ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, DE ALDOUS HUXLEY (#52)

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 3. 12. 2015
  • *Quer ajudar a financiar o canal? Compre "Admirável Mundo Novo" na livraria da sua preferência usando os links abaixo*
    - Amazon: amzn.to/1UhfwjC
    - Submarino: compre.vc/s/fc9b772c
    - Livraria Cultura: compre.vc/s/0fa3ae52
    - Saraiva: compre.vc/s/c05e6350
    - Travessa: compre.vc/s/012129ca
    O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do CZcams. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais. Texto e edição: Isabella Lubrano.
    Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
    _
    CONTATO PARA PARCERIAS: comercial@lerantesdemorrer.com
    _
    ENDEREÇO PARA ENTREGAS OU CARTAS:
    A/C Isabella Lubrano
    Av. Paulista 1754, 13º andar
    São Paulo / SP
    CEP 01310-920
    _
    Ler Antes de Morrer nas redes sociais:
    Twitter: / lerantesde
    Instagram: / lerantesdemorrer
    Facebook: / lerantesdemorrer
    Skoob: www.skoob.com.br/usuario/24550...
    Sound Cloud: / radio-ler-antes-de-morrer

Komentáře • 1,1K

  • @arthurceci8152
    @arthurceci8152 Před 5 lety +656

    "Sessenta e duas mil repetições fazem uma verdade."

    • @prideandrade1667
      @prideandrade1667 Před 3 lety +11

      Tão atual

    • @thiagocsr9161
      @thiagocsr9161 Před 3 lety +18

      sim,mas no nosso #Brasil, basta BEM menos que isto, por exemplo, na tv basta ser dito UMA vez que o #povao tolo ja acredita cegamente! exemplos na #RedeGlobo #JornalNacional #JN #Globostas #televisoes #manipulacao ...

    • @prideandrade1667
      @prideandrade1667 Před 3 lety +12

      @@thiagocsr9161 estude.

    • @robervalplesdafonseca8555
      @robervalplesdafonseca8555 Před 3 lety +8

      @@thiagocsr9161 parece que você está no the circle.

    • @robervalplesdafonseca8555
      @robervalplesdafonseca8555 Před 3 lety +5

      @@prideandrade1667 como assim, de argumentos para sua opinião.

  • @AnaMariaMontardo
    @AnaMariaMontardo Před 8 lety +1655

    É um livro inesquecível mesmo. Enquanto eu lia, eu ficava boquiaberta quão visionário Huxley foi! Muitas das coisas que ele escreveu na sua distopia já acontece. Não temos a proibição institucionalizada da tristeza nem o soma, mas temos uma cultura que vê com suspeição pessoas como eu, que ao invés de estar na farra numa sexta à noite, fica em casa vendo vídeo de literatura hahaha. E temos as drogas (ilícitas e as lícitas - antidepressivos, ansiolíticos, tranquilizantes etc) para nos anestesiar das emoções negativas, isso sem falar no entretenimento, que não deixa de ser um tranquilizante. As pessoas suportam cada vez menos o sentimento de tristeza - em si e nos outros. E como professora, posso dizer que já chegamos a uma geração de pais que reclama na direção se você elege como leitura um livro em que haja morte, perdas, tristeza. Nem através da ficção eles admitem que seus filhos experimentem esse sentimento. Cansei de dar aula para alunos chapados de ritalina. Além disso, eu fico com muito, mas muito medo, quando leio nos comentários das redes sociais um monte de mulheres dizendo que não querem ter seus filhos por parto normal sob o argumento de que "isso é coisa pra vaca! Deus me livre sentir dor, pra quê isso?" Eu leio e penso "Isso é muuuuuuito Admirável Mundo Novo", essa repulsa ao natural, ao nosso lado animal (porque somos sim animais). Ou então quando vejo casais com banheiros separados "porque banheiro é muito íntimo". Esse nojinho que os humanos estão cultivando em relação aos seus semelhantes... Tudo isso está nesse romance. A assepsia, a segurança, os remédios, os avanços da medicina para evitar que bebês nasçam com o gene desta ou daquela doença, a escolha do sexo dos bebês... Essa intolerância à incerteza, ao medo, à angústia... Huxley cantou essas pedras todas em 1932.

    • @andredeazevedo1
      @andredeazevedo1 Před 8 lety +19

      Falou e disse! 👍

    • @AnaMariaMontardo
      @AnaMariaMontardo Před 8 lety +4

      +Thiaguinho BR Obrigada! Vou ler o livro recomendado.

    • @AlmirEsquarcio
      @AlmirEsquarcio Před 8 lety +21

      +Ana Montardo ele foi visionário... mas se quiser ler a "fonte" = A República, de Platão (atenção para "a nobre mentira").

    • @AnaMariaMontardo
      @AnaMariaMontardo Před 8 lety +4

      +Almir Já li. Aliás, muitos anos antes de ler Admirável Mundo Novo. ;)

    • @AnaMariaMontardo
      @AnaMariaMontardo Před 8 lety +14

      +Onilce Rolim Não li Laranja Mecânica. O do Bradbury eu li e gostei, mas acho Admirável Mundo Novo bem superior, acho que Huxley teve uma visão com mais alcance, precisão e profundidade. Huxley escreve melhor que Bradbury também. E talvez esses elementos - visão mais profunda e precisa & linguagem - estejam relacionados: disse Wittgenstein que "os limites da minha língua são os limites do meu pensamento", quer dizer, você pensa/percebe o tanto que sua língua e o seu domínio sobre ela permitem.

  • @casbayano
    @casbayano Před rokem +141

    Parece o comportamento das pessoas no Instagram. Todos sempre felizes e perfeitos. Overdose de SOMA

    • @fabiomanic6977
      @fabiomanic6977 Před rokem +3

      pois é, o huxley conseguiu vislumbrar mais ou menos o que vinha por aí. eliminação quase que completa da negatividade mediante algoritmos bizarros dessas redes sociais.

    • @VaniaOliveira-mj8dx
      @VaniaOliveira-mj8dx Před 11 měsíci +1

      Me dá uma gastura...

    • @marceltorres1874
      @marceltorres1874 Před 8 měsíci

      A diferença é que o Soma surtia efeitos reais. No Instagram é tudo fingimento. Nem a lombra tem...kkkkk

    • @alexarrudalima5559
      @alexarrudalima5559 Před 7 měsíci

      ​@@marceltorres1874no Instagram tem efeitos reais sim,quando você recebe like e se importa com isso você libera dopamina e fica feliz (quase uma droga)

  • @thomastavares9194
    @thomastavares9194 Před 7 lety +779

    Esse livro foi com certeza uma dos mais pesados que eu já li na minha vida. Aldous Huxley não foi somente um gênio escrevendo esse livro, na minha opinião ele foi um vidente, pois conseguiu prever o rumo que nossa sociedade tomaria no futuro. Ao analisar nossa sociedade hoje, principalmente agora com a evolução digital e o mundo virtual podemos perceber que alguns conceitos que Huxley trabalha no livro estão presentes na nossa sociedade. Nas redes sociais por exemplo, as pessoas estão sempre felizes e sente a necessidade de mostrar que estão felizes, e querem receber curtidas para se sentirem mais felizes, caso contrario não estão felizes e etc. O desapego nas relações afetivas também é algo que tem passado por reformas, hoje você tem o relacionamento aberto, o poliamor, o amor livre, a amizade colorida e varios outros. Antigamente quando alguém estava passando por um momento difícil e precisava superar dizia-se para chorar, para colocar para fora tudo o que se estava sentindo de ruim, hoje nos medicamos a tristeza com remedios e com consumismo. O dinamismo do capitalismo tomou proporções fantasticas, hoje nada mais se concerta tudo se troca. Cada vez que releio esse livro fico com medo imaginando em que mundo os meus filhos e netos viverão, temendo que seja um mundo cada vez mais parecido com o Admiravel Mundo Novo de Aldous Huxley.

