Judaísmo e Cristianismo copiaram o Zoroastrismo?

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 28. 08. 2024
  • Canal principal: / @henriquecaldeira

Komentáře • 455

  • @junioalmeidabarbosa7811
    @junioalmeidabarbosa7811 Před 3 měsíci +149

    Depois que eu conheci o zoroatrismo eu realmente comecei a duvidar sobre as religiões abramicas afinal e muits coisa parecida e em uma mesma regiao e época.

    • @Gabriell...R
      @Gabriell...R Před 3 měsíci +54

      Você sabia que Jetro ( sogro de Moisés )era sacerdote em Midiã?
      Midiaã é um dos filhos de Abraão com Quetura.
      Já leu que quando o rei de Israel foi contra o faraó Neco o mesmo disse " Não venha contra mim porque foi o Senhor que me enviou".
      Enfim, o conhecimento de Deus não é exclusividade dos judeus, mas foi Abraão que aceitou seguir completamente e pela fé que ele teve todas as nações da terra foram abençoadas.
      Já li um livro chamado o Totem da paz, vale à pena ler é pequeno, fala sobre um missionário que foi evangelizar o povo Sawi, canibais comedores de cabeça, e mesmo dentro da cultura distorcida deles ele conseguiu encontrar um "gancho" que levava ao entendimento de Cristo, sacrifício e redenção, assim toda a cosmovisão de uma tribo foi mudada usando um exemplo, uma fagulha divina, que existia na própria cultura inicial distorcida da tribo.

    • @exorcistaelimpadordebanhei3500
      @exorcistaelimpadordebanhei3500 Před 3 měsíci +1

      ​@@Gabriell...RQue massa cara, vou pesquisar sobre

    • @karaiA4
      @karaiA4 Před 3 měsíci +10

      @@Gabriell...R e Abraão existiu?

    • @Hidroponicamente
      @Hidroponicamente Před 3 měsíci +12

      ​@@karaiA4 Não. O próprio Henrique foi no podcast inteligência ltda, e lá eles respondem essa questão

    • @souza1522
      @souza1522 Před 3 měsíci +25

      ​@@Gabriell...R o mesmo foi feito a uma tribo da Amazônia, só que dessa vez quem se converteu foi o missionário! Mas não entendi seu ponto. Isso prova oq exatamente? Provavelmente até 2050 a maior religião do mundo será islâmica, isso significa que eles são verdadeiros? Pessoas aceitando ou n cristianismo n prova nada.

  • @diogoamaro7409
    @diogoamaro7409 Před 3 měsíci +34

    Seria bacana um vídeo sobre o monoteísmo no Egito antigo, imposto pelo faraó akhenaton

    • @maristelarainerimazzucatto8152
      @maristelarainerimazzucatto8152 Před 3 měsíci +3

      Talvez não fosse monoteísmo, mas monolatria. Sistema politeísta, culto a um único deus.

    • @ffreire5545
      @ffreire5545 Před 2 měsíci +1

      @@maristelarainerimazzucatto8152Correto! Talvez, no Egito, nem chegasse a ser monoteísmo sendo só um tipo de henoteísmo.

    • @kayquealbuquerque7213
      @kayquealbuquerque7213 Před měsícem

      Akinator?😂

    • @franklincordeiro
      @franklincordeiro Před 24 dny

      ​​​@@maristelarainerimazzucatto8152Tem filme a respeito da década de 50. "O Egipcio" é baseado num livro de mesmo título do finlandês Mika Waltari.

  • @santiagosenai
    @santiagosenai Před 3 měsíci +31

    Cuidado, a datação que você mencionou sobre Zoroastro, entre o séc. VI e VII AEC, é muito contestada. Ela vem do argumento do artigo de Shahbazi, que identifica um Vištāspa comentado nos textos sobre a vida de Zoroastro com o pai de Dario. Contudo, segundo West, é muito mais provável que Vištāspa, pai de Dario, recebeu esse nome em homenagem ao Vištāspa que conviveu com Zoroastro. A datação mais aceita para Zoroastro é aquela proposta por Mary Boyce, argumentando que ele viveu entre o séc. XII e X AEC, baseada nos costumes expressos nos Gatas e na comparação com a literatura sânscrita. Dessa forma, colocando-o próximo a Moisés, caso possamos falar que tal figura existiu. Também não posso deixar de mencionar que adoro o seu canal, seus vídeos apresentam informações complexas de forma muito didática. Parabéns pelo trabalho!

    • @wellingtonsh1
      @wellingtonsh1 Před 3 měsíci +1

      O Zoroastrismo foi uma religião da era Axial se expandindo no século V antes de Cristo.
      É improvável ele ter vivido muito antes do monoteísmo persa ter se expandido.

    • @santiagosenai
      @santiagosenai Před 3 měsíci +5

      @@wellingtonsh1 Não acho improvável. Localizar o Zoroastrismo na Era Axial (c. 800-200 AEC) não adiciona muita coisa ao debate. Com efeito, o conceito de Era Axial não é muito preciso, envolve uma periodização muito grande e reflete um debate dos anos de 1960 e 1970, quando Karl Jasper desenvolveu o conceito. Em tal momento, muitas datações importantes não haviam sido estabelecidas e Jasper faz generalizações que são difíceis de aceitar atualmente. Ademais, o próprio Jasper admite as dificuldades de identificar a conexão entre as supostas religiões universais, bem como expor seus denominadores comuns. Quanto ao outro ponto, não vejo a necessidade da existência de Zoroastro estar próxima ao que você chama de expansão do "monoteísmo persa". O mazdeismo - chamo de mazdeismo porque não há menções a Zoroastro nas inscrições aquemênidas, logo, não se pode dizer que eram zoroastristas - espalhou-se no séc. V AEC por ser justamente a religião vinculada aos reis do novo império universal, o Império Persa Aquemênida, sobretudo a partir de Dario.

    • @Sforza_1994
      @Sforza_1994 Před 3 měsíci

      ​@@santiagosenai pedante

    • @zackb.3157
      @zackb.3157 Před 15 hodinami

      @@santiagosenai Não tem prova nenhuma em defender esse período, só pela tradição mesmo. Professor Henrique citou o que se pode provar no momento.

  • @RafelLel
    @RafelLel Před 3 měsíci +6

    Ansioso já faz algum tempo para o vídeo sobre zoroastrismo e judaísmo,assim como tbm desejo mais vídeos sobre hinduísmo 😭

  • @danbrianese
    @danbrianese Před 3 měsíci +29

    Como o professor Osvaldo geralmente diz em seus conteúdos na Tenda do Necromante quando questionado sobre esse mesmo tema, o judaísmo e cristianismo são praticamente 80% do zoroastrismo, que claro por sua vez tbm bebeu em outras fontes.

    • @ricardorowedder5742
      @ricardorowedder5742 Před 3 měsíci

      Sim. E ele também bebeu da mesma fonte do Lula para chegar a essa conclusão.

    • @matheusveras421
      @matheusveras421 Před 2 měsíci

      zoroastrismo não tem NADA a ver com o cristianismo , essa ideia é só mais uma invenção anti cristã . veja esse video para entender. czcams.com/video/Um13AfT1eYU/video.html

  • @Ex-Ateu
    @Ex-Ateu Před 3 měsíci +14

    Em primeiro lugar, as provas indicam que Zoroastro só nasceu por volta da época do cativeiro babilónico. Kenneth Boa afirma que as suas datas são por vezes dadas como 628-551 a.C. (Cults, World Religions and the Occult [Illinois: Victor Books, 1990], 45). Outros estudiosos dão datas semelhantes, embora não idênticas (por exemplo, Herzfeld, 570-500 a.C.; Jackson, 660-583 a.C - ver W.S. Lasor, "Zoroastrianism", em Evangelical Dictionary of Theology, ed., Walter Elwell [Michigan: B. B. Elwell], p. 1]. Walter Elwell [Michigan: Baker Book House, 1984], 1202). Se essas datas forem relativamente precisas, então é bem possível que o judaísmo não tenha tomado emprestado do zoroastrismo. Pelo contrário, pode ter sido Zoroastro que tomou emprestado da religião dos judeus cativos na Babilónia.
    É certamente verdade que Zoroastro falou de coisas como "... a vinda de um salvador e a ressurreição do corpo", etc. (Ibid., 44). Mas ele pode ter tomado essas ideias emprestadas dos judeus cativos na Babilónia. De facto, parece que todas estas ideias podem ser encontradas nas Escrituras Judaicas ANTES do Cativeiro Babilónico.
    Por exemplo, mesmo que aceitemos a afirmação da pessoa que escreveu o artigo na Internet a que me referiu, de que Isaías oferece a primeira conceção monoteísta completa de Deus (por exemplo, Isaías 43:10-13), não se segue de forma alguma que Isaías tenha tomado emprestada esta conceção do Zoroastrismo! De facto, Isaías escreveu o seu livro ANTES de Zoroastro ter nascido! O período em que Isaías estava a escrever era aproximadamente o de 740-680 a.C. Assim, se houve algum empréstimo, foi Zoroastro a pedir emprestado a Isaías - e não vice-versa. Para além disso, LaSor argumenta que Zoroastro não era um verdadeiro monoteísta, mas um politeísta. No máximo, era um dualista: "Ele exaltava Ahura Mazda... como o supremo entre os deuses... e via o mundo como uma luta interminável entre Ahura Mazda e Angra Mainyu" (Ibid., 1202).

    • @Ex-Ateu
      @Ex-Ateu Před 3 měsíci +4

      Além disso, a vinda de um salvador é prometida já em Gênesis 3:15 na Bíblia. Isso foi muito antes do nascimento de Zoroastro. O Génesis foi provavelmente escrito entre 1450-1410 A.C. E há numerosas outras profecias messiânicas antes do Cativeiro Babilónico (por exemplo, em Números 24:17 (Lei); Salmo 22 - especialmente v. 1, 7-8, 14-18 (escritos); Isaías 52:12-53:12 (Profetas)). Todas essas profecias foram dadas ANTES do nascimento de Zoroastro e do desenvolvimento do Zoroastrismo. Assim, não precisamos de pensar que o Judaísmo/Cristianismo tomou emprestada a ideia de um Salvador do Zoroastrismo; provavelmente foi exatamente o contrário.
      A ressurreição do corpo parece claramente aludida em Job 19:25-27. Embora este livro possa ter sido escrito durante o tempo de Salomão (cerca de 965 a.C.), os acontecimentos em si são quase de certeza do período patriarcal (cerca de 2000 a.C.). Além disso, o Salmo 16:10, escrito por David muito antes do Cativeiro da Babilónia, também alude à ressurreição física do Messias (ver Actos 2:25-32). Assim, a ideia da ressurreição corporal (incluindo a ressurreição do Messias) parece ser anterior ao advento do Zoroastrismo.
      Finalmente, os anjos são mencionados na Bíblia frequentemente no Génesis (por exemplo, 3:24; 19:1; 28:12; etc.). Assim, a doutrina bíblica dos anjos é também anterior ao início do Zoroastrismo.
      Quanto ao facto de os autores do NT terem acrescentado profecias messiânicas a posteriori, isso é simplesmente falso. Por exemplo, uma cópia do texto de Isaías, datada de cerca do 2. A.C., foi encontrada entre os Pergaminhos do Mar Morto. Esta cópia de Isaías é, portanto, ANTERIOR ao nascimento de Cristo. As profecias são genuínas. Para além disso, são também anteriores à origem do Zoroastrismo, como já referi anteriormente.

