SÓ EXISTE UMA PSICOLOGIA - Reforços e Punições SEM SEGREDO

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 07. 2024
  • Fala Comunidade Cachorreira!
    Como os cães aprendem?
    Você sabia que a educação canina se baseia na psicologia para moldar os comportamentos doa cães.
    Me acompanhe nesse vídeo e entenda o que é reforço e punição e o que significa o positivo e o negativo (não é bom e ruim)..
    👉 Conheça o Método Instinto Higiênico (Educação Sanitária) e acabe de vez com o xixi e o cocô espalhados pela casa: lp.adestradordouglas.com.br/m...
    👉 Petisqueira que utilizo: amzn.to/3WR1XDd
    👉 Livro que indico: amzn.to/3xAbPX6
    👉 Guia retrátil que indico: amzn.to/3U6Y6yy
    👉 Seu Cachorro Sofre Com Ansiedade de Separação?
    Conheça Meu e-book Sobre Enriquecimento Ambiental: hotm.art/rM0iBz
    🏆 MEUS MELHORES VÍDEOS:
    Ensine o Junto Fantástico:
    • JUNTO FANTÁSTICO - APR...
    Ensine seu Cachorro Passear
    • MELHOR TÉCNICA (SEM SE... &list=UULF_kM8dkQjPk4PseoMGTKluw
    Ensine a Não Fugir Pelo Portão
    • A MELHOR TÉCNICA de co...
    #adestramento #dog #pets

Komentáře • 23

  • @adestradordouglasbernardo

    Fala Comunidade Cachorreira!
    Muito obrigado pela participação de todos vocês.
    Vamos analisar os fatos.
    Quando estamos ensinando um cão a deitar, geralmente apresentamos um estímulo agradável ao cão (normalmente petiscos) e o induzimos a baixar o corpo até que ele deite por completo. O ato isolado de oferecer o estímulo ao cão, criando expectativa, e afastá-lo progressivamente, buscando um comportamento novo, pode ser enquadrado de que forma entre os quadrantes de Skinner?
    É punição negativa, visto que estamos retirando o estímulo agradável do cão? Ou reforço negativo, devido ao fato de estarmos buscando um novo comportamento cujo objetivo é que esse comportamento se repita?
    Temos que ter cuidado para não confundir a indução com o reforço negativo. Vamos lá!
    Queremos que um comportamento ocorra com maior frequência; ou seja, meu objetivo principal ao ensinar o cachorro a deitar é que esse comportamento se repita outras vezes, portanto, não há o que considerar em relação à punição, correto?
    Já o reforço, esse sim busca que um comportamento se repita no futuro. Porém, quando falamos em reforço negativo, nos referimos à extinção de um estímulo aversivo à medida que o cão tende a apresentar o comportamento desejado, como expliquei no vídeo: o alívio da tensão na coleira quando o cão vem ao meu encontro.
    No processo do deitar, não há estímulo desagradável que será extinto, mas sim um estímulo agradável que é utilizado de forma explícita para incentivar o cão a deitar, e que após a ocorrência do comportamento desejado será oferecido a ele como recompensa.
    Para ser reforço negativo, teríamos que causar desconforto no cão, como o uso da guia para forçá-lo a deitar e, assim que o comportamento desejado ocorresse, esse estímulo desagradável da tensão da guia se extinguiria.
    Resumindo, o que há de fato é a indução de um comportamento com base no incentivo explícito, que é o próprio reforço positivo, que será ofertado ao cão após a realização do comportamento desejado (ou parcela dele).
    Espero ter ajudado e fico à disposição para responder qualquer dúvida que surgir. 👊🏻

  • @juliajanedesousacavalcante6759

    Sim, gostaria de um bom vídeo esclarecendo ambos, por gentileza.

  • @guedesnacuto1543
    @guedesnacuto1543 Před 18 dny +1

    Mais um vídeo sensacional...

  • @gilmariobacelar6284
    @gilmariobacelar6284 Před 21 dnem +2

    Boa tarde!
    É um reforço Positivo, ja que vc quer que ele se repita!

  • @Dayvinho_2024
    @Dayvinho_2024 Před 21 dnem +2

    Mais um vídeo sensacional!! Nesse caso do deita com alimentação você está trabalhando como Reforço Positivo (R+), pois através da indução da aquisição de alimentação, condicionamento Clássico, Pavloviano ou Associativo, está fazendo com que o cão fique no comportamento desejável e molde o deita. Cabe ressaltar que no início deve sempre trabalhar com intervalo e ração fixa, mas, ao afastar e o cão permanecer você já começa a inserir gradativamente a permanência pela frustração e trabalhar o intervalo e razão variável a medida que o cão evolui. Mais um vídeo sensacional Douglas! Parabéns

  • @js4613__
    @js4613__ Před 21 dnem +2

    Reforço negativo.