    • @jessicabrenda1580
      @jessicabrenda1580 Před 6 lety +23

      Triste isso... Na bíblia já falava sobre esse único governo...

    • @jordanecosta7212
      @jordanecosta7212 Před 6 lety +3

      Thomas Tavares verdade!!!!

    • @dolydoly5679
      @dolydoly5679 Před 6 lety +51

      Verdade, depois de ler Admirável Mundo Novo eu posso dizer que fiquei um pouquinho mais paranoica kkkkk. Comecei a achar que ele era um vidente, não é possível... A questão do Soma no livro são os Antidepressivos de agora. O culto a promiscuidade é o famoso ninguém é de ninguém ou o pegue e não se apegue. A obsolescência programada dos produtos atuais... E ainda tem a ipnopedia, que é a TV e a Internet massificando o pensamento da população. Dá medo!

    • @fsmaia
      @fsmaia Před 5 lety +8

      Leia "A Ilha".

    • @alessandrasousa1263
      @alessandrasousa1263 Před 5 lety +19

      Trilogia das distopias pra mim: Admirável Mundo Novo, 1984 e O Conto da Aia.

  • @claralispector1233
    @claralispector1233 Před 5 lety +346

    Faltou a famosa frase: "Qualquer semelhança com o mundo atual é mera coincidência".

    • @joseluizdemedeiros7910
      @joseluizdemedeiros7910 Před 4 lety +8

      Exatamente Clara, recententemente vi uma reportagem em que um cientista Holandês, idealizou um útero artificial, cujo objetivo é para salvar bebes com risco de vida no ventre da mãe... porem quem não diz que já um passo para...

  • @markatto33
    @markatto33 Před 5 lety +282

    Fico impressionado como Admirável Mundo Novo e 1984 são tão ricos tematicamente, assertivos, impactantes e, claro, distintos entre si. Ambos constroem um futuro terrível de maneira oposta, em Huxley temos uma "ditadura da felicidade" e Orwell temos uma "ditadura do ódio". Ambos causaram um efeito muito relevante em mim: Um apreço pela liberdade, ainda que não saibamos conceituá-la exatamente, todos conseguimos sentir a sua ausência. Li os dois quase em sequência (li só 2 entre eles) e a sensação é tão maravilhosa quanto angustiante. Pois percebemos que apesar de falarem do futuro, essas distopias falam muito mais do presente, Admirável Mundo Novo já está acontecendo. 1984 também. Ora estamos mais próximos do primeiro, ora do segundo. Obrigado por esta resenha, abraços!

    • @AldebaranHikari777
      @AldebaranHikari777 Před 5 lety +3

      Alguém sabe o nome da música do fundo ? Se alguém souber , me avise ok!

    • @andrecarlosjosino464
      @andrecarlosjosino464 Před 3 lety +1

      Boa colocação

    • @milenaassuncaodeoliveira75
      @milenaassuncaodeoliveira75 Před 3 lety +2

      Uau! Agora eu sinto que preciso realmente ler ele, mas estou louca para pegar o livro fisico, porem acabei de baixar em e-book kkkk
      Mas aulas de filosofia falei sobre 1984 agora lá vou eu para seu extremo oposto mas igualmente impaciente

    • @mafaldasantana3242
      @mafaldasantana3242 Před 2 lety +6

      O Huxley foi professor do Orwell. Tenho a edição que contém a carta que Huxley escreveu a Orwell acerca do 1984.

  • @izlirp7064
    @izlirp7064 Před 7 lety +444

    Pão + circo= soma!

    • @MariaFernandazz
      @MariaFernandazz Před 6 lety +3

      pensei nisso tbm sjhsjsh to estudando agr

    • @dolydoly5679
      @dolydoly5679 Před 6 lety +3

      Carpe Diem!!! Mas se cair no Locus Horrendos é só tomar um Rivotril ; )

    • @teclathug
      @teclathug Před 5 lety +14

      @@dennysfilipe3415 Não só as novelas, toda a programação é construida para impedir a massa de pensar criticamente

    • @persistentmutiny6955
      @persistentmutiny6955 Před 4 lety +1

      Livro top, canal top e você também é +top ainda!😁

    • @GilbertoJunior0
      @GilbertoJunior0 Před 4 lety

      Soma = Sugar

  • @wesleyprado2432
    @wesleyprado2432 Před 7 lety +227

    Este livro parace o FACEBOOK! !! TA todo mundo feliz la

  • @ze4409
    @ze4409 Před 4 lety +136

    No primeiro capítulo eu senti um desconforto tremendo e, justamente por isso, eu sabia que adoraria o livro.
    podia dizer muitas coisas, mas vou levar pra mim a frase de nosso amigo John:
    "Sim, eu me arrogo o direito de ser infeliz"

    • @suelipereira7171
      @suelipereira7171 Před 3 lety +3

      Estou no cap lll com muita dificuldade

    • @filipeguimaraes2843
      @filipeguimaraes2843 Před 3 lety +14

      Esses primeiros capítulos são sofridos mesmos. Mas, por mais estranho que pareça, foi o fato de ser sofrido que me prendeu à obra. A estranheza gerada pelos termos técnicos, um universo deturpado sendo exposto de maneira nua e crua. É horrível e ao mesmo tempo maravilhoso.

    • @sheilamoraes3682
      @sheilamoraes3682 Před 3 lety +2

      Eu tô no terceiro capítulo e tbm to com dificuldade, mas muito curiosa para os próximos capítulos pois ouço falar MT bem desse livro.

    • @joshevans8500
      @joshevans8500 Před 2 lety

      Que livro é esse na sua foto gato?

    • @matheussena2278
      @matheussena2278 Před 2 lety

      Achei o cap 3 bem chatinho de entender, mas depois fica tranquilo e envolvente. Terminei hj, livro realmente muito bom

  • @edilsonneto8925
    @edilsonneto8925 Před rokem +7

    "Fazer as pessoas amarem as condições das quais elas não escolherem estar mas foram predestinadas"

  • @jaquesgonvie4652
    @jaquesgonvie4652 Před 6 lety +29

    O que mais me chamou atenção(infelizmente) agora que acabei de ler o livro, foi que não me choquei de ver como é estruturada essa sociedade, pois muito do que se lê no livro se percebe na realidade atual, principalmente da droga soma, a banalização do sexo, o descaso com a família, a priorização da felicidade em detrimento à liberdade... O que me pareceu é que o mundo caminhou de acordo com o livro. Será que a vida vai imitar a arte? espero que Aldous Huxley não tenha previsto o futuro.