    • @Ex-Ateu
      @Ex-Ateu Před 3 měsíci +3

      Deuteronómio 18:10 os judeus estão proibidos de fazer alguém "passar pelo fogo", uma prática que o Zoroastrismo usou e adaptou. A passagem continua dizendo que eles são proibidos de fazer muitas coisas que os outros cultos pagãos faziam, como os zoroastristas. Isto sugere que a adoção das tradições zoroastrianas seria improvável, tendo em conta que estavam proibidos de ter algo a ver com elas.

    • @d.j.3257
      @d.j.3257 Před 2 měsíci

      ​@@Ex-AteuExatamente

    • @brendarocha3309
      @brendarocha3309 Před měsícem +2

      Não , até pq zoroastrismo já era uma " religião dos persas ". É bem mais antiga .., tanto é que a dualidade veio do cativeiro babilônico. Que dizer a ideia extraída.

    • @d.j.3257
      @d.j.3257 Před měsícem

      @@brendarocha3309 besteira

  • @ProfGilRodrigues
    @ProfGilRodrigues Před 3 měsíci +3

    Obrigado pelos esclarecimentos!

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 Před 3 měsíci +34

    A HISTÓRIA DO JARDIM DO ÉDEN.: Nas escrituras persas dos zoroastrianos , o Avesta conta a história de como Ormuzd criou o mundo e os primeiros dois humanos em seis dias e depois descansou no sétimo. OS NOMES DESSES DOIS SERES HUMANOS ERAM ADAMA E EVAH. ESSES TEXTOS DATAM DO SÉCULO 10 AC.Há também muitas evidências de que a Epopéia de Gilgamesh, um dos textos mais antigos registrados na história da humanidade, teve influência na história bíblica da criação. A Epopéia de Gilgamesh conta a história de um homem, Enkidu, que foi criado da terra por um deus. Ele vive entre os animais em um paraíso natural até ser tentado por uma mulher, Shamhat. Ele aceita comida dessa mulher e é obrigado a deixar o local onde mora ao tomar consciência de sua própria nudez. MAIS TARDE NO ÉPICO, ELE ENCONTRA UMA COBRA QUE ROUBA DELE UMA PLANTA DA IMORTALIDADE. OBVIAMENTE, EXISTEM MUITOS PARALELOS ENTRE ESTA HISTÓRIA E O JARDIM DO ÉDEN DA BÍBLIA.

    • @oadm6757
      @oadm6757 Před 3 měsíci +5

      Sim, a religião judaica teve muita influência de outras religiões do antigo Oriente Médio

    • @estevaorangel959
      @estevaorangel959 Před 3 měsíci +10

      Será que essas histórias serem parecidas não seria decorrente do fato de que realmente aconteceram e as semelhanças são “memórias” desse passado distante ?

    • @Sforza_1994
      @Sforza_1994 Před 3 měsíci +2

      Fake

    • @Zzz25_arab1
      @Zzz25_arab1 Před 3 měsíci +2

      A épica dos Reis da qual origina o conto Ormuzd é do século 10 D.C. foi escrita mil anos atrás no período Abassida no Iraque. O avesta é uma coleção de histórias zoratristras no período sassanida na Persa 224 a 651 D.C

    • @luanFcasarin
      @luanFcasarin Před 3 měsíci +1

      ​@@estevaorangel959 não.

  • @gabrielvandiks
    @gabrielvandiks Před 3 měsíci +44

    Se for pegar textos pra comparar lado a lado só se ouvirá choro e ranger de dentes...

    • @shallot6709
      @shallot6709 Před 2 měsíci

      E os registros arqueológicos que comprovam a bíblia?

    • @projetor.m.2353
      @projetor.m.2353 Před 2 měsíci +5

      @@shallot6709 São poucos. A maior parte contesta a bíblia.

    • @brendarocha3309
      @brendarocha3309 Před měsícem +5

      ​@@shallot6709mas ele não tá falando de comprovação ,mas o fato qye essa mesma bíblia é uma cópia de outros contos existentes.

  • @eduardohard1
    @eduardohard1 Před 3 měsíci +7

    Valeu! Professor a doutrina cristã tem alguma influencia ou teve contato com a filosofia cinica de Diogenes ou do estoicismo visto q tem pontos paralelos entre elas?

  • @FlavioSantosdaSilva
    @FlavioSantosdaSilva Před 3 měsíci +7

    A verdade tem versões diversas, mas todas apontam para ela. A família se dispersou, mas o Espírito é um só e ele clama "Aba, pai!"
    Cristo, o Senhor, já veio para que tenhamos paz com Ele. Em breve a família será reunida. Amemos uns aos outros e esperemos com paciência. Abraço!

  • @estevaorangel959
    @estevaorangel959 Před 3 měsíci +9

    E o contrário não poderia ter acontecido ? O zoroastrismo não poderia ter sido influenciado pelo judaísmo ?

    • @adalbertofernandes9614
      @adalbertofernandes9614 Před 3 měsíci +2

      Teve o cativeiro Persa em Judá? Os escribas judaicos tiveram contado e influência nas narrativas político- teológico dos babilônicos e dos persas.

    • @dimiaraujo90
      @dimiaraujo90 Před 2 měsíci +1

      Muito menos provável. Tanto por uma questão de qual religião começou a se estabelecer e organizar formalmente como instituição primeiro (o Zoroastrismo, ao que tudo indica), como também pela questão de qual população era dominante em termos militares/bélicos, políticos e econômicos (os Persas).

  • @goodmorningamazon7236
    @goodmorningamazon7236 Před 3 měsíci +11

    Esse tipo de discussão só incomoda quem pensa que a religião é um produto de fábrica. Religião assim como qualquer manifestação cultural é algo dinâmico em constante transformação e resignação. Quem inventou o acarajé?? Os brasileiros, os africanos ou os mulçumanos?? Ao pé da letra foram os mulçumanos, mas posteriormente foi incoporporado na gastronomia de outros povos. Ninguém copiou ninguém, simplesmente aconteceu.

    • @CaioMartins-vd9tk
      @CaioMartins-vd9tk Před 2 měsíci

      Que ridículo kkkk. A verdade está sempre mudando, então? Nenhuma religião sobrevive sem constante customização e adequação a verdades que jogam por terra supostas verdades pregadas por elas. Na maioria das vezes, tudo isso, é apenas uma coisa de quem presica de âncora, mas uma âncora transcendental neste mundo.

  • @CarlosOliveira-nx6rv
    @CarlosOliveira-nx6rv Před 3 měsíci +12

    A figura do diabo (o Satanás, como antagonista de Deus) só se inseriu no modo de pensar religioso judaíco após o cativeiro babilônico? No pentateuco, o próprio Eterno (YHWH) é que endurecia o coração de Faraó, e o pior antagonista do povo hebreu, em sua jornada até a terra prometida, era a sua dureza de coração, e não um ser espiritual dificultando as coisas. Poderia fazer um vídeo mais específico, com o tempo?

    • @Al_Srour
      @Al_Srour Před 3 měsíci +1

      No Judaísmo a figura de Satanás não existe, esse conceito se inseriu na cronologia através do viés cristão.

    • @estevaorangel959
      @estevaorangel959 Před 3 měsíci +2

      A verdade é que Deus não precisa revelar todas as coisas desde o começo. O fato de uma coisa só aparecer em textos posteriores não significa muita coisa. Veja só, o tetragrama só aparece nos tempos de Moisés. O próprio Deus fala que manteve seu nome oculto para Abraão, Isaque e Jacó. Esses também não tinham o conhecimento da Lei, mas ainda assim adoravam a Deus e foram aprovados por Ele

    • @oevandrorealconfia4762
      @oevandrorealconfia4762 Před 2 měsíci +1

      Se não me engano, o Diabo (ou a figura dele) só é citada umas 3 vezes no AT. A aparição de Samuel na "sessão espírita" de Saul provavelmente era um demônio, mas o autor preferiu colocar que era Samuel, mesmo isso não fazendo sentido à luz das Escrituras. Isso leva a duas possibilidades:
      1 - os autores do AT tinham receio/medo/evitavam ao máximo citar diretamente a figura do demônio/Diabo. Como os personagens de Harry Potter evitam falar diretamente o nome de Voldemort (exemplo besta, mas deu pra entender)
      Após o AT, com a morte e ressureição de Jesus na cruz, o diabo foi derrotado. Logo, os autores do NT não tem mais receio em citar o nome dele diretamente.
      Ou
      2 - de fato, houve uma influência do Zoroastrismo no Judaísmo, como citado no seu comentário.

    • @CarlosOliveira-nx6rv
      @CarlosOliveira-nx6rv Před 2 měsíci

      @@oevandrorealconfia4762 O termo "Satanás" é citado no AT algumas vezes. No livro de Jó que a tradição judaica diz ter sido escrito pelo próprio Moisés, mas a Crítica Textual o data como obra pós-cativeiro babilônico. Há também uma menção no livro de Crônicas, outra obra pós-cativeiro. E outra na Torah chamando o anjo enviado por Deus para se opôr a Balaão de "satanás" (adversário). Referências a este personagem no AT, tal como aparece no NT é zero, praticamente, pelo menos nas obras consideradas como antes do cativeiro babilônico. Na época de Jesus os livros de Daniel e de Enoque eram bastante populares e influenciaram muitas percepções, por isso, muitas coisas que aparecem no NT, praticamente, não aparecem no AT. Por exemplo, em nenhum momento os patriarcas expressam ter esperança num futura ressurreição tal como criam os cristãos.

  • @EmillyGoelzer
    @EmillyGoelzer Před 3 měsíci +53

    *Nesse mundo 🗺 nada se cria tudo se copia*

    • @DouglasBIBLICAL
      @DouglasBIBLICAL Před 3 měsíci +6

      Não é o caso da Bíblia.

    • @EmillyGoelzer
      @EmillyGoelzer Před 3 měsíci +17

      @@DouglasBIBLICAL *Não é coisa da minha cabeça*

    • @joaolenon5525
      @joaolenon5525 Před 3 měsíci +7

      Qual delas....acompanhe esse canal de história que não é crença....se for crença melhor você debater noutro canal teologia m@@DouglasBIBLICAL

    • @rosangelaaparecidamiranda8532
      @rosangelaaparecidamiranda8532 Před 3 měsíci +1

      Já dizia Chacrinha kkkkkk

    • @gabrielwolffalcao5189
      @gabrielwolffalcao5189 Před 3 měsíci +4

      Prefiro: nada se cria ou se copia, tudo se transforma

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 Před 3 měsíci +5

    Os cristãos presumem que Jesus foi o inventor do cristianismo, ou talvez alguns dos teólogos mais instruídos acreditem que Paulo foi o verdadeiro fundador da fé. Mas, num sentido mais amplo, o Cristianismo começou com um homem que viveu 600 anos antes destes dois homens, Zoroastro.ZOROASTRO (628 A 551 A.C.) CRIOU UMA RELIGIÃO QUE SE TORNARIA A PRECURSORA TANTO DO CRISTIANISMO COMO DO ISLÃO, COM A SUA NÍTIDA DIVISÃO ENTRE O BEM E O MAL E ENTRE RECOMPENSAS E CASTIGOS APÓS A MORTE.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 Před 3 měsíci

      As vidas reais terminaram como resultado da crença de que apenas vidas fantasiosas após a morte têm significado. Muitos anos depois do 11 de Setembro, esta crença ainda justifica assassinatos. Quando eles vão finalmente aprender? Os seus dogmas não se originaram de Maomé ou de Jesus, mas de um profeta persa que viveu há 2.600 anos.

