VIDA E HISTÓRIA DE MADAM C. J. WALKER - REVELAÇÕES E PITACOS SOBRE A SÉRIE | DEPRETAS

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 10. 09. 2024
  • Oi, gente! Tudo bem com vocês? Eu sou Gabi Oliveira e hoje eu vim compartilhar com vocês a minha opinião sobre a nova série da Netflix, chamada A Vida e História de Madam C.J. Walker (Self Made). A primeira parte do vídeo é sem spoilers e na segunda eu comento as minhas impressões.

Komentáře • 726

  • @GabiDePretas
    @GabiDePretas  Před 4 lety +291

    Oi, gente! Se gostarem do vídeo, não esqueçam de curtir e compartilhar. Abaixo eu deixo alguns links pra vocês conferirem a verdade:
    A Vida e a História de Madam C.J. Walker: o que é fato e o que é ficção na série- www.omelete.com.br/netflix/a-vida-e-a-historia-de-madam-cj-walker-netflix-fato-ficcao#90
    mundonegro.inf.br/madam-c-j-walker-na-vida-real-addie-empregou-sarah-e-ajudou-milhares-de-mulheres/
    Netflix's 'Self Made' isn't inspired enough by Madame C.J. Walker to avoid black stereotypes - www.nbcnews.com/think/opinion/netflix-s-self-made-isn-t-inspired-enough-madame-c-ncna1164031

    • @Paula-si7bv
      @Paula-si7bv Před 4 lety +5

      Gabi eu só não gostei porque a fórmula não era dela, ela ficou rica sim pelo próprio esforço, mas as custas dos outros ou seja, com a fórmula de outra mulher eu fiquei muito chateada com isso porque a série da um ar de luta, de conquista quando isso foi criado em cima da conquista de outra pessoa.

    • @jaynasheabronca
      @jaynasheabronca Před 4 lety +1

      Amei o vídeo gabi. 🖤
      Pra mim o seu canal é o melhor canal do CZcams. Aprendo muito com os seus vídeos.

    • @EuMesmaDaniele
      @EuMesmaDaniele Před 4 lety +1

      Dos '12:40 aos '13:30 essa questão de "cabelos" creio eu que naquela época por elas estarem inseridas no contexto era tudo muito novo, e ainda não existia essa percepção social que existe hoje, até pq tb se eu não estou enganada a primeira química que alisa cabelo (na série é vendido como elixir, tipo um tônico pra crescer cabelos e não alisa Los) só foi criado no século seguinte...então naquela época a forma que elas alisavam, na verdade é chamada de "stilying" que é basicamente o que fazemos hoje, com chapinha, babyliss, secador etc..., no caso delas era pente quente. E sabemos que esses processos por si sozinhos não garantem alisamento definitivo, como as químicas mesmo, tanto que ao lavar os cabelos voltam a forma original, e pelo que entendi, naquela época as mulheres usavam seus cabelos naturais, pq não existiam químicas de alisamento definitivo, o máximo que elas faziam era passar o pente quente.

    • @Quezia1
      @Quezia1 Před 4 lety +1

      Obrigada pelo vídeo, Gabi!! Eu não conhecia a C.J. Walker antes da série. E muitaaa coisa não sabia. Valeu pelas suas revelações e comentários, vc é top demais!!!

    • @hellenfarias7600
      @hellenfarias7600 Před 4 lety +1

      O agiota morreu. Ele foi enforcado, na série passou, mas de forma bem leve.

  • @thelastbrigadeiro
    @thelastbrigadeiro Před 4 lety +7

    Confesso ter ficado mais contente pelo fato da história de vida desta mulher agora poder atingir um número maior de pessoas, do que fiquei chateada pelas falhas técnicas, incluindo roteiro. Não sendo um documentário não há obrigação de ser fiel à realidade. Só o fato de estarmos falando sobre ela e pesquisando sobre a sua vida, me diz que a produção valeu a pena. E vamos levar em consideração que produções do nível desta, com elenco majoritariamente negro, com protagonistas negros e falando sobre pessoas negras bem sucedidas ainda não são "o comum".

  • @danielleinlondon6834
    @danielleinlondon6834 Před 4 lety +77

    Amei a resenha!!! Aqui no Reino Unido chama "Self Made: inspired by the life..." já sugerindo que só aborda como ela enriqueceu. Achei suas críticas todas pertinentes, sobre a timeline e script então nem se fala... Atriz de pele clara q fez a Leila foi de propósito!!! Já que o púbico geralmente é leigo em discussões étnicas, e, como já existe esse estereótipo de rivalidade femenina, ressaltar isso com colorismo seria a cereja do bolo... só que não... destruíram a reputação da pessoa real! Enfim... faltam mais pessoas negras escrevendo e dando consultpri nessas séries! Falando nisso tem uma série britânica chamada Black Eart Rising q eu ia amar se vc fizesse uma análise!!! Se não por favor, resenha da Queen Sono q comecei a ver por recomendação do Afetos!!! Abraços no coração!!!

  • @maaalopez
    @maaalopez Před 4 lety +112

    Ah, não tinha percebido nada pq não pesquisei :|
    Mas nossa, quantas revelações! Realmente achei a personagem da Sara muito solitária, fiquei chateada por não saber o que aconteceu com o sogro dela e também não entendi o desfecho com o agiota. Além disso, também estava achando a Addie exagerada mas eu caí na história da vilã mais clara. Sobre a interpretação da filha da Sara, mulher! É só ver a cena em que a Sara conta que está doente, a menina não consegue ter uma reação kkkkkk e antes fosse falta de reação pelo choque, mas acho que foi pela má interpretação mesmo. Tô chocada que ela não era lésbica, preferia que fosse kkkkkk. Mas Gabi, obrigada por ter pesquisado tanto e informado sobre as falhas, eu tava endeusando a série da forma como ela é e acreditando em tudo. Vc sempre precisa! Muito obrigada!
    P.S: não mata as abelhas, por favor :)

  • @garotoyago4714
    @garotoyago4714 Před 4 lety +43

    Achei a série muito interessante, eles jogaram as questões p os dias atuais, ate porque não se tem muitos documentos históricos sobre a vida de Madame.