  • @eliasf.mourao9930
    @eliasf.mourao9930 Před 5 lety +46

    Estamos vivendo uma mistura de 1984 e Admirável Mundo Novo.

  • @vanessacamara4808
    @vanessacamara4808 Před rokem +14

    Um dos livros mais necessários que já li!
    Leitura feita em janeiro de 2023📚💡

  • @Plastfer
    @Plastfer Před 3 lety +41

    Nos anos 90 eu trabalhava eu era supervisor de produção em uma multinacional. lembro que uma coisa me chamava a atenção. A, com todo respeito, piãozada entrava na fábrica super alegre. Todos faziam piadas uns com os outros, sorridentes e agitados, faziam fila no relógio de ponto e seguiam alegres para o vestiário e deste modo seguiam o dia. O engraçado é que o pessoal da direção, com os melhores salários e mais estudados, entravam por uma portaria separada, todos com cara emburrada. Durante meu turno tinha acesso ao escritório e observava aquele bando de maus humorados em suas salas condicionadas. Não sei não, mas acreditava que quanto mais alienado da condição de vida que temos, mais felizes somos. Muito tempo se passou e acho que nada mudou daquela época. Hoje trabalho em outra função e invejo aquela piãozada.

    • @fabiotorres1124
      @fabiotorres1124 Před rokem +10

      Essa visão que você tem é real mesmo. O comodismo te faz aceitar melhor as coisas e te sobra tempo para fazer mais coisas. Já quanto maior o seu nível, maior a responsabilidade no trabalho, o que acaba acarretando em levar trabalho para casa e menos tempo para se dedicar às coisas importantes da vida. Normalmente pessoas de baixa renda têm mais contato com a família, divertem-se com coisas mais simples e não acham que precisam de muito para ser felizes. Já os níveis mais altos são o contrário, acha que o que possui nunca é suficiente para ter uma vida feliz.

  • @rmsilva1973
    @rmsilva1973 Před 3 měsíci +2

    A trinca Admirável Mundo Novo, 1984 e O Processo constitui a síntese perfeita da realidade atual (2024) do Brasil. Estamos acelerando a todo vapor para o fundo do poço...

  • @flavioferreira4978
    @flavioferreira4978 Před 5 lety +108

    Huxley tinha uma visão distópica oposta à de Orwell, mas o pior é que os dois estavam muito certos!

    • @tarcardoso
      @tarcardoso Před 4 lety +27

      Não cara, um olhou o Comunismo(Orwell) outro o Capitalismo (Huxley). "A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão seguer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor a sua escravidão" - Aldous Huxley. A visão dos caras não termina em um livro. Huxley ganhou pois o capitalismo ganhou a guerra fria (ou será que a China vai dar o troco).

    • @gabrielcerqueira097
      @gabrielcerqueira097 Před 4 lety +15

      Eu vejo a sociedade de 1984 evoluindo para a sociedade de Admirável Mundo Novo. Com a evolução da tecnologia, pra quê gastar esforços tentando controlar a população pelo medo, pelas torturas e afins? Aplica-se uma tecnocracia hedonista e todos aceitam de bom grado, ainda mais com a adição da droga da felicidade.

    • @PedroAlves-lc3tl
      @PedroAlves-lc3tl Před 3 lety +7

      A gente tem que levar em conta que o futuro do Orwell era apenas 45 anos a frente do lançamento do livro, enquanto que o do Huxley é seila quantos anos depois

    • @BarioniPaola
      @BarioniPaola Před 3 lety +6

      @@tarcardoso Orwell olhou para o Stalinismo. A crítica é a Stalin e a qualquer, QUALQUER sistema autoritário.
      Ou seja, um sistema de direita conservadora/reacionária também entra dentro da crítica do Orwell, pois é um sistema que dita que religião você deverá ter, por quem você deverá sentir atração e como você deverá agir, principalmente pautado pelo seu gênero.

    • @tarcardoso
      @tarcardoso Před 3 lety +3

      @@BarioniPaola Hummm...não mesmo. Nem Aldous Huxley indica o que esta falando. No mundo do poder não existe conservadorismo ou reacionarismo, tudo se baseia em manutenção/conquista do poder. Quem defende principio dualista são pessoas simplórias que não conseguem compreender a complexidade da vida e dos relacionamentos, são apenas piões nas mãos dos que de fato detêm o poder.

  • @italolinhares3796
    @italolinhares3796 Před 3 lety +8

    O livro conseguiu de fato definir a sociedade em que vivemos, de pessoas que fogem do sofrimento a todo custo, com anti-depressivos, álcool, religião e as demais variadas formas de SOMA. Outro aspecto interessantíssimo é a sociedade da beleza, do culto a boa forma, de imortalidade e felicidade a todo custo. Uma sociedade magra, de rosto impecável, que não perdoaram o passado e o sofrimento da personagem Linda, que ficou fora dos padrões sociais da época. As relações sexuais sem compromisso é outro aspecto importante do livro, sem amor não há dor, sem compromisso não há cobranças, típico da sociedade contemporânea, que quer tudo menos a dor e as dificuldades que a vida impõe!! Seu canal é top, meus parabéns!!

  • @alaideapereira4485
    @alaideapereira4485 Před 4 lety +44

    Li esse livro há 40 anos atrás e 1984 , e até hoje nunca me esqueci. E quando vejo a situação atual do nosso país, sinto que essa realidade de ambos está bem próxima de nós.

  • @lendas.historias396
    @lendas.historias396 Před 11 dny

    Li a versão em quadrinhos, adaptação de Fred Fordham. Aguçou-me a vontade de ler a obra completa, a original. E depois de te ouvir, sempre SENSACIONAL, agora vou correndo à Amazon.

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 Před 4 lety +41

    Vindo de 2020 para dizer que acabei de ler ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, é realmente sensacional, mas ao mesmo tempo assusta pois a humanidade pode sim cair num regime totalitário assim! Já tem gente por aí usando algum tipo de SOMA, pra fugir da realidade 😉Abram os olhos! Já li 1984, A Revolução dos Bichos, Fahrenheit 451, O Conto dá Aia e Os Testamentos.

