Luiz Felipe Pondé explica como funcionaria o anarcocapitalismo na prática

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 2. 08. 2023
  • No corte do #LinhasCruzadas, Thaís Oyama instiga Luiz Felipe Pondé com uma provocativa questão: seria possível um sistema anarcocapitalista na prática, onde as relações de mercado governariam sem a presença de um Estado?
    O filósofo aborda os fundamentos do anarcocapitalismo, que se apoia na liberdade por meio da propriedade privada, e desvenda como a justiça funcionaria nessa filosofia política.
    #TVCultura
    ▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
    - Play Store: bit.ly/3KUUHhI
    - Apple Store: apple.co/3LgEK72
    Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
    Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
    Facebook: / jornalismotvcultura
    Twitter: / jornal_cultura
    Instagram: / jornalismotvcultura
    TikTok: www.tiktok.com/@jornalismotvc...
    Site: tvcultura.com.br/

Komentáře • 504

  • @drjp4212
    @drjp4212 Před 9 měsíci +176

    Todos os problemas que ele apontou de uma justiça privada/particular já existem na justiça estatal. Não existe justiça para o bem coletivo, sempre haverá grupos com maior poder político que não vão ser julgados ou serão extremamente apaziguados quando forem julgados.
    O problema da humanidade é política, é a relação de poder entre as pessoas, o que impede que uma lei impessoal seja aplicada a todos em uma sociedade.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 9 měsíci

      Por isso a Anarquia tem uma proposta melhor do que o Anarco Capitalismo e o atual modelo que temos.

    • @PabloHenrique-rk4qi
      @PabloHenrique-rk4qi Před 7 měsíci +1

      O problema da humanidade é O PRÓPRIO SER HUMANO. O dia que vcs entenderem isso vão parar de defender esse idiotice de anarcocapitalismo.

    • @drjp4212
      @drjp4212 Před 6 měsíci +5

      @@ZemaelSério?
      "Portanto, vamos conceituar: Política é a resolução de conflitos ou um conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos (SCHMITTER, 1965)."
      Se vc não consegue enxergar a relação entre essa definição e o que eu disse acima, acho que é vc quem tem problema com a sua definição de política...
      Outra forma mais pragmática de entender é que política é uma espécie de narrativa em que pelo menos a maioria das pessoas acredita para se submeterem a relações de poder hierárquicas sem oferecer resistência individual, violenta ou não...pode ser um Deus, uma constituição, uma noção de origem histórica comum ou bem comum (nacionalismo), qualquer coisa que sirva para a identificação coletiva de que se pertence a algum grupo....e pronto, isso é suficiente para que os hierarquicamente superiores explorem os inferiores sem ter que fazer o uso continuado de violência, ao contrário do que acontece em países claramente autoritários.

    • @Zemael
      @Zemael Před 6 měsíci

      @@drjp4212 Perfeito. O difícil é negar a política e partir para a guerra sem união. O resultado é mais exploração por quem se diz do povo e o quer representar. No estado que estamos negar a política é um perigo enorme. O conflito é eminente justamente pela dominação de uma elite nojenta. Essa não tem partido, serve qualquer um desde que se mantenha. Já tivemos governantes de esquerda e direita... com a mesma elite nada muda pra gente em escala significativa. Quem está tocando o bumbo pra quebrar tudo faz por interesse próprio. Porém, a regra que todos obedecem não está funcionando faz tempo. Uma sinuca. Entre política e não política, a paz só há com a política... Nisto. Desculpe o meu exagero ao julgar você. Foi errado. Só estou cançado de abobrinha achando que esse sistema do capital tem reforma e que só se deve aceitar ou que a falha dele é a existência de gente como eu que não acredita nele. Esse é um sistema de exploração e eu faço parte de quem é explorada. Abraço.

    • @cassiusrodrigues9302
      @cassiusrodrigues9302 Před 4 měsíci +13

      Acho que no ancap não teríamos um ditador togado no comando de um ministério da verdade

  • @fabracio629
    @fabracio629 Před rokem +82

    Detalhe. Justiça privada já existe, chama-se Câmara de arbitragem. E esse pessoal falando como se fosse coisa de outro mundo

    • @DanielSantos-hs7pt
      @DanielSantos-hs7pt Před rokem +15

      Tribunal penal internacional a propria fifa cbf etc td justiça privada

    • @advogadododiabo4002
      @advogadododiabo4002 Před rokem +1

      Mas ja vi autodenominados ancaps dizer que em questão de CLT a justiça privada não seria eficiente, então isso seria deixado pra justiça estatal mesmo.

    • @advogadododiabo4002
      @advogadododiabo4002 Před rokem +5

      @@DanielSantos-hs7pt Se ficar na esfera esportiva sim. Mas se for pra esfera criminal (caso um jogador tenha feito crime a outro durante uma partida e em ambiente esportivo) vai pra justiça estatal. Se for se basear em eventos, então júri de calouros tb é seria justiça privada.

    • @advogadododiabo4002
      @advogadododiabo4002 Před rokem +7

      Fico pensando caso um rico mate um mendigo, se ninguém quisesse julgar o caso sem receber pagamento pra punir o assassino, como resolver isso já que o mendigo ta morto e não se teria como pagar os custos do processo e julgamento?

    • @DanielSantos-hs7pt
      @DanielSantos-hs7pt Před rokem +2

      @@advogadododiabo4002 quem perde a causa paga os custos se for provado o homicídio do mendigo o culpado paga os custos do processo

  • @edermartins3793
    @edermartins3793 Před rokem +180

    Prefiro a incerteza do Anarcocapitalismo do que a certeza da porcaria do Estado!!!❤❤

    • @aridionesdossantossouza9493
      @aridionesdossantossouza9493 Před 11 měsíci +28

      Continue vivendo na ilusão! 😂😂😂

    • @edermartins3793
      @edermartins3793 Před 11 měsíci +38

      @@aridionesdossantossouza9493 prefiro viver na ilusão do que no Socialismo!!

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před 11 měsíci +37

      ​​@@aridionesdossantossouza9493Tem ilusão maior do que acreditar que a autoridade política do estado é legítima? Tem ilusão maior do que acreditar em políticos e fazer campanha pra eles? Perto disso o anarcocapitalismo é realismo puro.

    • @ayelopadalino5999
      @ayelopadalino5999 Před 11 měsíci +14

      A resposta é facil mano vc não é obrigado a viver em sociedade. Agora querer que a sociedade se molde a suas ideologias e todo mundo viva em uma anárquia não parece ser algo muito libertário né.

    • @edermartins3793
      @edermartins3793 Před 11 měsíci +6

      @@ayelopadalino5999 pode dar um exemplo de país com o Estado do tamanho do nosso que deu certo??

  • @Smiley-lo7gn
    @Smiley-lo7gn Před 9 měsíci +27

    Olha, eu estava estudando sobre. Em teoria, eu acho muito interessante.
    Eu concordo com o Anarcocapitalismo, mas, eu sou bem ferrada na adaptação de meus próprios pensamentos.
    Eu tô meio que me forçando a ver coisas que falam o contrário das coisas que eu tenho como corretas.
    Estou realmente tentando. Mas, curti bastante.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 9 měsíci +2

      Procura sobre Anarquia de verdade... tenho certeza que você vai gostar muito.

