Crise Ignorada: Declínio da Qualidade da Literatura nas Escolas

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • Você já prestou atenção ao alarmante cenário da educação literária de nossas crianças? Há uma preocupante prevalência de materiais literários de baixa qualidade, o que compromete a formação intelectual e criativa de nossos filhos, netos e sobrinhos.

Komentáře • 87

  • @brunorocha1318
    @brunorocha1318 Před rokem +77

    Me formei recentemente em História na Universidade de Brasília.Sou professor e tenho vergonha dos meus colegas. Para eles é normal a perspectiva de que é mais importante lacrar que ensinar corretamente. Tenham cuidado com os professores dos seus filhos.

    • @kelensiqueira7941
      @kelensiqueira7941 Před rokem +5

      Por favor não seja um professor de história militante!!! Nos ajude a mudar a educação do país!!!!

    • @mantoniogs
      @mantoniogs Před rokem +5

      Força, Professor!!!!!

    • @amandavincotoneti8760
      @amandavincotoneti8760 Před rokem +1

      A sua história e a minha andam lado a lado, a diferença é que ainda não consegui uma turma para lecionar, e a cada dia me sinto menos preparada

  • @ronierissondiasferreira6608

    Estarei me formando em História ano que vem e está sendo um sacrifício, uma luta, uma maratona. As provas beiram o ridículo e nos faz duvidar do que realmente queremos para nossa vida profissional. Aprendi tudo, menos história. Precisei montar um currículo paralelo para conseguir ter acesso aos grandes e verdadeiramente relevantes.

  • @JorgeFernandodosSantos-
    @JorgeFernandodosSantos- Před rokem +28

    Quando os pais não leem e os professores têm má formação, o resultado é esse quadro narrado pelo mestre.

    • @a.lucianoconceicao6535
      @a.lucianoconceicao6535 Před rokem

      O grande problema é a ideologia de esquerda infiltrada na escola. Infelizmente a disciplina de História só é apresentada na vertente marxista como se fosse a única que existe.

  • @Literature-se-dp5ug
    @Literature-se-dp5ug Před rokem +5

    Meus alunos estao a salvo desse mal, graças a Deus. Tenho critérios muito rigorosos para ler um texto para uma criança ou dar para ela ler.

  • @gustavorodrigues140
    @gustavorodrigues140 Před rokem +31

    Grande professor Gurgel, o senhor faz muita falta aqui no CZcams, tem que aparecer com mais frequência. Eu assisto tudo que o senhor transmite e amo suas aulas. Um grande abraço

  • @mannuvilanova
    @mannuvilanova Před rokem +13

    Minha infância foi lendo os livros da editora Vagalume! Saudades!
    Se eu tiver filhos vão estudar em casa, pois a educação na escola está lamentável!

  • @flavialutterbach2803
    @flavialutterbach2803 Před rokem +20

    Sim, Professor, concordo totalmente. Procuro comprar para o meu neto uma literatura de qualidade. Ele tem 11 anos. Os últimos livros que dei foram As Viagens de Gulliver e Viagem ao Centro da Terra e ele adorou ambos. Vou olhar se essa Editora João e Maria possui títulos para a faixa etária dele; fiquei encantada com as edições que o sr mostrou.

  • @RedactedBrainwaves
    @RedactedBrainwaves Před rokem +13

    Sou jovem agora nos meus 20 e poucos anos. Quando tinha uns 12 anos, a escola nos deu uma série de livros esquisitos para ler. Me lembro de um específico que continha cenas eróticas de um relacionamento pedófilo entre um garoto adolescente com uma mulher de 20 e tantos anos, enquanto utilizavam drogas. Isso era descrito no livro como algo normal, até mágico e romântico. Haviam outros livros assim com cenas de chacinas, pedofilia, crime, e várias outras coisas. Note que a escola que deu esses livros era controlada por pessoas aparentemente conservadoras, ou apolíticas, que não faziam militância ou coisas assim. Eles simplesmente não tinham o cuidado de sequer ver o conteúdo dos livros que passavam. Nessa mesma escola também foi utilizado o livro de história (a séria 'História Crítica) do falso autor Schmitt, aprovado na época pelo PNLD. Isso tudo foi há mais de 10 anos atrás, imagina como é hoje.