  • @raianefreitas5367
    @raianefreitas5367 Před 4 lety +158

    Esse "história" da polícia querer saber da onde vem o dinheiro da mulher ou do homem preto não me é estranho. Isso ainda no século 21 :(

  • @siquara100
    @siquara100 Před 4 lety +145

    Independente da mini série ser 100% fiel ou não, eu adorei a série.
    Recomendo 100% que todos assistam.

  • @brunalicia2529
    @brunalicia2529 Před 4 lety +143

    O auge pra mim foi quando tava passando a parte da cidade de Halem e comecou a tocar Halem shake

    • @choilay
      @choilay Před 4 lety +2

      SIM KKKKKKKKKKKKK q bosta foi isso?

    • @LucasPereira-dc6pr
      @LucasPereira-dc6pr Před 4 lety +5

      Eu fiquei: QuÊÊÊÊÊ??????
      Não encaixou bem kkkkkk

    • @pedropaulomartins885
      @pedropaulomartins885 Před 4 lety +9

      Nossa eu adorei, a trilha sonora da série mistura muito músicas modernas e clássicas

    • @marinamendes3116
      @marinamendes3116 Před 4 lety +2

      É sério isso? Kkk começar a assistir em 3...2...1

    • @pedropaulomartins885
      @pedropaulomartins885 Před 4 lety

      @@marinamendes3116 melhor coisa que fiz foi ver

  • @danielaoliveiradafonseca7907

    Caramba! Eu vi a série, me senti incomodada (para além das falhas pontuais do enredo) sobre a rivalidade, e achei que só poderia ser verdade então, já que era a discussão principal. Que bom saber que não era isso.

  • @helorodrigues860
    @helorodrigues860 Před 4 lety +27

    Seria legal se eles revelassem essa fórmula no final, pq eu to precisando de uma fórmula mágica pra fazer meu cabelo crescer.

  • @marciafrancooficial
    @marciafrancooficial Před 4 lety +2

    eu adorei a série. Não sabia nem da existência da Madame CJ Walker e, várias pessoas que assistiram, falaram que eu deveria assistir. Filmes hollywoodianos geralmente romantizam as histórias. São baseados mas e muito difícil que sejam fiéis à realidade. Então, por não assisti com essa expectativa, não me frustrei. Nem mesmo ao saber da realidade pq cada roteirista/diretor, além de querer evidenciar o que mais lhe chamou a atenção na história do personagem, também tem que ter jogo de cintura com os produtores (patrocinadores) do audiovisual que está sendo feito. Para mim, valeu demais mostrar uma mulher negra que tem garra, que pensa, que é empreendedora, que faz e acontece. Tem dores mas não se deixa abater por elas. Um exemplo que cito é quando ela vai vender o produto na feira, pela primeira vez. Ninguém dá atenção a ela. Pensei que fosse desistir mas ela fez, do limão, uma limonada. Optou por fazer um discurso pessoal, conseguiu atenção e vendeu todos os potinhos. A mensagem que passa para mim, e que acho que fica como legado, é a da mulher guerreira, inteligente, focada (acaba de ter diagnóstico que está muito doente e toma as decisões finais sobre a convenção que quer fazer), que faz boas escolhas para si (o momento em que, apesar de amar o marido, manda-o embora pq não pode deixar voltar quem a destruiu (uma frase mais ou menos assim). Quanto às mudanças da personagem rival, fez-me lembrar de uma minissérie feita aqui no Brasil, sobre a vida do presidente JK, famoso por ser bastante mulherengo: "reza a lenda" que a família não gostou do roteiro original, que retratava isso (por denegrir a imagem da D. Sara, esposa de JK) e aí o roteiro foi adaptado, colocando-o envolvido com apenas uma amante, que representava todas as que ele teve.

  • @isadhoraveiga460
    @isadhoraveiga460 Před 4 lety +2

    Muito bom o vídeo, não sabia de muitas coisas que o vídeo pautou, notei essa questão de colocarem duas mulheres negras como opositoras e achei super importante a discussão do machismo na comunidade negra. Muito bom o vídeo Gabi! Da pra refletir bastante sobre, pra quem não conhecia a história, como eu, foi um ótimo entretenimento e deu pra discutir e refletir bastante. Mas, após os apontamentos é importante olhar com outros olhos.

  • @luanasouza8662
    @luanasouza8662 Před 4 lety +61

    Eu tbm uso o argumento de assistir um filme/série com atores negros pelo simples fato de enaltecer obras que nos representam. Eu gostei da série, porém vi vários pontos falhos.

  • @danifalafal6265
    @danifalafal6265 Před 4 lety +36

    Verdade, eu não tinha parado pra pensar que a história não foi contada da maneira certa.

  • @tainamoreira2525
    @tainamoreira2525 Před 4 lety +26

    Gabi, eu entendi tudo que você problematizou, mas na minha visão eles só focaram a ambição dela em realizar o sonho dela. Eu acho que o ponto de ela trabalhar c cabelo, a situação negra no contexto histórico e a rivalidade foram só coisas pra encaixar um enredo rápido pra só 4 capitulos sabe? E pra tratar como pequenos e breves fatores p situar quem tava vendo no enredo q eles queriam, que pra mim era ela sendo visionária e indo atrás a qualquer custo. Se fossem fazer algo muito igual à realidade e dar importacia à todos os fatos, daria tipo uns 20 episódios. (Não q eu fosse reclamar né kkkk). No fjnal, acho mesmo q a ideia foi pegar uma história diferente q nunca foi colocada em filme e fazer uma boa ficção.

    • @silviatailane
      @silviatailane Před 4 lety +4

      Não entendo isso sabe, mesmo que na história ela tenha sofrido na mão de outra mulher não pode retratar, se não está incentivando rivalidade feminina! Gente, nem toda mulher é santa!

  • @marcoscaminhas5606
    @marcoscaminhas5606 Před 4 lety +210

    E esse ASMR querida? kkk amei o video, apontou coisas q nao tinha percebido.

