Desistir de Ux Design.

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 12. 09. 2024
  • 🚀 GUIA COMPLETO COMEÇAR EM UX DESIGN: www.aprenderux...
    🖥Tudo que você precisa saber sobre UX em um único lugar: aprenderux.com.br/
    Salve, salve galera!
    Neste vídeo, discutimos se vale a pena desistir da carreira de UX Design. Exploramos os desafios e frustrações comuns enfrentados pelos profissionais da área, além das oportunidades e recompensas que o UX Design pode oferecer. Se você está considerando uma mudança de carreira ou apenas precisa de um incentivo para continuar, este vídeo traz insights valiosos para ajudá-lo a tomar uma decisão informada. Não perca nossas dicas e reflexões sobre como avaliar se UX Design é realmente o caminho certo para você.
    ----
    Contato: vlogalvarosouza@gmail.com
    🎵Music by: Lakey Inspired

Komentáře • 64

  • @geanrr
    @geanrr Před měsícem +19

    Seria legal um vídeo mostrando como você se mantém atualizado no mercado, como você procura/se depara com cursos, ferramentas, mentorias, etc.

  • @AlexaG-k2j
    @AlexaG-k2j Před měsícem +9

    Eu fiz transição de carreira o ano passado. Curso de um ano. Tive mais um ano a tentar entrar na área e nada. Até mentorias eu fiz... não aprendi nada, em nada me ajudou. Muita gente a querer vender cursos mas ninguém quer saber realmente de mim. Eu tou desistindo da área por muita falta de apoio, motivação e uma curva de aprendizagem demasiado grande. Agora só quero me encontrar e tentar perceber o que eu vou fazer da vida! Sim, porque eu me despedi para entrar em UX/UI.... arriscado mas eu pensei que fosse uma outra coisa. Algo que eu mudaria se pudesse era obrigar as escolas a terem conteúdos de verdade, atualizados e não só passar slides e acima de tudo não omitir a verdade...porque querem é vender cursos...se eu soubesse que isto ia ser assim, jamais teria entrado em UX/UI. Hoje esse dinheirão fazia muita falta, até porque estou desempregada. Obrigada pelo vídeo Álvaro!

    • @gabrielfranca1737
      @gabrielfranca1737 Před měsícem +2

      Não desista, moça! As melhores vagas, não só de UX/UI, mas de tecnologia em geral, muitas vezes nem são divulgadas. Existe um termo que costuma ser mais presente no mundo dos programadores, chamado 'Projetos open source'. É comum que DEVs se reúnam para codar projetos para a comunidade. Tente achar algum que te chame a atenção; há vários projetos sociais bacanas. Como comentei, pelo termo ser mais comum na programação, vários desses projetos iniciam apenas com programadores. Enxergue uma oportunidade nisso! Ofereça-se para ajudar com a UX/UI. Criar um canal direto de comunicação com esses profissionais é de extrema importância, pois, normalmente, os idealizadores dos projetos costumam ser pessoas sêniors em sua área de atuação, e as vagas que comentei acima sempre vão transparecer para esses profissionais. Lembro que, na época em que participei de um projeto, os colegas sempre comentavam sobre vagas em aberto nas empresas em que trabalhavam (alguns em empresas internacionais) e sempre se ofereciam para recomendar nossos currículos. Se aceitar um conselho: se exponha, crie networking e as oportunidades vão começar a vir!

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Olá, tudo bem? Primeiro de tudo, sinto muito que esteja passando por tudo isso, eu nem consigo imaginar a sua dor.
      Segundo, me chama no Instagram? Posso tentar te ajudar e ver como você pode melhorar.

