Leitura Literária da Bíblia (LLB) #3: Êxodo

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 09. 2024
  • TLT - Ligando livros às pessoas
    🌷 Quer apoiar o TLT? apoia.se/tlt
    Este é o vídeo #3 de nossa Leitura Literária da Bíblia, sobre o segundo livro do Antigo Testamento, Êxodo
    Nosso próximo encontro será na sexta-feira, 20/11 às 10:00 para discutirmos Levítico!
    📚 Sugestões de livros a serem utilizados no projeto:
    - Bíblia (edição de sua preferência!)
    - Guia Literário da Bíblia, de Robert Alter e Frank Kermode: amzn.to/2RYeDoZ
    - O livro da vida (box): amzn.to/3hZSAZL
    - Bíblia do Peregrino: amzn.to/332NVll
    - Antigo testamento (Frederico Lourenço): amzn.to/3dbWQV8
    - OBS: Ao adquirir quaisquer itens a partir dos links acima, você ajuda o canal! Muito obrigada :)
    🎞 Playlist completa do projeto:
    • Leitura Literária da ...
    ***
    Minha lista de desejados da Amazon (wishlist):
    a.co/1V2SSEQ
    Instagram:
    / tatianafeltrin
    Nos Correios:
    Caixa postal:
    2015
    São José dos Campos - SP
    CEP: 12243-970
    Blog:
    frappuccinomoch...
    Email para contato comercial:
    tatianagfeltrin@gmail.com

Komentáře • 923

  • @freijoaquimcamiloalves8709
    @freijoaquimcamiloalves8709 Před 3 lety +623

    O deserto é como um personagem, é lugar de provação, de aprendizagem da Lei de Deus, de educação deste povo. Esse número 40 é também simbólico, significa a totalidade de uma vida. A montanha do Sinai aparece como o lugar da habitação do divino, sempre que aparecer uma montanha na Bíblia e um personagem importante subindo esta montanha, quer dizer que o personagem entra no âmbito do sagrado.

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin  Před 3 lety +203

      Ufa, então até que entendi bem! E que interessante isso sobre as subidas das montanhas - vou reparar! muito obrigada, Frei Joaquim!

    • @rogeriopereira2995
      @rogeriopereira2995 Před 3 lety +44

      O número 40 tem forte simbologia. Na igreja católica apostólica romana a QUARESMA simboliza os 40 dias que o povo hebreu levou para chegar até o monte Moriá. O monte onde Moisés foi pegar as tábuas da lei (as duas versões, pois as primeiras ele quebrou e milhares de hebreus morreram por adorarem um boi de ouro).

    • @anaoliveira2174
      @anaoliveira2174 Před 3 lety +24

      Muito interessante essa noção de verticalidade ligado ao sagrado. Mircea Eliade tem alguns textos sobre isso, sobre os locais elevados, montes é essa ideia de verticalidade no domínio do sagrado.

    • @lucasmesmo
      @lucasmesmo Před 3 lety +29

      @@tatifeltrin Não sei se é spoiler, mas, sim, uma boa parte do porque deles ficarem no deserto é pra aprimoramento e construção do caráter e tals... Mas... eles meio que pedem (A geração que sai do egito) pra ficar no deserto (Isso acontece no livro de Números). Eles fazem uma rebelião contra Moisés para voltarem ao Egito - como você bem entendeu, era um povo teimoso haha - dizendo que não queriam entrar na terra prometida coisa nenhuma, e Deus atende, fazendo eles peregrinarem pelo deserto esses 40 anos. Mas isso acontece lá na frente. Fica de olho pessoal.

    • @rib_6940
      @rib_6940 Před 3 lety +15

      Gostei muito de sua observação, Frei Joaquim. Se não me engano os comentários da Bíblia de Jerusalém também apontam para a simbologia do número 40 e com relação ao significado das montanhas. Uma grande variedade de números apontados na Bíblia possuem valor simbólico. Dom Estevão Bettencourt foi um autor que deixou muito material publicado sobre esses recursos numéricos encontrados nas escrituras.

  • @arqueologiaehistoriabiblica
    @arqueologiaehistoriabiblica Před 3 lety +618

    Tati, o legal é que em cada praga, Deus estava "desafiando" algum deus egípcio. Por exemplo, na praga das trevas, a entidade mais atingida foi Ra, que era o deus Sol dos egípcios. Imagina o impacto dos egípcios ao ver um de seus deuses mais principais sendo "apagado". Os egípcios tinham muito medo do escuro rsrs

    • @pamelamaria7710
      @pamelamaria7710 Před 3 lety +42

      Nunca tinha percebido isso!!

    • @julianaflopes
      @julianaflopes Před 3 lety +18

      Muito interessante, eu não sabia.

    • @cafecafe51
      @cafecafe51 Před 3 lety +61

      O Rio Nilo acho que era considerado um deus pelos egípcios, ele ter virado sangue é como se esse Deus tivesse morrido

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety +49

      Esse detalhe da História Bíblica é pouco divulgado. Foi muito bom você nos avisar. Podemos nos inteirar disso agora! Obrigado!

    • @kaykesf
      @kaykesf Před 3 lety +10

      Incrível, nunca tinha pensado nisso!

  • @zemoderno
    @zemoderno Před 3 lety +393

    Não há nada mais divertido que ouvir a Biblia narrada por Tatiana.

    • @7weeks3daysz
      @7weeks3daysz Před 3 lety +2

      Exatamente

    • @leo.miranda
      @leo.miranda Před 3 lety +25

      Muito bom kkkkkkkkkk. Tô ouvindo só agora. No vídeo do Gênesis, ela recriando o diálogo entre Deus e Abraão foi demais: "Pô, Abraão, larga de ser chato, cara!" kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @ingridgomes4803
      @ingridgomes4803 Před 3 lety +2

      Kkkkkkkkkkkkk muito bom

    • @victoriadasilva2770
      @victoriadasilva2770 Před 3 lety

      Era o que eu estava pensando EXATAMENTE AGORA quando abri os comentários

    • @fabizabr
      @fabizabr Před 3 lety

      Completamente! Eu tô AMANDO

  • @icaromartinsdecarvalho8912
    @icaromartinsdecarvalho8912 Před 3 lety +69

    A filha do Faraó acolheu ao bebê pois, o Nilo era considerado um deus, e aquela criança era dessa forma presente desse deus para a família do faraó, que era considerado também divino nessa cultura.

  • @rodiasd
    @rodiasd Před 3 lety +261

    Muito habilidosa sua forma de ler a Bíblia sem ir para o desprezo. Quem dera houvesse mais pessoas respeitosas como você, Tatiana.

    • @VemSenhorJesus
      @VemSenhorJesus Před 3 lety +1

      Cabra saf... Kkkkk

    • @rodiasd
      @rodiasd Před 3 lety +2

      @@VemSenhorJesus você tá aí? Que legal! Kkkk

    • @marciok.2185
      @marciok.2185 Před 3 lety +33

      Na verdade muitos dos que desprezam a Bíblia nunca a leram, então é um pouco de preconceito também. Não sou uma pessoa religiosa hoje em dia, mas li um pouco da Bíblia durante a catequese quando era mais novo. Embora tivesse uma leitura mais religiosa por conta da influência da igreja, eu sempre procurei ser mais crítico e buscar outras fontes também. Mais tarde quando fiz faculdade de História, numa disciplina de História Antiga, o professor disse que usaríamos a Bíblia para estudar os hebreus. Um aluno logo começou a reclamar e criticar esse livro. O professor então perguntou se ele já tinha lido e ele respondeu que não. O professor então disse: "primeiro leia e depois vc poderá dar a sua opinião." Achei muito boa esta resposta.

    • @ronniecortex4936
      @ronniecortex4936 Před 3 lety +6

      Sem dúvida. Não cabe a ela o propósito de criticar.
      Mas, com todo o respeito: por que respeitar a escravidão, inclusive sexual, genocídios, inclusive de crianças, bebês e grávidas, todos a fio da espada, que estão nesse livro tido como "perfeitamente moral" como ordens dada pelo deus de abraão.
      Quem não leu a bíblia toda, fica com outra ideia.

    • @marciok.2185
      @marciok.2185 Před 3 lety +18

      @@ronniecortex4936 Essa parte das leis que a Tati leu me lembrou muito o Código de Hamurabi. Enfim, cada época/cultura tinha suas leis e códigos de conduta e algo que eu aprendi como professor de História é que não devemos julgar o passado com os olhos do presente mas sim tentar compreender como se organizavam e como era a vida daquele povo.