  • @analaraandrade8510
    @analaraandrade8510 Před 4 lety +127

    Gabi em relação a filha da CJ Walker, a bisneta dela em uma entrevista confirmou que ela era lésbica

    • @danielleinlondon6834
      @danielleinlondon6834 Před 4 lety +3

      Sério? E onde ta essa informação?

    • @sarahmaythemartins3730
      @sarahmaythemartins3730 Před 4 lety +1

      se tiver link manda aquiiii pfffff

    • @lenisiadp4882
      @lenisiadp4882 Před 4 lety +16

      Mas, a série retrata isto claramente

    • @megumi5303
      @megumi5303 Před 4 lety +5

      @@lenisiadp4882 É pq a série foi inspirada no livro, não necessariamente tudo que tá acontece

    • @lenisiadp4882
      @lenisiadp4882 Před 4 lety +5

      @@megumi5303 Entendi, eu ainda não tinha chegado a esta parte do vídeo, pra mim ela de fato era lésbica, agora estou em dúvida

  • @LuisGustavo-gt7ho
    @LuisGustavo-gt7ho Před 4 lety +18

    Assim que eu vi a série eu já imaginei a Gabi fazendo um vídeo sobre. Hahaha tô nem acreditando. 💙

  • @grzsilveira
    @grzsilveira Před 4 lety +50

    Triste pq a série é boa, apesar de superficial, até você descobrir a verdade... Tu linda como sempre ❤

  • @jeffmesquita8237
    @jeffmesquita8237 Před 4 lety +61

    Cara, pra mim tu é a melhor youtuber que eu sigo, tuas falas são tão necessárias. Te adoro velho, um dia se eu virar um youtuber com toda certeza será minha inspiração. 😘😘😘😘

    • @denisewanzenried8592
      @denisewanzenried8592 Před 3 lety

      ahahhaahahahahaahaha que doideira chamar a menina de velho!!!!Mas achei legal a sua admiração por ela.

  • @amandapedrozo3290
    @amandapedrozo3290 Před 4 lety +6

    Caraca, fiquei surpresa com todas essas revelações, porém tambem aliviada em saber que as duas não foram tão rivais assim. Quanto ao cabelo, teve um momento em que q Sara foi questionada pelo Cara lá que ela foi buscar patrocínio, sobre ela querer tornar as mulheres negra padrão. Ela diz que nunca foi a intenção dela tornar as negras padrão europeu, mas realçar a beleza delas. Obrigada Gabi, irei compartilhar o vídeo pq ja havia compartilhado a série falando super bem haha... Agora preciso dizer que nem tudo foi tão retrato real.

  • @TB16423
    @TB16423 Před 4 lety +14

    Eu amo seus vídeos😍eu sou uma gringa dos Estados Unidos aprendendo português e vc me ajuda mesmo! Obrigada, Espero poder falar como você um dia🥺❤️

    • @simonestarwars1673
      @simonestarwars1673 Před 3 lety

      oi Taylor podemos trocar wats?sou uma brasileira que gosto muito dos gringos tenho muitos amigos americanos...me ligue 041 997759173

    • @MagnusVittalletti
      @MagnusVittalletti Před rokem

      Up

  • @janaseheiah
    @janaseheiah Před 4 lety +11

    Foi uma serie que eu gostei, mas no momento que a CJ vai falar com a Anne sobre a formula eu ja pensei "nossa então ela não é tão vilã" e fiquei c isso na cabeça, mas confesso que não fui atras da historia verdadeira.

    • @vivianejesus2572
      @vivianejesus2572 Před 4 lety

      Pensei a mesma coisa e ainda mais achei que ela também foi passada pra tras

  • @rafaelmello3938
    @rafaelmello3938 Před 4 lety +37

    Sim, eu senti a falta da estruturação da historia, deu a entender que tudo aconteceu dentro de meses.
    Quanto à filha da Sarah, ela foi interpretada pela Tiffany Haddish, que é bem mais conhecida por papéis cômicos... pra mim foi difícil vê-la num papel mais sério.

    • @carlacarvalho8835
      @carlacarvalho8835 Před 4 lety +6

      Pois é, eu piscava já tinha a fábrica, respirava ela já tava em um Palácio.

    • @danimusic19
      @danimusic19 Před 4 lety

      Sim, tudo acontecia muito rápido. Eles deviam ter feito mais episódios para não ficar tão "corrido" assim.

    • @maryymendes
      @maryymendes Před 4 lety

      Eu não conhecia a Tifanny antes, então não tive um viés. Gostei bastante dela.

  • @maanafs
    @maanafs Před 4 lety +37

    Gabi, você é incrível. Iniciei a série hoje e só pensei::::: Gabi, grava um vídeo sobre, pfvr haaahaahah cheiro do Ceará ❤

  • @Conner230
    @Conner230 Před 3 lety +1

    Desenvolvi um trabalho de marketing
    sobre a personagem CJ walker, e o seu video foi incrivel para entender alguns fatos que eu não compreendi assistindo a serie. Muito obrigado !

  • @majernigan
    @majernigan Před 4 lety

    Gabi, concordo com vários pontos que vc colocou, sobre a falta de detalhamento e de abordagens mais firmes. Acho que tudo isso falta por que o objetivo era mostrar o crescimento do negócio, que, como vc falou é o que os americanos mais admiram. E é um divertimento, não é pesado. Gostei tb por ser protagonizado por negros que não estavam em sofrimento o tempo todo, gostei de como mostraram o Harlem, pra comparar oq era considerado moderno naquela época e de ver uma família negra, poucos anos após a abolição da escravatura, morando em mansões e dando jantares. Achei legal essa retratação. Acho que os detalhes e fatos da vida dela são importantíssimos, mas talvez, sejam melhor retratados em um documentário, do que em uma mini-série de entretenimento. E mesmo de forma leve, pra quem está atento, muitas coisas foram trazidas ao diálogo... 😘

  • @sarahcris5467
    @sarahcris5467 Před 4 lety +3

    Passando só para enaltecer a beleza da Gabi! Que mulher lindaa e inteligente!

