Hanna-Barbera: a fundação do estúdio

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • Como começou o estúdio de animação Hanna-Barbera! Neste vídeo, vamos ver como William Hanna e Joseph Barbera encontraram um novo metódo de produzir desenhos animados, numa época em que a indústria da animação estava em crise.
    Depois de trabalharem juntos por anos na MGM, produzindo clássicos como Tom e Jerry, os dois se viram no olho da rua quando a televisão começou a abalar o império do cinema.
    Mesmo com a resistência de seus superiores, Hanna e Barbera acreditavam que era possível ter sucesso fazendo animação diretamente para a TV.
    Os dois, mais um sócio, abriram uma empresa e lançaram a primeira produção da H-B Enterprises/Hanna-Barbera: Jambo e Ruivão, que provou que animação limitada poderia ser um caminho a ser trilhado.
    Venha conhecer mais esse capítulo da história de Hanna-Barbera!
    ======
    Esse vídeo é o terceiro de uma série sobre Hanna-Barbera aqui no canal FREQ! Veja também os outros episódios:
    ◼ Quando Hanna Conheceu Barbera - • Quando HANNA Conheceu ...
    ◼ Tom & Jerry: A Origem e a fase Hanna & Barbera - • Tom & Jerry: Era Hanna...

Komentáře • 66

  • @Murillo-zb4vr
    @Murillo-zb4vr Před měsícem +4

    A minha infância foi marcada pela Hanna Barbera, vontade de voltar no tempo.

  • @Marcelocoelho327
    @Marcelocoelho327 Před měsícem

    Maratonando seus vídeos fã do canal

  • @robertomarques9726
    @robertomarques9726 Před měsícem

    Parabnes vc sabe muito.

  • @rafaelflanagan6040
    @rafaelflanagan6040 Před 22 dny

    Mesmo com as limitações, muitos desenhos Hanna Barbera são meus favoritos ao lado de Pica Pau e Pernalonga.
    E eu que não gosto muito de ver vídeos maiores que 5 minutos, estou adorando os vídeos do seu canal! Não dá vontade de parar de ver. Grande abraço.

  • @CyberQuadrinhos
    @CyberQuadrinhos Před rokem +8

    Começar em novo emprego já é difícil, imagina ter que recomeçar do zero depois de uma carreira de 15 anos?!
    Os cortes de custos e as dificuldades que eles tiveram na MGM, no final, serviu de treino pros dois.
    Tanto que o curta "Tot Watchers" citado na parte 2 da série, já tem bastante desse estilo minimalista que eles usaram em Jambo e Ruivão. Tem adversidade que vem pro bem mesmo!
    Claro, não só o treino, mas a genialidade e visão dos dois foram fundamentais também, porque nem mesmo as raposas velhas da indústria conseguiram ver a oportunidade que a televisão oferecia.
    Série incrível, Leone! Parabéns pelo ótimo trabalho de sempre!

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem +2

      Muito obrigado, Efraim!
      É bem interessante ver os últimos Tom & Jerries deles, já estavam mostrando a próxima etapa da carreira da dupla, especialmente nos humanos que apareciam

  • @marcelobarros3912
    @marcelobarros3912 Před rokem +3

    Duas lendas da animação

  • @MrQuiof
    @MrQuiof Před měsícem

    Descobri que há pouco tempo que o Joe teve uma editora de quadrinhos com o Harvey Eisenberg, a Dearfield Publishing, Eisenberg também atuava como desenhista nos gibis.

