Baden Powell | Os Afro-Sambas (Álbum Completo)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 27. 06. 2024
  • Baden Powell - Os Afro-Sambas (Álbum Completo)
    00:00 - 01 - Abertura
    06:20 - 02 - Canto de Ossanha
    10:35 - 03 - Labareda
    16:45 - 04 - Tristeza E Solidão
    22:18 - 05 - Canto Do Caboclo de Pedra Preta
    25:58 - 06 - Canto de Xangô
    31:52 - 07 - Bocoché
    35:01 - 08 - Canto de Yemanjá
    41:04 - 09 - Variações Sobre Berimbau
    47:09 - 10 - Tempo de Amor (Samba Do Veloso)
    51:51 - 11 - Lamento de Exu
    No mesmo ano em que se conheceram, 1962, Baden Powell e Vinicius de Moraes deram início a uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira. Uma primeira leva de 25 canções foi feita em três meses, tempo que Baden passou dormindo no sofá da casa de Vinicius. A parceria continuou. Vinicius andava encantado com o LP Sambas de Roda e Candomblés da Bahia, que também impressionou Baden. Este, por influência do capoeirista Canjiquinha, começara a frequentar rodas de capoeira e terreiros, onde aprendia mais sobre o candomblé. Fascinada, a dupla começou a escrever canções inspirada no tema: Canto de Yemanjá, Bocoché, Canto de Xangô e o clássico Canto de Ossanha. Baden, que também estudava canto gregoriano com o maestro Moacyr Santos, percebeu que os cânticos afros tinham semelhanças com os gregorianos e passou a compor melodias em cima das duas vertentes. Somente quatro anos depois, em 1966, foi lançado o LP Os Afro-Sambas de Baden e Vinicius, onde os dois dividiam os vocais com o Quarteto em Cy. Virou um clássico. Em 1990, uma nova gravação dos afro-sambas virou brinde de um banco. Foram feitos somente três mil CDs distribuídos aos clientes. Dessa vez - Vinicius já havia morrido - Banden cantava com o mesmo Quarteto em Cy. Dois anos depois o disco foi lançado na França. Somente agora, Os afro-sambas - Baden Powell sai no Brasil, pela gravadora Biscoito Fino, com 10 das 39 composições que Baden e Vinicius fizeram juntos.
    Biógrafo de Vinicius, o escritor José Castelo, lembra no Livro de Letras, que “talvez nenhuma outra parceria de Vinicius de Moraes guarde tantas semelhanças com o desencontro, com a cegueira e o simultâneo excesso de claridade contido numa relação de estranhamento, quanto a parceria com Baden Powell.” Segundo Castelo, “Vinicius se apaixonou pelo que não tinha”. Enquanto o poeta havia nascido e crescido na zona sul do Rio de Janeiro, convivendo com jesuítas, intelectuais e rapazes de família classe média, Baden nasceu em Varre-Sai, modesta cidade no Norte Fluminense. No Rio de Janeiro, para onde mudou-se no mesmo ano em que nasceu, morou na Zona Norte, tocando violão nas igrejinhas do interior. No primeiro encontro com Vinicius, ainda segundo José Castelo, não conseguiu apertar a mão do poeta. Como recordou Baden mais tarde, “nossas mão direitas estavam ocupadas com copos”. Já Vinicius, guardou uma imagem marcante do futuro parceiro: os dedos do violonista saltavam sobre uma nuvem de cordas. Pouco depois, ao ouvir Baden acompanhando Tom Jobim num pocket-show, Vinicius marcou um encontro com o músico no terraço de um hotel em Copacabana, onde tocaram juntos pela primeira vez. E logo viraram parceiros.
    O disco de 1990 teve direção musical e arranjos do próprio Baden, que foi acompanhado por Ernesto Gonçalves (baixo), Paulo Guimães (flauta), Sutinho (bateria, tamborim e agogô), Alfredo Bessax (atabaque, ganzá, cuíca, tamborim e berimbau), Flávio Neves (surdo, atabaque, afoxé e ganzá), Valdeci (pandeiro e tamborim) e o Quarteto em Cy em participação especial em oito faixas (2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 10).
    Quando Os Afro-Sambas - Baden Powell foi gravado, Baden já morava há anos na Europa mas, pouco depois, renegou o trabalho por ter se convertido a um culto evangélico. Passou a repudiar as referências ao candomblé contidas nas letras.
    #AfroSambas #BadenPowell #ViniciusdeMoraes
  • Hudba

