A Imitação da Rosa - Clarice Lispector - CL #14 [Contos do Meio-Dia]

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • == Contos do Meio-Dia: valorize os Contos! ;) ==
    Resenha do conto A Imitação da Rosa, escrito por Clarice Lispector, do livro Laços de Família, contido na coletânea Todos os Contos de Clarice Lispector, editora Rocco.
    ==
    Adquira os livros de Clarice Lispector através desse link, pela Amazon:
    Clarice Lispector - Todos os Contos:
    amzn.to/2FwS57c
    Laços de Família:
    amzn.to/2I8uJ8l
    __
    Participe dos dois grandes projetos para 2018!
    Projeto Lendo Machado de Assis (Cronograma):
    • Lendo Machado de Assis...
    Projeto Lendo João Guimarães Rosa (Cronograma):
    • Lendo Guimarães Rosa -...
    __
    Siga meu Skoob:
    www.skoob.com....
    Dúvidas e dicas, entre em contato:
    imantadodelivros@gmail.com

Komentáře • 15

  • @LucasEduardo-ey7fb
    @LucasEduardo-ey7fb Před 6 měsíci +1

    Achei tanto que o texto falava sobre traição... o vendedor oferecendo as rosas, insistindo pra que ela compre representando ele dando em cima dela. Ela com a tentação de ficar com a rosa, representando que ela está cedendo.

  • @cristina-vv6fw
    @cristina-vv6fw Před 3 lety +3

    esse conto é BELÍSSIMO, um dos meus favoritos

  • @elllll91
    @elllll91 Před rokem +3

    Não achei o texto prolíxo nem cansativo, pelo contrário, acho que me identifiquei em certos aspectos da personagem e me envolvi muito com a história, então fluiu muito bem a leitura

  • @bikira2
    @bikira2 Před 2 lety +5

    Falar que um artista genial é prolixo dá a entender que nao compreendeu a obra. como chamar Gabriel Garcia Marques de prolixo? veja qtas páginas tem 100 anos..
    interessante é que Clarice embora genial é popular no Br, um país que não lê o suficiente. isso mostra a força do povo Brasileiro

  • @ramonasoants4899
    @ramonasoants4899 Před 5 lety +6

    Adorei sua analise, eu estou começando a ler esse conto hoje, mas depois de três paginas fiquei meio cansada, mas ai que senti uma necessidade de ver uma analise boa. Parabens pelo trabalho!

  • @mariadelourdes3356
    @mariadelourdes3356 Před 3 lety +4

    Paulo, achei no começo que ele estava moroso, mas continuei a procura do título e esqueci completamente o início gostando demais da sequência da historia. Acho que sempre vamos encontrar nos textos de Clarice Lispector, o fluxo de consciência das personagens e protagonistas, isto me enrola as ideias, mas, é justamente isso que me agrada na autora. Ótima análise.

  • @lohannaalves4997
    @lohannaalves4997 Před 3 lety +3

    Quem entende esse conto, se emociona

    • @brunonathans
      @brunonathans Před 3 lety

      creio que entendi ... nas últimas 3 páginas ,nao consegui finalizar .... me doeu muito , é muito forte .....

  • @itsjanuari24
    @itsjanuari24 Před 4 lety +1

    Gostei muito

  • @TrishaEstevam
    @TrishaEstevam Před 6 lety +7

    hahahahaa Ela enrola demais, mas é de um jeito que só ela consegue né, é meio que uma característica de identificação da escrita dela .

    • @ImantadodeLivros
      @ImantadodeLivros  Před 6 lety +3

      Sim. No caso da Clarice é até uma enrolação que não me afasta do texto, ao contrário de outro autores, que dá um baita de um desânimo.

  • @simeaovictormarques3498
    @simeaovictormarques3498 Před 5 lety +6

    Sua análise foi péssima! Perdão! Houve um probleminha aí, volte e lê de novo. Suas impressões são fracas, infundadas...Para falar de Clarice Lispector, tem que antes conhecê-la, e para conhecê-la é preciso senti-la. E te garanto que para isso é preciso muito mais do que uma "rasa" leitura do conto, para entender o que de fato a escritora queria transmitir. Inúmeros artigos científicos não bastariam. Ela é muito mais do que densa, por isso maravilhosa. O que faz de Clarice ser Clarice, é o seu intenso cultivo do mistério. É a própria literatura dela, no diz Nádia Gotlib.
    Enfim, houve um probleminha...como disse, volte, fundamente e releia. Quantas vezes necessário for. O começo, as constantes retomadas da autoras, não repetição, induz o leitor a um final magnífico. Se vc soubesse o impacto que esse conto revolga, principalmente o final, é deslumbrante, assustador. O leitor que o compreender, digo, sentir (da forma como a Escritora queria que sentíssemos) , não será mais o mesmo.

    • @ImantadodeLivros
      @ImantadodeLivros  Před 5 lety +2

      Simeao, entendo seu ponto de vista, mas não é prático passar a ler um autor, seja Clarice, Amado ou Assis somente depois que você compreende o que ele tem a dizer. Prefiro a definição de um outro artista, Chaplin, que disse: "Se quer saber quem eu sou veja meus filmes".

    • @simeaovictormarques3498
      @simeaovictormarques3498 Před 5 lety

      @@ImantadodeLivros sim, sim...vejo que chegamos a um mesmo consenso. Antes de conhecer a Clarice, ou melhor, passar a conhecê-la, eu li o conto e "meio" que tirei as minhas conclusões. Eu costumo dizer que suas obras deixam restar "aquela impressão", um enigma, em outras palavras, e a partir do momento que vc passa a estuda-la pelo viés acadêmico; essas impressões assumem formas, consolidando-se, isto é, arraigando na alma do leitor os maiores sonhos de volúpia, no que para antes eram remotos. O assunto é tamanho quando enfim vc entende o teor da comunicação, compreende por intermédio de várias pesquisas, a essência da escritora, um essência ambígua, desleal a razão, conivente com os anseios e fulguras do ser humano, enfim, que por isso, vc já não é mais o mesmo.
      Ficaria muito feliz se vc fizesse um levantamento, inclusive com o repertório que vc já tem, e evidenciasse os pensamentos de vários críticos em relação a latente escrita da autora, e em cima disso, analisasse um conto em específico. Please!