Entrevista a Mariana Mortágua. Uma deputada, cinco jovens e dez perguntas

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 29. 06. 2021
  • Sofia Santos, Jo Matos, Leonor Rosas, Maria Castello Branco e João Maria Jonet juntaram-se e "tentámos começar uma iniciativa que queremos ver mais frequente", assumem. Segundo o produtor Vasco Galhardo, mentor do projecto, "a ideia é no futuro e em cada entrevista mudar os entrevistadores e políticos" e assim diversificar e dar oportunidade a novos entrevistadores e à sociedade civil de contactar e de questionar os decisores políticos eleitos.
    A Comunidade Cultura e Arte divulga agora o resultado da iniciativa, a entrevista completa a Mariana Mortágua, que é produzida por Vasco Galhardo, realizada por Chico Noras e tem fotografia de César Passinhas e texto de João Maria Jonet.

Komentáře • 89

  • @RicardoSousa28
    @RicardoSousa28 Před 5 měsíci +3

    Que ótima iniciativa!
    Obrigado Mariana, CCA e aos jovens que participaram.

  • @franciscosantos-tg5kf
    @franciscosantos-tg5kf Před 3 lety +43

    Parabens a CCA pela excelente iniciativa, a Mariana pela disponibilidade e aos 5 jovens pela diversidade de questoes que fizeram. Seria interessante fazer o mesmo estilo de entrevista com mais deputados.

  • @duartecoimbra7940
    @duartecoimbra7940 Před 3 lety +5

    Maravilhosa iniciativa da CCA! Devia ter continuação....

  • @vivianacosta9868
    @vivianacosta9868 Před 3 lety +43

    Óptima iniciativa! Pena que nenhum dos jovens convidados estejam ligados às artes. Seria interessante questionar a falta de apoios e indiferença face às artes em Portugal. Fica a sugestão para futuras iniciativas.

  • @johnymaloney1190
    @johnymaloney1190 Před 3 lety +24

    De um modo geral, gostei da entrevista. Ouvir a Mariana é sempre interessante mesmo quando discordo de algumas ideias.
    Dispensava totalmente o estilo "inteligente" e muito pretencioso da Sofia Santos e da Maria Castelo Branco que não devem ter percebido que a ideia era perguntar e não opinar.
    Esta última, bem sei que é muito popular mas não passa de uma criança de 22 anos com muito para aprender e, sobretudo, ouvir!

    • @marafade13
      @marafade13 Před 3 lety +2

      O estilo moderno pretensioso é um fator comum nelas todas. Sobranceria ao mais alto nível.

  • @jorgegoncalves5916
    @jorgegoncalves5916 Před 3 lety +5

    As políticas liberais, neoliberais já possuem o seu marketing e a sua publicidade, concretamente no apelo constante do mercado para o consumismo, a competição individualista, o ganho mais fácil e rápido, o comodismo, etc. ... as suas ditas "liberdades"... Precisamos de uma sociedade forte. Uma sociedade sem a voz dos trabalhadores - que é a maioria esmagadora - é uma sociedade que existe pouco... ou nada. Falta explicar muito politica e concretamente o porquê real e prático da esquerda às pessoas, e tal coisa todos os dias...
    Obrigado pela entrevista! Cumprimentos.

  • @Lustawaii
    @Lustawaii Před rokem +2

    Ótimo video

  • @danielpereiracarvalho7452

    O bloco ainda tem representação parlamentar?! Lol
    Tao bom ver o declino desta coisa!

  • @saraperestrelo2170
    @saraperestrelo2170 Před rokem +3

    Então e o imposto Mortágua? Não perguntam pelo imposto Mortágua? Que está a arruinar o mercado da habitação e a vida dos jovens?

  • @luismendes8427
    @luismendes8427 Před 3 lety +21

    Extremamente bem conseguido. Excelente iniciativa. Parabéns!

  • @madrededeus
    @madrededeus Před 3 lety

    Name of the piano music at the end, please...

