Pensão por morte para o filho maior de 21 anos inválido

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 7. 09. 2024
  • Pensão por morte para o filho dependente maior de 21 anos e inválido foi o tema abordado nesse vídeo. Esclarecemos que o benefício de pensão por morte é devido mesmo quando a incapacidade do filho é detectada após ter completado 21 anos.
    ► LIVRO: amzn.to/291hgj7
    ► MAIS VÍDEOS: saberalei.com.b...
    ► CONTATO: saberalei.com.b...
    ► ENDEREÇO: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 350, Sala 22, Bela Vista - São Paulo/SP, CEP: 01318-000.
    Autor: Waldemar Ramos

Komentáře • 503

  • @cleberjosedesousa383
    @cleberjosedesousa383 Před 4 lety +7

    Esse advogado é o melhor de todos.este vídeo foi feito pra mim estou exatamente nessa situação

  • @elenara210
    @elenara210 Před 2 lety +2

    Poderia atualizar o conteúdo para 2022, por favor? O que mudou? Este é um excelente vídeo! Muito grata por compartilhar informações tão relevantes!

  • @JoseRoberto-qc7nr
    @JoseRoberto-qc7nr Před 7 lety +3

    Parabéns! Dr Waldemar, como sempre seus vídeos nos trazem uma gama enorme de conhecimento sobre diversos assuntos. Continue sempre com essa linguagem acessível, pois nós lhe agradecemos bastante. Grato.

  • @tiobob5976
    @tiobob5976 Před 4 lety +3

    Parabéns Dr. Também sou advogado, com pós graduação em direito previdenciário, você explicou muito bem, de modo simples e objetivo.

  • @user-qh1xj4mb1i
    @user-qh1xj4mb1i Před 7 měsíci

    Que adv abençoado, obrigado pela compreensão, e carinho em ensinar!

  • @footballmagic3233
    @footballmagic3233 Před 4 lety +2

    Excelente explicação, porém faltou se aprofundar na questão da presunção relativa/absoluta que muitos juízes observam no momento do requerimento de cumulação dos dois benefícios.

  • @Msedycias
    @Msedycias Před 6 lety +6

    Dependente autista pode ter direito a pensão por morte para maior de 21 anos? Obrigado!

  • @lucianicacio4749
    @lucianicacio4749 Před 3 lety

    Esse vídeo foi bastante prestativo pra mim,muito obgda e boa noite.

  • @cidinhasouza8702
    @cidinhasouza8702 Před 5 lety +4

    Meu esposo quando faleceu tinha uma filha que ia completar 18 anos, agora ela vai completar 21 anos ela não tem nenhum problema de saúde ela perde a pensão quando ela completar 21, o INSS cancela automaticamente essa pensão e ela volta para mim.

  • @odirleiluglio8874
    @odirleiluglio8874 Před 3 lety +1

    Dtor... Eu sofro de Depressão gravíssima desde meus 11 anos de idade, meu pai faleceu em 2014 tentei entrar com pedido de aposentadoria por pensão por morte , mais foi negado pelo INSS. Procurei um Advogado ele disse que só daria certo se meu pai fosse aposentado, como meu pai não era aposentado ele não quis levar o caso adiante. Mais meu pai trabalhou numa empresa durante uns dezessete anos. Aí a Firma que ele trabalhou durante esses dezessete anos fechou aqui na cidade onde moro. E ele entrou no cem terra e pegou um lote de terras morarmos lá durante mais de dez anos trabalhava com ele quando estava me sentindo bem de saúde mais sempre tive recaídas de Depressão e não conseguia trabalhar por motivo das recaídas da Depressão nós lá no Lote de assentamento tocava roça e tirava leite das vaquinhas e destacava as notas produtoras das lavouras. Será que se eu arrumar um Advogado que tenha interesse no casa eu consigo receber a pensão por morte do meu saudoso pai, pois quando estava bem de saúde sempre o ajudei trabalhando lado a lado com ele.... Me Responda por favor , sempre tenho recaída infelizmente e estou sofrendo com depressão sem condição para o trabalho infelizmente.

  • @omegaplaynet7634
    @omegaplaynet7634 Před 5 lety +1

    já me escrevir no canal do senhor e ja deixei meu like fica na paz meu amado que Deus te abençoei hj amanhã e sempre!!!

  • @pedrodacruzleao4694
    @pedrodacruzleao4694 Před 3 lety +2

    Meu marido é viúvo e tem um filho de 21 ano com a falecida e está comigo a 4 anos e tenho com ele 2 criança eu queria saber se o primeiro filho da viúva tem direito a pensão desde já agradeço

  • @marcotulioperdigao7435
    @marcotulioperdigao7435 Před 5 lety +4

    Boa tarde Doutor, sou filho maior inválido, com invalidez comprovada por exames e laudo médico. A minha invalidez é preexistente ao óbito do meu pai, o instituidor do benefício, do qual tinha total dependência econômica. O fator de eu estar casado a época do início da minha invalidez retira o meu direito a pensão por morte? Grato.

  • @maicomnavarro266
    @maicomnavarro266 Před 5 lety +4

    Saber a lei, pai faleceu quando filho tinha uns 6 anos, este filho se acidentou com 17 anos e ficou cadeirante e recebe o BPC, e a viúva mãe recebe a pensão do pai, ese Filho tem direito de receber a metade desa pensão do pai ? Aguardamos resposta brigadão.