  • @leonardobragadeoliveira8534
    @leonardobragadeoliveira8534 Před 4 měsíci +1

    Segue uma cronologia completa desde o ano de 1957 até 1983, que foi até quando acompanhei realmente todas as produções do estúdio:
    1957: "Jambo e Ruivão".
    1958: "Dom Pixote" (com "Zé Colmeia" e "Chuvisco, Plic e Ploc").
    1959: "Pepe Legal" (com "Bibo Pai e Bobby Filho" e "Olho Vivo e Faro Fino") e "Lup Le Beau" (produzido originalmente para ser exibido em sessões de cinema).
    1960: "Zé Colmeia" (com "Leão da Montanha" e "Patinho Duque"), "Dom Pixote" (com "Chuvisco, Plic e Ploc" e "Joca e Dingue Lingue") e "Os Flintstones".
    1961: "Manda-Chuva.
    1962: "Wally Gator", "Lippy e Hardy", "A Tartaruga Touché" e "Os Jetsons".
    1963: Nenhum novo título foi lançado.
    1964: "Maguila, o Gorila" (com "Bacamarte e Chumbinho" e "Coelho Ricochete e Blau-Blau"), "Peter Potamus e Tico Mico" (com "Matraca Trica e Fofoquinha" e "Mosquete, Mosquito e Moscardo") e "Jonny Quest", além do longa-metragem "Zé Colmeia, o Urso Amigo".
    1965: "A Formiga Atômica" (com "O Xodó da Vovó" e "Zé Buscapé"), "O Esquilo Sem Grilo" (com "Lula Lelé" e "A Feiticeira Faceira") e "Sinbad Jr." (coproduzido pela American International, os primeiros oito episódios foram produzidos por outro estúdio chamado Sam Singer Productions, e a Hanna-Barbera produziu o restante).
    1966: "O Gordo e o Magro" (coproduzido pela Larry Harmon Pictures, que já havia produzido o desenho animado do Bozo), "Frankenstein Jr. & Os Impossíveis", "Os Brasinhas do Espaço" e "Space Ghost & Dino Boy", além do especial promocional "Cost Reduction is a Money Splendid Thing" (inédito no Brasil), do especial de TV "Alice no País das Maravilhas" e do longa-metragem "O Agente Flintstone".
    1967: "Abbott e Costello" (coproduzido pela RKO e pela Jomar Productions), "Os Herculoides", "Shazzan", "Moby Dick & O Poderoso Mightor", "Homem Pássaro & Galaxy Trio", "O Jovem Sansão" e "Os Quatro Fantásticos", além do especial de TV "Jack e os Feijões Mágicos" (misturando animação com atores de carne e osso, com o ator Gene Kelly).
    1968: "Os Banana Splits" (com os segmentos animados "Os Cavaleiros da Arábia", "Os Três Mosqueteiros" e "Microaventuras", e a série em live-action "A Ilha do Perigo"), "As Aventuras de Gulliver", "As Aventuras de Huck Finn" (misturando animação com três atores-mirins de carne e osso) e "A Corrida Maluca".
    1969: "Máquinas Voadoras" (com os segmentos "Piadinhas" e "Muttley, o Magnífico"), "Os Apuros de Penélope", "A Turma da Gatolândia" (com "É o Lobo!", "Zé Bolha e Juca Bala" e "A Volta ao Mundo em 79 Dias") e "Scooby-Doo, Cadê Você?".
    1970: "Os Globetrotters", "Os Tremendões" e "Josie e as Gatinhas".
    1971: "O Fantasminha Legal", "O Urso do Cabelo Duro" e "Bambam e Pedrita", além do piloto que não chegou a ser produzido "Duffy's Dozen" e dos especiais de final de ano "O Dia de Ação de Graças Que Quase Não Aconteceu" e "Uma História de Natal".
    1972: "As Novas Aventuras dos Flintstones", "Charlie Chan", "Os Muzzarellas", "Laboratório Submarino", "Josie e as Gatinhas no Espaço", "Novos Filmes do Scooby-Doo" e "Papai Sabe Nada", além de dois episódios animados da série "Amor ao Estilo Americano" (os episódios "Love and the Old-Fashioned Father", piloto do "Papai Sabe Nada", e "Love and the Private Eye"), do longa-metragem "A Menina e o Porquinho" e dos especiais de TV "O Último dos Maçaricos", "A Arca do Zé Colmeia", "Oliver e o Arteiro Dodger", "Robin Hoodnik", "Os Banana Splits no Parque Encantado", "Gidget e o Cruzeiro Marítimo" e "Tábatha, a Filha da Feiticeira no Circo".
    1973: "A Turma do Zé Colmeia", "Goober e os Caçadores de Fantasma", "Grande Polegar, Detetive Particular", "Butch Cassidy", "Speed Buggy", "Jeannie", "A Família Addams", "Superamigos" (versão original com Marvin, Wendy e Super Cão) e "Peter Puck" (inédito no Brasil), além dos especiais de TV "20.000 Léguas Submarinas", "O Conde de Monte Cristo", "Os Três Mosqueteiros" e "Perdidos no Espaço".
