Férias no Cruzeiro - As Aventuras dos 5

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 11. 07. 2024
  • #Renascença #astrêsdamanhã
    Nas Aventuras desta semana houve sapatos super rápidos, termos antiquados e um filho que assume que não vai seguir os conselhos da mãe. A Ana e a Joana partilham os melhores momentos da semana dos seus filhos, naquela que é uma das rubricas mais fofinhas d'As Três da Manhã.
    Renascença em direto • rr.sapo.pt/
    Instagram • / renascenca
    TikTok • / radiorenascenca
    Facebook • / renascenca
    X • / renascenca
    Spotify • open.spotify.com/user/renasce...
    Reddit • / renascenca
  • Zábava

Komentáře • 21

  • @martaferreira1228
    @martaferreira1228 Před 24 dny +20

    Meu filho é filho único, tem tudo e pais divorciados mas qdo tinha 15 anos nem se ateevia a falar assim comigo pois considero isto impróprio. Hoje com 22 anos tem muito cuidado para não ser inconveniente pois eu não admito isso. Ser adolescente não implica deixá-los dizerem o que querem aos pais, existe um limite e não sei se o Pedro conhece bem ou não esses limites.

    • @lusoluso-te7fq
      @lusoluso-te7fq Před 23 dny +3

      Bom exemplo,que mesmo com15 anos (idade difícil) e pais separados, saber dar educação é importante.

    • @eugeniaacciaioli4778
      @eugeniaacciaioli4778 Před 13 dny +2

      @@lusoluso-te7fq E nós, professores, que o digamos!

  • @sofiatraveling
    @sofiatraveling Před 25 dny +20

    O Pedro está a confundir funcionalidades do IPhone. Eu uso o modo "dormir" com contactos de emergências, em que não estão lá todos os meus contactos favoritos. Nada temas, Ana.

  • @IsabelFarola
    @IsabelFarola Před 25 dny +26

    Ai .. o Pedro chega a ser "cruel" para a pobre mãe 😢; ele um dia vai compensá-la, tenho a certeza; quando a adolescência lhe passar 🙄

    • @lusoluso-te7fq
      @lusoluso-te7fq Před 24 dny +7

      O problema não é só a adolescência, mas o modo como educam.
      Estragam-nos com mimos desde muito cedo, e ficam deslumbrados quando os filhos fazem 15 anos.
      Lógico que é recompensador ver um filho tornar-se quase adulto, mais livre e responsável mas não esqueçam que são só15 aninhos.
      Acham que com 15 anos já são homens-adultos, tratam-nos e dão-lhes a atenção como se tivessem 18 ou 20.
      Nunca me passaria pela cabeça dizer à minha mãe "és mesmo velha... " ou desprezar e responder com desdém aos conselhos da minha mãe.
      Acho que é um problema de personalidade (quanto a mim), talvez ele mude ou pode não mudar.
      É algo que a Ana deve se preocupar e acompanhar dissimuladamente mas com calma.

    • @carolinanunes3048
      @carolinanunes3048 Před 13 dny

      ​@@lusoluso-te7fqA educação dada pelos pais é apenas UM entre muitos parâmetros determinantes da personalidade de um indivíduo. Para já nunca compete apenas a UM educando (salvo família monoparental - e mesmo assim !) mas sim aos membros entre os quais a guarda do filho/a está dividida ! Porque é sempre a mãe que tradicionalmente leva com as culpas ?!?!?! E esqueceremos o meio em que evoluem os filhos de um modo geral ? Porque é que fica sempre esta ideia que o comportamento da progenitura é o reflexo da educação dos pais ? Esquecer-nos-emos que os filhos têm vida própria e muitas vezes evoluem contra os valores morais dos pais por mais que estes se esforcem ? É extremamente injusto ter um pensar redutor para com tal assunto...sei que é uma maneira de ver bastante enraizada em Portugal, mas acredito que vá evoluindo com as próximas gerações. Muitas vezes é mais o contexto socio-cultural num todo que influencia e molda o carácter educacional de uma criança/ adolescente/ jovem adulto - mais que a simples educação dos pais.

  • @Pedro-Luis
    @Pedro-Luis Před 25 dny +14

    Bem ele queria, o Pedro como todos os filhos são influenciados pelas palavras da mãe até de forma inconsciente. Faz diferença e são importantes os avisos de uma mãe apesar da tentativa juvenil e compreensível de diminuir essa importância. Tudo a correr como deve ser, uma mãe preocupada e um filho a tentar ser despreocupado.

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 Před 23 dny +7

    Reconheço este discurso do Pedro, no meu próprio filho, nessa idade, e reconheço que, tal como já li em diversos comentários, se deve, ao facto, de eu ter feito sido demasiado tolerante, em relação, a certos comportamentos do meu filho. Queremos ser os pais compreensivos e benevolentes, e depois dá nisto. A Ana já não vai a tempo de mudar grande coisa. Resta ter a esperança que o seu filho seja inteligente e não faça muitas asneiras. Eu tive essa sorte, apesar de tudo. Mas, se pudesse voltar atrás, tinha educado o meu filho de outra forma. Não fiz tudo errado, mas falhei em alguns aspectos, confesso. Embora, por vezes, as circunstâncias também nos encaminhem numa determinada direcção, e seja difícil caminhar de outra forma.