  • @ocristianoarduini
    @ocristianoarduini Před rokem +11

    O professor está EQUIVOCADO quanto à queda da qualidade da literatura nas escolas. Sou professor e, ao menos em minha cidade, Taubaté, a "Capital Nacional da Literatura Infantil" - que c'est embarrassant! -, não há literatura há anos, nem resquícios de literatura ruim. Todo o material didático traz excertos de diálogos e vídeos de redes sociais. Pasme! O cenário é pior do que se imagina. Mas...sobrevivemos! E ainda há esperança.

  • @viniciussilva5680
    @viniciussilva5680 Před rokem +11

    Isso é verdade professor, meu primeiro livro, lido por conta própria e terminado foi: um estudo em vermelho de Arthur Conan Doyle. Daí entrei de cabeça na literatura.

  • @soulalma
    @soulalma Před rokem +37

    A escola no Brasil chegou no nível da escolinha do professor Girafales do Chaves

    • @feliperizzo5329
      @feliperizzo5329 Před rokem +16

      É bem pior. Lá tinha pureza, nessas escolas é cheio de maldade.

    • @andersonbelisario8193
      @andersonbelisario8193 Před rokem

      A diferença é que o professor Girafales era capacitado em diversas matérias (guardadas as devidas proporções) e os professores de hoje em dia, em sua maioria, são idiotas úteis a serviço da doutrinação marxista.

    • @CarlosEduardoBalcarse
      @CarlosEduardoBalcarse Před rokem

      Triste realidade que beira a irrealidade!

    • @joelmasdossantossantos642
      @joelmasdossantossantos642 Před rokem +1

      A escolinha do professor Girafales era infinitamente melhor .

    • @user-tq1lc3qr1z
      @user-tq1lc3qr1z Před rokem +1

      Cara não ofenda o Sr.Girafales.

  • @fsecose2058
    @fsecose2058 Před rokem +5

    muito obrigado, como eu estava aflito atrás de livros infantis para o meu filho de 8 anos....grato.

  • @aquah2o
    @aquah2o Před rokem +15

    Estão empurrando, goela abaixo, a literatura da mágoa e do rancor para nossas crianças. "Autores" progressistas identitários são tidos como intelectuais, ao passo que os clássicos, que falam sobre os dilemas universais do ser humano (dores, agonias, amores, perdão, responsabilidade e tudo mais que permite que sejamos grandes) foram abandonados; o rancor virou objeto único de uma pseudoliteratura que está devastando a humanidade.

  • @CarlosEduardoBalcarse
    @CarlosEduardoBalcarse Před rokem +4

    Caro professor Rodrigo. Triste realidade que beira a irrealidade. A crise na educação é um projeto muito bem pensado. Tudo começa na formação dos docentes, infelizmente as faculdades se transformaram em “fantásticas fábricas de diplomas”. A única revolução capaz de transformar esse país em uma verdadeira nação de indivíduos com noções é uma revolução na consciência, porém a revolução na consciência depende da revolução na educação (vice-versa). Avante e parabéns por suas reflexões.

  • @JoaoBosco-yb6ij
    @JoaoBosco-yb6ij Před rokem +10

    Genial, professor! Precisamos conhecer todas as opções possíveis de literatura infantil que não se renderam à destruição intencional de nossas crianças.

  • @VOODOFALCAO
    @VOODOFALCAO Před rokem

    Belo comentário professor Rodrigo Gurgel, excelente, concordo plenamente com o Senhor.
    Edmilson Lima de Piracicaba são Paulo.

