COMO OS PROFESSORES E ALUNOS DA USP EXCLUEM QUEM É DA QUEBRADA

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • EPISÓDIO COMPLETO
    • PAPO DE VISÃO POLÍTICA...
    _______
    INSCREVA-SE NO CANAL PRINCIPAL - @DESCE A LETRA SHOW

Komentáře • 245

  • @Kaos978
    @Kaos978 Před rokem +165

    Eu viajava de ônibus 4h por dia, considerando ida e volta, para ir da minha cidade até a faculdade, que também é pública. Era uma das duas únicas alunas oriundas de escola pública da turma, trabalhava o dia inteiro e chegava morta na sala de aula, mas os professores se lixavam para isso. Lembro uma das vezes em que o ônibus ficou parado na estrada devido a um acidente e eu cheguei super atrasada, já na metade da prova. Implorei ao professor para fazer no dia seguinte, no horário da noite mesmo, e nunca vou me esquecer da resposta dele: _fui eu que causei o acidente? Não! Ou você faz amanhã cedo, com a turma do matutino, ou senta e faz agora.
    Cara, não havia a menor possibilidade de fazer a prova pela manhã, porque era outra cidade, eu não estava preparada para isso e tinha que trabalhar cedo. Única opção foi encarar uma prova enorme, com metade do tempo que os outros alunos tiveram para fazer. Óbvio que fiquei abaixo da média.
    Universidades sempre odiaram pobres e hoje nos toleram porque a legislação de cotas agora obriga.

    • @newtao
      @newtao Před rokem +5

      Caraca que difícil. Era sem chance de você se mudar pra perto?

    • @Kaos978
      @Kaos978 Před rokem +21

      @@newtao Chance zero. Além de tudo era arrimo de família e não poderia me mudar sem comprometer nossa sobrevivência, pois o custo de vida seria ainda mais alto com a mudança

    • @axn30158
      @axn30158 Před rokem +1

      nossa, senti raiva lendo seu comentário. me imaginei lixando a cara desse porco no asfalto. difícil de acreditar que existe gente assim :(

    • @luanapereirasousa2604
      @luanapereirasousa2604 Před rokem +1

      @@Kaos978 Posso fazer algumas perguntas pessoais para entender sua realidade?

    • @marcelasantos4065
      @marcelasantos4065 Před rokem +2

      E ainda aparece povo que vive em sua bolha da classe média dizer que "não é bem assim". 🤮

  • @v.b.lopesdasilva5168
    @v.b.lopesdasilva5168 Před rokem +47

    Fiz o mesmo curso que o Chavoso, quando ele entrou na USP eu já estava de saída. Vim do interior, de uma família recém ascendida a classe média baixa e mesmo não sendo da quebrada eu senti um abismo enorme entre eu e meus colegas de Pinheiros

  • @Dayrp11
    @Dayrp11 Před rokem +37

    Fui bolsista no Mackenzie, ouvindo relatos de amigos meus que entraram em públicas, agradeci por isso. Claro, sempre tem alguns professores sem noção mas a maioria deles estava preocupado em como passariam o conhecimento e se estavam sendo compreendidos. Na última aula, quase sempre, terminavam a aula 10 min antes do horário por causa dos alunos que moravam longe. Detalhe pequeno, mas que demonstra humanidade.

    • @juliejuli6618
      @juliejuli6618 Před rokem +1

      Seu pensamento é preconceituoso.Nao pode achar que professores fizeram um gesto de humanidade.Veja bem a construção do seu pensamento: é exatamente a contramão do que é humano.Achar que professores (ilustres), fazem o favor de ajudar (ajudar nesse sentido) soa como desprender algo para pessoas nitidamente inferiores.Péssimo vc achar que seja humidade observar a realidade.Falamos de realidade em sair antes do horário tarde, a realidade social, do Brasil, da periferia também... mas não podemos separar em pessoas favorecidas porque são excluídas socialmente e ilustres professores que tem essa visão humana.

    • @lekosri
      @lekosri Před rokem

      Aqui em sydney as aulas noturnas acabam as 21

  • @Monalisaribeiro
    @Monalisaribeiro Před rokem +237

    Realidade USP professores q não tem didática e não querem ser professores sendo professores sem empatia nenhuma por pessoas periféricas da rede pública

    • @so_loucura8845
      @so_loucura8845 Před rokem +35

      Não sei como é no curso de humanas e biológicas, mas no curso de exatas a realidade é bem essa, professores que não tão nem ai pras aulas que dão, que queriam ser pesquisadores mas sendo professor ganha mais, não se importam com os alunos que já entram com déficit na matemática e pelo que percebi é uma realidade até pra quem fez particular. E na poli que é onde eu faço, tem alguns professores da direita radical muito malucos, simplesmente 1 dos meu professores esse semestre foi afastado das aulas que ele dava por defender o AI-5(pelo menos foi afastado mas tem outros que não são). Felizmente tem uns que salvam mas definitivamente são minoria.

    • @marianasouto5184
      @marianasouto5184 Před rokem +4

      Imagino que é um problema de todas as universidades federais, e acho que é uma grande crítica à esquerda em geral. Estudei na UnB e era isso aí.

    • @davidlopes8
      @davidlopes8 Před rokem +2

      @@so_loucura8845 Sou da poli também. Esse professor do AI-5 é o Álvaro?

    • @so_loucura8845
      @so_loucura8845 Před rokem

      @@davidlopes8 esse mesmo, pelo que eu entendi ele já foi afastado no passado, não sei porque permitem ele voltar

    • @luanapereirasousa2604
      @luanapereirasousa2604 Před rokem

      @Monalisaribeiro
      Qual curso você faz na USP?