    • @estevaorangel959
      @estevaorangel959 Před 3 měsíci +1

      Errado! Jesus não só é o criador do cristianismo, mas de TODAS AS COISAS! Inclusive Ele é o criador de Zoroastro

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 Před 3 měsíci

      @@estevaorangel959 Temos várias histórias nas quais os autores não estiveram presentes, desde o nascimento de Jesus, suas discussões com Satanás, até mesmo sua execução, mas embora eles não pudessem saber o que foi dito e feito, eles falam como se estivessem lá. Isto é visto quando as autoridades judaicas falam com Pilatos sobre a execução de Jesus, e este encontro privado é relatado palavra por palavra, quando não pode ter sido conhecido e ditado. Saber que os autores estão embelezando as histórias nos deixa incapazes de saber se alguma palavra atribuída a Jesus alguma vez saiu de sua boca. Uma vez que você traz a lacuna de décadas antes que as histórias fossem escritas e depois copiadas pelos escribas e traduzidas em vários idiomas, é quase impossível saber quais fatos alegados sobre Jesus, se houver, são verdadeiros.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 Před 3 měsíci

      @@estevaorangel959 Mesmo que admitamos que Jesus foi como afirmado para nos levar ao seu propósito, ficamos igualmente perplexos com o objetivo do seu sacrifício. Como diz o famoso ditado “Ele se sacrificou para poder perdoar você pelas leis que estabeleceu”. Por que um Deus todo-poderoso precisa de um sacrifício? Ser todo-poderoso significa que não há nada que Ele não possa fazer se Ele quiser, então por que passar pelo ritual quando Ele poderia escolher perdoar os pecados e oferecer misericórdia se assim o desejasse? Será que o sacrifício de Jesus conta mesmo como uma troca digna, quando ele tinha plena consciência de que depois de algumas horas de tormento recuperaria todo o seu poder infinito e viveria para sempre no céu? O que ele perde? Ele é imortal, portanto não pode morrer e, portanto, Seu sacrifício é um mero aborrecimento. Como disse algum sagaz: “Ele ficou levemente incomodado por seus pecados”.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 Před 3 měsíci

      Temos várias histórias nas quais os autores não estiveram presentes, desde o nascimento de Jesus, suas discussões com Satanás, até mesmo sua execução, mas embora eles não pudessem saber o que foi dito e feito, eles falam como se estivessem lá. Isto é visto quando as autoridades judaicas falam com Pilatos sobre a execução de Jesus, e este encontro privado é relatado palavra por palavra, quando não pode ter sido conhecido e ditado. Saber que os autores estão embelezando as histórias nos deixa incapazes de saber se alguma palavra atribuída a Jesus alguma vez saiu de sua boca. Uma vez que você traz a lacuna de décadas antes que as histórias fossem escritas e depois copiadas pelos escribas e traduzidas em vários idiomas, é quase impossível saber quais fatos alegados sobre Jesus, se houver, são verdadeiros.

  • @eduardonobile2998
    @eduardonobile2998 Před 3 měsíci +2

    Tema muito interessante. Zoroastrismo é fascinante. Parabéns pelo canal .

  • @GuilhermeHenriqueDaSilvaChaves

    Vídeo sobre zaratrusta ou zoroastro (como preferirem kk)
    Já prof
    Parabéns pelo ótimo conteúdo!!

  • @user-hp2bh5rq5s
    @user-hp2bh5rq5s Před 3 měsíci +33

    Todos religião mistura influência outras

  • @HistoriadoCaos
    @HistoriadoCaos Před 3 měsíci +28

    Que a paz do Senhor esteja com Zaratustra.

  • @viniciusricardo5025
    @viniciusricardo5025 Před 3 měsíci +3

    Em algum momento, provavelmente todas as religiões foram uma só. E mesmo se não foram, todas tem princípios em comum, então esse tipo de comparação eu não vejo como válida

  • @CarlosOliveira-nx6rv
    @CarlosOliveira-nx6rv Před 3 měsíci +4

    As pessoas falam muito da influência do Zoroastrismo, no Judaísmo, mas se esquecem daquilo que alguns egiptologos chamam de "Teologia Menfita", que, de certa forma, segundo alguns, também traz muita similaridade com o modo de pensar judaíco ou a sua concepção religiosa e cosmogônica das coisas.

  • @giovanisouzaandreoli
    @giovanisouzaandreoli Před 3 měsíci +1

    Ótimo trabalho, tópicos muito interessantes.

  • @clebersilvasantos2890
    @clebersilvasantos2890 Před 3 měsíci +2

    Eu creio que é mais antigo, e que houve influências, faz o vídeo que quero aprender.

  • @ffreire5545
    @ffreire5545 Před 2 měsíci +5

    Das três religiões abraâmicas, a que mais recebeu influências do zoroastrismo foi o Islã.

    • @fzazsilva6962
      @fzazsilva6962 Před 2 měsíci

      sério, explique as semelhanças ?

    • @ffreire5545
      @ffreire5545 Před 2 měsíci +2

      @@fzazsilva6962 São tão poucas as semelhanças e tantas as diferenças. Ex: diferentemente dos islamitas, os persas mazdeístas nunca foram genocidas.

    • @user-fd9fg1xr3z
      @user-fd9fg1xr3z Před 2 měsíci +2

      ​@@ffreire5545parabéns, seus argumentos são excelentes 😊😊😊

    • @janisegomes8237
      @janisegomes8237 Před 19 dny +1

      ​@@ffreire5545 fala isso para as pessoas da península ibérica depois das invasões islamicas.

    • @ffreire5545
      @ffreire5545 Před 19 dny

      @@janisegomes8237 Você é islamófila?

  • @bakacoffeEP
    @bakacoffeEP Před 3 měsíci +6

    Zoro se perdeu de novo e criou uma religião no passado

    • @thiagoalvessk
      @thiagoalvessk Před 3 měsíci

      Só quem é pegou a referência hein 😉

  • @ERSpotter
    @ERSpotter Před 3 měsíci +16

    Sim. O Zoroastrismo é mais antigo que o Judaísmo e Cristianismo. E por fim a conclusão que chegamos é que todas as religiões e Deus ou deuses são criação da mente humana. Tudo invenção.

    • @curiosidadesmagicas4137
      @curiosidadesmagicas4137 Před 3 měsíci +6

      Sim. E como os gatos enterram a própria bosta concluímos que a terra é plana.

    • @felippem06
      @felippem06 Před 3 měsíci +8

      ​@@curiosidadesmagicas4137 Ele está certo e sua comparação não faz sentido

    • @BraianSilveira
      @BraianSilveira Před 3 měsíci +3

      Simples assim, mas vá tirar adultos infantilizados de seus contos de fadas para você ver ahauhahaha

    • @curiosidadesmagicas4137
      @curiosidadesmagicas4137 Před 3 měsíci +5

      @@felippem06 kkkkkkk tem certeza que não faz sentido? De qualquer jeito, o que eu quis ironizar é o fato de que não há lógica em afirmar que as religiões são criações da mente humana apenas pelo zoroastrismo ser mais antigo que o judaísmo. Na realidade, faz total sentido haver semelhança entre as religiões, já que todas se referem a um único mundo espiritual, que apesar de não ser totalmente claro para nós, alguns sábios ao longo do tempo fizeram seus esfoços de interpretação.

    • @curiosidadesmagicas4137
      @curiosidadesmagicas4137 Před 3 měsíci +5

      @@BraianSilveira kkkkkkkkk verdade né, milhares de anos de pessoas dedicando sua vida ao estudo do divíno, empreendendo gigantescos esforços, e estão todos errados. Quem está certo é o genial Brain silveira 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @jsdeandrade9613
    @jsdeandrade9613 Před 12 dny

    Ter histórias semelhantes em diversas culturas diferentes em épocas diferentes e até mesmo na mesma época mas em mais de um povo não indicaria algo que realmente pode ter acontecido? Porque temos Adão e Eva, os filhos deles que se espalharam e perderam contato, mas mesmo assim a história foi passada oralmente nas tribos, e como parentes distantes essas histórias foram tomando formas um pouco diferentes assim como a brincadeira telefone sem fio onde algumas coisas detalhes e nomes vão se distorcendo ao longo da mensagem, é uma questão a se levar em consideração, pode ser que não seja uma copia mas a mesma história contadas por tribos que perderam o contato.

  • @LucasGuimaraes-rk3lr
    @LucasGuimaraes-rk3lr Před 3 měsíci +9

    O Islã também copiou o zoroastrismo

  • @taisasemh
    @taisasemh Před 3 měsíci +4

    Onde a gente faz um abaixo assinado pra fazer um vídeo só sobre o tema?

    • @PardoChad
      @PardoChad Před 3 měsíci

      Ele não tem bolas pra isso, muito medroso pra falar.

    • @jsp674
      @jsp674 Před 3 měsíci +1

      @@PardoChad ?

    • @taisasemh
      @taisasemh Před 3 měsíci

      @@PardoChad Oxe, o conteúdo dele não depende de culhão, mas de ciência. ‘-‘ Ele já tratou de temas sensíveis pra muitas pessoas, tanto que já teve gente criticando achando que ele toma partido de A ou B, pq não falaria de zoroastrismo?

    • @PardoChad
      @PardoChad Před 3 měsíci

      @@taisasemh
      O público dele é de maioria cristã, se ele lança um vídeo desses, vai perder tanto inscrito, receber denúncias e xingamentos, no Vilela mesmo ele sempre ponderava nos assuntos, o outro professor falou que Moisés nunca existiu e ele disse que não batia o martelo nisso.

    • @Qliphirot
      @Qliphirot Před 3 měsíci

      ​@@PardoChad então, o canal dele sempre foi muito abrangente mas nós últimos meses percebi uma inclinação ao cristianismo, levando ele até podcast. Espero que ele volte com a essência do canal. Sou inscrito há muitos anos e fui também aluno do Dr. Henrique no curso sobre Alquimia.

  • @rosanar.siqueirafenix1822

    Quero saber sobre a divina comédia

  • @wcaesar
    @wcaesar Před 3 měsíci +14

    So os mais leigos ainda acham que cristianismo é a religião verdadeira, santa e primeira

    • @Whon733.
      @Whon733. Před 3 měsíci +8

      Olha, até o momento eu só vi generalizações e escandalizações contra o cristianismo, mas até o momento não vi nenhum argumento baseado em algum fato arqueológico ou histórico.