    • @brunacr
      @brunacr Před měsícem

      Oi Alexandra,
      Como sua última mentora, posso dizer que seu sentimento é compreensível, e trabalhamos bastante para alinhar seu entendimento sobre o universo de UX/UI. Identificamos alguns pontos importantes que talvez tenham ficado um pouco obscuros para você.
      Lamento que você não tenha mais fôlego para continuar tentando entrar no mercado. Realmente, o processo de construção de uma carreira requer persistência e consistência. Apenas estudar cursos não nos proporciona uma bagagem sólida; precisamos insistir em treinar e praticar constantemente para evoluir gradativamente.
      Estou torcendo por você e espero que você consiga se encontrar. 😊

    • @AlexaG-k2j
      @AlexaG-k2j Před měsícem +2

      @@brunacr Olá Bruna. Tu foste minha última mentora sim e eu achei simpático o que me passaste. Porém, houve muita coisa que poderia ter sido feita de uma forma diferente e penso que teria sido importante teres ficado para ouvir o meu feedback sobre a mesma. Eu não fiquei até ao final da mentoria por algum motivo. Eu não estudei só por curso. Comentei aqui porque achei importante que as pessoas soubessem como foi o meu percurso de transição de carreira para UX/UI. Antes de ti, tive outros mentores. Não aprendi nada, só conselhos e mais recursos, mais cursos... A persistência e a consistência também vêm do trabalho em conjunto quando o junior...é junior! É verdinho, precisa de ajuda. Por isso há que saber quando desistir, as pessoas precisam comer, não andar numa área a "bater no ceguinho" durante anos, porque a curva de aprendizagem é infinita. Eu irei me encontrar sim mas longe de UX UI. Desejo o melhor para si também, é recíproco. Não poderia deixar passar o meu testemunho em branco mas como é óbvio, cada um faz o que quiser. Boa sorte a todos!

    • @AlexaG-k2j
      @AlexaG-k2j Před měsícem

      @@gabrielfranca1737 Obrigada pelas suas palavras!

  • @diimmortalss
    @diimmortalss Před měsícem +4

    Cara seu vídeo veio em um momento perfeito, estava explodindo com minha ansiedade esses dias, pois me sentia muito incompetente e para trás olhando o tanto de coisa que ainda tenho que estudar, procurar estágio, freelas, sentir que não tive um dia produtivo por que não estudei o suficiente, você me lembrou que tudo tem um processo e que tenho que dar um passo de cada vez. Obrigado.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Po, fico muito feliz que de alguma maneira o vídeo possa ter te ajudado, essa é a idéia, tentar acalmar todos nós, inclusive eu mesmo! Nunca se esqueça, não está sozinho!

    • @Aashiq_6
      @Aashiq_6 Před měsícem

      é a internet que faz a gente se sentir assim meu amigo, eu não desisti, mas sei que o mercado tá saturado, e é dificil ser bem sucedido em qualquer area...

  • @filipefraga4264
    @filipefraga4264 Před měsícem +3

    Pensando em ferramental e frameworks realmente é de desanimar mesmo pq a cada dia surge uma legalzice diferente. O ouro é pensar design como solução e afiar o olhar pra estética, isso leva tempo e exige paciência. Não desiste mano! Abraço

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Jamais vou desistir mano, é muito mais um bate papo sobre o que venho ouvindo dos mentorados!

  • @MilaaPedroza
    @MilaaPedroza Před měsícem +2

    Caramba, que vídeo sensacional! Obrigada Alvaro, as vezes sinto muito assim, mas ai descanso e tudo volta ao normal hahah Na real eu gosto muito de trampar como designer, mas essa parte do aprendizado continuo cansa muiito, mas sempre são bem necessárias para minha evolução.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Oláá! Poxa, é isso, eu me canso MUITAS vezes, mas acho que pouco a pouco, com o tempo a gente vai aprendendo a lidar.

  • @thiagominoux8374
    @thiagominoux8374 Před měsícem +2

    Alvaro eu sou design gráfico e tenho estudado para migrar para UX/UI, cara tem sido um processo um tanto doloroso. Tanto pra conciliar trabalho, familia e estudos.
    Mas com fé em Deus, respeitando os processos e principalmente controlando a ansiedade vai da tudo certo. Seu canal tem me ajudado muito.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Fé em Deus sempre! Pouco a pouco as coisas vão se encaixando, se tiver dúvidas é só chamar!

