O jogo que homens não sabem jogar

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 08. 2024
  • Há um jogo que homens não sabem jogar. Não aprenderam, talvez. Falta de quem ensinasse. Espero que este vídeo possa ajudar.
    Me siga por aí!
    / oisacness
    / oisacness
    Seja um apoiador deste canal:
    catarse.me/isacness
    Adquira nossas camisetas:
    Modelo 1: amevoce.com/loja/t-shirts/t-s...
    Modelo 2: amevoce.com/loja/t-shirts/cam...
    Fontes e links úteis:
    ► Artigos e livros citados:
    "(Re)lendo Masculinidades: Aplicando a teoria de resposta do leitor a paternidade de Joel de The Last of Us", do Mark Cruea. No vídeo disse que ele era autor de todo o livro "Masculinidades em jogo" mas isso não está correto. Ele escreveu apenas este capítulo:
    link.springer.com/book/10.100...
    "Maternidade adotiva em The Walking Deas", da Sarah M Stang
    journals.sfu.ca/loading/index....
    "Gênero e Cultura Popular", da Katie Milestone e Anneke Mayer:
    www.amazon.com/Gender-Popular...
    #GodOfWar #TheLastOfUs #Bioshock
  • Zábava

Komentáře • 786

  • @brunaemannuele7661
    @brunaemannuele7661 Před 4 lety +336

    Eu nunca pensei que fosse chorar assistindo um vídeo discutindo sobre paternidade. Meu pai sempre foi presente e sempre foi uma figura de muito afeto, contrário ao exemplo violento que tive de minha mãe. Nesses tempos de isolação não vejo ele faz um tempo e ver esse vídeo de alguma maneira me fez lembrar dele. Isso é a melhor coisa que eu já vi nesse lugar.

  • @aurealacerdacancado9270
    @aurealacerdacancado9270 Před 4 lety +581

    60 anos. Nunca joguei nenhum jogo. Deixo registrado o meu encantamento com a estética dos jogos utilizados neste video e com a beleza e sagacidade da discussão. Gratidão!

    • @vagnersouza3722
      @vagnersouza3722 Před 4 lety +18

      Ainda é tempo de jogar, é divertido

    • @noventaporcento
      @noventaporcento Před 4 lety +15

      Por essa eu não esperava, fiquei feliz com o comentário :)

    • @KitsuneKasai888
      @KitsuneKasai888 Před 4 lety +5

      Não perde mais tempo! Vá atrás de jogar vários games seja lá qual forem

    • @aurealacerdacancado9270
      @aurealacerdacancado9270 Před 4 lety +27

      Agradeço com muito amor a todos vocês que estão me incentivando. Muito lindo da parte de todos. 😍😍😍
      Neste momento tenho grande volume de Home Office (sou da área da saúde), mas sei que se vcs estão me indicando é pq é bom. Vou acatar. 😘😘😘😘

    • @vagnersouza3722
      @vagnersouza3722 Před 4 lety +15

      @@aurealacerdacancado9270 A gente que agradece você aqui presente, gosto de conversar com pessoas mais experientes e saber que a senhora deu uma chance aos jogos é gratificante. Espero que goste e se divirta com sua experiência. Abraço tia Hahahaaa

  • @fauzersilva8378
    @fauzersilva8378 Před 4 lety +205

    Eu discordo com a parte do Joel (the last of us) porque antes da sarah morrer conseguimos notar que ele se importa e cuida dela, e não foi um pai ausente. Oque torna ele bravo e violento foram as circunstâncias daquele universo, pois não da para ser a pessoa que ele um dia já foi naquela situação senão ele iria morrer.
    Só um ponto de vista diferente, adoro seu canal.

    • @funkypaiCat
      @funkypaiCat Před 4 lety +22

      No vídeo fala de uma frase de uma escritora, onde ela mesma diz que existem N fatores para um tipo de masculinidade, este foi o fator que levou a masculinidade do Joel ser aquela, porém, creio que o vídeo tenha mais haver com paternidade mesmo, e em relação a the last of us, sempre iremos discutir a paternidade do Joel em relação a Elie, já que é essa a relação mostrada no jogo.

    • @brunolimaA
      @brunolimaA Před 3 lety +7

      Sim, mas esse é o ponto do vídeo, o mundo ficou pior e o joel foi obrigado a "ficar pior" junto com ele. O ponto do jogo the last of us na minha opinião é a ellie trazendo de volta o a habilidade do joel de se importar com alguma coisa (ou alguém no caso).

    • @loli_do_fbi1531
      @loli_do_fbi1531 Před 3 lety +1

      Assino em baixo, tambem pensei nisso

    • @felipecoimbra3579
      @felipecoimbra3579 Před 3 lety

      Otima foto parça

    • @mylennesoares9051
      @mylennesoares9051 Před 3 lety +1

      Por imagina trauma de perde sua filha . Ele não queria volve com a Elie pq ele não queria sofrer como ele sofreu pela Sarah pode vê que no final do jogo ele prefere salva ela do ter a cura pra doença ! Então com certeza Joel e pai que se importa muito!

  • @gabrielhabacuque5599
    @gabrielhabacuque5599 Před 4 lety +304

    "amor é um jogo que nós homens ainda precisamos aprender a jogar"
    10:50
    É irônico que sejamos tão ruins nisso, já que sempre esperam que nós façamos os grandes atos de amor verdadeiro.
    Somos ensinados a dar nossas vidas pra proteger a donzela, mas nunca nos ensinaram a dar nosso tempo pra faze-la se sentir amada.

    • @hidan1997
      @hidan1997 Před 4 lety +45

      Mas o homem também não é amado e valorizado pelas mulheres modernas, pelo contrário, é escrachado... vocês deveriam aprender a amar a si mesmos antes de quererem cair de amores por uma qualquer.

