PSEUDOCIÊNCIA NA MATERNIDADE • RELATO DE UMA MÃE • Física e Afins

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 25. 07. 2024
  • Todos os produtos do Física e Afins disponíveis em: www.fisicaeafins.com.br
    Ajude o Física e Afins em:
    / bibibailas
    www.apoia.se/fisicaeafins
    SEJA MEMBRO: / física e afins
    Quer me enviar algum presentinho, cartinha e/ou docinhos?
    CX POSTAL: 2002
    CEP: 96015-145 Pelotas/RS
    Quer uma parceria conosco? contato.fisicaeafins@gmail.com
    Quer me seguir em tempo real?
    Instagram: / bibibailas
    Twitter: / bibibailas
    Facebook: Física e Afins
    Nossos vídeos são editados pelo Uriel Rocco:
    / urielrocco
    Quer conhecer o livro APRENDENDO A APRENDER?
    amzn.to/2Vg7WiZ
    Quer ler no mesmo KINDLE que eu?
    amzn.to/35k9Bsu

Komentáře • 211

  •  Před 3 lety +9

    Meu workshop para oportunidades no exterior está com vagas abertas e vocês podem usar o cupom "igbibi": www.sympla.com.br/workshop-bon-voyage-uma-viagem-pelo-mundo-academico__1278619

    • @cristianepinheiro3346
      @cristianepinheiro3346 Před 2 lety

      Bibiiii... estava lendo a respeito dos tais cristais do tempo...são reais? se puder comentar sobre... bjooooo sou uma mamãe de 38 anos que acabou de ser aprovada em Eng Elétrica e está apavorada kkkkkkkkk

  • @ElaneNSilva
    @ElaneNSilva Před 2 lety +35

    Essa carteirada "você não pode falar porque não é mãe" é absurda, mesmo porque, o bem-estar das crianças é uma responsabilidade da sociedade na qual elas estão inseridas. Não precisa ser mãe ou pai para se opor a e expor pseudociências que representam riscos para as crianças e suas mães.

    • @camilaalbuquerquealves9207
      @camilaalbuquerquealves9207 Před rokem +1

      Até porque quase qualquer pessoa mesmo que não seja mãe, foi filha, e certamente tem as suas experiências que podem ser muito enriquecedoras.

  • @doramartires598
    @doramartires598 Před 2 lety +63

    Absurdo isso, deixar o bebê chorando. O choro é a maneira que ele tem de se comunicar. Um bebê não faz birra, ele nem tem desejos ainda pra fazer birra. Ele tem necessidades e é 100% dependente. A birra vem depois, quando ele está justamente aprendendo a diferenciar as necessidades dos desejos. O Flavio Gikovate (psiquiatra) dizia que a lógica é inversa a essa, o primeiro ano é de aconchego. Que pessoa irresponsável.

    • @andreiafernandes9111
      @andreiafernandes9111 Před 2 lety +9

      Quando reclamava que os gêmeos não dormiam a pediatra dizia pra largar chorando que eles aprenderiam. Nunca tive coragem e já achava que a culpa era minha. Quase 3 anos depois mudei de médica e a nova descobriu que eles tinham refluxo. Na primeira semana tomando remédio já dormiram a noite toda.

    • @rafaelalemos9451
      @rafaelalemos9451 Před 2 lety +1

      @@andreiafernandes9111 por um lado vc tem obrigação de pesquisar e pedir uma segunda opinião,mas o seu relato não quer dizer que é regra.como vc msm disse,a culpa faz parte desse ciclo de "se o bebê chorou é algo errado e é culpa minha" se escuta um minuto e vê como esse pensamento é neurótico e tóxico pra uma mãe

    • @rafaelalemos9451
      @rafaelalemos9451 Před 2 lety +2

      Isso é a sua opinião e a opinião desse psiquiatra que vc citou.até pássaros e macacos fazem birra,ameaçam gritos e "choros" pra chamar a atenção pra si.existem estudos tanto pediátrico quanto psicológicos que comprovam isso.literalmente isso:o bebê chorar sem ser por necessidade ou pra trazer de volta o objeto da atenção dele pra si.nunva nada é 8 ou 80.tudo é uma questão de equilíbrio.

    • @zuzumelo9512
      @zuzumelo9512 Před 2 lety +1

      @@andreiafernandes9111 Que bom,que você foi uma Mãe compreensiva..Encontrou uma Médica de verdade e descobriu,que não era manha,e sim um verdadeiro problema de saúde..Eu também não gosto desse tal método de "deixar chorar".

    • @andreavilela7903
      @andreavilela7903 Před 2 lety +1

      Misericórdia deixar um indefeso chorando. Nem os animais fazem isso. Jamais

  • @liarochacarneiro4324
    @liarochacarneiro4324 Před 3 lety +86

    1. Se tem uma psicóloga trabalhando de forma antiética, denunciem! Esse tipo de profissional acaba prejudicando toda uma categoria de profissionais que tá ralando pra trabalhar de forma correta.
    2. Existe na psicologia a teoria do apego de John Bowlby. A teoria do apego NÃO é a mesma coisa de criação com apego. A criação com apego tem seu valor, mas tenho críticas em relação a ela. A teoria do apego (Bowlby) é excelente para quem quer estudar como se constróem os vínculos entre os seres humanos desde o nascimento.
    3. Mulheres estão adoecendo com esse mar de exigência na maternidade. Burnout materno, depressão, síndrome do pânico estão cada vez mais frequentes. Se isso aconteceu com você, procure um bom psicólogo, um psiquiatra (se for o caso) e outros profissionais da saúde.

    • @100macaco3
      @100macaco3 Před 3 lety +6

      Normalmente eles usam termos ou palavras vindas de teorias sérias pra enganar mesmo. Olha só onde foi parar o uso de palavras como: quântico, holístico, paradigma... tudo isso vem de boas teorias, mas largamente usados na pseudociencia com significados alterados.

    • @julianabruckner2864
      @julianabruckner2864 Před 2 lety +12

      O mais impressionante é que qualquer psicólogo que estude minimamente desenvolvimento infantil deve ter entrado em contato com os estudos que mostram que a saúde mental dos pais interfere na capacidade de eles perceberem as reais necessidades do bebê e responderem a elas da forma adequada. Se esse pessoal está sobrecarregando as mães e tornando-as infelizes, o efeito disso é o contrário do esperado.
      Antes que meu comentário seja interpretado como mais pressão: sim, o bem estar da mãe interfere na relação dela com o bebê, mas isso não significa que uma criança cuja mãe teve uma depressão ou qualquer outro problema de saúde mental vá ser infeliz, doente ou traumatizada. Significa que precisamos investir no bem estar das famílias porque isso facilita as coisas pra todo mundo, mas está tudo bem. Não existe vida perfeita, pais perfeitos ou filhos perfeitos e está tudo bem.