  • @katiarocha7999
    @katiarocha7999 Před rokem +4

    E que o trabalho da Lorena e sua editora sejam amplamente divulgados. O país tem sede por livros de qualidade.

  • @_brunolima
    @_brunolima Před rokem +6

    Sem querer puxar o seu saco mas já puxando: você é demais, professor! Obrigado por tudo.

  • @marcelgarbin8386
    @marcelgarbin8386 Před 4 měsíci

    Vídeo importantíssimo, parabéns pelo alerta. Tenho uma sobrinha de 14 anos e, desde cedo, a estimulei a desenvolver o hábito da leitura. Hoje, com certo sucesso nessa empreitada percebo sua dedicação pela leitura. Todavia, ela tem se desviado das minhas sugestões das obras clássicas da nossa literatura brasileira, reputando-as como sendo "chatas" e perdendo precioso tempo lendo uma sucessão de animes e mangás (histórias em quadrinhos japonesas). Com frequência a levo em livrarias e aponto as obras importantes, indispensáveis para a sua formação, mas confesso que não tem sido fácil conduzi-la pela vida literária, uma vez que os clássicos não lhe atraem tanto assim e a escola pública na qual ela estuda não reforça esse mesmo incentivo, por incrível que possa parecer.

  • @1KyrieEleison1
    @1KyrieEleison1 Před rokem +6

    Salve! Infelizmente, este mal já começa no ensino básico. Faço faculdade, e digo a vocês, os livros e materiais de estudo da própria instituição são terrivelmente mal escritos e com didática horrível. Você tem que pesquisar na internet explicações alternativas para se ter uma compreensão mais sólida do conteúdo. Até que ponto chegamos, em que na internet se encontra ensino melhor do que nas instituições de ensino tradicionais? Deus tenha piedade desta nação, e que não deixemos este tipo de coisa passar mais! Viva Cristo Rei!

  • @pedroarthurramossales3629

    Professor, após ouvir o que você disse espero que leia isto até o fim. Sou um menino de 15 anos e tenho total interesse na nossa, na minha língua! Quero saber como ter um bom vocabulário (Não é somente ler, tem que ter o uso, uma tecnica ou algo do tipo. Como posso fugir das girias se o mundo interio interagi comigo usando elas?), alguns livros brasileiros ou estrangeiros para a vida! Pode ser de qualquer uma das áreas e dos tipos literaios, por fim, pontuação e regras linguísticas (principalmente pontuação) você tem alguma dica para se aprender e usar de forma correta?

    • @pedroarthurramossales3629
      @pedroarthurramossales3629 Před rokem +6

      Esqueci de dizer, quero fugir dessa onda de desinformação e desuso linguístico. Quero escrever livros e ter referências de livros talvez me ajudaria. Por isso te pedi alguns.

    • @RedactedBrainwaves
      @RedactedBrainwaves Před rokem +3

      Leia bons livros de bons autores portugueses e Brasileiros. Você pode começar lendo os contos de Machado de Assis. É fácil encontrar a venda volumes só com os contos. Sobre o uso da linguagem a prática é ao meu entender a única solução. O próprio Gurgel já falou sobre isso. Praticar escrever tentando imitar os autores que você lê (por exemplo, tentar imitar o estilo do Machado). Não se sinta limitado pela linguagem que você usa no dia-a-dia. E não tenha pressa. Hoje eu creio que escrevo muito melhor que 5 anos atrás (tenho 20 e poucos anos). Com o tempo você percebe o que faz de um texto bom. Recomendo aprender outros idiomas também.

    • @ocristianoarduini
      @ocristianoarduini Před rokem +2

      Parabéns, garoto. Meu primeiro livro foi aos quinze anos de idade. Hoje leio e escrevo incansavelmente. Siga os conselhos do professor Rodrigo e estará bem guarnecido.