    • @guilhermegoldman
      @guilhermegoldman Před 9 měsíci +3

      Enquanto isso o Blairo Maggi só quer que o estado malvadão pare de lhe obrigar a pagar salário pros empregados. 🤦

    • @Letisiacuppy
      @Letisiacuppy Před 8 měsíci +1

      Não cai nessa não meu anjo, isso é exatamente oq a extrema direita quer, canalizar a frustração e vontade de mudança dos jovens em ideologias pobres na questão filosófica e material, se vc quer uma revolução de verdade na sociedade procura sobre anarquismo (eu sou comunista mas reconheço que o anarquismo é infinitamente mais coerente doq ancapismo). Eu já fui ancap e te digo que olhando hoje em dia, até mesmo a social-democracia e o liberalismo me parecem beeem mais coesos e sustentados na realidade doq o anarcocapitalismo
      Fora que, eu vi no seu icon que vc é bi, se vc não tem contato com os anarcocapitalismo nas redes sociais nem queira imaginar oq eles pensam sobre questões lgbt

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 6 měsíci

      ​@@LetisiacuppyLegal seu comentário! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @extremegigachad862
      @extremegigachad862 Před 6 měsíci +2

      @@robertocaetano4945 o mundo em anarquia não duraria nem 2 dias.. sem estado, sem polícia, sem qualquer autoridade, só a lei do mais apto ou mais forte..

  • @user-gs9hi1kg2p
    @user-gs9hi1kg2p Před 3 měsíci +8

    Se a justiça é vendida como um produto por uma empresa privada , seu serviço prestado obedecerá a lei da oferta e demanda.
    Se a empresa se corrompe ofertando serviços de injustos, a demanda por esse serviço seria reduzida, transferindo a Demanda por justiça para outra empresa que preste o mesmo serviço. Essa empresa que promove injustiça seria eliminada do mercado, pois a compra desse serviço não é compulsória.
    Quando se olha a justiça estatal, não se tem escolhe, pois o estado tem o monopólio da violência, impondo o pagamento de imposto por meio da violência absoluta para obtenção de receita, o que deixa de motivar serviços de justiça virtuosos, pois não se corre o risco de perder receita, perder cargos, etc...

    • @duduglt
      @duduglt Před 3 měsíci +1

      seria feito em um ou mais tribunais como seria feito pra escolher porque o reu poderia escolher um tribunal imparcial e poderia alegar que aquele tribunal é o justo

    • @denisaugustoliossi9117
      @denisaugustoliossi9117 Před měsícem +1

      Justamente. As pessoas se esquecem que os pobres têm menos dinheiro mas são uma fatia muito maior do mercado, razão pela qual a Fiat tem fatia de mercado muito maior do que a Ferrari.

    • @erickmatheus9824
      @erickmatheus9824 Před 23 dny +1

      Mas e se a sociedade com mais influência na esfera jurídica preferirem uma justiça injusta?

    • @denisaugustoliossi9117
      @denisaugustoliossi9117 Před 23 dny

      @@erickmatheus9824 Qual sociedade com mais influência?

  • @canalsenagames
    @canalsenagames Před 7 měsíci +12

    4:45 vivi pra ouvir que o sistema de saúde totalmente regulado pelo estado de Eua e Brasil são "super capitalistas" 😂😂😂, nós não defendemos libertarianismo só por que achamos que "vai dar certo", defendemos em primeiro lugar por que é o certo, se todo mundo seguisse a ética libertaria existiria a sociedade ideal que você diz não existir, aliás você diz que muitas coisas são impossiveis, só por que você não sabe como funciona não quer dizer que é impossivel acontecer.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 6 měsíci

      Sim, Capitalismo. Empresas privadas que buscam lucro é Capitalismo.
      Aliás, não existe Capitalismo sem Estado. Capitalismo nasceu do Estado lá na revolução industrial.
      O Eatado regular a economia, isso jamais foi questionado pelos capitalistas. Muitos defenderam pouca regulação, mas nenhuma regulação jamais defenderam...sabe o pq? Pq todo mundo sabe que sem Estado, o Capitalismo cai no dia seguinte.

    • @divinityintheoffices
      @divinityintheoffices Před 3 měsíci

      a ética libertária propõe um mundo onde não existiu o colonialismo, não existiu a escravidão, não existiu a opressão, ou seja, não depende só do presente e do futuro mas também do passado, eles querer uma utopia
      Até pq, meritocracia não existe quando alguns já nasceram mais ricos que outros

  • @MartinCiriani
    @MartinCiriani Před 8 měsíci +8

    Do jeito que está não funciona.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 6 měsíci +1

      Concordo, nem do jeito Anarco Capitalista também.
      A Anarquia de verdade é melhor, a economia baseada em recursos é melhor, a permacultura é melhor.

  • @totaldiverse
    @totaldiverse Před 6 měsíci +24

    O pior é não entender que não existe uma proposta perfeita, a questão é que o livro mercado produz MELHOR do que o Estado, qualquer que seja o serviço ou mercadoria.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 6 měsíci +4

      Não existe livre mercado no capitalismo, isso é fato. O problema é que o Estado moderno e o capitalismo estão arraigados, pois um se nutre e sustenta o outro.
      O Capitalismo nasceu da burguesia na Inglaterra, curiosamente os detentores das fabricas eram politicos ou tinham poder no Parlamento.
      O Mercado é uma forma de distribuição e alocação de recursos, mas esta longe de ser a melhor. Com nossa tecnologia atual o mercado é obsoleto.
      Mas ainda que você goste do mercado, com capitalismo e Estado ele jamais será livre.

    • @cromo7743
      @cromo7743 Před 6 měsíci +1

      Pragmatismo: pelos fatos o capitalismo é o que existe de melhor, gera riqueza e prosperidade à população, ATÉ O MOMENTO em que começam a aparecer os monopólios/megacartéis. Foi o combate aos monopólios por Franklin Roosevelt (sou fã) que fez os EUA crescerem tanto. O establishment (la casta) é a união do monopólio econômico com o monopólio político, unidos pela corrupção, q gera privilégios ao monopólio econômico, que sustenta o monopólio político. Brasil tem juros + altos do mundo, os (poucos) bancos tem lucros estraordinários.

    • @extremegigachad862
      @extremegigachad862 Před 6 měsíci +5

      ​@@robertocaetano4945"não existe livre mercado no capitalismo" ué??

    • @mortypixyes1286
      @mortypixyes1286 Před 5 měsíci +2

      Livre mercado para quem? Para todos é que nunca seria

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 4 měsíci +1

      ​​​@@extremegigachad862O Capitalismo depende do Estado para existir, pois se não houvesse Estado não haveria propriedade privada dos meios de produção e muito menos bilionários. O mercado capitalista é fortemente protegido pelo Estado.
      No livre mercado não Capitalista, as empresas seriam Cooperativas e qualquer normatização do mercado seria feita pelas pessoas diretamente por meio de Assembléias populares, acordado diretamente entre consumidores e produtores. Não haveria patrão em empresas, todas elas seriam de todos os seus trabalhadores que seriam geridas sob cooperativas.
      O mercado não Capitalista não tem por fim o lucro, é algo muito parecido com a mentalidade de guildas na idade média, onde se comercializava o excedente ou quando não, se comercializava para fortalecimento local. O lucro financeiro não é um fim em si mesmo.
      Mas ainda que tenha um mercado não Capitalista focado em lucro, o lucro seria para todos os trabalhadores e eles fortaleceriam o comércio local.