  • @vivianedomingues2988
    @vivianedomingues2988 Před 3 lety +180

    Uma coisa que eu acho muito engraçado é que Deus escreve de próprio punho as leis na tábua, Moisés desce e quebra as tábuas num ataque de raiva por conta do bezerro. Deus escreve de novo as leis e Moisés quebra novamente, mas na terceira vez Deus dita e manda Moisés escrever kkkkk tipo assim: chega, não vou escrever mais, escreve vc agora! Kkkkk

    • @telmamagalhaes4203
      @telmamagalhaes4203 Před 3 lety +12

      As Tábuas da Lei (os 10 mandamentos) foram escritas apenas duas vezes e nas duas foi Deus quem escreveu.
      Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso. As tábuas tinham sido feitas por Deus; o que nelas estava gravado fora escrito por Deus.
      Êxodo 32:15‭-‬16 NVI
      bible.com/bible/129/exo.32.15-16.NVI
      E Moisés coloca então as Tábuas da Lei escritas por Deus na Arca. O livro de Deuteronômio confirma isso: Eu escreverei nas tábuas as palavras que estavam nas primeiras, que você quebrou, e você as colocará na arca’. “Então fiz a arca de madeira de acácia, cortei duas tábuas de pedra como as primeiras e subi o monte com as duas tábuas nas mãos. O Senhor escreveu nelas o que tinha escrito anteriormente, os Dez Mandamentos que havia proclamado a vocês no monte, do meio do fogo, no dia em que estavam todos reunidos. O Senhor as entregou a mim, e eu voltei, desci do monte e coloquei as tábuas na arca que eu tinha feito. E lá ficaram, conforme o Senhor tinha ordenado”.
      Deuteronômio 10:2‭-‬5 NVI
      bible.com/bible/129/deu.10.2-5.NVI
      Então alguns estudiosos explicam que "escrever" descrito em Êxodo 34: 27-20 tem o significado de "esculpir". Ou seja, são as palavras de Deus ditadas para Moisés. Outros porém, entendem que se relaciona aos termos das lei, ou seja, as normas e regras relacionadas à Aliança, ou o próprio Pentateuco:
      O S enhor também disse a Moisés: “Escreva todas essas palavras, pois elas representam os termos da aliança que eu faço com você e com Israel”. Moisés permaneceu no monte com o S enhor quarenta dias e quarenta noites. Durante todo esse tempo, não comeu pão nem bebeu água. E escreveu os termos da aliança, os dez mandamentos, nas tábuas de pedra.
      Êxodo 34:27‭-‬28 NVT
      bible.com/bible/1930/exo.34.27-28.NVT
      Já a versão católica Ave Maria, lugar de "e escreveu" traduz por "o Senhor escreveu", entendendo que reafirma que o próprio Deus escreveu os mandamentos nas tábuas:
      "Moisés ficou junto do Senhor­ quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez palavras."

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety +5

      Acho que se Deus não fizesse isso não ficaria uma tábua inteira... kkk.

    • @tatianaasilva9239
      @tatianaasilva9239 Před 3 lety +9

      É algo assim: "Quero ver você quebrar depois de sentir na pele o trabalho que dá pra escrever"

    • @huan4065
      @huan4065 Před 3 lety +7

      Interessante é que nesse escreve e quebra alguns mandamentos meio que somem e surgem outros que não estavam nas anteriores, bem cabuloso isso...

    • @lararibeiro1344
      @lararibeiro1344 Před 3 lety +1

      😂😂😂

  • @oarthurmarco
    @oarthurmarco Před 3 lety +205

    Um fato interessantes sobre as pragas do Egito:
    Cada praga “fere”, diretamente, uma divindade egípcia - como Hapi, deus do Nilo, Hekel, deusa das rãs, Hórus, Osíris, etc etc.

    • @karinebsays
      @karinebsays Před 3 lety +5

      Super interessante

    • @DaniRedFlower
      @DaniRedFlower Před 3 lety +2

      Interessante existe uma fonte sobre ou você que estudou e viu. Nunca havia pensado nisso. 😀

    • @karineandrade9821
      @karineandrade9821 Před 3 lety +16

      Interessante...quais seriam os outros deuses?
      A última praga que é a morte do primogênito e fere o filho do faraó, então fere faraó diretamente, pois os faraós são considerados filhos dos deuses não?

    • @oarthurmarco
      @oarthurmarco Před 3 lety +9

      vejam esta palestra do arqueólogo bíblico dr. Rodrigo Silva: czcams.com/video/CrLdyu8ULL4/video.html
      aprendi lá ;)

    • @oarthurmarco
      @oarthurmarco Před 3 lety

      @@karinebsays muito, não é?

  • @ThiagoGualtieri
    @ThiagoGualtieri Před 3 lety +139

    A animação "O príncipe do Egito" representa bem a história de Moisés! É um clássico pra gente que "cresceu" numa igreja protestante. :D

    • @vivianedomingues2988
      @vivianedomingues2988 Před 3 lety +18

      As músicas são incríveis. E é uma animação muito bem feita! Eu amo esse filme!

    • @oarthurmarco
      @oarthurmarco Před 3 lety +5

      Sim! Sou protestante e amo esse filme!

    • @ThiagoGualtieri
      @ThiagoGualtieri Před 3 lety +3

      @@vivianedomingues2988 Sim, é sensacional!

    • @gabrielneves7736
      @gabrielneves7736 Před 3 lety +5

      E eu só me lembro da música da Soraya Moraes, "Se tu quiseres crer", amoooooo!

    • @jessicarangel.91
      @jessicarangel.91 Před 3 lety +5

      Esse filme é sensacional, fotografia, trilha sonora, elenco, tudo feito de forma magnífica! As pessoas subestimam por ser uma animação, mas toda vez que eu vejo, me emociono haha

  • @anairampiedadedesouzamelo2609

    Senti falta do comentário sobre o sangue do cordeiro ser passado no umbral da porta para proteger os promogênitos dos israelitas. É uma figura de Jesus a morte do cordeiro para salvar os primogênitos.

    • @daniellelott7238
      @daniellelott7238 Před 3 lety +8

      Curioso que isso acontece até hoje no Egito, por exemplo, nas festividades do Eid Al-Adha (Festa do Cordeiro ou Festa do Sacrifício). É relacionado ao sacrifício de Abraão, os egípcios matam seus cordeiros (ou vacas, ou cabras) em casa mesmo e passam um pouco do sangue na porta.

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety +15

      Na minha humilde opinião, esse detalhe é mais relevante para os religiosos. Como a leitura é literária, tal não foi abordado. Mas como isso é ineteressante, pode voltar à discussão quando formos conversar sobre Jesus no Novo Testamento.

    • @annamattos8627
      @annamattos8627 Před 3 lety +8

      E do pão do céu, o maná, que também prefigura Cristo.

    • @rodrigogoncalves4865
      @rodrigogoncalves4865 Před 3 lety +3

      É porque no contexto literário hebraico Jesus ainda não era nascido

  • @erikamaranes7768
    @erikamaranes7768 Před 3 lety +50

    Voltei para a igreja católica há pouco tempo. Esse projeto tem sido sensacional, estou acompanhando tudo.

    • @amandy_silva
      @amandy_silva Před 2 lety +6

      Eu também, até me animei a ler a bíblia

  • @ManuBoscia
    @ManuBoscia Před 3 lety +123

    Tati, recomendo os vídeos do Dr. Rodrigo Silva, o canal dele é Rodrigo Silva Arqueologia. Ele tem doutorado em arqueologia, mestrado em teologia, também é formado em filosofia. Ele explica muita coisa do ponto de vista histórico/arqueológico, além de explicar algumas questões relacionadas a tradução do hebraico, que às vezes comprometem o entendimento. Em um dos seus videos, ele fala sobre essa questão de que Deus endureceu o coração de faraó, baseado na tradução. Dá uma olhadinha lá, se tiver um tempinho, ajuda mto na compreensão de textos mais difíceis. Adorando acompanhar esse projeto literário, admiro imensamente vc e o o seu trabalho! 💛

    • @izabelalmeida5077
      @izabelalmeida5077 Před 3 lety +4

      Ele é incrível mesmo !

    • @JanainaArtesAtelie
      @JanainaArtesAtelie Před 3 lety +3

      Eu sou inscrita no canal dele. Ele é muito bom!

    • @rodrigogoncalves4865
      @rodrigogoncalves4865 Před 3 lety +8

      Mas tudo o que ele fala não é tirando do ambiente acadêmico livre da historiografia e arqueologia, mas apologética do Cinturão da Bíblia. Quando a gente lê as obras de um Israel Finkelstein, por exemplo, vê que nada do Rodrigo Silva bate com o mundo acadêmico

    • @user-hr6gs6xs9o
      @user-hr6gs6xs9o Před měsícem +1

      Rodrigo Silva é tendencioso, não tem honestidade intelectual!

    • @isabelvieira1097
      @isabelvieira1097 Před 21 dnem

      @@user-hr6gs6xs9okkkk cada uma

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo Před 3 lety +187

    Outra pronúncia do YWHW seria (Iaveh). Diz-se que a pronúncia original se perdeu, já que um dos mandamentos era nao usar o nome de Deus em vão, logo, ninguém falava.

    • @Noone-uo2cf
      @Noone-uo2cf Před 3 lety +6

      Faz sentido

    • @rodrigogoncalves4865
      @rodrigogoncalves4865 Před 3 lety +2

      Mais antigo era El, os hebreus partilhavam o culto com os demais povos caananitas. Do sul veio o culto à YHWH que substituiu o do deus da tempestade Baal, muito popular no Israel antigo e depois se fundiu com El

    • @lucasmesmo
      @lucasmesmo Před 3 lety +3

      @@rodrigogoncalves4865 Mais uma vez, não sei exatamente do que você está falando, mas prometo pesquisar.