  • @comediaprofissional3373
    @comediaprofissional3373 Před 4 lety +1

    Ola Dr. Sou inválido por uma operação na cabeça aos 13 anos, com eplepcia. Criado pelos avós, minha mãe passou minha guarda ao meu avô aposentado inss, ele morreu, minha avó passou a receber a pensão dele, ela morreu eu dependente dos 2 tenho 1 filha de 10 anos estou desesperado, eu teria direito a receber essa pensão?

  • @ilovesongforever2126
    @ilovesongforever2126 Před rokem +1

    Doutor , continua assim? No caso de filho aposentado por invalidez que o genitor faleceu e a genitora tbm. A invalidez foi declarada antes do óbito. Não pediu no INSS, para não receber um não. Não entrou na justiça, pq se perder tem q pagar. Gratidão.

  • @claudiiaa6
    @claudiiaa6 Před 7 lety +14

    Queria saber quais os direitos de parentes que cuidam de parentes doentes com deficiência que tem seu próprio benefício mais o familiar tem que cuidar e não pode trabalhar assim abdicando de sua vida não tendo condições da ajudar no sustento de seus filhos dependendo somente de seu marido
    Após a morte muitas vezes já está em idade avançada e não tem mais como entrar tão fácil no mercado de trabalho
    Tem algum auxílio ou aposentadoria especial para esses casos comprovando que cuidava de familiares doentes e por isso não pode trabalhar para ter seu próprio sustendo
    O auxílio parental ajuda esses parentes
    Ficam desamparado sendo que cuidando de seus parentes evita muitas internações e custo para o governo as despesas são bem caras para cuidar de doentes e sozinha
    Não achei nenhum artigo na internet que fala sobre isso claramente
    Desde já agradeço estou no aguardo de mais vídeos e quem sabe da resposta dessas minhas questões

    • @kennaevoce.8134
      @kennaevoce.8134 Před 6 lety +2

      Cláudia Alves Também estou querendo saber!

    • @Juju-jd2lk
      @Juju-jd2lk Před 5 lety +2

      Infelizmente não existe nós q cuidamos temos amparo somente de Deus mesmo. Durante a invalidez da pessoa cuidados o que pode solicitar é o acréscimo 25% de auxílio invalidez no benefício da pessoa inválida geralmente o INSS complica e tem q solicitar via judicial.

  • @joseluiz9515
    @joseluiz9515 Před 2 lety +1

    Minha mãe era pensionista do meu pai policial. Eu filho fiquei inválido depois da morte de meu pai 27anos depois. Mas fiquei inválido com minha mãe viva tenho direito requere pensão que minha mãe recebia do meu pai

    • @saberalei
      @saberalei  Před 2 lety +1

      Bom dia, José!
      A invalidez deve estar presente no momento do óbito. Então não é possível requerer a pensão agora.
      Agradeço a participação, abraço 👍😀

  • @Alemonte1000
    @Alemonte1000 Před 7 lety

    Muito bom seu video. Eu estou começando a militar na profissao e vou comecar minha pós em previdenciário, com certeza ajuda muito

  • @helo7640
    @helo7640 Před 2 měsíci

    Exatamente o que aconteceu com meu irmão, ele é aposentado por incapacidade permanente, judicialmente incapaz, sou curadora dele e recebia pensão alimentícia do nosso pai descontada da aposentadoria do INSS a qual foi cessada com o óbito. Entrei com recurso administrativo e foi concedido por unanimidade, faz dois anos que nosso pai faleceu, oito meses que está em cumprimento de acórdão e fui informada pelo 135 que o INSS ainda pode negar. Não sei mais o que fazer.

    • @saberalei
      @saberalei  Před 2 měsíci +1

      Caso precise, entre em contato conosco no link atendimento.vgrajuridico.com/

    • @helo7640
      @helo7640 Před 2 měsíci

      @@saberalei com certeza Doutor, muito obrigada

  • @zairaschaeffer4672
    @zairaschaeffer4672 Před 3 lety +2

    Doutor, se só existirem o cônjuge e um filho incapaz a pensão é de 100% dividida entre os dois?

  • @A.deSouza
    @A.deSouza Před 3 lety

    Meu irmão é esquizofrênico e tem 58 anos. É totalmente incapacitado para o trabalho. Nosso pai faleceu dia 12 de Novembro de 2020. Meu pai era casado com uma mulher que não era nossa mãe (pois casou com ela quando era viúva de minha mãe), e ele tinha 81 anos quando casou com ela. E faleceu com 88 anos, casaram sob regime de não comunhão de bens. Quais os direitos do meu irmão? E a mulher dele, que inclusive tem a aposentadoria maior do que a do meu pai, tem direito a pensão do meu pai. Meu pai era aposentado. Obrigada!

  • @kaiooliveira2309
    @kaiooliveira2309 Před 5 lety +5

    Boa tarde, Dr.
    Poderia informar qual a documentação necessária para entrar com o pedido?

  • @rosamariaferreira3643
    @rosamariaferreira3643 Před 3 lety +1

    Boa tarde meu qerido eu qero saber quae o documento qe o i nss pende 👍👍👍🙏👋👏🙌🙏🙏🙏

  • @HARD-5150
    @HARD-5150 Před 4 lety +1

    Sou aposentado por invalidez e meu pai policial militar no estado de São Paulo e faleceu e neste caso qual seria meu direito ?