  • @heathledger6539
    @heathledger6539 Před 7 měsíci +15

    Este homem disse que a medicina dos EUA é capitalista?, sendo que na vida real tudo relacionado a medicina e farmácia é altamente e absurdamente regulado pelo estado.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 6 měsíci

      Mas Capitalismo é Estado, isso que você não entende.
      Capitalismo nasceu do Estado e com Estado na revolução industrial. Não existe livre mercado no Capitalismo. Isso é tudo balela.

    • @cromo7743
      @cromo7743 Před 6 měsíci

      Mas, caro Health, quem de fato manda no estado? OMS é dominada pelos laboratórios farmacêuticos. Sim, sou de direita. Capitalismo é fantástico até o surgimento dos monopólios. Sou fã de Franklin Roosevelt.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 4 měsíci +5

      ​@@cromo7743Os monopólios são consequências naturais do capitalismo.

    • @noorna7123
      @noorna7123 Před 4 měsíci +1

      @@robertocaetano4945 Verdade, uma empresa lucrativa com um modelo de crescimento solido e hierarquizado inevitavelmente criaria monopólios fosse por meio de aquisição ou concorrência agressiva atraindo por meio de seus produtos de qualidade semelhante com custos significativamente menores massas de novos consumidores drenando assim as receitas de empresas concorrentes, caso não houvesse órgãos com poder para suprimir de forma legítima ou não a criação de monopólios
      Isso na tese de um capitalismo desimpedido, embora mesmo num capitalismo desimpedido continua-se a ser, independente do cenário tecnológico fisicamente inviável o monopólio global de uma única empresa
      Um ponto divergente e interessante de debate entre defensores devotos do livre mercado é a questão dos monopólios, claro que num modelo puramente ancap isso não seria uma discussão, pois para conter monopólios seria necessário um poder público coercitivo ou como Rafael Lima uma vez disse, o próprio mercado livre e desimpedido suprimiria monopólios, por conta de seu abrangente alcance descentralizado e de que os monopólios surgem de poucas empresas, sobreviventes esforçadas que atravassaram o filtro debilitante e pesaroso das regulações e encargos estatais ou colaboradores do estado, criados pelo estado e protegidos pelo estado por meio das mesmas regulações e encargos
      Outro ponto interessante é defesa de monopólios privados vindas quase exclusivamente de nichos ancaps mas também por alguns coorporativistas, sob, entre outros, o argumento e explanação de como monopólios não são malignos a priori, o cálculo de viabilidade dos preços até que o valor abra margem para concorrentes e que portanto monopólios somente seriam possíveis por meio da força ou do inquestionável domínio do menor custo possível a ponto de tornar inviável a entrada de novos concorrentes e para manter um monopólio seria necessário ser dentre todas as outras sempre a melhor opção para seus consumidores sendo assim monopólios benignos

    • @lexluthor7649
      @lexluthor7649 Před 3 měsíci +1

      ​@@robertocaetano4945Você está falando do estado, pq sem regular não existe monopólio só olhar o setor de TI.

  • @noorna7123
    @noorna7123 Před 8 měsíci +43

    Mas Suíça 🇨🇭 Liechtenstein 🇱🇮 Andorra 🇦🇩 e Luxemburgo 🇱🇺 também possuem sistemas de saúde privados que são superiores aos da França, o que faz um sistema de saúde ser bom é a qualidade e a acessibilidade, nestes países a qualidade é assegurada pelo setor privado e a acessibilidade pelo poder aquisitivo de suas populações

    • @stankiewicz1992
      @stankiewicz1992 Před 7 měsíci +1

      Quer comparar micro estados homogêneos com a multifacetada frança???? Só Paris já tem mais gente que a suíça inteira!

    • @fabiomarquesmail
      @fabiomarquesmail Před 7 měsíci +17

      O que faz serviços serem melhores é sempre a livre-concorrência. Todo o resto deriva disso. Quem fornece o melhor serviço pelo melhor preço, prospera.

    • @stankiewicz1992
      @stankiewicz1992 Před 7 měsíci +9

      @@fabiomarquesmail pq ninguém oferece bons serviços e prospera no Haiti?? La praticamente não tem imposto nem um estado organizado capaz de atrapalhar os empreendedores e a meritocracia!...

    • @noorna7123
      @noorna7123 Před 7 měsíci +16

      @@stankiewicz1992 Deve ser porque o Haiti está em guerra civil

    • @stankiewicz1992
      @stankiewicz1992 Před 7 měsíci +1

      @@noorna7123 isso é desculpa de quem não quer trabalhar! O Haiti não tinha conflitos até 2023...
      Além disso, não estão em guerra civil de fato. O que acontece lá é que diferentes facções estão lutando entre si pelo controle de territórios, uma vez que lá não há Estado pra proibir nada!! O nome disso disso é LIBERDADE ANARCOCAPITALISTA! Né!?

  • @canalsenagames
    @canalsenagames Před 7 měsíci +30

    O que eu ouvi ele dizer: "Eu não sei como funcionaria a justiça privada logo acho que não daria certo"

    • @OscarV26
      @OscarV26 Před 7 měsíci +6

      O que ele disse "Não funcionaria uma justiça privada"

    • @canalsenagames
      @canalsenagames Před 7 měsíci +3

      @@OscarV26 justiça privada é mais velha que andar pra trás, é um serviço como qualquer outro, só que o estado monopoliza por que lhe convém

    • @punhosdepano5805
      @punhosdepano5805 Před 6 měsíci +3

      ​@@canalsenagamesFuncionar até funciona,mas não é justo com a população trabalhadora.

    • @canalsenagames
      @canalsenagames Před 6 měsíci

      @@punhosdepano5805 por que?

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 6 měsíci

      ​@@canalsenagamesJustiça privada existe, mas de forma complementar não total.
      No Anarco Capitalismo a justiça privada seria alinhada com tudo privado, inclusive a cidade. Você acha que a justiça privada iria condenar o dono da cidade? Ou os grandes empresarios da cidade?
      Ia acontecer o que aconteceu nos EUA esses tempos, os empresários pagavam aos juizes para condenar as pessoas, pois os presídios privados recebiam por cabeça, então quanto mais pessoas presas, mais dinheiro.
      Justiça privada só seria possível quem tem grana para pagar. Se eu der porrada em um morador de rua, acabou pra ele.
      Significa que gosto do que temos hoje? Claro que não...mas o Anarco Capitalismo só piora as coisas, com ideias absurdas e ridículas.

  • @yoshikoga8155
    @yoshikoga8155 Před měsícem +1

    Justiça privada nem é um problema tão complexo assim...
    Bastaria que a sociedade já fosse organizada em jurisdições privadas, uma espécie de cidade privada. Aqueles que decidirem morar naquele lugar sabem das regras de governança e aceitam voluntariamente a elas, pois de todas as opções concorrentes, aquela se mostrou a melhor segundo sua visão de mundo.
    Dentre outros fatores que o indivíduo deveria analisar onde iria ter residência ou por quais lugares faria turismo, seria justamente as empresas contratadas pra fazer justiça e/ou segurança. Se for uma empresa que se mostrou de confiança segundo sua avaliação, aquela jurisdição ganha um pontinho na hora da escolha.
    A escolha nem precisa ser 100% racional, basta que o indivíduo seja responsabilizado integralmente por toda e qualquer escolha e suas consequências. Não é tão difícil gente...

  • @lucio-xr4kx
    @lucio-xr4kx Před měsícem +1

    seria uma empresa na qual se a maioria das pessoas cancelarem e não pagarem ou irem a concorrentes logo iriam mudando empresas de local a local a ideia de não ter estado é estar livre de roubos alheios por serviços bem pagos e mal recebidos.

