelo que eu li no link acima, foi emitida uma liminar. Pelos meus parcos conhecimentos de direito, uma liminar é transitória até que seja julgado pelo STF;
      2. A decisão do Min. Fachin é apenas para aquela pessoa em particular. Não dá, salvo engano, para todo mundo que tomava o composto voltar a exigir o composto assim tão facilmente, a não ser que entre com alguma ação e use essa liminar como base, o que pode ser o caso;
      3. Pelo link que coloquei acima, quem estava fornecendo o composto era a USP São Carlos. Uma coisa é um hospital fazer um experimento que, apesar do consentimento dos pacientes, virou festa da uva. Outra coisa é a universidade fazer isso.
      Como eu comentei, claro que o cenário que vc. apontou é escabroso. Mas fico com os dois pés atrás com qualquer notícia vinda da rev. Época ou do G1.

    •  Před 8 lety

      Pois é P.A. . E pode ser até que eles tenham motivo para isso. O que me preocupa é o quanto disso é ódio e o quanto disso há interesses escusos. Claro que se esse prof. aposentado está dando uma de "Antonio Conselheiro" ou "Curandeiro MotaFuka" tem algo muito de errado acontecendo. Mas, e se o prof. estiver apenas senil e outras pessoas estão se aproveitando disso? E o pior: dá para se aproveitar dos dois lados, tanto da indústria farmacêutica e advogados quanto dos charlatões...

    • @TheGanamaster
      @TheGanamaster Před 8 lety +1

      Gente, e os artigos que o pirulla colocou como fonte também? ele só usou de ponto de partida, que alias foi o que provavelmente todo mundo aqui fez, viu ou no face do coleguinha ou em um site de noticia, não entendi a preocupação com uma fonte, se ele buscou tudo sobre o assunto justamente pra evitar coisas tendenciosas...

  • @flavioaguiar3824
    @flavioaguiar3824 Před 8 lety +6

    Mas a matemática é muito simples: se esse remédio realmente causa uma melhora nas pessoas com câncer, e se isso chega a ser comprovado pela medicina, logo várias pessoas com câncer no Brasil irão deixar seus tratamentos tradicionais, com os remédios caros tradicionais para viver desse composto, que é barato. No fim, quem perde muito dinheiro nisso tudo? A industria. Isso não é conspiração, mas que tem gente que NÃO tem interesse de que esse composto se torne realidade TEM.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +4

      +Flavio Aguiar 1 - Só que isso NÃO FOI comprovado pela medicina. Não foi feito nenhum estudo clínico dessa nova substância.
      2 - Não é teoria conspiratória? Imagine se fosse...

    • @lRafaM7l
      @lRafaM7l Před 8 lety

      +André Pessoa cara, vc tem algum familiar com cancer ou ja passou por isso? Minha mae acaba de terminar um tratamento de 230 MIL REAIS que nao adiantou nem 30%. Acha mesmo que a industria nao ira pressionar na liberação de um composto onde o CUSTO DE PRODUÇÃO É DE 10 CENTAVOS?
      Quero deixar claro que EU sou contra a essa distribuição sem controle do composto, até meu pai estava cogitando entrar com uma liminar para adquirir o mesmo. Concordo com vc que deve ser comprovado, mas cara, saiba que tem MTA gente envolvida nesses casos

    • @flavioaguiar3824
      @flavioaguiar3824 Před 8 lety

      André Pessoa Acho que você tem problemas com interpretação de texto. Eu disse:" se esse remédio realmente causa uma melhora nas pessoas com câncer, E SE isso CHEGAR A SER COMPROVADO PELA MEDICINA...". Relaxa aí fera. Aprende a ler primeiro antes de falar algo.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +4