  • @barao8939
    @barao8939 Před 4 lety

    Meu nome é Fernando tenho 30 anos e desde os 13 sou deficiente Cid Q.66.8 já tentei por 3 vezes o b.p.c e sempre min negaram agora Deus levou minha mãe a quem era q min ajudava bastante... Queria saber por onde começar pra da entrada pra min continuar a receber os benefícios da minha mãe q era aposentada por idade e pensionista do meu pai tbm já falecido ?? Ajude min por favor.

  • @geraldoassis7379
    @geraldoassis7379 Před 5 lety +1

    Boa noite Dr Valdemar Ramos Junior , tenho 66 anos aposentado por invalides , desde 2011 , meu pai faleceu em 2012 e minha mãe em janeiro de 2019 , entrei com requerimento de pensão por morte ,tendo que ir por quatro cidades até que foi indeferido ,entrei com recurso de direto no INSS o qual está em análise , se for possível me dar uma orientação ficarei muito agradecido , adimiro muito seu trabalho , um forte abraço e que ,Deus abençoe sempre ...

  • @cleberjosedesousa383
    @cleberjosedesousa383 Před 4 lety

    Esse advogado é o melhor de todos

  • @giovannabrenda9779
    @giovannabrenda9779 Před 3 lety +1

    Olá, preciso muito tirar uma dúvida urgente, Meu pai faleceu cerca de 3 anos atrás ai minha mãe começou receber pensão por morte e eu também tinha 18anos na época, tenho um documento que fala que eu e ela éramos dependentes, porém minha mãe faleceu ano passado faz uns 11 meses já, porém como ela era titular quando ela faleceu cortaram até a minha parte e não recebi mais nada até eu.completar 21 anos em dezembro que foram uns 8 meses que ela tinha falecido. Se é meu direito como dependente e filha como devo agir ? Tentei perdi outro requerimento mais negam, eu só queria pegar.esses 8 meses que fiquei sem nem 1 real me ajuda pfvr me responda

  • @thigarciaable
    @thigarciaable Před 5 lety +1

    Excelente! Muito obrigado pelos esclarecimentos.

    • @valmirdossantos6538
      @valmirdossantos6538 Před 4 lety

      Olá sou aposentado por invalidez fui indeferido napençao marinha do meu pai pois o mesmo era aposentado da marinha como funcionário público da Marinha do Brasil.

  • @lucianomartins6709
    @lucianomartins6709 Před 7 lety +2

    Dr. boa tarde. Me ajuda com uma informação por favor ? Meu pai é falecido e minha mãe também e sou deficiente físico. Tenho 43 anos. Recebo já um valor do INSS, sendo que é pouco, recebo pelo tempo de trabalho que exerci. Fiquei deficiente antes do meu pai falecer. Eu tenho direito de receber pensão do mesmo ? Muito obrigado !!

  • @joivanoliveira5509
    @joivanoliveira5509 Před 4 lety +1

    Boa tarde DR. No caso o pai faleceu em 2015 e a pensão ficou para o filho menor, em 2021 ele completa 21 anos, agora é possível passar a pensão para a viuva?

  • @vanildajoanita8223
    @vanildajoanita8223 Před 3 lety

    Quem sofre de depressão tem algum direito sendo que a pessoa está sem trabalhar a quase 10 anos

  • @nadiadulesko6323
    @nadiadulesko6323 Před rokem

    olá Boa noite Dr. meu filho tem 31 anos é interditado e aposentado por invalidez desde 2018 . meu ex marido no caso pai dele. faleceu em outubro de esse ano no caso 2022. entrei com o pedido por morte. o meu filho já recebia dele pensão alimentícia. agora o INSS pediu uma pericia que vai ser feita em Janeiro de 2023. ser a que ele consegue receber a pensão por morte. não queria que ele perdesse a aposentadoria por invalidez. pois ele tem o plano de saúde. desde já agradeço a ajuda. obrigada

  • @valeriamarques4845
    @valeriamarques4845 Před 3 lety

    PENSÃO DE FILHA DE FERROVIÁRIO que é divorciada e é aposentada por invalidez tem direito ao pagamento do pai falecido?

  • @ildeterodrigues3732
    @ildeterodrigues3732 Před 2 lety

    Só para constar, o pedido foi de trocar o loas pela pensão. Grato.

  • @meiredarochaoliveira973
    @meiredarochaoliveira973 Před 4 lety +1

    Meu filho aos 13 anos , começou a depressão, ele é graduado em letras tradução, mais nunca trabalhou registrado, faz algumas traduções, quando solicitado, mais o psiquiatra dele falou que não tem cura, sou aposentada, se eu vier a falecer, ele pode requerer esta pensão, mesmo se ele conseguir um emprego, antes . E se ele fizer concurso publico entrar na cota de deficiente .

  • @sheilacarvalho5963
    @sheilacarvalho5963 Před 4 lety +1

    A minha sobrinha recebe uma certa quantia em dinheiro desde quando o meu irmão separou da esposa,ela está fazendo faculdade e passou a receber uma quantia...só que agora o meu irmão faleceu .e ela quer saber se vai continuar recebedor o valor da pensão ou pode ir atrás de um aumento dessa quantia?ela tem 21 anos e faz faculdade.