    • @rodrigogoncalves4865
      @rodrigogoncalves4865 Před 3 lety +1

      @@lucasmesmo em português o livro mais atualizado é "A Origem de Javé - o Deus de Israel e seu nome", de Thomas Römer

    • @luthiii
      @luthiii Před 3 lety +2

      Na verdade eles tem um sarcedote que é responsável por guardar o nome de Deus , que nem é dito aos demais , e eles passam este nome em geração em geração para outro portador do nome , eles só vão revelar o nome de Deus para o mundo assim que aparecer o messias que eles tanto espera até hoje .

  • @kevyncampos6532
    @kevyncampos6532 Před 3 lety +150

    Quero ver os comentários da Tati no livro de Jó e Eclesiastes

    • @oarthurmarco
      @oarthurmarco Před 3 lety +16

      Jó é capaz de bugar o juízo de qualquer um 🤣

    • @Mtheusriba
      @Mtheusriba Před 3 lety +38

      Tô doido pra ver ela comentar sobre as cartas de Paulo!

    • @11valzinha
      @11valzinha Před 3 lety +7

      Também, e de provérbios

    •  Před 3 lety +6

      @@Mtheusriba justamente. Ali é pra cavar, e pra se perder cavando é um pulo... Hahahaha

    • @EdsonMateus997
      @EdsonMateus997 Před 3 lety +9

      To muito empolgado pra ver tudo isso kk

  • @oarthurmarco
    @oarthurmarco Před 3 lety +133

    Há uma razão pela qual os israelitas demoraram 40 anos no deserto, Tati (lá em Números você irá ver):
    O povo demorou pouquíssimo tempo vagueando no deserto e, após alguns meses acampados no Sinai, estavam já para atravessar a terra de Cades-Barnéia e entrar em Canaã. Mas um episódio meio tenebroso acontece no capítulo 12 de Números - e, como consequência, Deus os pune com 40 anos ali, sem que ninguém que saiu do Egito jamais visse a terra, morrendo todos no deserto.
    Mas, quanto à educação que o povo recebeu no deserto, você tem plena razão.

    • @herlonkairo5941
      @herlonkairo5941 Před 3 lety +9

      Nao da spoiler mano kkkk

    • @estelasavernini1606
      @estelasavernini1606 Před 3 lety +8

      Interessante. Não havia comprado a ideia da suspensão da descrença.

    • @davimartinelli
      @davimartinelli Před 3 lety +8

      Na verdade acho que não! Nenhuma data da bíblia é "certa". 40 é o numero da purificação para os Israelistas, por isso que eles demoraram 40 anos no deserto... por que precisavam ser purificados. A mesma coisa acontece com o dilúvio de 40 dias, pois o mundo também precisava ser renovado. Moisés passou 40 dias de jejum no Monte Sinai... etc e tal.

    • @sofialmeidah
      @sofialmeidah Před 3 lety +1

      Por acaso é aquele negócio da rocha que sairia água se Moisés batesse o cajado e ele desacredita? Eu me lembro de alguma coisa assim acontecendo

    • @FDFAcanal
      @FDFAcanal Před 3 lety +5

      @@sofialmeidah Isso acontece, mas não tem como consequência os 40 anos. Senão me engano os 40 anos vieram como castigo pela adoração do Bezerro de ouro. Toda aquela geração vai morrer no deserto, somente os filhos entrarão na terra prometida.

  • @rsgrun
    @rsgrun Před 3 lety +28

    Olá, Tatiana. Sendo educado na tradição e cultura judaica, posso responder uma das questões levantadas em seu vídeo. Qdo se diz que Moisés não foi circuncidado, na verdade ele sim o foi. Aliás, está escrito em nossos livros que este foi um dos sinais externos que fez a filha do faraó (quando o encontrou bebê no cesto) perceber que ele era um dos meninos hebreus. Um abraço, sou fã do canal!

  • @ellencosta5118
    @ellencosta5118 Před 3 lety +40

    Amando essa leitura conjunta! 😍
    Uma nota sobre os 40 anos no deserto: os próximos livros do pentateuco explicam o motivo. De fato, o povo chegou "às portas" da terra prometida muito antes, porém, no episódio dos 12 espias, o povo ficou com medo de partir para a conquista da terra por conta do relatório desfavorável dos 10 espias. Deus entendeu que essa atitude revelava a falta de confiança do povo para com ele, então, Deus proibiu que aquela geração entrasse na terra, com exceção de Josué e Calebe (os dois espias que deram um relatório favorável a respeito da conquista da terra, ou seja, que confiaram em Deus). Assim, os 40 anos no deserto serviram para que a geração que saiu do Egito morresse e o povo de Israel fosse "renovado". Claro que, como quase tudo na bíblia, esse fato não pode ser explicado por um moviti só. Houve, também, o aprendizado do povo, o tempo dado por Deus para os povos que moravam em Canaã...
    Mas, enfim, espero ter ajudado! 😊

  • @vanessamacieldossantos5086
    @vanessamacieldossantos5086 Před 3 lety +17

    Sobre o Faraó, no capítulo 2, no finalzinho, v. 23, antes de Deus falar com Moisés na sarça, é citado que morreu o rei do Egito, que era quem queria matá-lo, o Faraó que atendeu Moisés e Arão era o sucessor do outro.

  • @jessicaLR
    @jessicaLR Před 3 lety +67

    Simplesmente AMANDO! Tati, se achou o Êxodo cansativo, se prepare para Levitico kkk

    • @julianaflopes
      @julianaflopes Před 3 lety +8

      Comentei o mesmo pra outra pessoa rsss... Levítico é a prova de fogo

    • @vitoriaduarte214
      @vitoriaduarte214 Před 3 lety +8

      E pensar que falta Números kkkkkkkk. Não sei vocês, mas dá uma vontade de pular pro resumão de Deuteronômio depois que leio Êxodo! Claro que tem passagens marcantes em Levítico e Números, mas as listas, descrições e injunções são cansativas.

    • @jessicaLR
      @jessicaLR Před 3 lety +2

      @@vitoriaduarte214 verdade.... tem números kkkk

  • @analicedias
    @analicedias Před 3 lety +101

    Tati, quando terminar o projeto de leitura literária da bíblia, faz um para ler o ALCORÃO \o/

  • @arqueologiaehistoriabiblica
    @arqueologiaehistoriabiblica Před 3 lety +187

    Tati, na minha humilde opinião, é bem provável sim que Moisés foi circuncidado quando bebê. Pois em Êxodo 2:2 lemos que sua mãe o escondeu por 3 meses. E os bebês israelitas eram circuncidados com 8 dias de idade :) A passagem em que Moisés é "quase morto" por Deus, existe uma interpretação de que na verdade estava se tratando de seu filho. Se pegarmos no original Hebraico, o nome de Moisés nem sequer é mencionado nessa passagem. Então, provavelmente foi o filho dele que não tinha sido circuncidado e Deus estava pedindo isso. Porque, como Moisés iria requerer algo dos Israelitas, se ele nem tinha feito com seu próprio filho? Espero que tenha ajudado ♥

    • @roallumarques6685
      @roallumarques6685 Před 3 lety +19

      Exatamente isso que entendi. Na versão que estou lendo, tem essa explicação: "O ataque de Javé contra Moisés se deve certamente ao fato de que ele se descuidou, não circuncidando o filho. É interessante notar que o texto vem logo depois de se mencionar a morte do primogênito do Faraó (v. 23). É que os primogênitos hebreus serão salvos graças ao sinal do sangue (cf.12,13).

    • @WesleySilva-eg3sl
      @WesleySilva-eg3sl Před 3 lety +6

      Exatamente isso q entendi

    • @anapaulamarques5848
      @anapaulamarques5848 Před 3 lety +7

      Os egípcios também tinha a prática da circuncisão. Não era só dos Judeus.

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety +12

      Sempre gosto de lembrar que escrever na Antiguidade era um trabalho braçal. Então, o fato de nada dizer que Moisés não foi circuncidado só mostra que o autor não achou isso relevante, até porque era lei que todos os meninos fossem circuncidados na apresentação, 8 dias após o nascimento. Seria diferente se em alguma parte do texto estivesse escrito que ele não era circuncidado. Entender algumas verdades por contexto é um exercício regular na leitura e interpretação da Bíblia.

    • @omagnifico520
      @omagnifico520 Před 3 lety

      @@anapaulamarques5848 existe algum motivo para isso? Nunca entendi o real propósito.

  • @paulotrigueiro7470
    @paulotrigueiro7470 Před 3 lety +12

    Você é ótima. É a 1° vez que acompanho uma Leitura Literária da Bíblia. Mesmo que você não queira ou não creia eu estou pedindo a Deus 🙏 para abrir o seu coraçãozinho ❤️ para crer na mensagem de salvação bíblica. (Natal-RN 🇧🇷).

  • @oarthurmarco
    @oarthurmarco Před 3 lety +44

    Toda vez que leio Êxodo, tenho que ver dois filmes:
    Os Dez Mandamentos, de 1956: clássico de Cecil B. DeMile;
    O Príncipe do Egito, de 1998: a animação musical da DreamWorks.
    São filmes muito bons. Recomendo.