    • @gabrielhabacuque5599
      @gabrielhabacuque5599 Před 4 lety +6

      @@hidan1997 Concordo plenamente

    • @johan_rocha
      @johan_rocha Před 4 lety +8

      Concordo plenamente com o Breno. A mulher já é um ser formado que pode ou não te dar a devida atenção. Mas olhando por uma perspectiva de pai, não é relativo. Grande partes das suas atitudes como pai que definirão quem vai ser seu filho.

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 Před 4 lety +13

      @@hidan1997 O amor próprio é essencial, a questão é que não se pode esperar o amor verdadeiro bater sua porta se você não sabe nem se amar ou demonstrar amor ao próximo.

    • @joao9370
      @joao9370 Před 4 lety +2

      Seu nome me lembra uma escultura de Bernini,eu sou meio louco foi mal ai,achei legal seu comentário

  • @chama1325
    @chama1325 Před 4 lety +341

    O conteúdo q tu traz e a maneira que apresenta é incrível

  • @amabilerodriguespedro958
    @amabilerodriguespedro958 Před 4 lety +123

    Meu pai nn teve uma figura paterna, tanto que nn consigo chama-lo como avô. O meu "avô" foi um péssimo exemplo de pai e trouxe muitos conflitos ao meu pai, mas posso dizer que: meu pai é um doce. Ele cuida de mim como uma figura paterna que ele consegur ser, mesmo apresentando várias falhas por não ter tido um exemplo, hoje eu o abraço, beijo sua testa entre outras coisas e ele faz o mesmo.
    E ele também projege! Apesar de ser violento as vezes (diria das consequências do meu avô) ele pode ser muitas vezes sensível (apesar de não gostar de demostrar muito).
    Eu amo meu pai ♡
    E espero ensinar, apesar de eu ser mulher, para meu futuro filho um amor e respeito que todos deveriam receber.
    E espero de meu futuro marido o mesmo!!!

  • @lucashenrique224
    @lucashenrique224 Před 4 lety +9

    O homem forte se defende sozinho, o homem mais forte defende os outros - Boi Ben

  • @raquelsilva3881
    @raquelsilva3881 Před 4 lety +77

    É incrível como esses jogos são espelhos de uma sociedade onde gerações conhecem pelo menos 1 homem que age ou agiu dessa maneira, sempre afastando os sentimentos.
    Precisamos mudar esse cenário.

  • @elsapitopensativo
    @elsapitopensativo Před 4 lety +15

    Sou pai e esse vídeo me tocou por vários motivos. Primeiro porque sou pai e percebo que essa conexão com minhas filhas é algo muito difícil de se explicar, mesmo que seja muito forte e eu aprenda com isso a cada dia. Segundo porque joguei os dois jogos, zerando os dois e no final deles, me "identifiquei" com os personagens. Mas quando refletia sobre a história de cada jogo, ao mesmo tempo que eu pensava "faria o mesmo pelas minhas filhas", também pensava "não queria ter que fazer para dar o melhor para elas e salvá-las". A gente se apega a pensamentos como "eu faria isso sim, porque sou pai", inspirado em situações extremas que os jogos e cinema proporciona, mas acaba se deixando levar. Quanto mais eu aprendo a "ser pai", mais eu vejo como isso pode ser algo que alimenta um machismo estrutural que glorifica a violência como solução plausível, como o patriarcado se torna também uma alienação de certas coisas fundamentais como compartilhar sentimentos. Caraca, que vídeo foda...

  • @juniokbeludo
    @juniokbeludo Před 4 lety +163

    Eu sempre tive pai, mas ele nunca foi uma figura presente. Pq sempre achou que ser pai era só sustentar seus filhos e mais nada! Ele nunca foi ver nada em relação a escola ou desde que comecei a trabalhar com teatro e música, ele nunca foi ver nenhuma apresentação.
    Mas eu sou do estilo New Men. Pq nasci nos anos 90 e tenho sentimentos, mas às vezes sou violento. E também já joguei todos esses jogos e gostaria de ser um pai que dá atenção aos seus filhos, os apoia em todas as suas decisões e que é participativo em tudo!

    • @LSH298
      @LSH298 Před 4 lety +8

      Bem parecido com a minha história.Hoje com 40,não faço mais questão.Aprendi a não esperar nada de ninguém.Eu precisava sim,na infância e adolescência, mas consegui sem ele,não preciso dele para continuar vivendo.

    • @2192xmp3
      @2192xmp3 Před 4 lety +4

      Você me fez lembrar que participei de um livro sarau nacional, escrever um poema e conseguir alcançar isso foi o sentimento mais feliz que me recordo. No meu aniversário eu dei um exemplar pra cada pessoa e guardei um pro meu pai. Ele guardou marcado na página onde o meu está, como uma bíblia católica.
      Acho que me arrependo do presente.

    • @DioneFigueiredo
      @DioneFigueiredo Před 4 lety +15

      Sei exatamente o que é isso. Meu pai sempre me proporcionou o melhor de educação, lazer, moradia, alimento, roupas... Nada material me falta. Mas as vezes é muito difícil conversar com ele sobre sentimentos. Lembro bem quando tinha crises de ansiedade, chorava horas e horas e ele nada fazia, não entendia porque eu estava daquele jeito... Querendo até desaparecer do mundo. Minha mãe que aguenta dia após dia quando não estou bem mentalmente... e isso é imensamente desgaste.
      Ele é uma pessoa bem inteligente no sentido de conhecimento técnico. Mas de inteligência emocional e interpessoal é bem falho. Continuo amando demais ele... So queria que fosse mais compreensível com as sutilezas da natureza humana, aquele essencial invisível aos olhos.

    • @capitaonascimento4547
      @capitaonascimento4547 Před 4 lety

      mas você ama seu pai, né?

