Pobre que vota na direita | Ponto de Partida

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 07. 2024
  • Não era assim. Mas o que as pesquisas de São Paulo dizem, as americanas também, as eleições na França e Reino Unido confirmam é muito simples: o quadro mudou. Agora, os eleitores mais ricos votam na esquerda e, os mais pobres, na direita. Por quê?
    Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul: www.canalmeio.com.br/2024/06/...
    Compre o curso sobre liberalismo com desconto:
    bit.ly/4bwqQrP
    _
    PONTO DE PARTIDA
    Segunda, quarta e sexta, aqui no CZcams.
    / meioemvideo
    _
    MEIO
    O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no CZcams do Meio. Inscreva-se!
    🏆 PROMOÇÃO R$120 PRORROGADA ATÉ 10/07: nomeio.com.br/yb_120
    🗞️ Acesse o site do Meio: nomeio.com.br/yb_site
    ✅ Assine o Meio Gratuito: nomeio.com.br/yb_meiogratis
    🧑‍🎓 Conheça os Cursos do Meio: nomeio.com.br/yb_cursosmeio
    Ponto de Partida também em podcast: open.spotify.com/show/1y8ySa4...
    #voto | #direita | #pobre | #CanalMeio

Komentáře • 807

  • @maurinhosouza5276
    @maurinhosouza5276 Před 14 dny +222

    Caro Pedro, como morador da periferia da grande sp posso te falar com propriedade o que a esquerda esta errando em seu discurso. Primeiro, tem que condenar a criminalidade de forma contundente, o pobre é assaltado e agredido com muita frequencia, e não suporta quem sugere que todo bandido não teve opções, principalmente os viciados. Segundo, o movimento sindical tem que recuperar a confiança que tinha nos anos 80, hoje a imensa maioria dos trabalhadores não vê vantagem alguma em ser sindicalizado. Terceiro, evangelicos devem sem tratados como grupos hetereogeneos, não sào todos iguais. As igrejas evangelicas chegam onde nenhuma outra instituição chega, nos lugares mais carentes e distantes de tudo tem uma casinha que virou templo, e muitas vezes são a única opção de convivencia social barata e sadia em um bairro decadente. Tratar o evangelico como um "ingênuo que faz o que o pastor safado manda" é um erro imenso.

  • @flaviohenrique2265
    @flaviohenrique2265 Před 14 dny +57

    A esquerda vem perdendo suas bases faz muito tempo. Trabalho há 15 no Ministério Publico na área de patrimônio público. Atendo servidores públicos com reclamações que são meramente administrativas, não necessitando da intervenção do MP. Quando eu aconselho a pedir ajuda ao sindicato, 99% são unânimes em afirmar. O sindicato não representa a gente. Só serve pra descontar o dinheiro da gente e quando procuramos não temos apoio. As SABs são outro exemplo. Viraram puxadinhos de partidos para a gestação de vereadores alinhados ao cacique local. Some-se a isso que as pessoas estão saturadas e chateadas com as políticas públicas da esquerda, que por muitas vezes, não chegam ao dia a dia. Um exemplo claro é a questão da segurança pública. Tabu para a esquerda!

  • @user-cp9sn2kx6c
    @user-cp9sn2kx6c Před 14 dny +92

    Não é à toa que existe a expressão pejorativa "esquerda caviar"

  • @flaviano8495
    @flaviano8495 Před dnem +6

    O pobre vota em quem garante poder de compra ...... Não em candidato que apoia pautas contra sociedade ......ou o pobre não se identifica com político que saiu da cadeia...

  • @robertoharfushmidlej193
    @robertoharfushmidlej193 Před 14 dny +20

    Aqui em Salvador temos um exemplo que reforça que pobre vota, sim, em direita, quando lhes interessa: ACM Neto e Bruno Reis, ambos prefeitos pelo União Brasil, foram muito bem votados na periferia da cidade, enquanto na área nobre eles foram, na média, menos votados que o PT. A explicação, para mim, é que, ainda que sejam de direita, esses prefeitos atenderam à demanda da periferia, ao contrário do que se esperava. É a prova - mais uma vez - de que o pobre, em eleição municipal, pouco se importa com questões ideológicas. Está preocupado mesmo com questões práticas: se o lixo é recolhido, como tá o saneamento, iluminação, transporte...

