#98 - Cida Bento e o Pacto da Branquitude | PRETOTECA

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 08. 2024
  • Neste novo episódio do podcast Pretoteca, Cynthia Martins conversa com uma das 50 pessoas mais influentes do mundo quando o assunto é diversidade: a gigante Cida Bento, autora do livro "O Pacto da Branquitude".
    Professora, psicóloga, especialista nas relações de trabalho e questões de desigualdade no ambiente corporativo, Cida é das autoras mais vendidas no Brasil quando o assunto é questão racial.
    Em ambientes de trabalho tão racistas, muitos locais que têm pretos na equipe falam que é "baixar a régua". Entre os que se dizem aliados, quem está disposto a ceder seu lugar para reparar o racismo?
    Cida responde a essas e outras perguntas nessa conversa transformadora.
    Se inscreva no canal: tinyurl.com/inscricaobnfm
    Entre no nosso site: www.band.uol.com.br/bandnews-fm
    Twitter: / radiobandnewsfm
    Instagram: / radiobandnewsfm
    Facebook: / radiobandnewsfm

Komentáře • 28

  • @robsonmoraes812
    @robsonmoraes812 Před 9 měsíci +9

    Esse livro de Cida Bento é o que há de melhor na literatura brasileira. Um presente para todos nós. Leia e recomende.

  • @joseeduardo5117
    @joseeduardo5117 Před rokem +11

    Parabéns pela entrevista, muito boa, foi importante também essa fala no final acerca de cada vez mais pessoas brancas se manifestando contra esses casos de discriminação. O pacto existe, porém não são todos os brancos que o reproduzem ou não enxergam isso, e também existem os negros que infelizmente não enxergam e reproduzem esse pacto da branquitude, mesmo sendo negros, é uma realidade com muitas nuances.
    Obrigado mais uma vez pela entrevista.🙏

  • @user-wq6fe9fo1x
    @user-wq6fe9fo1x Před měsícem +1

    Cida bento gratidão saber que tenho vc me falando que posso ir, cobrar e fazer Acontecer pois meus filhos e netos poderão ser Sim! Te Amo

  • @ronaldosid
    @ronaldosid Před 8 měsíci +5

    SHOW ! Muito bom.

  • @kel1226
    @kel1226 Před 10 měsíci +4

    Cida fantástica. Parabéns Cin pela entrevista

  • @gilvaneidesantos1459
    @gilvaneidesantos1459 Před 7 měsíci +2

    COISA LINDA!

  • @cassiorocha5704
    @cassiorocha5704 Před 5 měsíci +2

    Admiro muito a Cida Bento, e aquento profissional, escritora. Li o livro.
    A qualidade do áudio dela está muito comprometida. É uma pena, pois não cuidaram desse aspecto. Logo um tema tão impreciso e relevante.

    • @vivilinaress
      @vivilinaress Před 4 měsíci

      Achei que fosse minha conexão mas é verdade, que pena.

  • @vivianepereira1790
    @vivianepereira1790 Před 4 měsíci

    Obrigada pelos esclarecimentos meninas 💫🤎

  • @gleicivaniaeleuterio4876
    @gleicivaniaeleuterio4876 Před 6 měsíci

    Parabéns pela entrevista! Excelente me sinto representada, é como se ela dissesse o que eu não conseguia formular