  • @Manueljr31
    @Manueljr31 Před 4 lety +27

    A sacada em trazer alguém de fora dessa sociedade distópica, alguém que viveu em uma realidade destoante da apresentada, na minha humilde visão, é o ponto matriz da obra. Particularmente, o profundo diálogo entre o Selvagem e o Administrador Geral, me fez refletir bastante sobre os dias de hoje e no que está porvir.
    Quanto ao direito à infelicidade, reivindicado pelo Selvagem, fico pensando em quantos de nós teria a coragem de abdicar-se dos "vícios amáveis", do mundo sem doenças, sem tristeza, ressentimento, guerras e fome para viver em solidão. Abandonar os desejos carnais e a vida em sociedade para viver regozijando a um Deus mudo, que no fim das contas oferta um paraíso semelhante ao conquistado por aquela civilização. Pra falar a verdade, enxergo o Admirável Mundo Novo como uma utopia racional, um paraíso na terra, literalmente falando. Penso tal como o Administrador Geral, afinal de contas, qual o problema se todos estão felizes na situação em que se encontram?

  • @bmrolim
    @bmrolim Před 4 lety +47

    Admirável Mundo Novo e 1984 = Nova Ordem Mundial!

    • @Canalrealidadeexpandida
      @Canalrealidadeexpandida Před 4 lety +5

      Verdade verdadeira! E essa nova ordem mundial tá pra chegar já já...

    • @JoaoPedro-de5yp
      @JoaoPedro-de5yp Před 3 lety +2

      @@severodanilo mas isso e por motivos óbvios, por que o povo que sofre com a guerra esta passando necessidade e essas pessoas vem prometendo tudo de bom do melhor e na necessidade a racionalidade é deixado de lado, como aconteceu na Rússia comunista e Alemanha nazista

  • @cmlds
    @cmlds Před 4 lety +23

    Estou lendo e achando incrível! Fiquei impressionada com o que ele conseguiu prever lá em 1932, eu diria que o Huxley foi mais do que visionário, mas em alguns momentos chega a beirar a clarividência! É incrível!

  • @xcarlosjrx
    @xcarlosjrx Před 8 lety +104

    O livro do Aldous me foi indicado por um professor que encontrei na livraria... Foi também extremamente impactante. Um amigo também leu e eu fiquei um bom tempo sem nem beber cerveja, mas voltei, meu amigo até hoje não bebe e nem usa nenhum tipo de drogas. Fiquei meses pensando no pesadelo que é viver num mundo ou você nem se dá conta do que lhe cerca. Esse futuro eu não quero.

    • @danger7221
      @danger7221 Před 6 lety +7

      Carlos Junior Jesus Cristo é o caminho

  • @claudiodearaujosoares5863
    @claudiodearaujosoares5863 Před 7 lety +79

    na minha opinião, esse é o melhor canal de livros que eu já vi !!

  • @amandapncotta
    @amandapncotta Před 8 lety +103

    Esta resenha me trouxe em mente o filme "O doador de memórias". Sensacional! Vou ler.

  • @luciliafour
    @luciliafour Před 8 lety +38

    Pra mim um mundo sem pensamento crítico e sem liberdade é um pesadelo. Sou terminantemente contra as ditaduras, sejam elas violentas ou entorpecentes. Adorei a resenha. Parabéns

  • @vanessaarruda2980
    @vanessaarruda2980 Před 8 lety +11

    Eu li admirável mundo novo muuuuito nova. Acho que eu tinha bem uns 14 anos ou menos! Foi um livro tão surpreende que hoje eu considero como leitura obrigatória para todos que gostam de literatura. Esse livro mexeu tanto comigo que às vezes eu mesmo me sinto como o personagem criado na comunidade indígena. Pra mim um mundo como esse do livro seria insuportável. mas de vez em quando eu consigo ver um pouco dele na nossa sociedade. É só acessar a Internet ou ligar a TV... Daqui um tempo vai faltar o "cada um pertence à todos" e o soma pra tornal esse mundo real. Das distopias que você mencionou, Isa, também li Laranja Mecânica e Eu, robô. As duas maravilhosas... mas acho que nenhuma se compara com Admirável Mundo Novo. Sem dúvida o melhor livro que eu li até hoje! Parabéns pelo seu vídeo, continua sempre interessante! Bjo!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  Před 8 lety +1

      +Vanessa Arruda É curioso você comentar que o nosso mundo é mais parecido com Admirável Mundo Novo do que a gente imagina. Realmente, uma das características desse mundo é que ninguém se dava conta de que eles não tinham liberdade para pensar, falar, se comportar de outra maneira que não fosse a mais conveniente para a sociedade. Talvez nosso mundo também seja um pouco assim, e nós nem nos damos conta...
      Sobre a leitura de distopias, vejo que você é uma craque nos clássicos, hein! Só falta completar sua formação lendo "1984".... Em breve eu vou fazer a resenha por aqui. Beijão!

    • @vanessaarruda2980
      @vanessaarruda2980 Před 8 lety +2

      +Ler Antes de Morrer
      Ah 1984 tah aqui em casa na prateleira esperando a vez dele! :D Eu tenho trocado os clássicos pela fantasia ultimamente ^^ mas quero ver a sua resenha tb! Vc arrasa, Isa! ;)

  • @Maverick78-e3i
    @Maverick78-e3i Před 8 lety +110

    Minha querida, você abriu os meus olhos para além do horizonte da literatura. Meus parabéns pela forma fácil e didática como você faz as resenhas de livros que a pouco tempo eu simplesmente achava que fosse uma leitura pesada e complicada para entender. Eu sei, um preconceito ou um medo besta de encarar e verificar se de fato era esse bicho de sete cabeças. Mas, chegou você, altamente preparada, uma profissional no sentido mais verdadeiro da palavra para mudar essa visão. Por isso eu digo, hoje eu posso afirmar que essa época vai ser dividida em a.IL e d.IL (Antes de Isabella Lubrano e Depois de Isabella Lubrano. Muito obrigado por essa grande contribuição ao estímulo da leitura, o Brasil precisa de mais Isabellas Lubranos.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  Před 8 lety +15

      +Josivan Furtado hahahahah Adorei a.IL e d.IL! Desse jeito eu vou ficar metida! hahaha Beijão, querido, fico muito feliz de saber que conseguir te inspirar a ler mais. Comentários como o seu fazem meu trabalho valer a pena. Beijos!

    • @Maverick78-e3i
      @Maverick78-e3i Před 8 lety +5

      Mais que merecido e vamos todos juntos nessa caminhada literária!!

  • @carlosviniciusleao2623
    @carlosviniciusleao2623 Před 8 lety +144

    Faz resenha do 1984, Isa!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  Před 8 lety +37

      +Carlos Vinícius Leão Nossa, quantos likes nesse pedido! Pode deixar, vou fazer. Só não faço imediatamente, porque não gosto de repetir os gêneros, gosto de variar. Mas eu tenho 1984 em casa e muito em breve vou fazer a resenha ;-)

    • @valmirseog276
      @valmirseog276 Před 8 lety +3

      +Ler Antes de Morrer Também uso esta estratégia de alternar gêneros para não sofrer de uma "overdose" ou "ressaca literária". E tem funcionado bem!

    • @carlosviniciusleao2623
      @carlosviniciusleao2623 Před 8 lety +2

      +Ler Antes de Morrer eu li e amei! Queria ver uma resenha sua sobre ele. Acho que você vai arrasar!