    • @JooH386
      @JooH386 Před 2 lety +1

      Exatamente

    • @yin_xing
      @yin_xing Před 2 lety +2

      Concordo com todos, mas observo nos comentários justamente essa desigualdade na criação dos filhos por sexo (quando é um casamento hereto). Não devemos diferenciar o papel de responsabilidade, principalmente afectivo da paternidade. Parem com isso! Os 2 devem criar igualmente

    • @marisebatt8869
      @marisebatt8869 Před 2 lety +2

      Hoje em dia eu aconselho a não terem filhos, a sociedade castiga a maternidade.

  • @NayCarneiro
    @NayCarneiro Před 3 lety +35

    Nooooossa, eu tô chocada com esse conteúdo! Ano passado eu estava conversando com uma amiga psicóloga justamente sobre isso! Sobre essas práticas duvidosas no Instagram e o quanto de erros e pseudociência tinha nisso tudo! Sou Pedagoga com especialização em Neurociência (focada em aprendizagem) e psicopedagogia, já vi inúmeros erros bizarros e os Instagrams super bombados. Fico com dó das mães (responsáveis de modo geral), que acham que estão se informando e acabam se colocando em uma posição de ainda mais cobrança por conta dessas “receitas mágicas” de educação/ desenvolvimento infantil.

    •  Před 3 lety +20

      e o pior: se você questionar qualquer coisa ali, é atacado com uma agressividade extrema. Para mim falam que eu não tenho filho, então não sei de nada e nem posso comentar. Fico, tipo oi? Ah ta! Absurdo alguém achar que por tu ter um filho, vai automaticamente entender cientificamente do assunto ou vai saber como criar todas crianças do planeta lkkk

    • @josyrodrigues14
      @josyrodrigues14 Před 2 lety +6

      Mana, pois denuncia esse ig. Muita gente pode ser ainda mais prejudicada.

  • @carlosantoniogaboardi
    @carlosantoniogaboardi Před 3 lety +55

    Tive 02 filhos... e em cada um novos aprendizados. A fórmula para criar os filhos é o bom senso dos pais e não precisa ter filho para ter bom senso, senão todos os primeiros filhos seriam "estragados". Se somente quem tem filhos podem opinar, então teríamos que ter um filho para aprender e só a partir do segundo filho teríamos o filho perfeito heheh.

    • @theocosta1100
      @theocosta1100 Před 3 lety +1

      paradoxo de "boot strap"

    • @chfg9838
      @chfg9838 Před 2 lety +4

      Ter apenas um filho seria tipo errar e contentar-se com o erro rsrs

    • @zuzumelo9512
      @zuzumelo9512 Před 2 lety

      @@chfg9838 KKKKKKKKKK

  • @gimorais300
    @gimorais300 Před 2 lety +12

    Sou mãe a 9 mesinhos e achei o vídeo de extrema importância. Desde quando nosso bebezinho nasce milhões de pessoas tem pitaco pra dar, dar "dicas" milagrosas de como criar uma criança perfeitamente e etc... o que eu acho engraçado é como esses sites ou páginas no Instagram tratam as crianças como se fossem objetos, quando na verdade são seres humanos com suas peculiaridades e sua singularidade. Acredito que a melhor fórmula pra ser uma boa mãe é querer ser uma, gostar de ficar junto, querer ensinar o melhor pro seu filho, incluindo a inteligente emocional que é de suma importância na vida em sociedade e dar amor. Fora isso cada mãe sabe o que seu filho precise e nunca haverá fórmula mágica.

  • @camilapassos1737
    @camilapassos1737 Před 2 lety +16

    Bibi me identifiquei muito com essa questão! Sou mãe e, assim como muitas da minha geração, pesquisei sobre educação neurocompatível, disciplina positiva, criação com afeto...e no início me encantei. Mas a realidade se mostrou diferente. Lembro que certo dia voltei de um encontro c amiga me sentindo péssima, simplesmente pq disse um sonoro não p minha filha. Sem explicar para ela o real motivo para não fazer oq estava fazendo! Pronto...a cobrança estava instalada!

  • @theocosta1100
    @theocosta1100 Před 3 lety +21

    Salve Bibi
    depois q nasceu meu filho numero 1, eu consegui entender pq uma criança tem 2 pais ... 1 pessoa só, não dá conta. É de aloprar os envolvidos.
    Abraços

    • @rafaelalemos9451
      @rafaelalemos9451 Před 2 lety +2

      Amigo, mas vc ja parou pra pensar que a realidade brasileira mesmo, periferia,maioria,a realidade do povão,cultura social...é o filho ser criado SÓ pela mãe?socialmente e culturalmente no Brasil a mulher tem jornada tripla de trabalho cuidando da casa,dos filhos e do trabalho remunerado.

  • @user-fo4fb5hy3b
    @user-fo4fb5hy3b Před 3 lety +5

    Aguardando o conteúdo ansiosamente, e com a minha curtida garantida. \O

  • @MrDummers
    @MrDummers Před 2 lety

    Parabéns, camarada Bibi. Excelente trabalho, como sempre.

  • @sa50465
    @sa50465 Před 2 lety

    sou fã, essa é a melhor super facil dialogo e simples -

  • @stellamonteiro7529
    @stellamonteiro7529 Před 3 lety +2

    Que conversa maravilhosa!!!

  • @claragrica
    @claragrica Před 3 lety +33

    Ih, Bibi, esse papo "isso é óbvio" é tão complicado... por que tem um monte de gente que não adianta explicar certas coisas que pensam "fui criado assim e não morri". Tenho amigos conservadores e todos eles defendendo palmada e tal... todos eles se arrependeram! Todos eles disseram que perceberam que era uma ilusão, como a grande maioria dos profissionais sérios diz. Uma pena que os filhos deles tiveram que ser cobaias de algo que já é consenso (ou não, né?) e olha que fizeram várias dessas paradas de criação com apego. Acho melhor pecar pelo excesso de dizer o que você realmente pensa por que as paradas mais bizarras vem da onde menos se espera, então acho bom reforçar a ideia do que não serve de nada.