      lRafaM7l Sim, minha mãe faleceu de câncer em 28 de julho de 2009. Em 2008 eu morava em São Paulo e resolvi voltar pra Belém pra cuidar dela. Passei quase um ano dormindo na cama ao lado da dela, e nos meses finais era só em mim que ela confiava pra fazer xixi (ela tinha muita dificuldade para se levantar) e levá-la de cadeira de rodas quase todos os dias ao hospital para fazer quimioterapia ou radioterapia. Foi muito muito muito sofrido, e eu estou chorando enquanto escrevo essa mensagem, mas isso não abalou minhas convicções científicas.
      Como ela não tinha plano de saúde e nem dinheiro para um tratamento particular, teve que se tratar no hospital público Ophir Loyola, que é o especializado em câncer. Ela pode não ter gasto nada, mas o estado gastou bastante no tratamento dela.
      A indústria farmacêutica não tem como barrar o registro de novos medicamentos. Se os testes forem bem feitos a nova substância se mostrar eficaz, ela será liberada. Algumas vezes drogas novas são melhores e mais baratas que as antigas, mas isso é raro, porque se o cara tem a patente de um remédio melhor, ele pode cobrar o que ele quiser. Essa substância pode até custar somente 10 centavos por comprimido, mas ela só custa isso porque NÃO é remédio, não teve nenhuma pesquisa clínica e nem precisa de controle de qualidade.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety

      Flavio Aguiar Não, você não falou "chegar", você falou "chega". Percebeu a diferença de sentido com ocorre com uma diferença tão pequena? Se você tivesse dito "se esse remédio realmente causaR uma melhora nas pessoas com câncer, e se isso chegaR a ser comprovado pela medicina", eu talvez nem tivesse respondido ou então faria uma resposta totalmente diferente. Você pensou uma coisa e escreveu outra.

  • @CoisasdoCelso
    @CoisasdoCelso Před 8 lety

    Parabéns: acho que esse é o melhor vídeo do canal, pois toca num ponto extremamente frágil da atualidade e coloca os pingos nos is...

  • @scoobyrj
    @scoobyrj Před 8 lety +1

    Eu quando não participo de um projeto jamais julgo o trabalho de quem está trabalhando nele.
    Hoje as pílulas serão testadas em 1000 pacientes com câncer.
    Pirula é o deus que sabe de todas as coisas

  • @bismarckgondim6582
    @bismarckgondim6582 Před 8 lety +5

    Nunca eu senti tanto orgulho da Justiça, em particular, dos juízes que estão expedindo os alvarás judiciais e do próprio Supremo Tribunal Federal.
    Quanto ao indivíduo que fez esse vídeo, meus pêsames. Afinal, ele tem como fonte o G1 e faz um comentário pessoal, contrário e desrespeitoso ao trabalho de toda uma equipe envolvida em pesquisas para ajudar a humanidade.
    Só uma orientação para esse jovem do vídeo:
    Você está na fonte errada ou no mínimo, suspeita. Pesquise através de vídeos feitos por quem está usando a Fosfoetanolamina Sintética; ouça o professor Gilberto Chierice, Dr. Renato Meneguelo e toda sua equipe, por exemplo. Esse é o caminho correto para uma opinião imparcial.

  • @fernandoreis5909
    @fernandoreis5909 Před 8 lety +4

    Essas noticias do jeito q sao propagadas criam expectativas em cima de mentiras e é muita irresponsabilidade

  • @fernandacostalima1776
    @fernandacostalima1776 Před 8 lety

    Muito bom o vídeo. A minha pergunta sobre as decisões que estão pipocando na justiça é: se ao final se comprovar que a substância não faz nada, ou ainda, se ficar comprovado que ela é prejudicial ao organismo humano, como ficará a responsabilidade do Estado? Mas isso é uma discussão jurídica que darei risada quando eu ver o paradoxo acontecer: os familiares dos pacientes que abandonaram o tratamento processando o estado por indenização por danos morais e materiais pelo fornecimento de um composto químico sem testes ou eficácia comprovada.

  • @mateuszuliani2030
    @mateuszuliani2030 Před 8 lety

    Cara, sou la da USP de Sao carlos... Faz muito sentido tudo isso que voce ta dizendo. Eu gostaria muito de ver estudos clinicos em cima do composto, daria um puta orgulho se o composto funcionasse e ver a minha universidade brilhando desse tanto, mas a carga emocional em cima disso e mto foda...

  • @WesleySchleumer
    @WesleySchleumer Před 8 lety +3

    MEU DEUS, COMO O PIRULA FICOU LINDO EM 60FPS

    • @WesleySchleumer
      @WesleySchleumer Před 8 lety

      HEHEHEHEH

    • @joao2346
      @joao2346 Před 8 lety

      +Wesley Schleumer só eu nao gosto de 60fps? Acho estranho, fica tudo rapidinho, inatural :(

  • @CanalPossibilidades
    @CanalPossibilidades Před 8 lety +30

    Mas médicos não fazem remédios, os químicos sim..