    • @dr.abeldeoliveira6915
      @dr.abeldeoliveira6915 Před 4 lety

      A pensão por morte é destinada a filhos menores de 21 anos, no caso ela vai perder o direito à pensão exceto se for inválida.

  • @conceicaotorres3026
    @conceicaotorres3026 Před 5 lety

    Eu tenho dois irmãos com deficiência. Um tem deficientcia intelectual. Ele não fala, não anda e é totalmente dependente da minha mãe e dos meus outros irmãos para cuidar dele. Meu pai faleceu e ele entrou na pensão por morte junto com minha mãe. Porém, minha irmã, quando criança teve paralisia infantil e anda com a ajuda de aparelhos mas pernas e duas muletas nos braços desde criança. Hoje ela tem 43 anos, mas trabalha a 14 anos devido a lei que exige a contratação de deficientes. Será que está minha irmã não tem direito a pensão por morte do meu pai por ela trabalhar? Quem trabalha mesmo ganhando pouco perde o direito a pensão por morte, sendo deficiente físico desde criança?

  • @taniavillas-boas2591
    @taniavillas-boas2591 Před 3 lety

    Meu marido é aposentado, teve avei,não move braço nem perna esquerda. É filho único e a mãe, de 94 anos mora com ele. Em caso de óbito dela, ele teria direito a essa pensão?

  • @luciorodriguesestanislau5497

    O pai faleceu e deixou a pensão para a mãe que agora faleceu e eles tem filho com deficiência maior de 21 anos. Esse filho tem direito a receber a pensão que foi deixada para mãe que agora morreu ?

  • @marleneferreira4076
    @marleneferreira4076 Před 7 lety +5

    Bom dia! Muito bom esse vídeo. Dr me tire uma dúvida. Se o filho inválido ja recebe um benefício de um salário mínimo mesmo assim ele terá direito na pensão por morte de um de seus pais no caso eu q sou mãe e cuido dele. Obrigada!

    • @claudineasilva2837
      @claudineasilva2837 Před 3 lety

      Deixa eu te pergunta minha fillas recebe a pensa o do pai dela que faleceu agora em abril ela faz 18 Aí quero saber ela recebe até os 21 anos

  • @ildeterodrigues3732
    @ildeterodrigues3732 Před 2 lety

    Só para constar. No caso de minha irmã ela é síndrome de dow, recebia pensão alimentícia de meu pai e, ainda recebe o loas, o que já comprova todo seu direito. Tem trinta anos e tinha vinte e oito quando da morte de nosso pai. Apenas não possui ainda curatela, mas já está em processo. O INSS colocou Falta de qualidade de dependente e Invalidez do requerente fixada após o óbito do segurado. Entrei com recurso sem ação judicial por enquanto e aguardamos resultado. Grato.

  • @lauramodulo2772
    @lauramodulo2772 Před 4 lety

    Advogado eu estou lutando pela pensão do meu filho por morte depressão ele tinha 18 anos ñ tinha benefício nenhumk eu sou a mãe do falecido dependente de delito nos agricultores me ajuda tenho o processo.

  • @carlosalvarenga1374
    @carlosalvarenga1374 Před 5 lety

    Bom dia dtr- , excelente informaçao e explicaçao , parabens pelos detalhes informados os quais me tirou duvidas ; e me acalmou em um processo de habilitaçao a pensao por falecimento de pai militar , novamente parabens pelo video .

  • @elizabetepereirasantos3172

    Boa tarde sou irmã de um esquizofrênico e nos pedimos pensão por morte da mãe e foi indeferido não entramos com judiciario.

  • @dieniferraimundo9076
    @dieniferraimundo9076 Před 4 lety

    Minha mãe é falecida faz 8 anos ela era aposentada por invalidez ela morreu no mês de novembro e eu sofri um avc esquemico em dezembro 25 anos tenho Cid e tudo tentei me aposentar por invalidez mas disseram que era muito nova tentei pegar aposentadoria dela negaram perdi empregos pois fiquei com uma sequela será que agora teria direito?

  • @alvaro7111
    @alvaro7111 Před 5 lety +2

    Bom dia doutor, vc poderia fazer um vídeo explicando o que acontece se a spprev pagar a mais do que deveria? Pois meu pai era funcionário público e faleceu quando eu tinha 10 anos, recebi até os 21 a pensão. A partir daí, minha mãe começou a receber a minha parte, só que um pouco menos. A spprev mandou uma carta dizendo que ela recebeu a mais durante 10 anos e que a gente tinha que restituir os últimos 5 anos.
    Minha pergunta: vou ter que restituir esse valor mesmo? Pois de acordo com a lei 10.261/68 ART 245, eu teria que pagar se eu tivesse agido com dolo ou culpa, mas não foi o caso! Pois minha mãe desconhecia que estávamos recebendo a mais.

  • @merciasantana1310
    @merciasantana1310 Před měsícem

    Por não ter conseguido pela perícia do INSS, tive que entrar com ação contra o órgão. Passei por perícia judicial. Demora muito para a decisão do Juiz?

    • @saberalei
      @saberalei  Před měsícem

      Isso terá que analisar cada caso e falar com o advogado do seu processo. Infelizmente não tem como saber exatamente o prazo.