  • @glauciasegerpereiramercede1322

    Obrigada pela postagem

  • @anamarialambert9848
    @anamarialambert9848 Před 2 lety +22

    Trabalho com a humanização do nascimento e perinatalidade há 13 anos e me entristece demais grupos que vendem fórmulas prontas desde a pré concepção até a criação de filhos. Sou terapeuta de casal e família com especialização em perinatalidade.
    Muita pseudociência neste meio, desde teorias culpabilizadoras do porquê a mulher não consegue engravidar (e digo mulher de propósito, pois estas teorias geralmente culpam a mulher e nem cogitam a possibilidade do problema estar nos homens), até teorias de mães geladeiras que supostamente causam problemas nos filhos. E por aí passam os mms da vida, parto domiciliar desassistido (trabalhei 8anos como doula e isso NUNCA deve ser orientado, por sinal isso é crime), e teorias pseudocientíficas.
    Tudo muito culpabilizador e o que mais me choca é que são pensamentos burgueses, que desconhecem a realidade da maioria dos brasileiros, machista e quase sempre racista. É muito triste.
    Agora, o que mais tem me preocupado (eu que minha primeira formação é como fisioterapeuta especializada no neurodesenvolvimento 0 a 7 anos) é a crença que cada criança tem seu tempo e devemos respeitar a natureza da criança. Esse pensamento faz com que muitas crianças percam momentos importantíssimos do início da vida, que poderiam estar recebendo suportes para seu pleno desenvolvimento.
    Crianças que aos 3/4 anos não falam e profissionais dizendo: cada um tem seu tempo. Ou que chegam aos 2 anos sem andar e os pais ouvem o mesmo. Crianças que tem seletividade alimentar importante e que também são tratadas como crianças "carentes" que apenas querem mais atenção dos pais que trazem memórias antepassadas (segundo teorias pseudocientificas). Eu quero chorar quando recebo uma família que procura uma fórmula mágica para o sono de seu filho de 3 ou 4 anos que nunca dormiu bem, ou com seletividade alimentar severa, ou com comportamentos repetitivos, que passaram por inúmeros profissionais que disseram que os pais deveriam acreditar no tempo do filho, sendo que claramente essa criança traz fortes indícios de estar no espectro autista e precisa de uma avaliação neuropsicológica séria. Essa criança perdeu uma janela importantíssima de estimulação.
    E quando o assunto é autismo o que não falta é teoria do arco da velha pra encontrar a causa daquilo que é um transtorno do neurodesenvolvimento com 97% de casos por fator genético e apenas 3% não genético (sabendo que esses 3% são causas muito específicas como prematuridade extrema ou subnutrição severa da mãe na gestação ou ainda estresse constante em tempo e duração na gestação).
    Bibi, que bom trazer esse tema aqui.
    Amei o vídeo.

    • @ludmilamaiolini6811
      @ludmilamaiolini6811 Před 2 lety

      Falou tudo, colega 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
      Me irrita profundamente ver que muitos psicólogos propagam certos conceitos francamente danosos, por foco excessivo em causas psicológicas para problemas genéticos, como autismo. A nova moda é culpar a mãe por não ter se feito ausente, o que teria deixado a criança autista por ter uma estrutura psicótica 💀

    • @CarlaS21986
      @CarlaS21986 Před rokem

      Quando fiquei grávida ouvia muito se falar que a mãe deveria aguentar o máximo possível do trabalho de parto em casa, só ir para a maternidade qnd não aguentasse mais. Cai nessa e ao chegar na maternidade a minha filha estava em sofrimento fetal, tinha engolido mecônio e eu só tinha 3cm de dilatação (aguentaria até mais tempo em casa, mas fui para outra cidade que ficava 50km de onde eu morava para tê-la). Acabei colocando a vida da minha filha em risco por querer um parto normal. Isso mexeu muito com o meu psicológico no início da minha vida como mãe.

  • @gabriella5795
    @gabriella5795 Před rokem +4

    Ser mãe não é título de autoridade.
    💙

  • @joanasousa3518
    @joanasousa3518 Před 3 lety +16

    Excelente video.. revejo me em todos as questões mencionadas da maternidade.
    Pior é a pressão da amamentação.. a mania dos extremistas faz-nos ficar deprimidas porque é assim que tem de ser! Quem melhor do que eu como mãe, pra saber que o leite materno é o melhor que se pode dar ao bebé? Mas nunca à custa da nossa sanidade mental (que nesta fase já não é muito boa), nem da insatisfação do bebé.. não sei se mais alguém se revê nesta situação.
    A minha filha nunca quis a mama, e mamava muito mal, não ganhava peso, e eu andava deprimida.. e todos à volta diziam para insistir, dois meses depois decidi, contra todos, optar pelos leites formulados.. eu fiquei mais tranquila, a bebé aumentou de peso consideravelmente.. e hoje é uma menina de 7 anos super saudável!

    • @joanasousa3518
      @joanasousa3518 Před 3 lety +10

      O contrário também é verdade.. chega uma altura em que todos à volta começam a dizer que a criança já é grande demais para mamar!

    • @yin_xing
      @yin_xing Před 2 lety +1

      Não sou mulher, e ainda não sei se quero ser pai neste momento da minha vida, mas vejo muitos tabus e preconceitos dos homens e das mulheres também (um pouco menos) sobre esta questão específica da amamentação. Como vocês, mães biológicas, acham que pode reverter este cenário?

    • @ElaneNSilva
      @ElaneNSilva Před 2 lety +1

      Me identifiquei bastante, Joana. Minha filha tem 1 aninho agora e está parando de mamar. Eu amamentei a duras penas, porque tenho depressão e tinha crises de ansiedade fortes por causa das pressões para amamentar a qualquer custo.

    • @MultiRenata1976
      @MultiRenata1976 Před 2 lety

      Bem semelhante, eu tive muito problema na fase de amamentação. Não tinha leite, estava extremamente estressada e minha filha recém nascida só emagrecia. Ninguém pra me falar que eu poderia entrar com fórmula. Fui num dos médicos pediatras e obstetra mais caros da cidade e ele insistia na amamentação e q a bebê estava bem. Mas eu só via uma bebê com.muita fome durante um mês. Enfim, quando parei de ouvir os outros e segui meu instinto, fui na farmácia, comprei formula, a criança parou de chorar, engordou e fui ☺ feliz....

  • @Vania-uu8my
    @Vania-uu8my Před 3 lety +26

    Eu tbm agora só sigo canais de conteúdo que vão me engrandecer como profissional e como pessoa. Recentemente, estava seguindo alguns canais fúteis que não me acrescentava nada, tipo: ficar acompanhando rotina de gente que não tinha nada de relevante. Cansei!
    Tenho aprendido muito com o canal da Bibi Bailas, Daniel Gontijo, Osmanito Torres etc.

    • @laryssabraga628
      @laryssabraga628 Před 2 lety +2

      Isso é importante, mas tbm tome cuidado com essa cobrança de produtividade. Td mundo merece um entretenimento simples de vez em quando.

    • @Vania-uu8my
      @Vania-uu8my Před 2 lety +1

      @@laryssabraga628 óbvio! O que acontece é que antes eu ficava acompanhando CZcamsrs que viviam mostrando suas vidas e eu não me identificava com nada daquilo. Assistia, mas sempre ficava com aquela sensação de: "Ok. Mas e eu com isso?". 🤣🤣 Em tempo: quem quer mostrar sua vida, sem problemas, mas eu não tenho mais paciência para ficar vendo a vida dos outros. Por isso, me voltei para canais com conteúdos relevantes. Claro, que tbm não fico focada nisso. Vejo vídeos de outras coisas que eu gosto tbm. Sou bem diversificada, só não tenho mais paciência para blogueiras e similares.

    • @laryssabraga628
      @laryssabraga628 Před 2 lety +2

      @@Vania-uu8my Ss, que bom que vc sabe, infelizmente conheço pessoas que nn

    • @yin_xing
      @yin_xing Před 2 lety

      Parabéns

    • @yin_xing
      @yin_xing Před 2 lety

      @@laryssabraga628 se entreneter não significa ter que ver e fazer coisas fúteis ou que estão na moda

  • @alessandraamaral8614
    @alessandraamaral8614 Před 2 lety +13

    Absolutamente ninguém é capaz de ditar as regras de como uma mãe deve criar um filho. É simples. Cada mãe sabe onde o falo aperta.