  • @igormcardoso8180
    @igormcardoso8180 Před 24 dny

    Excelente reflexão Alvaro. Estou numa fase da carreira como UXUI Designer que no próximo ano vou precisar repensar algumas rotas. Já sou casado, tenho filhos e tenho 43 anos, hoje ocupo Pleno / Sênior, mas tem aquela parte da gente ter de se atualizar muitas vezes durante o ano e de fato as vezes cansa mas ao mesmo tempo dá um gás a mais pra continuar saltando as oportunidades e peneirar se possível as melhores oportunidades que a maturidade te faz escolher. Confesso que pretendo ir deixando a parte de só executar projetos para começar a buscar mais gestão, é um caminho de discernimento ao longo desse processo pra conseguir dar uma oxigenada na carreira também.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před 24 dny +1

      Grande! Cara, ainda não tenho filhos mas digo abertamente que é meu sonho e só Deus sabe quando isso vai acontecer, mas também penso igual você cara, acho que quando o momento chegar vou ter os mesmos questionamentos.

  • @henriquemartins9982
    @henriquemartins9982 Před měsícem +1

    Alvaro! Mais uma vez um ótimo vídeo!!!
    Me identifiquei bastante com oq vc falou, sinto que a quantidade de coisas que preciso aprender e continuar me atualizando me sobrecarrega. Além disso, eu me vejo muito inseguro ao que se diz respeito de ser um bom designer, especialmente porque nunca tive nenhuma habilidade artística nem background em design gráfico por exemplo. Ás vezes me pergunto se eu realmente seria um bom profissional da área.
    Essa incerteza e insegurança acaba com a minha motivação para entrar na área, além de diversos comentários repetidos que dizem veementemente que a área de design vai acabar. Simplesmente não sei o que fazer em relação a isso.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Cara, eu te entendo 100% o que eu te recomendo é, siga o seu coração cara, se você acha que é algo que você realmente gosta, siga em frente!

  • @theurry
    @theurry Před měsícem +1

    Man, vc é super necessário. Obrigado por compartilhar os seus pensamentos!!

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Valeeeu demais cara! Se precisar de alguma coisa, é só chamar!

  • @bmirandaqux
    @bmirandaqux Před 22 dny

    A área de tecnologia como um todo exige muito de nós. Confesso que também tive meus momentos, mas vim de uma área muito, muito, muito pior kkkk Que mesmo estudando muito mais, eu não chegaria aonde cheguei com Design. Felizmente também fui agraciada por ser apaixonada por Design tanto no laboral quanto no particular, realmente é algo que busco me aprofundar sempre por simples gosto por essa ciência. Mas entendo que não é o mesmo pra todos. Acredito que devemos reavaliar nossas escolhas sempre que fizer sentido, pois somos mutáveis, incluindo outros fatores, econômicos, familiares e pessoais. Ótimo vídeo, Alvaro!

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před 22 dny +1

      Olááá! Nossa eu adorei isso aqui " pois somos mutáveis" que comentário rico, muito obrigado!

  • @vivianedossantosfreire2332
    @vivianedossantosfreire2332 Před měsícem +2

    Concordo com tudo. Para garantir likes e vender conteúdo muita das vezes existe um discurso publicitário de incompetência se a pessoa não adquirir aquele conteúdo, cansei de ver chamada de curso com "Você está atrasado", é de gerar ansiedade mesmo. Se atualizar é preciso, mas ninguém é robô. Pensar o Design no que ele é essencialmente e aplicar a nós mesmo profissionais um pouco da mesma empatia que aplicamos aos nossos projetos é necessário, precisamos lembrar que também somos seres humanos aqui do outro lado da tela.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem +1

      Falou tudo, nós sempre falamos em empatia com nossos usuários mas muitas vezes esquecemos de nós mesmos!