    • @whitesharkjansen5229
      @whitesharkjansen5229 Před 3 měsíci +5

      @@Whon733. kkk crente não enxerga a verdade apenas dogma ou fé cega

    • @leandrou100
      @leandrou100 Před 3 měsíci +1

      @@Whon733. é só usar a lógica. cristianismo é uma cópia do zoroastrismo

    • @kliniferaraujo4635
      @kliniferaraujo4635 Před 3 měsíci

      ​​@@leandrou100 As religiões sempre foram uma busca de se ligar a Deus e procurar entender os fenômenos da vida natural, Deus foi revelando, mas os povos não conseguiam compreender plenamente e chegava avarias interpretações diferentes umas das outras e no maior e menor grau todas as religiões carregam em si uma verdade. Deus se revelou a povos simples, que ao longo da sua trajetória foi amadurecendo no entendimento de Deus, e sim os hebreus pode ter pegado de outros povos. Deus revelou o entendimento dos hebreus na qual os mesmos buscaram pela razão em outras crenças por elas carregarem está verdade. Então sim podem terem copiados textos para formar a sua Teologia, mas não por só copiarem e sim porque Deus revelou a os judeus e eles buscaram entender mais nos escritos zoroastristas que sim te muitas verdades como as filosofias de Plantão, Aristóteles, Confúcio e Buda, mas o ser humano tem limite e eles sem a revelação chegaram a um certo entendimento do mundo espiritual, de Deus, do Mal e do homem. O cristianismo é a consumação da Verdade que tanto o ser humano buscou e tentou ligar-se por vários meios e chegando perto de compreender.

    • @VicenteNeto-xr3hp
      @VicenteNeto-xr3hp Před 3 měsíci

      Td mundo sabe que antes do cristianismo veio o judaísmo

  • @aluisiojanuario8304
    @aluisiojanuario8304 Před 3 měsíci +1

    Você vai puxando de quais fontes cada crença bebeu e no final você nunca vai chegar na primeira, só alcançaremos aquelas que deixaram seus relatos…

  • @OsMestresdoPassado
    @OsMestresdoPassado Před 3 měsíci +9

    4:32 O Zoroastrismo, provavelmente, bebe das crenças, textos indo-iranianos, o que nos levaria ao encontro entre Ásia e Oriente Médio.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 Před 3 měsíci +2

    Houve uma longa luta pelo domínio religioso sobre o Império Romano, e foi algo próximo. Se os acontecimentos tivessem ocorrido de forma diferente, o Cristianismo provavelmente teria permanecido um culto obscuro, a par do ZOROASTRISMO. Mas uma vez que o Cristianismo foi instalado nos mais altos níveis do governo romano, ele foi então espalhado pela força por todo o Império, com os exércitos romanos sendo acompanhados por missionários cristãos que mataram todos aqueles que se recusaram a se converter à espada.O domínio do Cristianismo teve tanto a ver com o poderio militar como com qualquer outra coisa. Uma vez instalada por decreto, a Igreja impôs a pureza doutrinária com um fanatismo igual ao dos clérigos muçulmanos. A HERESIA FOI PUNIDA COM TORTURA E MORTE ATÉ QUE O ILUMINISMO ROUBOU O PODER TEMPORAL DA IGREJA.A história não confirma o que os cristãos gostariam de acreditar. O Cristianismo é a religião mais dominante no mundo, MAS CHEGOU LÁ NÃO POR CAUSA DE SUA VERACIDADE, MAS PORQUE DESFRUTOU DE UMA CONFLUÊNCIA SUB-REPTÍCIA DE INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DE EVENTOS.

  • @maristelarainerimazzucatto8152

    Eu gostaria de saber o que é judaísmo e a partir de quando.

  • @dawabrasil
    @dawabrasil Před 2 měsíci

    A Torah é um retalho de várias civilizações! Nada contra, mas se eu tenho a minha Religião, não quero diminuir a do outro! A análise do ponto de vista histórico é imparcial , ou deveria, e imune a emoções! Excelente vídeo! 👏👏👏

  • @rss707
    @rss707 Před 3 měsíci +1

    Queridos irmãos e Henrique. É muito bacana seu estudo e suas conexões que refletem um retroalimento entre culturas e religiões. Na biblia fala a mesma coisa, e como a biblia não é um livro religioso, mas um livro histórico e um manual para o homem, inspirado por Deus e tem por finalidade mostrar sua soberania e como ele age, gostaria de adicionar mais alguns conhecimentos..
    Sobre as religiões e suas conexões são explicadas na parabola da Torre de Babel, quando o homem ao inves de obedecer os planos de Deus para que entenda seu verdadeiro caráter, acaba por se revoltar contra suas leis, buscando se conectar com ele conforme seu entendimento e força, temos em Ninrode o desejo de usar lógia, rituais e etc para se conectar com Deus, sendo a torre de babel uma simbologia do esforço do homem em se colocar no lugar de Deus e de querer criar um Deus... neste mesmo texto Deus diz que espalhou o homem e suas doutrinas, multiplicando-as em muitas vozes... e assim o homem que se conecta em tradições, rituais, e etc para se conectar com Deus, sem primeiramente buscar a verdadeira INTENÇÃO DE CORAÇÃO com ele, se entregando a ele para entender seu carater, acaba por entrar em diferentes armadilhas.
    A biblia toda do antigo testamento é cheia de simbologias de um futuro que iria vir o salvador JESUS, temos sua simbologia desde adao e eva até ultimo profeta João. Satanas, que é o pai da mentira, busca enganar com mentiras e verdades para que não chegamos ao verdadeiro Cristo, que não tem nada a ver com tradições, religiões, mas sim com o verdadeiro caráter de Deus e suas leis que frutificam vida eterna, ou seja, seguindo suas leis e buscando relacionamento com ele verdadeiramente, ele te molda a uma nova mentalidade, com ações praticas que acabam tornando claro como agua o que ele deseja de todos nós.
    Deus sempre busca pessoas que desejam se conectar verdadeiramente com ele de coração e de intenção, sua Igreja, ou seja, a verdadeira igreja é de osso e carne, que esta espalhada nos 4 cantos do mundo, praticando as suas leis, vivendo o evangelho verdadeiro e todos nós podemos participar deste reino, se PEDIRMOS PARA O PAI orientação e fazer o que ele manda.
    Ele tentou fazer isso com uma nação escrava, porém ela traiu ele, então ele mandou seu unico filho para nos mostrar como viver e como aprender com o pai, leiam os evangelhos e entendam que Jesus é o nosso senhor e ele quer que imitemos ele, não é uma tarefa facil, mas se entregando a ele, ele vai limpar tudo que estiver de errado nas nossas crenças e vai colcoar a verdade em nossos corações para que nossas ações testifiquem a Deus e a Jesus.
    Aquele povo em sua maioria o traiu, depois os que se dizem cristões também o trairam, porem ele entregou o espirito santo de Cristo para nos orientar. Eu acho maravilhoso os esforços do Henrique, porém o conhecimento verdadeiro te virá quando com humildade vc pedir a Deus para que ele se apresente na sua vida e mostre que ele é unico e verdadeiro, e todas as tuas duvidas se tornarão claras meu irmão. QUe todos vocês sejam abençoados, este escrito não é para todos, pois só os que tiverem olhos e ouvidos conseguirão perceber o que escrevi. Voltem para Deus de todo coração e ele vai se revelar para vocês e nunca mais serão enganados por doutrinas, tradições, cultura e etc... ELe guiará vocês para a VERDADE. Abraços

  • @rafaelkeske1650
    @rafaelkeske1650 Před 3 měsíci +1

    É muito óbvio se você considerar que nenhum povo aceitaria deuses que os torturam e escravizam. Só existem oprimidos se existirem opressores. Se um dos lados é o certo, o outro é automaticamente errado. O zoroastrismo e as religiões abraâmicas apenas simplificam a realidade em dois grandes extremos.

  • @fabiomaiadelima5576
    @fabiomaiadelima5576 Před 9 dny

    A figura do Cristo é muito anterior ao zoroastrismo pois as tipologias de sua chegada estão em todo o velho testamento muito mais antigo.

  • @AmodeusR
    @AmodeusR Před 3 měsíci +1

    É interessante como sempre as outras religiões influenciaram o Cristianismo e Judaísmo, mas nunca o contrário. Até parece que existe uma busca veemente de anular o cristianismo 🧐

    • @Qliphirot
      @Qliphirot Před 3 měsíci

      Ué quem não sabe que eles influenciaram o Islamismo e trocentas outras menores?

    • @luanFcasarin
      @luanFcasarin Před 3 měsíci +2

      Mds, é questão de datas e fatos amigão, tem nada a ver com anulação do cristianismo