  • @pauloescoto2844
    @pauloescoto2844 Před rokem +6

    Em Portugal como vários países da Europa tem carência em líderes e agentes políticos que tenham coerência ideológica e credibilidade política. Para mim é a Mariana Mortágua é uma promessa para uma futura líder política com conhecimento e experiência política / económica, adquirida. As suas prestações como deputada na Assembleia da República no combate a poderosa banca e toda a pandilha que os rodeia bem como a sua intervenção em defesa dos direitos laborais, sociais, saúde, educação, estratégia económica / financeira entre outras questões fundamentais para que haja uma democracia com justiça social. A Mariana defende e argumenta bem os seus princípios ideológicos bem como as suas propostas de intervenção rumo a uma sociedade mais justa e com maior qualidade de vida. Independentemente das tuas cores partidárias, pelas tuas competências e valências, acredito que num futuro próximo, caso haja bom senso, poderás ser uma boa Ministro das Finanças em Portugal. Paulo Escoto

  • @TheFMMsantos
    @TheFMMsantos Před 3 lety +11

    A Mortágua parece aquele tipo de pessoas cheia de boas intenções e que realmente se preocupa com as pessoas e tal mas no que diz respeito a uma estrategia para realmente melhorar o país é ZERO. Não só a Mortágua como o BE em geral. Ficam-se pelas boas intenções, acabo por ter um certo respeito por eles por causa disso mesmo, a preocupação deles parece ser genuina. A estratégia é que é Zero, a palavra favorita deles é a precariedade no entanto não tem qualquer estrategia de combate a mesma (os apoios nao são nem nunca foram solução, o incentivo ao trabalho e a fazer mais pela vida, sim. Isso sim tira as pessoas da pobreza)

  • @aderitocarvalho8059
    @aderitocarvalho8059 Před 3 lety +7

    Parabéns a CCA pela excelente iniciativa, a Mariana pela disponibilidade e aos 5 jovens pela diversidade de questões que fizeram. Seria interessante fazer o mesmo estilo de entrevista com mais deputados.

  • @ultimodosromanticos
    @ultimodosromanticos Před 2 lety +3

    "É fácil termos um pais sem racismo, quando ele nunca é discutido"
    Que excelente iniciativa!!! É um gosto enorme ouvir a Mariana e acho que tinha skills para liderar o Bloco.
    Parabéns aos intervenientes!

  • @Sarddukkar
    @Sarddukkar Před 3 lety +20

    Quando a Mariana Mortágua diz que "os tipos mais moralistas, que aparecem aí a dar lições, são os mais envolvidos com tudo o que é negócio obscuro", está a referir-se ao BE e ao PCP também? I wonder...

    • @JessicaRodrigues-dp8te
      @JessicaRodrigues-dp8te Před 3 lety

      Ela se esqueceu se ai que e uma dessas e o partido dela a mesma coisa e depois o que se ve

    • @viriatodeviseu
      @viriatodeviseu Před 2 lety

      O assalto ao banco de Portugal da figueira da Foz ...foi um assalto fofinho.

  • @NUNOQUADROS
    @NUNOQUADROS Před 10 měsíci +2

    Em 2023, o BE, já não é a terceira força política

  • @joaodelemos1625
    @joaodelemos1625 Před 3 lety +1

    Excelente a iniciativa, já sobre o conteúdo....veremos o posicionamento da estrutura perante deputados que respeitem as liberdades económicas, políticas e sociais!

  • @TheFMMsantos
    @TheFMMsantos Před 3 lety +15

    As pinturas é outro assunto que demonstra a mentalidade do pessoal de esquerda e a sua hipocrisia fascista, gostam de entitular quem vai contra a sua opinião de fascista tentando cencura-los, isto reflete-se na atitude perantes as pinturas, querendo apagar tudo o que vai contra a sua ideologia. A Historia nunca deve ser apagada, deve estar sempre exposta para que possamos olhar para ela e aprender com os erros para que os mesmos não sejam repetidos. Apagar o que não gostamos é o caminho para o fascismo.