  • @Plithales2010
    @Plithales2010 Před 24 dny +2

    No anarcocapitalismo continuaríamos dominados pelos metacapitalistas e por grupos extremamente fortes, que ditariam as regras, da mesma forma como seria um Estado. O poder intrínsecamente humano continuaria existindo, acima da autorregulação do próprio capitalismo.

  • @danielmonteiro7019
    @danielmonteiro7019 Před 11 měsíci +23

    "não existe sociedade ideal", "não existe solução ideal pra nada". cirúrgico!

    • @MrArthur4798
      @MrArthur4798 Před 10 měsíci +2

      Existe a menos pior pelo menos

    • @danielmonteiro7019
      @danielmonteiro7019 Před 10 měsíci +8

      @@MrArthur4798 que, com certeza, não é o modelo ancap 🤦‍♂

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před 9 měsíci +1

      @@danielmonteiro7019 Por que não?

    • @Pytterr
      @Pytterr Před 9 měsíci

      só escapa o fato de que o estado é coercitivo

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 9 měsíci +1

      ​@@MrArthur4798Sim, o menos pior é o Anarco Comunismo ou a Economia Baseada em Recursos...contudo, acredito que cada povo e cada região deve adaptar o modelo que mais se identifica.
      Que cada cidade seja autônoma e escolha o que convém para seus moradores. Nenhum modelo é universal e nenhum modelo é perfeito.
      Para mim o Anarco Comunismo é superior...mas não quer dizer que todos os lugares do mundo devam adota-lo.

  • @ThomazDelvan
    @ThomazDelvan Před 5 měsíci +3

    Tudo que o estado hoje fornece no Brasil é precário.

  • @sebastiaohenriqueissa223
    @sebastiaohenriqueissa223 Před 2 měsíci +2

    As grandes corporações empresariais é quem deveriam o poder, no anarcocapitalismo não haveria espaço para as pequenas empresas e para a classe trabalhadora!

    • @denisaugustoliossi9117
      @denisaugustoliossi9117 Před měsícem +1

      como elas extinguiriam as empresas menores e a classe trabalhadora, e porque já não fizeram isso?

  • @CarlosHenrique-ct3vk
    @CarlosHenrique-ct3vk Před 25 dny +1

    Testando

  • @matheussteinmetz
    @matheussteinmetz Před měsícem +2

    Ele, na verdade, descreveu a justiça Estatal.

  • @nivaldoamaral3309
    @nivaldoamaral3309 Před 8 měsíci +4

    Aguardo mundo ansioso o discurso do MILEI e do TRUMP (próximo presidente americano) na ONU!!!

  • @alandacruz3386
    @alandacruz3386 Před 6 měsíci +11

    Anarccapitalismo ou (Libertarianismo) não tem nada haver com liberalismo
    tem haver com "Descentralização de Poder"
    Ha sim governanças, mas nada Estatal, fora que leis e regras....a sociedade ja tem de sobra.....fora que caso algo precisasse ser mudado, muitas advocacias que definem as leis, regras e punições se colocariam em organização, para ver qual regra é melhor para o caso a seguir...na medicina, os profissionais ja se reúnem para discutir técnicas, métodos, mudanças e por ai vai, e existe um nome (da qual não me lembro) para este modelo!
    Só se esquecem que Descentralização é o temor de qualquer Governo e monopólio!

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 4 měsíci

      Se há governança não é libertarianismo. Anarco Capitalismo é um feudalismo disfarçado e está longe de ser Anarquista e Libertário. Não existe Libertário de direita.
      O libertarianismo de verdade é a destruição das hierarquias, capitalismo, Estado e qualquer forma de coerção.
      Seriam Municípios Libertários, onde o povo diretamente vota nas normas e organização do Município, que por sua vez seriam descentralizados em bairro. Note que eu disse normas e não leis, pois não existe lei na Anarquia.

  • @yurilsaps
    @yurilsaps Před 6 měsíci +44

    Em pensar que 50 anos atrás ainda existiam filósofos e intelectuais de verdade. Hj sobrou esse chorume

    • @thgbox
      @thgbox Před 5 měsíci +1

      Seu chorume é livre..ops...seu choro é LIVRE hahahahhaahahha

    • @mortypixyes1286
      @mortypixyes1286 Před 5 měsíci +1

      Chora mais que ta pouco

    • @canudo2100
      @canudo2100 Před 3 měsíci +4

      Poderia nos apresentar suas objeções às ideias do mano pondé?
      Negligenciar o debate por meio de xingamentos não traz o avanço da discussão por nenhuma das partes.

    • @alanribeiroferreira8951
      @alanribeiroferreira8951 Před 3 měsíci

      Em vez de ficando xingando, lance sua ideias no debate, caso tenha capacidade para tal.

    • @carlosalexandrecarvalhoaba916
      @carlosalexandrecarvalhoaba916 Před 3 měsíci

      ​@@alanribeiroferreira8951quer argumentos: ele analisou a questão de justiça como se fosse algo único ou a sociedade única. No conceito geral, cada cidadão poderia viver no meio onde escolhesse e a justiça que quisesse. Não haveria um único sistema de justiça, você poderia aderir ao que entendesse mais competente. Até, a sociedade você poderia escolher a que entendesse melhor.

  • @marcusviniciusscortegagnac1951
    @marcusviniciusscortegagnac1951 Před 11 měsíci +2

    Muito Bom o pensamento.

  • @Zemael
    @Zemael Před 6 měsíci +1

    Competição livre... se fosse uma corrida rústica e se vc é pobre vc larga lá da outra rua carregando um saco de pedra. Se você é rico pode ir de bike elétrica... Estado mínimo pra não ter regra melhora mais ainda a disputa. Um sistema quebrado que cada maluco tenta arrumar pra si. Enquanto isso na base já fizeram a gente, que trabalha pra viver, nos odiarmos sem diálogo. Bora na ilusão dos milhões. Ai resolve tudo...

  • @roberto6512
    @roberto6512 Před 3 měsíci +1

    Não importa se é anarcocapitalismo ou comunismo, ambos são extremos.
    É preciso equilíbrio e moderação.
    Não existe direção sem liderança.
    Digamos que o Brasil adotasse o anarco em pouco tempo iria surgir liderança de todo tipo.
    Quanto ao comunismo não precisa de explicação.

  • @afonso_santos
    @afonso_santos Před 11 měsíci +1

    QUND EU FOR IMPERADOR DO MUNDO..MTA COISA HÁ DE MUDAR

  • @ayelopadalino5999
    @ayelopadalino5999 Před 11 měsíci +25

    Os humanos evoluíram pra viver em sociedade e cooperação mútua por isso evoluimos nossa comunicação e construímos a historia e dividimos conhecimento isso fez a gente se desenvolver e ter toda tecnologia que temos hj, agora como que uma ideologia que so pensa nos seus próprios interesses individuais daria certo??? A galera esquece da complexidade das ferramentas mais simples que temos um humano sozinho é praticamente incapaz de produzir um simples lápis.

    • @felipelopes7976
      @felipelopes7976 Před 11 měsíci +16

      Daria certo porque respeitaria a propriedade particular, liberdade individual e livre concorrência

    • @guilhermegoldman
      @guilhermegoldman Před 11 měsíci +6

      Claro que daria, não viu como foi bom na idade média?!