  • @GordinhaMalvada
    @GordinhaMalvada Před rokem +29

    "Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros"

  • @brunamaria6866
    @brunamaria6866 Před rokem +37

    Também sou da periferia, estudei na particular!. Tinha um aluno, claramente playboy, que mora no bairro nobre, elitizado até o ultimo dedo do pé e se achando igual esse pessoal que o Chavoso falou.
    Então, essa turma aí da elite, me dava nos nervos, pq ele não aceitam a gente tá no mesmo patamar que eles e sim, essa pequena experiência que tive, me senti excluída. Pretendo fazer mais uma graduação, já tô até me preparando, porque uma coisa que terei que ter paciência e educação, ô povo chato.

  • @lekosri
    @lekosri Před rokem +2

    Como eu amo esse rapaz, o que mais fez eu me encantar pelo conteúdo dele foi justamente a forma como ele se expressa.

  • @Diogosilva-id7zk
    @Diogosilva-id7zk Před rokem +19

    Muito bom!!
    Há um discurso extremamente elitista que olha para o povo com o maior distanciamento possível e depois sai reclamando de que a população mais geral não entende o jogo do poder. Fizeram questão de manter o distanciamento elitista e agora sofrem as consequências de permanecerem em suas Torres de Marfim.

  • @palomasoustino
    @palomasoustino Před rokem +16

    Nossa sim. Entrei esse ano na USP direto da escola pública, no inicio do primeiro semestre os professores pareciam estar falando grego ;-; Eu anotava as palavras pra pesquisar depois o que significava e ficava muito impressionada com os alunos que já no incio sabiam articular as falas quase igual aos professores akkakaka

    • @thaisalves1601
      @thaisalves1601 Před rokem

      Pelo jeito esse tal de "chavoso" que é de m€rd@ em minha opinião quer que a mulher pret@, mãe de 10 filhos, pobre e eleitora do Bolsonaro seja uma espécie de tia da molecada da comunidade mesmo a mulher pret@ não tendo nada a ver com a prole de outras. É desse jeito que funciona esse sistema principalmente de quem é mulher pret@: ser no futuro anulada, perseguida e limitada de seus sonhos. Infelizmente esses "chavosos" usam de suas simpatias mas querem mesmo é que a mulher pret@ seje uma eterna "tia" e não uma médica, engenheira ou futura moradora do estado da Flórida.

    • @fogueteastronauta512
      @fogueteastronauta512 Před rokem

      @@thaisalves1601 CaraKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK me diz de onde você tirou tudo isso ai????mds ele fala totalmente o oposto disso

  • @karinaandrenicoli
    @karinaandrenicoli Před rokem +6

    Nossa meu!! Assino em baixo sobre tudo isso que o Thiago disse! Vídeo perfeito que explica muito bem como é a vida do pobre na USP.

  • @GlOVANE
    @GlOVANE Před rokem +49

    É por isso que pessoas como Eduardo Bueno tem tanta visibilade, ele fala de maneira acessível para que todo mundo possa compreender, as informações que ele passa são bem questionáveis, falta pessoas de esquerda que tenha conhecimento e didática para ensinar, usando palavras difíceis fica complexo aprender, tudo bem usar, mas é melhor explicar o significado, não conheço ninguém que tenha coragem de parar o raciocínio do professor e a aula só para perguntar o significado de algo, isso quebra todo o aprendizado do aluno, recomendo o canal do Jones Manoel, ele faz vídeos extremamente didáticos com palavras mais acessíveis possível, veja bem, não é falar de maneira "burra" é falar de um jeito em que todas as pessoas possa entender aquilo que está sendo dito, no fim das contas a culpa não é de quem fala "inteligente" mas é da premissa da conversa, se tem o viés de informar e educar, é necessário usar a língua do povo, existem até estudos sobre os terra-planistas que fala exatamente sobre isso, as pessoas que estão nesses grupos não entendem nada do que os cientistas acadêmicos falam e acabam caindo nesses grupos onde a linguagem é muito acessível, por isso a igreja acaba sendo um lugar mais acolhedor, o que os pastores falam, todos os fiéis entendem, o que falta nas escolas e universidades e rodas acadêmicas.

    • @Renato_Pinheiro.9
      @Renato_Pinheiro.9 Před rokem +2

      Depende... Tem muita coisa que Eduardo Bueno fala cheio de erros históricos. Nem sempre essa galera com linguagem mais solta e pop estão de fato falando algo com base. Tem que ficar de olho

    • @ursotedio
      @ursotedio Před rokem +4

      @@Renato_Pinheiro.9 mas foi isso que o amigo ali escreveu. Que o mérito do Eduardo Bueno é saber falar de um jeito simples que as pessoas entendam, mesmo que a informação seja questionável. Enquanto isso, pessoas com melhores informações não atingem ninguém porque ficam na barreira da linguagem acadêmica.

  • @joimarbritogoncalvesfilho8336

    Não é só na USP que há esse problema de pesquisador ter de dar aula, isso é um problema do ensino superior público do Brasil inteiro.

  • @filipesantos7054
    @filipesantos7054 Před rokem +8

    Sou da UFMG e esse academicismo, essa arrogância toda que o Chavoso comentou vale pra minha universidade tmb. Sem contar que no meu curso (História) amam usar essa linguagem difícil pra velar falas racistas.

  • @PocaLuz29
    @PocaLuz29 Před rokem +13

    Setia muito esse negócio de "falar difícil" nos vídeos do Quadro em Branco. A cada 3 palavras eu não entendia uma delas e só pegava pelo contexto. Parecia que ele não queria ser entendido pela maioria das pessoas. Hoje em dia felizmente ele manera mais as palavras difíceis

  • @danilorodrigues5869
    @danilorodrigues5869 Před rokem +60

    Pow, mas que esquerda é essa que não criticou a aliança com o Alckim? Hahahaaha. E me identifico demais com alguns relatos dele, foi o que passei quando entrei em Ciências Sociais na Unifesp. Também vim de escola pública e me faltavam muitas bases que a maioria dos alunos ali tinham. Já no segundo semestre de curso (se não me engano) eu comecei a lecionar em escola pública, dividindo meu tempo entre trabalhar e estudar. Tinha que ler 60/70 páginas por dia, sendo que só para chegar até a faculdade era mais ou menos 2h de trajeto. Eu que já tinha vindo de escola pública com um déficit no ensino formal, dividindo tempo de trabalho e estudo era um choque de realidade com parte dos alunos lá que moravam perto fá faculdade, vinham de boas escolas, tinham condições financeiras melhores, tempo livre para estudar etc.