  • @pedrow302
    @pedrow302 Před 8 dny

    Atualmente eu estou desistindo de UX pela falta de oportunidade para pessoas iniciantes e por eu estar precisando trabalhar. Não é uma desistencia definitiva, mas tenho colocado menos expectativas nessa área. Percebi que tem diminuido minha ansiedade e frustração por não conseguir trabalhar com isso efetivamente, depois de ter sido levemente iludido pela facilidade de migrar e bons salários e ter investido na minha qualifiicação. Se hoje eu não consigo trabalhar com design, percebo como me ajudou a amadurecer profissionalmente para diversas questões, ser mais estratégico nas minhas tomadas de decisão é uma delas

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před 8 dny

      Olá Pedro, tudo bem? Primeiro sinto muito que esteja passando por isso, o mercado de fato não está dos mais fáceis, e é importante você ao menos conseguir aproveitar o conhecimento que você obteve!

  •  Před měsícem +2

    Em 26 anos de trabalho, penso em desistir quase todos os dias. Avalio o design, vejo as outras áreas diversas e no final das contas percebo que dificuldade terei em todas as outras profissões.
    Mas acho que logo eu vou abandonar o design.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem +2

      É complicado cara, principalmente para profissionais como nós que já estamos a mais tempo na área, sempre da esse medo e essa preocupação!

  • @viniciuscustodio2942
    @viniciuscustodio2942 Před měsícem +2

    O mercado ta zuadinho e mais dificil mas ainda vale a pena, eu nao sei se vou estar corporate, startup ou com minha propria empresa de consultoria, mas tudo o que eu conquistei durante a minha vida foi gracas a profissao de design, e nao teria conseguido sem a profissao, entao vale a pena se esforcar pra continuar.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem +1

      Fala Vinicius, cara seu comentário me arrepiou! Essa é a verdade, tudo, absolutamente tudo que eu tenho hoje foi graças ao Design, eu amo essa parada! Por mais que o mercado esteja complicado como você mesmo falou, eu sigo me esforcando e aprendendo!

  • @rafaelfernandes3173
    @rafaelfernandes3173 Před měsícem +1

    To num desânimo total com a área de criação. Não sou do UX/UI, mas sou designer (gráfico e motion) e é f*da ver as outras áreas da publicidade e marketing ganhado muito acima da parte de criação. Não menosprezando, mas acho bem injusto um social media/redator ganhar mais que designer, o cara que literalmente faz o produto final da agência. Pensei em ir pra UX/UI mas vejo que também está complicado....

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Fala mestre! Cara, é bem complicado, sei justamente como você se sente, são sempre escolhas que temos que fazer e honestamente são escolhas chatas! hahaha

  • @leonardogalvao2631
    @leonardogalvao2631 Před měsícem

    Ótimo vídeo Alvaro! Coisas que sempre passam pela cabeça e você conseguiu passar claramente, muito que eu precisava ouvir. Tmj!

  • @victoriacostacorreiabraga9372

    Estou há oito meses enviando curriculo e não fui chamada para nenhuma entrevista sequer, e atualmente estou desempregada. Como você falou, são tantos influenciadores querendo likes que você fica muito ansioso com a pressão de ter que abraçar tudo, é como se eu já estivesse pra trás sem nem sequer ter tido a oportunidade de entrar e isso é muito frustante! Atualmente tendo consumir somente o seu conteúdo porque a maioria (não generalizando) te vende um mundo mágico onde você vai conseguir emprego em poucos meses, por diversa vezes eu penso em desistir, os requesitos de vagas estão cada vez pior. Mas sigo agradecendo pelo seus conteúdos, Alvaro! O mais realista sobre a área e mesmo assim nos ajuda a não desanimar 😅

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před 18 dny +1

      Muuuuuuuito obrigado pelo comentário! Fico muito feliz em saber que consigo trazer essa calma mas ao mesmo tempo não vender um conto de fadas!