  • @escola.saomatheus
    @escola.saomatheus Před měsícem

    A ressurreição foi uma ideia zoroastriana?
    10 de agosto de 2017
    Tenho argumentado que em algum momento antes de meados do segundo século a.C., pensadores judeus desenvolveram a ideia de que a morte não era o fim da história, que as pessoas não acabavam simplesmente no submundo do Sheol por toda a eternidade, um lugar sem prazer, dor, excitação ou mesmo adoração a Yahweh. Em vez disso, no fim dos tempos, Deus ressuscitaria as pessoas dos mortos, e os fiéis seriam recompensados ​​com a bem-aventurança eterna.
    Há muito a dizer sobre a ideia de ressurreição conforme se desenvolveu no judaísmo e, então, especialmente, no cristianismo. Mas primeiro tenho que abordar a questão das origens. De onde veio a ideia?
    Sempre me ensinaram o que imagino que todo estudioso bíblico crítico do século passado aprendeu, que a ideia de ressurreição veio para o judaísmo da religião persa conhecida como zoroastrismo. Na verdade, vários leitores do blog me fizeram exatamente essa pergunta (ou fizeram apenas essa afirmação) sobre o zoroastrismo como a fonte da ideia. A lógica é a seguinte:
    O restante deste post é somente para membros do blog! Se você quiser ler mais - ou quiser ter acesso a todos os posts que saem de 5 a 6 vezes por semana - JUNTE-SE ao blog! Não custará muito e renderá dividendos enormes. E cada centavo vai para ajudar os necessitados.
    (a) Não havia nada na tradição judaica que levasse alguém a pensar que a ressurreição do corpo fosse uma possibilidade, uma vez que os israelitas sempre mantiveram a ideia de um Sheol eterno;
    (b) A ressurreição era, no entanto, parte integrante do antigo pensamento zoroastriano, que era avidamente dualista em seu pensamento, com as forças do bem e do mal travando enormes batalhas cósmicas que chegariam ao clímax no fim dos tempos e todos os que estivessem do lado do bem seriam recompensados ​​com uma nova vida na ressurreição dos mortos;
    (c) Israel esteve por um tempo sujeito ao Império Persa, por cerca de dois séculos, de 538 a 323 a.C., ou seja, desde o momento em que a Pérsia derrotou os babilônios e tomou seu território até o momento das conquistas de Alexandre, o Grande, no século IV.
    (d) Portanto, faz mais sentido, por essa lógica, pensar que os judeus tiraram a ideia de uma ressurreição futura dos persas. Ei, eles tiveram que tirar isso de algum lugar , certo?
    Isso, como eu disse, é o que todos nós fomos ensinados e é o que eu pensava (e ensinava) até cerca de, bem, seis meses atrás. Como preliminar para alguns comentários mais detalhados, deixe-me fazer dois pontos gerais.
    O primeiro envolve um problema em que penso há muito tempo: nossa tendência a pensar que toda ideia tem uma "fonte" externa simplesmente não pode estar certa (em termos simples), como se toda ideia tivesse que começar em algum lugar diferente de onde a encontramos. Ou seja, suponha que argumentemos que a ressurreição veio para os judeus dos persas. OK, então, de onde os persas a tiraram? Suponha que eles a tiraram dos X. Então, de onde os X a tiraram? Dos Y? De onde os Y a tiraram? Dos Z? De onde... Como você pode ver, é uma regressão eterna. Alguém, em algum momento, em algum lugar, surge com uma nova ideia. E então, na verdade, não é necessariamente o caso de que os judeus tiraram a ideia de algum lugar . Em teoria, algum judeu alguém poderia ter inventado isso!
    Meu segundo comentário é a percepção que tive há seis meses, ao pensar sobre essas coisas em referência aos judeus obtendo a ideia de ressurreição dos persas. As datas não funcionam. Israel foi sujeito à Pérsia do final do século VI ao final do século IV a.C. Vemos alguma evidência de uma crença na ressurreição em textos judaicos daquele período? Bem, na verdade, não, não vemos. Quando vemos tal crença? Começando no período dos Macabeus, um século e meio depois que Israel foi controlado pelos persas. Se os judeus tivessem tido contatos extensos com os persas (e presumivelmente sua religião) na década de 160, faria sentido que eles tivessem emprestado sua ideia de ressurreição. Mas, na verdade, a influência na época, e por muito tempo antes, era inteiramente grega. E os gregos não tinham nenhuma noção de uma futura ressurreição dos mortos. Muito pelo contrário, quando (mais tarde) os gregos ouviram falar de tal ideia, eles consistentemente e redondamente zombaram dela como um pedaço de bobagem hilária.
    Então a ideia de que a ideia veio para Israel de algum outro lugar é certamente possível . Mas não parece haver muita evidência disso.
    E há problemas ainda maiores. Acontece que não sabemos muito sobre o zoroastrismo durante o período em que estamos interessados ​​(digamos, 200 a.C. a 200 d.C.). Isso porque temos péssimas fontes de informação. Descobri isso pela primeira vez lendo uma das discussões mais eruditas sobre a vida após a morte nas tradições judaica e cristã, do historiador holandês Jan Bremmer (seu livro: The Rise and Fall of the Afterlife [Nova York: Routledge, 2002]).
    Bremmer aponta que nosso manuscrito mais antigo dos textos zoroastrianos em questão, o Avestas, data de 1288 EC, e todos os manuscritos sobreviventes parecem remontar a uma cópia que foi produzida no século IX ou X EC . Como a tradição zoroastriana estava viva e constantemente mudando ao longo do tempo, não há garantia de que os ensinamentos dos manuscritos avésticos posteriores fossem antigos. Além disso, há apenas uma referência em todas as formas mais antigas dos escritos avésticos às glórias de uma vida posterior, e essa referência não diz nada sobre um futuro dia de julgamento (como no pensamento apocalíptico judaico).
    Após alguns comentários detalhados, Bremmer conclui: “Há … pouca razão para derivar ideias judaicas sobre ressurreição de fontes persas. Sua(s) origem(s) pode(m) muito bem estar em desenvolvimentos intrajudaicos” (p. 59).
    Em outras palavras, os judeus que primeiro pronunciaram a ideia, durante o período dos Macabeus, podem tê-la inventado eles mesmos. Este parece ser o consenso mais recente sobre o assunto, como visto em um trabalho mais recente sobre a vida após a morte por uma estudiosa do Novo Testamento, Outi Lehtipuu, que em seu livro, The Afterlife Imagery in Luke's Story of the Rich Man and Lazarus (Brill: Leiden, 2007; p. 124), faz o mesmo ponto básico.
    Precisarei trabalhar mais no assunto antes de chegar a uma conclusão final. Meu próximo passo, quando tiver tempo para isso (estou lendo outras coisas agora), será ler os dois artigos a seguir, que cito caso algum de vocês esteja inclinado a prosseguir com o assunto:
    James Barr, “A questão da influência religiosa: o caso do zoroastrismo, do judaísmo e do cristianismo” JAAR 53 (1985).
    G. Widengren, “Ideias e fontes do apocalipse iraniano”. Em Hellmholm, ed., Apocalipticismo no Mundo Mediterrâneo e no Oriente Próximo (Tübingen, 1983) 77-162.

  • @wraves693
    @wraves693 Před 2 měsíci

    Apesar da existência de práticas ou alguns ensinamentos do Zoroastrismo bem antes do Cristianismo, é valido lembrar que o livro sagrado definitivo do Zoroastrismo surgiu por volta do 5° século, já que é bem provável que foi a partir dele que os argumentos de cópia por parte do Cristianismo apareceram.
    Ainda acho que seja sim possível tratar essa inspiração cultural, mas acredito que ela não seja tão uniforme assim.

  • @MarcoAntonio-zd2tl
    @MarcoAntonio-zd2tl Před 3 měsíci

    As religiões são uma constante evoluções....Transformações sobre transformações.... Nossa vida é assim também....

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 Před 3 měsíci

    A resposta mais simples à primeira pergunta é, sim, há uma grande influência zoroastriana no judaísmo e no cristianismo, mas o problema é que é difícil documentar isto com exatidão, pelo menos nas fases iniciais do judaísmo. A evidência está aí, mas é toda evidência “circunstancial” e muitas vezes não resiste ao julgamento rigoroso dos estudiosos. No entanto, ousarei apresentar estas ideias de forma assertiva, com a ressalva de que provavelmente não haverá uma forma definitiva de provar que são verdadeiras ou falsas.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 Před 3 měsíci +1

    Isaías.: Existe uma correlação interessante entre os Gathas de Zarathushtra Yasna (os textos sagrados dos Zoroastrianos) e o capítulo da criação e livro de Isaías no Antigo Testamento. Isto pode ser atribuído em grande parte à influência que os mesopotâmicos exerceram sobre os israelitas durante o tempo em que os israelitas viviam na Babilônia. Estranhamente, o livro de Yasna faz perguntas que são respondidas diretamente no livro de Isaías. EXISTEM INÚMEROS OUTROS EXEMPLOS DE INFLUÊNCIAS DO ZOROASTRISMO, MAS ESTE É MUITO CONVINCENTE. Alguns exemplos desses textos de semelhanças são:
    Yasna 44.3:4-5: “quem fez as rotas do sol e das estrelas? Por quem a lua aumenta e diminui?”
    Isaías 40:26: “Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas: quem traz o seu exército por número, e os chama a todos pelos seus nomes: pela grandeza do seu poder, e força, e poder, nenhum deles estava faltando.”
    Yasna 44.4:1-3: “quem consertou a terra abaixo e evitou que o céu acima caísse?”
    Isaías 40:12: “Quem mediu as águas na palma da sua mão, e com a palma pesou os céus? Quem equilibrou com três dedos o volume da terra, e pesou as montanhas em balanças e as colinas numa balança?

  • @jacksonjoelson2836
    @jacksonjoelson2836 Před 3 měsíci +3

    Como que uma coisa é posterior a Moisés e foi copiada pelo judaísmo?

    • @jeansamp14
      @jeansamp14 Před 3 měsíci +1

      É porque Moisés muito provavelmente é mito

    • @Qliphirot
      @Qliphirot Před 3 měsíci

      Quem copiou mesmo foi o cristianismo, no caso do judaísmo é mais pela influência monoteísta.

    • @MrKael_
      @MrKael_ Před 3 měsíci +1

      Moisés pode nem ter existido, foi um heroi bíblico tardio introduzido posteriormente, consolidando um consciente de irmandade entre um povo. Você já parte do pressuposto que ele existiu

    • @Sforza_1994
      @Sforza_1994 Před 3 měsíci

      ​@@jeansamp14Mitos tmb tem datas, Jenio

    • @Sforza_1994
      @Sforza_1994 Před 3 měsíci

      ​@@MrKael_ E isso não altera a datação

  • @leandrochavo3038
    @leandrochavo3038 Před 3 měsíci

    Eu ja assisti a alguns conteúdos explicando que mesmo o Zoroastrismo seja mais antigo isso nao significa que o Cristianismo bebeu da sua fonte.
    O livro sagrado do Zoroastrismo foi escrito nao antes do 4⁰ século da nossa era, ou seja, foi elaborado alguns séculos após a conclusão do Novo Testamento, de modo que nao da pra afirmar que ele foi a fonte para os conceitos do Cristianismo

  • @lucienegomes6214
    @lucienegomes6214 Před 3 měsíci

    Vlw demais

  • @milamrshl115
    @milamrshl115 Před 3 měsíci +1

    Só que o dualismo é muito mais visto no cristianismo do que no judaísmo, o judaísmo não vê o diabo como inimigo de D'us, tipo, um deus bom e um mau, isso não existe no judaísmo.

  • @artursantucci9243
    @artursantucci9243 Před 2 měsíci

    Gostaria De Que Comentassem Sobre O Zoroastrismo que pregava a Vinda do Messias e os Reis Magos Eram Zoroastristas que Visitaram o Menino Jesus ...

  • @gustavohungerbuhler7509
    @gustavohungerbuhler7509 Před 3 měsíci +2

    O Cristianismo deve ter sim influencia Zoroatrista mas o Judaismo sinceramente tem nada a ver.

    • @DarthSidious1968
      @DarthSidious1968 Před 3 měsíci +1

      O judaísmo tem influência do zoroastrismo na medida que foram escravos na Pérsia.

    • @gustavohungerbuhler7509
      @gustavohungerbuhler7509 Před 3 měsíci

      @@DarthSidious1968 Aí é que está, judeus nunca foram escravos na Persia, pelo menos não dos persas, qual seria a influência exata do Zoroastrismo?

    • @wellingtonsh1
      @wellingtonsh1 Před 3 měsíci +1

      O Judaísmo foi bastante contaminado com a mentalidade zoroatrista.
      O problema é que as pessoas acham que esse tipo de processo é intencional, cópia ou falsificação ou é algo rápido e não. Quando se tem muito contato com uma ideia acabasse levando uma parte dela ou como se observa aquela ideia ou daquela ideia.
      O segundo Templo foi construído durante o domínio persa e o domínio persa e o domínio grego foram diferentes do Romano relativamente tranquilos. Tanto que a Bíblia não passa essa animosidade como existe contra os cananeus, filisteus, mesopotâmicos, egípcios, assírios, babilônicos e em menor em menor medida com os romanos.

    • @gustavohungerbuhler7509
      @gustavohungerbuhler7509 Před 3 měsíci

      @@wellingtonsh1 Festa de Hannukah e Purim passa animosidade contra gregos e persas.
      Se o judaísmo teve mentalidade zoroastra , como nações que nunca tiveram contato com os zoroastras tem mentalidades parecidas?