    • @leticiaviana7971
      @leticiaviana7971 Před 8 lety +9

      Na vdd a área química é mais voltada para área industria e não de saúde. O profissional habilitado para essas pesquisas são farmacêuticos e biólogos OU algum quimico com uma especializaçao na area.

    • @CanalPossibilidades
      @CanalPossibilidades Před 8 lety

      Mas se este químico acertou a formula. Porque teve vários casos de cura.

    • @solanomatoso8539
      @solanomatoso8539 Před 8 lety +2

      O farmaceutico tbém atua na área industrial, existe o curso superior de farmácia industrial já há algum tempo. ..inclusive existe uma briga entre o CRQ e CRF na questão da colocação de somente farmaceuticos na industria farmaceutica. Não sei como o CRF não se pronunciou a respeito de um químico desenvolvendo uma substancia para fins farmaceuticos ..

    • @solanomatoso8539
      @solanomatoso8539 Před 8 lety +2

      Não ...quem aprova para liberação ao mercado é a Anvisa...médicos emitem opiniões baseadas no uso dos medicamento liberados ao mercado e nos resultados em seus pacientes, e consequentemente prescrevem nas receitas ... Ele pode até "se proibir" a indicação num hospital, mas é uma decisão interna e dele..

    • @gustavosanabio473
      @gustavosanabio473 Před 7 lety +1

      Não.Agora em 2016 sabemos que não

  • @rovigoeciaful
    @rovigoeciaful Před 8 lety

    Rapaz, prq vc não converte os videos em áudio e lança seu podcast? conheci seu canal hj e adorei os videos. com certeza vc estaria entre os melhores podcaster. fica a dica

  • @claudiabacchi5045
    @claudiabacchi5045 Před 8 lety

    Químico é um profissional/cientista treinado no estudo da química. Químicos estudam a composição da matéria e suas propriedades, tais como a densidade e acidez. Descrevem cuidadosamente as propriedades por eles estudadas em termos de quantidade, com detalhes sobre o nível de moléculas e átomos que os compõem.

  • @nicktitanick
    @nicktitanick Před 3 lety +4

    Entao a fosfoetanolamina é a antiga cloroquina?

  • @claudiodias8939
    @claudiodias8939 Před 8 lety +4

    Independente da fosfoetalonamina curar ou não, todos os cidadãos tem o direito de escolha, ainda mais quando os métodos convencionais falham na maioria dos casos,
    considerando o grande numero de pacientes que falecem todos os anos em consequência do câncer. O correto seria liberar e pronto e vamos ver o que acontece

  • @GGAGag-eu6cq
    @GGAGag-eu6cq Před 8 lety +1

    Se há pessoas com a doença que foram medicadas e sentiram-se melhor após tomarem o remédio citado, do que vc está falando, tens câncer, acredito que não..pois se vc tivesse iria correndo atrás das pílulas. Pois é assim que o doente irá agir. O Governo deveria parar de ser hipócrita e investir mais na saúde. EX: se os postos de saúde tivesse médicos de família e pedissem exames aos pacientes em laboratórios de seis em seis meses, muitas doenças seriam detectadas no início, logo...seria óbvio...a cura seria mais barata ao Governo. Mas a corrupção é tanta que estão se cagando para o povo. Volta a estudar cara...pára de abranger assuntos que vc desconhece. Parece um papagaio mal treinado.

  • @supertube3864
    @supertube3864 Před 8 lety

    é até chato ver um canal com um conteúdo tão bom e realmente informativo ter um numero relativamente baixo de inscritos e visualizações
    a preferencia comum do publico pelas futilidades (não nego que tbm assisto varias) mostra que a falta de preparo do nosso povo não é apenas imposta pois a maioria de nós nao faz nada para mudar esse perfil

  • @renankamizi3080
    @renankamizi3080 Před 8 lety +8

    no timing do fantastico hahah

  • @raquelfaria9740
    @raquelfaria9740 Před 8 lety +48

    Dr. Pirula, vc pode me explicar como placebo pode funcionar em ratos que não têm consciência do que estão tomando?