  • @dieggo_manauara
    @dieggo_manauara Před 4 lety +1

    Minha avó recebia pensão do meu avô, ela adoeceu e 2 tias minhas dentre os 7 filhos da minha finada avó que cuidaram dela, ambas mais de 45 anos uma delas é adotiva e sempre trabalhou como empregada doméstica na casa da irmã que também cuidou da minha avó, percebo que muitas pessoas falsificar documentos provam que tem deficiência ou doença mental sem ter nada disso e acabam vivendo como se tivessem, agem de má fé para receber o benefício tem alguma forma de fazer denúncias sobre estes casos para a verdade aparecer e pararem de receber o benefício cara essa minha tia que ficou com a pensão da minha avó até casa construiu, vive com um rapaz como se fosse casada, minha mãe não cuidou da minha avó mas sempre foi presente é filha de sangue da minha finada ávó e nem por isso recebe nada, meu sonho era desmascarar essas duas tias, acho uma injustiça eu sinto dentro de mim que elas amaram algo em segredo para esta filha adotiva ganhar pensão, queria tanto uma resposta

  • @maicomnavarro266
    @maicomnavarro266 Před 4 lety +1

    Saber a lei, e no caso do pai falecido que o filho se acidentou com 17anos, e fico no LOAS, e a viúva recebe a pensão por morte, a viúva se aposentando a pensão por morte do pai pasa para o filho cadeirante ?

  • @ildeterodrigues3732
    @ildeterodrigues3732 Před 2 lety

    Bom dia. O benefício da minha irmã, nesta situação, foi indeferido e terei que instituir advogado o que me acarretará custos extras para um direito legítimo de minha irmã. Posso, por isso, após ou junto processar o INSS por má fé, por exemplo, uma vez que, me obrigou a ter despesas com advogados desnecessários a priori. Grato

  • @netorodrigues7266
    @netorodrigues7266 Před 5 lety +1

    Boa noite doutor meu avô faleceu em 1989, foi ex combatente, meu pai tem hj 67 anos atualmente seria atestar ele como inválido, está invalidez obrigatoriamente teria que ser declarada antes do óbito do meu avô ou atualmente faria jus a está pensão?

  • @valdofredo
    @valdofredo Před 6 lety +1

    PERGUNTA: Se o juiz federal da cidade é conhecido por negar e não reconhecer o direito de filho maior inválido (Aposentado por invalidez antes do óbito da mãe) , teria como julgar o caso em outro domicilio?

  • @dr.abeldeoliveira6915
    @dr.abeldeoliveira6915 Před 4 lety +1

    Boa noite, no caso de pensão por morte a maior de 21 anos, em que um membro da família já recebe, no caso o padastro, basta o requerimento apresentando dos documentos e laudos médicos e termo de curatela ou é necessário marcar perícia?

  • @helenbeatriz3137
    @helenbeatriz3137 Před 6 lety +2

    Ótimo vídeo. Fiquei paraplégico em novembro de 1984, com 18 anos de idade na época. Sou aposentado por invalidez, desde 2002, e, o inss indeferiu a pensão por morte de meu pai, que faleceu em outubro de 2017. Entrei com recurso, está marcado para o dia 20/09/18. Qual sua orientação sobre meu caso?

  • @amarildobatista8429
    @amarildobatista8429 Před 2 lety

    Saber se o meus filhos é pensionista e eu sou pensionista que era casado com a minha esposa há 20 anos eu quero saber quando eles

  • @GeorgedeBSena
    @GeorgedeBSena Před 4 lety

    em lei.
    11.357/09 funprev- bahia gentileza analisar no inciso IV, se o termo (solteiro) não fere a constituição.
    SEÇÃO II
    -DOS DEPENDENTES
    Art. 12 - Consideram-se dependentes dos segurados definidos nos incisos I, II e III
    do artigo 10, para os efeitos desta Lei:
    I - o cônjuge;
    II - o(a) companheiro(a);
    III - o filho solteiro e não emancipado, até completar 18 (dezoito) anos de
    idade;
    IV - os filhos solteiros inválidos de qualquer idade, enquanto
    permanecerem nesta condição;
    V - os pais inválidos, enquanto permanecerem nesta condição.
    § 1º -A dependência econômica das pessoas indicadas nos incisos I, II e III deste
    artigo é presumida, e a das demais deve ser comprovada

  • @rosimeirefillesdalcin3495

    Meu pai faleceu dia 15022021,eu entei cmpedidode auxilio doenca, e rcebi, continuo comdrepressãsevera, diabte, hipertensão, meu pai, continuava a cuidar de mim, ainda estou em tratament,o que devo fazer, estou doente e desempregada, pois nãotive como trabalhar, devido aos remedios , preciso de sua ajuda,

  • @laudicegoncalvesdasilva133

    Bom dia! Minha mãe faleceu, ela era aposentada. Eu morava com ela já fazia tratamento mental, com pisiquiatra e psicólogo desde criança, e agora estou com artrite reumatóide, eu teria direito a pensão? Aguardo resposta

  • @TCHANANZINHA
    @TCHANANZINHA Před 7 lety +8

    Depressão grave, recorrente é que a pessoa fica incapaz por várias períodos no ano e documentada, teria direito?

  • @esmeraldovillas-boasvillas5782

    A filha casada, aposentada por alienação mental é dependente presumida do pai para fins de pensão por morte? No caso a aposentadoria foi por invalidez permanente em virtude de alienação mental. O estado civil de casada é um impedimento legal?