  • @antoniojorge3045
    @antoniojorge3045 Před 3 lety +8

    Excelente iniciativa, dar oportunidade aos jovens de serem ouvidos. Independentemente da minha ideologia não ser Socialista, adoro ouvir a Mariana Mortágua falar e a defender as suas teses. Pese embora não exista uma neutralidade, que é humanamente impossível, traz sempre novas conceptualizações e visões que todos devemos ter em conta. Política é isto, uma troca e discussão de ideias, sem dissensões, apenas esclarecimento e procura de melhoria. Acho que teríamos muito a ganhar com a Mariana Mortágua enquanto Ministra das Finanças.
    Não concordo com tudo o que ela disse, não creio que uma forte imposição e paternalismo do Estado seja benéfico, creio que a visão de liberalização económica da UE trouxe problemas, mas acabou com outros. O problema está no nosso Estado, que com excesso de poder corrompeu Portugal, por completo. Corrupção atrás de corrupção. Se o Estado tivesse menos imposição económica haveria menos corrupção estatal. Maioria dos países com políticas liberais estão a superar, economicamente, Portugal, em 20 anos. O liberalismo, com regulamentação Estatal, é o ideal para regular a competitividade, até poderemos explorar uma economia capitalista mista ou então distanciar do laissez-faire e optar por um mercado livre regulado. Adam Smith explicou como o mercado se regularia, através da mão invisível. O Socialismo, a nível económico, nunca produziu riqueza, claro por intervenções do ocidente, mas é um facto.
    O capitalismo trouxe vários problemas, mas a perspetiva da M.M em que a UE trouxe várias intransigências a Portugal é verdade, mas acho que a nossa presença na UE é importante, nós não sobreviveríamos a esta pandemia se não fosse o BCE a comprar parte da nossa dívida e se não fosse a bazuca europeia.
    A visão da Mariana Mortágua é demasiada extremista e creio que, a longo prazo, as empresas vão à falência, pois o excesso de taxas é o que leva a inércia, fraca produtividade e corrupção. Nacionalizar e taxar tudo não é solução. O governo está aqui para arranjar alternativas, que não prejudiquem as empresas nem agrave as alterações climáticas, cingir medidas ao mais fácil é populismo.
    PS: Para acabar com offshores era ideal uma taxa mínima global de empresas, tal como foi discutido pelo G7 e medidas de combate a evasão fiscal e enriquecimento ilícitos, nomeadamente, através do agravamento de penas.

  • @rodrigodias6921
    @rodrigodias6921 Před 3 lety +23

    É adorável ver os fachos a chorar nos comentarios.

    • @ata3077
      @ata3077 Před 3 lety +5

      então mas a democracia não funciona melhor quando todos participam nela, incluindo os fachos?

    • @rodrigodias6921
      @rodrigodias6921 Před 3 lety +1

      @@ata3077 claro que sim, viste-me a dizer o contrario?

    • @rodrigodias6921
      @rodrigodias6921 Před 3 lety

      @Kaike Schlo retorica populista que aborda cORrUPÇãO, declinio dos VaLOrES MoRAis e tRaDIcipOnAIs ( senhor que estás nas nuvens, amém), sendo hierarquico, elitista, realização do culto ao chefe, etc.
      Já houve um partido a pedir um marcha sobre lisboa, sabes o que foi a marcha sobre roma? :)

    • @bernasilva2041
      @bernasilva2041 Před 3 lety +4

      @@rodrigodias6921 Ser chamado facista é um elogio nos dias de hoje...

    • @joaojo6385
      @joaojo6385 Před 3 lety +3

      Primeiro tens de aprender o que é facismo 😂facismo terminou com o Hitler, e outra o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas, mas isso vocês não falam😂 comunismo continua com suas políticas ditatoriais, Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, China, e vários outros países 😂😂Lavagem cerebral está a funcionar, vocês são só umas marioneta e fantoches, é fácil ser da esquerda em país livre, vai para, Cuba que mudas de ideias 😂tu é que vais chorar quando souberes que foste enganado, e vai ter consequências, fome, e desgraça, por onde a esquerda passa, destrói tudo, tu falas como isto fosse um clube de futebol, isto é muito grave amigo, ao apoiar-se a esquerda vais destruir a tua vida e da tua família, e Portugal a caminhar para a próxima Venezuela, mas tu é que sabes 😂😂

  • @viriatodeviseu
    @viriatodeviseu Před 2 lety

    Interessante que a primeira entrevistadora tenha o sobrenome de Rosas..Rosas...São rosas Senhor!!!

  • @elsafralves
    @elsafralves Před 3 lety +3

    A Maria Castello Branco é ignorante. Os povos nórdicos não têm empregados domésticos porque aqui os salários são altos!!! Em Portugal paga-se mulher a dias porque podem ser exploradas. Na Dinamarca (onde vivo) não podem!!!

    • @elsafralves
      @elsafralves Před 2 lety

      @Xzxz ambas legislação e salários. Niguém de classe média aqui consegue pagar mulher a dias. Aqui as diferenças entre salários mínimos e máximos não são tão elevadas como em Portugal. De resto mais uma indicação de um país pobre e injusto

    • @louloulapetiterenarde8573
      @louloulapetiterenarde8573 Před rokem +1

      O mesmo se passa no Reno Unido, onde eu vivo há 20 anos . Eu tenho uma empregada doméstica e um jardineiro mas são bem pagos .