    • @estevamsp9672
      @estevamsp9672 Před 8 lety +19

      +Raquel Pinto Boa pergunta. Eu tô perguntando isso pra ele há 3 meses, mas ele só responde as perguntas que são convenientes.
      Outra pergunta que estou fazendo pra ele há três meses é: se a fosfoetanolamina sintética da USP é a mesma vendida no mercado como ele afirmou, então porque é o dr. Gilberto quem possui a patente? E porque os pacientes estõa tentando obter via liminar? Se é vendido no mercado, bastaria comprar não?
      Explica aí, Pirula. Faz meses já...

    • @raquelfaria9740
      @raquelfaria9740 Před 8 lety +15

      +EstevamSP Esse Pirula não sabe nada. É claro que não é a mesma. Os caras estão trabalhando nisso há 20 anos com a autorização do ministério da saúde. Inclusive, esse trabalho é reconhecido internacionalmente.

    • @raquelfaria9740
      @raquelfaria9740 Před 8 lety +15

      Exatamente. A Anvisa não existia na época em que se iniciaram os estudos com a substância . Tudo está licenciado e documentado. I senhor Pirula pegou um cientista com quase 50 anos de pesquisa, 80 teses, dezenas de trabalhos aclamados e reconhecidos e o tansformou em um charlatão. Se esses youtubers lessem as publicações coientíficas com competência não sairiam por aí repetindo artigo da G1 e frase feita de Drauzios Varelas. Com certeza, há muitos interesses da indústria farmacêutica e, principalmente da Anvisa em aprovar um medicamento tão barato. Ontem vi o vídeo de um médico que tratava seus pacientes com a Fos, tudo muito bem autorizado e na lei. Contra fatos não há argumentos. A substância funciona e não é tóxica. Ao contrário da quimioterapia. É revoltante ver que,neste país, heróis de verdade são tratados como vagabundos e vagabundos se tornam celebridades da internet. Pessoas desumanas julgam os outros pelo o que elas são. O que esperar de alguém que faz um vídeo dizendo que pais de anencéfalos são cruéis e sádicos pq decidiram não abortar seus filhos? Lamentável!

    • @niltonveras4685
      @niltonveras4685 Před 8 lety +10

      +Raquel Pinto Se a Anvisa libera "remédio" para queda de cabelo que é pura sacanagem porque não libera a fosfoetanolamina sintética???

    • @RodrigoPortillo
      @RodrigoPortillo Před 8 lety +21

      +Nilton Oliver Porque os remédios de queda de cabelo estão comprovados que não prejudicam a saúde humana. E certamente tem pesquisas sobre isso. No caso da fosfoetanolamina, não há pesquisas comprobatórias quanto a riscos a saúde.

  • @kityyt
    @kityyt Před 8 lety

    Muito esclarecedor! É bom ter uma visão além do sensacionalismo e da nossa ânsia por respostas fechadas para perguntas que ainda não as têm (como uma "cura"). Parabéns por abordar tão bem o jogo entre o desespero das pessoas que lutam contra o câncer e como essas propagandas enganosas se apropriam disso. É aquela história de "querer ser mais malandro que o próprio malandro", esquecendo que um tratamento com um composto não testado pode custar a própria vida.

  • @soraiaaraujo3732
    @soraiaaraujo3732 Před 6 lety

    vi testemunhos de pessoas curadas e mais e mais pessoas com o câncer estagnado, Deus dá tesouros para pessoas que ele mesmo convém

  • @AlexandreGuillen
    @AlexandreGuillen Před 8 lety +3

    Se não fosse essa noticia heim !!!???? Pelo visto essa noticia serviu pra deixar os canais do CZcams, no caso o seu tambem, mais popular. Galera se aproveitando pra ganhar views no CZcams e se popularizando... kkkkkkk. Abraços. Ah, esse tal de Professor Chierice ai que voce cita tem um curriculum que se voce nascer de novo e começar a estudar com 1 dia de vida não chegara nem perto... kkkkkkkk. Voce colocou varios artigos na descrição, coloca essa tambem.. uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattesMostrar?codpub=E7A0B2BCE4AE

    • @wolverine_geo
      @wolverine_geo Před 8 lety

      +Alexandre Guillen Percebo que conhece pouco o mundo Acadêmico: concluir uma orientação e publicar 2 artigos completos em periódicos por ano (35 anos de carreira) é um desempenho mediano apenas. Também é preciso avaliar a qualidade da produção, porém o que está em discussão é a pesquisa médica, expertise que o prof. Chierice sequer possui.