    • @felipelopes7976
      @felipelopes7976 Před 11 měsíci +11

      @@guilhermegoldman O libertarianismo/anarcocapitalismo é o melhor caminho para uma sociedade mais livre e próspera, e na idade média a maioria dos países nao era anarcocapitalista ou libertários, havia muita violação da propriedade particular e autoritarismo

    • @DaniloGentili-rl5bq
      @DaniloGentili-rl5bq Před 11 měsíci +16

      ​@@guilhermegoldmana idade média era tão liberaria que se você não se ajoelhar-se diante do rei tinha a cabeça arrancada

    • @guilhermegoldman
      @guilhermegoldman Před 11 měsíci +3

      @@DaniloGentili-rl5bq e aí você quer voltar pra isso?! É algum fetiche?

  • @stormilha
    @stormilha Před 7 měsíci

    Oba, hoje agrada so a si propria.

  • @GF-qv8bx
    @GF-qv8bx Před 3 měsíci

    Seria maravilhoso.

  • @silvanabaralha8665
    @silvanabaralha8665 Před 8 měsíci +1

    Quem produz insegurança jurídica é o estado porque enquanto monopolista permite-se mudar as regras cujas consequências os outros é que vão sofrer!
    Basta mudar o regime para se instalar insegurança!
    É falsa essa premissa portanto!
    Será um pouco como defender o monopólio da representação de valor ( dinheiro) com o mesmo preciso argumento- segurança monetária e financeira, por ex- num universo de eterna inflação, que acontece precisamente pela proibição de rejeição da representação de valor ( moeda) estatal! Caso as pessoas pudessem rejeitar a representação de valor que desvalorizasse, representações de valor que não inflacionassem seriam selecionadas em detrimento das que são- é o monopólio que proporciona a inflação!
    Não existe razão alguma para se acreditar que algumas pessoas devam decidir monopolisticamente para os outros isentando-se das consequências dessas suas decisões, que apenas são possíveis ( as consequências) em competição/ concorrência, e onde o provedor desse bem ou serviço ( ao caso a justiça) não tem receita garantida mas esta sim depende da sua proficiência em servir os outros- por outras palavras é aceite ou rejeitado!
    Logicamente não seria o único a oferecer tal serviço num dado escopo geográfico que chamamos "sociedade", que por si é um conceito falho que supostamente abrangeria milhões de pessoas debaixo de um mesmo escopo, e isso é que não funciona, pese embora seja a premissa do estado!
    É o estado que "fecha" grupos humanos enormes debaixo de um mesmo toldo para depois afirmar que em tais moldes apenas tal instituição, a operar em monopólio, poderá resultar, sob pena de fragmentação do poder de decisão, coisa que invalida a posição monopolista do estado em quase tudo, situação que naturalmente não lhe agrada...
    Existe um processo de selecção natural em toda a natureza, nas relações humanas inclusive.
    Não existe evolução/ aferição do melhor processo / resultado quando alguém- ou alguma instituição, mais concretamente- se permite ficar acima do processo de selecção, ou seja, da rejeição. Pelo contrário, parte da premissa que pode funcionar rejeitando precisamente a hipótese de o ser- de ser rejeitado, portanto.
    Por outras palavras existe pela via da força.
    São as pessoas que ainda acreditam neste cenário é que têm que defender a sua dama, não aqueles que já compreenderam estas falhas absolutamente básicas que têm que apresentar soluções.
    Quem acredita no monopólio é que tem que explicar porque acredita nisso e como garantir a sua eficiência FORA do processo de rejeição daqueles a quem o serviço se destina.
    Provedores de bens ou serviços que as pessoas são obrigadas a pagar não têm sequer como saber se estão de facto a cumprir, uma vez que o sistema ( imposto) cobra sempre, tornando a premissa da segurança jurídica enquanto sendo o "produto", inválida pela sua própria ineficácia: qual é a validade do apelo à segurança de tal sistema cujo funcionamento não é possível aferir concreta e objectivamente? E quanto serviço de justiça é, de facto, preciso num dado escopo geográfico numa dada população, por ex? E quanto custa essa justiça? Via tributação não tem como aferir tais valores!
    De qualquer forma é sempre bom ouvir Pondé, mesmo quando ele está errado ;).
    Cump.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 6 měsíci

      Em um sistema privado de justiça, apenas os que possuem meios (leia-se dinheiro) irão acessá-la. Um morador de rua não tetia a menor chance contra o dono da cidade privada, ou contra os grandes empresários da cidade. Os pobres teriam que se sujeitar, pois jamais teriam condições de pagar 5, 10 advogados como os grandes ricos da cidade privada podem.
      Eles podem inclusive contratar uma milícia privada para te ameaçar, o que você fará? Nada!
      É o feudalismo ressuscitado.
      Significa que concordo com o que temos? De jeito nenhum, contudo o Amarco Capitalismo passa longe de ser uma resposta realista para nossa sociedade.
      É muito mais uma propaganda do que uma ideologia propriamente dita... é como a Terra plana por exemplo.

  • @bento663
    @bento663 Před 11 měsíci +6

    essa Chaui uma vez ouvi dela uma palestra durante duas horas... onde ela só mostrou e repetiu os problemas do mundo mas não forneceu nenhuma solução...uma teorica do comunismo utópico...uma desgraça de mulher...

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před 11 měsíci

      Já assisti umas palestras dela também, só entendi que ela gosta de socialismo e odeia a classe média

    • @rahanlion9123
      @rahanlion9123 Před 10 měsíci

      Mais esse é o pensamento comunista, críticas eternas , descontrução/detruição, caos e nada de útil, nenhum exemplo pratico benefico de um sociedade funcional, a única coisa que cantam é tal da "mais valia" onde quem produz o iphone 15 vai ter condição de comprar o produto que fabricar números não é forte dessa turma para que se chegue na solução de uma sociedade com equidade, muita converrsa pra boi dormir, so consegue enganar os revoltosos.

  • @lipeetfj
    @lipeetfj Před 2 měsíci

    O ideal é a autodeterminação dos povos que pensam e se comportam de maneira semelhante. As sociedades de maior sucesso na humanidade até hoje são dessa forma. Países continentais com vários outros sub países dentro (Brasil) jamais funcionarão.

  • @Pytterr
    @Pytterr Před 9 měsíci +12

    ancap não se propõe a resolver nada do que o estado diz que vai resolver e piora ou causa.

    • @mortypixyes1286
      @mortypixyes1286 Před 5 měsíci

      Ancaps só sabem apontar os problemas do estado e jogam soluções ridiculas totalmente fantasiosas, não existe resposta fácil para problmeas complexos

  • @EduardoGomes-sn3kv
    @EduardoGomes-sn3kv Před 4 měsíci

    nao sabemos se é evidente pelo simples fato que ele não aconteceu

  • @cmte.brazinazzo2061
    @cmte.brazinazzo2061 Před 2 měsíci +1

    Paraíso do Bancos. Tu ia dormir na rua rapidinho!

  • @JonatanPereiradasilva
    @JonatanPereiradasilva Před 2 měsíci

    Eu discordo da visao dele sobre justiça provada, pois mesmo que acontecesse oque diferia eles do governo ele basicamente descreveu o governo.