    • @cristhianfernandes4023
      @cristhianfernandes4023 Před rokem +4

      Oq o Thiago mais fez, foi criticar essa aliança de merda aí. Inclusive foi bem criticado.

    • @carlosandino821
      @carlosandino821 Před rokem

      Posso dizer que a aliança com o Alckmin foi estratégico, se não "amarrasse as tranças" com a burguesia de gravata paulista ele não se elegia. Eu sou daqueles que não esqueceu Pinheirinho, mas quando se trata de política no Brasil, o jeito é se aliar a essa gente pra conseguir entrar no círculo da política! Infelizmente!

    • @filipiferreira9256
      @filipiferreira9256 Před rokem +3

      @@carlosandino821 esse argumento é o mesmo do outro lado quando o porco se aliou com centrão “amarrar laços “ , temos que ser oposição sempre , lembrando que trabalham pra nós , pelo menos na teoria

    • @wesleysilva-tq9ls
      @wesleysilva-tq9ls Před rokem +1

      @@carlosandino821 Este é o grande mal da social democracia, vc vende a pauta máxima, pela mínima e acaba com pauta nenhuma. Quando a centro esquerda dança ciranda com direita acaba sem as pernas, o Lula é um "cirandeiro", quando a Dilma ñ quis entrar na roda, deram golpe. Vendo por esse prisma o Lula vai ter q abaixar tanto o nível, q de centro esquerda vamos ter um governo d centro direita.

    • @carlosandino821
      @carlosandino821 Před rokem +2

      @@wesleysilva-tq9ls É isso que to falando! Lula, em nome da governabilidade, resolve dançar a música dos caciques do congresso pra não ter as pautas do partido paralisadas. Por isso que falta atitude e voz firme na política brasileira, tudo em nome do Toma Lá Dá Cá!

  • @jpsouza
    @jpsouza Před rokem +35

    Só muito cuidado pra não transformar um debate importante e necessário em cruzada anti-intelectual ou anti-acadêmica. O mundo ideal é que você que está fazendo graduação chegue em um nível que consiga dialogar com seus pares de um jeito técnico, fazendo uso pertinente de termos específicos e que ajudam a conferir uma precisão de linguagem naquilo que você quer transmitir. E, claro, com professores que te ajudem a subir esses degraus... que sejam a escada, não o obstáculo.
    Enfim, não estou apontando nada no discurso do Chavoso, é só pra lembrar o pessoal que a linguagem depende do interlocutor e que a "sofisticação", essa coisa dos termos técnicos e específicos, cumpre uma função importante na dinâmica da pesquisa. Pelo menos quando não é só firula, né.

    • @lucasouza3628
      @lucasouza3628 Před rokem +7

      Pois é pensei isso também.. entendo a problemática mas, Ele acha ruim a linguagem ser complicada na AULA? Parece mais querer que tudo seja banalizado e reducionista. É aquela velha lógica "se sua avó não consegue entender seu tcc você não fez um bom trabalho"

    • @jpsouza
      @jpsouza Před rokem +2

      @@lucasouza3628 Por aí mesmo... e esse papo da avó é a maior falácia que tem. A gente escolhe um curso e delimita uma área de pesquisa justamente pra poder se aprofundar em um tema e avançar o conhecimento sobre ele.
      Sua avó não precisa entender a sua monografia/dissertação/tese sobre física quântica, a não ser que ela seja graduada em Física.

    • @luanapereirasousa2604
      @luanapereirasousa2604 Před rokem +1

      @@jpsouza Gostei do seu documentário! Fez graduação ?

    • @jpsouza
      @jpsouza Před rokem +1

      @@luanapereirasousa2604 Obrigado, Luana! O que você assistiu foi um trabalho de ensino médio, com um amigo narrando. Eu depois fiz graduação em Economia e estou encerrando agora mestrado, com dissertação quase pronta já.

    • @igoroliveiratv2211
      @igoroliveiratv2211 Před rokem +1

      eu acho um discurso perigoso na real, acho que ele tem incentivar a galera ir atrás (sei que é foda, mas muitos optam por ouvir funk e tik tok o dia todo), os panteras negras incentivam a galera estudar e correr atrs... conhecimento é poder... o lance é que o chavoso é um baita fake tb, basta ver que ele usa efeitos pra engrossar a voz e fora as girias forçadas..

  • @RafaelaMartinelli
    @RafaelaMartinelli Před rokem +27

    Mano. Mano. Definiu minha experiência uspiana véi. Por isso amo demais o Chavoso pqp.
    Oq eu sinto é que sou deslocada na quebrada, sou "a uspiana", e na USP eu sou "a periférica". A Bell Hooks descreve algo semelhante. É mto difícil. Minha família mesmo é mto hostil comigo, e isso vem de uma raiva legítima em relação a esses intelectuais elitistas. Minha família me trata como se eu estivesse "virando um deles", por mais "didática" que eu seja. Já na USP eu sou quase que uma "curiosidade antropológica": uma indígena periférica e comunista. Me usam de chaveirinho, a "minha amiga que é oprimida", "ai deixa a oprimida falar, dá o lugar de fala dela", mas não querem de fato me ouvir. Eu acho que sou muito, muito mais qualificada que mto branco classe média alta. Vários professores mesmo dizem isso. Mas eu tô na segunda graduação, não consegui terminar a primeira, tô tentando me formar desde 2014, tds professores dizem que eu tenho um nível intelectual muito alto, mas ou não querem orientar IC minha ou aceitam mas largam mão qdo eu "sumo" por falta de condições financeiras ou psicológicas (tenho alguns transtornos mentais pesados). Por isso amo o Thiagson tb, me inspiro nele, sou mto feliz de ter ele por perto (eu sou da graduação e ele da pós na mesma faculdade).
    Mesma coisa nos espaços de militância. Eu só fui me achar na luta antimanicomial, onde as pessoas entendem o que é vulnerabilidade psicossocial e oq é ser "disfuncional" na sociedade capitalista.
    Parece que não tem saída, que o mundo inteiro grita pra pessoas como a gente: seu lugar não é aqui.