    • @hugobraz5718
      @hugobraz5718 Před 8 lety +4

      +Carlos Vinícius Leão Acho que 1984 é até melhor que Admirável mundo novo. Pelo menos eu achei quando li, e li os dois na sequência.

  • @allyssonmoura9477
    @allyssonmoura9477 Před rokem +2

    Acredito que por conhecer apenas esse modo de viver, seria um paraíso. Mas se tivesse uma educação igual a do Selvagem e fosse para esse novo mundo ia ser um pesadelo mesmo

  • @danielvaldez5533
    @danielvaldez5533 Před 2 lety +5

    Acabei de ler esse livro, e estou ainda recuperando o fôlego. Um mundo onde a sociedade é lucidamente insana!

  • @carolinabeirodasilveira9830

    Este livro é realmente de fundir a cabeça, li agora em maio de 2023, parabéns pela resenha Isa

  • @gilmarerdmanncorrea1969
    @gilmarerdmanncorrea1969 Před 5 lety +33

    Hoje, 1° de janeiro de 2019 este livro passa a fazer muito mais sentido.

  • @alberteinstein5270
    @alberteinstein5270 Před 6 měsíci +1

    Estou lendo esse livro e é exatamente como vc explica,ou seja, as pessoas são condicionadas desde sua fabricação.Vivemos numa sociedade onde somos condicionados.

  • @antoniobeckmang.decarvalho8580
    @antoniobeckmang.decarvalho8580 Před 5 měsíci +1

    Assistindo esse vídeo só em 2024. Excelente análise!

  • @cesodaier4722
    @cesodaier4722 Před 4 lety +6

    Você é uma graça, sabia? Só que muito inteligente também. E comunicativa. Meus parabéns! Já me inscrevi no canal.

  • @ricardodemattos8490
    @ricardodemattos8490 Před rokem +4

    Terminei há poucas horas. É um roteiro que a humanidade vem se esforçando para realizar. Excelente poder assistir este vídeo após a leitura.

  • @guilhermegasparlocks
    @guilhermegasparlocks Před 8 lety +5

    A única felicidade verdadeira é aquela espontânea, que parte de nós mesmos, assim sendo, prefiro nosso mundo, por mais problemas que tenha, acho uma maravilha me alegrar e me sentir triste também, sem ser obrigado a viver com um falso sorriso no rosto.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  Před 8 lety +6

      +G.G. Locks Eu pensei isso durante a leitura. Será que é possível dar valor à felicidade sem nunca ter que experimentar, de vez em quando, a tristeza, a preocupação e a agonia? Estou certa de que não.

  • @eliashenriqueferreira6201
    @eliashenriqueferreira6201 Před 3 měsíci +2

    2024-Inadmissível mundo novo é o que estamos vivendo!

  • @vhm25pk
    @vhm25pk Před 5 lety +5

    A sociedade moderna é algo que nem Aldous Huxley foi capaz de prever

  • @user-ft9nt1vo3i
    @user-ft9nt1vo3i Před 4 lety +4

    O livro lembra bastante um filme chamado Equilibrium. Recomendo muito.

  • @ivessahar2456
    @ivessahar2456 Před 5 měsíci

    Se pararmos bempra pensar ja estamos vivendo esse admiravelundo novo. Ha muitos anos. Acreditar q vivemos no mundo velho equipara se a soma do atual mundo

  • @felipesanna3158
    @felipesanna3158 Před 7 lety +1

    O ser humano necessita suprir suas necessidades básicas: alimentação, segurança, sexo, vestimenta, entretenimento e senso de pertencimento. Huxley era um observador sensível; escreveu sobre a miséria do ser humano em seu sentido mais amplo. Nossa sociedade pensa ser evoluída, mas na verdade está perdendo a essência e ficando a mercê de satisfazer seus impulsos de maneira débil, ficando cada vez mais refém de sua mediocridade, presa em uma prisão sem grades, já que os cadeados são fechados quando a capacidade de reflexão é suprimida por doses cavalares de felicidades artificiais.

  • @romulodiego2229
    @romulodiego2229 Před 2 lety +3

    Não sei porquê mas tenho a impressão de que a civilização está caminhando para esse admirável mundo novo com apoio de muita gente politicamente correta !

  • @josericardograngeiro6635
    @josericardograngeiro6635 Před 7 lety +9

    Eu já li admirável mundo novo 2 vezes 1984, e saiba livros distopicos são muito bons abrem a nossa mente

  • @Cicloviajante1958
    @Cicloviajante1958 Před 2 měsíci

    Maravilha. Sempre é bom reler. Gratidão.

  • @luziasouza7767
    @luziasouza7767 Před 4 lety +1

    Boa tarde obrigada pela informação gostei, que livro interessante, você falando as vezes tinha a impressão que estamos caminhando pra isso, ..
    Não será a nova ordem mundial que está à caminho, é aterrorizante para mim 😭😭😭um horror, com certeza vou ler esse livro 👍👍

  • @DomLeozito
    @DomLeozito Před 8 lety +206

    ... 1984, Admirável Mundo Novo, Fahrenheit 451, O Senhor das Moscas - que também vale uma resenha, hem, Isabella ;-)
    ... são distopias que a gente termina, olha ao redor, e vê que em maior ou menor grau, elas se realizaram. A ditadura da felicidade, de Huxley, está aí, atrelada como nunca ao consumo. Ser infeliz, nos dias de hoje, é sinônimo de fracasso. Poxa, nós temos o direito de acordar de mau humor! Ele é preferível ao tipo comum de alegria vazia e palerma. Como diz a canção, "eu não consigo ser alegre o tempo inteiro!". Não consigo e não quero!
    A verdade é que as distopias deixam quase sempre um gosto de pessimismo. Mas alguns personagens de Admirável Mundo Novo, em sua relação contraditória com os espaços que circulam e as relações que estabelecem, mostram que ainda resta algo. Vai com spoiler: Bernard Marx, por exemplo. É um Alfa+ condicionado a pensar e agir como tal. Porém, por deficiências, ele retrai-se. E é nessa sensação de não pertencimento que se torna único. O não-acomodamento físico em meio aos Alfas acaba por fazê-lo subversivo. Sua identidade se constrói pela diferença, daí a insatisfação, tão combatida em Admirável Mundo Novo, ser-lhe companheira e despertar sentimentos como a vergonha diante de Lenina, a inveja em relação a Helmholtz e John, a baixa auto estima, os ciúmes, a vontade de pertencer, a covardia, o interesse. Características moralmente questionáveis, mas inegavelmente humanas. Num mundo pasteurizado, é o tipo de comportamento que liberta. E vemos, também, paixão e rejeição em Lenina, uma certa nostalgia no Diretor ao falar de sua ida à Reserva dos Selvagens, a inquietação sem nome de Helmholtz, os instintos maternos em Linda... Mesmo com todo condicionamento, cerceamento, drogas, o homem conserva, em algum lugar, sua indocilidade.
    Ainda estamos no jogo!
    Gostei da resenha!
    Bjs.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  Před 8 lety +51