  • @ray_alves
    @ray_alves Před 4 lety +19

    Eu também tive a impressão de que a atmosfera da séria tava bem branda, considerarmos que a abolição nem tinha tanto tempo. Tipo na hora que ela se muda e vai em público pra falar do produto dela. Ali eu achei que ela seria repreendida por alguma pessoa branca ou pela polícia e nada.
    Gabi, por favor não grave mais de madrugada. Você tá quase sussurrando 😑😄

  • @zayrabraga
    @zayrabraga Před 4 lety +4

    Ainda bem q eu n tô doida... muitas coisas q percebi e pensei: ué?!! Especialmente os negros todos vivendo em paz naquela época. Obrigada, Gabiii!!! ❤

  • @nogueiracicero
    @nogueiracicero Před 4 lety +36

    Seu ponto de vista é sempre muito bom, e digno de respeito.
    Eu acrescentaria que a própria Octavia Spencer foi uma das produtoras - pra não parecer que é "complô de brancos" rs.
    Também penso que, como ávidos consumidores de audiovisual que somos, deveríamos já estar maduros para saber que nenhuma produção dramatizada é fiel à história real; por uma questão própria da linguagem cinematográfica/televisiva; pra não aborrecer o espectador e levá-lo a lembrar que o controle remoto existe (essa série foi feita originalmente para a TV; exibida em 2017 e só agora entrou no catálogo da Netflix).
    A fidelidade (entre muitas aspas), a gente deve esperar do gênero cinematográfico chamado *documentário*.
    Obviamente, nada do que eu disse aqui é para desvalidar seu vídeo. O cerne da questão, você também deixou bem claro: quem quiser saber a biografia de Madam C.J. Walker deve pesquisar em fontes que não sejam a ficção.

  • @joana8582
    @joana8582 Před 4 lety +5

    Sobre a interpretação da Tiffany Haddish (a filha da Madam) Acho que foi a primeira vez vendo ela atuando numa minisserie não cômica. Ela é comediante , logo eu não criei muitas expectativas sobre a atuação dela. Se alguem já assistiu Girl's trip ela é uma das personagens junto com a Jada Pinket Smith e tals, inclusive tem um comedy special no netflix da Tiffany, bem bacana.

  • @lucianasousa8785
    @lucianasousa8785 Před 4 lety +6

    Obrigada! Muito esclarecedor. Fiquei super perdida em vários momentos. Achei a série uma decepção do ponto de vista histórico pra dizer o mínimo . Ajuda muito saber que é apenas inspirada e não a história em si. Grande abraço. Você é maravilhosa!

  • @sarasousa4552
    @sarasousa4552 Před 4 lety +123

    Gabiii pq parece que tu tá falando mais baixo? Percebo que é noite, mas achei estranho. Achei essa série um tanto quanto confusa mesmo, muitas pontas soltas. Bjs

    • @GabiDePretas
      @GabiDePretas  Před 4 lety +88

      era madrugada, kkk! E aqui os vizinhos são chatos!

    • @andreianunes7516
      @andreianunes7516 Před 4 lety +9

      @@GabiDePretas kkkkk eu e meu marido somos vizinhos chatos !!!

    • @BruhWaltry
      @BruhWaltry Před 4 lety +12

      @@GabiDePretas nossa achei a voz tão calminha, quase dormi (mas de relaxada)

    • @BeatrizSantos-dv6dq
      @BeatrizSantos-dv6dq Před 4 lety +8

      Eu fiquei pensando "será que ela já adotou a criança? Mas ela não deixaria de contar isso pra gente" hahaha

    • @renatabritoo2
      @renatabritoo2 Před 4 lety

      Tb percebi na hora!

  • @MarcelaOMGLimma
    @MarcelaOMGLimma Před 4 lety +271

    Poxa Gabi, agora eu sinto que a minha vida foi uma grande mentira! Kkkkk
    Mas eu fiquei curiosa: o que você achou daquela cena em que a Addie liga pra mãe e a mãe meio que fala "Ah, aquele monstro do teu pai pelo menos me deu você, uma menina de pele clara." e a Addie fica totalmente desconfortável?! Porque o que eu senti, ao ver a cena, foi que além da Addie ser provavelmente fruto de um estupro, acho que os roteiristas e produtores meio que quiseram fazer com que os espectadores entendessem que mesmo sendo uma negra de pele clara, as coisas ainda assim eram difíceis pra ela, porque, ao meu ver, essa cena deixou uma sensação de "não lugar" para a personagem da Addie. Tipo, o modo como a mãe falava dela o tempo todo na ligação me lembra muito daquele quadro famoso " A redenção de Cam", que é da mãe negra levantando as mãos pro céu por seu neto ter nascido branco, fruto de um relacionamento interracial da filha que já era mais clara. É como se a mãe da Addie se orgulhasse muito da tonalidade mais clara da filha, mas a Addie ao mesmo tempo percebendo que ainda assim as coisas eram muito difíceis pra ela.

    • @RayaneSchuina
      @RayaneSchuina Před 4 lety +41

      Marcela Limma Fiquei muito pensativa nessa cena e no modo como era visto o estupro. Muito boa sua colocação!

    • @maaalopez
      @maaalopez Před 4 lety +20

      Provavelmente não, fica bem claro que ela foi. E acho que a intenção dos roteiristas foi ressaltar mesmo a complexidade dessa questão ao longo dessa cena, mesmo que tenha sido breve.

    • @juhrosario6354
      @juhrosario6354 Před 4 lety +41

      Foi uma das cenas que mais me marcou! Muito forte mesmo.

    • @odanilooliveira
      @odanilooliveira Před 4 lety +41

      Exatamente, Essa cena humanizou bastante a personagem. Da pra entender porque ela é daquele jeito.