    • @RafaelaMartinelli
      @RafaelaMartinelli Před rokem +2

      @@fonskn nossa mano faz mto tempo, e eu tenho transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), então é diferente. Eu lembro que peguei um prof particular de exatas (meu ponto fraco) e ele me ensinou só as matérias que caem mais. Foi suficiente pra mim pq o curso que eu prestei tem uma nota de corte baixíssima. Prestei música. O vestibular em si é uma nota de corte mto baixa, oq elimina mesmo as pessoas é a prova específica (instrumento, canto, composição, teoria musical etc).

    • @kbs6025
      @kbs6025 Před rokem

      Não entendi, o que isso tem haver com seus professores? Se você não tem condições pra pagar uma Faculdade, significa que a culpa é deles?

    • @RafaelaMartinelli
      @RafaelaMartinelli Před rokem +9

      @@kbs6025 a USP é pública e gratuita, não tem que pagar. Vc está falando de algo que não conhece.

    • @sg_dan
      @sg_dan Před rokem +3

      @@RafaelaMartinelli algo me disse que o curso era música. onde cursei as pessoas eram super elitistas e arrogantes! era uma gente que comia sagu e arrotava caviar. 🙄🙄🙄

    • @marcelasantos4065
      @marcelasantos4065 Před rokem +1

      @@RafaelaMartinelli sou bipolar,preta e pobre.Fiz Federal da Bahia e o sentimento é o mesmo.Nunca tive compreensão e nem sei como formei.É muito difícil ter que lidar com tanta coisa ainda ouvir que não estuda o suficiente ou se esforça o suficiente.Só quem tem transtorno mental sabe a luta de cada dia.

  • @asterixgomes7163
    @asterixgomes7163 Před rokem +8

    O cara não terminou a escola ( não sei o motivo) e não tem o mínimo interesse de buscar aprimorar o conhecimento por conta própria, como ler bons livros. Mas ele acha que o cara que estudou, passa horas quebrando cabeça, lendo livros complexos, tem que baixar o nível pra que ele possa compreender oq está sendo falado. Pô cara, na moral, olha o tipo de pensamento que a galera da atenção. Isso não é uma crítica pra ele enquanto pessoa, mas uma crítica pra essa filosofia de que as pessoas tem que baixar o nível.

    • @jeanz8769
      @jeanz8769 Před rokem

      Se tu não sabe interpretar um vídeo... Imagina um livro. Ele ta falando sobre como essas pessoas da universidade NÃO sabem comunicar com ninguém de fora dela, deixa de ser burro. não é atoa que racionais é bem mais influente politicamente do que esse pessoal da cusp

  • @manoelamanda
    @manoelamanda Před rokem +6

    Tem que entrar muito mais gente de paraquedas... E a chance que temos de no futuro a universidade ser mais democrática....

  • @donadecasasaopaulo4627
    @donadecasasaopaulo4627 Před 10 měsíci +1

    Amizade Grude de Verdade entre Rico e Pobre não existe em nenhum lugar do Mundo

  • @gabrielcaian2394
    @gabrielcaian2394 Před rokem +14

    Infelizmente entendo muito como é isso de sofrer com falta de didática dos professores...
    Não existe forma melhor de valorizar a licenciatura doq entrar numa universidade pública e metade das suas aulas serem (pessimamente) dadas por bacharéis que tão pouco se fudendo kkkkkkkkkkk

  • @emmanuel1337
    @emmanuel1337 Před rokem +3

    Pô, é a mesma coisa no geral no meu curso de ciência da computação. Não tenho problema com o linguajar, a questão é que a maioria dos professores são pesquisadores e figuras respeitadíssimas no mercado, mas não têm a didática necessária pra passar esse conhecimento efetivamente ao meu ver. Os poucos que são bons nas duas frontes de destacam muito aos olhos dos alunos.

  • @kaymatheus3193
    @kaymatheus3193 Před rokem +7

    eu fazia faculdade de História na UFTM, sempre que eu queria ver playboy de esquerda se contradizendo eu falava “pra mim faculdade pública tinha que ter aluno só de escola pública”
    entretenimento de graça é ver o defensor da igualdade explicando que não tem culpa de ter estudado em colégio particular

  • @Renato_Pinheiro.9
    @Renato_Pinheiro.9 Před rokem +16

    Eu acho que aí tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Também vim de periferia e tou concluindo música na federal aqui do Maranhão mas devemos observar uma coisa - assim como a quebrada já tem sua linguagem o meio academico já tinha a sua. Não tem como agora todo o meio acadêmico usar "parça" (falo isso de forma figurada e simbólica) e abolir agora todos termos técnicos. De igual modo ocorre nas escolas tenico profissionalizantes, a linguagem é técnico laboral o cara não vai falar com vc dentro de um Sesc ou Senai com gíria. Existem linguagens em cada ambiente, não sendo por isso nescessariamente uma forma de querer excluir o convidado. Veja .. o grupo que ele se refere, de ZAP do curso dele, já existia. "Caso decidam", no caso essas pessoas da universidade que ele estuda, ir em uma periferia elas não vão ficar falando na rua citação de autor porque até mesmo seria ridículo.
    Não estou com isso dizendo que não existe o fenômeno "torre de marfim" estou dizendo que existem lugares e linguagens próprias.