      +Leonardo Claudiano Justamente, Leonardo, o assustador desse livro é o quanto dele se realiza sub-repticiamente, sem que a gente perceba. Além do consumismo sem que haja amanhã, o excesso de tecnologia que nos "obriga" a estar on-line full time é aterrador. E a vida maravilhosa que as pessoas postam no Facebook? Passa a impressão que todos estão felizes o tempo todo e que a vida só acontece em mesas de bar, viagens, festas e cercada de amigos. Que todos vivem em um congraçamento constante...
      O próprio avanço científico, tão útil e desbravador, não deixa de ser um instrumento de manipulação, conforme o uso.
      Não consigo deixar de lembrar de um vídeo que assisti no canal do Dráuzio Varella sobre excessos do uso de medicamentos reguladores de humor (antidepressivos e que tais): O entrevistado era um psiquiatra. Embora eu não concorde com toda a sua opinião na entrevista, uma passagem foi marcante: Ele conta que estava acompanhando um paciente terminal e em um determinado momento uma parente sugeriu se não seria o caso de ele já receitar Prozac para todos os familiares, a fim de prevenir a perda iminente. Ou seja, vamos começar a nos medicar preventivamente para a dor luto. Aldous Huxley puro.
      É certo que existe no livro uma pequena dose de esperança. O conceito de que, por maior que seja a sua prisão, por mais que sua liberdade e movimento sejam tolhidos, existe no âmago de cada um algo que é único, que é seu, que não pode ser tomado.
      Decerto, ainda estamos no jogo.
      Grande Beijo!!

    • @FabricioFecchio
      @FabricioFecchio Před 6 lety +5

      Black Mirror puro

    • @tarcardoso
      @tarcardoso Před 4 lety +2

      Colocar O Senhor das Moscas com o Admirável Mundo Novo é quase jogar no lixo Huxley. Huxley critica o controle da sociedade, senhor das moscas fala que precisa desse controle. Óleo e água não se mistura.

    • @DomLeozito
      @DomLeozito Před 4 lety +4

      @@tarcardoso
      Concordo, Tarcisio.Apesar de serem distópicas, são duas propostas diferentes, com abordagens distintas. Huxley fala contra o controle, o Senhor das Moscas a favor de um disciplinamento, reforçando até premissas colonialistas.
      Mas a gente não pode negar sua relevância, até pra poder se posicionar e entender não só do momento em que foi escrito, mas também do nosso, das perguntas que nos surgem por agora. É uma obra que teve repercussão, vendeu na época de seu lançamento e vende, inclusive, hoje. É um discurso que circula e tem ressonância. Foi nessa perspectiva o meu comentário.

    • @tarcardoso
      @tarcardoso Před 4 lety +3

      @@DomLeozito Sim, concordo. Porem assim como a família quer os filhos crescer e emancipar, o Leviatã de Hobbes quer os "filhos" sempre controlados (escravizados). No mesmo sentido do Senhor das Mosca. Huxley e Orwell se opõe ao Senhor da Mosca, por isso naõ vi encaixe.

  • @PR.13
    @PR.13 Před 2 lety +4

    Só posso dizer uma coisa sobre esse livro: "que loucura danada esse final!"

  • @animes-amv8927
    @animes-amv8927 Před 4 lety +2

    Nós anos 30 que foi pensado que você sabe MAS NA VERDADE FOI PENSADO ANTES MUITO ANTES olha o exemplo númerico da população indiana chinesas tem Milênios já !!!!!!!!!!!!!!!!

  • @regiocarvalho4911
    @regiocarvalho4911 Před 2 lety +2

    Que Deus abençoe a todos!

  • @andrehelal
    @andrehelal Před 8 lety +75

    Seu melhor vídeo até agora! Fiquei louco pra ler!

  • @cosmicfilms9308
    @cosmicfilms9308 Před 6 lety +11

    Que delícia de canal. Ufa! Há vida inteligente entre os youtubers. Obrigado!

  • @marcellodantedealmeidanune9445

    Claro que é melhor viver esse "ADMIRÁVEL MUNDO NOVO"!!!. É 100 vezes melhor e mais eficaz que o atual em que vivemos. Nos tornamos robôs e não nos preocupamos mais com céus e infernos, justiças e injustiças, bondades e maldades, riquezas e pobrezas. Ficamos livres de todas as bobageiras que nos forçaram a acreditar por milênios.

    • @Halopitho
      @Halopitho Před měsícem

      Uma hora sua conta chega

    • @Halopitho
      @Halopitho Před měsícem

      É por que você é um. Y "
      6:27 "

  • @lendas.historias396
    @lendas.historias396 Před 11 dny

    O estranho é que muitas coisas previstas por Huxley hoje acontecem e nem assim as pessoas são felizes.

  • @andremanoel8366
    @andremanoel8366 Před 8 lety +77

    Eu não vi como um governo totalitário que proibe as coisas, mas como uma sociedade em si que teve seus valores alterados. Assim como nós fugimos dos nossos problemas com religião e drogas, esse mundo novo conseguiu uma droga sem efeitos colaterais, as pessoas são estimuladas a tomarem e elas realmente anceiam por isso, não existem leis que as obriguem. E sobre as pessoas aprenderem a gostar do que elas são obrigadas a fazer também é bem interessante, já temos isso, mas as pessoas são obrigadas por barreiras invisíveis. Você nascendo no campo e crescendo lá, é bem provável que por lá fique, então por que não aprender a amar? Nesse mundo as pessoas não são obrigadas a serem felizes, elas são genuinamente felizes, elas foram condicionadas a isso. Mas uma das coisas que mais mexeu comigo foi durante a conversa do selvagem com o diretor mundial, o selvagem proclama seu direito de ser infeliz pq é isso que faz com que ele seja humano. Isso me interessou muito porque quando se pergunta pras pessoas hoje o que elas querem da vida, muitas dirão: Quero ser feliz. Bem, de resto seu canal é maravilhoso, parabéns pelo trabalho!

    • @iaraalves8490
      @iaraalves8490 Před 5 lety +20

      Não tem como dizer que elas querem isso, quando são condicionadas até mesmo antes de nascerem para quererem isso. Acho uma grande sacada essa, pois, falando por mim, passa uma angústia essa alienação.

    • @jeffersonreis4173
      @jeffersonreis4173 Před 4 lety +1

      eu ainda não li o livro mas me parece uma alusão ao evangelho de Jesus Cristo onde o tal selvagem quer ser infeliz igual a Cristo, tendo um nascimento excêntrico e crescendo livre da forma condicionada de vida do sistema, sofrendo ( sendo e querendo ser infeliz) por sua Paixão.

    • @tarcardoso
      @tarcardoso Před 4 lety +1

      Deixou passar batido o "ou Capitalismo ou Barbárie". Antes da abertura do comercia com a China ouve a Guerra do Ópio. Não se condiciona o cachorro com beijos e abraço. Alem disso o estado de felicidade é idêntico ao estado de animal sem consciência, a alienação. Drogas faz parte do sistema capitalista (veja gim mania no livro Generosidade no Mundo Compartilhado). Ao menos esse foi meu entendimento. Huxley para mim olhou o Capitalismo, Orwell o Comunismo.