  • @silvaniecamposdesouza4285
    @silvaniecamposdesouza4285 Před 5 měsíci

    ❤❤

  • @thiagojames9427
    @thiagojames9427 Před 7 měsíci +7

    A desigualdade racial é nítida. Sou motoboy em são Paulo e observo isso. Existem bairros e restaurantes frequentados predominantemente ( ou unicamente) por brancos, tipo uma segregação através do dinheiro. BMW, jeep, Audi e motos grandes 98 porcento das vezes é o branco quem dirige. Entrei no curso de história pra tentar descobrir o porque dessa desigualdade, pois é conhecendo o passado que se entende o presente. Descobri que houve leis que proibiram negros de estudarem e terem terras por muito tempo. Foram 350 anos de escravidão e após esses anos de sequestros, assassinatos, estupros e torturas esse povo foi abandonado e trouxeram europeus para trabalharem( embranquecer) aqui .Em 1911 houve um congresso internacional onde um representante do Brasil apresentou um plano de embranquecimento da população brasileira até 2010. Proibiram a capoeira e o samba. Criaram a lei da vadiagem para prender e oprimir os negros. A proibição da maconha também tem a ver com perseguição aos negros no Brasil e aos mexicanos nós EUA e não com saúde, até porque era recomendado por médicos para curar muitas doenças. Muitos não sabem, mas houve lei de cotas para brancos, a chamada lei do boi, para fazendeiros e seus filhos. Enfim, essas e outras coisas contribuíram para essa diferença gritante em qualidade de vida.
    O sistema burguês continua operando, só que com outras estratégias, como: alienação da população, muita hipocrisia, negligência na educação dos bairros pobres, o racismo ambiental, que pouco se fala, e o que a autora Cida bento explicou sobre o pacto da branquitude.

  • @AJ-xc8ii
    @AJ-xc8ii Před 4 měsíci

    Cotas pra branco sempre existiu desde de sempre !!!

  • @henriqueramos7838
    @henriqueramos7838 Před 4 měsíci

    Livro: Mãe Racista de Filho Preto.

  • @luizfernando9870
    @luizfernando9870 Před rokem +1

    Narcisismo branco!

  • @denisencordeiro
    @denisencordeiro Před 5 měsíci +1

    Já virou crime ser branco(a)? 😴😴

  • @juliodeoliveira391
    @juliodeoliveira391 Před 9 měsíci +3

    Isso é uma abominação, para cargos de poder se requer competência não cor de pele e nem genero , joaquim barbosa ê begro , Pelé é negro ,temos juizes e delegados negros , executivos negros , deputados e senadores negros e são bem sucedidos porque são competentes não porque são negros assimcomo os brancos em altos cargos estão lã pela competência não porque são (brancos) levando em conta que a maioria da população é negra e parda e o restante é mestiço, não somos nenhum pais nordico de loiros de olhos azuis ,esse papo de branco no Brasil é um espantalho uma falacia ,o Brasil é multiracial e multicultural ,em o mundo nem a vida são preto e branco e colorido , o lula é branco e voces o elegeram presidente do Brasil seius hipócritas.

    • @robsonmoraes812
      @robsonmoraes812 Před 9 měsíci +7

      Não aprendeu nada. Vc deveria ler o livro da Cida. Indico.

    • @misskelly9747
      @misskelly9747 Před 7 měsíci

      A negação das relações de poder da branquitude é a denuncia de uma perspectiva racista , lá está o Pacto da Branquitude , que nem sequer precisa " pensar " que privilégios têm , o seu lugar em qualquer lugar já está assegurado quando a " competição " é com uma pessoa negra. Acorda, sec XXI.

    • @marcospaulomoreiradasilva6367
      @marcospaulomoreiradasilva6367 Před 5 měsíci +1

      ​@@robsonmoraes812kkkkk e vc deveria melhorar seu nível de leitura...

    • @anaelkairos
      @anaelkairos Před 5 měsíci +1

      Ela não disse isso. Ela disse (a Cida) que a maioria das pessoas que ocupam cargos são brancos e isso não uma questão de mérito, pois mérito por mérito, pq os negros não seriam essa maioria? Pq há uma imensa desigualdade social provocado pelo capitalismo e racismo nessa desigualdade também.

    • @juliodeoliveira391
      @juliodeoliveira391 Před 5 měsíci

      @@anaelkairos visite um país socialista e você verá que todos são igualmente miseráveis, igualmente famintos e ninguém tem a oportunidade de prosperar,a não ser que fuja do país , muitos dizem que odeiam o capitalismo mas ninguém quer ir para um país socialista.