  • @henriquepimentel3880
    @henriquepimentel3880 Před 21 dnem +1

    Reforço negativo

  • @rosanamartins8685
    @rosanamartins8685 Před 21 dnem +1

    Douglas, boa tarde ,faz um vídeo para fazer o cão não latir , por favor . Obrigada

  • @jairdasilva4191
    @jairdasilva4191 Před 21 dnem +1

    Seria isso?
    Reforço Positivo e Intervalo Variável
    No início, uso recompensas constantes para ajudar o cão a entender a sequência de comportamentos. Conforme ele melhora, começo a variar os intervalos e as recompensas para mantê-lo motivado e garantir que ele aprenda a completar a sequência de comandos mesmo sem uma recompensa imediata. A recompensa pode vir após um intervalo variável de repetições de um comando, de um a dez por exemplo, e pode acontecer a qualquer momento, tornando o comportamento menos previsível e mais consistente.
    O uso de reforço positivo e intervalo variável pode ter impacto na energia do cão ao realizar o comportamento desejado. Aqui estão alguns pontos a considerar:
    1. Aumento da Motivação e Energia: Quando o cão associa o comportamento desejado com a obtenção de uma recompensa variável e interessante, isso pode aumentar sua motivação e energia para executar o comportamento. Ele pode ficar mais engajado e disposto a continuar executando o comando esperando pela recompensa.
    2. Redução da Frustração e Tédio: A variação no intervalo das recompensas pode ajudar a reduzir a frustração e o tédio que podem surgir se a recompensa fosse sempre previsível. Isso mantém o cão interessado e envolvido no treinamento.
    3. Manutenção da Consistência: Ao mesmo tempo, a incerteza sobre quando a próxima recompensa virá pode incentivar o cão a permanecer consistente no comportamento desejado para garantir que não perca a oportunidade de recompensa.
    Portanto, o uso adequado de reforço positivo com intervalo variável geralmente ajuda a manter um nível saudável de energia e motivação no cão durante o treinamento, incentivando-o a executar os comportamentos desejados de forma consistente.

  • @paulosoler3703
    @paulosoler3703 Před dnem

    Muito bom...
    Aderi ao seu canal.
    Alguma playlist pela qual devo começar a ver e rever os seus vídeos ?
    Por onde devo começar ??? Queria começar a ver o mais básico e ir caminhando por ordem lógica, aprendendo degrau a degrau....
    Obrigado

  • @adestradordouglasbernardo
    @adestradordouglasbernardo  Před 21 dnem +1

    Fala Comunidade Cachorreira!
    Muito obrigado pela participação de vocês.
    Fico muito feliz por isso.
    Vou aguardar mais um pouco e vou responder sobre o desafio aqui nos comentários e deixarei a resposta fixada.

  • @marcoaureliosouza7394
    @marcoaureliosouza7394 Před 20 dny +1

    reforço negativo, pois primeiramente vc mostrou o petisco e tirou pra depois recompensar.

  • @Dayvinho_2024
    @Dayvinho_2024 Před 21 dnem +1

    Depois faz aquele vídeo sofre figuração e guarda e proteção que pedi professor

  • @juliagraziela9023
    @juliagraziela9023 Před 21 dnem +1

    Negativo

  • @mariadoceufernandesReiki

    Olá. Pensei wue não aprovava o uso de coleira anti latido.
    Adotei há pouco um Kooiker Holandês mixed adulto, que esteve durante anos fechado num terreno com outro cão já senior a quem ele agrediu varias vezes, fortemente. Teve de se hsbitusr a ser tocado, o que já me valeu dentadas valentes. Já gista de ser tocado, mas por vezes pede mimos, mas de repente morde forte e lá vai mais uma ferida e marca. Com os putros cães, nem os pode ver a 500 metros, ladra que se farta, até ao sair do nosso apartamento para o elevador, acordando e incomodando os vizinhos, e já mordeu outros cães até maiores. No entanto é tão ágil que não o conseguem morder. Está sempre a ladrar aos cães que vê na rua, a provocá-los. Mando-o 😂 com um "Shuuu" ou com uma puxadela de trela, mas ele não quer saber de mais nada nem de ninguém, a única maneira de o acalmar é pôr-lhe a minha mão em cima do dorso e fazer peso, dizendo-lhe com calma que deixe o cãozinho em paz que não lhe vai fazer mal. E depois dizendo que já chega... a intensidade diminui,.mas ainda insiste em ladrar enquanto vir o cão/cadela e mesmo depois de deixar de o ver ainda olha na direção para onde o outro doi com o dono/a e dá uma ladradela mais aguda e baixa.
    Imagino que tenha sido maltratado por outros cães em pequeno, antes de o fecharem naquele terreno e agora é um cao ansioso e imagino que "ataque" por medo de ser atacado e magoado, que tenha aido agredidi em pequeno e, no terreno com o outro e agora, que voltou a sair à rua tenha se tornado agressor.

  • @danielmata4757
    @danielmata4757 Před 21 dnem +1

    Punição negativa

    • @marcoaureliosouza7394
      @marcoaureliosouza7394 Před 20 dny +1

      nao é puniçao pq o cão está fazendo o que ele quer....alias ele esta ensinando o cão a fazer. É reforço....pra que se repita.

  • @kirochi3338
    @kirochi3338 Před 17 dny +1

    Eu adotei um pastor alemão de 1 ano, ele sofria maus tratos e foi acostumado a comer comida de panela, agora quero adestrar ele mas n estou conseguindo, comprei um monte de ração e ele não comeu nenhuma ração, tento brincar com ele e nada dele responder, não come nenhuma fruta, não sei oq fazer, como vc me ajudaria???

    • @adestradordouglasbernardo
      @adestradordouglasbernardo  Před 16 dny

      Carne em cubos, com um mínimo de sal e apenas "seladas para facilitar o manuseio.
      Fígado de frango cozido também é muito efetivo.

  • @DamiaoSoares-sh8nj
    @DamiaoSoares-sh8nj Před 20 dny +1

    Teio um pasto alemao de 8 mes ele fica pulando en cima da gente o q faser ele e muito pesado

    • @adestradordouglasbernardo
      @adestradordouglasbernardo  Před 16 dny

      Tem vídeo no canal que fala sobre os pulos.
      Esse aqui: czcams.com/video/mvqxaYgX-3c/video.html