    • @inky_22
      @inky_22 Před 4 lety +3

      @@capitaonascimento4547 ele deveria?

  • @Jinx_gh
    @Jinx_gh Před 4 lety +65

    Esse vídeo ficou SENSACIONAL. Assim como vários do seu canal, eu tive uma quebra de expectativa com a sua percepção sobre paternidade nos jogos ou em meios do entretenimento em geral, principalmente em filmes onde o pai é sempre alguém distante emocionalmente mas protetor fisicamente. Não moro e nem vejo muito meu pai, então sempre que vi esses jogos ou filmes eu me imaginava sendo a Ellie, ou qualquer outra personagem para materilizar como seria ter um contato maior com meu velho hahaha...
    Isacc você poderia abordar como o entretenimento lida com a maternidade, pra mim é um espaço mais frágil e leve, como se os personagens ficassem infantilizados ao falar das mães, estou generalizando claro, mas seria interessante saber sua opinião e adendos sobre!

  • @brunoschaeffer8423
    @brunoschaeffer8423 Před 4 lety +10

    Joguei maioria dos jogos e concordo com você em grande parte. Mas em Joel temos um personagem que perdeu sua filha e o que restou de humanidade e amor se perderam! A violência explícita pelo personagem demonstra que o ódio e a tristeza consumiram sua alma, e graças a Ellie que juntos passando por diversos problemas, ela conseguiu despertar o sentimento esquecido por ele. Além disso, ele aparenta ter um sentimento mais para proteção da mulher como algo biológico e depois com sentimento parecido com sentimento de pai. É só minha discordância porque esse é meu jogo favorito! Ahahahha bom trabalho Isac....

  • @fenixrenascer4103
    @fenixrenascer4103 Před 4 lety +55

    Eu sabia que tinha escolhido o marido certo!! Kkkkkk Um filosofo sentimental e inteligente, parabéns Isac!

  • @karishasouza5346
    @karishasouza5346 Před 4 lety +69

    Hum.. assunto espinhoso para mim, meu pai matou minha mãe ainda comigo na barriga dela há 22 anos atrás.
    Não sei o que é pai ou mãe, também não houve alguém que me protegesse ou ensinasse.
    Mas sou um boa irmã mais velha, ensino meus meio irmãos tudo que sei, e consigo ter muita paciência com cada erro, talvez eu não tenha sido totalmente destruída Hehe

  • @hernando1996
    @hernando1996 Před 4 lety +7

    O cinema também está repleto de exemplos como Guardiões da Galáxia 2 e Dois irmãos (novo filme da pixar). Meu pai faz o estilo Old Man e a falta de educação formal e sensibilidade são grandes barreiras na hora de se comunicar. Além disso ele tem surdez parcial. Palavras dificilmente o alcançam e gestos não verbais, como abraços e beijos não são permitidos a dois homens pela masculinidade. Ainda assim ele é bem divertido, aberto e brincalhão. Tive que me acostumar a ver amor nos pequenos gestos e na maneira como sempre cuidou de mim.

  • @O_Fazticeiro
    @O_Fazticeiro Před 4 lety +10

    Eu sou dessa nova geração né (tenho 19), e o que eu posso dizer?
    Me interessei pelo vídeo porque ser pai é um sonho desde a muito tempo e sim, os jogos que venho jogando de certa forma martelam esse tema, mas só com o vídeo, que tem um extraordinário olhar clínico pude sacar realmente o que devo fazer na hora de ser pai.

  • @Edson_295
    @Edson_295 Před 4 lety +15

    Tu solta esse vídeo no dia dos pais com um título um pouco diferente e tu ia bombar. Faltou timming só.

  • @clovis6731
    @clovis6731 Před 4 lety +11

    interessante discussão, porém sobre a história do god of war ser mais simples, existe uma segunda camada na trama da mãe e suas intenções, depois pesquise a respeito, é bem interessante

  • @danilofogacafrellodeolivei1640

    Nos últimos momentos do vídeo meus olhos marejaram. Fazia tempo que não experienciava algo assim. Esse mensagem foi muito poderosa pra mim. Obrigado.

  • @rafaelleitedasilva8179
    @rafaelleitedasilva8179 Před 4 lety +1

    Não podemos ignorar que o John foi pai antes do mundo ter se tornado um ambiente caótico, e pelo pouco vislumbre que temos de sua relação com a sua filha podemos deduzir que ele era um pai afetivo e pouco violento. A questão é que quando nos banham em violência fica difícil sair do mesmo jeito que entrou, é até impressionante ele conseguir aquele resultado no final do jogo diante de todos problemas que já passou.

  • @mateusbertolaccini3805
    @mateusbertolaccini3805 Před 4 lety +5

    e vc sabe algo dele, se interessa pelo que ele gosta, encara um dia o que ele encara só pra ter uma noção da perspectiva dele? Quando nasce um filho, nasce um pai, mas ele aprende a ser um com o tempo. Sou o primeiro de 6 filhos e é nítida a diferença entre como meu pai era aos 27 anos quando eu era pequeno, como ele foi para mim na minha adolescência e como ele é com meu irmão mais novo de 3 anos agora que ele tem 58. Egoísmo é o que resume os jovens, isso inclui os que são pais, mas não exclui os que são filhos, justamente o contrário. Muita gente não quer ser pai pq nunca doou-se para ninguém e imagina sempre pais perfeitos para si ou como seria um pai perfeito caso resolvesse ser. Esquecem de toda abdicação que os próprios pais tiveram (quando houve, é claro), e não aguentariam metade do esforço que seus pais, tão supostamente ruins, tiverem que ter para criá-los

  • @lucimeire4458
    @lucimeire4458 Před 4 lety +64

    Nossa que vídeo incrivelmente emocionante, amo o Rost, pra mim o melhor pai dos games, ele ter dado amor a Aloy fez toda a diferença no crescimento dela, pois o amor dele fez ela partir em uma jornada para o conhecimento e não para a vingança.

