As balas mataram o homem, mais não liquidaram suas obras, 24 de Setembro/05 de Julho

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 07. 2023
  • O sonho de Amílcar Cabral que aconteceu duas vezes, sem que este tivesse presenciado qualquer delas.
    Em 19 de setembro de 1956 Amílcar Cabral fundava o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), juntamente com mais cinco camaradas, entre eles o seu irmão Luís Cabral, o partido que continha no seu nome a sua principal missão, lutar pela independência dos dois territórios, fosse de que forma fosse, quer pela via diplomática, quer pela militar.
    Quase sete anos depois, a 23 de janeiro de 1963, a guerra colonial eclodia no território. Também em janeiro, no dia 20 de 1973 Amílcar Cabral o histórico político e líder nascido em Bafatá, cidade capital da região com o mesmo nome situada no centro da Guiné, era assassinado em Conacri, capital de uma das outras guinés, a Guine-Conacri.
    Morria o visionário mas o seu sonho permanecia vivo. A luta armada intensifica-se ainda no ano da morte de Amílcal o PAIGC declara no dia 24 de setembro, nas matas de Madina Boé, uma das regiões já libertadas, de forma unilateral a sua independência do país, e em Cabo Verdee, foi proclamada pelo então presidente da Assembleia Nacional Popular, Abílio Duarte, tendo como palco o Estádio da Várzea, na Cidade da Praia.
    Promover cultura e valor humano da minha terra!
    kil ki di nós tem balur.
  • Hudba

Komentáře • 3