    • @BeatrizSantos-dv6dq
      @BeatrizSantos-dv6dq Před 4 lety +44

      Essa cena foi pra deixar claro que ela foi fruto de um abuso , a incógnita iniciou bem no primeiro EP que a madame discute com ela falando que não adiantava colocar mulatas pra vender os produtos pois elas tinham cabelo daquela forma porque as mães foram estupradas e não por causa do produto . E acredito que foi uma pauta colorista , pra deixar claro que independente se a pessoa for menos retinta ela ainda é negra ,ainda vai ser lida como negra, coisa que aqui no Br não falamos tanto

  • @geizagomes257
    @geizagomes257 Před 3 lety +1

    Gabi amei saber as diferenças entre a vida e a ficção. Assisti a série com a minha mãe, e não imaginava essas diferenças. O que já imaginava ser ficcional é a Addie, o personagem é muito estereotipado, e aquelas cenas do ringue de boxe indicavam a não realidade. O conteúdo do vídeo está excelente, o áudio pra mim está baixo, mas coloquei na tv no último volume e consegui ouvir. Muito obrigada, saúde pra você e beijos.

  • @beatriz.cristina
    @beatriz.cristina Před 4 lety

    Eu amo acompanhar seu canal porque é incrível como você aborda diversos assuntos, opiniões de maneira muito clara sabe. Eu amei a série em si no quesito de entretenimento, mas vou pesquisar mais sobre essas questões que você levantou.

  • @lislainez
    @lislainez Před 4 lety +2

    Chocada!!! Pela tradução do título acreditei que tinha assistido a história dela!

  • @mmguerreiradaluz
    @mmguerreiradaluz Před 9 měsíci +2

    Assisti a série da Netflix com a Grande "Mame Octávia Spencer", Maravilhosa!!! Porém a grande mulher, por trás da série, diante de todos os maus tratos e abusos que passou na vida, tornou-se uma "Workaholic", porém não pode desfrutar da fortuna e o merecido descanso que o seu império poderiam lhe proporcionar...💔

  • @Andre-mj3pn
    @Andre-mj3pn Před 4 lety

    Puxa, conhecer os fatos faz toda a diferença.
    Também fiquei confuso com a linha do tempo.
    Sua explicação é ótima, parabéns por mais um vídeo maravilhoso!

  • @mimilfreitas
    @mimilfreitas Před 4 lety +3

    fiquei com vontade de assistir mesmo não sendo tudo tão verdade porque adorei a estética da capa na netflix e amo a Octavia hahaha

  • @georgiasgful
    @georgiasgful Před 4 lety +97

    Gabi, e aquele homem branco que era tido como o negro mais bem sucedido e influente, que fazia os patrocínios e tal. Aquilo ficou muito confuso na minha cabeça...

    • @MarciaLopes-st1pc
      @MarciaLopes-st1pc Před 4 lety +32

      Acho q é uma história meio Megan Markle onde lá se vc tem pai ou mãe negro vc automáticamente nós EUA é considerado negro, diferente do Brasil, q se vc nasce mais claro ou com cabelo mais liso já não é considerado negro . Mas ou menos isso.
      Inclusive numa cena ela fala sobe as vendedoras de pele mais claras, q ela fala " são só frutos de estupro de brancos" mas são apenas negras mais claras

    • @marinafogaca9052
      @marinafogaca9052 Před 4 lety +19

      Verdade até tentei ver ele de novo e lia ele como branco e ficava pensando que estava maluca kkk

    • @graziellimiranda9880
      @graziellimiranda9880 Před 4 lety +4

      Também fiquei sem entender estou assistindo ainda

    • @maiquelcavalheiro1384
      @maiquelcavalheiro1384 Před 4 lety +42

      SIMMM????? A primeira vez q ele apareceu eu fiquei pensando: "Esse deve ser o apresentador, não devem ter chamado ele ainda"

    • @brunodiniz8570
      @brunodiniz8570 Před 4 lety +32

      Eu acredito que isso pode estar relacionado com o fato de os Estados Unidos possuírem o conceito de negritude diferente. Lá eles entendem que um indivíduo, mesmo com um fenótipo aparentemente não correspondente, pode ser considerado negro desde que tenha algum antepassado negro, se chama regra da uma gota de sangue.

  • @brazilsspringwarrior
    @brazilsspringwarrior Před 4 lety +5

    Ahhh, seu vídeo é um alívio! Pq fiquei com as mesmas dúvidas e questões. Mas, no geral, eu gostei!

  • @SilvanaSBispo
    @SilvanaSBispo Před 4 lety

    Grata pela reflexões, gostei muito. Uma coisa, achei sua voz bem contida no vídeo, sua fala é sempre imponente diretiva, o que gosto e admiro muito. Mais uma vez, parabéns.

  • @crisr4223
    @crisr4223 Před 4 lety +2

    Feliz demais de te ver no fantástico 👏👏👏👏❣

  • @cristianerocha5604
    @cristianerocha5604 Před 4 lety +2

    Você tem uma forma de se expressar que me enche de orgulho...pq é exatamente o que eu penso!!!fica bem 😚😚

  • @simonegloria8334
    @simonegloria8334 Před 2 lety

    Gostei de saber de todo conteúdo dito aqui.
    Eu assistir a série e realmente embarquei naquela história mostrada.
    Obrigada pela partilha.

  • @evelinoliveira2609
    @evelinoliveira2609 Před 4 lety +1

    Amei o vídeo Gabi , sempre trazendo pontos tão importantes , queria muito um vídeo sobre o caso do R. Kelly , depois que assisti ao documentário na Netflix fiquei chocada , queria muito um video com a sua visão 😘

  • @coisadepele6278
    @coisadepele6278 Před 4 lety

    Oiê Gabi, série muito boa. Ela conseguiu sim com sua garra e luta , principalmente a época em que ela viveu. Ela teve que vencer muitas barreiras, e é muito útil para nós ainda hj..
    Parabéns por sua abordagem 😘

  • @suzanabarbosa7782
    @suzanabarbosa7782 Před 4 lety

    Gabi que linda sua percepção e pesquisa sobre a série e sobre a vida da C.J Walker. Eu confesso que quando assisti a série foquei mais nos fatos apresentados, no machismo e como era difícil para as mulheres terem os direitos que ainda hoje lutamos. Me emocionei, ri e fiquei com raiva de alguns personagens. Mas tendo acesso ao seu conteúdo fico ainda mais curiosa para saber mais sobre a vida dessa MULHER incrível e vou pesquisar sobre a "vilã" rsrs. Obrigada por esse vídeo. 🥰

  • @jennidamasceno107
    @jennidamasceno107 Před 4 lety

    Muito boa sua análise. De tudo que você pontuou, o que mais me incomodou na série foi a passagem de tempo, nunca conseguia entender quanto tempo tinha passado, quanto tempo levou pra ela conquistar fortuna. Fora que a sociedade da época não era tão "amigável" assim, fez parecer que os brancos e ricos eram super acessíveis e aceitavam os negros em lugar de poder (coisa essa que até atualmente é difícil existir).