  • @dededoritos
    @dededoritos Před 4 lety +4

    Como disse o Criolo em Espiral de Ilusão: "Mulheres amam, homens não sei o quê."

  • @eulucastrofull
    @eulucastrofull Před 4 lety +2

    Me identifiquei muito quando falou do personagem que se transforma assustadoramente pra defender o filho. Por ter agido assim algumas vezes. Ao passo que me torno até piegas com meu filho. Tudo que vc trouxe faz refletir e emocionar, sobre tudo que nunca nos ensinaram: o que é o/ser pai?

  • @leonardol8742
    @leonardol8742 Před 4 lety +1

    O pai tem que ser violento, mas não com sua família. O PAI QUE USA SUA FORÇA CONTRA AQUELES QUE O AMAM É UM PÉSSIMO EXEMPLO DE HOMEM.

  • @reinaldosena6432
    @reinaldosena6432 Před 4 lety +4

    Eu respirei fundo ao final deste video... Nunca tive la um exemplo de pai, muitos erros que ele pagou por sua inconsequência e muitos outros que eu tive que pagar por ele, enfim... De uma coisa tenho total certeza, a de que miro em conquistas pra minha vida não em função de mim mesmo mas sim daquela pequena pessoa que pretendo ser o o total suporte para que ela tenha toda sua liberdade criativa e realmente sinta o que é o amor incondicional. Obrigado pelo video Isac.

  • @bruno4cesar
    @bruno4cesar Před 4 lety +2

    Um jogo em que esses tipos de paternidade são claramente visíveis é Assassin’s Creed III: a relação entre o personagem principal, seu mentor e seu pai biológico podem ser lidas como diferentes formas que a figura paterna pode assumir para uma criança abandonada junto à mãe.

  • @TheValeria94blz
    @TheValeria94blz Před 4 lety

    Seu canal é maravilhoso, estou maratonando seus vídeos. Parabéns pelo trabalho magnífico que produz.

  • @elisag.santos9162
    @elisag.santos9162 Před 4 lety +19

    Exemplo de figura paterna em meio ao caos:
    Moscou, pai de Denver (La casa de Papel)

  • @joicecunha7880
    @joicecunha7880 Před 4 lety +82

    Não entendo nada de jogos, mas gostei muito da análise. 💙

    • @bonacool5900
      @bonacool5900 Před 4 lety +4

      Todos os que ele mostrou valem muito a pena jogar...

    • @joaoricardo5832
      @joaoricardo5832 Před 4 lety

      Olha ai,talvez esse vídeo seja o pontapé para começar a procurar mais sobre jogos.

    • @rubenshunterthegames9824
      @rubenshunterthegames9824 Před 4 lety

      God of war ó melhor jogo do PlayStation zerei o 1eo 2, joguei 3 é 4 em lan house mas não zerei os dois ultimos.

    • @franciscavandadesousasanto5225
      @franciscavandadesousasanto5225 Před 4 lety +2

      Horizon: Zero Down trás uma experiência encantadora pela sensibilidade da história e estética. Se não tiver como jogar, assistir alguém jogando também é uma boa alternativa

    • @rubenshunterthegames9824
      @rubenshunterthegames9824 Před 4 lety

      @@franciscavandadesousasanto5225 vdd você já jogou?

  • @1gabrielfarias
    @1gabrielfarias Před 4 lety

    O melhor canal do CZcams, de verdade! Você tem muito conteúdo de valor, com esse vídeo comecei a explicar para minha família aqui tudo relacionado ao vídeo. Agrego demais pra minha vida. Parabéns!

  • @Protheus021
    @Protheus021 Před 4 lety +1

    Amo os domingos, sempre tem episódio novo de alguma série e vídeos novos do Isac.

  • @Gabers3x
    @Gabers3x Před 4 lety +1

    Meu sonho é conseguir ser bem sucedido para poder apoiar esse canal como ele realmente merece, esse dia ainda vai chegar

  • @ordaniaabreu113
    @ordaniaabreu113 Před 4 lety

    Que vídeo excelente! Você mostra que pesquisou sobre o assunto e, mais que isso, tem sensibilidade para abordá-lo. Parabéns pelo ótimo trabalho!

  • @emillyeduardacordeiro9134

    Todo cuidado, carinho e sentimento passado através de cada fala sua é lindo.

  • @BetaTesterZER0
    @BetaTesterZER0 Před 4 lety +20

    Tem uma frase chula que diz: "Você não paga uma prostituta pelo sexo, paga para que ela vá embora". Algo assim poderia se dizer de um game paternalisado: ninguém quer ser de fato um pai; quer ser até finalizar o jogo e eventualmente colocar um próximo para rodar.

    • @binho6600
      @binho6600 Před 4 lety +3

      vdd, não é legal, mas é o q acontece, meu pai foi assim, até meus 5 anos, agr nem sabe a minha idade, n lembro nem a ultima vez q falei com ele

    • @BetaTesterZER0
      @BetaTesterZER0 Před 4 lety

      @Dani Studies É bastante raro mas há quem sonhe em constituir família nos dias atuais. Nem que seja uma caricatura da brincadeira de casinha.

  • @heliojardim924
    @heliojardim924 Před 4 lety +10

    Fantástico
    Excelente
    Expeculante
    Essencial

  • @luankaique32
    @luankaique32 Před 4 lety

    Não conhecia o canal, um amigo me recomendou pela temática e acabei achando um ótimo vídeo. Adorei o fato de você citar como certas escolhas narrativas legitimam diversas ações durante a construção do enredo, foi algo que me incomodou durante a saga God of War em diversos momentos e a paternidade fez parte de alguns desses momentos, é uma análise muito necessária dentro no mundo dos jogos. Vou procurar assistir outros vídeos sobre o assunto assim como outros seus, abraço!!!