Komentáře • 43

  • @adantrindade727
    @adantrindade727 Před rokem +21

    mesmo a obra tendo sido renegada, aqui está! viva, plena, do mundo, brasileira.
    semanalmente ouço essa obra que embalou parte da minha infância para relembrar as raízes e saber que a infinitude do mundo é cantada. gracias Baden e Vinícius, feliz 2023 aonde estiverem!

  • @Mstadri
    @Mstadri Před 2 lety +29

    Fechem seus olhos com os fones nos ouvidos, se deixa este mundo material para entrar em uma dimensão espiritual transportados nas notas do Mestre Baden Powell, como a religião afro se entra em contato com uma realidade paralela conduzidos por Oxalá, aquele mundo de paz e comunhão consigo mesmo ... esta è a força da música brasileira, por isto nos apreciam e respeitam aqui no exterior ...

    • @user-fp4kk7yx3x
      @user-fp4kk7yx3x Před 11 měsíci

      toma um lsd ou fuma um dmt q se vai entender

    • @sicha_ministry2710
      @sicha_ministry2710 Před 3 měsíci

      Vc falou tudo as músicas dele fazem com viajemos para o espiritual é lindo demais saber que esse artista nos encantou através de sua obra magnífica.. mesmo não estando mais em vida e renegando os orixás ele deixou um legado vivo na música afro-brasileira.❤😊

  • @luizoctavio1155
    @luizoctavio1155 Před 2 lety +7

    Um pedido a vocês, Biscoito Fino:
    Coloca no mercado o trabalho intitulado VIOLÃO EM SERESTA, maravilhoso, do nosso querido Baden Powell. Lançado em vinil quando de sua volta ao Brasil depois de um período de 15 anos na Europa. Sucesso a todos

  • @cristianooliveiradasilva5976

    Baden: "Não, não tem nada a ver. Podia ser o que fosse. Vinicius era ateu. Não precisa ficar embaixo da macumba para poder tocar violão. Tem é que estudar, não pense que vai tomar duas garrafas de cerveja e sair tocando violão. Não vai acontecer nada.
    Sempre tive uma simpatia por aquele negócio de macumba, candomblé. Como todo católico, né? Daí nasceram os cantos que comecei a fazer com berimbau. Fiz um exame com Guerra Peixe com um canto gregoriano, vi que parecia um canto de sereia do mar. Aí virou "Canto de Iemanjá". É uma imagem que existe no Japão, na China, há mais de 10 mil anos.
    Afro-samba é um tipo de música que existe no Brasil, como o samba lento, o samba-canção, o samba de Carnaval, o samba-choro, o samba-lamento... Esse último é ligado ao afro-samba, que tem aquela escuridão do afro, o lamento. Ficou esse estigma, mas nossos afro-sambas não inventaram nada. Agora estou fazendo um outro estudo sobre cantos gregorianos, para uma série de músicas evangélicas."

  • @Padinmarcelo
    @Padinmarcelo Před 2 lety +8

    Conheci pessoalmente o Badem no seu primeiro show dele en Buenos Aires..! BARATO TOTAL

  • @MarcosVinicius-su7je
    @MarcosVinicius-su7je Před 2 lety +20

    Um dos melhores álbuns brasileiros de todos os tempos

  • @stefanschroder7064
    @stefanschroder7064 Před 2 lety +5

    My Favorite Album ♥️

  • @silviatesta9455
    @silviatesta9455 Před 2 lety +7

    Melhor que isso, só dois disso 🙏🏼💙

  • @ramongouveia83
    @ramongouveia83 Před 7 měsíci +2

    Isso é eterno!

