Visita ao Museu dos Fuzileiros Navais Fortaleza São José

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 2. 10. 2023
  • No dia 21 de setembro, o Jornal DR1 esteve na Fortaleza São José da Ilha das Cobras, no interior da Baía de Guanabara, no Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro. Fomos recebidos pelo Comandante Esley e pelo Suboficial Ferreira, responsáveis por guiar os grupos de visitantes ao Museu dos Fuzileiros Navais.
    Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história desta corporação em visita guiada ao museu, seus salões e túneis subterrâneos.
    Iniciamos a visita pelo “Salão 7 de Março”, salão este onde encontramos uma pintura que ocupa quase toda a extensão da parede, em largura e altura, do pintor Navarro Costa. Também apreciamos pinturas de Pedro Bruno, dentre outros artistas. O salão tem esse nome porque essa é a data da chegada da Família Real ao Rio de Janeiro.
    O Comandante Esley nos deu uma aula de História. Visitamos um monumento em homenagem aos mortos em combate desde 1622. O último a ser homenageado foi Adalarque, morto em uma emboscada em 1996, em Angola. Até o “Gorro de Fita”, a peça mais antiga do uniforme militar dos Fuzileiros Navais, foi reverenciada no seu centenário (1890-1990) e tem uma estátua em uma praça no pátio da fortaleza.
    Algumas mulheres recebem homenagens especiais e, dentre elas, Rachel de Queiroz, que é a madrinha da Marinha do Brasil e Paula Baiana, uma ex-escrava que vendia seus quitutes baianos na Fortaleza.
    Conhecendo os túneis subterrâneos, vimos as celas onde estiveram encarcerados Tiradentes e José Bonifácio. Realmente, uma aula de História em um museu a céu aberto.
    Maravilhados com tanto conhecimento e beleza do lugar, Dra. Ana Cristina Campelo, CEO do Jornal DR1, o professor Jorge Alberto, presidente da AILA (Academia Irajaense de Letras e Artes), que é Amigo da Marinha do Brasil, e nós da equipe de reportagem, aprendemos muito sobre essa corporação.

Komentáře • 17

  • @felipesants8936
    @felipesants8936 Před 10 dny +1

    VIVA A MARINHA DO BRASIL.

  • @joseamorimdesouzasobrinho9240

    Faço parte da História dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e me orgulho disso.

  • @marceloreis6561
    @marceloreis6561 Před 19 dny +9

    Último lugar que meu amado pai serviu. Era "Da Gola" e salvou navais na operação Graviola no Pontal do Cupe em Pernambuco em dezembro de 1966. Foi condecorado e os Navais prestaram honras militares no funeral. Ad Sumus!

    • @gracagarcia8943
      @gracagarcia8943 Před 15 dny +2

      ADSUMUS!!!

    • @AdemirPimentel-bh1yv
      @AdemirPimentel-bh1yv Před 15 dny +1

      Porque esse interesse pelas forças armadas,ainda mais depois que recebeu a marinha do IRÃ, INIMIGO DO MUNDO OCIDENTAL,?

    • @victorbaptista93
      @victorbaptista93 Před 9 dny +1

      Adsumus, servi no btl de Eng de FUzNAv onde todo ano homenageam pós morte sobre essa operação. História bem triste. Que seja eterna a lembranças dos guerreiros a qual sempre deverão ser lembrados

    • @marceloreis6561
      @marceloreis6561 Před 9 dny +1

      @@victorbaptista93 todo ano tem sim. Falava pro meu pai ir mas ele achava que não tinha feito nada de mais em pular n'água e salvar os irmãos de arma.

  • @cabrabaixo
    @cabrabaixo Před 15 dny +3

    Excelente!!!!! 👍

  • @ops70
    @ops70 Před měsícem +3

    Belo lugar!

  • @pescaesportiva796
    @pescaesportiva796 Před 16 dny +1

    Tenho muito orgulho de ter servido no CFN

  • @giaugustofernandessantos

    Trabalhei 33 anos na Ilha das Cobras e não conheci esse museu!

  • @hugopinheiro5787
    @hugopinheiro5787 Před 19 dny +2

    Linda reportagem, parabéns.

  • @sebastiaouchoa591
    @sebastiaouchoa591 Před 15 dny +2

    Servir a Marinha de "Gola" e passei diversas vezes perto do Comando Geral do CFN. Sempre tive curiosidade de conhecer essa parte da Ilha das Cobras, mas a vida de bordo (estava servindo no NTr Ary Parreiras) era corrida, sobretudo qdo peguei uma fase de reparos no navio no Arsenal de Marinha. Na verdade, antes de ingressar na Gola, tivera realizado o concurso para CFSD do CFN em concomitância às Escolas de Aprendizes. E fui Provado nos dois certames, porém a EAMPE chamou primeiro e terminei indo compor a turma Echo Uno /1985/86 daquela unidade de ensino da MB, embora minha queda de afeição era integrar ao CFN... Contudo, a MB é uma só, ou seja, de "Gola" ou "sem gola", ambos constituem a Força Naval brasileira. Para mim, foi um período de suma importância para chegar ao nível de sucesso em minha carreira na atividade Civil até me aposentar pós 34 anos e 2 meses de serviços públicos prestados ao Brasil via MB, Pernambuco(Sistema Penitenciário) e meu grato e querido Maranhão(Polícia Civil). Pretendo ir com minha esposa visitar esse museu antes da inevitável volta ao lar imortal. Parabéns pelo documentário. ❤

    • @pejjota1
      @pejjota1 Před 11 dny

      Afirmativo! A Marinha é uma só. ADSUMUS! 🤌

  • @marciliofirmino2685
    @marciliofirmino2685 Před 20 dny +1

    Uma aula de história do CFN.

  • @karlossilva4438
    @karlossilva4438 Před 21 dnem +2

    Como posso visitar?

  • @fernadocesar6461
    @fernadocesar6461 Před 14 dny

    Muito interessante, mas uma filmagem péssima