  • @viriatodeviseu
    @viriatodeviseu Před 2 lety +2

    Ninguém lhe pergunta quem assaltou e roubou o Banco de Portugal da Figueira da Foz?

  • @tiagoplutao961
    @tiagoplutao961 Před 3 lety +7

    Grande Mariana

  • @mikegeo76
    @mikegeo76 Před rokem +2

    E o partido dela a caminho dos ZERO deputados,

  • @supervisorgestor7134
    @supervisorgestor7134 Před 10 měsíci +1

    Aqui quem elogia está deputada.....ou ganha uma parte na corrupção....ou é parente de quem ganha com a roubalheira em Portugal.

  • @goncalobastos3808
    @goncalobastos3808 Před 3 lety +13

    0:40 Peço desculpa, mas não é o terceiro maior partido. Já há algum tempo que é o quarto. Apesar de tudo, parabenizo-vos pelos quadros do fundo, são deveras belíssimos!

  • @floruit7676
    @floruit7676 Před 3 lety +13

    sempre bom ver comentários do youtube português e perceber que estamos a ter a nossa fase anti sjw. Por amor de deus saiam do vosso quarto pelo menos uma vez, ninguém vos quer ouvir a gritar um dos 3 talking points da direita de youtube em tudo o que mencione política

  • @goncalobastos3808
    @goncalobastos3808 Před 3 lety +2

    Que mariquice.

  • @TheHerothief
    @TheHerothief Před 3 lety +10

    Realmente o modelo económico que se segue na Europa é catastrófico... deve ser por isso que se vive pior aqui do que na Venezuela

    • @floruit7676
      @floruit7676 Před 3 lety +2

      iphone vuvuzela 100 biliões de mortes

    • @TheHerothief
      @TheHerothief Před 3 lety +2

      @@floruit7676 e sempre esse tom jocoso perante quantidades astronomicas de mortos

  • @renatapires3216
    @renatapires3216 Před rokem +2

    Vai trabalhar.

  • @viriatodeviseu
    @viriatodeviseu Před 2 lety +3

    Ninguém pergunta à filha do Camilo Mortagua, as causas do bloco cairem de 19 para 5 deputados?

  • @rafa69areal
    @rafa69areal Před 3 lety +1

    Até não ficou mau, depende é do objetivo desta entrevista claro, eu vendo como uma boa travessa de merda acho que ficou muito bem servido e bem representado.
    Se fosse o vídeo todo a filmar apenas os quadros, mesmo sem falas, acho que era sem duvida algo com mais sucesso, mas claro, não se pode ter tudo...

    • @floruit7676
      @floruit7676 Před 3 lety +2

      ??????? o objetivo é literalmente uma entrevista à Mariana Mortágua n entendi a dificuldade

  • @wilsonrodrigues1293
    @wilsonrodrigues1293 Před 3 lety +1

    A segunda pergunta da primeira entrevistadora foi tão agreste, como Portugal alguma vez iria se envolver nos problemas de Israel na Faixa de Gaza...todos podemos opinar sobre tudo mas existem assuntos do qual nem deveríamos sequer questionar por não ter acesso ao peso cultural e estrutural da disputa de um território que não nos compete, às vezes é ok não ter uma opinião.

  • @FranciscoSa-ih9fe
    @FranciscoSa-ih9fe Před rokem

    Assassino afegão andava tristinho! "Friends" ofendem! Marido de Catarina Furtado pede mais pobreza!
    Comité Central

  • @viriatodeviseu
    @viriatodeviseu Před 2 lety

    Viva a Israel!!!

  • @duarteamorim2206
    @duarteamorim2206 Před 3 lety +6

    Estava tudo bem até a última pergunta! Que absurdo!!!!!

  • @tts1551
    @tts1551 Před 5 měsíci

    e nunca ocorreu à mariana que secalhar o lugar da mulher é cuidar porque a biologia assim o dita? mas alguém alguma vez gostaria de deixar o seu filho numa creche gerida e operada por homens? querem ver tão à frente que falham aquilo que está mesmo de baixo do nariz..

    • @anacosta3534
      @anacosta3534 Před 2 měsíci

      Há homens extremamente capazes de cuidar! Não os menospreze nem às mulheres que devem ter o direito de serem o que quiserem!