  • @obarnitz
    @obarnitz Před 4 lety +35

    Cara que incrível, eu sempre tive a sensação de que faltava alguma coisa em pais como o Kratos ou o Joel, que eu rapidamente associava ao meu próprio pai, que apesar de eu ser da geração 2000 (2001), ele é claramente um ``Old Man´´, e é cômico, pra não dizer trágico as consequências desse tipo de relação. MUITO OBRIGADO POR ESSE VÍDEO INCRÍVEL!!!

  • @MurriciTerceiro
    @MurriciTerceiro Před 4 lety +1

    Eu costumava chamar esse efeito de "Jornada do Herói 2.0".
    Uma história em que o protagonista não é mais um aprendiz que passa por uma aventura, evoluindo, perdendo o mestre, superando as dificuldades diretamente; mas sim um agora velho herói, vivendo num mundo de status quo, que encontra um jovem inocente como ele era, inicialmente vê isso como fraqueza, mas conforme se esforça em protegê-lo por princípios, se liga a ele emocionalmente, e começa a se importar em protegê-lo, zelar por seu crescimento, e lhe devolvem a esperança em parte.
    Eu percebi o crescimento dessa tendência quando assisti o Logan, então percebi em God of War, The Last of Us, etc.

  • @magicfroggee
    @magicfroggee Před 4 lety

    vídeo incrível, to feliz por ainda existirem canais e iniciativas tao maravilhosos assim atualmente :)

  • @richardfranco3433
    @richardfranco3433 Před 4 lety

    Minha nossa cara!! Seus pontos, observações e críticas são ótimos e bem definidos. Muito obrigado.

  • @jeanlucas6876
    @jeanlucas6876 Před 4 lety +9

    Não consigo concordar, apesar de entender. Mas ainda assim foi um ótimo vídeo. Gosto muito do teu canal❤

  • @LevySilva_
    @LevySilva_ Před 4 lety

    Enredo emocionante do início ao fim, um dos melhores que já vi, grato Ness pelo seu trabalho incrível!

  • @lucasvitoriano5570
    @lucasvitoriano5570 Před 3 lety +1

    Esse seu monólogo no final me tirou lágrimas dos olhos. Obrigado por ter feito esse vídeo, obrigado por mostrar que eu posso ser melhor como pai.

  • @yuutsugusta
    @yuutsugusta Před 4 lety

    Parabéns pelo esforço, Isac, um dos melhores vídeos que podem ser encontrados nesta plataforma.

  • @rodrigoappendino
    @rodrigoappendino Před 4 lety +2

    7:22 Por falar no Rick, apesar dele ser violento, estilo Old Man, ele acaba pagando um preço por isso na primeira cena do Negan. Ele encara outro Old Man. É como se tivesse uma mensagem ali dizendo que se todo mundo decidir agir com violência, eventualmente você achará uma pessoa tão violenta quanto você, só que contra você.
    A Carol, apesar de ser mulher, é outro exemplo dessa masculinidade. É como se ela tivesse adotado essa masculinidade para sobreviver, para intimidar os outros, porque a submissão ao marido só trouxe problemas.

  • @lucaspacheco359
    @lucaspacheco359 Před 4 lety +2

    Cara esse vídeo me fez lembrar de HUNTERXHUNTER, com relação ao pai do Gon que deixou o filho ser criado por sua irmã para poder viver a vida dele quebrando esse laço de paternidade com filho, e ao mesmo tempo pondo confiança que filho um dia ia procurar por ele e encontrar-lo. Recomendo DEMAIS vc assistir esse anime (O Remaster de 2011) o quão vasto e profundo é o mundo e CADA personagem é assustador, me arrepio só de lembrar.

  • @j.gleidson8797
    @j.gleidson8797 Před 4 lety +2

    Meu pai é esse old man, apesar dele ter nascido 20 anos depois, ele é aquele nordestino do interior , cabra macho que acha que a única coisa que um pai precisa fazer é sustentar seu filho. Não tem expressões e não demostra afeto de nenhuma maneira.
    Já eu sou o New Lands, nasci em 99 e pelo que percebo, meu comportamento bate com a descrição kssk.
    Apesar que meu pai é aquele exemplo ruim, que nós fazemos de tudo pra se distanciar, então eu com certeza não vou tratar meu futuro filho como ele. E acho que esse é um comportamento mais comum entre essa geração, claro que com exeções.

  • @vaniafoonseca
    @vaniafoonseca Před 4 lety +2

    Penso que além disso tenha haver com o fato dos jogadores serem pais tbm. O índice de divórcio hj tbm é altíssimo e pais solteiros normalmente jogam. Já os casados dificilmente rsrs. A experiência durante as batalhas se alternam entre acessar memórias do pai que ele teve ou não teve e do pai que ele é ou será. Assim como vc finaliza essa belíssima análise idealizando o pai que vc um dia quer ser. Adoro seus vídeos. Parabéns!

  • @brendoncliff9485
    @brendoncliff9485 Před 4 lety

    Que vídeo incrível
    A parte mais tocante é quando você fala que ser forte e proteger não necessariamente é ser um bom pai foi a mais pesada.
    Parabéns, adorei

  • @ClausTessmann
    @ClausTessmann Před 4 lety

    Que saudades. É bom poder rever os vídeos.