  • @DanielSouza..
    @DanielSouza.. Před rokem +27

    Como seria uma sociedade de leis privadas?
    - A justiça seria privada e independente: Juízes não seriam maiores do que qualquer cidadão, e poderiam ser julgados por juízes de outra empresa de justiça caso descumprissem a lei natural e as regras contratuais. E com a concorrência, a população poderia simplesmente escolher a empresa que possuísse melhor desempenho e melhor preço, a depender das necessidades dele... Muito diferente do que temos hoje, onde não há escolha para a população e o indivíduo é muitas vezes desrespeitado.
    - As polícias passariam a ser empresas de segurança privada que desempenhariam uma segurança mais direta aos contratantes do serviço, e ao mesmo tempo beneficiaria a segurança de toda a região circundante do contratante. Assim, o mecanismo de concorrência mais uma vez possibilitaria a escolha por diferentes preços e modalidades deste serviço. Assim, também se aumenta o incentivo para que as empresas de segurança investiguem umas as outras e impeçam que os agentes cooperem com o crime, como hoje em muitos casos ocorre...
    - As áreas públicas como calçadas, ruas e praças, passariam a ser privadas e continuariam a ser de livre circulação, sendo financiadas, por exemplo, por estabelecimentos comerciais que visariam manter a qualidade delas para manter os seus clientes chegando até eles.
    - Não haveriam políticos para tirar dinheiro do povo (principalmente do pobre), fazendo obras sucateadas, criando burocracias, proibições absurdas, leis esdrúxulas, e beneficiar grupos já ricos enquanto da esmola para os pobres, para se manter no poder.

    • @advogadododiabo4002
      @advogadododiabo4002 Před rokem +20

      Fonte: Minha crença. O mundo SERIA melhor se todo mundo fosse bom. Isso se chama idealismo.

    • @dalsonoliveira1551
      @dalsonoliveira1551 Před rokem +4

      @@advogadododiabo4002 Caso queira algumas sugestões de livros…

    • @sorabejam1491
      @sorabejam1491 Před rokem +13

      @@dalsonoliveira1551 Sugiro sair um pouco dos livros e ver a vida como ele é amigo, vai fazer bem pra você.

    • @sorabejam1491
      @sorabejam1491 Před rokem +12

      Morador do mundo de Narnia!

    • @dalsonoliveira1551
      @dalsonoliveira1551 Před rokem +2

      @@sorabejam1491 interessante o argumento

  • @rlolalleskapot
    @rlolalleskapot Před 7 měsíci +5

    3:06 igual a o que acontece hoje?

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 6 měsíci +1

      Sim, com o Anarco Capitalismo é quase igual ao que temos hoje. É mais do mesmo... só vamoa trocar a opressão Estatal pela opressão patronal.

  • @aldrinspeck2724
    @aldrinspeck2724 Před rokem +9

    Anarcocapitalismo = tecnofeudalismo.

    • @rafaelflores448
      @rafaelflores448 Před rokem +12

      Feudalismo também é um tipo de estado, tanto que naquela época as pessoas tinham que pagar impostos para os senhores feudais

    • @aldrinspeck2724
      @aldrinspeck2724 Před rokem +4

      Exatamente: cobranca compulsoria por servicos prestados (defesa). o que eh o Estado senao a evolucao logica de um monopolio (privado) da violencia.

    • @rafaelflores448
      @rafaelflores448 Před 11 měsíci +6

      @@aldrinspeck2724
      não faz sentido dizer que o Estado é "privado" já que ele cobra impostos e impostos são uma agressão contra a propriedade privada

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před 11 měsíci +3

      @@aldrinspeck2724 Não tem nada a ver com feudalismo. E se numa sociedade ancap ocorre o processo de mercado com livre concorrência em que pessoas prestam serviços voluntariamente pelo preço combinado, não existe essa tal "cobrança compulsória" e não tem como existir um monopólio privado no entendimento correto desse termo.

    • @rahanlion9123
      @rahanlion9123 Před 10 měsíci

      Tecnofeudalismo = China!🤣

  • @joaojoao5547
    @joaojoao5547 Před 3 měsíci

    A justiça favorecer a um grupo ja é o que acontece hoje, não?

  • @user-tb2vw1tc1f
    @user-tb2vw1tc1f Před 2 měsíci

    anarcocapitalismo é um modelo economico ou politico?

  • @luckyink3092
    @luckyink3092 Před 3 měsíci

    Sou simpatizante do anrcocapitalismo mas nesse quesito jurídico entre outros deveria ser melhor elaborado.

  • @maicon9242
    @maicon9242 Před 3 měsíci

    Os grandes estados no futuro vão desaparecer, viveremos em pequenas cidades autônomas. Pagamos muito mais pela justiça hoje e ela é extremamente ineficaz e ideológica.

  • @alecsonribeiro2207
    @alecsonribeiro2207 Před 4 měsíci +1

    "Ain, em tese isso, em tese aquilo". Filhão, em tese até o socialismo funciona.

  • @heltoneverton35
    @heltoneverton35 Před 3 měsíci

    O argumento final do pondé foi afirmar que a competição não põe em ordem (sem explicar como). No entanto, os sistema de justiça libertário teria um alvo no que é mais justo (e isso por si já é ordem). Mas a dúvida da Tais era sobre a resolução de conflitos por partes com bastante diferença de poder. Nestes casos, decisões judiciais consideradas injustas deixam progressivamente de serem convocadas em comum acordo, por falta de legitimidade na resolução dos litígios. Isso levaria a falência, já que não entrega bom serviço.

    • @jfinvestor
      @jfinvestor Před 2 měsíci +2

      E quem executará a ordem de um tribunal? E se o sentenciado não aceitar a sentença e recorrer a um tribunal tão relevante quanto o outro e consegue uma sentença a seu favor contrária a do tribunal contratado por outra parte? se o processado não aceita ser julgado por aquele tribunal e é julgado a revelia? se ele contrata um força de segurança privada para se defender caso não reconheça a sentença? e se um tribunal começa a comprar todos os outros? e se começar a surgir um tribunal em cada esquina, a cada bairro?

    • @heltoneverton35
      @heltoneverton35 Před 2 měsíci

      @@jfinvestor A execução da sentença não é problema. O sentenciado pode recorrer a outro tribunal, até um número limitado de vezes conforme estipulação de lei e concordância da outra parte quanto ao tribunal. Julgamento a revelia não é problema e dificilmente ocorrerá. Não haverá como contratar empresas de segurança para se defender da justiça, sendo que as próprias empresas de segurança terão contratos desestimulando os crimes dos seus clientes para não pagarem seguros (indenização) às vítimas. Os tribunais poderão existir aos montes conforme seja economicamente atraente estudar, se formar em juiz e abrir empresa -tribunal. Quando a concorrência for elevada e a remuneração não valer o custo de formação os tribunais novos param de surgir e alguns fecharão. Os melhores e mais procurados permanecerão.

    • @RafaelViana-yp1wk
      @RafaelViana-yp1wk Před 6 dny +1

      Se nao existe uma regulamentação de leis para regir toda a sociedade entao eu posso criar minha impresa que vai me julgar e assim sair impune, oque me empediria?

  • @essaeminha7292
    @essaeminha7292 Před 3 měsíci +1

    privatização é melhor que estado.

  • @matheushenriquecarvalhodia359

    E quem liga pra que filósofo fala?

  • @danielschmitz1520
    @danielschmitz1520 Před měsícem

    Primeiro, se fala em insegurança jurídica, como se o objetivo do anarcocapitalismo seria a perfeição, oq não é, o real objetivo é uma justiça melhor que a atual, que é só causa insegurança jurídica, problemas continuarão a existir, mas em um grau menor. Segundo, as pessoas por si só já buscam o anarcocapitalismo, ou pq o estado não atende suas necessidades ou pq o estado é incapaz de fornecer oq promete, toda vez que vc usa do seu esforço, dinheiro e tempo, para fazer algo que o estado não consegue fazer por vc, vc está sendo livre dele, e cada vez mais as pessoas preferem isso ao depender do estado.