    • @caioviniciuscesarrodrigues2926
      @caioviniciuscesarrodrigues2926 Před rokem +1

      Não é possível. É um texto escrito por quem tem mais de 15 anos. Você está no caminho certo. Parabéns.

    • @pedroarthurramossales3629
      @pedroarthurramossales3629 Před rokem +1

      @@caioviniciuscesarrodrigues2926 Obrigado!

  • @tathiana5496
    @tathiana5496 Před rokem +3

    Professor querido, uma ótima noite🌹

  • @amandavincotoneti8760
    @amandavincotoneti8760 Před rokem +1

    Bom saber que essa editora tem livros confiáveis. Ainda não tenho filho, mas já penso no futuro.

  • @robertoniklos
    @robertoniklos Před rokem +2

    É uma luta entre bem e mal. Os que crêem na moral de Deus, jamais podem se ajoelhar diante da capciosidade maligna, que é constantemente semeada entre os mais inocentes.
    O bem jamais se dobrará para o mal, e nosso dever como adultos, é cuidar das nossas crianças.

  • @mundoaxie1255
    @mundoaxie1255 Před rokem +3

    Nossa, professor, muito obrigado! Estava procurando algo assim para minha filha. Tenho lido O Hobbit e Nárnia, ela tem 4 para 5 anos, e fiquei impressionado com o salto que ela deu após iniciar essas leituras, mas ela sente falta desses livros com gravuras, e eu não estava conseguindo achar bons livros e confiáveis. Muito obrigado! O senhor bem que podia criar uma lista na amazon como afiliado, para fazer essas indicações, uma forma a mais para ajudar o seu trabalho. Muito Obrigado!

  • @carlosalbertogasparsilva907

    É mestre, na era do ''TODES'' tudo é normal para essa gente. Na minha época literatura era ruim, hoje em dia é difícil qualificar o que essas crianças estão absorvendo de tanta maledicência e mau caratismo. Sou da época da Cartilha - Caminho Suave, saudades dessa fase da inocência que vivi. Grato!

  • @paulosilassouza
    @paulosilassouza Před rokem +3

    Que Deus sempre lhe abençoe, mestre. Obrigado pela dedicação.

  • @wagner_lopes
    @wagner_lopes Před rokem +2

    Obrigado, professor!!!!

  • @CanalARTEeARTE
    @CanalARTEeARTE Před rokem +1

    Triste 😔😔😔 Mas, continuemos ensinando e fazendo cada um a sua parte.

  • @valvimsouza
    @valvimsouza Před rokem +2

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @cpiacenza
    @cpiacenza Před měsícem

    👏👏👏 há um declínio muito grande no ensino, na exigência de leitura, estudos etc. literatura deveria ser só os clássicos e ponto final. Quando a pessoa crescer e ficar adulta ela le o que quiser, mas ensino fundamental anos finais e ensino médio apenas clássicos.

  • @leonardotubeyou4739
    @leonardotubeyou4739 Před rokem +1

    Rodrigo Gurgel espetacular. Este vídeo pode ser dividido em três partes. A primeira, um posicionamento realista, correto e forte do professor Rodrigo sobre o envenenamento e a morte intelectual das crianças através de materiais literários, escolares, didáticos, enfim. A segunda, a exposição de um material literário simplesmente lindo em vários sentidos, obras muito bem tratadas na produção e que devem ser muito bem tratadas por crianças, mas não apenas por elas, que tratarão muito bem delas porque foram seres humanos muito bem tratados. A terceira, um grande chamamento de atenção, um aviso, uma admoestação de que ainda há tempo, tempo de salvar as crianças. Parabéns, sr. Rodrigo.

  • @franciscocosta915
    @franciscocosta915 Před rokem +3

    Realmente, estamos em, um abismo.

  • @danielbuczkoski4335
    @danielbuczkoski4335 Před rokem +2

    Na época da escola quando eu tinha 11 anos, havia um trabalho de leitura e apresentação de livro. Fui na biblioteca para escolher algum para o trabalho e encontrei um livro com puro teor sexual, o livro utilizava termos bem explícitos para se referir às práticas e aos órgãos... mesmo naquela época não acreditei que podia haver um livro daqueles numa biblioteca escolar.