    • @cassicriandolendoepensando9100
      @cassicriandolendoepensando9100 Před 4 lety +2

      O autor escreveu sua obra em 1931, logo após a crise de 1929, quando o nazismo e o stalinismo estavam em plena ascensão , E, previu que no futuro existiria a ditadura sem o uso de violência, apenas com o esvaziamento do indivíduo, promovido por alienação e a aceitação do absurdo e um mar de condicionamentos. Seria, enfim, um admirável mundo sempre igual e cada vez menos complexo, além de linear e absolutamente previsível.
      Em uma reportagem em 1958 ele alega, que o principal pano de fundo da obra era o comunismo, e a produção em massas e suas propagandas e ainda ele comenta do uso da propaganda de Hitler e as utilizadas também em países comunista.

    • @marcusaurelio2779
      @marcusaurelio2779 Před 3 lety +2

      @@jeffersonreis4173 Sim, inclusive no livro ele faz uma encenação da paixão de Cristo.

  • @cleubermarques1
    @cleubermarques1 Před 8 lety +4

    Pois é, Isabella. Li esse livro há muito, muito tempo, numa galáxia distante... É extremamente interessante notar como várias obras de ficção científica "antecipam" as coisas. Na série Jornada nas Estrelas (Star Trek), da década de 50, vemos os tripulantes da Enterprise usarem pequenos comunicadores, que mais tarde apareceram como celulares. O logo "M" da Motorola faz, em seu desenho, uma referência ao símbolo que aparece nos uniformes dos ocupantes da nave. Na verdade, é um pequeno intercomunicador que, se tocado, faz a conexão com a nave. Admirável Mundo Novo é um dos melhores livros de ficção científica que já li. Taí, boa ideia, preciso reler o livro!!!

  • @persistencia2985
    @persistencia2985 Před 4 lety +2

    As pautas identitárias simbolizam bem isso e o coronga veio pra concluir a missão!

  • @ifafunmilolu
    @ifafunmilolu Před 8 dny

    É loco pensar que esse livro é de 1932, e ele dá as mãos ao livro Homo Deus, do Harari, que é justamente um estudo sobre o caminho que estamos indo.
    Livrásso!

  • @corujafilosofica3282
    @corujafilosofica3282 Před 8 lety +5

    Fiquei muito pensativo, triste e vi a realidade com outro olhar depois que li Brave New World, e olha que faz um tempo muito grande. Resenha perfeita..

  • @madruguinha540
    @madruguinha540 Před 2 lety +3

    Caralho, estou exatamente assim 😳. O foda é q está maravilhoso assim. O mundo velho não me cabe, não me desce, a vida é uma só, preciso me manter num bem estar, o máximo possível.

  • @user-yq6sr8ko6u
    @user-yq6sr8ko6u Před 4 měsíci +1

    Está cada vez mais acontecendo . Não vai tardar quando os bebês humanos forem gerados e nascidos em vidros de laboratório . Sem mae e sem pai . Te apronta que vai chegar o dia ! Só ,que não vou estar aqui para ver . Graças a Deus !
    Gladis Becker Porto Alegre ❤

    • @Halopitho
      @Halopitho Před 4 měsíci

      Tlvz não demore tanto e vc ainda esteja por aki

  • @GSorwell
    @GSorwell Před 2 lety +2

    A verdade é que está mais que provado que a felicidade é um estado de espírito e não uma constante, você vai mais sofrer do que ter felicidade se quer ter uma vida minimamente feliz. Ser feliz apenas por ser feliz, de forma artificial, na maioria das vezes carrega o individuo para o abismo, vide o grande número de pessoas que tem praticamente tudo, juventude, dinheiro, fama e beleza, mas mesmo assim continuam infelizes, ou seja, a procura por algo que se imagina estar no final da estrada, na verdade esteve sempre ao seu lado. Huxley foi visionário e assim como Orwell, escreveu uma distopia para a época, mas uma premonição do futuro dos dias atuais. O conteúdo ficou ótimo, parabéns! A propósito, fiz uma resenha sobre este livro no meu canal, quando tiverem um tempo, assistam a mesma e deixem uma crítica. Ficarei imensamente agradecido.

  • @daniel-azevedo-maia
    @daniel-azevedo-maia Před 3 lety +17

    Eu tou quase na metade e estou achando meio confuso. Alguém também passou por isso?
    No mais, estou achando a distopia fantástica!

    • @fabricioinacio2264
      @fabricioinacio2264 Před 8 měsíci +1

      No começo é meio confuso mesmo, ele começa a falar de termos científicos que nem sei se existem. Mas a ideia central é de que os seres humanos são fabricados em série em um centro de incubação e condicionamento, cada um com seus papéis pré definidos na sociedade. Mas, como a maioria desse gênero de livro, sempre tem um indivíduo que sai dessa bolha.

    • @fabricioinacio2264
      @fabricioinacio2264 Před 8 měsíci

      Confuso mesmo é laranja mecânica kkkk. Vc tem que usar a dedução pra entender as metáforas

    • @Mari18_
      @Mari18_ Před 8 měsíci

      ​@@fabricioinacio2264Oii, você sabe me dizer se em alguma parte ele para de usar tantos termos científicos, ou pelo menos faz uso de termos que fazem mais sentido para nós? Comecei o livro e tô achando muito bem escrito, entendi a ideia que ele quer passar, mas de 50 páginas, acho que só entendi por completo umas 5.

  • @MaisCienciasRafaela
    @MaisCienciasRafaela Před 6 lety +6

    Olá lindona! Realmente esse livro é muito impactante! Um visionária incrível a frente do seu tempo!

  • @arthurrennan5005
    @arthurrennan5005 Před 3 lety +1

    Nesse distópico 2020, tenho lido uma série de clássicos do gênero, e Admirável Mundo Novo foi o último deles. Foi interessante ouvir que você o considera como a distopia mais pesada, mais até que 1984. Tendo a discordar porque o primeiro se apresenta como uma violência absolutamente mais direta, fisicamente agressiva, o terceiro ato de 84 é perturbador, uma das mais icônicas cenas de tortura da literatura. Aldous Huxley nos presenteia com uma distopia muito mais sutil, quase uma violência aceitada, que tem seu impacto, mas não tão forte como, para mim, 1984. É um livro magnífico e que TODO MUNDO deveria ler. De quebra você termina Admirável Mundo Novo com uma vontade absurda de ler Shakespeare rsrsrs

  • @ravenraven5434
    @ravenraven5434 Před 2 lety

    Oque os olhos não vêem,o coração não sente.

  • @VestidinhoJeans
    @VestidinhoJeans Před 7 lety +5

    Esse livro é fantástico!! Tive que ler para um trabalho de filosofia da escola há uns anos e lembrei-me dele ao assistir alguns filmes e séries atuais. Sua resenha é tão gostosa que tô ansiosa pra le-lo novamente!!!