  • @franciscamaria680
    @franciscamaria680 Před 6 lety

    Obrigado seu vídeo foi muito esclarecedor

  • @kayquepedromotta5749
    @kayquepedromotta5749 Před 3 lety +2

    Mestre, imaginando uma situação onde um individuo deficiente, sobrevive exclusivamente com o dinheiro do beneficio que sua mãe recebe, pela morte do seu avô, pai da sua mãe, há possibilidade de se estender este beneficio recebido pela mãe, para que o neto deficiente possa recebê-lo, tendo em vista o mesmo sobreviver com este benefício mesmo que indiretamente?

    • @miltonrenato1
      @miltonrenato1 Před 3 lety +2

      Eu estou com esse mesmo problema minha mãe era filha de militar e faleu ontem eu tenho esquizofrenia des dos 22 anos, consultei um advogado alguns anos atrás e ele disse que era só eu provar que era dependente econômico da minha mãe. Isso é verdade?

  • @diegocarvalhar3088
    @diegocarvalhar3088 Před 3 lety

    Meu filho tem 39 anos, diagnosticado com TEA, é entregador de água, e eu pago sua previdência (INSS) desde os seus 18 anos. Mas, sou viúva e recebo quase 3 mil reais de pensão por morte do meu marido, pai do meu filho. Gostaria de saber se a minha pensão por morte do meu marido, pode ir para ele, se eu abrir mão dela a favor dele.
    E, se ele pode acumular a pensão do pai com a que ele recolhe desde os 18 anos?

    • @elizabethcaetano2304
      @elizabethcaetano2304 Před 3 lety +1

      Seu filho ainda pode fazer o requerimento pedindo a pensão por morte. Não há prazo para fazer este pedido. Sim, a Lei permite acumular a pensão com a aposentadoria.

  • @rosemeiresouzagoncalves5784

    A lei existe mais na prática o INSS faz o que bem entende à 5 anos entrei com uma ação pedindo a pensão por morte do meu pai.fiquei 4 anos no auxílio doença e estou a 2 anos aposentada o INSS alega que minha invalidez foi reconhecida apos a morte do meu pai e por isso nega . Como assim???? Eles me seguraram no exílio doença 4 anos e me negam esse direito pode isso???

  • @cleberjosedesousa6705
    @cleberjosedesousa6705 Před 6 lety

    Obrigado o senhor, aínda mais pela educação.gostei muito

  • @adrianaluisadeoliveiraoliv6644

    Por favor, me responda: meu marido recebe pensão por invalidez definitiva, quando começou a receber já era maior. O Titular era o.pai dele q faleceu. Minhas perguntas são: 1) essa pensão por invalidez q meu marido recebe fica para mim com o falecimento dele? inclusive ele está com metástase de câncer.2) Ele tem direito ao acréscimo de 25% na pensão, por estar com câncer? 3) É quitada a parte dele na nossa casa financiada pela Caixa Econômica Federal?

  • @lucineidebandeira6570
    @lucineidebandeira6570 Před 2 lety

    Bom dia
    Meu pai está no segundo casamento, e está inválido, e a mulher resolveu pedi o divórcio ela teria alguma obrigação com ele?

  • @JorgeMiguel-sw4lt
    @JorgeMiguel-sw4lt Před měsícem

    Estou nesta situação dei entrada já recebo o BPC LOAS tem um ano que uma advogada me procurou entreguei vários documentos assinados pra ela é nada entrei no aplicativo não tinha pedido nenhum aí fiz sozinho gostaria de auxílio

    • @saberalei
      @saberalei  Před měsícem

      Entre em contato conosco através do link social.vgrajuridico.com/fale-conosco

  • @terezamariano6043
    @terezamariano6043 Před 4 lety

    Minha irmã é pensionista marido falecido e o filho se encontra internada clinica diagnosticado esquizofrenia a mãe ela que cuida dele hje ele está c/49a. Mas se ela falecer a pensão dela fica pra ele? Quem pode ser responsável por ele?

  • @martaalmeidasantos5968

    Eu dei entrada no INSS só q meu advogado disse eu foi negado Dr tenho duas crianças pequenas e não tem condições de trabalhar como q eu faço mim ajuda aí o pai dos meus filhos morreu e os documentos dele sumiu mais eu tenho o número do RG CPF e consegui resgistra o atestado de óbito dele como q faço mim ajuda

  • @eziomonteiro9149
    @eziomonteiro9149 Před 4 lety

    Meu pai faleceu em outubro de 2019,até hoje 12/06/2020 estou na espera. Tenho uma advogada que cuida do caso.Sou aposentado por invalidez. Doutor é norm

  • @jussararocha9270
    @jussararocha9270 Před 3 lety +1

    Quero saber se um engenheiro e professor de inglês e matemática, dirige a 40 anos não tem nenhuma deficiência física pode levar a metade da pensão da viúva?

  • @biancabarreto9881
    @biancabarreto9881 Před 6 lety +1

    Boa tarde. Tenho uniao estavel desde 2014 mais fui aposentada por invalidez em 2017. Mas ja estava em aux doença desde 2010. Fui aposentada por cirurgia na coluna e espondilite anquilosante Posso ficar com pensao por morte do meu pai ou mãe? Desde de ja agradeço atençao

  • @nktfpss
    @nktfpss Před 4 lety

    Meu filho tem 11 anos e já usufrui do benefício pq o pai dele faleceu. Porém ele tem um irmão por parte de pai que tem 40 anos e é autista. A pensão do autista ainda tá em análise pelo INSS. Minha pergunta é: o rapaz autista considerando a idade dele ( 40 anos) terá direito a retroativo???