  • @analuciamarques5915
    @analuciamarques5915 Před rokem

    Excelente essa chamada de atenção aos pais

  • @hernestoferreira
    @hernestoferreira Před rokem +3

    Estão colocando letras de Chico Buarque no lugar de grandes poetas nas aulas de literatura. Assim é preferível funk proibidão, pois é submundo declarado.

  • @EddieJr_ed
    @EddieJr_ed Před rokem +3

    Realmente isso é um problema sério.

  • @caioviniciuscesarrodrigues2926

    Não tenho filhos, mas tenho a impressão de que os pais, hoje em dia, não devem terceirizar a educação de seus rebentos. As consequências podem ser trágicas.

  • @paulocordeiroseopaulo7888

    Perfeito

  • @Franz_Klaus
    @Franz_Klaus Před rokem +2

    👏👏👏👏👏👏

  • @victorpetrarca2471
    @victorpetrarca2471 Před rokem +3

    Os pais que esperam uma boa educação da escola serão os maiores responsáveis caso o seu filho cresça como um analfabeto funcional.
    Se vcs querem que seus filhos leiam, comecem vcs a ler. É batata! Principalmente, se as crianças estão novas.

  • @marcooliveira2390
    @marcooliveira2390 Před rokem +2

    Excelente!

  • @dulceayabe6046
    @dulceayabe6046 Před rokem +1

    Foi o senhor que abriu meus olhos para a inversão de valores na atualidade. Eu estava imersa numa grande mentira manipuladora. Gratidão.

  • @givasb1475
    @givasb1475 Před rokem +1

    Mais uma vez, obrigado professor!
    O sr apresentou exatamente o que eu queria.
    Vou comprar toda a coleção da editora, acho que uns 5.
    Tão barato!

  • @rodrigocastro5204
    @rodrigocastro5204 Před rokem +1

    Boa professor, obg

  • @MarceloLagoAlmeida
    @MarceloLagoAlmeida Před rokem

    Infelizmente isso é uma bola de neve: filhos que não receberam o cuidado adequado em questão, serão os pais que também não cuidarão adequadamente da questão com seus filhos no futuro. E é justamente dessa geração que se formam também os professores. Realmente, uma bola de neve...

  • @adrianobarbosa5339
    @adrianobarbosa5339 Před rokem +1

    Estava sentindo falta do senhor aqui no CZcams. Sua lucidez faz falta nesse ambiente árido de ideias.

  • @danielsoares2479
    @danielsoares2479 Před rokem +1

    É verdade! Estão tentando corromper até as crianças. Meu filho só lê livros clássicos, por exemplo, todos do Julio Verne, e os efeitos são maravilhosos.

  • @michelemonteiro145
    @michelemonteiro145 Před rokem +2

    Sim, infelizmente a qualidade literária e didática aplicada nas escolas estão terríveis. Eu tenho um filho de 10 ano, já mudei ele de escola devido a assuntos dados nos materiais didáticos que não era interessante pra ele, e olha que era particular, em outra escola tinham um rodízio de livros, mas os que eu não conhecia sempre lia antes de autorizar ele ler, olha é complicado, temos como pais que estar sempre atentos, independente se os filhos estudam em particular ou em públicas. É a nossa triste realidade.

  • @mirellycavalcante
    @mirellycavalcante Před rokem +1

    A literatura didática das escolas atuais emburrece; não enriquece o vocabulário e, tampouco, instiga o imaginário.

  • @lucasalbuquerque2948
    @lucasalbuquerque2948 Před rokem +1

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @Jocapeme
    @Jocapeme Před rokem

    Parabéns professor pelo vídeo.