  • @caiquenonato9449
    @caiquenonato9449 Před 4 lety +5

    Acho que outro bom exemplo de pai nos jogos é o protagonista de Lost Planet 3. Eu não zerei o jogo e nem entendi todos os diálogos, na época era muito complicado ler inglês. Eu lembro que a história era sobre a raça humana explorando novos planetas pra habitar, já que a Terra tava indo pro saco. O protagonista era um venerado explorador/caçador de akrids (as espécies selvagens nativa do novo planeta). Todos os dias ele tinha que ir até um lugar, explorar ou consertar alguma coisa, lidando sozinho com um monte de akrids perigosos, mas todo dia ele fazia uma "vídeo chamada" com sua mulher e filho pra conversar, saber como eles estavam. Foi o primeiro jogo de tiro que eu joguei que tinha um humano de verdade, sabe? Não era um Rambo da vida, era meio que um trabalhador com um foco e uma família

  • @gabrielmaciel2970
    @gabrielmaciel2970 Před 4 lety

    Que vídeo INCRÍVEL. A sensatez perceptível na escolha de argumentos embasados em estudos concretos enriquece o vídeo do começo ao fim. Sem dúvidas, uma das análises mais democráticas e completas que já vi sobre paternidade nos games, ao mesmo tempo tão simples e direta. Obrigado!

  • @arturmagnus6674
    @arturmagnus6674 Před 4 lety

    Cara parabéns pelo vídeo, sensacional. Continua teu trabalho irmão, tu é o cara!

  • @martha.nielsen
    @martha.nielsen Před 4 lety +16

    sem dúvidas sou old man, já tentei ser diferente e foi a época mais infeliz da minha vida; justamente por ser assim não pretendo ser pai

    • @gustavoguerra6257
      @gustavoguerra6257 Před 4 lety +9

      Estude, entenda e aprenda... A mudança é inevitável e nós conseguimos moldá-la como bem entendermos.
      Não se prenda a quem vc é, busque sempre algo novo, ser melhor a cada dia.

    • @italov7816
      @italov7816 Před 4 lety

      "The greatest discovery of my generation is that a human being can alter his life by altering his attitudes"
      -William James

  • @gutembergcosta961
    @gutembergcosta961 Před 4 lety +1

    Acho que o jogo do amor nunca vou jogar.
    Já magoei e fui magoado por tanta gente. Gente que estava do meu lado, mas tudo mudou. Minha família é distante, meus pais nunca falaram coisas como "amo você" ou sobre sentimentos. Hoje, já não tenho a menor vontade de fazer amigos ou me apaixonar, nada me motiva. Há dias que sou um fantasma, é como se eu não estivesse ali, não consigo sentir nada, às vezes choro sem motivo, mesmo sem estar triste. É como se tudo fosse um vazio.

  • @Pipico2
    @Pipico2 Před 4 lety

    Cara, que vídeo fantástico! Me deparei com seu canal pela primeira vez, e as impressões foram as melhores possíveis. Sucesso!

  • @sr.monetizacao935
    @sr.monetizacao935 Před 4 lety

    Esse canal e muito... Incrível, cara ele e muito pensativo e me faz pensar bastante sobre o passado, pressente e o futuro. Continue com esse canal porque eu sempre vou comentar e dar like em todos os seu vídeos.
    Caraí eu consegui fazer um comentário construtivo, com apenas 13 anos e com pouca maturidade, esse Ness me fez botar a mão na consciência.

  • @nira2282
    @nira2282 Před 4 lety +2

    Vídeo ótimo ! Tenho o melhor pai do mundo então n sei como essas crianças mostradas no vídeo se sentem. Mas um dos motivos pra nossa ótima relação, além do carinho claro, é a sinceridade e o profundo respeito q temos um com o outro. Nós filhos ao chegarmos em certa maturidade também somos capazes de ajudar, pais também são humanos e por isso nunca serão perfeitos, assim como nós. E por isso eu todo dia tento ser um filho melhor tentando aliviar um pouco do peso q ele tenta carregar sozinho nas costas. Sejam bons filhos, eles n podem fazer tudo sozinhos.

  • @marcior546
    @marcior546 Před 4 lety +1

    Meu pai cometeu muitos erros em sua vida. Como figura paterna foi muito falho porém foi muito melhor do que meu avô foi com ele. Eu tenho 40 anos e não tenho filhos. Sempre tive medo de não ser suficientemente abnegado a ponto de ser um bom pai. Teu vídeo me fez refletir muitas coisas sobre paternidade e masculinidade. Muito obrigado

  • @sorayacruz9091
    @sorayacruz9091 Před 4 lety

    99% dos seus vídeos me fazem chorar. Obrigada por dividir com os simples mortais essa sua única e peculiar visão sobre tantos assuntos.

  • @gui4432
    @gui4432 Před 4 lety

    Acredito que também precisamos levar em conta toda a situação em que os personagens se encontram.
    Parabéns, ótimo video Isac 👏👏

  • @larissabraz4056
    @larissabraz4056 Před 3 lety +1

    Vídeo excelente. Meu pai e minha mãe se separaram quando eu era pequena, mas tive muito contato com ele na minha infância, coisa que sei que é rara, infelizmente. Ele sempre foi muito carinhoso comigo, mas sempre notei que se tratando de ser pai na hora de tomar responsabilidades, principalmente afetiva, ele nunca foi o melhor. Hoje, nem eu e nem meu irmão mais novo fruto do outro casamento dele vemos ele com frequência. Ele cresceu num lar sem carinho paterno e foi embora ainda criança de casa, então muito provavelmente isso influenciou muito no modo dele estabelecer relações afetivas. Apesar de tudo eu o amo muito e sei que ele também me ama.

  • @brunocruz7106
    @brunocruz7106 Před 4 lety

    parabéns mano vou recomendar teu canal pra todo mundo

  • @VIDEOSDANETBR
    @VIDEOSDANETBR Před 4 lety

    Vídeo perfeito Isac, parabéns meu caro!