  • @lourdesferreira7755
    @lourdesferreira7755 Před 7 lety

    Eu sou aposentada por invalidez e cuido de irmã deficiente mental e idosa. Ela recebe uma pensão por morte. Eu não tenho direito de receber uma porcentagem a mais para cuidar dela que depende da minha pessoa? Se não pude continuar trabalhando e nem sair de casa porque ela precisa que eu cuide dela.

  • @laurindamarques803
    @laurindamarques803 Před 4 lety

    Boa tarde, sou filha única e cuido da minha mãe ela tem dificuldade intelectual e coordenação motora, ela está agora com 71 anos de idade e cada dia que passa fica diferente sua assinatura por causa da coordenação motora, e ela não sabe ler, eu deixei de trabalhar pra cuidar dela, pois não tem condições de ficar sozinha, ela tem uma pensão vitalícia de meu pai, e com ela que vivemos. Tem como após sua morte essa pensão passar para mim já que deixei de trabalhar pra cuidar dela, é nossa única renda. Ela é analfabeta depende de mim pra ler. Mas isso não está registrado , cada dia que passa fica difícil pra assinar. O que deve fazer?? Estou com 49 anos e está difícil trabalhar com essa idade, o que será de mim após sua morte ? Me ajuda por favor. Funcionário público federal pensionista

  • @lauroradiceoficial
    @lauroradiceoficial Před 7 lety +1

    Meu irmão hoje com 39, separado interditada judicialmente, incapaz de trabalhar, e recebe auxilio-acidente, mas e dependente de sua mãe viuva que recebe uma pensão por morte do seu falecido marido que não é pai do meu irmão, e outro beneficio de aposentadoria por idade.
    Vindo ela falecer o meu irmão que é interditado judicialmente maior de 39 anos de idade segurada do INSS, e dependente dela para sobreviver se minha vier a mãe falecer o meu irmão pode herdar os dois beneficios da minha a mãe pensão por morte + aposentadoria por idade, ou ele tem que escolher o mais vantajo, ou ele tem direito aos dois beneficios e ainda receber o auxilio-acidente ?
    Nessa hipotese é vitalicea ?
    Mesmo ele recebendo o auxilio-acidente?
    Quais são as melhores provas são relevantes para apresentar ao Juiz se convencer dessa dependencia do meu irmão para conceder os beneficios ? As Declaraçoes do IRPF já serve ?

  • @zecavilella2609
    @zecavilella2609 Před 2 lety

    Recebo BPC MEU pai é falecido e minha mãe acumulou a pensãopor morte dele, caso minha mãe faleça terei direito a pensão por morte dela?

  • @janetebelarmino9846
    @janetebelarmino9846 Před 3 lety

    Dotor fiquei inválida depois de um AVC foi depois dê maior fiquei recebendo o loas mesmo assim com lutas e despesas de remédio pagar uma pessoa pra mim ajudar ficou muito auto então minha mãe é meus pai estando separados mi ajudavam então morreu primeiro meu pai e depois minha mãe fiquei sem ajuda sem bens Nei um é passando nessesidade meu pai era ajente de portaria do DNIT já enviei meu professor para Brasília é eles tão legando provas resistrada não tenho meu pai ajudava por amor amim senhi resistra nada ó que fazer agora é ainda estou na luta dê um câncer desde já agradeço se penhor miresponde obrigada

  • @glauciarosa7799
    @glauciarosa7799 Před 5 lety +2

    Sou casada, minha invalidez se deu após os 21 anos. Tenho direito a pensão por morte dos meus pais ?

  • @adelinamartins3307
    @adelinamartins3307 Před 4 lety

    Meu filho teve acidente aos 26 anos,não têve direito a beneficio nenhum, tentamos tres vezes e não foi pssivel poque êle não contribuia a um ano e meio. Ja faz seis anos do acidente perdeu dez cm: do femur direito foi colocado um aparelho numa cirurgia muito sofrida eficou comêle por três anos e meio, vindo a ter osteomielite por um ano e meio tomando muito antibiotico,morfina e outras madicações com mis duas cirurgias,ganhou seis cm: de osso mesmo assim o INSS não ajudou em nada tudo custeado por mim que sou mãe e pela irmã dêle. Só quê êle sente dôres constante e ficou mancando,não consegui trabalho constante vive mais de fazer bicos. Tenho 71 anos quero sabêr se ja posso fazer êsse pedido agora comigo ainda viva,quero amparar meu filho é solteiro mas tem um filho e paga penssão,ficarei feliz se puder me orientar,obrigada....

  • @uyu32
    @uyu32 Před 4 lety +1

    Tem como recorrer a direito de continua recebendo a pensão o filho que tiver fazendo faculdade depois do 21 anos

    • @nktfpss
      @nktfpss Před 4 lety

      Também estou em busca dessa informação

  • @marlenecabral1932
    @marlenecabral1932 Před 4 lety

    Eu preciso de uma ajuda eu sou curadora da minha.mae.ela faleceu.ja tem um mês.deixei de trabalhar pra cuidar dela tem um ano e dois mês que eu tive um acidente domestico quebrei a minha perna Tobi quebradura multiplicar aí não ando direito eu posso ter o direito de ser pensionistas dela pois este mês o benefício dela não saiu

  • @sofianunes4076
    @sofianunes4076 Před 6 lety +5

    Doutor, se o filho do falecido já recebe uma aposentadoria por invalidez, este consegue receber mais essa pensão por morte do pai?!