    1974: "Hong Kong Fu", "O Vale dos Dinossauros", "Devlin, o Motoqueiro", "Vovô Viu a Uva", "Korg e o Mundo Misterioso" (série em live-action), "Carangos e Motocas" e "A Família Dó Ré Mi", além do especial "Cyrano de Bergerac".
    1975: "O Novo Festival Tom e Jerry" e "João Grandão", além do especial "O Último dos Moicanos".
    1976: "O Rabugento, Cão Detetive", "Scooby-Doo" (versão de 1976 a 1978), "Dinamite, o Bionicão", "Tutubarão" e "Clue Club", além do especial "Davy Crockett no Rio Mississippi".
    1977: "Os Locomotivos" (com os segmentos animados "Os Robobos" e "Cocota e Motoca" e a série em live-action "A Ilha Misteriosa"), "Trapaleão" (com "Elefantástico" e "Treme-Treme"), "Ursuat" (com "Careta e Mutreta" e "A Polícia Desmontada"), "As Panterinhas", "Ho Ho Límpicos" e "Superamigos" (nova versão com a estreia dos Super-Gêmeos), além dos especiais "Cinco Semanas Em Um Balão" e "O Natal dos Flintstones".
    1978: "Godzilla", "Jana, a Rainha da Selva", "Arquivo Cãofidencial & Fantasmino", "A Corrida Espacial", "Os Trapalhões Espaciais", "O Desafio dos Superamigos" (contra os supervilões da Legião do Mal), "O Marinheiro Popeye" e "Cachorro Quente", além dos especiais "O Esporte Espetacular dos Flintstones" e "Beleza Indomável e Seus Amigos".
    1979: "Fred e Barney Show", "A Coisa", "Shmoo, a Foca Fofa", "Gasparzinho, o Fantasma Espacial", "Os Super Globetrotters", "Scooby-Doo e Scooby-Loo" (versão de 1979 a 1982, que em 1982 ganhou o segmento "Scooby-Loo e Yabba-Doo") e "Os Fabulosos Superamigos" (nova versão com os Super-Gêmeos), além dos especiais "As Viagens de Gulliver", "Yabba Dabba Doo: Isto É Hanna-Barbera" (documentário sobre as produções do estúdio, apresentado pelo ator Bill Bixby), "Scooby Em Hollywood", "Flintstones Especial" (apresentando os especiais "The Flintstones Meet Rockula and Frankenstone", "The Flintstones' New Neighbors", "Fred's Final Fling" e "Wind-Up Wilma", que foram produzidos entre 1979 e 1981), "Popeye: Especial do Dia dos Namorados", "Especial de Halloween do Gasparzinho" e "O Primeiro Natal do Gasparzinho".
    1980: "Os Flintstones & Cia" (com os segmentos "Os Flintstones", "Dino e Cavernoso", "Pedrita, Dino e Bambam", "Os Tiras de Bedrock", "Capitão Caverna" e "Os Frankenstones"), "A Família Drácula", "Riquinho", "A Turma do Fonz" e "Superamigos" (nova versão com a estreia do super-herói El Dorado, que teve temporadas lançadas até 1982), além dos especiais "Os Globetrotters Encontram Branca de Neve" e "O Primeiro Natal do Zé Colmeia".
    1981: "Astros do Espaço" (com as novas versões de "Space Ghost" e "Os Herculoides" e os desenhos "Força Jovem" e "Ástor e os Cães Espaciais"), "Coala Bala" (com "Cão Sujo e Ratinho", "O Gato Maluco" e "Os Irmãos Bamba"), "Os Smurfs" (que teve temporadas lançadas até 1986 e em 1983 ganhou o segmento "Janjão e Pequeno"), "A Família Tró-ló-ló", "The Popeye and Olive Comedy Show" (com os segmentos "Popeye nos Esportes", "Popeye das Cavernas" e "Sargento Megera e Recruta Olivia") e "Laverne e Shirley", além do especial "Daniel Boone" e do desenho animado mexicano de 1979 "Amigo and Friends" (Cantinflas), inédito no Brasil, que foi lançado nos Estados Unidos em 1981 com uma dublagem em inglês providenciada pela Hanna-Barbera.
    1982: "Laverne and Shirley With the Fonz", "Mork and Mindy" (ambos inéditos no Brasil), "Os Batutinhas", "Pac-Man", "Supertiras", "Andy, o Anjinho da Guarda" e "Jokebook" (que foi exibido pela Manchete em seus primórdios, mas não sei o título em português), além do longa-metragem "A Canção de Heidi" e do especial "O Natal da Turma do Zé Colmeia".
    1983: "Os Miquinhos", "Os Biskitts", "Os Gatões", "Scooby-Doo e Scooby-Loo" (nova versão com o retorno da Daphne) e "Lucky Luke" (coproduzido na França pelo estúdio Gaumont), além de um desenho dos Novos Titãs que quase foi produzido, todavia o projeto não seguiu adiante, e foi produzida apenas uma pequena propaganda de combate às drogas com os personagens.