    • @daisyo.6666
      @daisyo.6666 Před 22 dny +2

      Só porque ele disse que não influenciaria o seu comportamento? Pelo amor de deus, se isso é falta de respeito, então todos os adolescentes são mal-educados. É característico desta idade fazer tentativas de desmarcar a sua independência, isto é saudável, pois é fundamental para a criança se tornar num adulto com os seus próprios interesses, ideias e valores. Tenho experiência de trabalhar adolescentes durante muitos anos, e este tipo de comportamento é típico.

  • @mischiefmanaged7274
    @mischiefmanaged7274 Před 25 dny +9

    Estes miúdos são uns mimados, meu Deus.

  • @euPatyL
    @euPatyL Před 24 dny +9

    A brigada das mães perfeitas ataca sempre nos comentários a esta rubrica.
    Migas, tomem conta da vossa vida. Coragem

  • @user-qc3ey9up4m
    @user-qc3ey9up4m Před 24 dny +5

    Sinceramente, não devemos permitir que os filhos nos digam tudo... desagradável mesmo...

  • @sandramoura1517
    @sandramoura1517 Před 25 dny +21

    Desculpem mas acho o Pedro um miúdo ultra mimado. A maneira como ele fala com a mãe (eu sei q ele é adolescente mas calma jovem), nota-se q n existem mtas regras na vida deste miúdo, faz-lhe falta um irmã(o) e um bocadinho de menos vontades feitas!

    • @mischiefmanaged7274
      @mischiefmanaged7274 Před 25 dny +5

      @@sandramoura1517 os das 3. Vê-se que são miúdos que têm tudo de mão beijada. Estes pais só adiam o inevitável que é o momento em que os miúdos percebem o que a vida custa. Acaba por acontecer.

    • @lusoluso-te7fq
      @lusoluso-te7fq Před 24 dny +4

      Talvez consequências dos casais "modernos": pais separados, um educado outro deseduca, um diz uma coisa, outro diz outra.
      Um quer agradar ao filho ou outro quer agradar ainda mais para ter a atenção dele.
      E há casos mais complicados, filhos de outro pai ou de outra mãe. Não há quase o sentido da família , família como conhecíamos ou devia ser. Mas enfim, é a vida!!!

    • @user-dk7oc3cw8u
      @user-dk7oc3cw8u Před 24 dny +3

      Família como devia ser!? Poupem-me! Isto cheira a naftalina e mofo e eu já cá ando há muitas décadas.

    • @lusoluso-te7fq
      @lusoluso-te7fq Před 23 dny

      @@user-dk7oc3cw8u Sim família como devia ser, ou melhor, família tradicional. Nem me refiro a este caso em concreto, mas á mentalidade atual. Parece que o que fica bem é casar e descasar, juntar, separar-se, voltar a juntar?
      Anda cá há umas décadas e eu também, por isso não lhe dá o direito de se achar mais moderno que os outros, ou que você é que está certo.
      E o certo sou eu? Talvez, pois os humanos não são animais irracionais para andarem por aí a procriar.
      De certeza que o cheiro a naftalina e a mofo vem de si, da sua antiguidade, porque o casamento é como o respeito e a educação, não passam de moda e ficam sempre bem.
      Afinal o casamento não é causa da violência doméstica, serem obrigadas a ficarem juntos. Vejam o que se passa agora, conhecem-se numa noite, é tudo facilidades, blá, blá, .
      Depois as vitimas somam e seguem. Mas cada um é livre de levar a vida que escolhe.

    • @lusoluso-te7fq
      @lusoluso-te7fq Před 21 dnem +2

      @@user-dk7oc3cw8u Se lhe cheira a naftalina e a mofo é da sua idade, só pode.
      Saia de casa, areje a mente.
      Sim, família como devia ser,você é daquelas que acha que famílias lindas e exemplares, são aquelas que se conhecem nas redes sociais, juntam-se na 1ªnoite, ao fim de um ano,separam-se, conhecem outro, fazem filhos aqui e ali e os irmãos nem ganham amizade e por aí vai.
      Que aos 40, 50,etc ainda dizem o meu namorado,quando já deviam dizer o meu marido e terem a vida organizada. Mascada um colhe o que semeia.

  • @nunosobral9349
    @nunosobral9349 Před 21 dnem +1

    Hehejehwhwjejwieueueue7eh3ueueueieieieieieuueeeuyeueeueeeueueueueueieeuieeieueuueeu

  • @eugeniaacciaioli4778
    @eugeniaacciaioli4778 Před 13 dny

    Ainda bem que ele é teu filho, Ana, e não, meu (nem aluno). Deus sabe o que faz! Desculpa, mas esse jovem passa muitas vezes das marcas.