    • @AlexandreGuillen
      @AlexandreGuillen Před 8 lety

      +Ricardo Domingues Entendo sua posição. Acredito que voce tenha conhecimento que ele não esta apenas a frente da Fosfoetanolamina e sim desenvolveu um outro produto que está no mercado a anos. Um polimero de mamona que possui as mesmas propriedades do osso... De uma pesquisada... Abraços e obrigado pela educação em sua resposta

  • @natanaelsaulo
    @natanaelsaulo Před 8 lety +11

    Falou falou e não disse o principal: as pessoas tem direito a se tratar com o que quiserem, a constituição garante.
    Sem contar nas falácias que foram ditas...Na "China existia uma patente anterior blablabla" OI? Nada a ver cara! A patente da USP é sobre a sinterização, não da substância in natura.

    • @natanaelsaulo
      @natanaelsaulo Před 8 lety

      +Fernando Macário Discordo, o príncípio da FOSFO não é esse. Ademais, não vou discutir nesses termos agressivos.

    • @gustavopedroso5214
      @gustavopedroso5214 Před 8 lety

      +Natanael Saulo na resposta ele fala disso e não critica isso (até porque é CRUEL negar isso a alguém morrendo com câncer), a crítica é a fazer o negócio e sair distribuindo sem saber quanto funciona e nem se prestar a anotar

  • @heloisaboubeeknaup7536
    @heloisaboubeeknaup7536 Před 8 lety +1

    O Dr. Renato Meneguelo AFIRMA que os testes de toxicidade já foram feitos mas que ainda faltam exatamente AS FASES CLÍNICAS. Por que então não completar o estudo?

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety +1

      +Heloisa Boubée Knaup ninguém está impedindo. Ele só tá fazendo drama

    • @heloisaboubeeknaup7536
      @heloisaboubeeknaup7536 Před 8 lety

      Os doentes interessados têm que se unir e procurar a via jurídica adequada para que essas fases clínicas sejam realizadas o mais rápido possível. Acredito que, diante do grande número de pessoas que estão tomando, deve-se pular a experiência com cobaias e acompanhar agora os pacientes que estão fazendo uso do composto. O campo é vasto: pode-se comparar pessoas que já usam há longo, a médio e a curto prazo, bem como as que vão começar, pois há muitas e muitas esperando ansiosamente por isso. Acabei de ver que amanhã, em Brasília haverá uma audiência pública. Vamos ver qual será o resultado disso.

  • @filiperamos1716
    @filiperamos1716 Před 8 lety +1

    Baseado na sua opinião à respeito de "curandeiro" todas as igrejas deveriam ser fechadas, todos os padres presos e analogamente todos aqueles que manifestam opiniões públicas à respeito de qualquer coisa também.

  • @rafaelcunha1850
    @rafaelcunha1850 Před 8 lety +7

    no mesmo tempo que o yuri colocou o video e ate o mesmo tema, illuminatis confirmados

  • @bernardob2010
    @bernardob2010 Před 8 lety +6

    Como vcs são fracos... ai ai ai... enquanto estão ai presos na ciência limitada de vcs, e em estudos básicos de pesquisa no google, as pessoas estão se curando ... ^^

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +8

      +Bernardo B. Sim, somos fracos. Mas vocês também são fracos. A diferença é que vocês disfarçam essa fraqueza com ilusões religiosas ou de milagres. Eu prefiro ter uma consciência plena da minha fraqueza do que acreditar em ilusões ditas por outros.