  • @flaviolucena9068
    @flaviolucena9068 Před 3 měsíci

    Uma dica muito boa para todos aqui e principalmente o canal @estranhahistoria é assistir o vídeo do canal um sábado qualquer
    Mitra,a evolução de um deus
    Nesse vídeo tem toda uma pesquisa histórica falando sobre todos esses paralelos entre as três maiores religiões do mundo de origem habramica : judaísmo, cristianismo e islamismo com o zoroastrismo

  • @L-u-c-a-ss
    @L-u-c-a-ss Před 3 měsíci +3

    Quando iniciou o Judaísmo? Antes eram Hebreus e depois Israelitas, para só então vir os judeus?! É isso?

    • @jhonnyfury9063
      @jhonnyfury9063 Před 3 měsíci

      É que o judaísmo não nasceu pronto, o que se tem como exemplo amigo de judaísmo é a religião que "começou" após o exílio babilônico na época de Esdras Neemias. Naquela época os "judeus" nem sabiam mais o hebraico, que era a língua nativa deles. Antes disso teve o judaísmo da reforma de Josias que encontrou uma cópia do livro de deuteronômio. Bem se um dos principais livros fundadores da fé foi "encontrado" já dá pra ter uma noção de como estava o judaísmo nessa época. Antes disso foi o reinado de Israel ao norte e Judá ao sul, Judá tinha o templo de Jerusalém para adoração e sacrifício, Israel não tinha acesso, na bíblia fala muito disso. Antes existia o reino unificado de Israel sob Salomão e sai pai Davi, e antes teve a fundação de Israel que era uma tribo governada por juízes e não por reis. Séculos antes dos juízes que existiu Moisés que escreveu a torah e estabeleceu os levitas como sacerdotes. Antes de Moisés os israelitas eram escravos no Egito e guardava apenas a "fé de seus pais" Jacó Isaac e Abraão. Antes de Abraão tinham os hebreus, que vieram de sem que vieram de Noé que sobreviveu ao dilúvio que era neto de Enoque que era descendente de sete...
      O contexto geral do judaísmo abrange muito tempo e muitos acontecimentos. Por isso que um judeu moderno no centro de São Paulo não tem nada a ver com o judaísmo da época de Jesus, nem da época da reconstrução do templo, nem da época da monarquia, nem dos juízes, nem de Moisés e nem do javismo dos patriarcas

    • @boraProgramarPow
      @boraProgramarPow Před 3 měsíci +7

      Cronologicamente, seguindo a cronologia bíblica, Abraão teve Isaac e Isaac teve Esaú e Jacó. Jacó posteriormente tem seu nome trocado para Israel. Ele tem 12 filhos, fora as filhas. Desses 12 filhos surgem as tribos de Israel. Na época dos reis, Israel se divide em norte e sul. O norte fica com 10 tribos e são conhecidos como Israel e o sul fica com duas tribos, principalmente com Judá, daí vem o nome judeus.

    • @whitesharkjansen5229
      @whitesharkjansen5229 Před 3 měsíci +5

      Uma coisa é certa o povo Hebreu em si tem pouca coisa senão nada haver com os dito judeus de hoje

    • @claudiadealbuquerquedias3501
      @claudiadealbuquerquedias3501 Před 3 měsíci

      Os Hebreus, está para os falantes da Língua Hebraica, os Israelitas, são os descendentes de Israel e os judeus foram eleitos para a Lei de Moisés.

    • @rnamensageiro3478
      @rnamensageiro3478 Před 3 měsíci

      Historicamente falando, judaísmo surgiu depois do cativeiro babilônico. Hebreus, como dito na bíblia, não existiram.

  • @Joelzart
    @Joelzart Před 3 měsíci

    Muito bom! Quando disse "Odisseu indo ao mundo dos mortos", vc quis dizer Odisseu mesmo, ou Orfeu?

    • @yanouftchalianneto7762
      @yanouftchalianneto7762 Před 3 měsíci +3

      Ulisses (Odisseu, em grego) desce ao Hades (mundo das sombras) e consulta o Espirito de Tirésias; além disso, ele vê alguns heróis, heroínas e a própria mãe.
      (Homero, "Odisseia", parte III, canto XI)

    • @wellingtonsh1
      @wellingtonsh1 Před 3 měsíci +1

      Ulisses desse ao Hades em a Odisseia.

    • @Joelzart
      @Joelzart Před 3 měsíci

      @@yanouftchalianneto7762 valeu! Não lembrava disso

  • @danieldinizrosa9410
    @danieldinizrosa9410 Před 2 měsíci

    Os persas e os egípcios têm alguma relação em suas religiões?

  • @demetriusvelloso2524
    @demetriusvelloso2524 Před 2 měsíci +1

    Doutrina zoroastrismo influenciou as demais , fato .

  • @canalsopraganhagranapracompra1

    Os rastafaris lês bastante o antigo testamento igual os judeus, acho um movimento bacana tbm

  • @oversipelio983
    @oversipelio983 Před 3 měsíci

    Sabe muito.

  • @P4poRet0
    @P4poRet0 Před 3 měsíci +1

    Não foi diretamente porque teve influência do platonismo, Platão que foi influenciado pelo zoroastrismo... Daí veio o tal Demiurgo.

    • @wellingtonsh1
      @wellingtonsh1 Před 3 měsíci

      Não tem nada de Platonismo no Judaísmo até hoje. Existe no cristianismo por causa da Patrística.

    • @Qliphirot
      @Qliphirot Před 3 měsíci

      ​@@wellingtonsh1só vai encontrar platonismo dentro de tradições místicas do judaísmo, como merkavah e kabbalah. Neoplatonismo, principalmente.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 Před 3 měsíci

    O Zoroastrismo, o Judaísmo e o Cristianismo partilham tantas características que parece que deve haver uma ligação entre eles. Essa conexão realmente existe? Se sim, como isso aconteceu? E até que ponto a semelhança entre estas religiões se deve simplesmente à evolução paralela, em vez do contato e influência diretos?A RESPOSTA MAIS SIMPLES À PRIMEIRA PERGUNTA É, SIM, HÁ UMA GRANDE INFLUÊNCIA ZOROASTRIANA NO JUDAÍSMO E NO CRISTIANISMO, MAS O PROBLEMA É QUE É DIFÍCIL DOCUMENTAR ISTO COM EXATIDÃO, PELO MENOS NAS FASES INICIAIS DO JUDAÍSMO. A EVIDÊNCIA ESTÁ AÍ, MAS É TODA EVIDÊNCIA “CIRCUNSTANCIAL” E MUITAS VEZES NÃO RESISTE AO JULGAMENTO RIGOROSO DOS ESTUDIOSOS.

  • @vanessasantosborges7175
    @vanessasantosborges7175 Před 3 měsíci +1

    Fala sobre as pedras megaliticas de baalbek, é coisa de alienigenas

  • @dimiaraujo90
    @dimiaraujo90 Před 2 měsíci

    O Zoroastrismo também não foi extremamente influente no Maniqueísmo, e esse por sua vez também não influenciou o Cristianismo??

  • @passarolef3795
    @passarolef3795 Před 3 měsíci

    professor, vc sabe, de acordo com a bíblia, quantas guerras o povo israelita travou?

    • @jeansamp14
      @jeansamp14 Před 3 měsíci

      Guerras não faço ideia, mas um canal gringo fez um levantamento de quantas pessoas "Deus" mandou matar na bíblia e chegou ao número 2.559.449. Isso só se baseando em contagens exatas que a bíblia fornece

  • @EvertonPeixoto-ln5lb
    @EvertonPeixoto-ln5lb Před měsícem

    Copiado não, mas o zoroastrismo influenciou bastante inclusive ouvi dizer que os reis magos do novo testamento seria uma forma de "homenagem" a eles

  • @claudemirformaggio8291
    @claudemirformaggio8291 Před 3 měsíci

    Livros do apocalipse se fosse hoje iriam os autores tomar remédio para esquizofrenia.

  • @almirfrancaborges9382
    @almirfrancaborges9382 Před 3 měsíci +1

    Professor um cuidado que é necessário para se interpretar textos é que esse hebraico atual não é o mesmo que o antigo.

    • @felipesilvaabreu2437
      @felipesilvaabreu2437 Před 3 měsíci

      O cara já leu todos os Livros que compõe a Bíblia no Idioma Original em que elas foram escritas , tu acha mesmo que ele não sabe a diferença do Hebraico da época de Jesus pro Hebraico atual ??

    • @almirfrancaborges9382
      @almirfrancaborges9382 Před 3 měsíci +2

      @@felipesilvaabreu2437 não não sabia estou a pouco tempo no canal. Como via ele como um historiador , talvez não fosse a área dele .Tem muita gente ai na internet que não sabe é bom lembrar 👍.
      ALIÁS TEM MUITA GENTE FAZENDO EXÊGESE EM CIMA DESSE HEBRAICO ATUAL.

    • @almirfrancaborges9382
      @almirfrancaborges9382 Před 3 měsíci +1

      @@felipesilvaabreu2437 irmão vou te dar um petisco de qual é minha luta e contra o que.( Judaísmo ) eu e mais alguns lutamos e somos caçados.
      A Gemara explica a razão desta opinião: Como um menino de nove anos está apto para ter relações sexuais, ele também transmite impureza ritual como alguém que experimentou ziva . Ravina disse: Portanto, com relação a uma criança gentia do sexo feminino que tem três anos e um dia de idade, uma vez que ela está apta a ter relações sexuais nessa idade, ela também transmite impureza como alguém que experimentou ziva .
      Comece a cavar por ai. Avoda zara 37 a.

    • @Sforza_1994
      @Sforza_1994 Před 3 měsíci

      ​@@felipesilvaabreu2437 Leu porra nenhuma kkkkkkkkkkkkkkkkkki para de inventar, fanboy

  • @lucasaquino2712
    @lucasaquino2712 Před 3 měsíci

    Abraão identificou Javé com El-Elyon, o Deus do sacerdote Melquisedeque. Em Salém já havia uma estrutura religiosa dedicada ao Deus de Abraão. O Deus Criador do Monoteísmo se revelou a muitas culturas, povos e civilizações. Ele amou o mundo e enviou o Seu filho para redenção de toda a humanidade. Quando o apóstolo Paulo pregou aos gentios o Evangelho de Jesus Cristo, ele desvencilhou a mensagem cristã de todo inventário religioso judaico. Em Atenas, Paulo apresentou Jesus a partir de citações dos poetas gregos, atribuindo a Deus hinos dedicados a Zeus. O Caminho, como era conhecido a fé cristã primeva, nunca se propôs ser mais uma entre tantas religiões; muito pelo contrário, propôs ser o fim da Religião. O tal do "Cristianismo" é resultado da romanização do Caminho.

  • @TitusFlaviusDivus
    @TitusFlaviusDivus Před 3 měsíci

    talvez a maior influência do Zoroastrismo foi a figura de um ser testa a humanidade e uma figura messiânica

  • @marcomaia
    @marcomaia Před 3 měsíci

    Tudo é a seita da seita da sexta da seita. E chamam a isso de religão.