  • @Gabryelladealmeida
    @Gabryelladealmeida Před 4 lety

    que vídeo necessário!! não tinha reparado na maioria das coisas citadas

  • @larissadornelles6392
    @larissadornelles6392 Před 4 lety

    Oi Gabi, muito bom esse vídeo. Eu não conhecia nada da história da CJ Walker antes da série, mas também achei estranho a série enfatizar tanto uma rivalidade entre duas mulheres pretas logo após o fim da escravidão (tipo tem algo errado nessa "principal dificuldade"). Mas eu acho que não é algo exclusivo da Netflix com esta série mudar bastante a história da protagonista.
    Recentemente assisti Freud, que é ótimo e claramente puro entretenimento nada histórico, ainda que até retrate bastante do que Freud pensava, na minha humilde opinião de leiga. Freud era um austríaco judeu em tempos de nazismo (perdeu boa parte dos seus irmãos em campos de concentração) e foi a primeira pessoa a ousar tratar os tabus de uma forma científica (se até hoje a igreja já interfere na ciência e no estado imagina naquela época...), até aparece um momento ou outro que fazem umas críticas a ele por ser judeu, mas os conflitos maiores são outros. Pois bem, não quero comparar a vida de um com outro, só exemplificar que acho que isso parece ser uma "tendência" na Netflix. Talvez richinhas entre pessoas "engaje" mais do que perseguições generalizadas que algumas pessoas passaram.

  • @Joycemarotinhaah
    @Joycemarotinhaah Před 4 lety +1

    Uma série gostosa de assistir! Me senti forte e até íntima da protagonista. Eu tenho um sonho de ser alguém e ver a representatividade dela me inspirou muito... Apesar de não ser fiel a história real.

  • @leticiadeandrade3267
    @leticiadeandrade3267 Před 4 lety

    Muito legal os pontos que vc abordou. Realmente eu adorei a serie, como entretenimento e agora, depois de te escutar, estou 'revendo' alguns pontos. Grata

  • @gedasilva
    @gedasilva Před 4 lety +12

    Caramba..... 0egaram uma história de sucesso e pensaram "como podemos criar uma história da Disney encima disso?"

  • @lavyniariqueto4962
    @lavyniariqueto4962 Před 4 lety +1

    Uma mulher perfeita falando de uma mulher incrível!!!! ❤️

  • @flaviacristina1943
    @flaviacristina1943 Před 4 lety +51

    Eu tô chocada que a série é só uma inspiração 🤦🏾‍♀️

  • @marianyabt
    @marianyabt Před 4 lety +1

    adorei o vídeo, gabi! gostei que você reforçou que o real inimigo dela era o machismo e o racismo, porque me incomodou demais terem pintado a annie malone como vilã. essa rivalidade teve um final bacana, com a fala da sarah etc, mas infelizmente foi uma das coisas que conduziu todos os capítulos. não entendi a necessidade.

  • @ana89512
    @ana89512 Před 4 lety +1

    A série me incomodou muito em vários momentos por faltar com a realidade, e quando você fala sobre o nome da série nos Estados Unidos é uma inspiração na vida dela faz mais sentido (um pouco mais de sentido, mas pelo menos fica claro que série é uma inspiração que nem sempre é 100% da verdade e tem ficção na série). A questão da filha da Sarah foi bem problemática, pelo que eu li ela não era lésbica, mas era defensora da causa LGBT, então a série poderia ter abordado o tema gay de outra forma, sem fugir da realidade (no caso se aproximando verdadeiramente da realidade). Por isso sempre assisto muito em alerta as séries e filmes produzidos pelo Netflix, geralmente tem algumas problemáticas bastante sérias, que são bem estruturais e pontuais. Em relação a passagem do tempo na série também me incomodou demais, me sentia completamente perdida.
    Concordo com você Gaby, o cabelo poderia ter ganhado um maior destaque.
    Apesar de ter ficado decepcionada com algumas questões, fiquei feliz em conhecer a história da Sarah, uma mulher negra que ultrapassou as barreiras do sistema. Além de ser uma história leve.

  • @ThaianeSilva26
    @ThaianeSilva26 Před 2 lety

    Meu livro preferido, quarto de Despejo de Carolina de Jesus.
    Vi ali atrás da Gabi, amei 🌹❤️

  • @jessicacatharine3781
    @jessicacatharine3781 Před 4 lety +17

    Eu senti demais o lance da revelação da fórmula na série, por isso, depois, fui pesquisar sobre a pessoa que deu origem à personagem da "vilã". Fiquei aliviada quando soube que ela foi uma química famosa e também enriqueceu, além de também ter sido uma ativista pelos direitos da população negra, assim como a Sarah, e ainda hoje respeitada nos EUA. Acho que comecei a assistir a série com uma expectativa boa, mas que foi ruindo a cada episódio... o ponto alto talvez tenha sido mesmo a abordagem do machismo e desse desejo de ascensão da população negra apenas pelos homens, mantendo essa distância de gênero.

  • @polianaqueiroz1972
    @polianaqueiroz1972 Před 4 lety

    Foi bom ver esse vídeo pra entender. Também fiquei pensando que não era igual as questões

  • @laiseoliveira6130
    @laiseoliveira6130 Před 4 lety +1

    Amei a série simplesmente por me fazer conhecer a história da Sara, ainda que tenha sido apenas inspiração (descobri isso só depois rs), mas realmente há várias questões que me chamaram atenção! A rivalidade feminina foi um grande incômodo! Vc destacou pontos muito legais Gabi...
    Sacanagem essa mudança doida no enredo...Desnecessária, na verdade! Poderiam ter feito mais episódios e destacado outros pontos fortes da história.
    Mas super vale assistir!