  • @Noone-uo2cf
    @Noone-uo2cf Před 3 lety +36

    Por isso eu que eu digo: você acreditando ou não, sendo religioso ou não, interpretando alegórica ou literalmente ou não, não é atoa que a Bíblia é o livro mais icônico. Não é atoa também que considero o melhor livro de todos os tempos também kkkkk

  • @freijoaquimcamiloalves8709
    @freijoaquimcamiloalves8709 Před 3 lety +20

    O Primeiro Decálogo foi destruído por Moisés quando vê o bezerro de ouro, daí Moisés depois sobe a montanha novamente e faz outras tábuas, chamadas de A Segunda Lei ou Segundo Decálogo, são estas que vão prevalecer historicamente, mas os rabinos vão colocar depois as normas para "complementar" o Decálogo. Hoje, a Igreja faz uma lista com os mandamentos do Primeiro Decálogo, como sendo a Lei mais pura brotada da bondade de Deus.

    • @sofiaribeiro1193
      @sofiaribeiro1193 Před 3 lety +1

      Frei Joaquim, perdoa-me a falta de lucidez, mas entendi nada não, sério mesmo.

  • @freijoaquimcamiloalves8709
    @freijoaquimcamiloalves8709 Před 3 lety +23

    A saída de escravidão do Egito é o marco fundante do povo de Israel, é a experiência marcante da ação de Deus na vida de seu povo. No deserto, o povo terá um Deus, Iaweh, um chefe Moisés e uma lei, o Decálogo.

  • @FDFAcanal
    @FDFAcanal Před 3 lety +15

    A história de Moisés sempre foi uma das minhas preferidas, me acompanha desde os seis anos. Quando criança eu sofria muito com a morte dele, achava que seu fim tinha sido injusto. Hoje entendo que Deus sempre quer o melhor pra nós e que Moisés foi muito honrado.

  • @luciavfrobinson
    @luciavfrobinson Před 3 lety +30

    Amei “as sandálias da humildade”!. Que bacana essa leitura... Eu me emocionei muito com a construção do santuário, a escolha e capacitação dos artesãos. Incrível.

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety +3

      Pois é. Não é nada entediante. É repetitivo sim, por questões literárias. Mas é muito bonito. É muita riqueza. 34 quilos de ouro para fazer o candelabro custaria R$ 10 milhões em valores de hoje. Mas era para Deus e com o ouro que Deus permitiu que eles tivessem.

    • @isabeldealmeida333
      @isabeldealmeida333 Před 3 lety +1

      @@HamiltonGJr o ouro que eles tomaram dos egípcios debilitados.

  • @gabrielalnunes
    @gabrielalnunes Před 3 lety +53

    Sou Ateia já fiz leitura literária da bíblia e estou acompanhando sua leitura. 👍🏼

    • @ViniciosCSoares
      @ViniciosCSoares Před 3 lety +8

      Vai lendo aí com fidelidade ao texto sagrado que já já você se converte

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin  Před 3 lety +66

      Olha que o oposto também pode acontecer, hein...

    • @gabrielalnunes
      @gabrielalnunes Před 3 lety +32

      Vinicios comigo só confirmou meu ateísmo. 👍🏼

    • @Amoraoslivrosveracohim
      @Amoraoslivrosveracohim Před 3 lety +6

      Convido vc a visitar o meu canal Vera Cohim onde falamos sobre ateísmo tb

    • @ViniciosCSoares
      @ViniciosCSoares Před 3 lety +17

      @@tatifeltrin bom, se você ler com olhos críticos, é provável que isso aconteça mesmo. Se ler de coração aberto, tentando entender a profundidade espiritual dos textos sagrados, com apoio das interpretações dos Santos e dos Papas, a conversão vem cedo ou tarde. Eu era ateu, só me converti depois de longos anos. Depois de quebrar muito a cara atrás da verdade. Se estiver realmente procurando a Verdade e não só procurando argumentos para confirmar o teu ateísmo, a conversão vem. Jesus sempre dá uma luzinha ou outra quando lemos a bíblia; sempre vem uma inspiração de um lugar indeterminado que inquieta o espírito.

  • @fillipedsantos2777
    @fillipedsantos2777 Před 3 lety +49

    Levítico é uma barra pra ler, força e persistência meu povo kkkkk

  • @rodrigogoncalves4865
    @rodrigogoncalves4865 Před 3 lety +9

    Eu me sinto muito feliz em ser um cristão anglicano nestas horas, porque a gente pode cultivar uma vida devocional e ao mesmo tempo ser aberto à pesquisa da exegese e crítica literária acadêmica livre dos textos. Por exemplo, posso muito bem aceitar o acúmulo das pesquisas que mostram o Êxodo como obra de múltiplas mãos e corações decorrida em séculos, entender que sua criação literária está entremeada em jogos de poder envolvendo os grupos que a produziram e interpretações deles sobre a identidade e saga de seu povo, acolhendo também o texto como veículo do Sagrado (não querendo dizer que é uma transcrição de videotape ditada por Deus) enraizado nos dilemas humanos. A abordagem literária chegou recente pra mim é tem somado muito significativamente e sido muito importante pra vários dilemas. Parabéns pela iniciativa do canal!

  • @daianygarciasantos886
    @daianygarciasantos886 Před 3 lety +4

    Tati...ja ouvi uma versão bem pertinente sobre os 40 anos no deserto. Deus os guiava dia e noite como nuvem ou coluna de fogo. Deus fez com que eles andassem em círculo para que nascesse uma nova geraçao, os homens que ali estavam nao sabia ser outra coisa que nao fosse escravo, precisava nascer uma nova mentalidade...de homens livres.

  • @joyceazevedo9243
    @joyceazevedo9243 Před 3 lety +4

    Tati, na questão que você questionou sobre Moisés conseguir entrar no Egito sem que o faraó o perseguisse, pois ele queria o matar, mas a resposta é que o faraó que estava no poder na época em que Moisés matou aquele egípcio, estava morto, e já tinha um sucessor em seu lugar

  • @annamattos8627
    @annamattos8627 Před 3 lety +4

    Uma forma de interpretar a nuvem de dia e a coluna de fogo de noite tem relação com as temperaturas extremas do deserto. De dia, faz calor (a nuvem dá sombra) e à noite faz frio (a coluna de fogo esquenta). Então, Deus está não somente guiando o povo, como também protegendo-o dos rigores do deserto. Em complemento à direção e à proteção, o maná (o pão que desce do céu) é um alimento que simboliza a provisão de Deus, na medida certa das necessidades do povo.

  • @brunacaroline6462
    @brunacaroline6462 Před 3 lety +164

    Do ponto de vista religioso já é bonito, como literatura também é muito interessante. Chega arrepiar kkk.

    • @Eduardo_BP
      @Eduardo_BP Před 3 lety +9

      kk principalmente com a Tati.

    • @semnome961
      @semnome961 Před 3 lety +1

      @Free Speech Criança nutella que se traumatiza com a verdade..

    • @vagnerduarte2629
      @vagnerduarte2629 Před 3 lety

      @Free Speech " A verdade " ????

    • @davinogueira6491
      @davinogueira6491 Před 3 lety

      @Free Speech Acho que você está imputando a culpa na parte que não tem culpa: A Bíblia.

    • @BtsQuo
      @BtsQuo Před 3 lety +1

      Acho que do ponto de vista religioso é ainda mais lindo, mas sem dúvidas tá sendo bem legal com a Tati mesmo.

  • @ThaalitaMelo
    @ThaalitaMelo Před 3 lety +24

    Mesmo sendo cristã, estou aprendendo mto com essa leitura literária e com seus comentários. Estou amando esses vídeos, obg Tati!

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo Před 3 lety +60

    Força, pessoal. O pentateuco é a prova de fogo!

    • @tiozonurb
      @tiozonurb Před 3 lety +7

      Mas até agora tá interessante, não tá chato. Teve umas partes esquisitas e meio bobas no livro anterior mas, tá ok.

    • @FDFAcanal
      @FDFAcanal Před 3 lety +9

      @@tiozonurb Gênesis e Êxodo são excelentes, agora os outros três meu amigo..... Haja paciência!

    • @lucasmesmo
      @lucasmesmo Před 3 lety +6

      @@tiozonurb hahaha Levitico é um louco mais monotomo... bem monotomo. Mas eu te recomendo o video sobre Leviticos do BibleProject. Assim. É bom pra nao ficar muito perdido, caso você fique. Mas. Força, mais 3 livros e o resto é fichinha.

    • @claudiacanazartmota1882
      @claudiacanazartmota1882 Před 3 lety

      Fato

  • @julianaflopes
    @julianaflopes Před 3 lety +9

    Outro aspecto interessante do ano sabático é, assim como durante Shabbat, a provisão de Deus durante o período de descanso... assim como vimos na colheita do maná, que vinha em dobro na sexta para poder suprir o sábado.

  • @FDFAcanal
    @FDFAcanal Před 3 lety +16

    O filme Moisés (1995) com Ben Kingsley é excelente e bem fiel ao Êxodo. Está disponível na Amazon Prime Video.

  • @intervaloliterario1594
    @intervaloliterario1594 Před 3 lety +57

    Pipoca, o cobertor, e vamos ouvir a Tati!

  • @maattribb8291
    @maattribb8291 Před 3 lety +34

    Para quem tem interesse o egiptólogo Christian Jacq tem uma série de romances sobre Ramsés II... Supostamente o Faraó que governava o Egito durante o tempo de Moisés.