    • @felipejose8834
      @felipejose8834 Před rokem +4

      Vamos fazer assim, quando os neo nazi se tornar muito forte no país e perseguir qualquer brasileiro, você chama os acadêmicos para que eles possam arremessar palavras técnicas nos neo nazi.

    • @Renato_Pinheiro.9
      @Renato_Pinheiro.9 Před rokem +7

      @@felipejose8834 o que vc faz é misturar temas e montar uma falácia que pareça que aquilo que eu disse pareça irreal e mentiroso. O fato de termos técnicos existirem, na medicina, na engenharia, nos cursos de artes não significa que esses lugares são locais para nazi fascistas. Nós os músicos populares e de concerto temos a linguagem própria de músicos que é da profissão. O fato de no meio do universo em que eu faço parte e dizer - "Eu quero essa frase acentuada do retornelo até esse intervalo menor harmônico na tonalidade de Sol menor" faz de nós os músicos agora fascistas? Pera lá um pouco...🙄

    • @feliperabelo5852
      @feliperabelo5852 Před rokem +4

      Ae no caso faltou interpretacão sua, ele nao ta falando pra ser informal. Você consegue transmitir a mesma mensagem, estando na forma culta sem precisar necessariamente utilizar termos superlativos, por exemplo.

    • @Renato_Pinheiro.9
      @Renato_Pinheiro.9 Před rokem

      @@feliperabelo5852 não faltou interpretação minha não. E mesmo que eu pegasse a sua linha de pensamento que não foi bem isso que ele disse no vídeo. Qual o problema da linguagem culta e formal? Como havia mencionado ali em cima existem lugares para linguagens diferentes e isso não significa que o meio é preconceituoso por isso. Se não se no mundo ideal dele onde todos fossem informais eu poderia usar a mesma fala e "marginalizar a finalidade" nesse mundo hipotético. Temos que lembrar que no fim da tarde todo mundo puxa sardinha pro seu lado.

    • @igoroliveiratv2211
      @igoroliveiratv2211 Před rokem

      @@felipejose8834 ah mano, na boa... vc nao tem mais de 15 anos pra falar uma coisa dessas, né?

  • @abner2787
    @abner2787 Před rokem +6

    Em resumo as pessoas pensam que favelados não sabem pensar e pelo que ouvi da entrevista vcs também acham...

  • @eder9271
    @eder9271 Před rokem +4

    Boa!

  • @gabrielmoreno9455
    @gabrielmoreno9455 Před rokem +11

    Todo esse jargão universitário é um modo de exercer poder, são pequenas relações que foram se desenhando ao longo dos anos e hoje são mantidas porque favorecem quem sabe se mover por elas. Muitos alunos sentem medo ou se sentem intimidados, constrangidos, não podem falar um "a" sem citar um autor, são forçados a se adaptarem a essa realidade artificial. Elas não tem nenhuma razão de ser se não a manutenção desses poderes. Uma crítica lúcida apuraria isso com muita facilidade, mas a desculpa é que é "assim mesmo", "sempre foi assim", e toca vestir a carapuça pra apresentar tese de mestrado, pra puxar o saco de professor-doutor, pra buscar uma bolsa ali, um projeto acolá... é um mundo que favorece a mediocridade e o puxa-saquismo, como aliás é a característica natural da classe média.

  • @zokeboyswag
    @zokeboyswag Před 2 měsíci

    Mentiu sobre entrar na USP de paraquedas e ser paralelo a todos. Metade das vagas da FUVEST são destinadas a alunos de escola pública, e portanto, pobres. Irei prestar FUVEST esse ano.

  • @corvo6340
    @corvo6340 Před rokem +6

    Por isso pessoal foi para Olavo de Carvalho

  • @yedarocha1
    @yedarocha1 Před 5 měsíci

    Achei interessante o entrevistador falar que a “tia “ defende um político porque o pastor, que a alimenta, mandou (indicou, sugeriu). Ou seja, a mulher pobre não pode estar defendendo um político por suas próprias convicções, mas porque um guru mandou. É sério isso? Quanto ao entrevistado, gostei. Vai longe.

  • @lucasdefranca2457
    @lucasdefranca2457 Před rokem +3

    As vezes nao é questao de ter ou internet e sim se voce se informa pelo Zap.

  • @giovannaregina3944
    @giovannaregina3944 Před rokem +2

    Acho engraçado q se trocar USP por UnB, ou qualquer outra federal, a história é a mesma.

  • @Lil_Dio_014
    @Lil_Dio_014 Před rokem +24

    Parece q a visão do Load sobre as igrejas é muito distorcida... Eu vivi desde criança em um ambiente cristão, meu padrasto é pastor e nunca vi um pastor ajudando um membro da igreja financeiramente, eles somente falam falam falam e no culto você só escuta e segue o barco

    • @mortypixyes1286
      @mortypixyes1286 Před rokem +10

      Existem casos onde pastores bancam com donativos só para ter um certo domínio sobre o membro da igreja

    • @achy6816i
      @achy6816i Před rokem +8

      Eu já vi ajudando com alimentos e etc, mas depende muito do pastor.

    • @PocaLuz29
      @PocaLuz29 Před rokem +1

      Acho a ajuda que ele se refere é sobre questões existenciais, no sentido de saber seu papel no mundo e ter um propósito na terra

    • @pkaos213
      @pkaos213 Před rokem +2

      Isso acontece mais em igrejas de bairro, eu já vi sim, são pouquíssimos que fazem esse trabalho, mas fazem. Agora igrejas gigantes como a universal e outras realmente nao tem essa proximidade com a comunidade

    • @netofernandes9993
      @netofernandes9993 Před rokem +3

      Mano, na minha igreja a gente já fez vários trabalhos sociais! Igrejas sérias tem como base a ajuda ao próximo! A gente já abrigou várias vezes famílias que tiveram a casa alagada, servimos sopas pras pessoas em situação de rua, entre outras coisas! O que quero dizer é que nem toda igreja no Brasil é dessa galera hipócrita que só quer arrecadar oferta e dízimo, tem muita igreja fazendo trabalho de base

  • @lucasrinaldi9909
    @lucasrinaldi9909 Před rokem +9

    Essa leitura é totalmente errada. O sucesso da direita entre os mais pobres foi JUSTAMENTE a ausência desse tom condescendente e demagógico. Olavo é um grande exemplo disso.