  • @MaGioZal
    @MaGioZal Před 14 dny +29

    A gente pode dizer o que for, mas pautas identitárias e de sustentabilidade não batem forte em quem é pobre/empreendedor (e sim, hoje em dia principalmente há empreendedor na pobreza também).

  • @Putukusi
    @Putukusi Před 14 dny +125

    Fazer sarcasmo com "pobre de direita" já revela uma atitude completamente elitista... é um desprezo repaginado.

  • @fernandoalves2348
    @fernandoalves2348 Před dnem +5

    Se o Fernando Taxadd comentar esse vídeo, falará, TAXAto já.

  • @PR.13
    @PR.13 Před 14 dny +7

    Análise bem interessante. Eu já havia percebido isso na comunidade em que eu moro, mas ainda não sabia que era uma tendência mundial. Há algum tempo que a ideia de que estamos muito próximos de um ponto de cisão não me sai da minha cabeça. Eu acredito que no futuro esse momento em que nós estamos vivendo será conhecido como um período de ruptura, de transição para um novo momento da história. (Só para deixar claro, eu não estou falando de nada místico aqui. Estou falando de período histórico mesmo. E é claro que essa é só a minha análise, baseada nas lentes que me permitem enxergar o mundo, não é uma previsão.)

  • @sergioaraujo2162
    @sergioaraujo2162 Před 14 dny +9

    Pedro Dória, sua análise tocou pouco em duas variáveis muito importantes para compreender este movimento à direita: as religiões neopetencostais e as mídias sociais que suplantaram os meios tradicionais de comunicação e informação. E ambas estão na base da força da direita em todo o mundo democrático ocidental.

  • @joaodecarvalho7012
    @joaodecarvalho7012 Před 14 dny +71

    Há algo semelhante ocorrendo na indústria de entretenimento, especialmente na Disney. A nova série de Star Wars é muito ruim, e é pura propaganda identitária. Os fãs a odiaram, e a série não consegue nem estar nos top 10 de streaming. E o que a Disney fez? Culpou os fãs pelo fracasso e os chamou de tóxicos. No Rotten Tomatoes, enquanto a audiência avaliou a série em 14%, os críticos a avaliaram em mais de 80%. Em outros sites ocorreu o mesmo, e as avaliações dos críticos se tornaram irrelevantes para o público. Os votos da audiência no IMDb refletem de forma muito mais acurada a qualidade das produções.

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli Před 14 dny +7

    Boa Reflexão !!!

  • @fmpinto
    @fmpinto Před 14 dny +43

    Eu sou funcionário público e convivo bastante com gente de esquerda, e eles têm realmente esses vícios de não verem as próprias falhas, brigar com a imprensa, se sentirem iluminados e menosprezarem todo mundo que não percebe o quão virtuosos eles são, especialmente os "pobres de direita". Perderam o contato com o povo mais simples e não parecem ter interesse em resgatá-lo.

  • @projetocantaviolao3008
    @projetocantaviolao3008 Před 12 hodinami

    Ótimas reflexões! 👏

  • @corigor
    @corigor Před dnem +2

    Sim. Pobre tem que votar na extrema esquerda, voto útil e cativo ad eternum 😂😂😂

  • @luisfernandor.pdealmeida1229
    @luisfernandor.pdealmeida1229 Před 14 hodinami +1

    Quantos pobres querem viver na Venezuela/Cuba/Nicarágua/Coréia do Norte? Quantos pobres arriscam a própria vida atravessando ilegalmente aos Estados Unidos? Essas perguntas respondem o motivo dos pobres serem de direita, além do que, o discurso da guerra de classes já está muito ultrapassado.

  • @brunoalmeida8999
    @brunoalmeida8999 Před dnem +1

    Eu me considero de esquerda, porque achobque a mão invisível do mercado cria efeitos colaterais como desigualdade social que gera violência. Então eu sou a favor do Estado de bem estar social para se ter uma sociedade mais cidadã e pacífica.

  • @ForsakenRecs
    @ForsakenRecs Před 14 dny +7

    Pelo visto nao existe mais direia. É esquerda, centro e extrema-direita.

  • @Salvadordefrancesco
    @Salvadordefrancesco Před 14 dny +1

    Uma das melhores analises que escutei nos últimos anos ..............................Fez um golaço !!!!!!!

  • @samuelflor4095
    @samuelflor4095 Před dnem +1

    (⁠?⁠・⁠・⁠)⁠σ Acho que a questão a ser discutida não é a ideologia do eleitor, mas a representatividade do sistema eleitoral. ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