Os 07 poemas mais Lindos da Literatura Brasileira

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • Esta postagem é sem fim lucrativo e fazemos aqui uma homenagem aos
    Seis grandes poetas da literatura Brasileira
    1-Considerado um ultrarromântico, Álvares de Azevedo é um poeta típico da segunda fase do Romantismo Brasileiro, também conhecido como o “Mal do Século”.
    Nascimento: 12 de setembro de 1831, São Paulo.
    Falecimento: 25 de abril de 1852, Rio de Janeiro.
    Mesmo abordando o lado mais trágico e pessimista do amor, o autor não deixa de conquistar os corações e almas daqueles que leem a sua curta, e, mas intensa obra
    (Álvares de Azevedo morreu com apenas 21 anos, vítima de tuberculose).
    2-Nesta obra icônica, o poeta maranhense Gonçalves Dias expressa todo o seu amor pelos pequenos e intensos valores naturais brasileiros, enquanto esteve ausente do país (estudava em Portugal). Os seus versos se transformaram no mais forte poema nacionalista do Brasil! Nascimento: 10 de agosto de 1823, Caxias, Maranhão
    Falecimento: 3 de novembro de 1864, Guimarães, Maranhão
    3-Graças ao poema de Drummond de Andrade - outro que está no rol dos mais populares da literatura nacional - surgiu a famosa gíria “e agora, José?”, utilizada ainda hoje para expressar a indecisão perante situações difíceis.
    Nascimento: 31 de outubro de 1902, Itabira, Minas Gerais.
    Falecimento: 17 de agosto de 1987, Rio de Janeiro.
    4-Sem dúvida um dos poemas mais famosos e lindos da literatura brasileira! O eterno “poetinha” (Vinicius detestava o seu apelido) se transformou em sinônimo da figura tradicional do boêmio apaixonado.
    Nascimento: 19 de outubro de 1913, Gávea, Rio de Janeiro.
    Falecimento: 09 de julho de 1980, Rio de Janeiro.
    5-Além de poetisa, Cecília Meireles também é conhecida por seu incrível talento como pintora! Os poemas da artista abordavam os principais temas do simbolismo e do Parnasianismo, como os conceitos da morte, do amor, do eterno e do efêmero.
    Nascimento: 07 de novembro de 1901, Rio Comprido, Rio de Janeiro.
    Falecimento: 09 de novembro de 1964, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
    6- Este é um dos poemas mais conhecidos do poeta paraibano, Augusto dos Anjos considerado um dos percussores do movimento simbolista no país. Seus versos são cheios de críticas ao egocentrismo da sociedade de seu tempo, e são admirados tanto pelos críticos literários como por meros leigos. Nascimento: 20 de abril de 1884, Cruz do Espírito Santo, Paraíba. Falecimento: 12 de novembro de 1914, Leopoldina, Minas Gerais.
    7-Além de ser conhecido pela criação da letra do Hino à Bandeira, o carioca Olavo Bilac também é considerado um dos principais poetas nacionais do Parnasianismo, representado pelo poema “Via Láctea” que, embora não seja um dos seus mais populares é, sem sombra de dúvidas, um dos mais belos!
    Nascimento: 16 de dezembro de 1865, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
    Falecimento: 28 de dezembro de 1918, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Komentáře • 109