    • @Rafael-zz1zn
      @Rafael-zz1zn Před rokem +1

      Hahahahah falou o nazifascistas que tava dizendo que espancou os outros na rua em outro comentário, vcs são gados iguais os bolsominions , quando começa a cornociata de vcs? , já tô até vendo bibibi lula , mija na minha boca lula 😂

    • @luisabastos3369
      @luisabastos3369 Před rokem

      Gente esse Lucas e nazista ele tava pregando crime de ódio em outros comentários

    • @lucasrinaldi9909
      @lucasrinaldi9909 Před rokem

      @@Rafael-zz1zn Olha o gado liberal passando vergonha com a foto de perfil de um analfabeto como presidente kkkkkkkkkkk

    • @lucasrinaldi9909
      @lucasrinaldi9909 Před rokem

      @@Rafael-zz1zn NO mínimo é gado do youtuber mais burro da plataforma em todos os idiomas: Nando Moura.

    • @lucasrinaldi9909
      @lucasrinaldi9909 Před rokem +1

      @@luisabastos3369 E matar fascista não é crime de ódio. É crime de amor.

  • @martinhonkosi9117
    @martinhonkosi9117 Před měsícem

    Irmãos, qual é o canal do convidado???

  • @bryandsr
    @bryandsr Před rokem +18

    Uma coisa é ter o conhecimento inacessível por jargões acadêmicos outra é não entender uma frase em um vídeo ensaio, loud estudar faz parte de se radicalizar com a esquerda mano, tu já furou a bolha do acesso ao conhecimento, esse papinho aí não dá, nem tudo precisa ser facilitado ou com gírias, é importante também expandir nossa vocabulário ( até pra usar mais gírias kkkk )

    • @incanusolorin2607
      @incanusolorin2607 Před rokem

      E é assim que perdemos trabalhadores pra direita...
      Estudar é importante pra estar militando, mas nem todo proletário precisa fazer parte da vanguarda, mano.

    • @bryandsr
      @bryandsr Před rokem

      @@incanusolorin2607 loud não é ''trabalhador'' e é isso que eu falo

  • @mariairamidefarias711

    Esse mano é brabo.

  • @brandellcassio
    @brandellcassio Před rokem +14

    A esquerda não dialoga. Considero que a esquerda é uma “ferramenta”, assim como o galo falou.

    • @marlonbarbosa1771
      @marlonbarbosa1771 Před rokem +17

      Eu discordo dessa ideia do galo, acredito q esquerda somos todos nós, existe essa galera mais académica e tal, mas existe o MTST, movimentos sindicais, CUT, MST, o rap, o chuvoso, o galo etc..

    • @guilhermeferreira6005
      @guilhermeferreira6005 Před rokem +1

      todo não milionário rentista é esquerda bro, diferença é que alguns cães acham que são donos mesmo morando na casinha do quintal defendendo a elite c unhas e dentes, elite essa que é podre em sua maioria.

    • @marlonbarbosa1771
      @marlonbarbosa1771 Před rokem +1

      @@guilhermeferreira6005 nao entendi seu comentário camarada 😅

    • @guilhermeferreira6005
      @guilhermeferreira6005 Před rokem +1

      @@marlonbarbosa1771 90% dos brasileiros são proletário, é que tem muito pobre de direita que se acha rico pq ganha 5k no mês e se acha a "elite" sem sequer saber onde se situa na cadeia alimentar.

  • @deus2222
    @deus2222 Před rokem +1

    Tudo passa. Dias desses ,vasculhando pela Internet, descobri que um antigo professor de rede universitária, estadual,arrogante,foi meu inferno astral,morreu de câncer agora,agorinha,agoriiinha em 2022.rsrs Bebia pra esconder o que não assumia.
    Eu parei meu curso e fui pra uma federal em outro curso.
    Fiz uma federal e ainda estou vivo,fiz exames estou bem em tudo e a pressão? 12/8🤣

  • @Zapata-1917
    @Zapata-1917 Před rokem +38

    "Igual o autor tal, no livro tal e disse isso"
    Ué, mas que porra tem de errado nisso em um GRUPO DE ACADÊMICOS?! No mais, academia e ambiente acadêmico não é lugar de se vulgarizar a ciência; fora dela, na rua, aí sim você tenta ser acessível.
    Só pra quem pensa em falar bosta sobre minha origem: nasci e me criei na zona rural do agreste nordestino (região entre a zona da mata e o sertão). Na adolescência mudei pra cidade, tive contato com o movimento Hip-Hop e, por influência do rap, me organizei politicamente e entrei no curso de História. Nunca reclamei nem tive dificuldade com linguajar acadêmico PORQUE EU ESTUDAVA!

    • @math_og
      @math_og Před rokem +4

      Tbm não entendi o problema

    • @victoroliveira5875
      @victoroliveira5875 Před rokem

      acho que a questão é com o primeiro contato, logo que vc entra na universidade percebe que não tem o mesmo grau de instrução que o boyzinho marxista e isso acaba sim sendo opressivo, te faz sentir como oq ele disse, um alienigena ali no meio, claro que com o tempo isso diminui mas no começo é estressante e pode ate levar à desistencia

    • @whenyoureadcommentsonyoutu1548
      @whenyoureadcommentsonyoutu1548 Před rokem +14

      Acho que tu não entendeu o que ele quis dizer. A questão é que pessoas da quebrada não chegam na faculdade tendo acesso ao repertório que uma pessoa de classe média alta tem. Se tivéssemos uma educação acessível esse tipo de situação, como a do cara do vídeo comentou, não aconteceria.