  • @victorbrb
    @victorbrb Před měsícem +3

    Vale a pena? Sim! É fácil? Não. 😉

  • @Sam-xl7ts
    @Sam-xl7ts Před 14 dny

    Quero deixar aqui meu relato na tregetoria de UX. Iniciei por causa dos cursinhos que prometem (emprego ou dinheiro de volta). Fiz o curso em mais ou menos 7 meses e aprendi bastante coisa, me ajudaram a arrumar linkedin, fazer curriculo, 3 mentorias com profissionais que não eram da area. Chegou o bendito progama de empregabilidade ... uma planilha semanal com vagas da internet que eu mesmo poderia pesquisar e fim. Resumindo, o curso entregou uma base legal de UX, mas prometer trabalho é ferr#. Acabei o curso, estudei mais por fora, montei um portifolio com 3 projetos, fiz trabalho voluntario, webnar e camp com certificados, mandei curriculo e cá estou, desempregado! Fui igenuo, caí no conto do vigario, mas tive uma boa base da area e estou estudando Gestão de Dados agora.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před 8 dny

      Fala cara, tudo bem? Primeiro de tudo, gostaria de dizer que sinto muito que tenha passado por isso, infelizmente, essas escolas e programas fazem um mal a nossa sociedade e a pessoas que de alguma maneira criam problemas muito sérios, problemas psicológicos onde muitas vezes as pessoas realmente não conseguem se recuperar.
      De alguma maneira, o que me tranquiliza é que ao menos UX de servio para algo e te da base para uma nova carreira que vai seguir.
      Caso eu possa ajudar com algo, estou aqui.

  • @ananda_figo
    @ananda_figo Před měsícem

    Obrigada pelo ótimo vídeo, Alvaro! Você é muito necessário num mar de criadores de conteúdo pessimistas e sensacionalistas 😪💜

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Muito obrigado! Essa é a idéia, tentar ajudar com o máximo que eu possa, to sempre por aqui!

  • @perronedesouza4065
    @perronedesouza4065 Před měsícem

    sempre esteja aki pra nos guiar mestre!!!

  • @BrunaoDrums
    @BrunaoDrums Před měsícem

    Como sempre, ótimo conteúdo. 👏

  • @filipeamilton2879
    @filipeamilton2879 Před měsícem +2

    Trabalho como designer faz 15 anos, e como designer de UX/UI sei que o que vem em primeiro lugar é pesquisa, para atender a necessidade do usuário, dessa forma a maioria das empresas privadas em áreas de pesquisa e tecnologia dependem de investimento externo como empresas de capital de risco. Falando em termos de um governo que quer " desagradar o mercado" os investidores correm para outros países, deixando as empresas nacionais á míngua. Dessa forma o próprio sistema te empurra pra fora pois os grandes salários com lastro em dólares vão para o exterior e como você mesmo disse por questão da idade as startups preferem os mais jovens para apresentar uma empresa "descolada" e mais atualizada. O que faz com que profissionais mais experientes sejam deixados de lado e os com menos experiência cometam mais erros nessas empresas, o que leva aos empresários de topo com conhecimento praticamente nulo sobre o campo de pesquisa ao pensamento de que a área de experiência de usuário não seja prioritário, pois os designers não conseguem entregar e reter aquele publico específico.

  • @victorbelo9027
    @victorbelo9027 Před měsícem

    vc é mt fera obrigado

  • @joaododesign
    @joaododesign Před měsícem

    Muito bom, como sempre ;p

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem +1

      Grandeeee! Que honra você por aqui mestre! Valeu demais!

  • @SpartanQ71
    @SpartanQ71 Před měsícem

    eu estou desistindo de tudo que é tech... estou mudando totalmente de área e indo para Psicologia.

    • @AlvaroSouzadesign
      @AlvaroSouzadesign  Před měsícem

      Oláá! Entendo 100% o mundo de Tech. é complicado conheço várias pessoas que também estão saindo da área.

  • @danielaraujodesign
    @danielaraujodesign Před měsícem +1

    cansa pra caramba, somos profissionais da mente kkkkk