    • @marciok.2185
      @marciok.2185 Před 3 lety +8

      Para quem quer saber mais sobre a história do Egito antigo, também indico o livro "O Egito dos faraós" de Federico Arborio Mella. Li esse livro na faculdade de História, em algumas partes ele trata da questão dos hebreus no país, do ponto de vista historiográfico.

    • @NoSamba
      @NoSamba Před 3 lety +2

      Falemos a verdade. Isso não é consenso acadêmico, mas foi introduzido o nome de Ramsés II na bíblia por contra própria dos religiosos nas bíblias de hoje.
      As bíblias mais antiga só menciona faraó e não menciona qual seria. Não existe datação nos registros do Egito antigo sobre 7 pragas.

    • @marciok.2185
      @marciok.2185 Před 3 lety +10

      @@NoSamba Sim, na Bíblia não é citado o nome de nenhum faraó específico. Porém menciona a construção pelo faraó das cidades de Piramés e Pitom. Segundo os documentos egípcios estas cidades foram construídas no reinado de Ramsés II. Por isso a associação com este faraó. Mas fora isso os documentos egípcios não mencionam a existência de escravos hebreus. Até porque na época o Egito tinha escravos de muitas etnias e não escreviam muito sobre eles.

    • @patricinha3467
      @patricinha3467 Před 3 lety +1

      @@marciok.2185 Escreveriam, caso tivessem uma história de glória sobre os hebreus neste episódio. Acho que a falta desse registro já fala por si só..... não faz sentido ?

  • @brunac.2309
    @brunac.2309 Před 3 lety +14

    Moisés é um dos meus personagens preferidos do Antigo Testamento.

  • @RenatoBarzon
    @RenatoBarzon Před 3 lety +28

    Do ponto de vista teológico, 40 é um número simbólico, não cronológico. Está ligado a período de grande sofrimento. 40 anos no deserto, Cristo foi tentado por 40 dias no deserto, no dilúvio choveu 40 dias e 40 noites.

    • @brunovasconcelos1671
      @brunovasconcelos1671 Před 3 lety

      Interessante. Acho que mais que um período de sofrimento, é um período de provação e amadurecimento. Muito interessante mesmo

    • @joaovictoralvesvieiradealm9508
      @joaovictoralvesvieiradealm9508 Před 3 lety

      7 é um número simbólico também

    • @jeffersonpereira2118
      @jeffersonpereira2118 Před 3 lety

      Exatamente o que eu ia dizer!

    • @micaelalisboa5775
      @micaelalisboa5775 Před 3 lety +1

      @@brunovasconcelos1671 sim!! É um período de preparação, conversão, mudanças e amadurecimento.
      Moisés passou 40 dias de jejum no monte, Deus fez chover 40 dias durante o dilúvio, o povo ficou 40 anos pra atravessar rumo à terra prometida, Elias andou 40 dias até o monte Horeb, Saul, Davi e Salomão reinaram por 40 anos cada um; Jonas trouxe a profecia de 40 dias para o povo de Nínive se converter, Jesus ficou 40 dias de jejum no deserto e ficou 40 dias na terra entre a ressureição e a volta aos céus. Os elementos naturais da terra são 4 (ar, fogo, água, terra) as estações do ano são 4, uma criança tem o período de 40 semanas para estar maduro e pronto para o nascimento. É incrível a simbólica do número 4.. 40 dias... 40 anos... Deus usa isso para preparar algo, provar, amadurecer. Inclusive a quaresma é o período dessa preparação, oração jejum penitência, caridade... São 40 dias propícios para a conversão e para melhor reflexão sobre a morte de Cristo na cruz e melhor celebração da ressurreição na Páscoa.

  • @joaov.batista2833
    @joaov.batista2833 Před 3 lety +23

    O primeiro decálogo é o que "vale", digamos assim, no sentido ético, tanto que ele é repetido no Deuteronômio. O segundo decálogo, do capítulo 34, é uma lista cultual, que já prepara a preocupação do levítico com a pureza e a santidade do culto. A minuciosidade da descrição da Tenda do Encontro também me chama a atenção devido à essa preocupação com a pureza ritual

    • @LarissaOliveiraK
      @LarissaOliveiraK Před 3 lety +2

      exatamente! eu nunca nem tinha percebido que em êxodo 34 eram 10 ordenanças, por isso nunca associei como sendo um “segundo decálogo” kkkk

    • @leonardobarbieri1292
      @leonardobarbieri1292 Před 3 lety +2

      O Pentateuco é um uma espécie de "costura" de escritos feita depois do cisma das tribos de Judá e Benjamin com as outras dez, onde pegaram vários relatos de 4 diferentes fontes oculares do evento do êxodo (inclusive com prováveis escritas do próprio Moisés). Por isso temos os mandamentos sendo narrados duas vezes de uma forma diferente, assim como outros capítulos dos livros que narram os mesmos eventos. Temos duas narrativas da criação do mundo, duas narrativas da vocação de Moisés etc.
      Quando os israelitas foram exilados, de alguma forma os escritos deles foram parar nas mãos dos judeus (ou foi o contrário, não me lembro), que compilaram as novas escrituras com as que já possuíam através dos escribas do reino.

    • @sofiaribeiro1193
      @sofiaribeiro1193 Před 3 lety +1

      Poxa tô gostando dessa conversa, vocês entendem muito , eu aqui só aprendendo .. maravilha

    • @sofiaribeiro1193
      @sofiaribeiro1193 Před 3 lety

      Cabeça de ovo, obrigada. Estou começando a entender

  • @claudiane1fran
    @claudiane1fran Před 3 lety +44

    Bom dia Taty, ler a bíblia na sua companhia tem sido uma experiência maravilhosa! Muito obrigada!!!

  • @Eduardo_BP
    @Eduardo_BP Před 3 lety +13

    E muito bom ver uma pessoa q n é religiosa falar sobre o msm é como se a gente ganhasse uma nova interpretação.

  • @laizemendesdacosta8219
    @laizemendesdacosta8219 Před 3 lety +31

    Quase uma hora de vídeo!! Tati, vc deixando minha manhã mais feliz! Bora assistir!

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo Před 3 lety +34

    O cajado vira cobra, a mão se torna leprosa, e a água vira sangue. Eram os sinais.

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety +8

      De fato a mão fica 'branca' ou 'perde a cor' por conta da lepra. É um detalhe que faz toda a diferença! É interessante lembrar também que a lepra (ou hanseníase como é nomeada hoje) era uma doença que se desenvolvia devagar e era incurável. Mesmo hoje que tem cura, essa é demorada. Logo, ter a mão repentinamente com grau avançado de lepra e cura repentina é forte demonstração de intimidade com Deus.

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo Před 3 lety +13

    Uma coisa interesante. Páscoa em Inglês é chamado de Passover, porque celebra justamente a passagem de Deus sobre o egito, sobre a casa doa hebreus. Deus veio, viu o sangue do cordeiro - expressão que vai se repetir muito - e passou por cima da casa.. he passed over (Pass - over)

  • @jhainedejesus8774
    @jhainedejesus8774 Před 3 lety +8

    A conversão não vem de uma hora para outra não! (Tava lendo uns comentarios) Na verdade todo esse caminho é estranho e assustador mesmo lendo a biblia e escutando pregações.. acontece entre você e Deus sem hora nem data comigo foi assim. Eu orava e era respondida e entao acreditei em Deus. Tati tô adorando acompanhar!!!!!!! Não perco nenhum video do canal também bjs 😙

  • @carolinarodrigues2752
    @carolinarodrigues2752 Před 3 lety +5

    Só quero agradecer a Tatiana por este projeto tão interessante que me fez finalmente querer a Bíblia de uma maneira imparcial, histórica e literária. Ótimas reflexões!

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo Před 3 lety +32

    Uma coisa que a gente tem que lembrar quando está lendo as leis é que, a gente está lendo leis que foram estabelecidas para um povo que acabou de sair de uma escravidão de 400 anos em um país idolatra com costumes que batem de frente com o que Deus quer da humanidade. Então, não é pra ser lido e aplicado hoje. Depois de Jesus a história muda. :)

    • @yukiihachimoto1635
      @yukiihachimoto1635 Před 3 lety +7

      Existe alguma explicação do pq Deus queria o altar com tantos detalhes? Ele deu até o comprimento das cortinas. Isso me assustou muito. Sei lá... Ele é deus...não deveria se importa em quantos centímetros tem de cortina... Mas depois eu pensei bem e deduzi que pelo fato daquele povo já ter desobedecido deus com o bezerro de ouro, ele testou o povo para ver se seguiriam o que ele diz... Tá errado??? Desculpa se eu falei alguma coisa errada...mas é a primeira vez que leio a bíblia e nunca tive orientação sobre a história que ela conta.