  • @isadorakoshiba6428
    @isadorakoshiba6428 Před 3 lety +9

    Desfralde com 2/3 meses?!! Em choque aqui.

  • @andreasteinberg283
    @andreasteinberg283 Před 2 lety +7

    Vc não cria um ser psicopata . Um psicopata já nasce assim

  • @cecinuns
    @cecinuns Před 3 lety +17

    Esse quadro ficaria tão perfeito no formato de podcast

    •  Před 3 lety +10

      Só você colocar o CZcams em segundo plano 😉

    • @cecinuns
      @cecinuns Před 3 lety +3

      @ 🥰

    • @subtraff
      @subtraff Před 3 lety +10

      Acaba que o CZcams funciona como podcast pra mim... Eu praticamente nunca assisto aos vídeos. Só escuto enquanto faço outra coisa.

    • @mariagreenglabes9032
      @mariagreenglabes9032 Před 2 lety

      @ como?

    • @leonardohenriquelopes1950
      @leonardohenriquelopes1950 Před 2 lety

      Ou então baixe o áudio do vídeo e escuta como poadcast

  • @silvanafchaves
    @silvanafchaves Před 2 lety +2

    Todas essas noias que a minha colega jornalista (eu tbm sou jornalista) teve com relação ao bebê, bem como todas as coisas que se fala no mundo da maternidade tipo Disciplina positiva, criar a criança sem traumas estando 100% presente, educação com apego, sendo algumas coisas bizarras e outras não, tbm me pegaram.
    O que me deixa mais triste é pensar que ninguém que idealiza esses "cursos maravilhosos" pensa na cabeça dos pais que estão ali com aquele bebê, sofrendo, se desesperando com todo o contexto que é criado em cima da criação dessa criança. Aí, depois que os pais ficam emocionalmente esgotados, é muito provável que essa turma simplesmente caia fora e deixe vc lidando com os cacos.
    Por isso que eu sempre ouvi da minha psicóloga e defendo ao extremo: o caminho do meio é o melhor, sempre, em tudo na vida!

  • @luizricardozdanowskynoguei9402

    Sensacional!

  • @daviddevir5735
    @daviddevir5735 Před 2 lety +3

    Bibi, gostaria muito que você fizesse um vídeo falano sobre a Terapia Comunitária Integrativa, metódo terapeutico desenvolvida pelo Cearense Adalberto Barreto.

  • @cibeledecamargolima1671
    @cibeledecamargolima1671 Před 2 lety +9

    Muitas reflexões sobre o vídeo, mas eu só quero comentar mesmo q minha mãe conta que quase me matou tbm, pq eram ela e meu pai exaustos e pegaram no sono comigo na cama e acordaram comigo amassada embaixo... Parabéns pelo trabalho, Bibi.

    •  Před 2 lety +3

      Sim, eu penso sobre isso sempre
      Pode ser feito, mas precisa ser feito com cuidado

    • @lucianavieira5250
      @lucianavieira5250 Před 2 lety

      Existe um padrão de cama compartilhada segura. Colchão no chão, sem cobertas, travesseiros, sem nada. Tem umas regrinhas lá.

  • @beatrizcoelho9899
    @beatrizcoelho9899 Před 2 lety +5

    O livro Mentes Perigosas, da dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, me ajudou muito a compreender a psicopatia. Eu recomendo.

    • @livroslivros3948
      @livroslivros3948 Před rokem

      Não é justamente dela que estão falando? Kkkkkkkkkk

    • @valpina958
      @valpina958 Před rokem

      ​@@livroslivros3948acho que não. Acho que estão falando da Márcia Tosin. Não a vejo dessa forma mas pelas expressões usadas deve ser ela.

  • @luizricardozdanowskynoguei9402

    Muito bom!

  • @maxquartz8444
    @maxquartz8444 Před 3 lety +3

    Os teus vídeos trazem conteúdo de verdade e desmistificam ideias criadas pela desinformação solta e tendenciosa impulsionadas pelos algoritmos que exploram à ignorância das pessoas de várias maneiras. Parabéns 👏👏👏

  • @luizricardozdanowskynoguei9402

    Parabéns!

  • @mayraguapindaia4266
    @mayraguapindaia4266 Před 2 lety +17

    Oi Bibi, parabéns pelo trabalho! Sou historiadora e acho que seria muito legal fazer um vídeo sobre revisionismo histórico, que creio ser o equivalente a pseudociência nessa área de conhecimento!

  • @moniquejagersbacher3005
    @moniquejagersbacher3005 Před 3 lety +3

    Meninas, parabéns pela reflexão e partilha. As falas de Daiana só deixam mais evidente a necessidade de empatia e respeito com as crianças, com as diversas realidades das mães e também com a gente mesma. Afinal, não há nada que seja bom para todo mundo o tempo todo. Essa imposição de modelos de sucesso já está na base das nossas relações, inclusive, na maternidade. Talvez a pseudociência tenha incorporado a figura da "palpiteira", com um pouquinho mais de verniz. 😁
    A nossa busca por conhecimento e por outras possibilidades no exercício da maternidade é legítima e necessária. Que a gente siga aprendendo, de forma crítica e responsável.
    Bibi, é muito bom que discuta sobre maternidade e crianças, sim! Afinal, o bem-estar e segurança delas devia ser uma prioridade para nós enquanto sociedade.
    Abraços.

  • @Videosaraujo
    @Videosaraujo Před 3 lety +8

    As mulheres deveriam ajudar outras mulheres e não julgar....ame mais julgue menos. É simples!

  • @CarlaS21986
    @CarlaS21986 Před rokem +1

    Grupos de maternidade é o local mais tóxico que tive contato em minha vida (ambiente escolar fica bem próximo). Lembro que quando fiquei grávida em 2013 participava de grupos que incentivava o parto natural. Eu idealizei meu parto natural porém morava no interior da Bahia, na época ninguém sabia o que era doula, meu pre Natal foi uma bosta. Consegui aguentar até entrar em trabalho de parto, eu e meu marido pegamos a BR para eu ter minha filha na cidade vizinha, onde tem uma maternidade referência em atendimento humanizado. Resumindo. Ao chegar la detectaram que minha filha estava em sofrimento, me levaram diretamente para a sala de cirurgia. Fiquei muito mal por não ter conseguido meu sonhado parto natural. Fui desabafar nesse grupo e simplesmente recebi uma enxurada de julgamentos: "era para ir em para outro hospital", " pq vc não contratou uma doula?", "isso que dá não se informar quando esta grávida". Lembro que dentro de toda esse julgamento só tinha um comentário me confortando. Participar desse grupo piorou meu estado de culpa e depressão...

    • @CarlaS21986
      @CarlaS21986 Před rokem

      Lembro que nessa época a mulher foda e guerreira, mãezona da porr@ era as que ficavam horas em trabalho de parto e tinha seus bebês na banheira, com o pai do lado. Qnt mais difícil o trabalho de parto mais guerreira, mas o que ninguém ressaltava era que essas mulheres tiveram acesso a uma equipe que estava lá o tempo todo analisando se aquele parto natural era viável e se algo saísse do normal essa mesma mulher teria todo acesso a uma atendimento de emergência para salva-la e a seu bebe.