  • @viniciusbrasil2935
    @viniciusbrasil2935 Před 7 lety +22

    Eu quis ler porque a Pitty se inspirou nele pra compor "admirável chip novo", e, de fato, é pra por pra pensar.

  • @ninguemjwkej
    @ninguemjwkej Před rokem +1

    *"Povo marcado, povo feliz!"*

  • @floraisenumerologianaprati8765

    Estou lendo esse Livro Admirável.mundo novo.
    É chocante.

  • @marciooliveira1430
    @marciooliveira1430 Před 8 lety +8

    Cada vez mais Aldous Huxley mostra-se atual

  • @brunice8207
    @brunice8207 Před 8 lety +5

    Que resenha maravilhosa !! vou adquirir ...

  • @alexandremartins9694
    @alexandremartins9694 Před 3 lety +2

    “Cidadão que sofre é coração que se revolta”. Obrigado!

  • @ricardodepaulacriart
    @ricardodepaulacriart Před 3 měsíci +1

    É claro que gostei do seu vídeo, muito obrigado agora vou procurar em audiobook

  • @WeslyCarvalho
    @WeslyCarvalho Před 7 lety +5

    Amo, amo, amo, amo suas resenhas !
    Parabéns ! Ganhou mais um inscrito (e fã) !!

  • @porfirodelima8002
    @porfirodelima8002 Před 8 lety +9

    Caramba!! Que livro incrível! acho que eu não gostaria de ter uma felicidade fabricada.srrsrsrsr

  • @carlosdavialvesmaia6993

    Tanto a ditadura de um mercado excludente quanto a ditadura de um estado
    totalitário se assemelham na questão das concepções de satisfação:
    geram excesso de controle sobre as opções dos indivíduos e perda de
    autonomia. Ótima análise. Parabéns, abraços!

  • @andebecher
    @andebecher Před 2 měsíci

    Fica tão linda de azul...

  • @sombomm
    @sombomm Před 8 lety +4

    A questão chave para escolhermos o nosso mundo velho é a liberdade.

  • @alessandraaprozzino5611
    @alessandraaprozzino5611 Před 8 lety +5

    Que vídeo incrível Isa, amei. Deu vontade de comprar o livro e começar a ler agora mesmo.

  • @renatasilva8504
    @renatasilva8504 Před 8 lety +2

    De todas as distopicos a que mais se parece com a nossa realidade é Admirável mundo novo,pois tudo hoje em dia a tecnologia domina o mundo.

  • @carlosviniciusleao2623
    @carlosviniciusleao2623 Před 8 lety +3

    Nem assisti todo ainda e já posso comentar: VIDEO PERFEITO!

  • @AntonioRodrigues-st4if
    @AntonioRodrigues-st4if Před 5 lety +6

    A melhor parte do livro e quando o selvagem entra na estória.

  • @BeatrizcSantlss
    @BeatrizcSantlss Před 3 lety +3

    De longe a melhor resenha que já assisti desse livro! Parabéns, você conseguiu extrair a essência dessa obra magnífica.

  • @vaniasouza237
    @vaniasouza237 Před 3 lety +1

    Admirável!

  • @enfris5508
    @enfris5508 Před 6 měsíci

    Livro incrível, com uma leitura um pouco difícil as vezes mais história incrível

  • @analivialeao5482
    @analivialeao5482 Před 3 lety +3

    Tem filme chamado " O Doador de Memórias" que me lembrou muito a história do livro. Não sei dizer se é inspirado mas segue essa ideia de um mundo perfeito, mas que se visto de perto não é tão perfeito assim. O governo controla as pessoas também por uma espécie de comprimido que deixa todo mundo "satisfeito".

  • @gabrieledasilva852
    @gabrieledasilva852 Před 8 lety +8

    Leitura obrigatória nas minhas férias da faculdade!

  • @VictorGarcia04
    @VictorGarcia04 Před 6 měsíci

    No fim do livro acho bem interessante quando o administrador desse novo mundo cita o porque de algumas coisas serem "proibidas" na sociedade para que tenha a felicidade. Ele cita a religião que é proibida pois buscamos ela para ter conforto, muitas vezes porque perdemos algo ou alguém e a religião é uma forma de você se reestabelecer consigo mesmo. Ele cita também a morte como um medo, onde conforme vamos envelhecendo, vamos percebendo que a vida não é o que imaginamos e talvez nos saciamos de tudo, até mesmo vindo um medo da morte. Nesse novo mundo todos esses pontos de interrogação foram eliminados, todos os sentimentos de ligação parentesca e amorosa foram eliminados, por isso a felicidade se torna algo fácil para cada pessoa, pois não tem medo de perder nada, apenas vontade e incentivo mental em fazer oq gosta, determinado pelo o que foi destinado a fazer. A solidão, a tristeza, doenças, nada existe mais, e quando você pensa em algo ruim, tem o soma para te fazer feliz e esquecer as coisas ruins. Eu gostaria de viver nesse mundo, prefiro ser manipulado e ser feliz, do que ter uma falsa liberdade e apenas sonhar com a felicidade que nunca chega.

  • @EmersomMiranda
    @EmersomMiranda Před 4 lety +1

    Muito bom! Obrigado !

  • @robervalplesdafonseca8555

    Minha mãe é VICIADA em Rivotril.
    Eu digo, Rivotril é uma droga pesada. Fiquem longe disso sério.

  • @deborapramiu2491
    @deborapramiu2491 Před 8 lety +7

    Isa, quando voltar a resenhar esses generos faz do "Fim da Infancia".
    Estou criando mais amor pela leitura atraves de vc!
    Obga

  • @agnesalkmim6648
    @agnesalkmim6648 Před 5 lety

    Incrível!!! Muitas coincidências com nossa realidade.

  • @geraldocristal4311
    @geraldocristal4311 Před rokem

    Vc. fica a vontade e isso da uma leveza ao assunto tao tenso, li o livro ha dez anos e fui logo percebendo que era o que estava vendo como realidade e passei a ser mais cuidadoso com minha Espiritualidade, o estado de Espirito da Teocracia governamental Rastafari. Valeu fica bem!

  • @MuriloXav13r
    @MuriloXav13r Před 8 lety +4

    Agora fiquei com mais vontade de ler esse livro..

  • @rodolfocarnevalli7013
    @rodolfocarnevalli7013 Před 8 lety +7

    Excelente livro, incrível como um livro escrito a tanto tempo reflete em coisas tão atuais. Em especial a parte onde o administrador explica ao selvagem o porquê de tudo aquilo, muito bom!!

    • @caiquecarvalho771
      @caiquecarvalho771 Před 7 lety

      sim, essa parte é muito interessante, até por que ele cita temas muito discutidos nos dias contemporâneos, como a religião.

  • @RicardoArgiles
    @RicardoArgiles Před 6 lety +1

    São tantos livros bons. Esse canal é fascinante.

  • @marcelinobatista9082
    @marcelinobatista9082 Před 4 lety +1

    Vc é uma fofa!! Parabéns!!