Video není dostupné.
Omlouváme se.

Infecções urinárias de repetição e o uso de medicamentos

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 07. 2021
  • As infecções urinárias de repetição que normalmente a antibióticoterapia convencional mesmo sendo realizada repetidas vezes, podem apresentar respostas boas, intermediárias ou nenhuma resposta.
    É bom considerar que nós temos um problema grave de resistência bacteriana, e também em outros casos podem existir medicamentos que podem predispor o indivíduo a infecções urinárias de repetição, e nesse caso eu chamo a atenção para uso de um grupo de medicamentos antidiabéticos que tem preocupado o corpo clínico.
    São chamadas de gliflozinas, e em especial utilizado no Brasil á empagliflozina e a dapagliflozina, que são fármacos que apesar de reduzir a glicemia dos pacientes diabéticos, tem um mecanismo de ação que atua na inibição da reabsorção da glicose nos túbulos renais.
    E qual é o prejuízo disso? É que o excesso de glicose é eliminado todos os dias lá na bexiga.
    Ou seja: passa pela uretra e chega na bexiga é lá começa uma colonização de bactérias por conta do excesso de glicose ali depositado.
    Então é necessário chamar a atenção para casos de infecção do trato urinário de forma repetida e considerar que tipo de antidiabético o paciente está utilizando.
    Se ele faz uso de dapagliflozina é importante considerar que se deve fazer o aumento da higienização dessa região, e se for possível averiguar a necessidade da troca de prescrição para outra classe de medicamento diabético, afim de evitarmos o uso dispendioso e repetitivo de antibacterianos.
    #enfermeiro​ #enfermeira​ #enfermagemclínica​ #farmacologia​ #medicamentos​
    ✅ Gostou desse vídeo?
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    👍 Deixe o seu like
    ✍️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com os amigos
    🕵 Siga o nosso insta: / pos_enferma. .
    📚 Notícias da enfermagem: www.enfermagem...

Komentáře •