  • @laurianeloi
    @laurianeloi Před 4 lety

    Eu não conhecia nada da série e achei bem legal, apesar de sentir muita falta de aprofundarem nos assuntos, as coisas ficaram muito soltas. Amei vc ter pontuado esses assuntos pq não me atentei a isso enquanto tava assistindo. Essas inspiração foi maldosa, tanto com as inverdades relatadas quanto cm as imagens que moldaram. Obrigada pelo vídeo Gabii ❤️

  • @claricevignoli183
    @claricevignoli183 Před 4 lety

    Chocada! Não sabia de muitas informações. Obrigada!!

  • @17dbs1
    @17dbs1 Před 4 lety +1

    Concordo muito com você Gabi! Assisti a série sem saber muito a história e foi super envolvente, mas senti que tinham partes mal explicadas e acabei lendo mais sobre depois. Acho que o grande erro tá no título mesmo, eu jurava que tava assistindo uma biografia haha!

  • @jessicamariarodrigues9377

    Sempre impecável boa comentários, eu amei a série, mas gostei de ver teus pontos de vista ❤️

  • @thiagosouza3950
    @thiagosouza3950 Před 4 lety

    Olá Gabi, passando para deixar um abraço e agradecer pelo vídeo, topzeraaaa 😋🙃... É o primeiro vídeo que assisto teu e já virei fã... Quanto a minissérie, falo como roteirista e Dir. De cinema, acredito que tenha sido construída desta maneira pois o fundamento e o argumento da trama tenham se baseado na caracterização dos preconceitos de modo atemporal, ou seja, não foi apresentado um recorte de tempo deixando cronologicamente adequado pq a questão central era demonstrar a existência e persistência dos preconceitos ainda em pleno Século XXI... Não quero me prolongar ainda mais, não conhecia a história da CJ Walker (Sandra) quero buscar biografias e filmes sobre ela... Mas saí da minissérie amando a história dessa mulher. Bjinhos e sucesso sempre!!!

  • @marianamaximino7676
    @marianamaximino7676 Před 4 lety

    Você como sempre maravilhosa! Eu tinha pesquisado no Wikipedia (não sei se é bem uma fonte segura rs) que a fórmula que ambas usavam para os produtos já era bem conhecida na época e a CJ Walker aperfeiçoou, eliminando o cheiro forte de enxofre. Mas assim, não sei bem ao certo o quanto é real.

  • @milenagomes8327
    @milenagomes8327 Před 4 lety

    Amei a resenha! É triste ver que uma grande oportunidade de alcançar uma história tão rica foi desperdiçada. Assisti a série, gostei, mas todas essas ressalvas que você fez são muito pertinentes!

  • @marcosazevedo3958
    @marcosazevedo3958 Před 2 lety +1

    Madame Walker merecia uma série mais profunda, dado a enorme importância que teve para o povo negro na época, História rica muito pouco explorada na série

  •  Před 4 lety

    Nossa, foi ótimo você ter feito esse vídeo porque eu adorei a série e fui pesquisar mais sobre a C.J e vi realmente que muito do que foi falado na série não era real e o que não era real era justamente o que mais me incomodou enquanto eu assistia a série. Fui olhar e quase todo mundo envolvido na produção, no investimento, roteiro e direção da série são negros, o que me faz questionar o porque dessas decisões de mudanças de roteiro.

  • @nathaliaarruda9060
    @nathaliaarruda9060 Před 4 lety

    Eu guardei o máximo possível dos seus vídeos, nos casos os dois últimos, pra ver durante a quarentena pq o que vc produz me faz muito feliz. E é muito contrastante a Gabi pistola do vídeo anterior e esse super pacificazinha hahahah. Não sabia que a história da Edy era mentira, fiquei decepcionada também em colocar ela como antagonista, achei que iriam colocar o Estado. Queria muito que contassem a história dela enquanto apoiadora de instituições negras. Acho que atenuarem a questão lésbica na série e a filha dela não ser tão afetiva foi pra mostrar como mulheres lésbicas se escondiam e amavam escondidas desde aquela época. Ela falar todo tempo que seria mais livre em ny mostra isso. Eu curti a atuação da tiffany, deu um ar mais leve na série.Gosto dessa comediante.

  • @jozinhabento5330
    @jozinhabento5330 Před 4 lety

    Olá Gabi... Tudo bem? Muito interessante esta história. Não conhecia Madam Walkers e também não sabia nada a respeito da primeira mulher milionária nos USA nos anos 1800. Bastante conhecimento e informação.

  • @gessicadrean8019
    @gessicadrean8019 Před 4 lety +1

    Eu amei tanto essa série. Estou feliz por você ter feito esse vídeo!

  • @priscilabernadocoutinho4638

    Tô de cara, tbm não sabiaaa!
    Amei a análise, obrigada Gabi!
    p.s: um filme maravilhoso sobre protagonismo feminino negro (e que pouco se falou por aqui) sobre a vida da incrível abolicionista e ativista americana, HARRIET. Vale a pena assistir.

  • @cammiemach
    @cammiemach Před 4 lety +1

    Amei, muito bem pontuado, eu tbm gostei muito da série e não notei esses pontos antes por não conhecer a história, tbm fiquei perdida em relação ao sogro que some, já que na história ele tem relevância dando os toques no filho e até na Leila em relação ao casamento... realmente poderia ter sido ainda mais rica a série, talvez ter tido mais episódios pra poder tratar esses outros assuntos tão importantes que foram deixados pra trás e cabelo realmente da primeira em diante ficou vago... mas ainda assim a série traz questões importantes, seria legal uma versão mais real da história eu fiquei curiosíssima pra saber mais sobre a Sara...

  • @analaraandrade8510
    @analaraandrade8510 Před 4 lety +9

    Eu gostei muito da série mas realmente 4 episódios não dá para aprofundar muito mesmo.

  • @Claudia-ik2xp
    @Claudia-ik2xp Před 4 lety +1

    Gabi!
    Eu amei sua análise, você buscou opinião dos americanos, não ficou com as opiniões dos brasileiros, você pesquisou.