  • @LeonTolstoiBrazuka
    @LeonTolstoiBrazuka Před rokem +4

    Eles eram uma dupla de gênios! Revolucionaram as animações e em mais de um momento. O que mais me encanta na história deles é o apoio de familiares. É uma base importante.
    Meu desenho preferido dele é O Manda Chuva. Estou ansioso pra saber quando ele foi criado.

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem +4

      A relação do Hanna com a família é uma coisa linda, são as melhores partes da autobiografia dele! Também curto muito o Manda Chuva, que me levou a conhecer a sitcom que o inspirou, o Phil Silvers Show - que também foi base para outro desenho do estúdio
      Muito obrigado por entrar no clube de membros!! :)

  • @Luis_Samuel222
    @Luis_Samuel222 Před 4 měsíci

    1:41 O que é uma ironia, já que foram produzidos alguns curtas que citavam a televisão, especialmente "TV do Futuro" (T.V. of Tomorrow).

  • @Andreilhab
    @Andreilhab Před 2 měsíci +1

    Cara não acredito que jambo e ruivão foi o primeiro desenho esses marcou minha infância pois passava no SBT de manhã bem cedo e tinha vários episódios sempre acordava para não perder antes de ir para escola show

  • @ademirpereirajorge7166
    @ademirpereirajorge7166 Před měsícem +1

    Se os desenhos de Hanna Barbera eram considerados animação limitada, fico imaginando o que eram considerados os desenhos desanimados da Marvel dos anos 60.
    Aliás, vale um vídeo sobre essas "obras primas" da animação.

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před měsícem

      Hahahahah vou chegar neles!

  • @amorimverso
    @amorimverso Před rokem +2

    Muito bom, adorei conhecer mais sobre a história desses dois gênios dos desenhos animados!

  • @Mrtonnyfly
    @Mrtonnyfly Před 15 dny

    😂😂😂😂😂😂
    Eles tocaram o terror no sistema da época.

  • @Lucasnauta
    @Lucasnauta Před rokem +3

    Que trabalho de pesquisa incrível, eu não conhecia a maior parte das informações, não fazia ideia de que Barbera havia escrito um musical da broadway

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem

      Valeu, Lucas!
      O musical era sobre um marciano que vem para a Terra para preparar uma invasão mas se apaixona por uma terráquea (interpretada por Pat Priest, a segunda Marilyn da Família Monstro). Seria legal se tivesse virado filme

  • @ezequielcunha2803
    @ezequielcunha2803 Před 7 měsíci +1

    parabens pelo canal e gratidao!