  • @apenasrani
    @apenasrani Před 5 měsíci +1

    Lindo demais!
    Magicooo

  • @stellaterys
    @stellaterys Před 2 lety +3

    Que trabalho lindo!

  •  Před rokem +1

    Alegria e mistério.

  • @damianharrison8952
    @damianharrison8952 Před 5 měsíci

    Simplesmente exelente

  • @iolandamarino295
    @iolandamarino295 Před 9 měsíci

    toca aí sim

  • @omarvera3594
    @omarvera3594 Před rokem

    Pero que maravilla!

  • @estelleogier
    @estelleogier Před 7 měsíci

    Merveille !

  • @manoelcruzdasilva8426
    @manoelcruzdasilva8426 Před 2 měsíci

    Sarava

  • @kalado153
    @kalado153 Před 3 měsíci +1

    🌞🌿✨🐸✨🌿🌞

  • @mirianoliveira1094
    @mirianoliveira1094 Před 2 lety +1

    💕💕💕🎼🎶🎶🎶💕💕💕

  • @iolandamarino295
    @iolandamarino295 Před 9 měsíci

    camarada vc esta me persiguindo

  • @inekeschilderlessen
    @inekeschilderlessen Před 2 měsíci

    dank

  • @CasaR.A.U.
    @CasaR.A.U. Před 4 měsíci

    RAU❤

  • @Espasandim
    @Espasandim Před měsícem

    queria saber quais são as 39 composições originais. Alguem sabe?

  • @lucianoeguchi2122
    @lucianoeguchi2122 Před rokem

    O mesmo triste fim que Bezerra da Silva teve.... O fim da picada do pentateuco🤮

  • @thalesmoreira918
    @thalesmoreira918 Před 3 dny

    Baden ter se convertido e renegado isso é a coisa mais ridícula que poderia acontecer. É a prova que o cristianismo é o mal do mundo.

  • @OrestesMourao-jh8xs
    @OrestesMourao-jh8xs Před 3 měsíci +4

    Lamentável que Baden deu esse vacilo de se converter a tal idiotice

    • @sicha_ministry2710
      @sicha_ministry2710 Před 3 měsíci +1

      Eu fico me perguntando a mesma coisa o tempo todo.😢 Deixou tudo para viver num mundo de hipocrisia que é esse meio Gospel.

  • @jansengil6166
    @jansengil6166 Před 2 lety +4

    Isso não fazia mais parte da vida de Baden pois ele agora adora ao Deus verdadeiro e Todo poderoso. Ele repudiou Graça a Deus.

    • @flaviocruis
      @flaviocruis Před rokem

      Ou seja, não é de hoje que o neopentecostalismo destrói o Brasil. O neopentecostalismo é um dos mais perniciosos cânceres que assolam o Brasil.

    • @marialaureteferreira787
      @marialaureteferreira787 Před rokem +5

      Podemos e devemos adorar o nosso criados Jesus e, tbm, apreciar o belo. Música é uma linguagem universal, graças a Deus!

    • @juniordamatah
      @juniordamatah Před 5 měsíci +25

      Não fazia mais parte da vida dele pq se tornou uma obra tão grandiosa e atemporal que criou vida própria e ficará para a eternidade mesmo não subindo "ao céu" do seu deus, será eterna, será imortal. Salve o violão e a poesia do Baden, Salve Os Afro-Sambas, salve o Candomblé e toda maravilhosa e rica cultura afro-brasileira!

    • @vitotito7019
      @vitotito7019 Před 4 měsíci +1

      ???

    • @sicha_ministry2710
      @sicha_ministry2710 Před 3 měsíci

      Calado ficaria melhor.😂😂😂😂😂 Meu deus que povo imbecil esse evangélico afff tenho ranço dessa galera de mentalidade fechada acha que só existe um único deus 😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅😅