Reforço de Fundação com estaca Mega na prática!

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 31. 08. 2021
  • Veja nesse vídeo como é feito na prática um reforço de fundação em estaca mega.
    A estaca mega, também conhecida como estaca cravada à reação ou estaca prensada, é um tipo de fundação profunda, constituída por segmentos pré-moldados em concreto armado ou metálicos, introduzida no terreno por meio de prensagem com auxílio de macaco hidráulico. É comumente utilizada para o reforço estrutural de edificações já existentes ou para a correção de possíveis patologias, recuperando a eficiência e a segurança da edificação. Sua principal vantagem é evitar a demolição de estruturas, além de ser de fácil execução.
    O acometimento de algum tipo de patologia nas fundações pode comprometer a estrutura como um todo, havendo possibilidade de ocasionar diversos danos, prejuízos financeiros e possíveis acidentes.
    Como uma alternativa à demolição e reconstrução de toda a fundação, surge a opção do emprego da estaca mega, que busca recuperar a estrutura danificada, aumentando a sua capacidade de carga para resistir a uma nova demanda de esforços. Ela é uma ótima alternativa para espaços confinados e locais de difícil acesso, pois o equipamento utilizado para a cravação é de pequeno porte e não demanda muito espaço, diferentemente da maioria das fundações profundas.
    De maneira geral, optar pela execução da estaca mega é um ótimo custo-benefício, pois descarta a necessidade de demolição das fundações existentes, situação essa que normalmente encarece a obra e causa atrasos no cronograma. Além do mais, o método executivo desse tipo de estaca não requer nenhum equipamento diferenciado, podendo ser executada com um simples macaco hidráulico. Em contrapartida, a mão de obra do serviço, uma vez que exige profissionais qualificados, pode ter um custo mais elevado em comparação a outros tipos de fundações.
    Como dito anteriormente, as estacas de reação podem ser executadas em espaços reduzidos e de difícil acesso, além de poderem ser executadas concomitantemente com o restante da obra, o que evitaria uma eventual paralisação da mesma. Outra vantagem é que a execução da estaca de reação produz baixas vibrações no terreno, reduzindo o risco de instabilidade nas fundações e no solo. No entanto, por necessitar de mão de obra qualificada, o custo de execução de estacas mega é mais elevado quando analisada isoladamente. Embora a execução seja prática e não demande equipamentos especializados, a cravação pode ser bastante demorada, superando o tempo de cravação para outros tipos de estaca.
    A NBR 6122/2010 - Projeto e Execução de Fundações - Anexo N, descreve os procedimentos para a execução da estaca mega. O equipamento utilizado para a sua cravação é o macaco hidráulico, acionado por bomba elétrica ou manual, e deve ser escolhido de acordo com o tipo e a dimensão da estaca, além das características do solo e do local e das cargas especificadas no projeto. A estaca é introduzida no terreno pelo macaco hidráulico, reagindo contra a estrutura já existente e por isso leva o nome “estaca de reação”. As estacas são segmentadas, sendo cravadas uma após a outra, até atingir a profundidade especificada em projeto ou alcançar a resistência necessária. Para o caso de segmentos de concreto, estes devem ser emendados por simples sobreposição, ou seja, encaixe de uma peça sobre a outra. Já para as estacas metálicas, as emendas são feitas por meio de soldas ou roscas. Após a finalização da cravação, coloca-se o cabeçote sobre a estaca para permitir o encunhamento. A carga de cravação e de encunhamento devem ser especificadas em projeto, devendo ser de, no mínimo, 1,5 vezes a carga admissível. A NBR 6122 traz ainda algumas orientações quanto à cravação da estaca mega em solos porosos, podendo ser auxiliada através da saturação do solo. Também recomenda a injeção de jatos de água ou ar pelo interior dos segmentos em casos de solos muito compactos. É importante ressaltar que a revisão de 2010 da NBR 6122 é a primeira a descrever os procedimentos executivos da estaca mega. As revisões anteriores citavam a “estaca cravada por prensagem”, contudo, não havia o detalhamento da sua execução, tal qual os demais tipos de fundações profundas existentes. A revisão de 2010 apresenta todas essas informações no Anexo N, em forma de normativa.
    Comente;
    Deixe seu like;
    Se inscreva no canal: czcams.com/channels/0cD.html...
    E ative o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo novo!
  • Věda a technologie

Komentáře • 4

  • @acsilvaengenheiro
    @acsilvaengenheiro Před 2 lety +2

    Parabéns pelo trabalho.
    Onde você adquiriu esse equipamento?
    Quais as especificações dele?

    • @Activeec
      @Activeec  Před 2 lety +1

      Muito obrigado, esse tipo de serviço é específico de empresas que trabalham somente com reforço de fundação, então deixo tudo por conta da empresa responsável pela execução do serviço, faço somente a avaliação e constato as causas do problema e suas possíveis soluções.

  • @LuanSilva-mz9ux
    @LuanSilva-mz9ux Před 2 lety +2

    Belo trabalho amigo, quanto devo cobrar na cravação da estaca mega? Li na internet que se cobra r$ 50 por metro cravado, mas achei muito barato pela complexidade do serviço.

    • @Activeec
      @Activeec  Před 2 lety

      Luan, para te falar se os 50,00 reais é barato ou não, você deve levar em consideração alguns fatores: Qual a concorrência que você tem? Tem muitas empresas que prestam esse serviço na sua cidade? Nas cidades vizinhas? Qual a demanda por esse tipo de serviço? Pra quem você vai oferecer esse tipo de serviço? Caso exista a demanda, qual o tamanho dos serviços? Você vai gravar 5 estacas ou 50? Qual a qualidade do serviço prestado? São pessoas capacitadas? Esses são alguns fatores, mais fáceis de analisar, e com essas informações você terá uma base de qual valor é justo! O mercado está repleto de profissionais e cada um cobra o que acha que merece, e é claro que sempre tem os só querem estragar o mercado, cobram barato e não sabem executar o serviço, trazendo prejuízo para seus clientes. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição, grande abraço!