    • @lucasmesmo
      @lucasmesmo Před 3 lety +2

      @@yukiihachimoto1635 Ummm assim, é justamente pelo fato de Deus ser Deus ele exige que tudo seja no conforme dos conformes. Pra te ser sincero, eu não sei o significado das medidas, o que eu sei é que, como o povo nao podia entrar na presença dele por causa dos pecados, ele cria o tabernáculo pra que a presença dele esteja no meio do povo. É um espelho do Jardim do Édem, as plantas que ele pede, as madeiras que ele pede, o formato do pátio exterior é como se ele estivesse novamenge ergendo o Jardim do Édem no meio daquelas pessoas. O que a gente vê que não funciona muito bem já que o povo é muito impuro e a Pureza de Deus é muito santa, logo, no primeiro momento eles nao dão match. E ai a gente entra no livro de Levitico, que é outro livro cheio de detalhes que pra gente parece sórdidos, mas que para aquela época fazia sentido. Então, eu imagino que o autor se preza a escrever todo o detalhamento porque Deus pede - o tabernáculo é algo que dura bastante, então tem que ter algum registro.

    • @telmamagalhaes4203
      @telmamagalhaes4203 Před 3 lety +1

      @@yukiihachimoto1635 aqui você encontra algumas explicações: voltemosaoevangelho.com/blog/2018/10/10-estudos-sobre-o-significado-do-tabernaculo/

    • @nanandamcz
      @nanandamcz Před 3 lety

      Excelente contribuição!

    • @micaelalisboa5775
      @micaelalisboa5775 Před 3 lety

      @@yukiihachimoto1635 eu já ouvi falar apenas sobre o templo que o rei fez para o povo de Deus. Deus proibiu Davi de edificar o templo, pois ele era "homem de guerra" isso a gente pode trazer pra nossa realidade, se a gente for uma pessoa irada, impaciente, violenta etc, a gente não vai conseguir edificar uma casa para o Senhor. Isso entra nos relacionamentos no nosso lar, pode ser levado também pra uma pessoa que está numa liderança religiosa (pastor, padre etc)
      Já li também sobre o tipo de madeira se não me engano, que Deus mandou escolher pra ser o chão do templo, que teria que ser algo bem resistente, que aguentasse pisoteamento. Isso nos remete ao nosso comportamento diante de calúnias, perseguições, ofensas, críticas, precisamos ser pessoas como as especificações que Deus queria que tivesse no templo dele. Pessoas fortes e resistentes às contrariedades da vida. Pessoas que aguente o "pisoteamento"

  • @danielabechelli2644
    @danielabechelli2644 Před 3 lety +3

    No capítulo 17, na vitória sobre Amalec, os braços erguidos de Moisés simbolizam o poder da oração, especialmente a oração de intercessão.

  • @lucasemanuel517
    @lucasemanuel517 Před 3 lety +20

    Antes da mulher de Moisés circuncidar o próprio filho, note que Deus aparece querendo matar a Moisés. Isso da a entender que Moisés sabia da lei de circuncisão porém não a efetuou, então, Deus iria de alguma forma o punir e, vendo a sua mulher aquela situação, decide circuncidar logo o filho e seguir a lei, daí vemos a indignação por parte dela em seguida.

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety

      Fico tentando imaginar porque Moisés não teria sido circuncidado. Esse ritual deveria ser feito para os meninos na apresentação ao sacerdote 8 dias após o nascimento. Creio que um líder fazia as vezes de sacerdote e cumpria a lei, circuncidando os meninos. Como havia um decreto para a morte justamente dos meninos recém-nascidos, talvez o cumprimento da lei tenha sido prejudicado. Depois, a criança desmamada foi viver no palácio e isso foi deixado de lado. Mas na hora em que isso passou a pesar contra Moisés por conta de sua importância no cumprimento da Vontade de Deus, deu-se o ocorrido. Devemos lembrar que a Bíblia só narra o que é essencial, porque é um resumo escrito no tempo em que escrever era um trabalho braçal.

  • @jonathanmoreira5961
    @jonathanmoreira5961 Před 3 lety +8

    A lei de Deus, que vai além dos 10 mandamentos, é a representação do caráter de Deus, é a imagem criada do homem anterior a corrupção do pecado, por isso na Bíblia se diz para sermos perfeito como perfeito é o Pai, pede que andemos em novidade de vida. A ideia é que nos esforcemos por amor para sermos semelhante éramos antes do pecado, a semelhança de Deus. Isso é muito maior que obedecer regimentos e leis, é a assimilação do caráter de Deus, é viver o abandono do ego, é transformação de natureza, é aceitarmos o Eterno e entendermos que não há vida fora Dele pois Ele é o único EU SOU; O mundo está, Deus É !!

  • @BrunoSousa-kj8wd
    @BrunoSousa-kj8wd Před 3 lety +12

    Fazendo um bolo de banana e assistido esse vídeo maravilhoso da Tati nessa sexta feira ♡

  • @Nvl30
    @Nvl30 Před 3 lety +11

    Oi Taty, sou sua fã.
    Olha o que aprendi e entendi.
    - Moisés não era circuncidado porque foi criado como filho de uma egípcia. Mesmo sendo cuidado por uma ama hebreia. Mas ele deveria ser.
    - O faraó quis matar Moisés porque ele meio que suportou-o durante aqueles anos por causa da filha que o adotou. Quando Moisés retorna o faraó que o recebe é meio que seu irmão ou primo (adotivo). Fica nas entrelinhas.
    - Os 40 anos foi meio que isso, uma preparação e estabelecimento de organização social. E também e principalmente tem relação com a murmuração e descrença daquela geração, considerada ingrata e sem fé.
    - Os decálagos dos dez mandamentos se complementam.
    * Taty pode parecer infantil mas sugiro o filme da Disney de animação. Ele pra me pareceu bem fiel e mesmo o início mostra que Moisés, estava entre os dois povos. Os egípcios e o hebreus. Por isso ele fugiu. Ele foi criado como um príncipe e existe um grande conflito interno ali. Claro nos filme existe as licenças poéticas. Adoro as músicas.
    Bjs e até a próxima.

  • @Cristina98000
    @Cristina98000 Před 3 lety +5

    Tati, na Bíblia Pastoral é descrita uma explicação (antes de todos os livros). Essa explicação aponta que os capítulos que falam sobre as vestes dis sacerdotes, construção da arca... foram escritos no periodo do exílio da Babilônia. Não foi escrito todo o livro em um único momento.

  • @gilmarbernardo_
    @gilmarbernardo_ Před 3 lety +4

    A Bíblia não é um livro de leitura fácil. Exige paciência e, acima de tudo, muito cuidado. Há uma infinidade de detalhes que merece destaque, como, por exemplo, a construção do Bezerro de Ouro, que, na verdade, é uma retomada do deus Ápis. Lembremo-nos de que muitos egípcios acompanharam os hebreus na fuga, e que os próprios hebreus absorveram elementos da cultura do Egito. Eles não tinham uma noção clara do Deus da Aliança, daí a amarga sucessão de erros e castigos. Outro ponto importante é a construção do Santuário entre o povo, que prefigura a morada e a encarnação de Cristo entre os homens (Novo Testemento).

  • @celiarodrigues711
    @celiarodrigues711 Před 3 lety +3

    Tati, estou gostando demais dessa jornada! :) Minha contribuição: os 40 anos no deserto, na verdade, foi uma punição de Deus à incredulidade do povo. Conforme você disse sobre o tempo de percurso, eles de fato chegaram à Terra Prometida em questão de meses - isso depois de desafiar a Deus inúmeras vezes com seus gênios rebeldes. Mas às portas de Canaã, o povo duvidou de que a Promessa poderia ser cumprida alegando o poder dos habitantes daquela terra. Deus, então, determina os 40 anos de peregrinação com a simples finalidade de que aquela geração que foi liberta por Ele e presenciou todos os Seus milagres, tendo agido com incredulidade, não teria o privilégio de participar do cumprimento da promessa. Peregrinariam no deserto até morrer. Apenas seus filhos, além de Josué e Calebe, únicos que se mantiveram fiéis, tomaram posse de Canaã.

  • @finlandes19
    @finlandes19 Před 3 lety +10

    "Para algumas pessoas 40 anos é pouco para amadurecer.." Real....

  • @LucyBarrosarts
    @LucyBarrosarts Před 3 lety +8

    Era o plano de Deus endurecer o coração de faraó tirano, para que sua glória fosse vista pelo os hebreus. Visto que muitos hebreus esqueceram suas origens, muitos se envolveram com deuses egipsos é sua semente havia se misturado, os 40 anos no deserto não foram apenas para aprender Mas foi também para separar como quem separa o feijão bom do ruim, como vc disse muitos ainda adoravam imagens e escultura escondido. E não entraram na terra prometida.

  • @vanessamacieldossantos5086

    A versão da Bíblia que você está usando, tem uma linguagem bem tradicional, se você utilizar uma com tradução Nova Versão Internacional (NVI) ou Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), alguns textos ficam bem mais claros.

  • @karineandrade9821
    @karineandrade9821 Před 3 lety +27

    Taty, Apenas mais uma informação...quando a mãe de Moisés manda ele no cesto na água pra ser achado pela princesa, esse banho dessa princesa era um banho espiritual, era um banho onde ela estava pedindo aos deuses para ter um filho. A mãe de Moisés como era muito esperta e sabia dos costumes egípcios achou uma saída pra salvar a vida de Moisés. Isso quem conta é Rodrigo Silva, ele é arqueólogo e historiador e também pastor, mas mesmo ele sendo pastor ele é muito imparcial quanto a isso, então é uma pessoa neutra e que conta os fatos como eles são. Bjs

  • @16willamsrodrigues
    @16willamsrodrigues Před 3 lety +5

    Se alguém achou cansativo nas partes mais burocráticas, prepare-se para Levítico e Números 😅, nem Deuteronômio escapa 💁🏽‍♂️. Mas, conseguiremos!