  • @DioneFigueiredo
    @DioneFigueiredo Před 4 lety

    Parabéns pela sensatez. All we need is love. O maior exemplo de paternidade é aquele que nos incentiva, cuida, guia para ser alguém forte, sensível e crítico quando necessário. Obrigada pela mensagem. O amor certamente transforma vidas. Feliz Páscoa a todos!

  • @lockedevilant
    @lockedevilant Před 4 lety +6

    Entendo e discordo. Incrível como até quando errado em algo (na minha opinião, é claro), você manda bem, parabéns Isac XD

  • @lucasrafael142
    @lucasrafael142 Před 4 lety

    Que vídeo phoda. A análise ficou incrivelmente interessante e reflexivo. Simplesmente sensacional.

  • @jovemmoderno1828
    @jovemmoderno1828 Před 4 lety

    meu pai é a pessoa mais ausente da minha vida mesmo morando do mesmo teto q eu, mais de quando eu era pequeno lembro dele me ajudando em diversas situações

  • @NewKira007
    @NewKira007 Před 4 lety

    Esse vídeo me surpreendeu!! Parabéns !!

  • @matteovianna117
    @matteovianna117 Před 4 lety

    Parabéns Isaac, que vídeo incrível!!

  • @lindolfocavalcanti1098
    @lindolfocavalcanti1098 Před 4 lety +2

    Video e tema muito bons. Parabéns

  • @rayzer1441
    @rayzer1441 Před 4 lety +35

    Acho que você está certo em partes mas em partes dos personagens não. Como por exemplo: Kratos era um espartano que nunca teve afeto amoroso seja por parte de mãe ou pai, que Áries traiu ele e fez ele matar a família toda dele(que ele sentia muito afeto pela filha dele. isso é mostrado no God of War: Ascension.) Sendo assim Kratos não sabia ter afeto pelo filho Atreus, pois nunca presenciou o amor de mãe ou de um pai (Zeus). E outra, acho que ele ainda está um pouco receoso, pois mesmo no livro que foi lançado Kratos saia da casa da família dele e ia caçar para controlar a sua raiva(que vemos como fúria espartana).
    Vejo que você está certo em várias partes mas tem coisas que precisamos levar em conta, como o jeito que o personagem foi tratado na vida, o amor que recebeu etc. Espero que veja esse comentário, até mais.

    • @2192xmp3
      @2192xmp3 Před 4 lety +4

      Eu acredito que a nossa história nos leva a certos lugares como um carro, mas em um certo limite também acredito que determinamos quem somos.

    • @ericksilva7640
      @ericksilva7640 Před 4 lety +6

      Assim, acho que a questão é: será que nos jogos de God of War dá pra sacar que Kratos não recebeu amor, e, por isso, reproduz sua dureza emocional aos outros à sua volta (incluindo o filho)? Será que esse aspecto fica claro na obra? E, será também que os jovens que jogam God of War têm essa consciência, ou, graças à estrutura do jogo, vêem em Kratos um exemplo a ser seguido? Reflitamos.

    • @rayzer1441
      @rayzer1441 Před 4 lety +1

      @@ericksilva7640 pra quem jogou todos os jogos, e leu o livro, da sim pra sacar que Kratos nunca teve afeto, ainda mais quando matou a própria família por culpa de Hades.

    • @ericksilva7640
      @ericksilva7640 Před 4 lety +1

      @@rayzer1441, sei. Mas, só lembrando também que, como o próprio Isac mencionou, dá pra se divertir com os jogos. Acho que a reflexão do Isac é válida no sentido de colocar às claras que o melhor é não ter uma relação pai e filho nesses termos.

    • @chrono2208
      @chrono2208 Před 4 lety

      @@IsacNess como e que ele e um mau pai se está presente , ensina o caminho correto ao filho e sempre preocupa-se com a segurança dele ?

  • @onlu4180
    @onlu4180 Před 4 lety

    Sensacional cara eu me fascino cada vez mais e mais com seus vídeos!

  • @bicicletafds010
    @bicicletafds010 Před 4 lety +1

    Nunca decepciona Isac

  • @ikkifenix1976
    @ikkifenix1976 Před 4 lety +1

    Show de Bola Isaac, vi sua pergunta no "provocação" ao Ed René.

  • @LUCASDOMINGUESXD
    @LUCASDOMINGUESXD Před 4 lety

    Simplesmente invrivel, meus parabens e gratidão pelo conteúdo.

  • @fatfingers6298
    @fatfingers6298 Před 4 lety

    MUITO BOM O SEU CONTEÚDO! PARABENS

  • @pamellaoliveira3350
    @pamellaoliveira3350 Před 4 lety

    QUE VÍDEO FODA! E QUE AULA! Parabéns pelo conteúdo!

  • @allandelon5076
    @allandelon5076 Před 4 lety +1

    Muito bom! Poderia fazer mais vídeos relacionados a jogos eletrônicos é muito legal

  • @andersonrodrigo4901
    @andersonrodrigo4901 Před 4 lety

    Poxa Isac, gosto muito dos seus vídeos. É um conteúdo incrível. Mas avisa qua do tiver spoilers cara

  • @ggasp9938
    @ggasp9938 Před 4 lety

    Caramba, eu não consigo ver um vídeo seu sem chorar kk. Seus vídeos são lindo, obg

  • @thomaztom781
    @thomaztom781 Před 4 lety

    Cara muito bom o vídeo, nem esperava um conteúdo desse tipo.