    • @taisrodrigues4149
      @taisrodrigues4149 Před 6 lety

      Ac

    • @anamaria-jc9vx
      @anamaria-jc9vx Před 4 lety

      Doutor meu filho e deficiente mental ele ganha o loas ele tem direito a pensão definitiva ou não ele TB tem retinose piguimental

  • @luci6428
    @luci6428 Před 4 lety

    PARABÉNS AMEI A AULA ME TIROU MUITAS DUVIDAS

  • @rogeriocostadarocha145

    Eu recebo u auxílio doença pelo inss e tenho uma invalidez fiz um esvaziamento total da tireoide e tenho 51 anos eu tenho direito a pensão da minha mãe

  • @andrebenevides2375
    @andrebenevides2375 Před 2 lety

    Como faço pra entrar em contato, pois tenho um caso na família e pretendemos entrar com uma ação na justiça.

  • @pereirasilva654
    @pereirasilva654 Před 3 lety

    Oi eu recebia pençao alimenticia do meu escopanheiro pelo o inss mas ele faleceu em 2016 la no inss eu era depentende dele mas eles cortarão eu não recebo mas so minha filha que ficou recebendo mas ela ja fez 21 ano no mes de janeiro2021 eu poso recore na justiça pra ficar pra mim ou ñao

  • @renatapessoa4383
    @renatapessoa4383 Před rokem

    Quais os tipos de invalidez é considerado para ter direito a pensão por morte? Por exemplo, um filho de 50 anos, sem trabalhar porém com saúde para trabalhar, apenas alcoólatra. Teria direito a pensão?

    • @saberalei
      @saberalei  Před rokem

      Boa tarde, é possível sim, vai depender da avaliação médica da perícia a fim de identificar os comprometimentos.
      Acesse nossos dois artigos que vão se complementar: saberalei.com.br/alcoolismo-cronico-aposentadoria-inss/
      vgrajuridico.com/blog/pensao-por-morte-filho-incapaz-maior-21anos
      Qualquer dúvida fico à disposição :)

  • @cristinaaparecida3842
    @cristinaaparecida3842 Před 3 lety

    Boa noite.
    Meu filho é especial está com 24 anos.Ele teve paralisia cerebral.Sou separada do pai dele.O pai tem outra família.O que acontece se o pai morre,ele fica sem receber se o pai morrer??

  • @crisfreitas1905
    @crisfreitas1905 Před 4 lety +1

    E se a pessoa for dependente químico este filho ele consegue retomar a pensão do pai

  • @natalinasoares4531
    @natalinasoares4531 Před 4 lety

    Meu pai ele trabalho no estado a vida toda faleceu e minha mãe recebe o dela que pago e o dele eu não tenho renda so depentente de remedio controlado dois deferente des dos 35 ano não so fico melhor depos das 3 4 oras da tarde tenho 56 anos não tenho nen bousa familia fis ums nove cadastro mas não consegui minha mae tem carro mora bem tem ate motorista particula e eu vivo pela fe ate fasendo o que não devo pra comer me ajuda

  • @alineribeiro9640
    @alineribeiro9640 Před 6 lety +1

    Boa Noite
    Meu nome é Everton tenho Retinose Pigmentar doença: (Genética, progressiva e irreversível) sou aposentado por invalidez Judicialmente. Meu Pai foi aposentado pelo INSS e faleceu em 2013 porém eu descobri a minha doença após a morte dele. Gostaria de saber se eu posso requerer a pensão por morte como inválido maior de 21anos? Aguardo retorno... Grato!

  • @wellingtonborges1887
    @wellingtonborges1887 Před 4 lety

    Meu pai faleceu , na época eu tinha 18 anos , mais não dei entrada , hj tenho 21 anos posso dá entrada na pensão de meu pai ? Para receber o período ao qual tinha direito antes de completar meus 21 anos

  • @eloinerodrigues6961
    @eloinerodrigues6961 Před 4 lety

    Gente me ajude,pois hoje tenho fibromialgia E fui negada a receber a pensão do meu pai ,o que eu faço

  • @josehenriquesantosfilho

    bom dia
    tira mim uma dúvida meu pai faleceu em 2004 e deixou uma filha fora do casamento vou dado entrada na pensão passamos a receber e dividi com ela só que ela a messe não recebi mais pq completo 21anos quando foi agora o primeiro dinheiro q sempre sai eq até agora não tinha saído quando fio Agora saio ela tam direito a esse dinheiro já que ela e de maoir

  • @flaviosouzamedeiros769

    Boa tarde! Minha mãe faleceu, ela recebia uma pensão por morte de meu pai pelo Rio Previdência, essa pensão pode ser transferida para o meu irmão de 27 anos que é deficiente, mas ele não é filho de meu pai ?

  • @suelysalustiano7446
    @suelysalustiano7446 Před 7 lety

    Eu Suely Salustiano do Nascimento, tive problemas com vários acidentes de trabalho mais fui lesionada pela prefeitura e mim aposentou por invalidez de uma doença que não teve nada haver com a cat que foi desabilitada.