  • @user-qw5tk4xh3m
    @user-qw5tk4xh3m Před 7 měsíci

    Sim..... Nunca existiu, não existe e jamais existirá uma nação, onde o povo da mesma, tenha humanização adequada para trabalhar em todos os sentidoso, com"perfeição" para que a sociedade principalmente, não tenha classificações como: classe media, classe media baixa ou alta, pobre, rico......esse tipo de conportamento, não é para os seres humanos..... Existem poucas pessoas, que vivam sonhando com isso.... E poucas andorinhas não fazem verão.

  • @tadeuporto8882
    @tadeuporto8882 Před 2 měsíci +1

    O estado já é uma entidade privada amigo. Deixa de ser filosofo e vai ver na prática como funcionam as coisas. Enquanto houver pessoas sentadas numa cadeira, haverão interesses próprios ali!

  • @tannato4864
    @tannato4864 Před 3 měsíci

    Esse raciocínio do pondé é mt mais complexo do que parece
    No entanto uma sociedade anarcocapitalista, no geral seria melhor sim para a maioria, para quem é criativo e disposto a gerar riqueza e inovar.

  • @naocliqueaqui8416
    @naocliqueaqui8416 Před 7 měsíci +1

    No final o homem é lobo do homem, um sistema político já não funciona, inagina um tao (arbitrário) livre ksks, o jeito vai ser criar aqueles 3 robôs da NERV em Evangelion

  • @AldairVL
    @AldairVL Před 3 měsíci +2

    Vão começar com essa história de novo, anarcocapitalismo não é extremismo é a solução para a cleptomania política

    • @matttt60
      @matttt60 Před 2 měsíci

      Não é extremismo porque anarcocapitalismo não existe. Anarquismo é de esquerda e contra o capitalismo e a propriedade privada, não existe capitalismo sem prorpriedade privada

  • @denisaugustoliossi9117
    @denisaugustoliossi9117 Před měsícem +1

    Ao concluírem que a justiça se inclinaria a favor dos ricos, lembrem-se que os pobres são uma fatia muito maior de mercado do que os ricos. Por que uma empresa favoreceria uma minoria de pessoas em detrimento de outros milhões?

    • @mrtobiramasenju5183
      @mrtobiramasenju5183 Před měsícem

      Porque as empresas são controladas por essas mesmas minorias?

    • @denisaugustoliossi9117
      @denisaugustoliossi9117 Před měsícem

      @@mrtobiramasenju5183 sim, e como eu vou favorecer a minoria da minha fatia de mercado em detrimento da maioria? Ou o governo também não diz que pensa nos pobres somente por que são maioria de votos?

    • @user-tx8rr7ew2f
      @user-tx8rr7ew2f Před 28 dny

      Pq um tem milhões de reais pra dar pro juíz, pois explora a mão de obra alheia.

    • @denisaugustoliossi9117
      @denisaugustoliossi9117 Před 28 dny

      @@user-tx8rr7ew2f Qual a vantagem de só vender Ferrari para uma minoria milionária, e deixar de vender Palio para uma maioria pobre?

  • @marcelocarlos2565
    @marcelocarlos2565 Před 2 měsíci

    Seria o fim do mundo em 2008 com a crise do subprime dos USA.

  • @jalisonramos7059
    @jalisonramos7059 Před 3 měsíci +1

    Vim do futuro pra dizer que milei ganhou e esta fazendo um ótimo trabalho

    • @matttt60
      @matttt60 Před 2 měsíci +1

      Otimo trabalho? Argentina tá cada vez mais destruida

    • @rodrigoh1025
      @rodrigoh1025 Před 2 měsíci +1

      Ótimo trabalho 😂😂😂

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 2 měsíci

      Seu futuro é uma realidade alternativa.

  • @bento663
    @bento663 Před 11 měsíci +1

    eta Pondé, agora gostei!!!

  • @robsonfernandes1994
    @robsonfernandes1994 Před 11 měsíci +12

    Ponde sabe nada sobre o anarcocapitalismo, leu mas infelizmente não compreendeu o anarcocapitalismo, chame o Peter do Visão libertária. O anarcocapitalismo é o único modelo realmente praticável

    • @asuka_strikes6006
      @asuka_strikes6006 Před 11 měsíci +1

      Piada de mau gosto chamar o peter

    • @robsonfernandes1994
      @robsonfernandes1994 Před 11 měsíci

      @@asuka_strikes6006 vc tem a Asuka na foto de perfil, não venha falar de piadas kkk

    • @asuka_strikes6006
      @asuka_strikes6006 Před 11 měsíci +1

      @@robsonfernandes1994 Asuka é mo poggers mano, o Peter é mo cringe blue pill

    • @robsonfernandes1994
      @robsonfernandes1994 Před 11 měsíci +1

      @@asuka_strikes6006 Ta, ele tenta abrir os olhos do povo passando a mensagem de q o governo ti rouba, pega parte doq ti roubou e paga imprensa, escola e td mais pra ti convencer q ti rouba para o seu próprio bem e q precisa ti roubar mais por isso. Cringe é apoiar quem ti rouba "estado"

    • @TheLucasbr152
      @TheLucasbr152 Před 11 měsíci +3

      Pelas falas do Pondé ele nem chegou a ler os livros introdutórios sobre anarcocapitalismo.

  • @jsc3739
    @jsc3739 Před 3 měsíci

    "Olavo tem razão" inclusive a respeito desse Pondé !

  • @JulioJunior1974
    @JulioJunior1974 Před měsícem +3

    Todas as falhas que ele julga acontecerem em uma arbitragem privada já existem em um nível muito pior na justiça estatal. É cada uma !

  • @miguelgoncalves820
    @miguelgoncalves820 Před měsícem

    Apenas por um minuto de fala ja dá para percebemos que este cidadão não conhece o básico do conceito de anarcocapitalismo.

  • @Henrique.Souza0601
    @Henrique.Souza0601 Před 6 měsíci

    Ahh, e aqui com juiz que acha que é Deus, não tem esses problemas mencionados não, né? 😂 Oh Deus...

  • @Lucas_S_Silva
    @Lucas_S_Silva Před rokem +26

    O anarcocapitalismo é fruto de uma sociedade cada vez mais individualista e narcisista. Quem defende isso não pensa no bem da sociedade, pensa em como a sociedade deveria servir a esse indivíduo defensor dessa utopia.

    • @entsu69
      @entsu69 Před rokem +30

      A sociedade não deve servir ao indivíduo, e sim cada indivíduo servir a si

    • @Jonathan_Rezende
      @Jonathan_Rezende Před rokem +35

      É justamente o contrário do que você escreveu. O libertário não quer que ninguém viva as custas de ninguém contra as suas próprias vontades.

    • @Lucas_S_Silva
      @Lucas_S_Silva Před rokem +6

      @@Jonathan_Rezende ou seja, individualista

    • @Lucas_S_Silva
      @Lucas_S_Silva Před rokem +8

      @@entsu69 compreendo, só tem mais uma coisa: cada indivíduo tem um papel na sociedade. As pessoas que vejo defenderem esse tipo de pensamento, na prática, querem não precisar cumprir seu papel, mas querem que a sociedade deva algo a elas.
      No discurso, falam que não querem ficar atrelado a ninguém.