  • @lucaalbano8
    @lucaalbano8 Před 4 lety +1

    Um jogo ótimo que usa desse elemento narrativo da paternidade, mas que aborda a dualidade dessa relação paterna "áspera" e violenta é Lisa The Painful
    Não quero dar spoilers, mas o jogo faz um ótimo trabalho em fazer nós como jogadores questionarmos as ações do protagonista, Brad. Ele comete atrocidades na busca de proteger e resgatar sua filha adotiva, Buddy, e o jogo eventualmente explora até que ponto essa criação super protetora afetou a vida da garota
    É muito bom

  • @renatamarangoni1315
    @renatamarangoni1315 Před 4 lety +1

    Um vídeo que eu recomendaria 1000x para o meu pai, mas nós dois somos orgulhosos e distantes

  • @salvatorimundii
    @salvatorimundii Před 4 lety +3

    Amo este canal

  • @lucienebr
    @lucienebr Před 4 lety +1

    Se um dia decidir ter filhos, espero encontrar um pai que aja dessa maneira tão verdadeira! O meu pai foi desse tipo "provedor", mais distante emocionalmente e autoritário. Cobrava sempre "Um 10", mesmo que desde cedo eu fosse boa aluna, gostava de estudar, tinha boas notas... Mas só depois que eu já era mais velha (ele também), depois que eu já tava na faculdade e depois na pós, que a gente começou a discutir conteúdo e esqueceu os números. Acho que isso me marcou de eu ser um pouquinho mais fria com os outros, mas bem, estou disposta a trabalhar melhor isso.
    Que os homens também estejam! ♡♡♡

  • @leviprand133
    @leviprand133 Před 4 lety

    Seus vídeos eu curto antes de assistir, pq são sempre muito bons

  • @Jehtine
    @Jehtine Před 4 lety

    Maravilhoso o vídeo de hoje!

  • @brgames5238
    @brgames5238 Před 4 lety

    Espetacular como sempre isac

  • @Esomusicaify
    @Esomusicaify Před 4 lety

    Meu pai não foi ausente, até moro com ele ainda mas ele simplesmente não foi um bom pai e sim provedor. Essa sempre foi a mentalidade dele até porque é assim que ele se descreve. Eu sou filha única e se dependesse unicamente dele eu seria a pessoa mais mimada e insuportável da terra kkkk ele não costumava demonstrar carinho físico pra mim mas agora que estou perto de sair de casa de uma vez ele quase morre se passo um fim de semana na casa do meu namorado, me liga várias vezes diz que vai chorar se eu não vou voltar e quando eu volto ele passa o dia todo na televisão e nem liga direito pra mim kkk mas eu já me acostumei.
    Ótimo vídeo viu. Como mulher e consumidora de jogos eu sinto uma lacuna muito grande de representação de maternidade nesse meio mas eu entendo o porquê dessa falta. É uma pena realmente

  • @nicholasbryan2041
    @nicholasbryan2041 Před 4 lety

    Acho q nunca me inscrevi em um canal após só um video. Parabens.

  • @FinnOAventureiro
    @FinnOAventureiro Před 4 lety

    que video maravilhoso Isac! foi um prazer descobrir o seu canal, em meio a esse marasmos que estamos vivendo, adorei a discussão abordada aqui mas gostaria de discutir alguns contrapontos baseados nas minhas perpectivas tanto sobre o assunto quanto como alguém que já jogou todos esses jogos e que conhece esses personagens. É muito interessante quando nós conseguimos analisar um personagem e perceber suas características e força motriz numa história, seja como protagonista, e nesse caso como figura paterna, mas acho que é importante a gente entender o contexto desses homens também, saber distinguir e separar as coisas, afinal são as falhas e os defeitos que fazem com que esses simples personagens se tornem humanos. Kratos foi um general de guerra que perdeu tudo oque tinha, e que so conseguiu resolução em algo através da vingança e da guerra, Joel foi um homem que perdeu tudo oque mais amava e tinha em meio a destruição da sociedade, e passou 20 anos sobrevivendo numa distopia atraves do contrabando, da violência e da força, Tess, parceira do joel era ainda mais ríspida e moldada nesse mundo do que ele, em comparação. Eu acredito que pais assim não surgem do nada, esse é um esteriótipo produto de um condicionamento, de uma cultura, de uma necessidade, é importante saber que antes de um homem ser um pai ele também é um ser humano, a paternidade nessas histórias é considerado um conflito e um motor para a narrativa, então julgar esses personagens apenas como figuras paternas seria como excluir o porque deles terem aquele comportamento em primeiro lugar.

  • @edilbertoflorencio6971

    Sensacional. Já havia feito essa reflexão das figuras masculinas e paternas no cinema, mas nunca havia pensado nisso dentro dos games. Parabéns pelo conteúdo sempre de muita qualidade (do que diz e como diz)

  • @lucas5893
    @lucas5893 Před 4 lety

    Adorei o vídeo. Parabéns.

  • @augustofreitas3569
    @augustofreitas3569 Před 4 lety

    Meu Deus que video foda, parabéns Isaac Ness pelo video incrível

  • @alcardvoltaire5285
    @alcardvoltaire5285 Před 4 lety

    Esse vídeo foi simplesmente incrível e esclarecedor. Preciso mostrar isso aos meus amigos, que assim como eu, também precisam ouvir essas palavras.

  • @adilaine6151
    @adilaine6151 Před 4 lety +1

    Quando ele começou a falar em paternidade nos jogos no meio do jogo o único que eu consegui pensar foi no Li , eu não sei porque eu me conectei mais com o li mais esse personagem consegue se envolver mais com os jogadores e criar uma sensação boa quando jogávamos com ele

  • @maurocavalcante6131
    @maurocavalcante6131 Před 4 lety +2

    As qualidades mais importantes de um pai dependem da pressão do meio ambiente, época na qual exista seleção natural mais enfática foi a na qual o pai agressivo e protetor carregou adiante a espécie. Dependendo das instabilidades civilizacionais futuras (e parece que vão ser muitas) esse arquétipo vai ser ressuscitado em importância. A questão é que estamos vindo de tempos excepcionalmente calmos e espero que assim continue, por ser um homem de acesso à sensibilidade, mas nem por isso crítico o outro aspecto sem entendê-lo por completo.