    • @bernardob2010
      @bernardob2010 Před 8 lety +1

      Mas não é ilusão, não é religião... isso é o que vcs usam para se esconder na plena ciência. E já dizia uma pessoa que vc deve admirar muito: A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega.
      Saia um pouco dos livros e das teorias de estudos ultrapassados, e venha conhecer os efeitos da Fos na prática. Os caras que esse mané que fez o vídeo fala, são Doutores, Professores de Faculdade, Phd... Um dos donos da Patente, Renato Meneguelo, que conduziu testes em animais, cientista e pesquisador, além de ser médico oncologista e quimioterapeuta tem exames dos antes de depois das pessoas que foram mandadas pra casa para morrer pela medicina ortodoxa, além das pessoas que ele acompanha a evolução que estão com câncer e só vem melhorando. Não é uma pessoa, ou duas, são muitas. Eu quero que vcs guardem ai toda a dúvida, desconfiança, deboche e etc, e daqui um tempo tenham a capacidade de reconhecer o quão errado estavam, pois em breve, os testes clínicos (que ao contrário do que pensam) é o que os pesquisadores mais querem, não é o que emissoras vendidas falam, não querem que liberem, querem os testes. O que lutamos agora, é para as pessoas que não tem mais como se tratar, estão em cuidados paliativos (Deus queira que vc n passe por isso na sua família), tenha acesso ao medicamento, como estão tendo. Veja o caso dos Cincinatus; a mãe mandada pra casa para morrer, antes da FOs não tinha forças para nada, hj apos 9 dias, voltou a andar, até fazendo almoço está... Mas essa parte da história não é contada por emissoras vendidas, e pelo fato do medicamento não ter tido os testes, pessoas que se dizem cientistas ou científicos desmerecem a grandiosidade que é isso. Não se trata de fé, embora (falando a linguagem de vcs, se vcs estudam mesmo, sabem a importância da fé para um organismo quando falamos cientificamente -ver sobre endorfinas) ela tenha importância fundamental. Saiam dessa bolha da polêmica, saim da ciência e venham para realidade, venham ver de perto o que está acontecendo. Estamos falando de vidas, de pessoas sofrendo, morrendo, que a quimioterapia que é toda protocolada e defendida - além de não dar jeito - acabou por ferrar mais o organismo já debilitado do paciente oncológico, que ficou apenas com os cuidados paliativos.
      Eu sei que vcs estão voltado a pensar com a cabeça, e enxergar com os olhos, mas o essencial é invisível aos olhos, só se vê e se compreendo muita coisa com o coração.
      E posso afirmar com toda a certeza, de todos aqui que apoiam a visão deste cara do vídeo, quando a família for acometida por um câncer (se tudo der certo, a Fos ainda estará sendo produzida e distribuída - paralelo aos testes) irá atrás da FOS, não por desespero, mas porque virá muitos casos de melhoras e curas ( e digo isso por conhecimento de causa, por estar acompanhando pessoas que estão usando ou que tem familiares usando e que estão tendo excelentes resultados, como da família Cincinatus)... Gostaria que replicasse essa minha resposta as pessoas que devem estar me xingando aqui no vídeo... apenas para mais frisar, convido que vejam de perto o que está acontecendo independente da parte legislativa, cientifica, burocrática..., quero que vejam as pessoas que estão usando e os efeitos que estão tendo, o resto é conversa, porque nada na vida é mais importante do saúde e a vida de uma pessoa, nem ciência e nem religião estão acima disto, pois sem a vida, nada existe, nem o pensamento.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +3

      Bernardo B. O seu discurso é totalmente religioso. Para eles iniciarem os testes clínicos em humanos, eles precisam primeiro terminar os testes pré-clínicos em animais, e eles não fizeram ainda. Aqui tem o currículo Lattes do Renato Meneguelo:
      lattes.cnpq.br/9925551979058002
      Qualquer pessoa vê que é um currículo fraquíssimo. Ele começou o doutorado há 8 anos e ainda não terminou (porque se tivesse terminado teria dito isso nesse vídeo aí que está todo mundo compartilhando). Ele só publicou 3 artigos em revistas indexadas pelo PubMed.
      Ele JAMAIS publicou nenhum artigo ou dissertação de mestrado onde ele mostre algum teste clínico em humanos sendo feito. Sinceramente, eu não entendi de onde você tirou essa história. Foi ele que lhe falou? Dizer não basta, precisa publicar. Se não publicou, os supostos testes não existem para a ciência.

    • @bernardob2010
      @bernardob2010 Před 8 lety +1

      O Gilberto descobriu a substância e os efeitos, a continuidade deu-se com os outros pesquisadores.
      Religioso? Cara!, como eu disse, embora a Fé seja importante organicamente, a FOS independe disto. Eu não sou um louco fanático ou semelhante, eu estou vendo os efeitos acontecerem, estou acompanhando as pessoas... nenhuma ciência pode derrubar os fatos, mas neste caso, a ciência tbm está a favor. Faltam os testes? Sim, e é o que vai acontecer, os testes... mas enquanto os testes acontecem, pessoas já estão melhorando e se curando.