  • @oarthurmarco
    @oarthurmarco Před 3 lety +7

    Minha percepção sobre o bezerro de ouro e sobre Arão:
    Juntamente com o povo de Israel, haviam egípcios que também haviam partido para Canaã (o autor bíblico o chama de “populacho” ou “chusma”). Essa “mistura” de gente (outro termo também empregado em traduções mais novas) foi a responsável pelo afã de construir um bezerro de ouro, aproveitando a impaciência e teimosia dos israelitas ante a demora de Moisés.
    Depois que o povo já estava inflamado, persuadiu Arão - que provavelmente era ourives no Egito - para construir o ídolo. Arão sempre foi pintado no relato bíblico como um homem fraco, moldável, sempre influenciado pela maioria ou por superiores (como quando ficou contra Moisés por causa de Miriã, lá em Números). Acredito que não era totalmente sua intenção de construir o ídolo, mas foi fraco sob a pressão.
    Talvez seja por isso que Deus o poupou.

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety

      Pra mim Deus o poupou por misericórdia. Deus ama a quem quer e prefere a quem quer: essa é a definição de misericórdia divina. Deus sabia que Arão tinha potencial para ser sacerdote e líder do povo. Mas Arão errou e Deus o perdoou e não o puniu por misericórdia. A misericórida divina vai aparecer em vários pontos da Bíblia e ser explicado por Paulo em Rm 9:14,15 baseado em Ex 33:19 (que acabamos de ler).

  • @danielsilva_28204
    @danielsilva_28204 Před 3 lety +5

    Comparei o processo de escravidão dos hebreus pelos egípcios com o processo de escravidão dos negros pelos portugueses; de como ambos os povos, nesse caso, os hebreus e os africanos/indígenas, sofreram sob o poder de outra nação, nesse caso, o Egito e Portugal, e de como uma única pessoa conseguiu a libertação dessa gente, nesse caso, Moisés e a Princesa Isabel. Adoro o livro do Êxodo; um dos melhores livros da Bíblia, para mim. Gosto muito de acompanhar o processo penoso de escravidão dos hebreus e, em seguida, sua libertação. Isso, para mim, é muito satisfatório e muito reconfortante. Adorei a sua análise desse livro incrível, Tatiana! Amei o vídeo!

    • @gustavomachado1570
      @gustavomachado1570 Před 3 lety

      Mas, a Princesa Isabel só foi um peão para os jogos de interesses da Inglaterra...

  • @lucasemanuel517
    @lucasemanuel517 Před 3 lety +3

    É exatamente isso que você deduziu. Os 40 anos que os israelitas passaram no deserto, não foi somente para a travessia, e sim para "desacostumar" o povo daquelas crenças pagãs que tinham os egípcios. Eles tinham sido escravizados por mais de 400 anos, não podiam tirar da cabeça aqueles deuses pagãos e nem os costumes que tiveram naquela terra (não de uma hora pra outra), por isso foi necessário esse tempo no deserto para que eles aprendessem as tradições e costumes ideais para servir o Deus de Israel. Um detalhe importante que prova que os israelitas escravizados tinham costumes pagãos dos egípcios, é a forma com que Deus dialoga com o próprio Moisés quando manda ele retirar as sandálias, esse era um costume que os egípcios tinham para comparecer perante as divindades, tem vários achados na arqueologia indicando esse costume. Esse diálogo nos mostra inclusive que, Deus usa uma linguagem cabível e adapta para o entendimento humano, não que ele tenha se apegado a um costume de um deus pagão, e sim que era uma forma de Moisés entender que ao retirar as sandálias ele estaria diante de um deus (mesmo que a sua ideia de deus ainda era deturpada até o momento).

  • @curiosidadescriminais
    @curiosidadescriminais Před 3 lety +4

    Kkkkkk sandálias da humildade, Tati eu te acompanho a muito tempo e uma das coisas que amo é seu bom humor, ontem assisti o primeiro vídeo deste projeto e amei e também achei muito engraçado 😸

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety +2

      O bom humor vem da inteligência. Ela lê muito! Somos todos fãs!

  • @tailanesilva4449
    @tailanesilva4449 Před 3 lety +5

    Doida pra chegar em Oséias hahaha é um dos mais impactantes pra mim

  • @marcostonasse8685
    @marcostonasse8685 Před 3 lety +4

    A numerologia na Bíblia em boa parte é simbólica, cada número tem uma representação específica. Os números para os hebreus eram extremamente importantes na construção de suas narrativas.

  • @laura2066
    @laura2066 Před 3 lety +3

    Cara a Tati eh realmente sensacional! Sem parâmetro! Ela lê absolutamente tudo! N conheço nenhum outro booktube que se interessa por tantos livros diferentes como vc Tati. Sempre aprendo com seus vídeos. Estava esperando um bom livro pra ler a Bíblia há tempos! Muito obrigada 😘

  • @telmamagalhaes4203
    @telmamagalhaes4203 Před 3 lety +2

    "A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las" Provérbios 5:2 (ACF). Sempre vem em minha mente esse versículo, quando penso nas perguntas que você faz nessa leitura literária da Bíblia, Tatiana! Esse é mais um motivo que me faz considerar a Bíblia tão extraordinária! Ela é uma fonte inesgotável de conhecimento porque sempre nos faz investigar mais e mais, sempre nos leva a adquirir mais e mais informações nas diversas áreas do conhecimento. "Se clamares por entendimento, e por Inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2:3-6

  • @cintiabrandao5658
    @cintiabrandao5658 Před 3 lety +4

    Melhor narrativa da bíblia ever 😄😄 Taty, lê também o livro O reino de ponta cabeça.. fala sobre o contexto histórico, político, cultural, etc.. dos dias de Jesus.. daí explica algumas coisas interessantes sobre essa questão do ano sabático e outras leis e o impacto disso na economia da época.. gostaria muito de uma análise desse livro🤗

  • @MrMario-rp9dr
    @MrMario-rp9dr Před 3 lety +1

    Saudações.
    Os minutos 28: 33 está corretíssimo.
    Os quarenta anos Deus organizou o povo como nação e os preparou.
    "Deus demorou uma noite para tirar o povo do Egito, mas quarenta anos para tirar o Egito do povo". Rodrigo Silva

  • @maycastro4834
    @maycastro4834 Před 3 lety +4

    Segundo o programa Evidências: especial Egito, o faraó dessa época era marido e meio-irmão da mãe adotiva de Moisés. Esse faraó odiava a esposa e meia-irmã por disputa de poder, e aí não fica difícil imaginar que ele também odiava Moisés.

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety

      Há uma dúvida arqueológica sobre se o Êxodo ocorreu em 1445 a.C(faraó: Tutemés III) ou 1280 a.C (faraó: Ransés II). Isso ainda gera muita controvérsia. Como o mais provável foi Tutemés III, o programa deve ter falado dele. Já a Bíblia de Jerusalém data o Êxodo em 1280 a.C. Olha só que rolo!... rsrsrs.

  •  Před 3 lety +2

    Não é necessário suspensão da descrença na questão de terem ficado 40 anos no deserto para chegarem em Canaã. Conforme você for lendo vai chegar no X da questão. Moisés enviou espias quando estavam para entrar em Canaã. Só que os espias, com exceção de dois, trouxeram um relatório negativo e o povo comprou a ideia desses espias de não entrar na terra. Deus, vendo a falta de fé do povo, não deixa que o povo entre mesmo e eles são obrigado a ficar andando em círculos naquela região durante 40 anos. Nesse período o povo que saiu do Egito morre e quem vai entrar na terra prometida são os filhos deles. Essa é a história e é bem conhecida. Você vai chegar lá conforme for lendo o livro.

  • @lucasmesmo
    @lucasmesmo Před 3 lety +23

    Outra coida sobre a Páscoa. É uma apontamento para a Morte de Jesus que livra a humanidade da ira de Deus. Como eu disse no vídeo passado, a Bíblia aponta diretamente pra Jesus.

    • @ataidedepizzoljunior8261
      @ataidedepizzoljunior8261 Před 3 lety +6

      Exatamente, o cerne todo da Bíblia é Jesus.

    • @rodrigogoncalves4865
      @rodrigogoncalves4865 Před 3 lety +2

      Mas é uma apropriação retrospectiva que os escribas cristãos interpretaram. Do ponto de vista literário é anacrônico a gente aplicar ao contexto hebraico

    • @lucasmesmo
      @lucasmesmo Před 3 lety

      @@rodrigogoncalves4865 Não sei o que você quis dizer exatamente. Em algum lugar é dito que Jesus é o cordeito que foi morto antes da fundação do mundo. Nos primeiros capítulos de Genesis nós temos uma citação quase que direta em forma de profecia... Mais uma vez, desculpa a ignorar, mas eu nao entendi o que você quis dizer exatamente, mas, as instruções foram dadas por Deus, e, sendo Deus, onisciente, é sim um Foreshadowing... mas, mais uma vez, to replicandoncom base no que eu entendi da sua replica, que tanto pode ser pouco, quanto nada.