  • @louysedinadesouza2640
    @louysedinadesouza2640 Před 4 lety

    Gabi, amei o vídeo! Vou ver a série sem dúvida! Importante mesmo ver séries, filmes e todo tipo de entreterimento que não fiquem só no drama, sofrimento dos negros... Cada tipo de conteúdo tem seu espaço e importância. Mesmo com todas as críticas, acho que só o fato de tornar essa mulher notável conhecida já é um grande ponto! Sou sua fã! ❤️

  • @akiraodeveza
    @akiraodeveza Před 4 lety

    Nossa, Gabi!! Acho incrível que a maioria dos seus vídeos me contemplam. Muito do que eu pensei ao assitir a série vc falou. Algumas dúvidas que eu tinha em relação a biografia verdadeira vc sanou. Muito obrigada pelo seu canal!!😍

  • @claudiarosa6468
    @claudiarosa6468 Před 4 lety +2

    Me ajudou mt a lidar c minha autoestima! Sou mt feliz por isso!

  • @VitorSilva-mo1sv
    @VitorSilva-mo1sv Před 4 lety

    Nossa, muita coisa que não sabia, parabéns pelo vídeo!!

  • @nzinga-modaafro3258
    @nzinga-modaafro3258 Před 4 lety

    É lindo ver você como referência ! Se um dia você duvidar da importância do que você faz, que o pensamento passe rápido! Ter você nesse espaço conversando conosco as temáticas que você trás é mais que necessário é essencial!

  • @cristianefernandes304
    @cristianefernandes304 Před 4 lety +4

    Eles colocam uma nota no final falando sobre a militância dela sobre a questão dos linxamentos. E também sobre o apoio as universidades.

    • @cristianefernandes304
      @cristianefernandes304 Před 4 lety

      A questão da fórmula acho que não era um problema tão real no passado, acredito até que pra elas era algo natural, mas como hoje existe essa força em relação as patentes e propriedade intelectual eles colocaram algo como se fosse um erro aceitável...

  • @anabeatrizandrade246
    @anabeatrizandrade246 Před 4 lety

    Eu gostei muito da série e pesquisei um pouco sobre depois, mas não tinha me aprofundado tanto. Achei muito bem pontuado o que você falou, eu não tinha parado pra pensar nisso. Eu também acho que focaram pouco na importância do cabelo, vi que a Sarah popularizou o uso do pente quente, mas acho que não era só isso e os sonhos com os pais dela ficaram meio soltos

  • @andregmsa
    @andregmsa Před 4 lety +6

    Eu tenho muito a impressão que a série foi encurtada propositalmente, realmente deixou coisas vagas e pontas soltas.

  • @evelynrosa456
    @evelynrosa456 Před 4 lety +1

    Maravilhosa!! Já vim correndo porque amo demais vc Gabi principalmente a sua sensatez e sabedoria😍

  • @GeisaCostaGsa
    @GeisaCostaGsa Před 4 lety

    Oi, estou no terceiro episódio mas quis prestigiar o seu vídeo. Tbm me chamou atenção a questão da rivalidade entre mulheres serem questões maiores q o racismo e o Estado. Gostei das informações que trouxe, pq tbm me comprei a idéia de era a biografia da CJ Walker. Amei ❤️

  • @mitchzinho
    @mitchzinho Před 4 lety +1

    Vídeos sempre maravilhosos! ❤❤❤
    Assisti a série porque muita gente tava falando sobre e eu adoro a Octavia, mas senti falta de respostas para algumas situações hahah

  • @millacf10
    @millacf10 Před 4 lety

    Por favor, grava de dia, querida Gabi. Gosto das emoções sem restrições na sua voz. Amei a resenha. 😘

  • @fernandapiccolodalpiccolo7133

    Oi Gabi, eu assisti a série, gostei muito! A atriz protagonista é incrível, já assisti os dois filmes dela que vc citou tb. Voltando a série achei legal seu vídeo revelar as contradições da história real e da série...não sabia que a série não era um retrato fiel a história da personagem.
    Quanto a luta racial acho que não foi o foco da série pois quiseram mostrar mais a luta da mulher (toda mulher) empreendedora. Mas vc tem razão que eles poderiam sim ter falado sobre o envolvimento dela com as lutas raciais da época. Beijos!

  • @biacapital2010
    @biacapital2010 Před 4 lety +2

    Gabi, faz um vídeo sobre a questão do uso dos termos "negro" e "preto" conforme o comentário do Babu do BBB.

  • @psicologiapreta1191
    @psicologiapreta1191 Před 4 lety

    Procurei tanto na internet acerca da filha dela e só encontrei em inglês, poxa. Fiquei arrasada com esse fato fictício :/. No mais, achei muito bizarro aqueles takes da Sarah com a Adie no ringue ?????? Desnecessário demais. E eu esperei sim o momento acerca da luta dela como ativista. Nossa Gabi, vc salvaria a série se os roteiristas te conhecessem haha

  • @lucianafrias7944
    @lucianafrias7944 Před 4 lety

    Adorei!!! Em primeiro lugar te admiro muito... Concordo agora (não tinha pensando nisso) com você. Muito importante as questões que levantou e indicarei seu vídeo para minha linda irmã. Parabéns!!!!

  • @rosanaacozinha
    @rosanaacozinha Před 4 lety

    Pertinho dos 500 mil inscritos, estou aqui des dos 32 mil parabéns

  • @priscilameireles8230
    @priscilameireles8230 Před 4 lety

    Gabi eu amo seus vídeos, a forma que você aborda os assuntos é maravilhosa! Mulher nunca pare com seus vídeos! Amo demais! grande beijos 💞💞💞

  • @pollyannahelena4399
    @pollyannahelena4399 Před 4 lety

    Gabi que discussões importantes, confesso que a ausência do inglês por aqui me fez não pesquisar mais detalhes sobre a vida dela e o seu video descortinou muitas dúvidas que eu tinha e alguns estranhamentos ao ver a abordagem na série. Obrigada!

  • @catarinarodrigues9294
    @catarinarodrigues9294 Před 4 lety

    Gabi linda!!! Sou sua fã, vc me inspira.