  • @Nn-so7ls
    @Nn-so7ls Před 3 měsíci

    Eu tenho dúvidas se unicamente saber q há textos do zoroastrismo mais antigos q do judaísmo é a prova q um é mais antigo q outro, logo um copiou o outro. Isso por si só não prova nada, pq pode ter um texto do judaísmo ainda mais antigo e não sabermos, e talvez nem saberemos. É também de se considerar q não é só de texto q vive uma religião, nem também só de esculturas, desenhos nas paredes e pessoas influentes, mas também de tradição oral. E se o judaísmo veio antes de tudo e só era praticado oralmente? Simplesmente não saberíamos pq não tem registro!
    De fato, qualquer religião pode ser essa primeira da qual as outras se originaram, copiaram. Nada é uma certeza. As pessoas tendem muito a enxergar semelhanças nas religiões, e INcertezas históricas, como prova e certeza q são ficção, esquecendo q, não só, como falei, a religião mais nova pode ser a mais antiga e não sabemos, mas também todas essas podem ser fruto de uma religião q foi perdida.

    • @Marcos-wk2cw
      @Marcos-wk2cw Před 3 měsíci +1

      Os judaitas e abramitas só desenvolveram a escrita pós exílio babilônico somente a elite porque o povo não sabiam ler e nem escrever

  • @oumbronauta
    @oumbronauta Před 3 měsíci

    Mto divertido de pensar que o cristianismo é uma fusão de zoroastrismo com judaísmo. Uma pena que os cristão de hj não pensem em voltar a fonte zoroastrista.

    • @leandrochavo3038
      @leandrochavo3038 Před 2 měsíci

      O cristianismo não é fusão do Zoroastrismo com o Judaísmo. Em 1⁰ lugar o livro sagrado do Zoroastrismo, o Avesta, não foi escrito antes do 4⁰ século da nossa era, ou seja, é posterior ao cânon bíblico.
      Em 2⁰ lugar, as crenças zoroastrianas eram mutáveis, se desenvolviam ao longo dos anos. Conforme Bart Erhman afirmou( ele não acredita na Bíblia como palavra de Deus e é agnóstico por sinal), citando o historiador holandês Jan Bremmer, as tradições zoroastrianas estavam em constante evolução e não há garantia de que os ensinamentos dos manuscritos posteriores do Avesta fossem os mesmos dos manuscritos anteriores.

  • @gyovannirobson
    @gyovannirobson Před 3 měsíci

    7:00 Faltou só a pastora Nadir nessa turma aí

  • @marymatheus3662
    @marymatheus3662 Před 2 měsíci

    No Azerbaijão há um templo do fogo do zoroastrismo. Como é um país com muita reserva de gás, o fogo não se apaga. Como hoje é um país muçulmano, é apenas uma atração turística.

  • @pauloneves6140
    @pauloneves6140 Před 3 měsíci

    Primeiro havia um javismo para posteriormente evoluir num judaísmo

  • @robertoboehler-blumenau-sc8818

    Por que vc usa esse bigode? Quer parecer mais velho? Quando vc passar dos 40, vai sentir saudades da sua juventude.

  • @auroozava3259
    @auroozava3259 Před 3 měsíci

    Judaísmo e Cristianismo copiaram o Zoroastrismo?

    • @leandrochavo3038
      @leandrochavo3038 Před 2 měsíci

      O Cristianismo e o Judaísmo não copiaram o Zoroastrismo Em 1⁰ lugar o livro sagrado do Zoroastrismo, o Avesta, não foi escrito antes do 4⁰ século da nossa era, ou seja, é posterior ao cânon bíblico.
      Em 2⁰ lugar, as crenças zoroastrianas eram mutáveis, se desenvolviam ao longo dos anos. Conforme Bart Erhman afirmou( ele não acredita na Bíblia como palavra de Deus e é agnóstico por sinal), citando o historiador holandês Jan Bremmer, as tradições zoroastrianas estavam em constante evolução e não há garantia de que os ensinamentos dos manuscritos posteriores do Avesta fossem os mesmos dos manuscritos anteriores

  • @WallaceMagalhaes-pz9gk
    @WallaceMagalhaes-pz9gk Před měsícem

    "Compositas"?🤔😂

  • @naubermiranda1025
    @naubermiranda1025 Před 2 měsíci

    De fato, todas as religiões são sincréticas. As pretensões de purismo são até risíveis.

  • @Alexdorio-kc9yf
    @Alexdorio-kc9yf Před 3 měsíci

    O judaísmo não. Esh yochanan, monoteismo racionalista refuta isso

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 Před 3 měsíci

    Quando os crentes falam de Deus e de Satanás, estão falando de ZOROASTRO. Quando o autor do Apocalipse escreve sobre o Fim dos Tempos, ele está perpetuando os dogmas deste persa, Zoroastro, que antecedeu Jesus e Paulo em 600 anos. Os cristãos dizem que acreditam no fim do mundo/julgamento porque o seu Jesus pregou que era iminente; logo na esquina. Sabe-se que os crentes abandonam os seus bens sempre que o “fim do mundo” é profetizado e levado a sério. Não esperem que os porta-vozes do Islão e do Cristianismo dêem crédito a quem o merece: a Zoroastro, tal como não o fazem às outras religiões das quais roubaram. Tanto quanto se sabe, Zoroastro não foi desafiado sobre os seus dogmas no seu tempo (ou os seus adversários foram eliminados), tal como os clérigos o são hoje. Mas ele (eles) deveria ter sido. Afinal de contas, em 150 anos, a teoria da Evolução é continuamente provada como um facto, e ainda assim é desafiada por crentes supersticiosos que também afirmam que as suas afirmações estão além do desafio depois de milhares de anos sem provas.

  • @Asaelsalves
    @Asaelsalves Před 2 měsíci +1

    Maniqueísmo

  • @rodrigues9719
    @rodrigues9719 Před 3 měsíci +1

    parem de falar besteira....

  • @kaksdasdh3bhada
    @kaksdasdh3bhada Před 3 měsíci +2

    3:02 No judaísmo tem essa ideia desde o Gênesis.

    • @Nosrednamarquez
      @Nosrednamarquez Před 3 měsíci +1

      @@pedro4395 Tradição oral judaica é muito mais antiga que a tradição antiga.

    • @kaksdasdh3bhada
      @kaksdasdh3bhada Před 3 měsíci +2

      @@pedro4395 E como você pode dizer que o Zoroastrismo é mais antigo também? Baseado em que?

    • @jhonnyfury9063
      @jhonnyfury9063 Před 3 měsíci +3

      A Bíblia diz que Moisés escreveu a torah, Moisés é de 1300 a.C e zoroastro 600 a.C. O problema é que o "consenso científico" diz que a torah não foi escrita por Moisés mas sim pelos judeus após a diáspora babilônica por volta de 500 a.C o que deixaria o zoroastrismo mais antigo que a bíblia.
      Há quem diga que zoroastro na verdade nasceu antes de Moisés, apesar de genesis narra a história antes de Moisés, portanto, a história de genesis é mais antiga que a versão mais antiga de Zaratustra, mas aí volta novamente o consenso de que o antigo testamento teve início na diáspora em 500 a.C 🤷‍♂️

    • @jeansamp14
      @jeansamp14 Před 3 měsíci

      os textos do gênesis foram criados após o exílio

    • @jeansamp14
      @jeansamp14 Před 3 měsíci

      ​@@kaksdasdh3bhadabaseado em pesquisa e estudo. Procure sobre o trabalho do Israel Finkelstein e do Mario Liverani

  • @patricioferreira5495
    @patricioferreira5495 Před 3 měsíci

    Eu também não acredito em cópia direita. Seriam ideias que circulavam na sociedade e entravam nas religiões.
    Entretanto eu puxaria tudo mais para trás na História, na época (do talvez hipotético) Abraão, no fim do Neolítico e início da Idade do Bronze. Aquele região de fronteira do Iraque, Irã, Turquia e Cáucaso, era área de contato direto entre o grupo ethno-cultural afro-asiático (no caso o ramo semita) e indo-europeus (de tipo anatólio, até anterior ao Indo-Irânico). As migrações desta área para região da Pelestina, Arábia, Egito e mesmos Sudão, Etiópia e Somália, Quênia já são atestadas por testes genéticos mesmo nesta época. Então não devemos estranhar traços culturais indo-europeus nas culturas destes povos afro-asiáticos há 5000 anos atrás.

  • @ffreire5545
    @ffreire5545 Před 2 měsíci +1

    Os persas foram indo-europeus geniais.

  • @marcielmore3965
    @marcielmore3965 Před 3 měsíci

    Teus vídeos são bons, ma são muito duros, muito acadêmicos.

  • @ALEIJADINHOPATRIOTA
    @ALEIJADINHOPATRIOTA Před 3 měsíci

    Para se ter algumas ideias concretas sobre o zoroastrismo, em primeiro lugar, é preciso ler o livro sagrado da religião primeiro. O "ZEND-AVESTA". Eu já o li, não é um livro tão cheio de páginas como é a Bíblia.
    Eu posso dizer que não há uma conexão com o hebraísmo, o zoroastrismo é uma religião que, a meu ver, ela é uma saída do "politeísmo" hinduísta, com seus deuses e demônios, e uma entrada numa interpretação monoteísta. Mas o que chama a atenção no zoroastrismo é que há um lado litúrgico místico, muito mais do que podemos ver hoje em cultos pagãos.
    E temos que entender um ponto importante de tudo isso também.
    RELIGIÕES APARECEM MUITAS VEZES, DE REPENTE, E DE MODO ATÉ SIMULTÂNEO, LADO A LADO.
    Acho que o zoroastrismo é um tipo de religião mística e pagã, que se inspirou em regras de condutas e filosofias cármicas do hinduísmo.

    • @les9643
      @les9643 Před 3 měsíci

      Pagã ?
      Não existem isso. Existe a que tú acredita e os outros acreditam

    • @ALEIJADINHOPATRIOTA
      @ALEIJADINHOPATRIOTA Před 3 měsíci

      @@les9643 ...isso é a explicação para "divergência". Quando alguém fala sobre paganismo, não dá para "relativar". Se alguém dissesse pra mim, p. ex., que a minha religião se fundamenta com rituais de paganismo, então eu teria que entender que a pessoa diz isso porque ela entende o que é paganismo. O zoroastrismo vai nesse nível de conduta. Para um cristão moderno o zoroastrismo é isso.

    • @wellingtonsh1
      @wellingtonsh1 Před 3 měsíci

      O Zoroastrismo é sim uma reforma hostil (da antiga religião Iraniana, não do Hinduísmo) assim como o Budismo é uma reforma hostil da antiga religião védica indiana (e o Hinduísmo foi uma reforma simpática da antiga religião indiana).
      O Zoroastrismo foi a maior das reformas a antiga Fé Iraniana mas não foi a única, houveram várias pequenas religiões Iranianas como o Zunismo ou o Mitraismo. É parte do filosofia persa.

    • @wellingtonsh1
      @wellingtonsh1 Před 3 měsíci

      ​@@ALEIJADINHOPATRIOTAGeralmente se chama Politeísmo de Paganismo, até por violar o primeiro mandamento. O Zoroastrismo não é isso a menos que você também considere os muçulmanos como pagãos.