    • @telesmarquesLP
      @telesmarquesLP Před rokem +9

      @@Lucas_S_Silva Anarcocapitalismo é uma regra baseado em propriedade privada. Cada um faz o que quer da vida. Se quer ser individualista você será, se não quer, será o que quiser. Ninguém tem nada com isso... é Baseado em pacto não gressão e trocas voluntárias...
      É uma regra baseado no pacto não agressão, onde ninguém deve agredir o outro, pois seria punido severamente... E também não está baseado no socialismo onde as pessoas tem que ser obrigadas a contribuir com a socieade, cada um é livre para contribuir ou não.
      Eu acho utópico no mundo de hoje, apesar de gostar do argumento deles. O que eu percebo é que a tecnologia vai avançar tanto que no futuro isso possa se realizar, mas tenho minhas dúvidas!!

  • @MrArthur4798
    @MrArthur4798 Před 10 měsíci +3

    Pondé com todo respeito você é muleque um muleque

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 9 měsíci

      Sim, também achei.
      Ele foi muito gentil com o Anarco Capitalismo. Ele deveria expor a verdade sobre seu fundador que era um supremacista branco, amigo do presidente da KKK e defendia abertamente a escravidão por dívida.
      Ele deveria ter esculachado essa molecagem Ancap (aliás, não tem como ser Anarquista e Capitalista).

  • @cassiusrodrigues9302
    @cassiusrodrigues9302 Před 4 měsíci

    Esse video ta envelhecendo como o leite. Mais uns 2 anos de PT e o próprio Pondé vai se declarar ancap

  • @amarildodartibale8712
    @amarildodartibale8712 Před 10 měsíci +5

    Existe sim sociedade ideal e fundada por Deus...mas os povos não querem obedecer ao Deus criador...mas infelizmente o narrador desta entrevista desconhece ou faz vistas grossas a Deus...simples assim!!!!

    • @patrickcostadossantos9380
      @patrickcostadossantos9380 Před 9 měsíci

      Que sociedade foi fundada por Deus?

    • @CuriosoCurioso-ku1gp
      @CuriosoCurioso-ku1gp Před 9 měsíci

      ​@@patrickcostadossantos9380 o Antigo Israel, Rei Davi, Rei Salomão...é unanimidade que aquela época foi próspera e o auge do reino de Israel...e eles viviam rigidamente debaixo das Leis de Deus, entregues a Moisés

    • @patrickcostadossantos9380
      @patrickcostadossantos9380 Před 9 měsíci +3

      @@CuriosoCurioso-ku1gpmas aí tu me quebra né. Eu quero uma sociedade atual

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 9 měsíci

      O que Jesus fundou foi a Igreja, só que a Igreja cristã primitiva era completamente contrária ao capitalismo.
      "Diz-me de onde vem tua riqueza? De quem a recebeste? E aquele de quem ele a herdou? Do avô, dir-se-à, do pai. Será que poderias, remontando às gerações, provar que esta posse é justa? Não poderias comprová-lo porque sua origem e raiz estão necessariamente associadas a uma injustiça qualquer. Por quê? Porque Deus, no começo, não criou, de um lado, ricos, e do outro, pobres... Ele deu a mesma terra a todos. Como é que se explica que, sendo a terra comum a todos, tu possuis uma tão grande quantidade de hectares, enquanto seu vizinho nem sequer possui um punhado? 'Foi meu pai', dizes tu, 'que me transmitiu tudo isso'. - E ele, de quem recebeu esta terra? -'De seus antepassados'. Mas se recuar bem atrás, vamos encontrar necessariamente a origem....
      Quando alguém tenta apoderar-se de um bem para torná-lo seu, então, surgem as brigas, como se a própria natureza se indignasse pelo fato de que - enquanto Deus nos reúne os homens de toda a parte - nós nos dividimos por conta de nossas rivalidades, dilaceramo-nos por nossa necessidade de apropriação, reivindicando o teu e o meu - que são palavras congeladas. Neste caso, trata-se de hostilidade e aversão; mas,sem isso, deixa de haver hostilidade e rivalidade. Assim, é sobretudo, este estado de indivisão e não o outro que nos é hereditário, conforme a natureza...
      São João Crisóstomo

    • @guilhermegoldman
      @guilhermegoldman Před 9 měsíci

      @@CuriosoCurioso-ku1gp vai caçar teu próprio deus, velho! Deixa o nosso em paz!

  • @Leonardo-yi4wp
    @Leonardo-yi4wp Před 2 měsíci

    Eu nunca consigo entender nada que esse senhor fala. Se ele é intelectual, eu sou um burro

  • @sandromirandamachado2524
    @sandromirandamachado2524 Před 8 měsíci

    Pondé está defendendo o darwinismo social?

  • @lucioartner8011
    @lucioartner8011 Před 5 měsíci +1

    Olha, com esse estado absolutista que temos, não seria uma má idéia o anarcopitalismo.

  • @PATRIOTAQAP
    @PATRIOTAQAP Před 2 měsíci

    O Anarcocapitalismo é totalmente possível, sim. Privatizar tudo é possível, porém só funciona se TODAS AS EMPRESAS FOREM IDÔNEAS E TRABALHAREM DENTRO DA LEGALIDADE! Daí vemos o maior problema: Trazer honestidade pro país mais CORRUPTO e BANDIOLATRA do mundo!

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před 2 měsíci

      Legalidade? Quem faz as leis se tudo for privado? Justiças privadas? E quem teria acesso a elas? Pobres ou donos dos meios de produção?

    • @pedroh.c.bertozzo8199
      @pedroh.c.bertozzo8199 Před měsícem

      @@robertocaetano4945 amigo, pro capital girar, precisam ocorrer trocas voluntárias. Já é assim hoje. Se ninguém mais quiser fazer trocas com determinada empresa, acabou pra ela. É bem simples. Ou oferece boas condições, ou esquece. Ah mais os banqueiros vão fazer lobby para manter a taxa de juro deles iguais. Ai surge um outro banco com taxa de juros menor. Ah mais ai os bancos vão coaptar tudo. Ser humano é egoista, se ele ver que pode ganhar mais sozinho, ele vai ganhar mais sozinho. Tá na essência do ser humano isso.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před měsícem

      ​@@pedroh.c.bertozzo8199Não é assim que funciona, não existe livre mercado, existem cartéis, monopólios...uma empresa não quer competir de forma justa, isso é utópico, por isso o capitalismo nasceu do Estado, já que um se nutre do outro.

    • @robertocaetano4945
      @robertocaetano4945 Před měsícem

      ​@@pedroh.c.bertozzo8199Não é fácil montar um banco, você tem que ter renda....da mesma forma que quase ninguém no mundo tem grana para montar uma empresa de semi condutores, petróleo, gás, saneamento.
      Haveriam poucas empresas, logo um monopólio natural.
      Não é tão fácil haver concorrência em muitos setores. No campo científico, não haveria investimento, pois não há retorno.

  • @ciclistafantasmas
    @ciclistafantasmas Před 2 měsíci

    A Igreja Católica é a solução

  • @delisvanbentodasilva9371
    @delisvanbentodasilva9371 Před 8 měsíci +3

    Interessante que os Liberais se dizem alinhados aos princípios criacionistas, mas defendem a tal competição entre os indivíduos, termo Darwinista!!!

  • @wandersonfortuna1306
    @wandersonfortuna1306 Před 4 měsíci +1

    Justiça privada já existe asnos e a décadas. Vide a lei de arbitragem 9307/96