Naturalismo, Realismo e Impressionismo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 17. 01. 2022
  • Naturalismo
    O naturalismo surgiu no século 19 e marcou uma mudança para representar assuntos mais próximos da maneira como realmente os vemos. De antemão, a arte representaria pessoas ou paisagens de forma estilizada ou idealista.
    Liderando o caminho para ramificações como o naturalismo rural e os estilos plein air. O naturalismo foi uma tentativa de representar a vida como ela era. Naturalismo rural refere-se a cenas da vida rural, enquanto plein air refere-se a cenas ao ar livre. Algumas dessas pinturas naturalistas, quando vistas de relance, podem parecer fotografias por causa de quão realistas parecem.
    Realismo
    O realismo pode ser definido por algumas características. As pinturas realistas, que começaram a aparecer em meados do século XIX, retratam a vida cotidiana e geralmente parecem quase fotográficas. O realismo tenta renunciar a toda estilização para uma visão mais corajosa do mundo.
    As pinturas do movimento do realismo incluem paisagens rurais e a vida da classe trabalhadora. Eles também apresentam pessoas em cafés, vida nas ruas da cidade e uma maior franqueza sobre o corpo humano e a sexualidade. Ao contrário dos tons religiosos e mitológicos de eras anteriores, o realismo tentou tirar todo o artificial da arte.
    O termo realismo foi cunhado pelo romancista francês Champfleury em algum momento da década de 1840 e foi exemplificado na obra de Gustave Courbet, John Everett Millais e Jean-François Millet.
    Impressionismo
    Desenvolvido na França durante os anos 1800, o Impressionismo é caracterizado pela pintura “on the fly”, geralmente ao ar livre, em vez de em um estúdio usando esboços. Geralmente, as pinturas impressionistas retratavam paisagens com o desejo de pintar o que era visto da maneira mais realista possível.
    Mas, artistas como Pierre-Auguste Renoir costumavam usar o estilo impressionista para pintar cenas animadas da cidade cheias de pessoas, afirmando que as paisagens não eram o único assunto ao qual os impressionistas se limitavam.
    Claude Monet liderou o movimento impressionista junto com outros artistas baseados em Paris, bem como pintores como John Constable da Grã-Bretanha. O ponto de virada do realismo para o impressionismo foi o uso da luz.
    Os artistas estavam descobrindo que pintar ao ar livre, rapidamente e no momento, lhes dava a chance de entender a luz e como ela afeta a cor. As pinceladas tornaram-se mais rápidas e quebradas, representando como a luz oferece uma qualidade fugaz ao que vemos.
    O que eles têm em comum?
    Todos esses movimentos artísticos tinham o mesmo objetivo: retratar a vida como ela realmente era. Todos esses três movimentos começaram no século 19 e dissiparam a ideia de alta arte e a natureza acadêmica da arte na época.
    Ao olhar para o trabalho que saiu desses três movimentos, você pode ver semelhanças óbvias entre eles. Grandes paisagens, expressão realista e a eliminação de versões romantizadas da vida cotidiana que dominaram o Renascimento e outros períodos artísticos anteriores.
    O que diferencia esses movimentos?
    Então, como você pode ver, esses três movimentos são incrivelmente semelhantes. Como podemos distingui-los? O que distingue um do outro?
    Naturalismo e realismo são os mais intimamente relacionados, dos três. Pode-se dizer que o naturalismo é uma forma de realismo, pois o realismo tende a aparecer em ondas ao longo da história da arte.
    A principal diferença é que o naturalismo normalmente se refere às coisas em seu estado natural, enquanto o realismo pode se referir a qualquer coisa, desde que seja uma representação real dessa coisa. Por exemplo, Ophelia retrata o personagem fictício shakespeariano, mas é pintado no estilo do realismo.
    Portanto, as pinturas do naturalismo são muitas vezes rurais, despretensiosas e às vezes sentimentais. O realismo parece ter um alcance mais amplo, por isso pode ser considerado o guarda-chuva sob o qual o naturalismo se enquadra.
    Depois, há o impressionismo que levou o uso da luz e da cor em uma direção totalmente nova. O impressionismo tende a ser mais colorido, quase nunca usando marrons e pretos. As pinceladas mais curtas também dão às pinturas impressionistas uma sensação distinta.
    Além disso, a maneira como os impressionistas trabalharam em tempo real versus em estúdios a partir de esboços é outra maneira pela qual o impressionismo se separa dos outros.
    Como o naturalismo, o realismo e o impressionismo trabalham juntos?
    Naturalismo e realismo trabalharam juntos para levar ao movimento impressionista.
    Esses três movimentos trabalharam juntos para criar a maior parte das obras de arte que saíram do século XIX. Ao virar completamente as costas para o que se esperava da pintura clássica, o realismo, o naturalismo e os pintores impressionistas retratavam o que viam no mundo ao seu redor, não o que desejavam ter visto ou o que imaginavam.
  • Zábava

Komentáře • 10

  • @marciacozzilopespontes3156

    O movimento realista , às vezes, passa “batido “, não prestamos atenção necessária, + uma cena campestre, paisagem e não prendemos o olhar necessário! Parabéns 🎊

  • @Vickpop4568
    @Vickpop4568 Před 2 lety +2

    Muito interessante.

  • @leilanecozzi2281
    @leilanecozzi2281 Před 2 lety +1

    Poxa......muito rápoido !!! Quero mais !! Coisas tão lindas.....

  • @taniacozzi2258
    @taniacozzi2258 Před 2 lety +1

    Ah! Que pena que acabou! Estava adorando! Aguardando os próximos!

  • @vaniacozzi3363
    @vaniacozzi3363 Před 2 lety +1

    Como se aprende com suas palestras, interessantes , prendem a nossa atenção e a gente fica sempre querendo mais. Parabéns!