    • @rodrigomarkevis2911
      @rodrigomarkevis2911 Před 3 lety

      jesus nunca foi profetisado. Aliás o jesus dos evangelhos nunca existiu.

  • @lucianamerley8815
    @lucianamerley8815 Před 3 lety +2

    Os detalhes da decoração do templo e das vestes, demonstram a preocupação de Deus com a BELEZA por si, sem o elemento Utilidade. Francis Schaeffer e Roger Scruton trabalham esse conceito.

  • @carlafigueirabr
    @carlafigueirabr Před 3 lety +10

    Tatiana assista ao documentário "Patterns of Evidence: The Exodus" é explicado cientificamente as pragas. Muuuuito bom!!!

    • @leonardobarbieri1292
      @leonardobarbieri1292 Před 3 lety +1

      Excelente esse documentário. Me ajudou a sair de uma aridez espiritual terrível, junto com outras coisas.

    • @FDFAcanal
      @FDFAcanal Před 3 lety +1

      @Jessica Moraes Não é o mesmo. O que a Carla indicou é mais recente, e na minha opinião muito melhor.

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety

      Dei uma olhada. É muito bom! E não tem só sobre o Êxodo! Obrigado!

  • @danielabechelli2644
    @danielabechelli2644 Před 3 lety +2

    Quanto à suposta diferença do Decálogo, destaque-se que o capítulo 34 apresenta a renovação da aliança, ou seja, após a idolatria do bezerro de ouro Deus reafirma seu amor por Israel e estabelece o caminho que o povo deve trilhar. Assim, as diferenças entre o capítulo 20 e o 34 não são inconsistências, mas complementaridade. Importante notar que os mandamentos estabelecidos por Deus servem para que as pessoas respeitem ao próprio Deus, a si próprias e ao próximo.

  • @BrunaMartiolli
    @BrunaMartiolli Před 3 lety +31

    Boooom dia! Amei 🥰

  • @lysellenboaretto5303
    @lysellenboaretto5303 Před 7 měsíci

    Estou lendo a Bíblia Sagrada edição pastoral da editora Paulus. Cada livro aqui tem uma breve introdução, no livro Êxodo é dito:
    "Os capítulos 25-31 e 35-40 foram acrescentados por sacerdotes após o exílio na Babilônia. Eles procuravam com isso dar uma identidade religiosa ao povo que não tinha identidade política nenhuma durante a dominação persa"
    Esses capítulos são justamente os que falam sobre as leis criadas e as especificações de como seria o templo.

  • @i.m.pereira2783
    @i.m.pereira2783 Před 3 lety +3

    Já li BÍBLIA toda por 20 vezes. Sou evangélica e respeito e amo muito a BÍBLIA.

  • @edisonlima4647
    @edisonlima4647 Před 3 lety +1

    Esse livro bíblico me traz a lembrança muito triste duma conversa que tive com meu pai.
    Um homem de ordinário inteligente, culto e perspicaz, nos últimos anos de sua vida se deixou influenciar excessivamente por um certo canal de televisão e começou a acreditar em novelas como descrições fieis do texto bíblico.
    Ainda lembro o quanto fiquei abismado quando ele começou a falar que "Moisés e o faraó frequentaram a mesma escola e se apaixonaram pela mesma garota" como sendo um evento textual da Bíblia.
    Confesso, isso me assustou, imaginar que uma novela poderia convencer uma pessoa que frequentou a igreja a vida toda que o texto bíblico que ela leu várias vezes não dizia o que estava impresso nas páginas, mas sim o que os atores encenavam na tela.

  • @izabelalmeida5077
    @izabelalmeida5077 Před 3 lety +3

    A palha era pra construção que os hebreus faziam para os egípcios. O faraó aumenta o serviço fazendo eles fabricarem os matérias para as construções.

  • @ednaaquino7986
    @ednaaquino7986 Před 3 lety +2

    Sempre vi a Bíblia pela perspectiva religiosa, adorando ver do ponto de vista literário! Vou seguir até o final 😍

  • @kotikola
    @kotikola Před 3 lety +4

    Sem reclamação 4 anos com reclamação 40 anos, parei de reclamar! heheheh

  • @Drinnantes
    @Drinnantes Před 3 lety +1

    Em Êxodo há também o estabelecimento de várias festas, instituições do povo hebreu, tais como Páscoa; Festa dos pães sem fermento; a oferta dos primogênitos; o respeito pelos estrangeiros. Tudo de modo a formar uma identidade desse povo, que separado dos demais precisam abandonar os costumes dos outros povos, das outras culturas, precisam entender que só existe um Único Deus.

  • @migueldias5218
    @migueldias5218 Před 3 lety +4

    Tati guarda esse medida por medida que e importante

  • @Drinnantes
    @Drinnantes Před 3 lety +2

    Outro ponto interessante é observarmos que as leis estabelecidas abarcam 3 categorias:
    * Direito civil e penal
    * Regras para o culto
    * Moral social.
    Lembrando que ainda estamos diante de uma sociedade de justiça pelas próprias mãos, mas já caminhando para justiça de Estado.

  • @lucayoung_
    @lucayoung_ Před 3 lety +3

    Eu estou simplesmente adorando essa série!! Fico vidrado no vídeo até o fim sem nenhuma interrupção! O conteúdo em si é interessantíssimo; aliado à narração vibrante e entusiasta da Tati, fica perfeito!! 🥰
    Obrigado!!!!!

  • @kelivanessa5490
    @kelivanessa5490 Před 4 měsíci

    Tati sobre a circuncisão de Moises: Genesis 17,9-14)
    Com base nessa passagem da bíblia, é possível saber qual a tribo em que Moisés pertencia, além de poder falar com propriedade que ele era circuncidado, uma vez que a sua mãe o manteve em segredo por três meses, já que o rito de circuncisão era feito ao oitavo dia de vida da criança do sexo masculino.
    Certo homem da casa de Levi foi tomar como esposa um descendente de Levi. A qual concebeu e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, escondeu-o por três meses. (Êxodo 2,1-2) Bíblia de Jerusalém

  • @dennisjuniorcarvalho1550
    @dennisjuniorcarvalho1550 Před 3 lety +12

    Ótimo vídeo, Tati!! Tô acompanhando a leitura conjunta e, até agora, a parte das instruções para a construção do santuário foi a mais desgastante (termina logo de dar as medidas dessas tábuas, deus) hahahaha.

    • @tatifeltrin
      @tatifeltrin  Před 3 lety +12

      😂 os maçons chamam deus de "o grande arquiteto do universo" - mas era também o grande designer de interiores, o grande estilista, etc

    • @julianaflopes
      @julianaflopes Před 3 lety +1

      Aguarde então as leis do Levíticos e daí repensamos se o templo foi chato kkkkkkk

    • @lucasmesmo
      @lucasmesmo Před 3 lety +1

      Força que Leviticos vem aí. Hahahahahah

    • @HamiltonGJr
      @HamiltonGJr Před 3 lety

      É muita tábua, mas também tem muito ouro. É lindo. O candelabro custou R$10 milhões em valores de hoje.

  • @carinafelix9187
    @carinafelix9187 Před 3 lety +2

    Muito bacana os vídeos, sempre tive vontade de ler a Bíblia (sempre tive dificuldades para compreender a escrita da Bíblia), através do seu vídeo descobrir essse livro: O livro da vida (comprei, chegou hj). Estou ansiosa pra ler!

  • @nilzarodriguesdealmeida1214

    Tatiana foi muito bom. Parabéns. Obrigada.

  • @emilecastro7197
    @emilecastro7197 Před 3 lety +2

    Sempre ouvi que a Bíblia não deve ser lida de capa a capa iniciando por gêneses e seguindo em diante, segundo as dicas que vi isso tornaria a leitura mais difícil

  • @marianacapristo3885
    @marianacapristo3885 Před 3 lety +4

    Tati, estou gostando demais desses vídeos! O povo seguia no deserto conforme as orientações de Deus, nos próximos livros fica mais claro porque durou tanto tempo.

  • @abeaferreira
    @abeaferreira Před 3 lety +2

    Em árabe costuma-se escrever apenas as consoantes. Yhwh provavelmente é a forma escrita de Yaweh. Não sei se o hebraico faz a mesma coisa. É como se no nosso português a gente só escrevesse, por exemplo, scl, ao invés de escola. Legal, né?!

  • @milablima
    @milablima Před 3 lety +3

    Tati, te recomendo assistir os vídeos do Dr. Rodrigo Silva. Ele é arqueólogo e teólogo, então ajuda bastante na contextualização e no estudo da palavra também. Da uma olhadinha no canal dele 😉

  • @MrMario-rp9dr
    @MrMario-rp9dr Před 3 lety +1

    Saudações.
    Nos minutos 27: 16 é mencionado a questão da luta do povo de Israel e os amalequitas e o fato de Moisés ter de levantar os braços para o povo israelitas vencer a guerra.
    Deus fez isso para nos ensinar uma coisa: as mãos levantadas são símbolos de oração, enquanto eu estiver com as mãos levantadas, isso é, enquanto eu estiver orando, terei vitória na minha caminhada cristã e na luta contra o mal, como o povo tinha vitória quando Moisés erguia os braços. Deus é muito didático na Bíblia e ensinava o povo na prática.