  • @gustavomartins1183
    @gustavomartins1183 Před rokem

    gostei desse video tomara que o proximo vai ser na proxima sexta feira ou talvez seja de outra animacao

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem

      Nesta sexta vamos começar outra série sobre um outro animador, espero que goste! E logo vamos ter a próxima parte da série sobre Hanna-Barbera :)

    • @gustavomartins1183
      @gustavomartins1183 Před rokem

      @@FREQLeone voce poderia fala sobre a pedra dos sonhos esse era um otimo desenho

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem

      Tenho o roteiro do vídeo sobre Pedra dos Sonhos pronto aqui, falta gravar! Talvez em maio ou junho ele fica pronto

  • @Macielmrl20
    @Macielmrl20 Před 20 dny

    Faz um do Carl Barks

  • @pastpatour
    @pastpatour Před rokem +16

    Hanna-Barbera tem uma sonoridade muito melhor que Barbera-Hanna

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem +6

      A moeda escolheu bem, Harvey Dent ficaria orgulhoso.

    • @MaisAnimado
      @MaisAnimado Před rokem

      Kk, sim, sim. Mas imagino que em parte é pq já estamos acostumados.

    • @danteroberto7412
      @danteroberto7412 Před rokem +2

      AINDA BEM q deu coroa 😂😂😂

    • @danteroberto7412
      @danteroberto7412 Před rokem

      ​@@FREQLeone O clássico sim 👍🏽
      O do Nolan n tinha isso n; cm a Rachel revela, ele sempre sacava a moeda "certa" antes de jogar rsrs

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem +1

      Ah nem considero muito os filmes na hora de lembrar desses personagens, Harvey Dent mesmo pra mim é HQ ou a série animada :)

  • @Cartoonachos
    @Cartoonachos Před 5 měsíci

    Ótimo video de inspiração para quem quer fazer animações para internet sem ficar se sacrificando.

  • @Jordan-fn7nb
    @Jordan-fn7nb Před 24 dny

    Vale salientar que quem estabeleceu as técnicas de animação limitada foi o genial Chuck Jones dos Looney Tunes lá em 1942 com o curta The Dover Boys, já buscando uma alternativa para baratear as animações que na época sofriam com baixo orçamento devido ao redirecionamento da arrecadação dos estúdios pelo governo para bancar a 2ª guerra.

  • @danteroberto7412
    @danteroberto7412 Před rokem

    É mto bom esses vídeos, Leo 👏🏽👏🏽👏🏽
    Nem sei elogiar do jeito q eu gostaria 😅😂kkkkk
    Rasgações de seda (sinceras) à parte, tô BEM ansioso p a próxima parte 😊🤞🏽 - e acredito q vai ser a q eu mais vou gostar 😁
    Um forte abraço

  • @user-hm8gw4gy9f
    @user-hm8gw4gy9f Před rokem

    na verdade naquela época já existia televisão em cores, inclusive a RCA já vendia aparelhos em cores em 1954 e alguns programas em cores já tinham sido feitos como as aventuras do super man que se converteu pras cores na terceira temporada porem pouca gente tinha aparelho colorido então a maior parte era transmitido em preto e branco mesmo

  • @vaidosocartoonsbr400
    @vaidosocartoonsbr400 Před rokem +3

    Hanna Barbera: um estúdio que não usava falta de orçamento como desculpa para deixar de fazer coisas incríveis, mesmo com suas limitações.
    E mesmo assim há quem subestime essa empresa.

  • @muitoalemdosvideogames
    @muitoalemdosvideogames Před rokem +1

    Muito bom meu amigo. Parabéns pelos vídeos. Muito nostálgicos e informativos. Estou gostando demais. 😃👏

  • @canaldomateuscunha9805
    @canaldomateuscunha9805 Před rokem +1

    Eu sinto cheiro dos dois vídeos dos ursinhos carinhosos com ano e o mês que ele chegou no Brasil e cãezinhos do canil e o filme de animação de 1988 pronto

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem +1

      Apesar do cheiro vindo da cozinha, esses dois ainda vão precisar de mais tempo no forno para dourar a massa :D

  • @canallucasevangelista2003

    FREQ Obrigado por mais um exelente documentario documentario sobre a dupla dinâmica William Hanna e Joseph Barbera.
    Agora só falta a parte 4 da série sobre o gato Felix.