  • @cintiaeterna1374
    @cintiaeterna1374 Před 2 lety +2

    Bibi faz um vídeo sobre o adrenocromo o que ele é, seu uso e sem tem algum fundamento as coisas que falam dele na Internet.

  • @gabrielbarbosa8946
    @gabrielbarbosa8946 Před 3 lety +7

    Bibi com carinha de sono 😹❤

    •  Před 3 lety +4

      Sempre gravo de manhã cedo 😂😂

  • @lucasisaac9928
    @lucasisaac9928 Před 3 lety

    Faz um video falando sobre a helaine ourives

  • @netton123
    @netton123 Před 3 lety +48

    Acho que a maternidade é a que mais aglomera pseudo ciência em relação a saúde, a cada dez "dicas" 9 é baboseira.

    • @marisebatt8869
      @marisebatt8869 Před 2 lety

      A maternidade é usada na maioria das vzs pra prender as mulheres.
      Observem as mulheres da família e amigas, muitas nem se dão conta das doenças, cobranças e esgotamentos.

  • @CG-rs9pl
    @CG-rs9pl Před rokem

    Eu gostaria muito de encontrar soluções na física para problemas humanos!
    Se existe passe- nos por favor!
    Vai agregar ao conhecimento de quem não tem acesso a informações científicas!

  • @leicienciaeespiritualidade1935

    Já dei like antecipado menina sábia

  • @nataliacrasoves1861
    @nataliacrasoves1861 Před 2 lety +4

    Se é o perfil da psico que eu tô pensando... inclusive a questão de "forçar o desfralde com 2 meses" é muito distorcida. Eu estudei pratiquei higiene natural/elimination comunication desde cedo, assim como centenas... e não é como essa pessoa propaga. Pra começar, o enfralde já tem significados diferentes p culturas, que dirá o desfralde. Muito cuidado com conteúdo da internet mesmo! Num descuido estamos amando ou odiando coisas que não são reais! Ótimo vídeo!

  • @mariacarolinafrancese4891

    Eu nao passei por isso, mas entrei nesse mundo virtual de maes quando minha primeira filha nasceu, e o nível de ansiedade dela após o nascimento nao é muito incomum. Um grande número de maes fica absurdamente vulnerável a qualquer discurso e serviço.

  • @tabataalmeida2390
    @tabataalmeida2390 Před 2 lety +5

    São as duas frentes né? As que acreditam que fizeram e ninguém morreu e as que não pode fazer nada! Tive parto em casa e sou louca, amamento até hoje e sou exagerada, não dei açucar e ele vai ficar aguado.... focamos aqui no que a ciência dizia sobre cada assunto, pesquisamos artigos científicos, de parto até criação... cada familia tem sua dinâmica mas tem coisas melhores e piores sim, como dar açucar antes, a importância da amamentação etc..
    Um outro problema é nós irmos contra o "normal' pq a indústria do desmame e do parto são cruéis! chupeta e mamadeira causam confusão de bicos e prejudicam a amamentação, mas as mães ganham de enxoval e depois lidam com a culpa! Então o buraco é MUUUUUITO em baixo!!! Cama compartilhada com as regras corretas é super saudável! Cama compartilhada é diferente de co-sleeping (berço do lado da cama). Fazemos há 3 anos e é super tranquilo, é só colocar a cama no chão pra não ter queda, sem travesseiros, sem cobertores etc! é possível, mas tem os mitos e as formas erradas de se fazer!
    Enfim, muito importante !!!
    parabéns Bibi!

  • @andreiafernandes9111
    @andreiafernandes9111 Před 2 lety +10

    Eu tive gêmeos e li um livro lindo na gestação dizendo que o corpo da mãe grávida de gêmeos produzirá leite suficiente para as duas crianças 🤡 Consegui nos primeiros 25 dias. Daí passei por uma cirurgia de apendicite de emergência e depois disso precisei complementar. Nada vem com manual. Nem tudo vai acontecer conforme seus planos e muito menos pelas experiências das outras pessoas.

  • @thaisribeiro5545
    @thaisribeiro5545 Před 3 lety +9

    Passei por isso com dieta. Comprei um curso achando que aquele método era baseado em ciência. Quando recebi o link para o curso estava escrito nutrição holística. Eu já assistia seu canal, então quando eu li essa palavra "holística" me lembrei de você Bibi. Nem segui o curso, só peguei algumas receitas que me interessavam e deixei de seguir essas pessoas. Foi uma decepção.

    •  Před 3 lety +2

      Que chato isso, né? Gente se aproveitando dos demais

  • @PedroNeto1987
    @PedroNeto1987 Před 3 lety +17

    Qual o nome da psicóloga pseudocientífica que ela cita no vídeo?

    • @danielalopes8442
      @danielalopes8442 Před 3 lety +7

      A Márcia Tosin, deve ser.

    • @cansadinha
      @cansadinha Před 3 lety +6

      @@danielalopes8442 certeza kkkkkk pensei imediatamente nela. E olha, ela fala muita coisa legal, mas tem um approach intimidador mesmo, usando termos que parecem super científicos mas que na verdade não são não.

  • @lourennemesquita5045
    @lourennemesquita5045 Před rokem

    Minha bebê tem 5meses e ontem mesmo vi um vídeo de cama compartilhada no insta, achei um absurdo. " ai voce tem que fazer cama compartilhada até quando a criança quiser (porque a natureza nos proporciona isso)"gente como assim????
    Fiquei aliviada de ver que não seguia o perfil.
    Vídeo totalmente necessário BiBi

  • @pessoalarissapessoa
    @pessoalarissapessoa Před rokem

    Sou Mãe e estou 101% com vocês.

  • @dayaneziegler7534
    @dayaneziegler7534 Před 2 lety +2

    Acho que a principal lição da moça é: saia do Instagram (acho que essa é pra todo mundo). Crie seus filhos com amor e como vc e seu parceiro considerarem melhor.

  • @andreasteinberg283
    @andreasteinberg283 Před 2 lety

    Tô chocada

  • @analouesteves
    @analouesteves Před 3 lety +17

    Eu acho tudo isso muito estranho. O Código de Ética do psicólogo veda a ele fazer propaganda da eficácia de um tratamento, então eu olho pra esses instagrams que prometem “ajudar a criar humanos incríveis” e encaro isso como algo antiético, até vedado mesmo. Não sei como esses “psicólogos” que prometem essas coisas no instagram não são punidos pelo CRP.

    •  Před 3 lety +6

      Médicos e psicólogos não podem fazer propaganda nas redes, mas o que mais tem é isso 🤯🤯🤯

    • @mayarasf9406
      @mayarasf9406 Před 3 lety +1

      Porque o CRP é inútil e só se importa se você está pagando a anuidade. Não serve para nada

  • @mariagracetesuzuki3299

    Ola estou interessada em seu curso como entrar em contato?

  • @claramainaurelion
    @claramainaurelion Před rokem

    Agr a Bibi é mãe ❤

  • @julianalimeirademelo324
    @julianalimeirademelo324 Před 2 lety +5

    Bibi, tava assistindo seu vídeo sobre a pseudociência na maternidade e lembrei que essa criadora da criação neurocompativel, ávida defensora da cama compartilhada até quando a criança quiser, disse que no Japão é comum as crianças dormirem na cama dos pais até por volta dos 11 anos! Achei super estranha essa informação, é verdade?

    • @Rubobesca
      @Rubobesca Před 2 lety +1

      No Japão as crianças dormem com as mães na cama. A dimanica familiar é totalmente diferente daqui.

  • @deborahcarvalho6834
    @deborahcarvalho6834 Před 2 lety +1

    Muito real. Desde a exigência em parto normal até a amamentação.

    • @deborahcarvalho6834
      @deborahcarvalho6834 Před 2 lety +1

      Isso é tão datado. Quando meu filho nasceu era um horror criança dormir com os pais. Super mal visto.

  • @lucianavieira5250
    @lucianavieira5250 Před 2 lety +2

    Fui iludida pelo método Criação Neurocompatível na 1a filha. O resultado não foi o esperado, não foi o "prometido". Bombei de depressão profunda de tanta sobrecarga fisica e emocional. Na segunda, agora, os métodos são meus. Faço cama compartilhada, pq me sinto bem também, mas cortei outras coisas que o método propõe, como nunca dizer não, não existir hierarquia na família etc. Tudo tem limite e dentro do bom senso.

  • @anaofuji5721
    @anaofuji5721 Před rokem

    Sou mãe de dois, hoje estão com 10 e 14 anos. O sentimento de culpa e frustração vem a tira colo com a maternidade. Vim conhecer a comunicação não violenta muito recentemente. Gosto muito das ideias desde que considere a realidade de cada uma. Tem uma escritora que gosto muito, @Elisama Santos. Ela trabalha muito nessa perspectiva da realidade concreta das mães e cuidadores. Certa vez ela comentou que o modo como é distribuída essas informações servem para oprimir mais ainda as mães. E ela detesta essas comparações das mães com as demais mamíferas! Ela sempre conta de como ela falha. ❤ Então, é saber escolher as autoras de referência e adequar com nossa realidade. A gente vai errar sempre!

  • @eventocriativo6761
    @eventocriativo6761 Před rokem

    Menos de 5 minutos: uma mae neurótica desse jeito é presa fácil para essa gente. Simples

  • @ElizaPaz
    @ElizaPaz Před 2 lety

    Bibi, como vou te mandar um docinho se tu conhece os melhores? Doces de Pelotas

  • @swcristinicastilho9873
    @swcristinicastilho9873 Před 2 lety +4

    tem jeito de seu bebe dormir na cama e ser seguro, e vc nao ficar cheia de paranoia na cabeça: é só vc num dormir :) brincadeiras a parte, eu achei mto legal ela falar sobre desmame pq nao tem muitasinformaçoes sobre isso.. o bebe pode querer mamar até os 5, e isso pode ser saudavel pra ele, mas e se a mae nao quiser/nao puder por vários motivos como por exemplo, amamentar toma muito tempo e a vida vai mto alem da maternidade...infelizmente td é muito romantizado ainda.....

  • @Litmenininha
    @Litmenininha Před 2 lety +3

    Infelizmente não é obvio Bibi, muita treta no mundo dos pais a maioria ainda acha q bater "não é espancar" esse é sempre o discurso que eles apanharam e estão bem! cara c vc acha q bater numa criança é ok, não vc não ta bem. O próprio adulto não consegue controlar a emoção ali na hora de bater numa criança mas espera a sensatez da criança nao fazer algo "errado".

  • @Larascottaa
    @Larascottaa Před 2 lety

    Além de trazer artigos e embasamento científico, uma das coisas que eu gosto na Bibi é o fato dela deixar seus entrevistados falarem, sem interrupções, difícil ver isso, parece que todos os apresentadores querem dar opinião e falar mais que os convidados.

  • @gabriella5795
    @gabriella5795 Před rokem

    Você pode falar sobre criação sim .
    É a sua percepção.

  • @jussaraartedoces
    @jussaraartedoces Před rokem

    fale sobre se o CORPO EXPLICA e uma pseudociência. Gostaria de saber a respeito

  • @yin_xing
    @yin_xing Před 2 lety +3

    Não, a responsabilidade de um casal deve ser igual. Paternidade e maternidade não devem ser desequilibrados por um mundo ainda misógino.

  • @andreavilela7903
    @andreavilela7903 Před 2 lety

    Tem una técnica perfeita... o instinto. As avós já faziam isso

  • @JejeLi9
    @JejeLi9 Před 2 lety +2

    Existe cama compartilhada segura. É só pesquisar.

  • @Videosaraujo
    @Videosaraujo Před 3 lety +2

    Tenho 3 filhos...me chama pra conversar que tenho muitas histórias pra contar.

  • @andreasteinberg283
    @andreasteinberg283 Před 2 lety

    Qual o nome da técnica????

  • @DomiMilani
    @DomiMilani Před 2 lety +3

    Nossa, me dá uma raiva isso! Parece que é o jeito "do bem" de botar ainda mais pressão em cima das mães. Primeiro que muitos distúrbios psicológicos e comportamentais não dependem só da criação - a psicopatia, inclusive. Segundo que respeitar a criança também é saber que o que funciona pra ela pode não funcionar pra outra e, principalmente, que uma mãe calma e com a saúde mental em ordem é muito mais importante do que dormir do lado toda noite ou dar uma chupeta de vez em quando.

  • @fernandapran
    @fernandapran Před 2 lety +3

    O que é corê corê?

  • @bebel_9338
    @bebel_9338 Před 2 lety +3

    Que página é essa gente ?????

  • @renatasantana1377
    @renatasantana1377 Před 2 lety

    Eu não sabia desse lado da internet que a criança tem que dormir junto, sempre vi ao contrário, que criança tem que dormir no berço dele.

  • @PsicologaLuCabral
    @PsicologaLuCabral Před 2 lety

    Alguém sabe que ig é esse?? 😱

  • @cristianenorte7286
    @cristianenorte7286 Před 2 lety +1

    Deus me livre de criança na minha cama... desmame no máximo 1 ano... mas isso sou eu... o que me incomoda são mães cheias de mimimi

  • @saraabreu1174
    @saraabreu1174 Před rokem

    Eu quase, por muitíssimo pouco mesmo quase caí numa burrada dessa. Fui mae muito jovem, sem nenhum planejamento e estava completamente perdida, quando grávida ainda comecei a seguir varias blogueiras e "especialistas" em maternidade.... Mas tudo TUDO o que eu aprendi caiu por terra quando meu filho nasceu, gente .... Eu tenho sorte de ter NOÇÃO e pensamento crítico pq quando me vi sozinha com o recém nascido (mãe solo e sem apoio nenhum durante o dia, só pós 18h quando minha irmã chegava ) tem coisas que não cabe na realidade de todo mundo ! Diziam pra comer apenas alimentos naturais, menos processados pra ter leite bom ... Sla lavar tudo o que é do bebe na mão com sabão específico pra nao dar alergia, e massagem disso, e exercícios pra aquilo. NÃO! Durante os 4 primeiros meses eu vivia apenas para cuidar do meu filho e dormir mesmo.

