COMUNICAÇÃO POR RÁDIO NO OFF ROAD: Muito importante para uma aventura 4x4

Sdílet
Vložit
  • čas přidán 9. 09. 2024
  • Uma dica muito valiosa para quem está iniciando no fora de estrada é adquirir um rádio para facilitar a comunicação entre os veículos. Um dos itens fundamentais para uma aventura off road.
    A nossa comunicação por rádio no off road é completa. E para isso, nós usamos dois modelos distintos:
    RÁDIO HT:
    Do inglês Handheld Transceiver. É um rádio portátil utilizado para comunicação em curtas distâncias, até 1km aproximadamente. Com bateria recarregável, a vantagem é que quando for sair do carro, pode ser utilizado para diversas funções como auxiliar em um resgate off road, localizar o grupo em uma trilha a pé etc.
    RÁDIO BASE:
    É um rádio fixo no veículo, ligado na bateria e com antena externa. Tem um alcance muito maior do que o modelo HT.
    Nós durante as expedições, usamos os dois tipos de rádio, pois temos diferentes cenários.
    Mas se for viajar com a gente, fica tranquilo que lhe emprestaremos um rádio HT e também o carregaremos todas as noites 😉
    Vale lembrar que a rádio comunicação é muito importante para garantir uma aventura 4x4 tranquila!
    Mas quais são os modelo mostrados no vídeo?
    HT
    👉 Rádio Icom Ic-v80
    Rádio base
    👉 Motorola EM200
    #territorioamarok #offroad #4x4 #dicasoffroad #amarok #volkswagen #amaorokv6 #vw

Komentáře • 10

  • @ribasribeiro1912
    @ribasribeiro1912 Před 10 měsíci

    Excelente vídeo

  • @carlosalexandre9993
    @carlosalexandre9993 Před 9 měsíci

    O mais importante você deixou de falar, que é a obrigatoriedade de licença de radioamador para uso de rádio vhf/uhf. Isso estimula que as pessoas utilizem o rádio de forma errada falando dentro das faixas do radioamador.

  • @heilernatali1175
    @heilernatali1175 Před 4 lety

    Olá! Parabéns pelo excelente video! Gostaria de saber qual o modelo de radio amador (eu pretendo obter a licença junto à anatel) que o amigo recomenda para uso em eventuais emergências pelo continente americano. Se possível, gostaria de saber como poderia obter as frequencias de socorro rodoviário nos diferentes países do continente. Obrigado!

    •  Před 4 lety +1

      Olá Heiler tudo bem? Na próxima semana teremos em nosso blog um conteúdo exclusivo para auxiliar na hora da escolha do rádio comunicador.
      Qualquer dúvida estamos a disposição
      Tenha uma ótima semana!

  • @lucianosamarco
    @lucianosamarco Před 3 lety +1

    boa noite .São muito modelos existentes de radio.Quero colocar no meu Jeep e Gostaria de sua sugestão .

    •  Před 3 lety

      Olá, Luciano. Confira esse artigo no nosso blog, lá você encontra algumas dicas para escolher seu rádio comunicador: blog.territorioamarok.com.br/como-escolher-o-seu-radio-comunicador/

  • @mnspezamiglio
    @mnspezamiglio Před 2 lety +1

    Para esses aparelhos, é necessário alguma licença específica?

    •  Před 2 lety

      Olá, Mateus. Tudo bem?
      Sim, para uso de rádios VHF 2m é necessário operar dentro da faixa destinada a rádio amador e possuir uma licença específica da Anatel para isso.

  • @carlosfiquene12
    @carlosfiquene12 Před 2 lety

    Estou pensando em ir para o Jalapão. Se eu me perder ou atolar e estiver sozinho, consigo pedir socorro ou encontrar outras pessoas na frequência? Qual seria o alcance de um rádio base?

    •  Před rokem

      Olá, Carlos.
      A rádio comunicação não irã funcionar no Jalapão, pois não temos conhecimento de nenhuma pessoa ou instituição que estará monitorando determinadas frequências de rádio nessa região, além disso o alcance de um bom rádio depende muito das condições geográficas, mas em geral não passa de 50 km de distância. Sugerimos usar um equipamento chamado Spot, que aciona socorro via satélite. Mais informações podem ser encontradas no site Globalstar.com
      Nós realizaremos uma expedição em grupo para o Jalapão nos dias 06 a 13 de novembro de 2022, com programação completa e acompanhamento de nossa equipe especializada. Caso tenha interesse, entre em contato conosco através do número 19 97166-6698.