    • @anajulia-qy8eu
      @anajulia-qy8eu Před rokem +2

      Não tem nada mais patético que essa ideia de que ciência não pode ser didática, todo tipo de informação pode ser acessível se você souber fracionar e simplificar o tema. Essa historinha de que ciência tem que ser erudita e pouco acessível é papo de burguês safado que sempre teve acesso e não quer que o pobre tenha.

    • @Ju-ez1sf
      @Ju-ez1sf Před rokem +4

      Concordo.Chavoso tá começando a ficar é chato; ele mesmo não é tão didático assim e fala bem complicado.

  • @cesistonfilipedeoliveira2241

    sou ex aluno da ufmg, so tinha arrogante la

  • @Thiagoncalv
    @Thiagoncalv Před rokem +1

    Alguém avisa que ele está atirando no próprio pé kkkkk

  • @donadecasasaopaulo4627
    @donadecasasaopaulo4627 Před 10 měsíci

    Pq Professores Universitários falam Difícil demais até nos seus horários de lazer ???

  • @donadecasasaopaulo4627
    @donadecasasaopaulo4627 Před 10 měsíci

    Massa = Periferia. A Maioria dos Brasileiros moram em Favelados .

  • @tereza1959
    @tereza1959 Před 11 měsíci

    A impressão que eu tenho é que o bom da USP é o prestígio e a verba que a faculdade recebe, dentro das salas de aula encontramos alunos e professores desconectados da realidade brasileira, não parece um lugar diverso e acessível para todos. Eu considero prestar a Fuvest para Ciências Sociais mas gostei mais da proposta da Unesp.

  • @pedromendes2031
    @pedromendes2031 Před rokem +6

    Quando esse mlk se formar(se ele se formar) vai ser muito engraçado. Ou ele vai dar o sangue pra fazer um mestrado e continuar como o chavoso da USP ou vai ser politico e vai ter que passar pano e apoiar gente branca e corrupta que controla os partidos de esquerda.

    • @thaisalves1601
      @thaisalves1601 Před rokem +1

      Isso mesmo. Corretíssimo a sua opinião. Na esquerda tbm tem um monte de branquel0s filhinhos de papai e que nas suas casas tem comida, conforto e empregados até mesmo para limparem as b0stas que cagam. Esse chavoso de m€rda ao meu ver ficou falando m€rda da mulher pr€t@ e eleitora do Bolsonaro mas o que na verdade talvez ele queria que essa mulher pr€t@ fosse empregada dele para limpar esses cordões de correntes de lata. Infelizmente quando a mulher da periferia sonha com um futuro melhor é dita como uma que sonha alto demais e eles próprios limitam e anulam elas ou seja como se ela fosse feita para ser a "tia" da comunidade e morrer ali e nunca na vida viajar para Miami, Europa ou alguns países exóticos da Ásia e até mesmo comprar ou trocarem os carros por um outro melhor. Se esse chavoso de m€rd@ fosse meu namorado ele arregaria e pedia o término porque eu posso ser da periferia mas nunca abro mão do que eu corro atrás de cada passo conquistado por causa de um m€rd@ desse que ao meu ver é um enjoado social e mimizento.

    • @incanusolorin2607
      @incanusolorin2607 Před rokem

      Ou ele vai virar um cientista social foda e continuar fazendo esse trabalho fantástico de disseminar conhecimento na quebrada.

    • @thaisalves1601
      @thaisalves1601 Před rokem

      @@incanusolorin2607 esse moleque ao meu entender deve que foi insuportável na infância. Não é atoa que ninguém liga e teve que se submeter ao apelido de "chavoso" 🤣🤣

    • @pedromendes2031
      @pedromendes2031 Před rokem

      @@incanusolorin2607 Não, no máximo vai ser uma márcia tiburi vivendo de palestras financiadas por partidos de esquerda e escrevendo teses "acadêmicas" ridículas.

  • @AutismoPensante
    @AutismoPensante Před rokem

    Fora que a galera das públicas ficam fazendo uma dicotomia bem porca de que gente formada em universidade pública sabe mais que de particular
    Toda vez que crítico acabo recebendo muitos ataques e argumentos de ordem moral

  • @henriquebbotelho
    @henriquebbotelho Před rokem

    Eu ganhei uma quantidade enorme de conhecimento em 6 minutos

  • @555kau1
    @555kau1 Před rokem

    Interessante.

  • @rildsona.grunow728
    @rildsona.grunow728 Před rokem

    fiz fflch, sou de diadema e a real é essa daí mesmo. falou tudo.

  • @rafaelredmi1007
    @rafaelredmi1007 Před rokem

    Real é que USPiano gosta de trabalhar/estudar com quem estudou na mesma escola que ele, mora no mesmo condomínio que ele, fala e pensa que nem ele. Se você tá um pouquinho fora desse perfil Vida de Tina, aguenta que lá vem exclusão, soberba e indiferença

  • @user-xy9pd9hu4k
    @user-xy9pd9hu4k Před 5 měsíci

    So falatav essa, e mais facil culpar que possui uma maior capacudade de oratoria doque ir atras de estudar para evoluir culturalmente e saber dialogar com todos os públicos.

  • @achy6816i
    @achy6816i Před rokem +1

    Xaviozinho tá certo.

  • @Spitz212
    @Spitz212 Před rokem

    A USP é Unicamp vivem numa realidades paralela. Frequentei a Unicamp é sei nem o que é isso.

  • @DandaSantos-rn6sw
    @DandaSantos-rn6sw Před 3 měsíci

    Depende muito do curso, e do professor.

  • @vitorpereira7715
    @vitorpereira7715 Před rokem +1

    Profícuo esta palavra é um exemplo do elitismo.

  • @patriciabrandao2392
    @patriciabrandao2392 Před rokem +1

    Quem é o entrevistado?