  • @pereiraeliana
    @pereiraeliana Před 2 lety +8

    Acho que o problema aqui não foi contra o método da tal psicóloga, e sim a raiva de descobrir que a tal profissional estava apenas vendendo "curso", consulta, etc., ou seja, ela no fundo só pensava no bolso e não realmente em ajudar individualmente cada pessoa. É muita ingenuidade achar que as blogueiras querem te ensinar dicas de maquiagem, todo mundo está de alguma forma monetizando seu conhecimento com as redes sociais, inclusive neste canal a Bibi também vende seus curso/workshop. Quem tem um pouco de conhecimento marketing digital sabe que é preciso encontrar uma dor e firmar uma tribo "nós contra eles", para ter um melhor resultado. A da Bibi é " nós contra a pseudo ciência". Não
    acho que a tal psicóloga esteja errada, ela está dando a opinião dela, segue quem quer. Inclusive a entrevistada concorda com ela só está chateada porque foi ingênua.

  • @tpituca1027
    @tpituca1027 Před 3 lety +1

    Talvez tenhamos vídeos sobre interpretação de texto mesmo. Não acredito que o povo embaralhou conceito, preconceito numa análise estatística!!!!! Kkkkk mto doideira na Internet e fora dela.

  • @alahspoemas
    @alahspoemas Před 2 lety

    Essas ilusões de que bebês e infâncias, são passíveis de modelagens,quase que por cinzel psicológico, só recaem sobre a mãe.
    Desde a implicação de Lacan que mães frias tornam crianças autistas a essas novas versões.
    São cruéis com toda a família.
    Felizmente a causa autista hoje é vista com justiça por mérito deles próprios,e suas articulações esclarecedoras, não como doença.
    A boa notícia é que em algum momento,os filhos entendem que suas mães fizeram o melhor que podiam.E que muitas fizeram absolutamente sós.
    Há duas situações em que você entende e perdoa sua mãe.
    Uma é quando você se torna uma e a outra quando você se torna responsável por si mesma.Enfim a boa notícia é que filhos crescem.

  • @betypessoa8412
    @betypessoa8412 Před 2 lety

    Like

  • @talitavidigalterciottimend1280

    Quem acompanha o Instagram, consegue identificar facilmente de quem elas estão falando. Tanto as que criticam quanto as que falam bem hehe Eu sigo a psicóloga que é citada no vídeo e realmente, inicialmente parece ser uma página super legal, masss com o tempo vamos vendo que a justificativa científica que se dá não é mto científica não. Vejo que principalmente na parte do desfralde e desmame. Ela diz que se vc guiar o desfralde a criança vai ter graves problemas, que ela lida com isso diariamente no consultório e tals. Mas aí entra a tal da experiência anedótica. Existe algum estudo que prove isso? Ou a fonte é vozes da minha cabeça? Hehe E sobre o desmame tb, se usa a justificativa de sermos mamíferos, que os outros animais amamentam por muito mais tempo, que psicologicamente é melhor então parar abruptamente do que fazer um desmame gentil. Um discurso científico que nos compara com outros animais mamíferos, mas que esquece que somos diferentes, somos animais racionais, que podemos dialogar e guiar a criança. O que é colocado ali extrapola demais algumas informações e não leva a mãe em consideração. A mãe boa é a que tá exausta, que faz tuudoooo pelo filho e que qualquer coisa que ela fizer vai traumatizar a criança. Enfim, já falei demais. Bem legal a reflexão que vcs fizeram.

    • @psicologandoinfancia
      @psicologandoinfancia Před 2 lety +4

      Bem isso que você comentou. Eu sinto que essa aparência de " super legal" que a página transmite, a primeira vista, deixa as pessoas anestesiadas.Realmente, junto com o " confie em você- você sabe o que seu filho precisa", vem a ditadura da cama compartilhada e o tetê a exaustão.

    • @vivipsi2010
      @vivipsi2010 Před 2 lety +1

      É a neurocomp... não é? Suspeitei desde o princípio 🤔

    • @RaquelUrtassum
      @RaquelUrtassum Před 2 lety +1

      Qual a página????? A que eu sigo sempre fala sobre entender que nem sempre vai se possível fazer exatamente aquilo e uma fala exatamente para não sobrecarregar a mãe

    • @talitavidigalterciottimend1280
      @talitavidigalterciottimend1280 Před 2 lety

      @@RaquelUrtassum eu não vejo dessa forma essa página "neurocompativel" não, mto pelo contrário, só se fala da criança e nada da mãe. Não pode desmame e nem desfralde guiado, procurar ajuda em relação ao sono então, proibido. Ela coloca tudo no msm bolo, que vai traumatizar a criança e não acho que seja bem assim.

  • @suelipetenon
    @suelipetenon Před 2 lety

    Só esse início indica o exagero no medo. O pediatra pode explicar tudo isso. Prejudica os pais e as crianças.
    Existe diferença em criar 2 filhos, o que funciona com um não funciona com o outro.
    Que absurdo? Eu sou psicóloga, isso é triste

  • @andreasteinberg283
    @andreasteinberg283 Před 2 lety +2

    Que absurdo . Não existe manual para criar filhos .

  • @anaporfirio5730
    @anaporfirio5730 Před 3 lety +20

    Esse negócio de cama compartilhada é MUITO PERIGOSO ! E o macaco só fica grudado na mãe, porque se ele ficar afastado a ONÇA VAI E COME ELE ! então se não tem onça na sua casa pode deixar o bebê dormir em paz lá no berço.

  • @anandaariella9719
    @anandaariella9719 Před 3 lety +5

    Gente, é a criação neurocompativel? to com medo pq amo a pagina

    • @priscilafreitas1189
      @priscilafreitas1189 Před 3 lety +4

      Foi a primeira referência que lembrei. Provavelmente. É marca registrada, aí já dá para ligar o alerta.

    • @anandaariella9719
      @anandaariella9719 Před 2 lety +3

      @@priscilafreitas1189 engraçado que pra mim foi o oposto, me ajudou a ser bem mais tranquila com minha maternidade mas se for isso, melhor manter distância

    • @ThePeeeti
      @ThePeeeti Před 2 lety +4

      Não precisa manter distância, no vídeo fala o oposto do que está na página (caso seja essa). Por exemplo: Elas falam que a página diz: Se você não criar dessa forma vai acontecer isso, a página diz: Você sabe o que é melhor para o seu filho, você não precisa de curso para criar filhos. Logo não deve ser a mesma página que elas estão falando 😉

    • @priscilafreitas1189
      @priscilafreitas1189 Před 2 lety +3

      Patrícia, posso estar errada, mas vejo esse tipo de abordagem mais como marketing do que qualquer outra coisa. Afinal, eles vendem cursos e formações também e vão criando uma "rede". Também transmitem ideias de como você "deve" criar os filhos, e pelo que acompanhei, o conteúdo é sim diretivo nesse sentido.
      Mas o que eu acho mesmo um problema, e acredito que a Bibi já tenha abordado isso até em outros vídeos, é a "cara" de algo científico que traz, usando termos como "neuro", etc. Seria mais ou menos o que fazem com o quântico. Não pretendo desmerecer o trabalho, mas é uma marca registrada e não tem qualquer estudo que embase as orientações que ela também dá.
      Eu não duvido que possa ter ajudado alguém, mas também já ouvi comentários completamente opostos de mães a respeito da abordagem.