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem

      Muito obrigado, Lucas! Logo, logo vai chegar a parte 4 do Félix :)

  • @muciocamilo
    @muciocamilo Před 7 měsíci

    Há muitos vídeos sobre as produções dos estúdios Hanna-Barbera, mas bem que poderia ter um vídeo sobre uma produção adulta intitulada Joke Book, produzida pela HB no ano de 1982 e exibida no horário nobre pela extinta TV Manchete no ano de 1984.

  • @alessandrosantossilva7450

    Matador e Mata a dor kkkkkk

  • @user-hm8gw4gy9f
    @user-hm8gw4gy9f Před rokem

    pretende falar também dos filmes pra cinema que a hanna barbera produziu como oi galera eu sou o zé colmeia, o agente flintstone 1007 a c, a teia de charlote etc ?
    essa é uma parte bem esquecida da historia deles

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem

      Sempre que pertinente vou falar sim! No roteiro do vídeo sobre os Flintstones que comecei a escrever já tem uma rápida menção ao Agente Flintstone

    • @user-hm8gw4gy9f
      @user-hm8gw4gy9f Před rokem

      @@FREQLeone o agente Flintstone ainda não vi mas oi galera eu sou o zé colmeia já assisti e gostei muito, o curioso é que não vi esse filme quando criança mas ele me deu uma sensação boa de infância

  • @BRUNOTHEECHIDNA
    @BRUNOTHEECHIDNA Před rokem +1

    Menino, acredita se eu disser que nunca tinha notado essa diferença no estilo de animação de Tom & Jerry para outros desenhos da época? Tipo, eu percebia que alguns deles tinham movimentos mais limitados, mas nunca me liguei nos motivos, ou no porquê de isso não se aplicar a todos. Tô amando essa série!
    (P. S.: jogar cara ou coroa é o meu método padrão de tomada de decisões importantes, achei muito justo terem feito assim para decidir o nome do estúdio! :P)

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem +1

      Eu percebia que havia algo diferente neles, mas pensava que os desenhos da Hanna-Barbera eram mais antigos e que os outros com mais animação eram mais modernos - quando, na verdade, muitas vezes era exatamente o oposto :P
      Muito obrigado por entrar no clube de membros!!! :D

    • @BRUNOTHEECHIDNA
      @BRUNOTHEECHIDNA Před rokem

      ​@@FREQLeone o legal é que esse método de animação foi/é usado até hoje em alguns animes kkkk
      Era pra eu ter entrado antes, mas só agora que arrumei um trabalho novo eu pude me dar ao luxo 😅

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem +1

      Boa sorte no novo trabalho!!

  • @projvts
    @projvts Před rokem

    Esse episódio aqui retrata o começo do milagre que esses dois operaram

  • @pastpatour
    @pastpatour Před rokem

    Quem reclama da animação limitada Hanna Barbera devia assistir Clutch Cargo. Comparado com aquilo HB vira Ghibli

  • @virtualman7208
    @virtualman7208 Před rokem +1

    Você sabia que a versão moderna de Hanna Barbera chamada jellystone a maioria dos personagens de Hanna Barbera tem os gêneros trocados?

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem

      Sim sim, acho Jellystone bem divertido, aliás! Falei um pouco sobre ele num vídeo de fim de ano: czcams.com/video/c9MDspT0tCg/video.html

  • @user-hm8gw4gy9f
    @user-hm8gw4gy9f Před 16 hodinami

    William hanna parece sempre ter tido uma vida melhor que a de joseph barbera

  • @julianecampos598
    @julianecampos598 Před rokem

    Hanna barbera foi salvar cartoon network 😀😆😍2023

  • @marcelobarros3912
    @marcelobarros3912 Před rokem

    O Hanna é a cara do homem Formiga ... Ou será que eu tô viajando ??? Kkkkk

    • @FREQLeone
      @FREQLeone  Před rokem

      Hahahahaha não seria uma má escolha para interpreta-lo num filme!

  • @arthurrodriguesbarbosa8559

    Primeiro aaaaaa