  • @donadecasasaopaulo4627
    @donadecasasaopaulo4627 Před 10 měsíci

    O Povo da Periferia nao tem acesso a Escola

  • @juanbezerra4197
    @juanbezerra4197 Před rokem +3

    A esquerda só explica as coisas com frases ou palavras difíceis.

    • @thaisalves1601
      @thaisalves1601 Před rokem

      São tudo uns chatos e mimizentos. Querem tudo de mão beijada e criticam de quem nasceu pobre, sonham alto mas correm atrás para concretizar o planejado. Aqui onde eu moro essas figuras tipo esse chavoso não gostam muito de mulheres MEI (microempreendedor individual) e quando elas compram ou trocam de carro por um outro bem melhor esses tipinhos como esse chavoso ficam falando m€rd@ do tipo: tao tudo sendo patrocinadas. Não dá para entender essas figuras tipo esse chavoso 🤣🤣🤣

    • @juanbezerra4197
      @juanbezerra4197 Před rokem

      @@thaisalves1601 tem em todos os lados

    • @pedrodaniel8897
      @pedrodaniel8897 Před rokem

      Isso não tem nada ver com esquerda ou direita.

  • @ismaeo1
    @ismaeo1 Před rokem

    Rapaz, até onde eu sei ser você quiser ser pesquisador no Brasil você tem que dar Aula. Oque explica a existência de tantos problemas com professores em sala de aula nas universidades. Muitas vezes o cara tem um currículo incrível, mas acaba sendo um professor medíocre.

  • @thiagoshinobi282
    @thiagoshinobi282 Před rokem

    Meu amigo, se tiver do lado do Bolsonaro ou do Lula da no mesmo

  • @felipecrivelari4926
    @felipecrivelari4926 Před rokem

    fdc, o pai ta fazendo engenharia na USP e e desse jeito

  • @italosilva5635
    @italosilva5635 Před rokem +1

    E pá...

  • @marcelokawatoko4202
    @marcelokawatoko4202 Před rokem +1

    É problema do professor, que o aluno mora longe e não pode sair as 23h? A "torre de marfim" não é dupla?

    • @incanusolorin2607
      @incanusolorin2607 Před rokem

      Deveria ser, já que o objetivo é transmitir conhecimento pros alunos.

  • @igoroliveiratv2211
    @igoroliveiratv2211 Před rokem

    chavoso agora é digital influencer, achou nicho dele.

  • @EstoicismoemPrática2024

    Parada estranha...

  • @donramonn12
    @donramonn12 Před rokem

    Bolsonaro é 17.

  • @gringolinda
    @gringolinda Před rokem +1

    22 é Bolsonaroooooooo

  • @uendelfagundes8490
    @uendelfagundes8490 Před rokem

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @En_A_B
    @En_A_B Před rokem +15

    Amigo, não se critica uma chapa de esquerda, ainda que não seja a perfeição que vc quer, quando o adversário é o Bolsonaro!!!! O cara quer falar de “realidade” e critica a chapa Lula/Alkimin! Não existe avanço no campo progressista sem diálogo e muita “politicagem” (isso é realidade querido!). Elege uma chapa puro sangue de esquerda para vc ver quanto tempo dura! Ciro, por exemplo, se fosse eleito, dificilmente teria condições de governar…ainda mais sendo o cara mais intolerante da política brasileiro

    • @Paulo-ws6qf
      @Paulo-ws6qf Před rokem +3

      Por isso que o Lula é um político de alto nível, dialoga com todos. Essa busca por "pureza" é coisa de políticos fracos, não á toa Enéas Carneiro morreu como um derrotado, não sabia ser político. O mesmo é dito do Ciro Gomes, se ele fosse esperto ficaria com o Lula e cresceria cada vez mais, a Tebet foi mais esperta. Em suma, governar sob o capitalismo em um democracia liberal é dialogar com todos.

    • @allanpepe1965
      @allanpepe1965 Před rokem

      Falou pouco mas falou merda. Parabéns

    • @felipejose8834
      @felipejose8834 Před rokem

      Agora eu entendo porque os comuna odeia a esquerda REFORMISTA. "Esquerda PURO SANGUE" kkkkkkk

    • @En_A_B
      @En_A_B Před rokem +1

      @@felipejose8834 ????? O termo é comumente utilizado para se referir à uma chapa sem diversidade; normalmente de membros do mesmo partido (como a do Ciro Gomes).
      Realmente, vocês tem sérias dificuldades com a língua portuguesa! Falta um pouco de leitura! Não me surpreende que vocês reclamem que os professores “falam difícil”!

    • @jpsouza
      @jpsouza Před rokem +5

      Alckmin sempre foi muito bem votado nas periferias do estado de SP, inclusive. Como o próprio Bolsonaro é hoje, com exceção à capital e entornos. Já o Chavoso é sucesso entre jovens brancos de classe média e média-alta que se sentem culpados por serem privilegiados.
      Nunca que eu vou perder um segundo da minha vida sequer pra defender o ALCKMIN, mas esses "porta-voz da periferia" aí é foda também.

  • @Thiagoncalv
    @Thiagoncalv Před rokem

    Kkkkkk ele é socialista de iPhone?

    • @alucabr4097
      @alucabr4097 Před rokem +4

      E vc o capitalista sem capital KKKKKKKKKKKKKKKK

  • @matheuscosta3717
    @matheuscosta3717 Před rokem

    mais um drogado

  • @En_A_B
    @En_A_B Před rokem +4

    Falou pouco e só falou besteira 👏👏👏

    • @draven05
      @draven05 Před rokem +5

      E numa frase você mostrou muito embasamento em...

  • @m.adriano8069
    @m.adriano8069 Před rokem

    A utfpr consegue ser até mais elitista que a USP

  • @donadecasasaopaulo4627
    @donadecasasaopaulo4627 Před 10 měsíci

    Pq Professores Universitários falam Difícil demais até nos seus horários de lazer ???