  • @samuelchiodi991
    @samuelchiodi991 Před rokem +1

    Estou muito decepcionado com a literatura indicada pela instituição de ensino particular de meus filhos. Como pai responsável, orientei não ler.
    Parabéns professor! A editora LIRE também tem livros bem elaborados.

  • @ademilsonpereira2615
    @ademilsonpereira2615 Před rokem +1

    .....isso ocorre desde que os professores passaram a se denominar "educadores", com absoluta exclusividade, excluindo a familia, o meio em que o aluno vive etc. É claro que a escola está inserida no processo educativo, mas no limite da sua instituição, e não em tudo. Eles querem monopolizar o que se pode chanar "educação".

  • @bussolabipolar6312
    @bussolabipolar6312 Před rokem +1

    Prezado prof Rodrigo Gurgel tenho minhas dúvidas. Será uma crise ignorada? Ou um plano estratégico de mudança de mentalidade? Nada como um "Emburrecimento Programado" para nos deixar órfãos dos grandes mestres da literatura brasileira e estrangeira. Já escutei "ler para quê? ler não dá dinheiro". Tornei-me viúva e tenho livros amantes. Ainda bem que decepção não mata e lágrimas são para os que ainda têm coração e não se renderam totalmente ao materialismo.

  • @klausehrhardt4481
    @klausehrhardt4481 Před rokem

    Antigamente as mães exortavam aos filhos dizendo para não conversar com estranhos. Mas já que essa estrategia é absolutamente impraticável nas referidas instituições, recomendo que tudo que lhes seja ministrado a titulo de instrução seja tomada com a mais extrema suspicacia e que venham a mim caso nao consigam atinar com o embroglio. Naturalmente que isto é apenas parte de uma estratégia mais de educação caseira, pois é necessario formar a imaginação através do exemplo e da cultura, sobretudo mas nao exclusivamente literaria. É que o pior de tudo não é a veiculação de ideias erradas, mas a exposição a um diminuto e circular numero de imagens viciosas destinadas a manter as pobres criancas presas a circulo de reflexos condicinados que elas hão de carregar para uma vida inteira cheia de neuroses, tudo por causa destes engenheiros sociais que acreditam ser seu dever determinar os limites da alma de uma pessoa, coisa que nem as religioes jamais se arrogaram. Não é algo tragico o queacontece, mas verdadeiramente macabro. Perto do que hoje sucede, as bruxas e madrastas más dos contos de fada empalideceriam de assombro.

  • @Linda-xr7bw
    @Linda-xr7bw Před rokem

  • @amandasilvadebarros3891
    @amandasilvadebarros3891 Před rokem +2

    Oi❤

  • @mfneves00
    @mfneves00 Před rokem

    Isso quem determina é a LDB !!! E as habilidades e competências da BNCC.

  • @robsons2114
    @robsons2114 Před rokem

    Para nos ajudar: existe alguma lista de bons livros para as crianças, no canal?

  • @ricardobritooriginal1458

    A Lorena é um gênio.

  • @-vy7gm
    @-vy7gm Před rokem +1

    Eu praticamente desconheço a literatura brasileira. Estou estudando esse problema e lendo a Pequena Bibliografia Crítica da Literatura Brasileira do Carpeaux, recomendada aqui pelo canal. Pergunta: Alguém conhece e poderia me indicar bons contos, novelas ou romances da literatura nacional onde o/os protagonistas são crianças/adolecentes e que seja tranquilo dar para crianças e pré-adolecentes lerem?

  • @danielsoares2479
    @danielsoares2479 Před rokem

    Editora João e Maria

  • @andersoncarvalho4617
    @andersoncarvalho4617 Před rokem

    E vem aí a TV PT!
    'Nóis Péga os Pêxe': o programa tem como único objetivo ensinar aos jovens, de uma maneira fácil e prática, um novo jeito de se falar a língua portuguesa sem se importar com as desnecessárias e enfadonhas regras gramaticais.