    • @anandaariella9719
      @anandaariella9719 Před 2 lety +4

      @@priscilafreitas1189 Eu jurava que era algo cientifico pelas referências que ela dá, mas em relação a tudo de maternidade, sempre busco me informar, porém vendo o que rola ou não para mim. Concordo com a moça a cima no sentido que, o que vejo lá é mais sobre se livrar do peso de acertar maaaas... em alerta temos que ta, mesmo ao que é cientifico porque não significa que vão existir exceções.
      As vezes vamos em pediatras que dão informações ultrapassadas ou que não levam em conta a vivência da família. Essa questão da cama compartilhada, sempre vi ela dizendo que deve fazer o que funcionar pra sua família, que cada criança é única e etc.

  • @gustavomartins1768
    @gustavomartins1768 Před 2 lety +2

    Que não dar os nomes, tem que falar o nome, por favor, cabe a nós ir ver o material e julgar

  • @beatrizcoelho9899
    @beatrizcoelho9899 Před 2 lety

    Inclusive é ignorância dizer que os cuidadores podem tornar uma criança psicopata. Falta estudo, leitura.

  • @anelicerochasantos3840

    Estes tipos de discursos pseudos só se repercutem porque as pessoas são inseguras demais.

  • @marcosffontes
    @marcosffontes Před 3 lety +1

    Maguiagem no parto....kllkkkllllkkkkkkkkkkk

    • @anaiseamo9846
      @anaiseamo9846 Před 3 lety +2

      Tem mulher que se sente bem :) já ajudei durante a doulagem muitas sente vontade de produzirem. E entre uma contração e outra é super possível 🙂. E as que querem fazer geralmente a maquiagem faz parte da rotina delas :)
      Eu amo todos os resultados, desde as mais bem produzidas, as que parem de forma "mais selvagem'...

    • @anaiseamo9846
      @anaiseamo9846 Před 3 lety +3

      Realmente não tem receita, eu gosto do compartilhamento de informações sem o peso de que isso ou aquilo é de fato "certo". Cada caso é único, e a maternidade é ímpar também!

    • @elly9587
      @elly9587 Před 3 lety +1

      E o que quem? Pq isso seria engraçado?

    • @marcosffontes
      @marcosffontes Před 3 lety +4

      @@anaiseamo9846 De fato gosto não se discute, mas o parto envolve risco de vidas. Quando fiz uma cirurgia a última coisa que pensei foi aparecer bem na foto, aliás nem deve foto. Mas não tempos modernos muitos tem uma vida virtual que é super importante para eles. Em não sou moderno , sou velho, então dei uma boa risada com esta estória de maquiagem.

    • @Jehtine
      @Jehtine Před 2 lety +3

      Tudo na vida se tornou um espetáculo, inclusive o parto. Você iria gostar de aparecer toda esculhambada no Instagram? Eu não.

  • @marisebatt8869
    @marisebatt8869 Před 2 lety +4

    Meu conselho, não tenham filhos!
    É um sofrimento que nenhuma mulher tem coragem de falar e alertar, é horrivel e muitas nem se dão conta disso, a sociedade martiriza e torna a maternidade um inferno e uma prisão eterna.
    Sejam livres e não deem continuidade para os problemas que já tem.
    A moça do vídeo parece bem fragilizada e encarou a maternidade com certa infantilidade e romantismo que a socieddade repassa mesmo.
    NASCE UM FILHO, MORRE UMA MULHER CIDADÃ.
    Mulher fica bem se explorar outra mulher que geralmente é uma mulher mais pobre ou a avó materna.

    • @andreiafernandes9111
      @andreiafernandes9111 Před 2 lety +2

      Não concordo que ser mãe é só sofrimento. Tem muitas alegrias também. O carinho dos filhos é algo incrível e recompensador. O amor que tenho pelos meus filhos não é comparado ao amor que tenho a nenhuma outra pessoa da minha vida. Claro que não é alegria o tempo todo. Tem os dias ruins também, mas a vida é assim, não é? Lógico que se a pessoa não quer ter filhos e é feliz sem eles, a escolha é dela. Cada um sabe o que é melhor pra sua realidade.

    • @marisebatt8869
      @marisebatt8869 Před 2 lety +1

      @@andreiafernandes9111 Se os seus filhos ainda são pequenos e se vc depende da exploração de outras pessoas que muitas vzs "auxiliam" por instinto ou obrigação sua opinião é inválida, infantil e Anedótica!

    • @larissaferreira2642
      @larissaferreira2642 Před 2 lety +5

      Que pensamento maluco. Não querer ter filho é ok, achar que uma mulher não pode ter vida pós maternidade e que qualquer ajuda externa é exploração, é só uma visão egocentrica da vida. Somos uma sociedade, crianças são parte dela e são indispensáveis pra o futuro da humanidade, aliás num mundo justo e bom a criação e proteção da criança deveria ser responsabilidade da sociedade como um todo. Romantizar a maternidade é loucura, mas ter essa visão sua aí, é só culpabilizar as mulheres e excluir elas socialmente. Um desserviço total.

    • @marisebatt8869
      @marisebatt8869 Před 2 lety

      @@larissaferreira2642 Que romântico, pena que não é no seu mundo de fantasia.
      3 alternativas:
      1- não tem filho
      2-Explora alguém e nem percebe (geralmebte a vó que nem cagar em paz consegue).
      3-O mundo é no máximo férias na praia.
      Vê lá ver se para os homens brasileiros a paternidade é um fardo (até fugir e continuar sendo "pai" eles podem)
      Gravidez ferra com a mulher, nua, com dores e totalmente exposta. Deusulivre!!!

    • @larissaferreira2642
      @larissaferreira2642 Před 2 lety +4

      @@marisebatt8869 ok, VOCÊ tem problemas com maternidade e deve ter vivenciado coisas ruins. Mas não fique generalizando tudo e excluindo mães de ter um vida normal na sociedade e tbm demonizando crianças e talvez achando que todo pai é igual, porque não são. Sinto muito por você carregar esse ressentimento todo, só n tenha filhos e seja feliz.

  • @rafaelalemos9451
    @rafaelalemos9451 Před 2 lety

    Imagino que nada realmente deve ser 8 ou 80.por exemplo dormir com o BB sempre na cama com vc desde o primeiro dia ou como está moça falou:o filho de 3 anos que ainda mama e dorme na cama com ela OU o pai(tipo:e o casal sozinho/vida de homem e mulher/dormir junto na cama?)..complicado mesmo