    • @ALEIJADINHOPATRIOTA
      @ALEIJADINHOPATRIOTA Před 3 měsíci

      @@wellingtonsh1 ...eu sigo essa linha de pensamento também. As religiões sempre foram se adaptando a novas ideias filosóficas e algumas definharam e se banalizaram também.
      Quanto ao islamismo certamente ele já começou cheio de arbitrariedades. Os tais "califas" depois foram limpando do texto corânico a deixa do profeta Maomé, que citava as 3 semi-deusas, que seriam as 3 filhas de Aláh, UZZA, ALLAT e MANAT, que seriam ligadas aos 3 astros VÊNUS, LUA E SOL. Na "surata" 53. 20-21, isso depois foi substituído pelo califa IBN ISHAQ.
      O zoroastismo só pode ser bem explicado por pessoas que tenham lido O ZEND-AVESTA. Vc leu? Os persas a meu ver, eles foram os que "refinaram" o que eles tiraram do hinduísmo, mas vc disse bem, e eu concordo, naquela região entre a Índia, o Paquistão e a Pérsia, havia outras crenças também. Mas eu te digo que não vejo o zoroastrismo nada tão "monoteísta" assim. E o budismo, que tenta escapar do rótulo de uma religião, é a meu ver também uma. Nessas religiões todas, o misticismo chama mais os demônios do que o Criador e Deus do Bem. E isso mudou de repente, quando o Deus de ABRAÃO entrou em cena.

  • @mauzolito
    @mauzolito Před 3 měsíci +6

    Zoroastrismo é do século VI a.C., a religião judaica é muito mais antiga e era passada por forma oral então se basear em "achados"" para definir data de crença é meio ridículo, agora ele precisa dizer essas baboseiras pra manter seu viés ateísta disfarçado

    • @matheuslopesdeoliveira8452
      @matheuslopesdeoliveira8452 Před 3 měsíci +11

      Ele não tem viés ateísta

    • @SAULOHENRIQUECOELHO
      @SAULOHENRIQUECOELHO Před 3 měsíci +7

      Ele é religioso

    • @Malkiytzadeq-vv7qq
      @Malkiytzadeq-vv7qq Před 3 měsíci +12

      ⚜ O judaísmo nem era "judaísmo" como você imagina, estude mais um pouco; a partir do século VI. A.C houve o exílio, a partir daí virou pós exílica.

    • @janioryan7
      @janioryan7 Před 3 měsíci +13

      kkkkk religiao judaica mais antiga é foda

    • @joaolenon5525
      @joaolenon5525 Před 3 měsíci +16

      Discutir com fanáticos é perda de tempo....😢

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 Před 3 měsíci +1

    Os cristãos presumem que Jesus foi o inventor do cristianismo, ou talvez alguns dos teólogos mais instruídos acreditem que Paulo foi o verdadeiro fundador da fé. Mas, num sentido mais amplo, o Cristianismo começou com um homem que viveu 600 anos antes destes dois homens, Zoroastro.ZOROASTRO (628 A 551 A.C.) CRIOU UMA RELIGIÃO QUE SE TORNARIA A PRECURSORA TANTO DO CRISTIANISMO COMO DO ISLÃO, COM A SUA NÍTIDA DIVISÃO ENTRE O BEM E O MAL E ENTRE RECOMPENSAS E CASTIGOS APÓS A MORTE.

  • @bezerraluisbezerrasouza7269
    @bezerraluisbezerrasouza7269 Před 3 měsíci

    Houve uma longa luta pelo domínio religioso sobre o Império Romano, e foi algo próximo. Se os acontecimentos tivessem ocorrido de forma diferente, o Cristianismo provavelmente teria permanecido um culto obscuro, a par do ZOROASTRISMO. Mas uma vez que o Cristianismo foi instalado nos mais altos níveis do governo romano, ele foi então espalhado pela força por todo o Império, com os exércitos romanos sendo acompanhados por missionários cristãos que mataram todos aqueles que se recusaram a se converter à espada. O domínio do Cristianismo teve tanto a ver com o poderio militar como com qualquer outra coisa. Uma vez instalada por decreto, a Igreja impôs a pureza doutrinária com um fanatismo igual ao dos clérigos muçulmanos. A HERESIA FOI PUNIDA COM TORTURA E MORTE ATÉ QUE O ILUMINISMO ROUBOU O PODER TEMPORAL DA IGREJA.A história não confirma o que os cristãos gostariam de acreditar. O Cristianismo é a religião mais dominante no mundo, MAS CHEGOU LÁ NÃO POR CAUSA DE SUA VERACIDADE, MAS PORQUE DESFRUTOU DE UMA CONFLUÊNCIA SUB-REPTÍCIA DE INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DE EVENTOS.

  • @WANDER6722
    @WANDER6722 Před 3 měsíci +2

    Quando os crentes falam de Deus e de Satanás, estão falando de ZOROASTRO. Quando o autor do Apocalipse escreve sobre o Fim dos Tempos, ele está perpetuando os dogmas deste persa, Zoroastro, que antecedeu Jesus e Paulo em 600 anos. Os cristãos dizem que acreditam no fim do mundo/julgamento porque o seu Jesus pregou que era iminente; logo na esquina. Sabe-se que os crentes abandonam os seus bens sempre que o “fim do mundo” é profetizado e levado a sério. Não esperem que os porta-vozes do Islão e do Cristianismo dêem crédito a quem o merece: a Zoroastro, tal como não o fazem às outras religiões das quais roubaram. Tanto quanto se sabe, Zoroastro não foi desafiado sobre os seus dogmas no seu tempo (ou os seus adversários foram eliminados), tal como os clérigos o são hoje. Mas ele (eles) deveria ter sido. Afinal de contas, em 150 anos, a teoria da Evolução é continuamente provada como um facto, e ainda assim é desafiada por crentes supersticiosos que também afirmam que as suas afirmações estão além do desafio depois de milhares de anos sem provas.

    • @filipepucci
      @filipepucci Před 3 měsíci

      Há diferenças claras. Um exemplo é o ponto que você colocou sobre Deus e Satanás. Satanás não é inimigo de Deus porque se equipara ao Eterno, ao que é, ao Todo Poderoso. Satanás somente o acusa e se opões mas sob o Seu controle. Não "luta" entre o bem e o mal. Não são personagens equivalentes

    • @jeansamp14
      @jeansamp14 Před 3 měsíci

      ​@@filipepuccinão são equivalentes mas Satanás/diabo foi criado depois que os judeus tiveram contato com os persas. Lá tem o dualismo com Ahura Mazda e Ariman, um a fonte do bem e o outro a fonte do mal. Os judeus antes disso acreditavam num Deus soberano que faz o bem e o mal (Isaías 45 7), depois que eles inventaram a teologia de um Deus bom, eles tiveram que inventar um contraponto pra explicar a maldade no mundo e daí veio o diabo. Uma teologia bem mal feita no qual um "estagiário" atazana a vida de todo mundo o tempo todo e o chefe da empresa permite, mesmo simplesmente podendo acabar com isso.

    • @wellingtonsh1
      @wellingtonsh1 Před 3 měsíci

      Nenhum contanto entre culturas um elemento é copiado um para um como as pessoas que acusam o cristianismo de ser uma falsificação acham.
      E se uma religião tem problemas por desenvolver ideias de fontes externas a ela ou desenvolver fontes anteriores. Esse problema seria passado a toda cultura, filosofia e ciência. A todo conhecimento humano.
      Nada apareceu do nada.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 Před 3 měsíci

      @@wellingtonsh1 No império helénico criado por Alexandre, o Grande, durante o século III a.C., estas crenças e mitos orientais misturaram-se com os dos gregos, egípcios e povos semíticos. Alexandre estava ansioso por ligar o mundo mediterrânico aos estranhos modos e costumes do Oriente e procurou ligar os seus dois impérios, tanto cultural como politicamente. Os gregos já haviam elaborado conceitos bem desenvolvidos de impregnação divina. Diz-se que o deus salvador Dionísio nasceu depois que Zeus visitou Perséfone na forma de uma serpente. A CONTRIBUIÇÃO PERSA PARA ESTES MITOS HELÊNICOS FOI TRAZER A IDEIA FASCINANTE DO NASCIMENTO VIRGEM ( PARTHENIOI ) ÀS ANTIGAS HISTÓRIAS DE DIONÍSIO E HÉRACLES. EVENTUALMENTE, OS MISTÉRIOS PAGÃOS INCORPORARAM TOTALMENTE AS CERIMÔNIAS DE NASCIMENTO VIRGINAL DAS SACERDOTISAS DE ISHTAR EM SUAS PRÓPRIAS CRENÇAS E RELIGIÕES, À MEDIDA QUE CADA DEUS-SALVADOR ASSUMIA O ATRIBUTO DIVINO.Os gregos relataram que Perséfone foi escondida em uma caverna por sua mãe, a deusa Deméter. Enquanto estava lá, Perséfone começou a tecer uma grande tapeçaria do universo com uma teia de lã. Zeus soube de sua presença e se aproximou de Perséfone disfarçado de serpente. Ela concebeu um filho para Zeus e chamou-o de Dionísio, de quem ela cuidou e nutriu na caverna para proteger a criança de outras esposas ciumentas de Zeus. Eventualmente, Hércules, a quem os romanos renomeariam para Hércules, também teria nascido de um deus. No devido tempo, Perseu, Minos, Asclépio, Mileto e muitos outros nasceram supostamente de uma mulher mortal especialmente selecionada e de um deus à maneira das sacerdotisas virgens de Ishtar. Muitas vezes o deus engravidava a mulher como espírito em cerimônias especiais. DIZ-SE QUE ZEUS ENGRAVIDOU DANAE AO VISITÁ-LA COMO UM RAIO DE SOL E A POMBA, SAGRADA PARA ISHTAR, SE MANIFESTA COMO UM ESPÍRITO SANTO PARA ENGRAVIDAR MARIA E ANUNCIAR JESUS COMO FILHO DE DEUS.

    • @WANDER6722
      @WANDER6722 Před 3 měsíci

      @@wellingtonsh1 A COSMOLOGIA ZOROASTRIANA falava de um mundo que durou doze mil anos em blocos de tempo de quatro ou três mil anos. O último bloco de tempo começou com o nascimento divino do profeta e terminaria inaugurando o fim apocalíptico do mundo e a restauração do bem sobre o mal:O NASCIMENTO E O ENSINO DE [ZORASTER] NO MUNDO MARCARAM A ABERTURA DOS ÚLTIMOS TRÊS MIL ANOS DO PERÍODO MUNDIAL DE DOZE MIL ANOS - no final do qual seus filhos espirituais Saoshyant, "o Salvador Vindouro", o Messias Mundial, apareceria, culminar a vitória da Verdade sobre a Mentira e estabelecer para sempre a restauração da criação imaculada de Deus. COMO CONTA A LENDA, LOCAL DE NASCIMENTO DE ZOROASTRO. . . estava ao lado do rio Daiti, na terra central das sete terras da terra, Eran Vej. . . . Angra Mainyu [Demônio da Mentira] avançou das regiões do norte, gritando para sua horda: "Aniquile-o!" Mas o bebê sagrado cantou em voz alta. . . e os demônios foram dispersos.