O Diálogo Entre Fé e Ciência: As Grandes Questões | Imersão Academia ABC²

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Você já pode se inscrever nos três cursos que fazem parte dos Cursos Avançados em Fé, Ciências e Cultura da Academia ABC².
    Clique nos links para saber os detalhes e faça parte!
    - A História das Relações entre Fé e Ciência - prof. Marcelo Cabral: www.cristaosna...
    - Cosmovisão Cristã e Teologia Natural - prof. Guilherme de Carvalho: www.cristaosna...
    - Cosmos & Criação: A sinfonia cósmica - prof. Roberto Covolan: www.cristaosna...
    CONHEÇA TODOS OS CURSOS DA ACADEMIA ABC²:
    www.cristaosna...

Komentáře • 8

  • @matheusmarinho2464
    @matheusmarinho2464 Před měsícem

    Comeco minha faculdade de medicina agora em agosto, tava estudando alguns temas da facul aqui de antemao e achei necesario fortalecer minha fe nesse quiesito antes de comecar uma faculdae que sei que e tao dominada infelizmente por um ego demoniaco ateu...

    • @cristaosnaciencia
      @cristaosnaciencia  Před měsícem

      Conte com a gente e com nossos conteúdos. Tem um em especifico que recomendamos muito: unusmundus.academiaabc2.org.br/cristao-e-medicina/

  • @mdm3072
    @mdm3072 Před 3 měsíci +2

    Conheci a ABC2 desde o início e vi como uma esperança de um bom diálogo entre ciência e fé. Mas a ABC2 assumiu uma postura dentro do que se conhece como criacionsimo progressivo, associando a evolução e o naturalismo como uma via possível com a teologia. Não vi um diálogo da ABC2 com o Design Inteligente, então não sei como o diálogo poderia ser mais proveitoso. Até onde vejo, e posso estar errado, a ABC2 só tem um visão nesse diálogo.

    • @heidydossantos461
      @heidydossantos461 Před 3 měsíci +1

      Acho que pelo fato da maioria dos acadêmicos não aceitarem o TDI como científico então aqui eles o desconsideram. Se essa for realmente a concepção da ABC2 seria o mesmo que um diálogo entre fé e fé e já não seria mais entre fé e ciência. Agora, se você considerar TDI como ciência, somente neste caso, poderíamos falar em viés, ausência de dois lados, parcialidade etc, caso contrário, não.

    • @mdm3072
      @mdm3072 Před 3 měsíci +1

      @@heidydossantos461 mas a TDI não é uma proposta teológica… trata-se de uma proposta científica que visa buscar sinais de inteligência na natureza sem se preocupar em dizer quem seria o designer… apresentá-lo é de caráter religioso.

    • @heidydossantos461
      @heidydossantos461 Před 3 měsíci

      ​@@mdm3072 Sim, é a questão da regra do jogo e seus jogadores né. A TDI está tentando convencer a comunidade de que a teleologia na natureza, ou seja, a noção de que algo foi projetado com finalidade, é passível de investigação. Que algo possa ser identificado como projetado ou surgido por causas naturais, acho que não há disputa alguma nisso, o que os naturalistas não aceitam é que na natureza isto se aplique. É uma questão de ajuste do método ao objeto. A maioria dos cientistas crêem que a natureza deve ser explicada apenas por processos naturais, não guiados. Então, procurar causas materiais e causas formais, bem, até aí os cientistas estão dispostos a ir, agora... procurar causas eficientes ou uma causa final, a maioria dirá que não é trabalho da ciência. Então, quando uma teoria busca olhar qualquer finalidade na natureza, a priori, ela é rotulada como não ciência. É uma questão de delimitação e nem tanto de método. Um TDI pode dizer o que for, pode demonstrar probabilidades, estatísticas ou experimentos, ainda assim se dirá que isso não será válido porque:
      1° O método científico não deve ser usado para inferir causa final ou eficiente (seja para negar ou confirmar)
      2° O método científico só pode chegar a conclusões naturalistas uma vez que deve usar apenas ferramentas explicativas ditas naturais
      3° A história natural é entendida dentro de um fluxo natural de causas e efeitos complexos, mas perfeitamente naturais.
      Para encaixar a TDI como ciência é preciso mudar todo esse conjunto de pressupostos na comunidade. O problema é que eu acho que um naturalista prefere morrer do que abrir mão do seu naturalismo, prefere ficar com verdades parciais e incompletas do que assumir alguma explicação fora da sua caixa de ferramentas explicativas porque seria encaradas como "falsas explicações" especialmente pelo problema da experimentação. Enquanto no naturalismo sempre há uma esperança de uma descoberta de algo que poderá explicar naturalmente um fenômeno, no TDI existe uma afirmação negativa, no sentido de que nunca haverá uma explicação naturalista para aquilo. Pelas entrevistas que eu já vi de alguns cientistas, Isso é encarado psicologicamente como uma traição e desonestidade no sentido de que "até aqui você quer ir com explicações naturais mais aí depois você quer abandonar tudo assim tão depressa, porque ?" Isso é complexo e não acho que vá mudar tão cedo.

    • @cristaosnaciencia
      @cristaosnaciencia  Před měsícem

      Olá, Marcos!
      Seu comentário é muito importante para nós.
      A ABC² se dedica ao diálogo honesto entre a fé cristã e a ciência, respeitando a liberdade e a soberania de ambas as esferas. Não adotamos nenhuma teoria específica sobre a interpretação de Gênesis 1-2 ou sobre a ciência das origens, mas consideramos como legítima a pluralidade de ideias e discussões a respeito desses temas.
      O tema "evolução" aparece em nossos seminários e publicações porque entendemos que é o paradigma dominante nas ciências biológicas, mas isso não significa um endosso exclusivo. Entendemos como legítimas diferentes visões cristãs sobre criação, evolução e design inteligente, e acreditamos na importância de debater abertamente as falhas da moderna síntese evolutiva, assim como reconhecemos o direito intelectual de buscar sua refutação.
      A ABC² é uma organização complexa e dinâmica, com grupos temáticos em diversas áreas, além de um foco específico nos estudos de religião e ciência. Estamos constantemente aprendendo a melhorar nossa comunicação com o público, e comentários como o seu nos ajudam a servir melhor em nossa missão.
      Se lhe interessar uma resposta mais detalhada, gentileza escrever para gente em contato@cristaosnaciencia.org.br
      Um abraço e que Deus o abençoe!

  • @PauloLuizFranca
    @PauloLuizFranca Před 3 měsíci +1

    Alguma religião já lhe ensinou que o Sol e a Lua são planetas e que estamos no centro do universo? Que a Menorá do Tabernáculo representa os sete planetas clássicos - o Sol e a Lua entre eles? É um modelo que foi mostrado a Moisés e foi provado verdadeiro em 2000. É possível dizer o contrário, DEPOIS de assistir ao vídeo completo, que foi feito em memória da minha querida cadelinha, Mamãe? czcams.com/video/aBi693ClBrM/video.html .
    Versão em inglês: czcams.com/video/78Vlg1oCipw/video.html