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +4

      Bernardo B. 1 - Não é "fato". Se não tem evidências, é somente "hipótese".
      2 - Distribuir "remédios" de maneira indiscriminada é ILEGAL e IMORAL.

  • @luana.lsr.1
    @luana.lsr.1 Před 8 lety

    É desse jeito que começa o filme "Eu sou a Lenda", só falta agora um apocalipse zumbi.
    Ciência não é brincadeira, assim como a vida de pessoas com câncer.

  • @TheAndreiaZ
    @TheAndreiaZ Před 8 lety

    E tem mais, eu tenho certeza de que se fosse dada aos pacientes a escolha entre um tratamento prolongado e doloroso, em que ela se sente cada vez pior, e um em que ela tem por pouco tempo uma vida como tinha antes, a maioria escolheria a segunda opção.

  • @geekstore2487
    @geekstore2487 Před 8 lety +4

    Muito fraco de argumento Pirulito!

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +7

      +Fabio Cenedeze Tem razão. Os seus são muito mais fortes. Mas quais são eles mesmo?

  • @canaldoalb
    @canaldoalb Před 8 lety +12

    Será que foi o efeito placebo?

    • @andrepessoa1969
      @andrepessoa1969 Před 8 lety +7

      +AndreLB Ninguém sabe, porque ainda não foi feito nenhum testes clínico em humanos.

    • @alensaruth
      @alensaruth Před 8 lety +10

      +AndreLB Quem se cura de cancer com placebo? PQP

    • @canaldoalb
      @canaldoalb Před 8 lety

      Nelam Rahturas Sim é possível.

    • @alensaruth
      @alensaruth Před 8 lety +8

      +AndreLB Pra se curar com placebo tem que ter consciência. Mas em ratos? Placebo, em pessoas, cura uma enxaqueca, mas câncer? Não me venha com essa.

    • @canaldoalb
      @canaldoalb Před 8 lety +1

      Nelam Rahturas Explique a religião? Explique esses "milagres" por ai.

  • @sergiodosreis2343
    @sergiodosreis2343 Před 8 lety +1

    Eu não sei se vc já perdeu alguém próximo com câncer, faz 3 meses que perdi meu pai com câncer no fígado , e deste que diagnosticado já foi para cuidados paliativo isto significa que não tem cura e com pouco tempo passa a ser terminal, 8 meses foi o tempo do diagnóstico e o falecimento, teve um dia pouco antes de ele falecer ele me pediu uma pamonha e minha mãe negou na hora pq tbm era diabético, pouco depois uma assistente social disse a nos que o que ele quisesse comer ele poderia pois já se encontrava a caminho do óbito, bom , estou contando está história só pra ilustrar que em pacientes terminais está substância deve sim ser liberada, tendo eficácia ou não que diferença faz? O que pode sim e já tem relatos, melhorar.
    Uma pena nos dá minha família não estarmos informados sobre esta substância pois com certeza entraríamos com pedidos na justiça para que meu pai tomase.
    O triste e que eu não quero pensar é que se órgãos maiores e ricos estiverem trabalhando contra por interesses finaceiros

    • @Pirulla25
      @Pirulla25  Před 8 lety

      +Sergio Dos Reis Lamento pelo seu pai. Se voce ouviu meu video ate o final, verá que eu digo que sim, já perdi pessoas proximas por cancer (tambem já vi pessoas proximas se salvaram do cancer, graças a diagnostico rapido e quimioterapia). Eu concordo com a parte de testar em pacientes terminais, inclusive falo isso no vídeo. Mas é necessário fazer isso de forma controlada. O que não aconteceu. Foi uma sucessão de cagadas que geraram essa aberração de ter que entrar na justiça pra pedir pra uma universidade fazer o que ela não deve fazer. É uma pena tudo isso.

  • @majdolinnys
    @majdolinnys Před 8 lety

    Parabéns pela opinião equilibrada sobre o "remédio" (composto químico - como você devidamente definiu) e a questão de responsabilização dos executores e elaboradores de tais compostos químicos.
    Todavia, dever-se-ia investigar e observar a pesquisa e suas consequências.
    Pergunta: quem se responsabilizará pelos eventuais práticas indevidas de exercício ilegal de profissão e quais as ações das instituições (MPF, ANVISA, ou Ministério da Saúde) que deveria investigar e fiscalizar estão fazendo?