Entrevista Ana Nery Oliveira Brito

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 07. 2024
  • Ana Nery é escritora da cidade de Conceição do Coité. Desde a infância que sonhava … Ela é professora de História na educação infantil no município de Conceição do Coité.
    Ela é autora do livro Viva Santos Reis: tendências, estratégias transformação na folia de reisado de Cabaceiras em Conceição do Coité (1965-2005).
    “Este livro representa o empenho da autora para realizar uma análise acadêmica da Festa de Reis em Conceição do Coité (BA), através do estudo da atuação do Grupo Reisado de Cabaceiras em uma comunidade rural desse municipio. Nessa pesquisa, Ana Nery Oliveira Brito identificou as mudanças e as permanências ocorridas na festa, assim como os motivos e os instrumentos utilizados pelos sambadores para que essas transformações acontecessem e como fora percebidas e vivenciadas pela população que participava da festa, ao mesmo tempo em que também a reinventava… A autora analisa aspectos importantes da relação entre o sagrado e o profano, observando conflitos e divergências entre os festeiros e as autoridades municipais, contribuindo para uma análise das práticas da festa como expressão da religiosidade popular, e enfocando a dinâmica do Grupo Reisado de Cabaceiras, sua trajetória e sua inserção nos espaços urbanos da cidade de Conceição do Coité e da Região Sisaleira.”
    Este mini documentário é um convite à leitura de nossos Escritores, bem como ao desbravar da Cultura desta Terra tão fértil, tão cultural chamada Território do Sisal, com o seu povo de fibra, suas artes mil e sua força encantadora. Se você é escritor deste lugar, este mini documentário também é um convite para você. Entre em contato conosco, será uma honra conhecer o seu trabalho.
    Este Projeto foi contemplado nos Editais Paulo Gustavo e tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo foi criada para efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Komentáře •